MANÁ-MANÁ (2)

manamana2VINHEDO (jogando damas com os velhinhos) – Tenho uma tese. Nunca mais haverá equilíbrio na F-1. Com regulamentos tão ortodoxos e carros tão sofisticados, computadores infalíveis e engenheiros talentosos, o fato é que do jeito que um carro sai do forno, fica. A margem para desenvolvimento é muito pequena. E se alguém acerta a mão um pouco mais, como fez a Mercedes neste ano, ou a Red Bull nas últimas temporadas, ou a Ferrari um pouco mais atrás, a Brawn em 2009, esquece. A Mercedes é 1s mais rápida que a mais rápida de todas as outras em 2014. Ninguém vai buscar esse segundo. Esqueçam, o Mundial acabou, será uma disputa entre Rosberg e Hamilton e pronto.

Mas não foi sempre assim?

Sim, em alguns momentos do passado, como em 1988 e 1989, com Senna e Prost. Ou na era Williams-Renault, que dava até pena do resto, entre 1992 e 1997 — com os intervalos cedidos à Benetton de Schumacher. E vou dizer, acho que só… Fora desses períodos, sempre houve alguma disputa. Lotus x Tyrrell, Williams x Benetton, Ferrari x McLaren, Williams x Renault, Jabaquara x Santos, Remo x Paysandu, sei lá.

Bom, tudo isso para dizer que obviamente apenas Rosberg e Hamilton lutaram pela pole agora há pouco numa das mil e uma noites barenitas, e foi mamão com açúcar, baba do boi, uma moleza irritante. Lewis cometeu um errinho na segunda tentativa, Nico já tinha tempo, a equipe avisou e acabou. Pole para o alemão, primeira dele no ano, Mercedes na primeira fila, Rosberguinho com 1min33s185, Comandante Amilton a 0s279, e o terceiro colocado, Ricardão, a 0s866.

O australiano da Red Bull enfiou uma latinha na fuça de Vettel, mas larga atrás porque graças à cagada da equipe na Malásia perdeu dez posições no grid e parte em 13°. Tião Alemão, num treino medíocre, ficou no Q2, 11°, mas ganhou uma posição com a punição do parceiro e parte em décimo.

A segunda fila, pois, terá Sapattos, ótimo desempenho, com Pérez, igualmente muito bem (quinto tempo, quarto no grid). Raikkonen e Bonitton em quinto e sexto, Massa e Magnussen em sétimo e oitavo, Alonso e Vettel em nono e décimo, eis aí as cinco primeiras filas para o GP do Bahrein de amanhã.

A surpresa, claro, é Maria do Bairro com a Force India. Hülkenberg, o bom da equipe, empacou no Q2. Ainda não li as explicações e nem vou, porque está saindo uma picanha e eu estou aqui escrevendo. Massa atrás de Bottas virou a única disputa importante na TV, pelo que pude perceber, mas estão superestimando esse negócio. São pilotos que se equivalem e eles vão se revezar nos grids sem maiores dramas ao longo do ano. São tão parecidos no desempenho que no Q2 ambos fizeram exatamente o mesmo tempo. No Q3, o finlandês foi bem melhor. Terceiro e sétimo, vai dar briga, se Felipe largar bem. E é uma briga boa, essa da Williams. Mas Massa, se quiser realmente se impor como líder do time, vai ter de camelar treino a treino, corrida a corrida. Porque o loirinho do olho azul é bem rápido e metido a besta.

No Q2, além da eliminação de Vettel, foi interessante ver novamente Kvyat na frente de Vergne. Como já dito aqui em priscas eras, é bom, o soviético. Grojã conseguiu levar a Lotus à segunda parte da classificação e merece um troféu. E a turma do fundão terá os quatro de sempre, da Caterham e da Marussia, acrescidos de Maldanado e Sutil.

Resumindo, uma classificação bem normal, exceção feita à eliminação de Tião Alemão no Q2. A Ferrari foi muito mal com Alonso, que tomou 1s8 de Rosberguinho. É coisa demais, e não tem como tirar isso, esqueçam. É um horror para qualquer piloto perceber, na terceira corrida do ano, que está fora da briga pelo título. Precisa ser um herói para se manter motivado. Por isso Kimi, já de saco absolutamente na lua, usa óculos escuros até de noite para dar entrevista.

kimisunglasses

A F-1 precisa de algum antídoto para essas hegemonias anunciadas cedo demais, já na pré-temporada. Algo que permita a reação dos esmagados por aqueles que, por um motivo ou outro, acertam a mão logo de cara. Ah, mas é justo que quem trabalha melhor se dê bem. Sim, é justo. Mas é justo que se permita que os outros tenham como enfrentá-los. Do jeito que são esses carros, construídos sem espaço nenhum de melhora porque o regulamento proíbe tudo, acaba tudo muito rápido.

