SUPERDIA
SÃO PAULO (well done, boy) – Saí de casa às cinco da madruga, e para sair de casa às cinco da madruga é preciso um bom motivo. Um supermotivo. Táxi chamado por um aplicativo do capeta, que é espetacular, metrozão até a estação Portuguesa-Tietê, um café e um donut de goiabada e o Cometão para Poços de Caldas saindo pontualmente às 6h.
Havia anos que eu não entrava num Cometão. Claro que não é mais aquele, os bancos não são mais vermelhos de couro, a pintura é feia, mas a qualidade me parece a mesma. Viagem tranquila, o ronronar do motorzão, o sono que vem, a parada em São João da Boa Vista para um café e um pão de queijo que ofereci ao motorista, mais um café para mim, três e cinquenta, esse Brasil que ainda existe e é tão gostoso.
E pontualmente às dez e quinze da matina o bichão estaciona na rodoviária ao lado do estádio da Caldense, e ainda faltavam 45 km até Santa Rita de Caldas, busão da Gardênia cata-coió, uma hora e meia pelo encantador Sul de Minas, até encontrar o novo amigo, Zé Adenauser, com quem tinha combinado ao meio-dia e meia no terminal aero-rodoviário da cidade de 9 mil habitantes onde nada acontece correndo. Meio-dia e meia o Gardênia encostou, meio-dia e meia o Zé estava lá.
Encontrei o rapazinho numa pequena garagem decorada com placas antigas, quadrinhos caprichados, ferramentas bem arrumadas, ao lado de um X-12 impecável. Muita conversa, uma voltinha no quarteirão e tudo resolvido. Zé, zeloso e cuidadoso, explicou tudo que havia para explicar, vimos ainda algumas fotos, falamos de outros modelos, demos uma olhada em algumas revistas, e como eu não queria viajar de noite, aquele abraço e vamos embora. Tínhamos, eu e o rapazinho, mais de 300 km pela frente. Chega?, perguntei um pouco envergonhado, porque é óbvio que a resposta seria “claro que chega!”, e claro que chegou.
Foram quatro horas de estrada, uns 20 minutos de chuva, se tanto, algumas paradas para uns retratos, outra para um lanche no Reduto do Café em Andradas, cruzamos uma turma de Harley e, no mais, paz total. Radinho ligado, o ronquinho do motor de dois cilindros e 800 cc de cilindrada cantando gostoso, pouco trânsito até a Anhanguera, onde a coisa é um pouquinho mais tensa porque tem carro demais por aí. Mesmo assim, o rapazinho contabilizou ultrapassagens sobre um Fiesta, um Etios e um Cruze, deu farol para um Siena e cumpriu sua missão a uma média de 90 km/h, com picos de 100 km/h sem reclamar de nada. Na metrópole, catou os meninos, foi ao supermercado e se incorporou ao bando.
É um bom garoto, e seremos felizes juntos.
Dú me indicou esse post agora, dele eu não lembrava. A tal cidade seria Passa-Quatro?
Não.
o X-12 tava a venda ? Sabe aonde está anunciado?
Poderia o Sr. Gomes publicar uma foto com todos os exemplares da coleção? Sei de um Passatão, uns dois DKW, uma lambreta ajeitada, um tal russo e agora um brasileirinho chamado Gurgel. É isso mesmo? Creio que não… deve ter muito mais por aí. Mata nossa curiosidade.
Quem sabe um dia.
Mais um?!?! Q bacana… sucesso na coleção!!
Parabéns !
Prezado
O calcanhar de aquiles do Mini é o virabrequim do motor Enertron, por isso é bom ter um reserva ou “construir ou montar ” um com elementos de aço forjado e usinar e soldar num torneiro.
Fica a dica de uma moto Zundapp com o motor do mini feito pelo “mestre” José Máximo Pereira Neto em Palhoça-SC.
http://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/zundapp/
Poxa, mostra a coleção para a galera. Uma foto da família completa seria interessante.
Parabéns, pela nova aquisição e grato pelo texto, genial. Bravo!
Flavio
Todas essas histórias pedem a volta do Indiana Gomes hein?
Abraços.
Parabéns pela compra, beleza de carrinho!!!
Tenho um X-12 para te vender. Encara? Abraços,
Perdão! X-15!
Só se for 77 ou 78.
Belo monumento da engenharia Gurgel. Desde sempre um especialista em idéias inviáveis e reinvenções da roda.
Inviável? Continua rodando perfeitamente…
é porque nunca teve um destes. Motorzinho de 2 cilindros e super resistente e com magneto. Muito bom.
Gomes’ Garage tá a mil!!!
Parabéns por essa belezinha!!!
Parabéns pela aquisição! Queremos ver mais fotos do bichinho que é muito bonito.
Parabéns pela aquisição. Ao ler sua matéria, lembrei das minhas andanças por Poços de Caldas, quando trabalhei na rádio Cultura. Saia de casa aos domingos as 5 da manhã para pegar o Cometa das 6h30. Era muito legal.
Pô Gomes, veio até minha cidade e nem pra me fazer uma visita rss, moro em Poços e já fiz muito esse caminho de Cometão, tanto pra ir como pra voltar, sobre a Caldense, o time está bem esse ano no mineiro, empatamos com o Cruzeiro em casa e perdemos no sufoco só de 1 x 0 pro Galo no Horto…e pensar que Caldas é mais antiga que Poços.
abçs…
Não acredito que você passou aqui em Andradas!
Torço para que vc adquira mais e mais carros para nos contar as histórias em seu blog.
boa sorte e bons momentos com o caixotinho mas avalie com seu mecanico e adicione molykote no oleo do motorzim de 2 cil que extendera a vida do bixim
Podia vir só até o Guaçu e eu te levava cacete!!! Abraço é parabéns pelo novo mimo
Parabéns,
Aguardo a inauguração do museu…
Abraço
Antonio
Parabéns pela compra, se cruzou o pessoal de Harley (da Tennesse Campinas) que fomos almoçar em Andradas. Cruzamos no meio do caminho!
