O SEGREDO DA MERCEDES



SÃO PAULO
(copiem, uai!) – O Giorgio Migliani mandou um interessantíssimo vídeo da Sky Sports, a emissora que transmite a F-1 para a Grã-Bretanha, que ajuda a entender o domínio da Mercedes neste início de temporada.

Martin Brundle explica, e “concerteza” nessas horas um ex-piloto ajuda muito na análise desta F-1 que em 2014 atingiu níveis de sofisticação técnica raramente vistos em competições de automóveis. A Mercedes fez uma coisa simples e, aparentemente, genial. Separou o compressor de ar do turbo da turbina, colocando o primeiro na frente do motor, conectado á turbina por um eixo. O compressor, assim, trabalha sob temperaturas mais baixas, e os intercoolers alocados nas laterais dos carros, que resfriam o ar que é devolvido ao motor, podem ser menores.

A disposição pouco comum desses dois elementos também reduz o “turbo lag”, aquele tempinho quase imperceptível entre enfiar o pé no acelerador e ver a potência sendo despejada no motor. E dá a possibilidade de construir laterais dos carros em tamanho menor, reduzindo o arrasto aerodinâmico. E, ainda, permite que a caixa de câmbio seja deslocada um pouco mais para a frente, melhorando a distribuição de peso do carro e trazendo o centro de gravidade mais para o meio do chassi. De quebra, a porção traseira da carenagem pode ser mais estreita, melhorando, adivinhem, a passagem dos fluxos de ar.

O vídeo é bem didático e dá para compreender bem o princípio mercêdico. Claro que todos os carros que usam esses motores devem ter sistemas parecidos. O que explica a sova que da marca alemã está aplicando sobre Renault e Ferrari no quesito unidades de força.

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jerry
jerry
9 anos atrás

Motor turbo com liberação de tudo exige muito tecnologia, por isto a vitória do único motor alemão em 1983 o BMW. Em 1984 tudo liberado, mas o consumo ficou limitado em 250 litros outro motor alemão o Porsche, Em 1985 tudo liberado, mas com 220 l de gasolina de novo Porsche. Em 1986 regulamento valia tudo, mas combustível 195 l de novo Porsche, Em 1987 regulamento válvula de 4 bar e combustível 195 l, agora a vitória foi de um motor Honda japonês. Em 1988 turbo com 2,5 bar e combustível 150 l, de novo Honda.

Sempre que houve turbos um motor alemão ou japonês venceu.

Já motores aspirados exigem bem menos tecnologia, aí vence italianos, franceses, japoneses, alemães, americanos e ingleses, o importante e fazer o motor girar alto, algo simples, ainda mais em 2010 com limite de rotações, até os argentinos fariam um motor competitivo.

Portanto isto que está acontecendo não me surpreende…a vitória de um motor alemão, é verdade que no regulamento o giro é baixo 15 mil e a pressão baixa 1,5 bar, mas é o consumo que liquida os motores Ferrari e Renault.

Eles precisam urgentemente liberar o consumo para que os motores de F1 se nivelem. A entrada da Honda, com sua eletrônica sofisticada vai favorecê-la no consumo.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
10 anos atrás

Na boa, a alteração de posicionamento de bloco e câmbio implica no “reprojeto” de todo o carro, com alteração de monocoque, distribuição de peso e suspensões. Fora mais meses no túnel de vento.
Se as concorrentes forem seguir na mesma linha, terão carros competitivos somente a partir da metade do campeonato, na melhor das hipóteses.
Ninguém investirá tão pesado assim pra “jogar fora” o projeto atual e demorar tanto pra uma reação.
Certamente, vão procurar outras soluções.
Se ninguém encontrar, 2014 já era!

Ron
Ron
10 anos atrás

Simplesmente genial.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

É a Brawn GP renascida. Mais um vareio. Não tem jeito.

wilchaia
wilchaia
10 anos atrás

Qual a disposicao do compressor de ar e da turnbina no MEIANOV?

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

A Mercedes é o “Estado-da-Arte” da F1 atual. A Williams devia copiar alguma coisa, pois está dando nervoso ver aquele aerofólio traseiro, sambando a corrida toda. É visível o desequilíbrio dos Martinianos…

luis
luis
10 anos atrás

FG, quao pequeno e estreito poderia ser o carro para otimizar potencia e contemplar seguranca?