Subscribe
Notify of
guest

185 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

Nossa!!! rsrsr participo do Fg ha mais de 4 anos amigo Mathias, O mesmo acontece com minhas postagens, e isto é legal, estamos aqui para isso mesmo, debater ponderações Pelo menos sou correto, educado e não escrevo falácias!!

marcelo shimano
marcelo shimano
10 anos atrás

Prefiro mil vezes a Mercedes na frente com disputas entre seus pilotos ,Hamilton e Rosenberg .do que o Vettel sozinho sem ninguém p/ ameaça-lo. Já que seu companheiro Webber não arriscava muito nas corridas .

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
10 anos atrás

O problema é a arrogância da Ferrari . Quando ganham se acham deuses quando perdem tem que mudar não faz sentido , pra mim isso é coisa de incompetente ganham muito dinheiro da FOM e não conseguem fazer um carro decente, fica fazendo birra com o campeonato; parece criança dona da bola no futebol sempre criando pressão a seu favor, fazendo chantagem. Mude a engenharia contratem alguém que traga resultados mas não, ficam chorando pelos cantos e a FIA com medo da Ferrari ,muda as regras a pedido dela. Porquê a Ferrari não corre o WEC ? Porquê lá, ela sabe que vai falir, porque lá tem trabalho e ninguém fica chorando pelos cantos igual um mimado fazendo pressão. Não quer correr que saia ou reorganize o departamento de competições da equipe trabalhe para melhorar e não fazendo birra quando perde. A Red Bull com o orçamento menor fica a frente da Ferrari todo ano. Como uma equipe que tem um orçamento maior não consegue andar na frente? Todo ano é a mesma coisa. Coisa de chorão, perdedor e birrendo.

Andrey Bragalda
Andrey Bragalda
10 anos atrás

xApesar de tudo, enfim consegui sentir alguma adrenalina. Foi com a disputa de Hamilton e Rosberg. Apesar do domínio das mercedes, não foi muito diferente de SennaXProst.
Aliás, Hamilton guia de forma parecida (e inspirada) em Ayrton Senna, não dá mole mesmo.
Acho que Ayrton Senna deve ter aplaudido lá do céu essa disputa da mercedes e dito “eu fazia assim”.
Eu, sozinho e solitário em meu AP, levantei e bati palmas pro neguinho, e em pé. Não tirei o chapéu porque não usava um.

Zetros
Zetros
Reply to  Andrey Bragalda
10 anos atrás

Eu que costumo gravar as corridas e assistí-las depois para ver algum lance que passou despercebido, vou assitir à corrida de hoje todos os dias.

Cesinha
Cesinha
10 anos atrás

Flávio,frase de Amilton para Rosberguinho,nas voltas finais da corrida:
“Criança,fica quietinha aí atrás,vê se nào me amola”. Hamilton hoje mostrou o que é ser um campeão do mundo.
Abs,Cesinha.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Corridaça nas últimas 10 voltas!!! O Pastor fez um bem danado à corrida!

E hoje o Hamilton ganhou o campeonato. Como é que pode com pneus médios e o Rosberrando com pneus macios? Podem entregar-lhe a taça. A Mercedes abriu 20 seg pro 3º colocado em 10 voltas!!! São 2seg por volta!

E o Asonso cada vez mais pra trás… Hoje comemorou efusivamente um 8º lugar!!??? Vexame!!!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Libera esse safetycar, porra….

Roberra-Hamilton-Ve44el no pódio.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Sabe tudo! Aprenda uma coisa, VettelQualquerUm. Hamilton=Alonso. Venho dizendo desde que comecei a comentar aqui…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Ve44el é Tetra. Supere isso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Você esqueceu que o Vicellez vive dentro de uma Matrix?

lilinova
lilinova
10 anos atrás

O Hamilton de antes era mais legal. Essa versão calminha é um tédio.

Tom
Tom
Reply to  lilinova
10 anos atrás

Se ele é um tédio, imagine os outros então.

Fato é, quando foi mais audaz no passado, muitas vezes ficou punido (desnecessariamente) pela FIA. Introduzirem regras para as coisas que ele inventou (tipo: desviar na reta para não deixar o carro atrás pegar carona no slipstream).

Ou fica chamado ‘sem cabeça’ pelos génios que escrevem na internet ou fazem comentário na Globo. Acho uma pena também que foi obrigado ficar mais calminha, mas se ele quer ser campeão de novo, e de novo – que certamente quer, e ultrapassar Vettel – vai ser necesário. Culpam a FIA e a mediocridade de outros pilotos que não conseguiram ultrapassar na época pré-DRS. Lembra? Os tempos quando 50% das ultrapassagens das corridas eram por conta de Hamilton, justamente pela audácia dele. KERS e DRS na maioria das vezes tiram essa necessidade de talento para ultrapassar – sobra o que a gente viu ontem, habilidade em não ser ultrapassado.

Victor
Victor
10 anos atrás

Pararam com os testes privados para matar com a hegemonia da Ferrari, mas acabaram matando a F1 no caminho.