Parabéns e boa sorte com este lindo brancão!
Quando e onde será a inauguração do Museu Flávio Gomes de veículos históricos ???
Eu me peguei pensando a mesma coisa. Seu acervo precisa ser visitado.
Pô Flavio, se soubesse que ia passa na minha cidade ( São João da Boa Vista), tinha esperado vc na rodoviária prá mais uns pãos de queijo e uns cafés e muita conversa. Sou amigo do Raimundo que tem um candango lindo e disse que conhece você…Abraço !
Ops!
Tres busões ‘0km’ da Cometa juntos na Imigrantes, sentido SP com a
com a bela pintura antiga, eu vi!!!
Um abraço,
Zé Edu.
Estacionou em cima da faixa de pedestres? Tsc, tsc.
Jay Leno começa a se preocupar.
Very nice!!!!
O Brasil tem coisas boas, mas os brasileros so valorizam o lixo…….. a gurgel poderia ter sido a unica montadora genuinamente brazuca, poderia……. mas nao foi!!!! na verdade os veiculos gurgel eram bem rusticos e basicos e de tao feios eram ate simpaticos, mas era um bom comeco, eram na verdade vw simplificados, mas na industria automobilistica nada se cria, tudo se copia (com excecao aos alemaes), que o digam os japaneses, coreanos, chineses, malaios, indianos, etc…….. oa japoneses comecaram copiando os americanos que tinham copiado os alemaes e os proprios japaneses acabaram sendo copiados pelos koreanos e chineses……. Quanto ao interior do Brasil: PARECE ME SER a unica coisa de BOM ainda no Brasil porque o resto ta tudo dominado!!!!!
ABRACOS FG , GO AHED !!!!
Parabéns Gomes!!! Vc bem que poderia fazer um post sobre seus carros com fotos de todos eles!
Abraço!
Mais uma belíssima história que a gente começa a ler e não consegue parar. Muita gente deve te encher com isso, mas é quase obrigatório escrever um livro…. seria legal demais. Parabéns pelo no integrante!
E ontem eu estava ao lado da sua casa em Sampa…
Um dia bato na porta, pra te dar um abraço e mostrar o Meteoro…
Só espero não ser recebido com um AK47 apontado na cabeça!
Parabéns pelo Gurgel, lindo história e lindo carro.
Bela aquisição , o bichinho ta lindo de morre——–legal mesmo.
muito legal o texto,principalmente porque moro em Andradas e vislumbrei exatamente o que foi
descrito.
sorte com seu novo”filho”.
FG,
Parabéns, cara. Esse é um ótimo companheiro para o Gerd, tanto em tamanho quanto relativa similaridade motriz. E fazer uma viagem dessas é tudo de bom!
Agora… e a Vemaguet de Caieiras???
Abraço! LP
Meu, voce precisa para de comprar carros e escrever outro livro, cara!
Até quando vai nos fazer esperar?
No aguardo (do livro)
Ok, abs
Um dos únicos textos da internet que li duas vezes.
Parabéns Flávio!
Muita sorte e alegria com esse “baixinho”.
Vc. está inspirado este começo de ano, com o Goiabinha e esse BR.
A propósito, sei que não é da minha conta, mas bate uma enorme curiosidade em saber como faz para acomodar seus carros. Espaço é uma coisa rara em Sampa.
Gomov,
Qual o consumo do carango? Deve ser recordista, econômico que só ele!
Cara, são quantos até agora? Lista pra gente….
Exemplar legítimo da indústria automobilística brasileira. Motor superquadrado com comando ativado por corrente, esse é feito pra girar.
“… e de repente , lá vem você, com mais uma adoravél ” trapizonga ” , para trazer devaneios do que passou ou não ainda contemplado ”
Bom, como os “filhotes ” estão a se reproduzir , sugiro uma nova seção : Garage do Gomes
Assim, ainda que virtualmente , possamos ver e curtir a sua coleção de autos.
Dá hora Flávio, sou de Andradas, que bom saber que você conhece a cidade e a região, volte sempre, da próxima vez desça pela serra de Poços a Andradas, para você ver o visual … abraços cumpadi
Grande carrinho! aprendi a dirigir num BR-800 1991, mesmo motorzinho 2 cilindros! passamos bons momentos com ele e muitas viagens feitas. Linda aquisição!
Esse é aquele com a porta transparente?
Amigo Vilson,
O que você cita era o motomachine ,se não me engano ….
https://www.google.com.br/search?q=motomachine+gurgel&espv=210&es_sm=122&tbm=isch&imgil=p92mrxVI_vHryM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn2
deu uma saudade do meu, excelente carro. Parabéns
Parabéns Flávio pela aquisição. Que inveja. Manda fotos do teu ‘galpão’, a ‘la leno’. Vai manter esse original, ou vai dar uma fuçada?
Grande abraço.
Olá Flavio, tem alguma chance dessas historias de você indo atras de carros antigos ser copilados em um livro.
O meu também é branco, só que da coleção Carros Nacionais 2… Melhor que nada, né?
Porra Flávio!
Que inveja boa, lembro de um amigo meu, o Fanta, rapaz que falava “Whisky me livre” dava risada igual o pateta e tinha um gurgel, como esse seu! Eis que um dia, peguei uma carona, eu com meus 120 kgs e e quase 1,90 m. Na entrada foram duas caimbrãs pelo tamanho da criança, mas depois me aprumei, o carrinho cumpre seu papel muito bem e tua coleção deve estar linda. Parabéns pela aquisição!