Fernando Fávero
Fernando Fávero
10 anos atrás

Pior que as fotos do lançamento do motor Mercedes aparece o turbo (turbina+compressor) tudo junto na parte traseira do motor… igual ao motor da Renault, já o Ferrari não da pra tirar conclusões… Enganaram todo mundo!!!! Eita!!!!

http://www.joseinacio.com/2013/01/mercedes-mostra-novo-motor-da-f1-2014.html

http://www.f1fanatic.co.uk/2013/06/21/renault-reveals-2014-f1-engine/renault-energy-f1/

http://blogs.20minutos.es/formula-1-alonso/files/2013/02/motor140213.jpg.jpg

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Fernando Fávero
10 anos atrás

Essas fotos de divulgação oficial não servem pra nada…

Fernando Fávero
Fernando Fávero
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Só pra enganar a concorrência…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
10 anos atrás

Há espera um pouco falar em sova é sacanagem, A Red Bull é quê deu sova ninguém chegava perto dela tava todo mundo chorando,mudaram até o regulamento,teste de pneu irregular,no ano passado,contrataram um monte de gente inclusive gente alta da Mclaren,quê,nada mais é do quê a Mclaren de tempos atrás.Aldo Costa trabalhava na Ferrari,olha só onde tá a ¨tecnulugia¨alemã? Vamos esperar mais.

Hugo Borges
Hugo Borges
10 anos atrás

Como explicado pelo FG, não tem como copiar tudo porque a solução mecânica da MERC moldou as formas exteriores do carro. As demais equipes precisariam de um novo chassi, sidepods, câmbio e vários ouros componentes, além de precisarem retrabalhar a suspensão e demais apêndices aerodinâmicos devido às mudanças na forma do bólido.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
10 anos atrás

A F1 virou campeonato de engenharia
Feira de ciências bilionária

Sieg
Sieg
Reply to  Osmar Cassão
10 anos atrás

Sempre foi. O legal do automobilismo é que ele depende do piloto, da equipe (mecânicos, etc… o carro não se monta nem se ajusta sozinho) e dos engenheiros e projetistas. Um campeonato é tanto de equipes (toda a parte técnica, desde a concepção até o pessoal da troca de pneus, sem esquecer os que servem café) quanto de pilotos, que são os caras que, no fim do percurso, metem a bunda na máquina e a usam pra alguma coisa.

Clóvis Colletto
Clóvis Colletto
10 anos atrás

Prezado Flavio,

Outro vídeo que ajuda a entender a vantagem da Mercedes frente às outras equipes. E a equipe explica cuidadosamente o porque dessa vantagem ocorrer, também, contra as equipes que usam o mesmo motor e, ainda assim, obterem voltas de 1 à 1,5 s piores que a da equipe Mercedes.

http://www1.skysports.com/watch/video/sports/f1/9250626/mercedes'-trick-turbo-explained

Anderson
Anderson
10 anos atrás

A escuderia ferrada é a outra que poderia projetar carro e motor partindo do 0 para perfeita integração… Que aula, hein pizzaiolos?

Zetros
Zetros
10 anos atrás

E será que é só isso mesmo?. Se esse sistema é o pulo do gato da Mercedes, como foi que conseguiu vazar logo no início do campeonato?.

Tomitão
10 anos atrás

o Brundle tá só o pó…

Arthur
Arthur
10 anos atrás

Não sei se alguém já notou, mas a Williams entra no modo de economia de combustível a cada freada. Notei que em quase toda curva a luz traseira do carro pisca, e só percebi isso nos carros deles. Por isso a Williams gasta menos combustível que as demais.
De pouquinho em pouquinho, a corrida dos Williams flui naturalmente, quase sem a preocupação com a gasosa.
Será?

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Sempre imagino que essas ideias simples venham do faxineiro gente boa ou da tia do café.

Adriano
Adriano
10 anos atrás

Informação não revelada e provavelmente nunca será dada, este turbo deve girar algo em torno de 300.000 rpm, haja visto que um turbo convencional gira em torno de 120.000. É de se tirar o chapéu para a tecnologia de materiais e de usinagem em produzir um eixo com esse comprimento para suportar as cargas de aceleração e desacelaração e o balanceamento deste eixo, um erro leva a autodestruição por causa da alta rotação.

Sabugo
Sabugo
Reply to  Adriano
10 anos atrás

Titânio… algo não tão incomum assim na Fórmula 1.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Adriano
10 anos atrás

Acho que o turbo também é limitado, salvo engano, 100 mil rpm’s.

