TUDO E MAIS UM POUCO

SÃO PAULO (muito orgulho) – A temporada mais esperada dos últimos tempos começa na noite de quinta em Melbourne. E nas últimas semanas o pessoal do Grande Prêmio virou madrugadas preparando o mais completo Guia da F-1/2014 que a imprensa brasileira jamais publicou. Nunca se viu nada parecido na mídia nacional, em volume e qualidade de informações.

Todo o time do site, além de colunistas e colaboradores eventuais (como eu), participou. O resultado está na especialíssima edição #48 da Revista WARM UP, com projeto gráfico de Bruno Mantovani e coordenação de Victor Martins, Evelyn Guimarães e Renan do Couto, além da participação sempre luxuosa do impecável Ivan Capelli.

Muita gente reclama que a F-1 perdeu espaço na imprensa brasileira. É que, na verdade, a imprensa brasileira é outra. É essa que a gente faz. Só não vê quem não quer.

elguia14

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Kaka
Kaka
10 anos atrás

Só parabenizar um trabalho deste de qualidade, ainda bem que temos essa equipe para sempre nos manter informados.

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
10 anos atrás

Parabéns pelo trabalho, mas o Guia feito pelo Flávio Gomes estava melhor e mais engraçado.

Luis Antonio
Luis Antonio
10 anos atrás

Colocaram o nome dos carros ! RB 10 ( Red Bull ) , W 05 ( Mercedes ) , F14 T ( Ferrari ) , C 33 ( Sauber ) , etc … . Acho que nem precisava , já que por aí ninguém fala que a Ferrari F 14 andou mais que o Red Bull RB 10 ou que a Willians FW 36 é bonita com a pintura da Martini !!!

Americo Teixeira Jr.
10 anos atrás

Essa edição está tão boa que todos da equipe devem se sentir felizes, orgulhosos. Se eu, com a minha coluninha, estou adorando estar participando, imaginem o Flavio Gomes e a turma nota mil que dizeram tudo isso. Parabéns, mesmo, molecada:

Evelyn Guimarães
Flavio Gomes
Bruno Mantovani
Ivan Capelli
Victor Martins
Renan do Couto
Gabriel Curty
Hugo Becker
Juliana Tesser
Ivan Capelli
Rodrigo Berton

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Alguém já pensou na possibilidade de nenhum carro completar o GP da Austrália?

Ou de um carro que esteja 5 voltas atrás ganhe a corrida depois que os da frente quebrarem?

Se ano passado ganhava quem economizasse mais pneus, este ano será quem economize motor. Ainda espero ver a F1 onde o piloto possa acelerar tudo que sabe sem economizar nada.

Ganharia o melhor, o mais rápido, não o mais econômico.

Rafael P.
Rafael P.
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Aguardando o primeiro a falar que esse cara é o Alonso. Hora de pegar a pipoca e assistir as discussões mais sensatas que existem nesse site. (sim, fui irônico)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Esse manja. Ninguém pensou nessa possibilidade porque ninguém é burro como você. Várias equipes fizeram simulação de corridas. E não precisa completar toda a corrida, com 75% você pode ser declarado vencedor com pontuação integral. Cinco voltas, qual foi a ultima corrida que você viu onde teve um retardatário cinco voltas atrás do líder? Não é nascar, e não vai ter luckydog na f1, putz. Vencia o carro que mais economizava pneus, de onde você tirou isso, que f1 você assistiu? A Lotus foi vencedora? E esse ano, apesar de cinco ao invés de oito motores, ninguém vai economizar motor durante a corrida e sim combustível, releia o texto. Depois releia de novo, e de novo. Mas fica aqui outra critica pro WarmUp, desenhem. Façam mais infograficos, com bastante figurinha e bastante cores, tem gente que só desenhando pra entender. E mesmo assim talvez não entendam.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Nooooooossa! É TPM!!?

Alan Roberto
Alan Roberto
10 anos atrás

a revista tem versão pra smartphone??

Willian
Willian
10 anos atrás

parabéns a todos e como vc disse a formula 1 perde espaço pra quem quer……pra mim com seu blog e o warm up to bem servido

abraço

Marcel
Marcel
10 anos atrás

Flavião, boa tarde. Estive lendo a revista, logo no início na matéria “A Nova F-1”, tem uma citação na seção: “tudo novo de novo”, no 6º parágrafo, que diz que o DRS serve para aumentar o arrasto, sendo que esse sistema serve para diminuir o arrasto aerodinâmico. Ficou estranho ler isso. Outra coisa é que no quadro “O que muda para 2014”, que tem uma foto de uma Ferrari de lado, o motor será limitado em 15 mil rpm, mas não é ele que vai chegar a impressionantes 125mil rpm e sim essa é a rpm da turbina, que será limitada a 125 mil rpm. Um abraço.

