UM TAPA EM INTERLAGOS

SÃO PAULO (sensato, acho) – Está decidido que os boxes de Interlagos ficarão onde estão. A intenção inicial de transferir tudo para a Reta Oposta foi descartada pela Prefeitura. Na real, os 160 milhões previstos para a obra não seriam suficientes. É o que eu acho. Mas houve alguma resistência do pessoal da F-1, também. A maior delas quanto à largada. É consenso na FIA e na FOM que a freada para o S do Senna já é um “clássico” da categoria e a ideia de uma largada no plano, lá do outro lado, sem uma freada forte e uma brusca mudança de direção ficaria meio sem graça.

Mas duvido que isso tenha sido decisivo. Foi apenas mais um dos argumentos colocados à mesa para manter os boxes e o pitlane onde estão. Há outros. Além do custo da obra (para mim, o que acabou sendo determinante), tem também o fato de as arquibancadas da atual Reta dos Boxes, todas de alvenaria e fixas, perderem valor com uma eventual mudanças dos pits para o outro lado. Lá estão as cabines de imprensa, as tribunas cobertas, os lugares mais caros. Sem boxes ali, esse povo iria ficar olhando o quê? A visibilidade da pista só seria boa se o complexo atual fosse derrubado, e isso não seria feito. A turma ficaria a corrida toda olhando para um esqueleto deserto. Hoje, há todo o movimento das equipes, que é gostoso de ver. Além da largada, da chegada e tudo mais.

Enfim, está decidido. Vão reformar os boxes atuais, ampliando a área de acordo com as necessidades da F-1. Espero que o projeto seja legal, com algum charme arquitetônico. Nada da megalomania dos novos autódromos espalhados pelo mundo, mas com charme. Eu faria um concurso público. Isso sempre funciona.

Neste ano, a pista será recapeada. Os novos boxes só serão concluídos para 2015.

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Bruno Manhães
9 anos atrás

Flávio e as arquibancadas do setor G continuarão sendo metálicas?

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Só uma pergunta: Ao contrario da reta oposta, onde havia o projeto dos novos boxes, a área ocupada com os boxes hoje, tem ESPAÇO e terreno plano para ampliar e reformar a parte detrás dos boxes como pede a FIA?

Eu acho que não.

Alberto Lopes
Alberto Lopes
9 anos atrás

Ainda bem. Que continue assim. Quer pista larga mickey Mouse, faça outra. Ou vá pra Dubai, Abu Dhabi, etc.

Alberto Lopes
Alberto Lopes
Reply to  Alberto Lopes
9 anos atrás

Sim, o traçado não mudaria. Mas pista larga tira a sensação de velocidade e os carros viram ratos.

Thiago Rafael
Thiago Rafael
9 anos atrás

Concordo em manter o layout atual, mas se sobrar dinheiro (que claro não irá sobrar, sempre há um jeito de sumir com ele), que pelo menos tirem aquele matagal de onde seria os novos boxes…

Sei lá, façam um gramado, canalizem o riachinho, façam um bosque, mas aquele matagal de terreno baldio é muito feio.

Alexandre Costa
Alexandre Costa
9 anos atrás

Concordo, R$ 160 milhões não seriam suficientes para a reforma que havia sido planejada. Mas agora, com os boxes sendo mantidos onde estão, será que vai sobrar grana?

Evamdro Lopês
Evamdro Lopês
9 anos atrás

Com os boxes onde estão sempre haverá a possibilidade de recuperar o traçado antigo, por menor que seja a esperança.

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

Poxa. A ampliação dos boxes seria ótima para o WEC. Porém, caso não tenha grana suficiente, nem mexe. Ta certo!

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Concordo, não precisa mudar radicalmente não, mas… concurso público é igual a licitação pública? Funciona mesmo?

JP
JP
Reply to  Luiz
9 anos atrás

Concurso é uma modalidade de licitação. Difere de concurso público – este é para provimento de cargos. Concurso são para trabalhos técnicos, científicos ou artísticos. Não creio que seja essa a modalidade certa pra isso. Vai ser uma obra grande, envolvendo engenharia e arquitetura. Está mais para concorrência mesmo.

