FOI MAO

foimao1SÃO PAULO (cidade linda, vazia) – É sabido que na China, apesar da exuberância comercial, arquitetônica e consumista, persiste um regime duro em que o governo procura controlar seu bilhão e cacetada de habitantes, além dos estrangeiros que ciscam por lá — seja a trabalho, seja por turismo.

Assim que o serviço secreto chinês designou um espião-jornalista para a corrida do fim de semana, que foi credenciado e ficou encarregado de identificar os inimigos da revolução em Xangai.

Conheço o rapaz, porque na Olimpíada de Pequim ele cumpriu a mesma função e descobri que era espião quando o vi escondendo um gravador de rolo com a tecla REC acionada dentro da minha mochila. Perguntei o que era aquilo e ele acabou confessando que estava de olho em mim desde o início dos Jogos e que pretendia entregar as gravações de meus diálogos aos seus superiores para provar que eu era trotskista, e portanto oferecia risco aos princípios capitalistas da nova China se saísse por aí conversando com o povo chinês, algo que eu não faria, de qualquer maneira, porque a única palavra que sabia dizer em chinês era “obrigado”.

Acabamos ficando amigos e ele me vendeu o gravador de rolo, equipamento meio defasado para a missão que lhe foi encomendada. E hoje de madrugada, nas imagens da TV, reconheci o rapaz perambulando pelos boxes. Ele estava disfarçado, mas na hora vi que era ele por causa de outro gravador de rolo pendurado no ombro e pela minicâmera que grava em VHS escondida debaixo do sobretudo.

Faço esta breve introdução para explicar os títulos das notas que serão usadas neste fim de semana sacro de corrida na China, já que meu amigo espião, De Doduling, tem uma característica muito própria: ele sempre leva boas notícias aos seus chefes porque não gosta de encrenca, já que é igualmente sabido que na China os caras costumam matar o mensageiro se a mensagem não for muito agradável, isso desde os tempos imemoriais da Dinastia Ming.

E foi precisamente o que aconteceu hoje. De Doduling foi encarregado de espionar Maldonado e ficou na cola do venezuelano o tempo todo, uma vez que o piloto da Lotus é suspeito de ser bolivariano, comunista e chavista. Procurou monitorar todas as entrevistas e inclusive as comunicações de rádio para produzir um relatório caprichado que fizesse algum sentido e, ao mesmo tempo, mostrasse aos seus chefes que Pastor não oferecia perigo algum, e assim agradá-los mostrando que a grande China não corre nenhum risco com sua presença. Muito pelo contrário. De Doduling confeccionou um relatório que deixou seus chefes felicíssimos, já que provou por A + B que Maldonado reza pela cartilha do Partido, concorda com tudo que prega o governo da China e admira seus líderes históricos.

Para tal, pinçou uma gravação do rádio e em torno dela construiu toda uma história que encantou os chefes e garantiu a ele, De Doduling, tranquilidade para seguir seu trabalho no sábado e no domingo. Quando Maldonado, de forma bizarra, bisonha e grotesca, bateu na entrada do box no segundo treino de hoje, acionou o rádio meio constrangido e disse para a equipe: “Foi mal”.

Usando sofisticados recursos de edição, De Doduling montou uma entrevista fictícia para provar que Maldonado “é dos nossos”, como escreveu na conclusão de seu relatório. Na montagem em áudio, inseriu uma pergunta em espanhol que conseguiu gravar nos boxes da Ferrari assim que terminou o treino, quando Alonso saiu de seu carro feliz com o segundo lugar: “Quem foi que conseguiu melhorar tanto isso aqui?”, exultou o asturiano, que tinha sido o mais rápido no treino da manhã, incrivelmente.