Rômulo
Rômulo
Reply to  Marcel
10 anos atrás

e a turbina so alcanca essa rotação com a ajuda do MGU H

rafael
rafael
10 anos atrás

OK, mas, quem transmite os treinos?

Mauricio Alves
Mauricio Alves
10 anos atrás

É por essa imprensa aqui que eu acompanho a F1. A outra.., ah, deixa prá lá!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Realmente o brake-by-wire só funciona atrás, também ficou estranho a informação do rpm do motor que é limitado há 15 mil rpm’s ” que pode chegar a 125 mil rpm quando o turbo entra em ação.” Mas isso é besteira, parabéns a equipe do GP, única crítica que faço é que faltou o capacete dos pilotos. Nesse link tem alguns cascos.
http://www.f1technical.net/forum/viewtopic.php?f=1&t=18334

affonso
affonso
10 anos atrás

Tem um erro no infográfico. Diz que o motor passa de 15k para 125K RPM quanto o turbo entra em ação.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Disse tudo sobre a imprensa brasileira atual!
E parabéns a você e toda a equipe pelo belíssimo “material” apresentado aos leitores!

sandro
sandro
10 anos atrás
Rômulo
Rômulo
10 anos atrás

Falta uma maior explicação do funcionamento integrado dos sistemas de recuperação de energia. Vi essa falha em todo site brasileiro q li.
Tem que deixar claro que os dois sistemas são integrados ao motor e a uma bateria. Não há pressionamento de um botão como antigamente. A bateria pode fornecer energia, através de um dos MGU, equanto carrega recebendo energia do outro, SIMULTANEAMENTE. Assim como pode aproveitar a energia de ambos. Tudo isso é feito eletronicamente e deve funcionar em sincronia, algo que os motores Renault não estão conseguindo. O carro do Vettel perdia potencia no meio da reta no Bahrain.

Além disso, faltou dizer que as equipes poderão trocar a relação de marchas uma vez durante a temporada, isso é muito importante.

A redução de combustível passou de 160 pra 100 e não 150 pra 100.

Na parte aerodinamica, como sempre, não há explicações claras sobre a física por trás das mudanças. Veja bem, não estou dizendo que deveriam haver formulas, só acho que uma noção básica de pressão aerodinamica e como a asa dianteira direciona o fluxo de ar através do carro e alimenta os difusores. Esse negócio de “não há grande diferença entre os bicos” vocês tiraram da sua cabeça. Não da pra afirmar isso com a informação que dispomos no momento. Talvez algumas equipes até troquem a configuração do bico durante a temporada. Fora que não é a toa que das 4 grandes, 3 usaram uma abordagem diferente da maioria das equipes.

Rômulo
Rômulo
Reply to  Rômulo
10 anos atrás

ahh fora que existe uma luz vermelha que pisca quando o carro para de receber energia da bateria, que esta localizada no suporte da camera, acima da cabeça do piloto. pra evitar que um doidao com pé embaixo, não seja surpreendido pela subita perda de velocidade do carro da frente.

Rômulo
Rômulo
Reply to  Rômulo
10 anos atrás

E cabei de ver um erro aqui. A juliana aposta no massa mas a foto que aparece é a do hamilton

Rômulo
Rômulo
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

nah, recuso o titulo de Newey, depois do carro merda que ele fez esse ano. Mas brigado pelo reconhecimento.

Robertom
Robertom
Reply to  Rômulo
10 anos atrás

Isto explica porque muitas vezes os jornalistas não gostam de nós, engenheiros.

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
10 anos atrás

Pena que a pré-corrida na TV vai continuar aquela pataquada desgraçada…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Eduardo Daniel
10 anos atrás

Imagina o rubinho e galvão tentando explicar tudo isso kkkkk, vão apelidar as coisas, com certeza..

Robertom
Robertom
Reply to  Rodrigo
10 anos atrás

As explicações galvanianianas sobre o funcionamento do ERS, MTU serão tenebrosas…

Rômulo
Rômulo
Reply to  Robertom
10 anos atrás

pessoal vai achar q tem q apertar um botao no volante igual no ano passado

Lucas Alba
Lucas Alba
10 anos atrás

Tem como pedir a revista por internet? aqui em Fortaleza, nunca vi pra vender!

Willian
Willian
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk……esse aí acompanha

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Parabéns ao excelente trabalho do Grande Prêmio, pra mim sempre foi o melhor lugar para se estar, é um habito chegar no trabalho, apanhar meu café e entrar no site para me ver as “quentinhas” do dia, além de navegar nesse blog, irreverente e alto astral, misturando cultura, automobilismo etc e tal…
Desejo todo o sucesso do mundo a esse povo.