Paulo Victor
Paulo Victor
10 anos atrás

Acho que o Massa vai tomar pau do Bottas até o final do ano.
Salvo 2005 com o Villeneuve e 2008 com o Raikkonen, a carreira do Massa sempre foi assim, perdendo para o companheiro de equipe.
Em 11 temporadas como piloto, mesmo sendo rápido, perdeu para o companheiro em 9 delas (Heidfeld, Fisichella, Shumacher, Raikkonen 2007 e 2009, e Alonso).
E, eu acho, que o Bottas é mais rápido que ele.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Uma nova faceta da F1: está virando MMA com pilotos tendo que perder peso e se desidratar antes das corridas para baterem o peso.

http://totalrace.com.br/site/noticia/2014/04/perda-de-peso-exagerada-leva-piloto-ao-hospital

Coisa absurda.

Zetros
Zetros
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Isso é uma irresponsabilidade da FIA. Estão querendo criar pilotos anoréxicos como o mundo da moda criou modelos anoréxicas no passado.

Essa questão do peso do carro, na minha opinião, deveria ter um peso mínmo e um máximo. Aí as equipes poderiam trabalhar dentro desse limite, sem precisar desse exagero que está virando a F-1.

Se não me engano, o Weber disse que fazia anos que ele não sabia o que era se alimentar direito para manter o baixo peso e não ultrapassar o limite do peso do carro.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Zetros
10 anos atrás

Absurdo.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Acho que deveria ter uma cláusula no regulamento do tipo: se alguma equipe fizer 3 dobradinhas seguidas, para tudo e todo mundo – exceto a equipe em vantagem – vai testar para diminuir a diferença.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Só quem poderá derrotar a Mercedes é a própria…

Uma disputinha mais ríspida entre Hamilton e Rosberg e o bicho vai pegar, pode esperar…

Hamilton é fantástico mas é um chorão de primeira…

Mas sobre essas hegemonias, realmente um saco. Me lembro como se fosse hoje que os testes privados foram proibidos por contenção de custos, e era injusto com quem tinha menos grana…

Ok, mas mudou alguma coisa??? Mudou que agora tem um terceiro piloto que não faz porra nenhuma o ano inteiro, com exceção da horinha que andam em treinos esporádicos, e na minha opinião gerou que quem começa o ano com melhor carro, simplesmente leva tudo…

Os pequenos continuam fudidos e entre os grandes, quem acerta a mão fica mentendo 1 segundo em todo mundo. Realmente não está legal…

Renato Martins
Renato Martins
10 anos atrás

Acabei de ver a segunda corrida da GP2. Som animal dos carros (até deve ter algum vídeo no youtube comparando com a F1 já), pegas à toda hora, fórmula de duas corridas ótima (com a segunda tendo que cuidar dos pneus), linha de quatro carros brigando, pilotos jovens e arrojados, etc.

A GP2 para mim virou GP1 e a F1 virou F2.

Quer resolver a F1, simples: Chassi Padrão – Motor Padrão.

Celso Okubaro
Celso Okubaro
10 anos atrás

Olá FG, boa noite!

Acredito que sempre haverá isto no esporte a motor, devido ao dinheiro envolvido, quem é grande sempre vai investir mais em pesquisas e mostrar resultados. No caso da Ferrari, apesar do dinheiro, a estrutura adotada interfere no resultado da pista.

Este ano apesar da Mercedes estar realmente muito a frente da concorrência, tem dois pilotos que se equivalem, apesar de gostar mais do Hamilton, digamos que o Nico Roseberg mostra serviço e anda sempre muito próximo do companheiro de equipe.

A bendita regularidade é que vai mandar este ano e quebras podem mudar muito a situação do campeonato. Até agora tenho achado interessante as corridas, pois as equipes ainda não se encontraram e muitas na verdade estão testando os carros em prova.

Infelizmente o que vale é o dinheiro e a forma como tudo isto é gerenciado.

Abraço

Zetros
Zetros
Reply to  Celso Okubaro
10 anos atrás

E outra, na Mercedes não tem hierarquia de pilotos como tinha na Ferrari e na RBR, pelo menos por enquanto. A Mercedes deixa os pilotos rivalizarem na pista, sem que essa rivalidade prejudique a corrida de ambos e a equipe no mundial de construtores.

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
10 anos atrás

Eu, apesar desse começo de temporada. prefiro esperar a fase européia pra ver se não muda nada mesmo.

Seu barrica
Seu barrica
10 anos atrás

Perfeita a análise…quanto as hegemonias o lastro adotado pelo DTM poderia ser uma saída e a FIA deve estar procurando uma solução. Eu to torcendo pelo Rosberg na corrida e no campeonato mas comandante Amiltom é barbada. Quanto ao querido massacrado que coloque a faca nos dentes agradeça a oportunidade de lutar por podium e ao ataque com toda garra do mundo. Que ressurja como a fênix. Abraços.

Jeff Marin
Jeff Marin
Reply to  Seu barrica
10 anos atrás

A solução é mesmo lastro proporcionalmente a classificação do piloto, com regras de formato claro, pois vai desestimular o inutil e caro refinamento aerodinamico de buscar brechas nas regras. Lastro para 2015!

Pedro Merencio
10 anos atrás

Talvez seja hora de liberar os testes privados, como era uns 15 anos atrás.