Na transcrição da entrevista fajuta que entregou aos chefes para tranquilizá-los sobre eventuais falhas no sistema de segurança do país, que teria permitido a entrada de alguém perigoso como Maldonado (e se eles, os chefes, concluíssem que Maldonado era um risco, poderia sobrar para ele, De Doduling, já que seu tio trabalha no controle de passaportes do aeroporto de Xangai), o espião escreveu:

Um jornalista da Venezuela ficou admirado com o progresso obtido nos últimos anos pelo Governo Central e o investigado (Maldonado, Pastor) demonstrou todo seu entusiasmo e engajamento quando lhe foi feita a pergunta “Quem foi que conseguiu melhorar tanto isso aqui?”. “Foi Mao”, respondeu o piloto (gravação anexa, fita 004, aos 3min45s). O investigado é um seguidor de nosso Grande Líder e comprou até um relógio na entrada do autódromo que exalta sua figura onipotente e infalível (foto anexa, tirada sobre a mesa no escritório da equipe com a nova máquina fotográfica cedida pelo Escritório, a mini Rolleiflex já com filme colorido).

Muito perspicaz, De Doduling. Seus chefes devem ter ficado mesmo muito contentes com a conclusão do relatório, de que Maldonado é um maoísta empedernido, capaz de qualquer coisa para defender a revolução e o Grande Líder, espalhando sua mensagem para o mundo através das corridas de carros.

E vocês querem saber? O que de mais importante aconteceu na madrugada de hoje em Xangai, no que diz respeito à F-1, está no relatório de De Doduling: a batida de Maldonado na entrada dos boxes e o desempenho surpreendente da Ferrari, com Alonso.

O resto foi tudo absolutamente normal. Mercedes na frente, com Hamilton, Red Bull se aproximando em quarto e quinto, com Ricardão andando mais que Tião Alemão, que já está ficando meio ensimesmado com essa história, Williams bem com Massa (sexto) e o bolo de gente a mais de um segundo dos prateados, novamente favoritos à vitória, mas talvez sem a moleza que tiveram no Bahrein.

Ah, tem previsão de chuva para a classificação. Fez muito frio hoje em Xangai, inclusive. Se isso acontecer, a Williams vai sofrer, porque o carro é ruim de água. O próprio Alonso não demonstra muito entusiasmo com a possibilidade de andar no molhado. Gostou do que aconteceu hoje e, por ele, o clima permaneceria seco até o fim dos tempos.

Voltamos mais tarde, agora tenho TV.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Proletario RS
Proletario RS
9 anos atrás

Kamarada Flavio…. estou aguardando o lançamento do teu primeiro romance-histórico sobre
o golpe comunista a ser instalado no mundo, afinal estamos enganando a coxinhada, que acham que o Comunismos foi derrotado na Mãe Russia e China. Estamos apenas dando um passo estratégico para trás , para em seguida avançarmos triunfantes ;)

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Proletario RS
9 anos atrás

A galerinha vai adorar o livro. Histórias fantásticas sempre mexem com o imaginário das crianças.

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Maldonado só pode ter passado por Bar Heinn antes, junto com os discípulos de Mao ,só para justificar a merd….. que fez, e assim poder citar o o Mao…….Tse Tungado ,tava parecendo o filho dos Andretti na F1 na época do Senna na Mclaren……pilotando como se estive-se de Jeeporonga la dos North das Americans, tinha que usar o bafômetro no andaMaldanado………

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

e a cagada antes, ficou mexendo no volante, acabou a curva e continuou virando! hahahaha
essa ai do box lembrou o Hamilton.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
9 anos atrás

Situação das PU’s:
http://i.imgur.com/g5hzHv0.png

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

O que é isso?

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

Tabela descritiva do número de componentes usados e trocados dessa merda de PU. A intenção é certamente apontar principalmente a diferença entre o carro de Vettel com trilhões de trocas e o carro de Alonso, com zero substituições. Allez, Allez… …Eu não me apegaria a isso como sinal de boa sorte para o espanhol num futuro próximo, mesmo porque Hamilton e Rosberg também estão zerados de trocas desses componentes do demônio dessa unidade do cacete.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

As equipes podem usar cinco unidades de cada um dos componentes representados pelas letras C a F. Os últimos componentes, letras G e H, não tenho idéia do que sejam…

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Eu pensei que era gelo, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará!

Novo calendário da F1?

Zetros
Zetros
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Zetros
9 anos atrás

Força nas caixinhas!

Vai Nandinho!
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

A tabela do campeonato deste ano, ao final da temporada: Alonso em QUINTO.

iain
9 anos atrás

Brilhante.