Ricardo Garcia
Ricardo Garcia
10 anos atrás

A F-1 não perdeu espaço na mídia, mas sim, o público que perdeu interesse nela pelo marasmo que se tornou e os espaços foram tomados por outras materiais ou modalidades esportivas que este publico passou a se interessar.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Meio estilo ilha de caras, mas explica(?!) como cada piloto escolheu o respectivo numeral:

http://www.f1fanatic.co.uk/2014/03/11/driver-chose-2014-number/

O Ericsson foi o mais profundo: “I just like that number”

How each driver chose their 2014 race number

Estevão
Estevão
10 anos atrás

A imprensa brasileira só dá visibilidade se tem conterrâneo na ponta. Se Massa começar a ter bons resultados vamos ver F-1 toda noite naquela porcaria do JN.
Abs.

Marcão
Marcão
10 anos atrás

Bom dia Flávio, sou admirador do seu trabalho e acompanho sempre seu blog, pesquisando em jornais antigos da Folha sobre a construção da Nova Faria Lima, me deparei com essa sua coluna do dia 22/01/1994 sobre o começo da temporada daquele ano, vc acertou que a Williams era uma naba e que o Senna ja sabia disso, mas o seu último paragrafo é o mais hilário hehehe…

abs

Vai ser fácil, sim

FLAVIO GOMES

De um dia para o outro, Senna deixou de ser favorito, a Williams já não tem mais o melhor carro do mundo, o campeonato ficou equilibrado, a Ferrari voltou ao clube dos favoritos. Esse é o resultado de algumas declarações pouco entusiasmadas de Ayrton depois de poucas voltas guiando uma máquina que ele mesmo, há algum tempo, disse que pertencia a algum ET, vinha de outro planeta, era imbatível.
Senna não está otimista, Frank evita falar como campeão e isso bastou para os plantonistas da bola de cristal proclamarem a profecia que ninguém esperava: não vai ser tão fácil assim, pode escrever, me dizem em italiano, inglês, francês, alemão e croata. Eu não falo alemão nem croata, mas sei que é isso que os caras dizem.
Motivo da desconfiança: Senna não gostou do carro que lhe deram para guiar. Ele anda reclamando, diz que não é nada daquilo que falavam, tem defeitos, sim, e tudo isso porque tiraram alguns chips e botaram uns amortecedores no lugar. Experimente trocar o volante de seu carro por um guidão de bicicleta. A sensação será a mesma que Ayrton tem ao dirigir o híbrido passivo que testa no Estoril.
É claro que o Williams de 93 sem suspensão ativa não é nenhum espetáculo. O carro que surgiu em 91 foi feito sob encomenda para as engenhocas eletrônicas que a equipe soube desenvolver como ninguém. O desempenho pouco vistoso só salta aos olhos porque a Williams botou a cara para bater antes que os outros. Está testando componentes para o novo carro, esse sim o que vale a partir de Interlagos. Quando a Ferrari, a McLaren e a Benetton começarem a andar com seus carros novos, também vão enfrentar problemas. E, pior para eles, vão ter menos tempo para resolvê-los. A Williams está na frente de novo.
As mudanças de regulamento da F-1 vão fazer de 94 um ano de pilotos e motores. A Williams pode ficar tranquila. Tem o que há de melhor no mercado nos dois quesitos. Vai ser fácil sim. Se não por outro motivo, principalmente porque Senna não tem adversário humano à altura com as ausências de Prost e Mansell –o trio de ferro do automobilismo mundial.
Se Prost voltar –e ele só volta se o motor Peugeot for um foguete–, aí sim dou a mão à palmatória. Vai ser menos fácil. Imaginar que Schumacher, Hakkinen e até mesmo Alesi podem ameaçar Senna e a Williams é quase a mesma coisa que apostar na Portuguesa no Campeonato Paulista. Chance zero, brother.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Matérias de alta qualidade e muito informativas! Estou curtindo muito a boa leitura! Não o “mais do mesmo”.

paulo costa
paulo costa
10 anos atrás

Parabéns à equipe, muito completinho, esclareceu tudo. Apenas uma questão, no gráfico “O que muda para 2014” causa estranheza ver a indicação no freio dianteiro e a informação se referir ao freio traseiro.

#GoMassa19

paulo costa
paulo costa
Reply to  paulo costa
10 anos atrás

Fui censurado!!!! Não leio mais nada aqui!!!

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

tem gente que se acha importante o suficiente para ser censurado.

Deni Williams
Reply to  paulo costa
10 anos atrás

Os comentários passam por aprovação. Fique tranquilo amigão!

Felipe - Carros do Portuga
10 anos atrás

Só não vê quem não quer… disse tudo!