Sabugo
Sabugo
10 anos atrás

Com o eixo enorme, e a turbina láá longe do compressor, o ar já entra mais frio, o que permite um intercooler menor. Até aí, beleza, explica bem a vantagem dos motores mercedes sobre os demais. Já o equilíbrio mostra que chassi e motor foram projetados simultaneamente. Logo, os rivais irão fazer acertos nos chassis e se aproximar da mercedes. Resta saber quem serão os engenheiros mais competentes para fazer os melhores ajustes. E a Red Bull, como já mostrou, está chegando perto dos ponteiros….

Thiago Canola
Thiago Canola
10 anos atrás

Bom, já era de se esperar. Os caras desenvolveram o carro inteiro dessa vez, e com um agravante, o desafio de um novo package. Os alemães adoram isso!!
Concordo plenamente com o Nathan. Fora isso, os alemães não são muito fãs de coisas convencionais, estão sempre numa corrida por inovação tecnológica e no momento os únicos que podem competir à altura são eles mesmos. Pena que a F1 deixa o esporte muito standard e espanta outras montadoras. O que não é o caso da WEC (World Endurance Championship) que vem a cada ano melhorando o regulamento, mais direcionado para “powertrain”, “hybrid systems” e “mechanical grip”, todos amplamente aplicados nos veículos de rua em um curto prazo, e atraindo mais montadoras.

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Thiago Canola
10 anos atrás

O problema é que a WEC tem apenas 9 carros na LMP1 e apenas três tem o status de fabricante. Na F1 todas produzem seus chassis e a maioria dos componentes.

Zetros
Zetros
10 anos atrás

Segundo o Lito Cavalcante, a Ferrari usa uma solução semelhante, porém, o turbo atrás do motor e o compressor de ar ao invés de estar na frente do motor está no meio.

Além disso, as outras equipes, até mesmo aquelas que usam motor Mercedes, não tem como copiar essa solução, pq isso depende da instalação do motor no carro e do carro em si e também pq essa solução foi guardada a sete chaves pela Mercedes.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Os Alemães são muito bons mesmo. Quer queiram ou não, mas é notória a melhoria de performance da Mercedes desde a chegada do Hamilton. em 2014 um ótimo chassi, uma suspensão de bem com os pneus, um motor fantástico e uma dupla de pilotos extremamente competente (com um Campeão Mundial) compõe uma mistura de ingredientes que invariavelmente acabam em títulos.

Quanto a concorrência, pelo que pude ler, o problema da Renault está mais na parte de software do que no “hardware” do motor… se for isso mesmo é torcer para que a Renault acerte a mão logo para termos uma segunda metade de campeonato bem engraçada.

valmir lopes
valmir lopes
10 anos atrás

nao entendi nada

O.Ilg
10 anos atrás

Pra sorte da Mercedes-Benz, acho que não vai dar para Ferrari e Renault copiarem, uma vez que o desenvolvimento dos motores está congelada, não é? Só a Honda vai poder copiar em 2015…

Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
Reply to  O.Ilg
10 anos atrás

E a Honda vai ficar um ano só coletando dados, afinal vai fornecer pra McLaren… Que beleza 2015!

Oi?
Oi?
Reply to  O.Ilg
10 anos atrás

Exatamente, com o congelamento, a MB matou a concorrência, inclusive as co-irmãs… Que irmandade!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Tá congelado, mas não tá. O sistema de homologação é feito num esquema de pontos, é meio complicado. E por custos ou segurança a homologação pode ser revista.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Congelados, pra valer, só em 2019.

Spectreman
Spectreman
Reply to  Oi?
10 anos atrás

“inclusive as co-irmãs” – na mosca. O que muita gente aqui parece não ter entendido é que a Mercedes fornece PUs (“power units”) diferentes pra Williams, Force India e MacLaren, com o compressor e o turbo nas posições convencionais. Eu me pergunto que tipo de contrato elas assinaram com a Mercedes, e se não poderiam processá-la por vender gato por lebre.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Spectreman
10 anos atrás

Fornecem unidade diferentes?? Não, são idênticas. Oi? Você é culpado….

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Finalmente, vida pensante por aqui!

Edson
Edson
10 anos atrás

To: Luca di M* and FAlonso:

Mercedes, Williams, Force India, McLaren and RedBull ARE FASTER THAN YOU ! Suck it !

Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
Reply to  Edson
10 anos atrás

Boa!

Victor
Victor
10 anos atrás

E a Ferrari e Renault nada podem fazer, já que os motores já estão homologados.

Billy
Billy
Reply to  Victor
10 anos atrás

Está mas, ao mesmo tempo, não está:

http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/2014/02/28/o-fantasma-da-homologacao-dos-motores/#comments

A solução parece genial (digo parece porque realmente não entendo nada de mecânica), mas de acordo com os relatos principalmente da Red Bull, os problemas da Renault são basicamente de software, nada a ver com hardware. Eles devem ter uma solução semelhante.

Fernando Passos
10 anos atrás

Adoro engenharia!

Show dos mercêdicos!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Força nas Caixinhas! F1 comédia pastelão do Galvão e cia.
Os caras da Sky dão show… Pra quem quiser baixar as corridas:
http://formula1tbk.blogspot.com

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E aí, os motores são iguais? Fale-me mais sobre equidade e transparência na MB…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

São completamente idênticos. Fale mais sobre os motores diferentes da equipe MB e seus clientes e os processos envolvendo a MB e as equipes clientes, gostaria de ler os links onde FI, Williams, questionam o recebimento de motores diferentes, diferença de performance, etc.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás
Leandro Antonio
Leandro Antonio
10 anos atrás

Bela análise. Como pode, num ‘mundo’ tão tecnológico como o da F-1, uma solução tão simples fazer toda a diferença.

Valente
Valente
10 anos atrás

Flavio,
Um correção: a conexão entre o compressor e a turbina se dá através de um eixo (shaft) e não um tubo.
Idéia genial isolar esses dois componentes.
Abcs

Sabugo
Sabugo
Reply to  Valente
10 anos atrás

A conexão entre turbo e compressor sempre foi através de eixo. São como dois ventiladores ligados por um único eixo A inovação da mercedes foi fazer um eixo comprido, com o compressor longe da turbina, o que diminui a transmissão de calor, o que diminui a eficiência da combustão.

Romero147
Romero147
10 anos atrás

Uma coisa que vi em outro site é que este projeto de motor inovador só tem eficiência total nos carros da fábrica, pois as outras equipes que tem o motor alemão só descobriram essa vantagem da unidade do força quando receberam o mesmo, além de que as outras equipes que tem outros motores só poderão adaptar suas unidades do força no próximo ano, ou seja, estamos revivendo a temporada de 1978.

Nathan Laurence
10 anos atrás

Alemanha = Engenharia de Ponta

simplicidade é o último grau da sofisticação

Dú
10 anos atrás

E a Honda só espiando. 2015 promete.

LUZ PRATA.
LUZ PRATA.
Reply to 
10 anos atrás

promete que os costumazes copiadores Pokemonicos da Honda…junto com a Mclarem…toma-rao PAU Geral…uma copia Nunca sera =… a uma MB…hahahahahaharsss a Inventora do Automovel continua como sempre…Anos Luz a Frente de Todos seus eventuais copiadores…valeu.

Eric
Eric
Reply to  LUZ PRATA.
10 anos atrás

Vai achando que japonês é besta viu…

Regis
Regis
Reply to  Eric
10 anos atrás

Vão copiar Eric. Como sempre fazem. Depois de criado, testado e aprovado pelos outros, ele vão lá e copiam. Simples assim.
Carro japonês nunca!!!! Eca!!!!

Ricardo
Ricardo
Reply to  Regis
10 anos atrás

Nunca li tamanha besteira.

Quem inventou o comando de válvula variável foi a Honda, hoje, copiada por todas montadoras. Sensor anti-detonação inventada pela Hitachi, presente em todos os carros, foi utilizada primeiramente em carros japoneses permitindo o aumento da taxa de compressão e da durabilidade dos motores. E qualquer engenheiro deve reconhecer que não basta inventar, tem que saber produzir com qualidade. 5s, Kaizen, JIT, TQM entre outras foram tecnologias e conceitos de produção desenvolvidas pelos japoneses, hoje, copiadas por todas empresas.

Dú
Reply to  Eric
10 anos atrás

Como o cambio da MotoGP que o HRC desenvolveu e o motor com 240 hp., ou o motor da Williams e McLaren. Japa é tonto mesmo. A Mercedes surpreendeu a todos com o compressor longe da turbina, sem vibração, que era receio de Ferrari e Renault.

David Santos
David Santos
Reply to  LUZ PRATA.
10 anos atrás

E sem falar que os “mercedicos” vão continuar aprimorando a sua obra-prima.