Dá a chance de evoluir a em quem tem capacidade de evoluir.
E cada um que se vire pra pagar suas contas.

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
Reply to  Pedro Merencio
10 anos atrás

Pararam exatamente porque só dava Ferrari e as vezes Maclaren pela força da grana que eles tem, acho que a única saída é acabarem com a F-1,
Como disse o FG todo ano alguém arranja um jeitinho .

Andrzej Radek
Andrzej Radek
10 anos atrás

Mas acho que será bem interessante a disputa entre o Hamilton e o Rosberg também, apesar de considerar o inglês mais talentoso, o alemão é osso duro de roer como já tinha mostrado quando foi companheiro do Schumacher (que mesmo após seu apogeu, ainda assim era o Schumi) e como fez hoje ao conseguir a pole.

Não acho que será decidido tão fácil como foi com Vettel-Webber (fora 2010, quando o canguru também foi muito bem) ou como no caso Button-Barrichelo em 2009 onde o inglês abriu boa vantagem na primeira metade, citando casos recentes.

Andrzej Radek
Andrzej Radek
10 anos atrás

Está caminhando para isso mesmo, hoje na classificação somente Hamilton e Rosberg andaram em 1:33, e tanto no Q2 como no Q3. Pelo menos a partir do terceiro lugar ainda tem alguma emoção, os outros que participaram do Q3 viraram todos na casa de 1:34. Assim como o Vettel no Q2 e o Hulkenberg no Q1.

A Mercedes realmente acertou a mão no carro deste ano, vai ser difícil alguém chegar e mesmo que aconteça até lá provavelmente já terão acumulado uma boa gordura, semelhante ao que aconteceu com a Brawn em 2009.

Paulo César
Paulo César
10 anos atrás

Raikkonen de óculos escuros à noite! !!!
Kkkkkkkkkkkk.

Boca
Boca
Reply to  Paulo César
10 anos atrás

O patrocinador agradece!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

eu acho que a F1 poderia ter um treino na sexta, quem sabe na quinta, onde somente os pilotos reservas poderiam guiar, e estaria liberado TUDO! qualquer carro, com qualquer coisa, com qualquer motor etc…uma treino sem regras, pra testarem oq quiserem

Segafredo
Segafredo
10 anos atrás

Interessante que, nos últimos 4anos Flávio, vc não se queixou da hegemonia de Vettel. Agora que não tem um foguete na mão(e anda tomando pau do Ricciardo) vc diz que precisam dar chances as outras?
É muita pachecada mesmo!!!!

Luiz
Luiz
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

Bem, eu não usaria a palavra pachecada, e nem falaria apenas do Flávio, fato é que nunca reclamaram mesmo do domínio na era Schumacher nem na era Vettel, o negócio era supervalorizar os ídolos e fingir que as vitórias não dependiam 90% dos carros. Agora dirão que Hamilton e Rosberg só vencem por causa das poderosas Mercedes, e vão tentar mudar tudo no meio do jogo.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

Isso é verdade, pra quem já foi taxado de melhor que Senna, levar tempo do Ricciardo é triste. E o Vettel é cheio de desculpas, no P3 rodou e jogou a culpa no Kers, aí não foi pro Q3 e reclamou que as reduções estavam ruim. Em Sepang, Ricciardo estava se aproximando e a equipe pediu pra ele diminuir o ritmo. Fico pensando o que fariam gênios de verdade como Alonso, Senna, Clark, Schumacher com uma RBR. Ve171el pra mim nunca convenceu, e em 3 corridas vem mostrando exatamente que só foi campeão por que não tinha um companheiro combativo e era descaradamente primeiro piloto de um carro 1,5 segundo mais rápido que todos os outros.

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso gênio ? tenha paciência

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian
10 anos atrás

Quem é então, Vettel? Tenha dó…

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Deixar eu contar nos dedos … Vettel 4, Alonso El Chorom 2 … É isso mesmo, Vettel Gênio, Alonso El Chorom, não !

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian
10 anos atrás

De rbr até eu e o Ricciardo seriamos Tetra. Difícil e duro de entender, né?

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Fácil de entender, é a sua “paixão” pelo Alonso …

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian
10 anos atrás

Juro que se o Alonso levasse tempo do Ricciardo eu mudaria minha torcida.

Christian
Christian
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Já levou do Massa, dizer o que mais ?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso gênio? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás
Francês
Francês
10 anos atrás

Bom , agora o Galvão dá uma folga pro Vettel, já que ele está pegando no pé do Bottas rsrsrsrs, e tem o Hulkenberg, tem o Raikonen superando o Santander, o Rosberg que é alemão, o Galvão odeia alemão, mesmo sabendo cantar o Hino alemão muito bem já que, são 11 anos de bucha alemã quase que consecutivos.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Em cima da hora, agora, só se afrouxar o regulamento técnico, em alguns itens e só. Libera o consumo e tira o miolo do cano de descarga! Essa pista e essa iluminação parece com o filme do Speed Racer. Dá doideira acompanhando dentro do carro…Massa, cuidado com o transgênico e geneticamente modificado Bottas…Ele é estranho…E trocaram o Rod, Pelo Rob…olha as mensagens subliminares….Já removeu o chip do Pong da Odissey da cabeça?