Beto Nogueira
Beto Nogueira
9 anos atrás

Muito louca está sua história … Karakas!!!!! Nunca houve na história do jornalismo esportivo forma tão insana e criativa de nos relatar um fim de semana democrático na república socialista…. Parabéns pelos pitados e muito mais pela divertida criatividade….taqueuspa!!!!

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Excelente texto. Bravo!

jivan
jivan
9 anos atrás

Eu leio os teus textos, uma ou duas vezes para saber o quê tens a falar. As muitas outras vezes, leio pra ver Como escreves. Há sutileza, técnica e cuidado linha por linha. Acho q escreve com amor.

valmir lopes
valmir lopes
9 anos atrás

Sem bajulação, pois não é o caso e nem você precisa disso, mas você tem jeito de romancista. Legal e interessante a introdução.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
9 anos atrás

FG

Ultimamente não ando assistindo as corridas de F1, esse ano mesmo não assisti nenhuma, e a chance de eu assistir a etapa chinesa é quase nula.

Só acompanho F1pela internet, basicamente Grande Prêmio e esse blog, mas esses seus textos são ótimos, mistura F1, com história, política, e etc de uma forma muito bem humorada e isso tudo torna seu blog muito legal, traz cultura (em sentido amplo) aos seus leitores, indo muito além de uma cobertura esportiva.

Continue com textos como esse.

E o Gola Profonda? Como vai? Nenhuma ligaçãozinha dele nos últimos dias? Coloque créditos em seu Motorola Stat Tac e ligue pra ele, pois precisamos saber como as coisas andam pelos lados de Maranello.

Ron
Ron
9 anos atrás

De Doduling foi osso. :)

Carlos
Carlos
9 anos atrás

FG, dessa vez você se superou, que texto chato e sonolento, muito blá blá blá e pouca informação, eu que não sou de pular frases, tive que fazer isso de tão entediante que estava. Escreveu de madruga ou está em um mal dia, sempre escreve bem.

Dú
9 anos atrás

Tem lógica a história do Maldonado e do espião coach Xing Ling. A censura obrigou o editor de imagens a mostrar as peripécias do Edir Macedo, tanto que cortaram o sinal de satélite do live timing do 1º treino. Vai saber se Petrov não está de olho, enquanto o Grosjean faz cara que está tudo a mil maravilhas. Que draga a Lotus, e o Pastor num dia, tipo que acordou, pisou na merda do cachorro saindo de casa. Vou procurar um link de tv Venezuelana para assistir hoje, a negada deve estar delirando.

gilberto prescendo
gilberto prescendo
9 anos atrás

MAOdonado.
Emvermelho as ‘tag’ ficou gp da china de 2015. Sabes que estamos em 2014 , né?

ms
ms
9 anos atrás

Vettel ensimesmado pq Ricciardo tem andado a sua frente? Que nada, quem tem que mostrar serviço na equipe é Ricciardo… Vettel e Red Bull devem com certeza estar testando alguns ajustes no carro que melhor se adequem a sua pilotagem e isso pode levar algum tempo, mas quando conseguirem o alemão certamente vai andar a frente de seu companheiro de equipe ( na frente de Ricciardo e de todo mundo…)

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Como a técquinologia tá avançada !

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Ferrari melhorou muito de uma corrida para outra, será o dedo novo comandante ou tem mutreta nessa recuperação.

Zetros
Zetros
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Gotas de gasolina no tanque só para dar algumas voltas, rsrsrs.

jan crispim
jan crispim
9 anos atrás

muito bom esse De Doduling, tomara continue atento por todo o gp e continue nos informando

Alberto Lopes
Alberto Lopes
9 anos atrás

Só um aviso: uma das tags está como “GP da China 2015”.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
9 anos atrás

Olha só uma boa entrevista com Lauda em 1984, para a Manchete: https://www.youtube.com/watch?v=x0tUbyeam6g

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Mais uma vez o Ricciardo andou bem mais que o Canastrão Alemão.
Que falta faz todo aquele downforce que havia nos carros da Red Bull, né Sebastião??
E o dedo brochou….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk