MAGOOU

SÃO PAULO (tadinho) – À imprensa italiana, Luca di Montezemolo disse que foi embora do autódromo ontem porque era doloroso demais ver as duas Ferrari sendo ultrapassadas por todo mundo na corrida.

Mais um ano perdido para Maranello. E as perguntas: quanto tempo Alonso aguenta? E a paciência de Raikkonen? E quem seria capaz de tirar a Ferrari do atoleiro?

É, não se encontra um Schumacher todo dia…

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Pereira
Carlos Pereira
9 anos atrás

Pelo jeito, Alonso vai entrar na justiça contra a os italianos por danos morais: prometeram uma FERRARI e entregaram um FIAT 147 …
Brincadeira, mas é triste ver uma equipe tradicional nesse estado sem competitividade. Aos poucos Alonso vai ficando sem muitas esperanças de melhora. Isso fica evidente a falta de um comando com mais entrosamento e competência.

Leo Andery
Leo Andery
9 anos atrás

Troca de lugar com o Vettel ano que vem. Essa tá fácil.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Leo Andery
9 anos atrás

Seria muito bom para conferirmos se Vettel é tudo isso mesmo.
Que é fera, não temos a menor dúvida, mas dirigir aquelas RBR, parecia fácil demais. Será mesmo que ele tira leite de pedra? Como fazia Senna, Schumacher, Piquet, entre alguns dos campeões que dirigiam rápido qualquer coisa.
Agora, se Alonso não está fazendo a Ferrari andar …. huuummm, bem provável que Vettel também não consiga.

kaka
kaka
9 anos atrás

Como bem você disse, equipe, a Ferrari paga pela sua prepotência que não é de hoje, ela pensa que sempre é a melhor, parece que estão parados no tempo e com isso Vettel 4 vezes campeão, Mercedes toda chance de ser campeã, e tempo vai passando e Ferrari ficando pra trás e eu quero que fique pra trás mesmo, porque não gosta da Ferrari.
Agora todo mundo pode não gostar do Alonso, pelo sue jeito, as coisas que el fez, ou sua postura, como piloto não tem o que falar, o cara é um monstro, a Ferrari só consegue alguns pontos e colocações por causa do talento dele, ele não tem culpa de andar numa carroça que a Ferrari agora, ela precisa de uma equipe técnica competente, fazer mudanças estruturais, pra começar a pensar em algo melhor pra frente.
E não, eu não torço pelo Alonso, eu torço pelo Hamilton, e quero ver a Ferrari cada vez mais atrás.kkk

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Concordo no referente a diferença de Schumacher para todos os outros pilotos, ainda mais na Ferrari.

O melhor de todos os tempos. pelo menos da F1 moderna de 1970 pra cá, vai.

Mas Alonso foi campeão com a Renault e deu canseira no Schumacher que andava de Ferrari. Nos últimos seus últimos 2 anos de Ferrari, Schumacher já era superado pela Renault do Alonso.

Alonso faz o que pode. A situação dele é mais próxima da situação de Schumi na Mercedes do que na Ferrari.

E a Ferrari tem o “fator italiano” nos boxes né? Gente que se atrapalha quando sob pressão por resultados. Coloca pneus errados na classificação, mistura tipos diferentes de pneus, libera o carro com a mangueira de combustível presa, etc, etc, etc…

Onde tem italiano na Ferrari, sai merda.

John Player
John Player
9 anos atrás

“É, não se encontra um Schumacher todo dia…”

Exatamente o que eu penso. Assino embaixo. Sem mais.

John Player
John Player
Reply to  John Player
9 anos atrás

E acrescento, nem outro Nelson Piquet (pai).

sergio sjcampos
sergio sjcampos
9 anos atrás

bem, se montezemolo quiser o rubinho está dando sopa por aí….

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Schumacher nunca precisou da Ferrari, começou na mediana Benetton com um time de engenheiros que ainda não eram campeões. Nessa época o projetista mais badalado era Newey com suas fantásticas Williams, mas lá estava Schumacher com um grupo eficiente, (o alemão fez a difrença, basta comparar a evolução da Benetton entre 92/93, com as temporadas de 91/90). A Benetton começou a colecionar muitos pódios, o próximo passo eram as vitórias, e isso aconteceu em 1994. Piquet deu uma certa estabilidade a Benetton, mas a evolução aconteceu mesmo com o trio: Schumacher, Brawn e Byrne. Fato, entre 91 e 93 várias vezes o alemão fez a diferença na pista, Schumacher incomodou muito Piquet, Prost, Senna e Mansell.

Poucos sabem, mas Schumacher no início recusou ir para a Ferrari, em 95 Todt já estava assediando Brawn na Benetton, a meta era levar Schumacher e Byrne pra Ferrari. O alemão na época disparou: “Pra que vou pra Ferrari se estou em um time que acabou de bater as Williams de Newey? Posso ser tricampeão pela Benetton já em 96”

Ross Brawn alertou: “Indo pra Ferrari, você vai ser um dos pilares da equipe, sendo campeão entra pra história da Ferrari, definitivamente entra pra História da Formula 1. Na Benetton você pode vencer vários títulos, mas não vai teria a mesma expressão”.

Schumacher topou o desafio, já no primeiro ano de Ferrari venceu três corridas históricas(bom lembrar, o time italiano entre 91 e 95 venceu apenas duas corridas). A partir de 97, Maranello entraria definitivamente na briga por títulos, muito graças ao talento do alemão na pista(aquelas Williams e Mclaren de 97 a 98 era muito superiores). estamos falando de carros projetados por Newey!

Alonso sempre minimizou os feitos de Vettel na RBR, sempre alegou que, quem fazia a diferença era Newey e não o piloto alemão. Então Schumacher foi mesmo um gênio, primeiro ajudou a evoluir a mediana Benetton entre 92/93(nessa época um certo tricampeão choramingava que não tinha carro pra disputar títulos, até ameaçou abandonar a F-1), já em 94 Schumacher se tornou campeão superando os carros de Newey. Depois trocou um time que ganhava tudo em 94/95 por uma equipe que era motivo de piada no mundial. Bom lembrar, Prost “ergueu” a Ferrari em 1990, mas graças a S.Nichols, espécie de “pai” daquelas fantásticas Mclarens de 88/89.

O que Schumacher fez na Ferrari entre 96 e 04, ele já tinha começado na Benetton entre 92 e 95. Alonso tem uma baita estrutura em Maranello e não consegue chegar ao primeiro título! E não tem mais essa desculpa de “Newey”, a Mercedes não tem nenhum projetista de “outro planeta”, mas formou um time extremamente eficiente da mesma forma que Schumacher fez nos tempos de Benetton. Alonso que faça o mesmo, acho que seu tempo se esgotou na Ferrari, melhor mudar de time.

Fato, Schumacher seria heptacampeão pela Benetton! O alemão não foi campeão em 06, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, ajudou a “erguer” o time em 2006 vencendo SETE corridas colocando a Ferrari pronta pra disputar os títulos de 07/08.

Se Raikkonen foi campeão em 07, e Massa disputou o título em 08, é muito graças ao trabalho de Schumacher em 06, e sem Rubinho na equipe provando que era ele quem fazia a diferença. Se Schumacher não se aposenta em 06, daria o “troco” em cima de Alonso em 07, e bateria o arrojado Hamilton em 08, com certeza o alemão faria mais pontos de Kimi e Massa. Schumacher chegaria a nove títulos, e sem ajuda de Newey…

Se vira Alonso, Hamilton trocou a poderosa Mclaren pela mediana Mercedes…hoje é favoritíssimo candidato ao título em 2014, e não precisamos questionar, o piloto inglês deu um “up”, Schumacher ajudou estabilizar a Mercedes, mas seu tempo já tinha passado, da mesma forma que Piquet na Benetton!

Bom lembrar, o espanhol declarou juras de amor pela Ferrari, mas em 2013 “as escondidas” tentou de todas as formar ir para a RBR. Se tivesse no lugar de Ricciardo, estaria na mesma situação, fora da disputa pelo título. Nos anos 90 a Mercedes tentou de tudo pra levar Schumacher pra Mclaren-Mercedes, o alemão sempre foi fiel a equipe italiana…

Pode estar escrito em algum lugar: “Alonso nunca vai ser tricampeão pela Ferrari”. E o que o espanhol pode fazer? Na Mclaren teria que se rebaixar ao arrogante Ron Dennis, na RBR não tem garantias com motor Renault, outras equipes dificilmente chegariam ao título.

Sobraria a Mercedes? Pode esquecer, a equipe alemã tem um casamento perfeito com Lewis e Rosberg…

Que situação do espanhol…Schumacher pelo menos foi hepta batendo os carros de Newey. Alonso com uma baita estrutura na Ferrari não consegue chegar a um título. E o espanhol não pode dar mais essa desculpa de “Newey”(em 2005 ele foi campeão em cima de Raikkonen que tinha Newey como projetista). Em 06 superou o fantástico quarteto formado por Schumacher, Brawn, Byrne e Todt.

Alonso esta na Ferrari desde 2010, e não consegue formar um time eficiente…ninguém fala da volta de Byrne na Ferrari. Isso mostra que Schumacher teve seu valor….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Seguindo sua linha de raciocínio, Schumacher era piloto pagante, entrou na Jordan no lugar do Moreno. Naquela época John Bernard era o mais badalado. Junto com o cara da mclaren que desenhou o f1 que esqueci o nome. A Benneton tinha os melhores motores ford, era equipe com apoio de fábrica. Só por aí já o coloca em situação melhor que os pilotos que tinham equipes clientes, mesmo assim, Senna bateu o Schumacher varias vezes em 93.
Schumacher tinha contrato em 95, foi no final de 95 que Todt o convidou a ir correr pela Ferrari em 96. Ele foi, mas só com a garantia que brown e byrne fossem também… Aliás, o alemão foi muito sacana em mandar uma banana pra Mercedes e assinar com a Ferrari, quem havia bancado a carreira dele desde sempre foi a MB.
A diferença da Ferrari de Schumacher e de Alonso é que a Ferrari tem que ir pra pista pra fazer carro bom, na época do Schumacher testavam dia e noite. A Ferrari não sabe fazer carro a partir do túnel de vento. A f1 atual é virtual, simulador, CFD e túnel de vento. O Schumacher não conseguiu bater o Rosberg, nem vencer com a Mercedes. Rosberg fez. Não me lembro do Alonso ser batido pelo companheiro de equipe no final do ano.
A Ferrari não tem uma batia estrutura, até o ano passado eles usaram o túnel de vento da Toyota, já que não confiavam na leitura do próprio túnel. Quem está sondando o Alonso é o Ron Dennis, não o contrário. Você tem cada uma…

Amaury
Amaury
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

A tendência, quando se fala na simples mudança para a Ferrari e principalmente das futuras conquistas do alemão na equipe, é dar ares Franciscanos à atitude de Michael: os termos usados para qualificar a troca Benetton-Ferrari sempre são do tipo “aceitou o desafio” e “abdicou de ter o melhor carro”. E quando se fala da situação da Ferrari, o epíteto é sempre o de “bagunça total”, “time destruído”, e por aí vai.
Logicamente, você ser campeão mundial e mudar para uma equipe que não obteve o mesmo sucesso não é algo a ser ignorado, mas nenhum dos dois casos supramencionados é verdade, e iremos demonstrar aqui o porquê.
A) Sobre a situação da Ferrari
No post que falávamos sobre Fernando Alonso mudando-se para a Ferrari, foi citado um trecho do livro de Gerhard Berger. “Na Reta de Chegada” é um excelente relato do piloto austríaco, que correu na Fórmula 1 entre 1984 e 1997. Ao longo desses 14 anos, ele foi piloto da Ferrari por duas vezes, totalizando 6 temporadas: de 87 a 89, e de 93 a 95. Berger, portanto, tem uma relação de muito carinho com a equipe italiana e conhece os meandros dos relacionamentos internos da casa de Maranello.
No capítulo intitulado “Ferrari II”, Berger conta tudo o que aconteceu na equipe entre 1993 e 1995. Isso inclui: performances nas três respectivas temporadas, mudanças nos aspectos técnicos do carro, troca de staff (diretores esportivos, projetistas e engenheiros), além de poder contar como tudo aconteceu exatamente no período pré-Schumacher. Transcrever esses relatos, portanto, é algo de suma importância.
Em primeiro lugar, vamos lembrar da Ferrari no período a que Berger se refere: em 1993, a Ferrari entraria no seu terceiro ano após a última vitória – o último piloto da equipe italiana a vencer havia sido Alain Prost, na Espanha/90. A partir de então, a equipe enfrentou a franca decadência: nenhuma pole ou vitória em 91, mas 4 pódios; nenhum pódio em 1992. A situação para 93 era a pior possível.
Naquele ano, Alesi (2 vezes) e Berger (1) conseguem subir ao pódio, mas a vitória seguia sem vir. A equipe finalizou o mundial dos construtores na 4ª posição com 28 pontos, apenas 5 a frente da Ligier (!!!). Foi nesse ano que aconteceu a “grande virada”: num tempo em que os mecânicos não se entendiam entre inglês e italiano, Lucca di Montezemolo, presidente da Scuderia, e Niki Lauda, diretor esportivo, lançam seus olhares para o mundo dos ralis e contratam o francês Jean Todt.
Palavras de Bernie Ecclestone, na época: “Todt é o homem certo para recolocar a Ferrari na trilha das vitórias”. Já Berger relata a chegada do francês da seguinte maneira: “Todt tinha um ceticismo muito saudável em relação a tudo o que acontecia na Ferrari e passou a se dedicar com afinco a compreender a equipe. (…) Hoje eu sei que, apesar de a ressurreição da Ferrari ter demorado muito mais que se pudesse prever, ela certamente começou no dia em que Jean Todt chegou”. (página 109)

E começou, mesmo: em 1994, Gerhard Berger conquista a primeira vitória da Ferrari depois de quase 4 anos (59 corridas!), no Grande Prêmio da Alemanha. É importante lembrar que não foi uma vitória “de sorte”: do contrário, Berger fez a pole e, mesmo seguido de perto por Schumacher –foto ao lado–, venceu de maneira incontestável. E essa não foi a única pole ferrarista do ano: Berger foi pole uma outra vez, e Alesi também anotou a sua.
Lembremos também que, no começo do ano, Alesi (Brasil) e Berger (San Marino) haviam conseguido largar na terceira posição, a frente de Damon Hill da Williams – e o Senna sempre na pole… Além disso, ao longo do ano Berger conseguiu subir ao pódio 6 vezes, e Alesi terminou 4 provas entre os três primeiros. É importante lembrar que, em duas corridas, Alesi foi substituído por Nicola Larini. Larini conseguiu um segundo lugar (!!!!), em San Marino. Na pontuação geral, Berger terminou em terceiro, Alesi foi 5º. Nos construtores, a Ferrari foi a 3ª colocada, com 71 pontos. MAIS QUE O DOBRO de 1993: com a mesma dupla de pilotos.
Chegando em 1995, a Ferrari vence mais uma corrida – é importante lembrar que foi a única equipe fora Benetton/Williams a vencer nesses dois anos – dessa vez com Jean Alesi (foi a ÚNICA vitória da carreira do francês), no Canadá. Alesi faz 5 pódios naquele ano, Berger outros 6. Berger anota a pole na Bélgica, e Alesi, embora não tenha largado em primeiro, alinha na primeira fila em 3 oportunidades. Berger fez a melhor volta da corrida duas vezes, e Alesi em uma ocasião. E a equipe encerra somando 73 pontos (2 a mais que em 94!), novamente sendo a 3ª melhor equipe, novamente à frente da McLaren.
Mais uma passagem do livro de Berger vem a ilustrar perfeitamente a situação da equipe de Maranello ao fim daquela temporada. Na página 166, o austríaco relata um depoimento de Schumacher à imprensa: “Schumacher (…) tinha experimentado meu Ferrari e estava surpreso que um carro tão bom (sic) não tinha vencido mais corridas em 1995”. É esse o quadro que ele teria de enfrentar em 1996: uma equipe em franca ascensão.

B) Sobre o motivo que levou Schumacher para a Ferrari
Como descobrimos mês passado, Schumacher é um homem muito caridoso: ele deixou Felipe Massa correr na Ferrari. Mas essa atitude altruísta de Schumy já vinha de antes. Ele se prontificou a ajudar a Ferrari a se reerguer. Abriu mão de toda a sua glória, em nome do grande projeto. Michael Schumacher de Assis. Será que foi mesmo assim? Vejamos, pois.
“No início de 1995, começou a se montar o cenário na Ferrari que, no final, levaria ao acordo com Schumacher (…) E assim foi: o contrato para 1996 foi assinado antes mesmo da primeira corrida da temporada de 1995 (…) Finalmente, a verdade sobre o salário de Schumacher acabou sendo revelada: 28 milhões de dólares, uma quantia de tirar o fôlego…” (NA RETA DE CHEGADA, págs. 118-9).
Para se mudar para a Ferrari, Michael Schumacher receberia simplesmente o maior salário da história da categoria. Apenas para efeito de comparação, quando Ayrton Senna assinou com a Williams, em 1994, seu salário – o maior de todos os tempos, na época – era de 20 milhões de dólares. Além disso, o contrato de Schumy havia sido assinado antes mesmo de seu bicampeonato. Aqui, portanto, o mito de “topar um desafio” começa a cair.
Por outro lado, o fã de Michael pode usar isso a seu favor: “o melhor piloto, tiveram de pagar o maior salário, claro”. Será que foi mesmo assim? Vejamos, pois.

C) Sobre o motivo que levou a Ferrari até Schumacher

“Montezemolo e Todt me disseram: ‘Precisamos fazer pelo menos uma consulta pro forma a Schumacher, pois, além de jovem, ele é campeão mundial e pode até ser campeão de novo. Ele é super rápido, a Alemanha se tornou o mercado mais importante para a Ferrari, a Fiat está lançando o Bravo, tudo se junta” (NA RETA DE CHEGADA, pág. 121). O bendito “mercado alemão”: foi esse mesmo mercado que fez Bernie Ecclestone colocar Schumacher na Benetton – palavras do próprio.
Mas, até então, o fã de Schumacher ainda se esquiva: “apenas uma forma de unir o útil ao agradável: Schumacher era o melhor piloto, eles precisavam dele, e confiavam nele como o único capaz de fazer a ressurreição”. Será que foi mesmo assim? Vejamos, pois.

D) Senna era o Schumy que a Ferrari queria em 1995

Peço agora licença ao livro de Berger [para retomá-lo daqui a pouco] e cito uma notícia publicada em abril de 2004. Pouco antes de completarem-se dez anos da morte de Ayrton Senna, Jean Todt veio a público contar sobre sua chegada na Ferrari, e como estavam as coisas, naquela época. Reproduzo, abaixo, a nota:
“A revelação sobre o encontro de 1993 entre Senna e a Ferrari foi feita na noite de anteontem [abril de 2004] por Jean Todt. O segredo foi guardado por mais de uma década. “Eu o conhecia pouco, porque tinha acabado de chegar à Fórmula 1. Mas tivemos uma longa reunião com ele, na semana do GP da Itália. Foi quando falamos do futuro na Ferrari em 1995. Mas isso não pôde ser concretizado”, disse Jean Todt.
Segundo contou, Todt ficou “impressionado ao ver que um personagem como Senna estivesse interessado pela Ferrari. Hoje entendo porque a Ferrari é mística, e por isso é compreensível o desejo de um piloto como ele fazer parte da equipe. Mas em 1993 estávamos verdadeiramente mal”.
Fazendo essa lembrança de 4 tópicos, fica absolutamente claro os motivos que levaram o piloto alemão para a equipe italiana: a) não, a Ferrari não era uma “M…”; b) não, ele não aceitou nenhum desafio; c) não, ele não era a primeira opção do time…
Resta-nos, agora, ver como e quanto a Ferrari ganhou com o alemão e sua chegada…
///
Verdade seja dita: Schumacher, com uma mão quebrada, é melhor que Alesi e Berger juntos. Isso é um fato que ninguém pode contestar. Por isso, era esperado que o alemão “super-rápido” mencionado por Montezemolo fizesse algo melhor que os pilotos haviam feito em 94 e 95. O seu citado depoimento ao testar o carro de 1995 mostra isso. E ele fez.
Michael Schumacher não disputa o título em nenhum momento na temporada de 96, mas conseguiu 8 pódios (2 a mais que Berger em 94 e 95), sendo 3 vitórias (duas a mais que Berger em 94, e Alesi em 95). Largou 4 vezes na pole (duas a mais que Berger em 94).
Desse modo, vimos como Schumy deu um “salto de qualidade na Ferrari”. Mas, algo engraçado acontece: a Ferrari termina a temporada com 70 pontos. Isso mesmo, amigos! A Ferrari encerra a primeira temporada de Schumacher com menos pontos do que havia somado em 94 (71) e em 95 (73)!!!
Claro, a explicação é uma só: o péssimo Eddie Irvine – ex-companheiro de equipe de Barrichello na Jordan! – era o piloto número 2 da Ferrari. Mas, além da má qualidade do irlandês (Schumy > Berger > Alesi > Irvine), Gerhard Berger nos aponta um “outro fato”: “(…) havia sido divulgado na imprensa e posto em prática com relação a Irvine: Ele [Schumacher] tinha uma cláusula explícita em seu contrato que estabelecia que, em todos os aspectos materiais e táticos, teria de receber ‘ melhor’ do que o outro piloto”(NA RETA DE CHEGADA, pág. 123).
(pausa: Diante disso, e sabendo que Eddie Irvine ficou três anos na Ferrari sem ganhar uma corrida sequer, iremos nos surpreender ainda mais daqui a pouco…)
Em suma, a temporada de 1996 não foi nada boa, não necessariamente por ter sido a menor pontuação da equipe nos últimos três anos. Por isso, insatisfeito com John Barnard e outros do “staff” Ferrarista, Schumacher demite o diretor-técnico e traz muitos dos funcionários da época da Benetton, especialmente Rory Byrne – o projetista – e Ross Brawn – estrategista.
E em 1997 estava formado o “dream team” que assombraria a categoria no início do século 21: Todt-Brawn-Byrne-Schumacher. Naquele ano, Michael conquista 5 vitórias, algumas delas de forma antológica (Mônaco e Bélgica) diga-se, e consegue chegar à última corrida com um ponto de vantagem sobre Villeneuve.
Seria algo esplêndido, se Michael levasse o caneco, pois ele não tinha o melhor carro. Mas, plagiando Tim Maia na genial “Me Dê Motivo”, depois do GP da Europa, os fãs de Schumacher cantaram assim: “até que o piloto que a gente ama, vacila / e põe TUDO a perder…”. Schumacher, ele e somente ele, perdeu o título de 1997. Além da derrota, foi humilhado publicamente e é até hoje o único piloto da história com um vice-campeonato cassado pela FIA.

Em 1998, agora era a McLaren (de 0 vitórias de 94 a 96, e três trunfos em 97) o carro a ser desafiado: Mika Häkkinen e Schumacher disputam de forma limpa, com certa vantagem para o finlandês, que vence metade dos GPs (8) e acaba sendo campeão com 14 pontos de vantagem sobre Schumy.
Em 1999, a McLaren começa melhor, mas pouco a pouco a Ferrari mostra que já tinha o melhor equipamento, e passa a liderar o mundial de construtores. Silverstone, Grande Prêmio da Inglaterra, 8ª etapa da temporada de 1999. Àquela altura, Hakkinen havia vencido três corridas, ante duas de Schumy. O finlandês contava com 40 pontos no certame, ante 32 de Schumacher.
Mika Häkkinen faz a pole, Schumacher tem o segundo tempo. Na largada, o finlandês sai na frente, enquanto que Schumacher cai para a 4ª colocação, ficando atrás, inclusive de seu companheiro, Irvine. Assim, as coisas levariam 14 pontos (50 a 36) de vantagem para Mika.
Mas, antes da primeira volta, Schumacher perde os freios de seu Ferrari e choca-se contra a barreira de pneus.
O alemão quebrara uma perna e ficaria de fora de seis GPs: estava virtualmente fora da disputa do título. Eddie Irvine, ele mesmo, termina a prova em segundo, atingindo os mesmos 32 pontos do “patrão”. Se quisesse alguma coisa, agora a Ferrari teria de concentrar suas forças no pobre piloto irlandês.
E não é que deu certo? Irvine – que havia vencido a primeira corrida do ano (a primeira de sua vida!!!) – vence duas provas e faz um 3º lugar, conseguindo uma jamais imaginável liderança. Nas duas provas seguintes, Irvine é modesto, fazendo um 4º e um 6º lugares, mas Häkkinen consegue apenas seis pontos no mesmo período.
Isso faz com que Irvine e Häkkinen cheguem a Nürburgring com os mesmos 60 pontos, restando três provas. Naquele dia, Schumacher anunciou seu retorno para o GP da Malásia, prova seguinte. Irvine vinha à frente de Häkkinen. Seria ele o homem a tirar a Ferrari da fila depois de 20 anos?…
Não, é óbvio que não. No pit-stop do irlandês, a Ferrari faz uma parada perfeita: em menos de 8 segundos, abastece e troca pneus. Irvine está pronto para sair, quando alguém “lembra” que esqueceram um pneu traseiro… Com isso, a parada de Irvine dura 48 segundos e ele chega na sétima posição.
Ao final da temporada, Irvine dá uma polêmica entrevista, e diz a lendária frase: “Não sei se a Ferrari quer ser campeã, ou se quer ser campeã com o Schumacher…”. Claro que a resposta é a segunda, e claro que Irvine foi demitido. Häkkinen é campeão de pilotos pela segunda vez. Mas a Ferrari vence um mundial de construtores pela 1ª vez desde 1983.

O resto da história, todo mundo conhece: a Ferrari é o melhor carro, entra Barrichello no lugar de Irvine, Hakkinen se aposenta… e Schumacher inicia o maior domínio da história da categoria.
Fica aqui o reflexo:
1) Irvine nunca fez absolutamente nada na Fórmula 1… em 1999 vence 4 corridas e perde o título mundial por dois pontos: só não foi campeão porque a Ferrari não quis.
2) No final de 2006, após a derrota para Renault/Alonso, Schumacher, Brawn e Byrne se aposentam. Mas Jean Todt fica. E a Ferrari é campeã de times e pilotos em 2007. Em 2008, Todt sai. E, desde então, ladeira abaixo! Só com Alonso fazendo a diferença e levando os mundiais de 2010 e 2012 à última corrida.
O que será que isso significa?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Amaury
9 anos atrás

Fiquei seu fã! Qual o nome do livro do Berger, vou mandar de presente pro Marcelo. Depois que eu ler, rs!

Amaury
Amaury
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Valeu, Allez!

O nome do livro é “Na Reta de Chegada”. Creio que seja relativamente fácil de encontrá-lo na internet.

Um abraço!

RCRG72
RCRG72
Reply to  Amaury
9 anos atrás

o.O

Impressionado contigo cara. Calou a boca do fanático. Aliás, fanáticos, seja para que lado pendam, são chatíssimos. Parabéns.

São fatos contra argumentos distorcidos. Ganham os fatos.

Parabéns pela eficiência e pela paciência.

Amaury
Amaury
Reply to  RCRG72
9 anos atrás

Olá, RCRG72.

O Marcelo não é apenas fanático, mas um desonesto intelectual. Percebe-se, pelo volume dos textos que ele posta aqui, que ele tem bastante conhecimento de F1. Conhecimento histórico, porque o conhecimento analítico dele é ZERO.

Completamente enviesado a favor de Schumacher, e contra Senna. Em menor grau, a favor de Vettel e contra Alonso.

Para ele, um fato IDÊNTICO tem interpretações ANTAGÔNICAS se o autor ou personagem do fato forem Senna-Schumacher, Alonso-Vettel.

E você acha que ele “aprendeu” isso com quem?

Abs

Hugo
Hugo
Reply to  Amaury
9 anos atrás

Parabéns Amaury pela lúcida e embasada explanação. Os que não viveram e entenderam os fatos daquela época tendem, hoje, a achar que Senna é produto da mídia, e Schumacher o supergênio que levantou sozinho a ferrari, esquecendo do poder da administração Todt sobre a equipe, logo após ter sido campeão pela peugeot.
Você deu a resposta que eu queria ter dado há tempos.
Parabéns e obrigado

RCRG72
RCRG72
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Ou seja Schumacher sempre teve projetistas e gerentes de time competentes para vencer. O “tricampeão chorão” não teve isso o tempo todo. E teve presidente de FIA contra ele. Byrne na Beneton e na Ferrari é o mesmo Byrne que projetava a Toleman de 1984. Carro que sofria por ser feito por equipe pequena, mas que tinha um aerofólio traseiro diferente para a época. Senna “venceu” Mônaco 1984 debaixo de Chuva porque tinha talento de gênio e um carro que o ajudava de alguma forma. Assim como Schumacher. Carro perfeito é outra história, mas existem aqueles pilotos que levam certos carros além de suas capacidades.

Ignorar certos acontecimentos de um para elogiar outro e criancice e não o torna tão melhor do que as viúvas do Senna insuportáveis. Boa redação e inteligência não te salvam dessa.

Oras pode trabalhar a favor do seu ídolo, mas não distorça as coisas para achincalhar outros campeões.

Nunca vi Schumacher duelar como vi Senna duelar com outros campeões e outros pilotos. Mas isso não o faz ser melhor nem pior do que ninguém.

Leoni
Leoni
Reply to  Marcelo
8 anos atrás

Não sei de onde você diz que a Benetton era equipe mediana quando o Schumacher entrou lá. A Benetton foi mediana até 1986, mas a partir do momento que virou a equipe oficial da Ford em 1987 a equipe cresceu muito, eles chegaram a comprar a Reynard em 1990, a estrutura deles era do nível da Williams e tinha mais de 300 pessoas, só perdendo em pessoal para a Ferrari, O próprio Piquet disse que das equipes que ele correu a que ele mais ganhou dinheiro foi a Benetton, a equipe em 1990 já era rica.
O grande mérito do Schumacher é a capacidade de trabalho ele era muito mais dedicado ao carro do que o Piquet e John Barnard, daí a forte evolução do carro a partir do momento que o alemão foi para a Benetton, o Schumacher criticava muito o carro desenvolvido pela dupla Piquet-Barnard, por isto ele pediu a recontratação de Rory Byrne, que tinha saído da Benetton a pedido de Piquet que preferia John Barnard, Enquanto o Schumacher trabalhava o Piquet namorava.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
9 anos atrás

A Ferrari e Alonso se merecem, isso sim. Alonso se aposenta como bi campeão (bicampeão?) e tenho dito.

O cara tá numa situação pra lá de confortável, perdeu 4 títulos seguidos e a culpa é sempre da equipe, nunca dele. Ah tá, blz.

Quanto ao Raikkonem…Bom, desde quando o botão do Foda-se tá ligado mesmo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Alonso tem sido perfeito na Ferrari, vide 2012. Perdeu o título depois de ser atropelado pelo Grojã. Raikkonen era o cara na Lotus, daí foi pra Ferrari, começou a levar fumo e agora ele tá com o botão do foda-se ligado?? É cada um…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Sinto muito, camarada, mas não te levo a serio, Passar bem.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Que bom, pessoas assim prefiro que não me levem a sério. Procure quem foi o best f1 driver 2012 no Google…. Fico com a opinião dos pilotos. Em três corridas ficou claro, rbr era um foguete; Vettel não é um gênio; Webber era um bosta.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Coitado do francesinho, acabou levando a culpa de mais um vice.

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Perfeito no q!?
O cara não ganha nada há anos..acorda Allez

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Acorda, Allice!

Fábio Menegutti
Fábio Menegutti
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Como vc se atreve a criticar o melhor multi vice-campeão da história da F1?

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Fábio Menegutti
9 anos atrás

Boa!

J.Paiva
J.Paiva
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

O príncipe das lamúrias vai amargar mais um ano na fila. O que o Allez esqueceu é que o choronso foi o melhor piloto em 2010 e dependia unicamente dele mesmo para conquistar o título; mas sabe-se lá por que ficou muito preocupado com a corrida do Webber e no fim o Vettel que se preocupou unicamente com a corrida levou o título. Só restou ao el chóron culpar o petrov; vai ver ele pensou que ainda era piloto da Renault.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  J.Paiva
9 anos atrás

O primeiro vice a gente nunca esquece… sobrou para o russinho.

PC Crusca
PC Crusca
9 anos atrás

Perdão, Flavio Gomes, mas pareceu, na sua última sentença, que esperava-se do Alonso algo parecido com o que o Schumacher fez. Isso seria impossível, exatamante pelo ABISMO existente entre a história desses dois pilotos.

Ao meu ver o Alonso deveria agradecer todos os dias à Michelin, que lhe deu ótimos pneus e com exclusividade em times grandes em 2005 e 2006. Ele deve guardar com carinho um daqueles bonequinhos Marshmallow em sua casa.

Schumacher é indiscutível, mesmo pra quem, inexplicavelmente, não aprecia sua carreira. É justo considerá-lo o maior de todos os tempos, embora muitos discordem.

Ainda assim, não vejo todo esse desastre na Ferrari. Vejo a equipe no patamar da Red Bull (o que é ruim para ambas, que brigavam pelo título), mas uma corrida ruim para os italianos no Bahrein.

E acho um absurdo uns comentários que vejo aqui, atribuindo o mal desempenho dos últimos anos à nacionalidade das pessoas que trabalham na equipe. Isso é ridículo e chega a ser pedante. Ninguém é melhor ou pior em decorrência do país onde nasceu.

Ao contrário do que se prega por aí, brasileiro sim é um povo que se acha superior aos demais e fala com desdém dos outros povos, principalmente os demais da américa latina, gente que em sua maioria adora o Brasil.

Renato Amorim
Renato Amorim
9 anos atrás

A Ferrari esta carente de inteligência gerencial na equipe faz tempo. Precisa abandonar definitivamente o bairrismo Italiano e buscar inteligência onde tiver. com a estrutura, experiência, e o piloto que tem , quando tiver também inteligência gerencial vai voltar a ser quase imbatível!

nelson
nelson
Reply to  Renato Amorim
9 anos atrás

Concordo. Com a “macarronada” não vão a lugar nenhum !!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Renato Amorim
9 anos atrás

Também acho, colocar um pneu option junto com três prime é de um amadorismo que não se vê nem na indy.

Caio
Caio
9 anos atrás

Certamente o Schumacher vigarista já teria burlado o regulamento com o auxílio do Ross Brawn para ter uma carro 2s mais veloz que o resto.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Caio
9 anos atrás

Provavelmente.

miltonjr
miltonjr
9 anos atrás

Esta nossa antipatia com a Ferrari e a seus primeiros pilotos reflete bem o que passamos com esta equipe ao longo dos últimos anos. Apenas duas pessoa aprovaram as situações humilhantes, Barrichello e Massa. Resultado ↓ autoestima/respeito ↑ bolso cheio!! hehe!!

fernando
fernando
9 anos atrás

É engraçado ver o pessoal pegar no pé do Alonso e dizer que foi ele quem não conseguiu evoluir o time como o Schumacher fez. Hilário estes comentários de quem não entende muito deste esporte.

O que Vettel fez para evoluir a RBR? Agora que estão mais atrás, está ultrapassado pelo Ricciardo….se não fosse o Newey.

O que Hamilton fez para a Mercedes crescer tanto de um ano para o outro? O carro é tão bom que é um piloto que nunca fez nada de excepcional na F1 está disputando vitórias com ele…se não fosse o motor Mercedes e o legado do Brawn.

O que fez Kimi na Lotus se ele é tão bom assim?

Convenhamos…montar um time vencedor não é apenas ter um piloto top e esperar que ele resolva tudo sozinho. Hamilton depois de 2007 e 2009 só patinou na Mclaren assim como Alonso tem patinado na Ferrari. Sem carro meu amigo…não é possível fazer muita coisa.

Ou então vou começar a acreditar que Perez é muito mais piloto que Kimi, Alonso e Vettel por ter chego em terceiro no Barhein.

Não duvido que Alonso já esteja costurando um contrato com a Mclaren para o ano que vem. Button ou Kevin que botem suas barbas de molho…e acho que o Button é quem vai dançar nisso.

fernando
fernando
Reply to  fernando
9 anos atrás

Cheio de erros meu comentário…Hamilton depois de 2007 e 2008. Quis dizer que o Rosberg nunca fez nada de excepcional na F1.

Schumacher é tão bom…mas tão bom que decidiu voltar e tomou pau do mediano Rosberg. Tão bom…mas tão bom que quando teve uma Renault mais forte perdeu para Alonso em 2006 num campeonato que a Ferrari também tinha um carro muito bom e ele estava absolutamente no auge…vai entender. Schumacher tem números surreais…não estou falando que é um piloto ruim..para mim consta facilmente no top 5 da história…mas insinuar que ele resolveu tudo sozinho na Ferrari é de uma idiotice sem tamanho.

Paulo
Paulo
Reply to  fernando
9 anos atrás

Desses citados nenhum nunca disse que era o “cara” para desenvolver o carro, coisa que o Alonso sempre apregoa. (depois desse tempo na Ferrari até que parou com a história.

Mas lembra da história dos 6 décimos na Mclaren? pois é..

Ele não resolve tudo sozinho, claro… mas tem sua parcela sim, até porque desde 2010 os carros são idealizados pensando no seu estilo de pilotagem.

Carlos
Carlos
Reply to  Paulo
9 anos atrás

Fernando…quantas vitórias as RBR tinha antes do Vettel?

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Quantas a Toro Rosso ganhou depois do Vettel?
Vettel tá tirando leite de pedra esse ano..e até segundo lugar conseguiu…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos
9 anos atrás

A pergunta é quantas vitorias a str conseguiu depois que se proibiu o intercâmbio de projetos?
Escrevi isso aqui no blog há dois anos:

Em 2006 o túnel de vento da rbr recebeu o ultimo upgrade antes da chegada de Newey, antes o túnel da arrows comprado da british defence nao era dos mais modernos. Até 2008 as equipes podiam intercambiar projetos entre coirmãs, toro e rbr e Honda e super aguri, podendo atuar em duas frentes, Newey pôde preparar o terreno para o novo regulamento que viria em 2009. O novo túnel permitiu ao Newey fazer os bons carros da toro e tanto Liuzzi e Speed, 2007, e Vettel e Bourdais, 2008, tiveram bons resultados com a equipe satélite. A partir de 2009 proibiu-se o intercambio de projetos, a super aguri faliu e a toro nunca mais foi a mesma. Dessa forma, foi somente em 2009 que Newey pode fazer um projeto a partir de uma folha em branco, o RB5, e se não fosse o difusor duplo da Brawn, já teria sido campeã em 2009. Esse carro foi a base vencedora que deu três títulos ao Vettel. Para Vettel ser considerado aquele capaz de reerguer um time, ele tem que sair da asa do Adrian Newey e da RBR. Metade do grid seria campeão com uma red bull e bater um piloto como Webber em fim de carreira não é motivo de orgulho. Aconselho você ler outras fontes, preferencialmente em inglês, a Inglaterra é a Meca automobilismo e base das maiorias das equipes de f1.

http://www.autosport.com/news/report.php/id/104812
http://en.espnf1.com/f1/motorsport/story/97791.html
http://www.jamesallenonf1.com/2012/12/my-top-5-drivers-of-2012/
http://www.yallaf1.com/2012/07/08/alonso-being-hailed-as-best-of-current-generation-of-f1-drivers/
http://www.racer.com/analysis-the-top-10-formula-1-drivers-of-2012-part-2/article/270645/2/
http://www.f1fanatic.co.uk/2012/12/14/vote-f1-driver-2012/

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

Piloto gênio, sem carro decente, não faz milagre… só atrai holofotes.

Gastão
Gastão
9 anos atrás

A Ferrari não tem tradição em motores de baixa cilindrada e elevada potência.

A Renault e a Mercedes, sim (a Renault vai reagir, esperem e verão).

Dessa maneira: se a Ferrari aumentar a potência dos seus motores, vão quebrar.

Solução 1: comprar motores à Mercedes
Solução 2: comprar motores à Renault.
Solução 3: abandonar a Fórmula 1

O problema é que o Sr. Enzo Ferrari daria voltas no túmulo…

Ricardo
Ricardo
Reply to  Gastão
9 anos atrás

Gastão você é desinformado, se a Ferrari não tem tradição em motores de baixa cilindrada e elevada potência, então a Renault também tem o mesmo problema, ela sempre foi mal com os motores turbos de 1500 cilindrada, seus motores além de fracos nas retas eram beberrões…então baseado neste seu raciocínio a Honda é ruim em motores grandes, assim como a BMW, Porsche elas foram bem nos pequenos turbos, mas fracassaram nos grandões aspirados…é tudo questão de dinheiro, o próprio diretor técnico da Mclaren declarou em várias entrevistas no final de 2013 que a Mercedes estava investindo horrores para 2014 e que eles eram os grandes favoritos para o campeonato…Na era Schumacher a Ferrari investiu mais de 5 bilhões de dólares..o dinheiro é 60% de um F1, 20% é sorte (escolher pessoas certas no lugar certo) e 20% é competência do piloto.

Neto
Neto
9 anos atrás

O nome do carro deste ano da Ferrari é F14T certo? Juro que as vezes leio F147, e pela performance da última corrida, acho que colocaram um motor do Fiat 147 com uma certa gambiarra para instalar o turbo.

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Se Alonso fosse bom mesmo teria feito o mesmo que Schumacher que pegou a Ferrari numa bagaça e foi campeão. Aliás, até Kimi foi. E se bobear até Massa se saiu melhor antes da sua chegada.
E mais, a nova geração vai atropelá-lo facilmente e a vida é assim e o tempo dele já passou, Mercedes agora forte, RBR pode não ser campeã mas vai incomodar, Mc Laren se acertando e Force Indie mostrando a que veio, Sem dizer nas Williams, que estão por ali também.
Se só brigando com as RBR já era dificil, imagina agora.

Anderson
Anderson
9 anos atrás

A escuderia ferrada é a outra que poderia projetar carro e motor partindo do 0 para perfeita integração… Que aula, hein?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Se não me engano Schumacher e o time levaram 4 anos para tirar a Ferrari da penumbra.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Mauricio Camargo
9 anos atrás

Exatamente. A equipe e o Schumacher. No texto do FG parece que Alonso poderia resolver todos os problemas e ter um carro fodão para vencer campeonato, mas já que ele não é o Schumacher…

Schumacher pediu os principais nomes da Benetton para a Ferrari. E a Ferrari aceitou levar. Se não tivesse levado, teria se levantado das cinzas em apenas quatro anos? Ou teria se levantado?

Alonso apesar de ser um babaca é um grande piloto, mas piloto não resolve sozinho.

Falta projetista na Ferrari também. A RBR, apesar da unidade de força Renault problemática, tem o Newey que fez um bom carro. A Mercedes e o seu truque com o Turbo.

A Ferrari tem alguém que crie soluções?

Lucio Dantas
Lucio Dantas
9 anos atrás

Eu ainda acho que a ferrari vai se acertar e Alonso junto com Kimi vão ganhar corridas e entrar na disputa do título, a mesma coisa penso da redbul com vettel estamos no início da temporada muita agua vai rolar.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Ano passado, Massa testava as mudanças, para o Alonso , fazer uns pontinhos, este
ano quem será o piloto de testes, porque testes para melhorar , não ha, tem que ser
durante os fins de semana de corrida

gera
gera
9 anos atrás

É só parar de comer macarrão que as coisas melhoram.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Luca di Montezemolo caiu fora do GP para não passar Vergonha. Hoje a Ferrari é motivo de Chacota! Já está na hora do Fernando Alonso cair fora, isso se ele ainda quiser o Tricampeonato.Nem Deus e o Capeta salvam a Ferrari desse Momento Vergonhoso!

Sabugo
Sabugo
9 anos atrás

O grande feito do Schumacher, Brawn, Todt e em parte o Osamu Goto foi ‘desitalianizar’ a Ferrari. Quem não se lembra daquela equipe desorganizada, amadorística dos anos 80? Pois a chegada desse povo acima transformou a Ferrari em uma equipe eficientíssima e competente, a despeito de eventuais trapalhadas dos mecânicos (provavelmente italianos).
Os italianos são bons para desenhar belos carros, mas em termos de engenharia, eficiência e organização, é preciso deixar nas mãos de gente “de fora”.

Francês
Francês
Reply to  Sabugo
9 anos atrás

Disse tudo. E arrisco a dizer que em breve teremos VEttel no lugar de Alonso.

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Francês
9 anos atrás

Ele arriscaria cair naquela equipe? Acho que o alemão é mais inteligente…

nelson
nelson
Reply to  Francês
9 anos atrás

Só iria piorar. Vettel não tem mais cabeça para andar atrás e muito menos a qualidade de Alonso para tirar água de pedra.

Carlos
Carlos
Reply to  nelson
9 anos atrás

aguarde e confira…impressionante, 3 corridas e já tem gente encerrando a carreira do Vettel…aguarde..

RCRG72
RCRG72
Reply to  Sabugo
9 anos atrás

Concordo em parte. Em termos de engenharia, os italianos são bons sim. Vide a própria contribuição da Itália em relação aos carros esportivos. Vide a própria Ferrari.

Fico concordando mais em termos de eficiência e organização. A veia passional dos Italianos perde muito frente a veia mais pragmática de outras sociedades, como a alemã ou a inglesa.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Sabugo
9 anos atrás

Você é um preconceituoso, o QI dos italianos é o mais alto da europa 102, para derrotar os italianos em inteligência só Judeu Asquenasis, Olha o Galileu ele criou toda a teoria gravitacional e depois foi copiado pelo Newton. Olha o Fermi com a radiatividade, olha o renascimento…

sinvas
9 anos atrás

(Hulkenberg), 27
se é que escrevi direito

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
9 anos atrás

Sem maldade, mas com Alonso lá dentro, torço para a Ferrari não sair dessa. Se tem alguém que está pouco preocupado com a situação da equipe é ele, a única preocupação é ganhar o 3º título, se aposentar e sair dizendo que está no mesmo hall que Senna, Piquet, Lauda, Stewart e Brabham. Nunca estará!

Flavio Almeida
Flavio Almeida
9 anos atrás

Na boa..
Basta procurar a estória da Ferrari e ver que “secas” acontecem de tempos em tempos.

Sobre a ironia de Alonso acho que a corrida foi tão boa que apagou o fato. Se a corrida fosse chata ah…teria sido a manchete!

Alonso na verdade está colhendo o que plantou. Temos que lembrar que o nome dele estava nos últimos escândalos que a F1 teve…A batida de Singapura, a espionagem ….

As portas fecham amigo. Hoje ele não tem opção melhor do que esperar um milagre da Ferrari. Pena pois é o mais completo do Grid.

Paulo
Paulo
Reply to  Flavio Almeida
9 anos atrás

Para quem acredita.. é o chamado destino..

Parece que jogaram uma praga universal nele para nunca mais ganhar um título.. depois desses episódios em que “ele não sabia de nada”.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Flavio Almeida
9 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau. Ele sempre passou batido por essas sacanagens, mas tem uma hora que a casa cai. De alguma forma ela cai

Paulo Koller
Paulo Koller
9 anos atrás

É pouco. Tomara que:
A) Se houver recuperação, Raikkonen domine;
B) Se não houver, repensem a relação com a grande maioria dos fãs, desapontados com os “esquemas” pró Schummy e Alonso, que por serem superiores aos respectivos companheiros, não precisavam de interferências, por mais que pedissem…

Jão
Jão
9 anos atrás

Alemães, mais uma vez, mostrando como se fabrica carros.

Curioso
Curioso
9 anos atrás

Não é a falta de Schumacher e sim a falta de Ross e companhia. Considero o Alonso ainda o melhor do grid, mas a paciência do cara deve estar indo para o saco. Essa Ferrari é medonha. Entra ano e sai ano e não conseguem produzir algo que presta. Ficam só na promessa. Kimi está cagando e andando, é um senhor piloto, mas quando ficar de saco cheio, pula fora e nem fala tchau. Alonso é que tá ferrado mesmo. Tinha tudo para uma carreira de 4, 5 ou 6 títulos e parou no bicampeonato. Tudo bem que foi um bicampeonato em cima do Dick Vigarista, mas acabaram-se as glórias e a Ferrari descansou nos louros da vitória.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Curioso
9 anos atrás

O primeiro campeonato de Alonso foi em cima de Raikkonen.

Correa
Correa
9 anos atrás

Schumacher realmente era acima da média. Mas não acho que o Alonso esteja tão abaixo do que foi o Schumacher não.
Inclusive o Alonso vem carregando essa tralha nas costas, senão ficaria atrás até das Lotus.

Peixe
Peixe
9 anos atrás

A comemoração absurda do Alonso pelo 9º lugar foi sarcástica pra cacete, não foi?

Correa
Correa
Reply to  Peixe
9 anos atrás

Imagino que sim, foi a forma dele protestar contra a Ferrari.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Correa
9 anos atrás

Não é a toa que está sem amigos lá dentro.

Roger V
Roger V
9 anos atrás

Ninguém falou que o PC do Montezemolo é o culpado total! Puta cagalhão `schifo`…. quando os outros erram ”são eles“, quando tem vitória quer partir prao abraço! PARLAPATONE!
-Sou eu a FIAT mando vender uno!

Helton Fernandes
Helton Fernandes
9 anos atrás

Cara, italiano é tudo enrolado… Desde que o Comendador se afastou, nos períodos que a ferrari fica na mão de um time de engenheiros e técnicos comandado por italianos dá a merda que tá dando. Não adianta gastar os tubos contratando pilotos excelentes e ter um carro que capenga toda vez que vai pra pista…

Em tempo:Alonso comemorou efusivamente o nono lugar, pq conseguiu ficar 3 posições a frente da Lotus e 4 a frente da Marussia.

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Mas vem cá, ele foi embora do autódromo antes da Reunião que teria com o Jean Todt e Bernie Eclestone?

Fernando Passos
9 anos atrás

Enquanto Montezemolo não mandar embora o trapalhão Domenicali da chefia, o time vai ficar andando lá atrás.

Luca, meu filho, pega seu “telefonino” e liga pro velho Ross Brawn. Convença-o ($$$) a largar a aposentadoria e voltar a comer “una bella pasta” aos domingos em Maranello.

Como dizia aquela velha propaganda da Pirelli “Potência não é nada sem controle”

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

A Ferrari é lenta demais. A McLaren deixou o Martin Whitmarsh por 4 anos como Team Principal, viu que a coisa não funcionou e ensacou o cara. Agora, na Ferrari, o Stefano vai pro quinto ano como Team Principal e parece que ninguém duvida da competência dele lá dentro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Schumacher é único. Jamais haverá outro.

A Ferrari, pelo visto, está vivendo seu terceiro período de “seca”:
O primeiro durou 10 temporadas (1965-1974). Ickx que o diga.
O segundo foi mais longo, 20 temporadas (1980-1999). Alesi & Cia. ficaram nas promessas.
O terceiro já vai somar 7 temporadas (2008-2014). Alonso é a vítima da vez.

A “paciência” de Raikkonen vai terminar, quando a conta bancária estiver bem recheada.

Spada
9 anos atrás

E nem um Rubinho para acertar, juntamente com Jean Todd, Ross Brown e cia.

nelson
nelson
Reply to  Spada
9 anos atrás

O espada sem corte. Você ainda acredita nesta bobagem?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Alonso é o cara na certo no time errado…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

…e que continue assim.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

O cara certo no time errado na época da McLaren, na Renault de Nelsinho, na Ferrari… O cara num acerta uma!?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Acertou uma, Renault 2005/2006.

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

e só….rsrrssr.
E tudo graças aos famosos e ilegais amortecedores de massa…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Putz, fale dos pneus, mas não dos amortecedores de massa que durou três corridas…

John Barnard
John Barnard
9 anos atrás

O Newey não vai. Contei pra ele a encrenca que é trabalhar lá…

Alexandre Alves Andrade (@alex_alves81)
9 anos atrás

Eu não entendi porque o Alonso comemorou tanto ontem ao chegar em nono. Ele estava sendo sarcástico?

Marcelo D.
Marcelo D.

imagina…

Paulo
Paulo

Não foi sinceridade mesmo….

rodrigo
rodrigo
9 anos atrás

Exato, Flavio!
E não obstante, um Jean Todt, Ross Brawn, Rory Byrne(Apesar deste ter voltado como consultor técnico) e por ai vai…
Vale lembrar que a Mercedes se é alguma coisa hoje, é porque iniciou o seu trabalho em 2010. Tanto o Schumacher como o Ross Brawn fizeram inúmeras mudanças na organização para que houvesse uma sincronia das áreas de trabalho. E trouxeram gente boa para compor o time.
Lembrando que esse é o quinto ano do Alonso na Ferrari e todos com carros desastrosos, nem mesmo o melhor deles, o de 2010, era considerado a segunda força do campeonato. Já que o Hamilton só não disputou o titulo até o final porque teve muitos problemas no final da temporada européia. E desde os testes de inverno que a equipe não consegue acertar o carro para o Kimi.
O problema é que ambos os pilotos agora não tem para onde correr, isto é, equipes para trabalharem. E qualquer equipe média que esteja em ascensão, dificilmente conseguirá se tornar de ponta no ano que vem.
Abraços,
Rodrigo

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Faltou dizer Todt, Brawn e Aldo Costa.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

É… Um trio como Schumacher, Todt e Brawn realmente é difícil…

Li que já ofereceram fábulas de dinheiro para o Sr. Newey trabalhar em Maranello… Segundo li na mesma reportagem, a esposa do projetista é que não vai nem fu… Não gosta do país…

Mas tá feio. Domenicalli me parece muito boa gente, mas tá difícil…

Tom
Tom
9 anos atrás

A grande tacada de Schumacher foi trazer um staff todo alemão,pois estes italianos são bons somente pra fazer festa,a Ferrari hoje lembra ao periodo pós Vileneuve e Pirroni(O melhor piloto francês que já assisti) e ao afastamento do Comendador.Não adianta ter pilotos bons se falta o resto.

nelson
nelson
Reply to  Tom
9 anos atrás

Staff inglês e frances(Todd)

Vitão
Vitão
9 anos atrás

Hoje precisa de Newey e Eric Boullier . E talvez um bom pai de santo . E para tirar do atoleiro um trator Lamborghini ajude .

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Vitão
9 anos atrás

Misifio vai precisar de muito charuto (cubano) , dois caminhão de sal grosso, dois hectares de arruda e reza até! Quanto ao trator , o Ferruccio esta dando risada. Poderiam ver se o Gordon Murray ou o Barnard abraçava o desafio, já que os outros querem é distancia

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Não se encontra outro Schumacher, outro Jean Todt, outro Ross Brawn….

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Mas um enorme fracasso na carreira do Alonso. Os números e a história falam por si. Já se ofereceu pra RBR e já já se oferece pra Mercedes.

O único que pode reerguê-la chama-se Ve44el. Se ele quiser claro.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

“Mais” um enorme fracasso…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Tarefa ingrata trolar o melhor piloto da f1 atual segundo os ex pilotos de f1. Desde que você mantenha o nível, boa sorte…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Melhor!!!? Prêmio de consolação!!!? Olha vc não ganha nada mas vc é o melhor!!! kkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Rapidinho no Google:
Brundle coloca seu dinheiro no Alonso.
http://www1.skysports.com/f1/news/22058/8954267/martin-brundle-qa-the-sky-f1-analyst-talks-vettel-alonso-and-the-korean-gps-future
Pilotos preferem Alonso:
http://grandprix247.com/2013/11/27/vettel-or-alonso-formula-1-drivers-divided-over-who-is-the-best/
Alonso melhor que Schumacher, por Massa:
http://en.espnf1.com/ferrari/motorsport/story/134139.html
Alonso é o melhor, por Schumacher:
http://en.espnf1.com/mercedes/motorsport/story/87006.html
Prost, Villeneuve, Lauda…
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f1-desporto/ex-pilotos-rendidos-a-alonso-lembra-alain-prost
Alonso faz Emerson lembrar Senna:
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula12006/interna/0,,OI1055394-EI6458,00-Alonso+faz+Emerson+Fittipaldi+lembrar+de+Senna.html
Alonso mais completo:
http://www.totalrace.com.br/site/noticia/2011/06/fernando-alonso-e-o-mais-completo-diz-emerson-fittipaldi

Não sou eu que digo, são os pilotos. Os caras vivem ou viveram corrida, são racers. Você vive os números, estatisticas. Já eu tenho a oportunidade de acompanhar um dos grandes de todos os tempos, um dos poucos que pegam um carro ruim e ganham corridas.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Afirmações não geram títulos, Vicellez.

Tem que ir lá, levar patrocínio, montar o time, afinar o carro e suar o macacão…

…e ser um escolhido dos Deuses da Velocidade.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Boiei….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Se o piloto não converter seu talento em títulos, de pouco adiantará ser aclamado pela crítica especializada. De nada valerá ser elogiado pelos campeões aposentados.

Analisemos em particular o caso do Alonso: 2 títulos em 13 temporadas (já estou computando 2014).
O tempo está passando… e os pilotos que estão dominando as últimas temporadas (Vettel e Hamilton) são mais jovens que o espanhol (de idade e de Fórmula).
E uma novíssima geração já está buscando o seu espaço.

O tempo é carrasco com todos nós. Principalmente com os esportistas.
E Alonso, na minha opinião, está perdendo o seu “momento”. Só não enxerga quem não quer.

Se as conquistas do espanhol, ao deixar a categoria, não refletirem a dimensão do seu talento, paciência.
Os Deuses da Velocidade assim quiseram.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Aposentou Schumacher, brigou com Montoya, Button, Hamilton e Vettel e sempre em alto nível… Mas vocês podem espernear a vontade, pra mim a opinião dos pilotos é mais importante. Alonso é o melhor.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Caminha para ser um novo Chris Amon, só que titulado!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Allez Jado, acorda Alice! Sai dessa tua Matrix! O Viceonso já está há quase 10 anos sem título. Vc é bobo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Olha o nível, apelou perdeu…

Wander Vernillo
Wander Vernillo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Qual corrida o Alonso, ganhou com carro ruim?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Wander Vernillo
9 anos atrás

Sério que você tá perguntando? Sepang, Espanha, 2013. Valência, 2012, de cabeça que eu lembro… Começou a assistir f1 esse mês?

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

E desde quando os carros da Ferrari eram ruins em 2013 e 2012? Acorda, Allez, ate na Espanha o povo esta acordando… amplamente chamado de Quintonso, Aleronso, Nano del Mass Dumper, e por ai vai…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
9 anos atrás

Compare o que fez o companheiro de equipe com o que fez o Alonso. Compare Kimi e Alonso esse ano… Falar que a Ferrari fez um carro bom desde 2008 é idiotice.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
9 anos atrás

Na Espanha? Eu quero ler essas notícias, mande um link aí!

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

notícias trazem sempre opinião…opinião não conta…
Até nos links q enviaste havia gente apostando em Alonso contra Vettel e ele perdeu em todas..na vida real..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Meodeous, socorro!

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

A Ferrari sempre teve um carro pior que a RBR mas equivalente aos demais. Podia ser ruim no qualify mas o ritmo de corrida era impecável. Sempre possuía carros confiáveis também.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Hugo Borges
9 anos atrás

Ferrari tinha carros piores que a Lotus, Mercedes e RedBull. Ritmo de corrida é o maior trunfo do espanhol.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wander Vernillo
9 anos atrás

Essa é fácil, Wander:
Cingapura/2008.

Wander Vernillo
Wander Vernillo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Difícil mesmo deve ser trolar um tetracampeão, aja criatividade…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Wander Vernillo
9 anos atrás

Isso aí Ricciardo já vem fazendo na pista. Vettel, Ricciardo is quicker than you! Grande tetra esse seu…

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

3 corridas são definitivas pra trolar o Vettel…10 anos sem títulos não né!?
kkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos
9 anos atrás

A melhor resposta é na pista. Alonso, Ricciardo is faster than you! Eu pararia de torcer pro Alonso no mesmo segundo.

Tom
Tom
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Vettel é o piloto que está tomando um VAREIO DE UM NOVATO???é o cara que se diz numero 1 e que tem dificuldades de fazer uma tomada de curva que ate o novato do Ricardo faz com tranquilidade?..,to vendo que voce não sabe nem dirigir um carro quanto mais comentar F1

Rafael Bilibio
9 anos atrás

Só contratar o Newey. A Ferrari tem histórico de engenheiros fracos. Desde que o Rory Byrne saiu da equipe (última obra-prima foi a F2004), nunca mais fizeram um carro descente.

Em 2007, exceção, não foi a Ferrari que ganhou o campeonato, foi a McLaren que perdeu.