Marcio Vieira
Marcio Vieira
10 anos atrás

F1 tem que pensar na criação de um chassis único para todos, deixando apenas a equipe para desenvolver a asa dianteira, asa traseira e o bico.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
Reply to  Marcio Vieira
10 anos atrás

Já houve uma tentativa de fazer isso em 2009.
Resultado: Quase que foi criada uma nova categoria com as equipes que ameaçaram debandar da F1 se todos usassem mesmo chassi e motor.

MiltonJr
MiltonJr
10 anos atrás

Felipe Massa sempre teve companheiros de equipe bastante fortes, como Villeneve, apesar de ter se saído muito bem em cima dele, Schumacher e Alonso que dispensam comentários e Bottas. Este último pensava que não iria incomodá-lo tanto, mas tenho certeza que em ritmo de corrida Bottas está bem mais consistente que Massa.
Acho que Piquet (meu ídolo maior. _Faz muita falta sua sinceridade na F1) tem toda razão ao dizer que o trauma que Felipe teve na cabeça realmente tirou alguns décimos de velocidade!!

Antônio
Antônio
Reply to  MiltonJr
10 anos atrás

Discordo, se tivesse tirado alguns décimos então ele seria mais rápido que Alonso.. E ele nunca foi mais rápido que Alonso. Massa foi muito rápido na ėpoca do downforce mais forte, hoje o carro escorrega mais e ele está sentindo isso.

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

Mais divertido tem sido a “saga frustada” de Vettel, com certeza seus adoradores devem estar se remoendo nos sofás, afinal o cara não éra considerado, o devorador de titulos tera campeão de verdade/ 2012 2011 2012 e 2013 ? 45 poles?? Se realmente noticiaram aos quatro cantos do mundo que ele era um super piloto, o que acontece agora.. afinal carro bom ou Ruim.. um As sempre se destaca..e o que acontece é que não se destaca e ainda toma uma luneta do Ricciardo? no cronometro.. Logo reitero .. Saudades da formula 1 do passado.. com cambio manual, embreagem.. sem asas móveis e eletrônicos facilitadores.. Pois naquela época era possivel decodificar ps Ases dos pilotos competentes porem mediocres.. que isto sirva de liçao para que a formula 1, repense a volta dos comandos tradicionais para as mãos dos pilotos, ou então vão matar definitivamente a galinha dos ovos de ouro.. o “ibope” mundial da F1 está caindo no mundo todo e este é o sintoma mais proeminente a respeito deste desinteresse pela categoria rainha.

Luciano
Luciano
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

Ontem no treino, teve uma hora que mostrou o carro do Vetel fazendo folta rápida e o cara trocando de marcha em torno de 11 mil rpm. O limite não é 15 mil? Confesso que não entendo mais de nada. Será que nesse motor novo, por causa do fluxo de 100 kg/h quando chega no fluxo máximo troca de marcha? A F1 como disputa entre pilotos já era. Agora a disputa é entre fabricante de unidades de força e de quem melhor entende de eletronica. Agora o piloto não freia mais as rodas traseiras, apenas as dianteiras, isso é um absurdo! Agora o piloto não controla mais a embreagem na largada, isso é uma programação dos engenheiros, podem notar que nenhum piloto erra e não sai fumaça dos pneus traseiros na largada de nenhum piloto, por menor que seja a experência dele. Deveriam colocar de novo a embreagem no pé, tres pedais, hoje só existe o freio no pé esquerdo e o acelerador no pé direito. A embreagem é acionada no volante apenas na largada. Então se o carro não quiser andar, o piloto não pode fazer nada, precisa chamar o engenheiro para reprogramar o carro. A competição ideal seria a que os pilotos pudessem acelerar 100% o tempo inteiro. Hoje o melhor piloto é o que consegue ser rápido, mas ao mesmo tempo saiba econimizar gasolina, economizar pneus, saiba manter o motor na temperatura. A competição ideal deveria ser uma que libertassem os pilotos disso. Deveriam ser livres para enfiar o pé direito com vontade, sem nenhuma preocupação a não ser a de ser rápido, mais rápido do que os adversários.

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Assino embaixo amigo Luciano!!

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Luciano
10 anos atrás

O Massa também estava fazendo isso nas saídas de curva. É um técnica simples para evitar que o carro saia de traseira. O torque dos motores turbo é monstruoso!

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Hugo Borges
10 anos atrás

Verdade Brother Hugo, e não esqueçamos que o Bottas fica babando na gravata do Massa quase que 60% das ultimas provas, para colaborar com mais um pouco de pressão sobre o Modo de pilotar do Massa.. e isto está ficando realmente emocionante.. mais até que o duelo/passeio de Hamilton/Rosberg, mais legal do que ver o Vettel ser ultrapassado pelo Ricciardo rsrrs

Anchor
Anchor
10 anos atrás

Logo acham um jeito de “equilibrar” o campeonato, algumas punições esquisitas para os pilotos da Mercedez, uma peça “irregular”, etc. Fizeram durante estes últimos anos regulamentos anti- Redbull, ano que vem será anti- Mercedez. Estou prevendo um senhor aposentado voltando a trabalhar com carta branca na Ferrari….Ross Brawn…

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

NoTriangulo amoroso..Massa/Bottas/wILLIANS me apego em alguns itens “sobrenaturais” rsrs..

Desde o inicio deste campeonato o massa tem sido mais rápido que o Bottas em média .3.. .5 etc..

Então na corrida passada rolou a frase que ecoou no mundo inteiro Massa Bottas está mais rápido que você.. na segunda prova co campeonato KK ridículo mas suspeito

Mas tudi bem No free pratice de ontem no Bahrain com pneus médios massa impos .7 de diferença e com pneus moles .5 normal..

Então no ultimo Free pratice vejo o Bottas .010 na frente .. achei estranho.. depois vejo o Bottas conversando animadamente com o Frank Willians, e finalmente nos treinos oficiais o Botas mete 3 lunetas no Massa.. hmmm forças ocultas talvez?? rsrs.

Sei que a grande maioria burra e cética odeiam o termo “teoria da conspiração” por aqui, mas aí me lembrei de um depoimento no roda viva do piquet falando justamente sobre problemas semelhantes que ele teve com Mansell na Willians.. contemplem o depoimento de nelson Piquet “que não me deixa mentir sózino a partir do TIME 2:21 https://www.youtube.com/watch?v=9j_cdupruhU

Pondero então.. mas sem certeza claro..Estão armando para o Massa, mais rápido que poderia imaginar, afinal se o Bottas sair na frente.. não vai precisar ultrapassa-lo e claro o box não vai precisar pdir que o massa deixe “o virtual piloto favorito da equipe” Bottas passar.. Se não podem vence-lo sacaneie o carro dele e fim de papo..

Claro que é apenas minha opinião pessoal.. mas para frasearei o jargão dos cinemas proferindo “Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas “NÃO” terá sido mera coincidencia rsrsr

Windson
Windson
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

O Massa admitiu que errou na última tentativa do Q1. O Botinhas não é ruim também.
Economizar pneu também não é das melhores virtudes do Massa

Windson
Windson
Reply to  Windson
10 anos atrás

Q3*

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Windson
10 anos atrás

Concordo também Windson, o massa terá que sair da sua zona de conforto, porque o bottas, está pilotando com muita fome de resultados.. e pelo que vimos não vai descansar nunca na tentativa de ser mais rapido que ele sempre.. Logo.. ou massa vai para cima.. ou entrega o boné para outro ocupar seu lugar.. e abandona a f1..

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Windson
10 anos atrás

Jamais disse que o Bottas é um piloto Ruim amigo Windson, e na minha opinião se o Bottas conseguir balancear seu arrojo com inteligencia será uma dos grandes pilotos da atualidade, não concordo apenas com as atitudes que a Willians tomou, isto pode dividir o time, e com dois pilotos com tratamento semelhante a chance de evoluir o carro é muito melhor, lembrando da fase Prost Senna na Mc Laren, ou mesmo hoje Hamilton Rosberg.. isso é o que uma equipe deve fazer e a mclarem sempre fez assim. valeu amigo..

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

Bom a corrida do Bahrein acabou de terminar.. excelente prova, parece que aquele radio da prova anterior deixou todo mundo comedido ao radio.. rsrs

Melhor ainda ver hamilton e Rosberg se degladiando esquecendo do famoso “fiquem ontem estão etc..” enviado pela equipe. Fiz este insert aqui juntamente para dizer que se a willians tentou alguma coisa no ultimo pit.. realmente com o acidente e entrada do pace car “não deu certo”, a julgar pela proximidade do Bottas logo atras do Felipe na ultima largada.. imagino que se oi acidente não tivesse acontecido, com certeza Bottas teria conseguido passar o felipe, “pelos Boxes”..

Uma pena que as Mercedes estão tão mais fortes que as demais.. se todo mundo estivesse junto, com certeza teriamos um esquema tão competitivo e parelho como a F Indy..

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

O Bottas como sempre muito arrojado e dando show.. Mas sujeito a erros importantes, hoje quase sai da prova e leva Raikonen com ele e seria uma acidente que além de se igualar nos pontos com o Massa, poderia ter tomado mais um ponto na sua carteira, que já possui um. Mesmo com todo o arrojo.. só complicou realmente par ao massa no final da Prova, aliás atrapalhando o companheiro de equipe, talves se não tivesse pressionado… o massa teria passado o vettel e ele também.. mas aí é futurologia pura.. o estrenho é o grande vettel jogar o Massa para fora da linha da pista, manobra complicada se tivesse muro com certeza teria gerado um risco enorme, e claro, o tetra teria amealhado um cartão amarelo.. Batatas assando para o campeão Piloto numero 1 da Red.. Piloto numero 1?.. perguntem para o Riciiardo?? rsrs

Jeff Marin
Jeff Marin
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

O Massa não aprendeu a economizar pneus e ser rápido até hoje, ou ele é rápido e fica sem pneus no fim da prova, ou economiza e fica muito pra trás, volta pros bridgestone riscados que eram hiper duros que o cara volta a vencer…

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Jeff Marin
10 anos atrás

Estava ruim para todo mundo este negócio de saber poupar pneus grande amigo Jeff, exceto para as Flechas de prata e para as Force.. Infelizmente o Pace car entrou justamente no final da prova, justamente na hora que Massa e Bottas acabaram de trocar os pneus.. Uma pena. hoje não pudemos saber qual dos dois teria mais fichas para vender.. bom fica para a China, o head to head.. não vejo a hora de ver o que acontecerá, naquele circuito com retão de aeroporto… valeu brow!

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
10 anos atrás

Tudo muito simples, acabem com esta palhaçada de não ter mais treinos de desenvolvimento durante o ano que a coisa volta ao normal.

A Fórmula 1 é o único esporte onde o atleta não pode treinar.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
Reply to  Christian - Do Niva
10 anos atrás

Não exagera.
Existem 3 treinos livres para isso.

Del Black
Del Black
10 anos atrás

Realmente Lewis hj ficou devendo andou todos os treinos livres na frente de Rosberg
Quando chegou a hora do vamos errou feio
Mas o que importa é amanhã na corrida

Mauro
Mauro
10 anos atrás

Se pelo menos Hamilton e Rosberg duelarem corrida a corrida, sem frescuras, sem ordens de equipe, sem o “tragam seus carros para casa”, alguma emoção pode surgir neste ano.
Nos últimos anos de domínio amplo de uma equipe sobre o resto, sempre havia um n°1 que massacrava o seu companheiro.
Quanto ao pobre Massa, coitado… O Bottas é muito bom. Em ritmo de corrida, então… se o Massa continuar com suas costumeiras corridas burocráticas, o finlandês vai coloca-lo no bolso antes de chegar à Europa.

André
André
10 anos atrás

Acabando com o rádio e a telemetria, deve melhorar bem. Se colocar um freio menos eficiente, daí melhora mais uma tantada.
Ficou combinado que Bo77as vai largar sempre na frente do Massa para acabar com as brigas no rádio.
;-)

Daniel Chagas
Daniel Chagas
10 anos atrás

O campeonato já era, mesmo que a Red Bull melhore a partir do Gp da Espanha a Mercedes não vai cair de produção de uma hora para outra. Vettel pode incomodar uma vez ou outra mas não vai levar. O ano é da Mercedes.

Eltontoptec
Eltontoptec
10 anos atrás

Pelo menos espero que Rosbife consiga desafiar o Luis, para ter alguma graça.

Eu admirei cada um dos quatro títulos de Vettel, embora sempre torcendo para o Luis, mas pude ver a evolução do Alemão e concluir que ele mereceu cada um deles. E acho que em nenhum dos quatro anos a Red Bull teve um carro tão superior como vemos a Mercedes agora em relação a rapa. É desconcertante a diferença.

Alonso, Räikkönen, Vettel, Button, Ricciardo, Magnussen… …é a “rapa” que vai disputar o terceirão, o sub torneio dentro do campeonato.

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Também compartilho de sua opinião. Mas pra quem aguentou quatro anos vendo Vettel num supercarro com aquela pose de numero 1, com o benefício extra de não ter concorrente sequer dentro da equipe ( onde Mark Webber era até sacaneado), hoje se desenha uma rivalidade Rosberg x Hamilton, que talvez renda bons confrontos.

Pagão
10 anos atrás

Equilibrar o jogo é muito simples e barato. Lastro! Simples assim. Mete 10kg naquele que ganhar a corrida, 7kg no segundo colocado e 5kg no terceiro. Numa formula 1 (assim em minúsculo) em que piloto tem que se masturbar antes das corridas pra economizar o peso do esperma, uma medida como esta daria uma embaralhada bem legal no grid.

Sapato
Sapato
10 anos atrás

Piloto brasileiro tem que lembrar de nunca assinar contrato na mesma equipe que qualquer sapateiro, bota, sandália, mocassim, kichute.
Esse Bottas é bom, o moleque tem personalidade e é rápido, tem potencial para ser um futuro campeão. O Massa que não pise fundo que vai acabar virando segundão. O moleque é melhor do que o cachaceiro superestimado Kimi Raikkonen.

voulembrar
voulembrar
10 anos atrás

Entre equipes, acho que a Mercedes já levou. No de pilotos, por conta desse revezamento (que vai ser constante) na Mercedes, ainda pode ter mais algum piloto na disputa. Mas Alonso e Vetel começam muito diferente do ano passado, muito mal na verdade o campeonato. Não estão dando pinta de reação.

Para essa corrida, parece que Felipe trouxe da Ferrari não somente o engenheiro, mas também o seu problema em classificações errando a volta rápida. Quanto Felipe acertou, Bottas pelo menos estava sempre na sua cola. Espero que seja a ultima vez, ou vai voltar para o seu lugar de segundo piloto.

Gustavo Gomes
Gustavo Gomes
10 anos atrás

A Red Bull pode sentar e chorar, quem está desenvolvendo os motores é o Rubinho… Kkkkk

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
10 anos atrás

Só hoje comecei a acompanhar a F1, e achei muito estranho essa história de emprestar pneus para a classificação e não poder usá-los na corrida, devolvendo-os. Com tanta economia que estão querendo fazer, devolver para que? Para enfiar no rabo de alguém? Serão descartados no meio ambiente já muito poluído? Me desculpem pela minha ignorância, mas estou preferindo assistir corridas de Street Sled (carrinhos de rolimãs) que são mais emocionantes, pois essas regras que inventaram, tá saindo como um tiro no pé, corridas tem que ter disputas nos limites ou até mais ainda dependendo dos braços dos pilotos e não nos limites da calculadora financeira. Será que estão economizando até o número de voltas que uma chave de boca possa dar num parafuso, que é para não desgastá-lo?

Christian Gomes
Christian Gomes
10 anos atrás

Sinceramente, em termos de disputa, prefiro esta Formula 1 atual a anterior. É verdade que não é saudável uma equipe dominar dessa forma, mas ao menos a Mercedes tem dois pilotos extraordinários, Hamilton e Rosberg, que irão disputar o título corrida a corrida.

E nos últimos três anos? Webber nunca conseguiu se impor diante de Vettel. Resultado: corridas em que sabíamos quem iria vencer e um campeão anunciado desde o início da temporada. Isso sim, era um saco de assistir.

À propósito, é um prazer assistir as corrida e ver Vettel tendo que remar pra conseguir alguma coisa. Com muito esforço está tendo que vencer Riccardo na disputa interna. Este australiano é muito bom!

Quanto a Massa e Bottas, não faço a menor ideia de quem irá vencer dentro da Williams! Massa tem a seu favor a velocidade e a experiência, mas Bottas é muito veloz e é mais jovem, pode ser ainda melhor. Portanto a disputa está aberta.

E amanhã haverá Mercedes em primeiro e segundo. O terceiro lugar está disponível para disputas.

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Correção: corridas.

hanle
hanle
10 anos atrás

O antídoto chama-se LASTRO.
200g por cada ponto conquistado.
um vitória são 5kg.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
10 anos atrás

E o Chatão Bueno já deixou claro que amanhã tratará novamente de um dos assuntos mais importantes da F1: a pronúncia correta do nome Ricciardo!!! Ah meu Deus!!!

Evandro
Evandro
10 anos atrás

Massacrado ficou com o pedido de desculpas e Zapattos com o melhor carro? Pode isso Arnaldo?

Maurício
Maurício
Reply to  Evandro
10 anos atrás

Não. Foi o carro do Bottas que ficou com o melhor piloto.

John Player
John Player
10 anos atrás

Ué? Dos 2 primeiros carros do grid (nesse ano é a Mercedes), ou, da equipe que tem o carro melhor acertado para trás, há equilibrio! Foi assim ano passado.

Sempre foi assim.

Esse ano há mais “brigas” internas nas equipes, coisa que sempre foi rara na F1. Era o primeiro e o segundo piloto mesmo. Um era o escolhido para ser campeão, mais moral, mais talento, e o segundo piloto era só o escudeiro fazendo o trabalho para a equipe, sem expectativas.

Veja o equilibrio de talento ou desempenho na Mercedes, na Ferrari, na RBR (!!!), na Williams e até na Lotus (Maldonado/Grosjean).

Ainda aposto que a RBR não vai ficar distante da vitória por muito tempo.

LUZ PRATA.
LUZ PRATA.
10 anos atrás

boa noitye Gomes e galera.

parabens n2 MB… Rosberg !!!!

largar na frente do n1 das Flechas de Prata… Lewis…nao e Mole… Nao !

+ nessa pista com areia…qualquer pequeno deslize…Dançou…e Rosberg se deu Bem…

+ amanha… se manter a frente do n1 do Grid… Lewis…so se tiver uma ajudinha extra do Team MB…outra…

cade o Jackspeed ???

cade o Pinto ???

cade os torçedores Alonsetes/147 ???

vcs viram o que e dar PAU GERAL ???

preparem-se para uma loooonnnnga… ERA PRATEADA…HAHAHAHAHAHARSSS….VALEU

HAHAHAHAHAHAHARSSS,VALEU.

Gideon
Gideon
10 anos atrás

É cedo ainda. Tem a questão da relação de marchas, do “fluxometro” – palavra que entrou no meu vocabulário esse ano – e outros fatores. Não sei, só acho que é cedo ainda.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Tem carros da GP2 virando mais rápido do que F-1!?1?!

Definitivamente os caras erraram a mão… a Caterham que o diga.

Tá chatérrima a F-1 pela TV… para piorar… como o barulho dos carros é de matar os locutores (acredito que de forma premeditada) estão a falar mais do que nunca.

Segue o jogo… gosto muito da F-1 e resisto na frente da TV.

Imperador