Alan
Alan
9 anos atrás

Acho que tá de bom tamanho. Uma reforminha só para o pessoal parar de reclamar e continuar como está.

Geralmente quando mudam a pista só piora. Silverstone talvez seja uma exceção.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Ufa!
Tinha certeza de que esse projeto ia ficar uma merda.
Pelo menos vai ficar como sempre foi, com todos os defeitos que fazem parte de sua história.

Na minha opinião, se fizerem os novos boxes na reta oposta, os atuais tem que ser demolidos.

Já que é para reformar, que se refaça toda a “infra”,
Caso contrário, ficará uma colcha de retalhos.

JP
JP
Reply to  Ulisses
9 anos atrás

Se fosse mudar os boxes de lugar, estarias reclamando do grande gasto, irias falar que era desnecessário.

molive
molive
9 anos atrás

Afinal, uma decisão sensata.

Como sensato seria acolher a sugestão do FG e realizar um concurso público de arquitetura para escolher a melhor proposta para o novo Interlagos, que eu venceria, claro.

Robertom
Robertom
9 anos atrás

A sensação é de que o asfalto continua bom, não seria melhor fazer uma reforma dos boxes + aumento da pista e recapeamento em 2015 ?

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Não fazendo nenhuma cagada no Box 21 tá de bom tamanho.

Vitão
Vitão
Reply to  Pablo Vargas
9 anos atrás

A não ser adicionar um lounge !

Pablo Vargas
Pablo Vargas
Reply to  Vitão
9 anos atrás

Já é lounge pra cacete, um dos últimos, fica lá no final.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Na Terra Brasílis, onde o provisório é permanente, acho que vai rolar só um puxadinho e um “asfalso”….

Chinaski
Chinaski
9 anos atrás

Se o prefeito ainda fosse o outro, será que você também acharia sensato?

Chinaski
Chinaski
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Sei…

Alan
Alan
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

haha…

Aliandro Miranda
9 anos atrás

Não tem isso de ser clássica a freada no S do Senna. A FIA ou a F-1 não ligam para isso. Não sei como ainda não inventaram de remodelar a Eau Rouge, por exemplo. Falta pouco para isso.

Para mim a questão foi dinheiro mesmo, ou problemas (desorganização) para execução do projeto. Esta última, em se tratando de poder público, pode ser a mais provável.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Os desmandos corruptivos são tantos, que se está perdendo a noção do valor do dinheiro… Desde quando R$ 160 milhões seriam insuficientes para construir novos boxes e tudo o mais na reta oposta? R$ 160 milhões é grana pra caramba!, quando não se tem desvios, aliciamentos, superfaturamentos, etc, etc… Se construiria até um Itaquerão com isso, se aqui não fosse o Brasilsilsil!

Rafael
Rafael
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

O Flávio tem razão.

Mas ofereço um dado que pode ajudar na comparação, inclusive com os estádios da Copa.

A University of Michigan que construiu recentemente um dos maiores estádios de futebol americano dos EUA, gastou 100 milhões de dólares.
Não tem cobertura, mas cabem 70.000. Tirem suas conclusões.

Mistral
Mistral
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Um elemento comparativo: o circuito de Sochi, o mais recente da F-1, custou cerca de R$ 150 milhões de euros, ou R$ 459 milhões de reais (http://f1team.leiaja.com/obras-em-sochi-estao-perto-de-serem-concluidas/). O da China, o mais caro de todos, ficou pela bagatela de R$ 240 milhões de dólares, mais de meio bilhão de reais (http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_China).

Fábio
Fábio
9 anos atrás

Tem uma coisa que eu gostaria que mudasse em Interlagos. A pista, acho ela curta. Aquela sugestão que você apresentou a algum tempo atrás, aumentando a reta oposta, eu achei bem legal, acho que seria bem interessante.

Airton Silva
Airton Silva
Reply to  Fábio
9 anos atrás

Se não fosse a F1 ter ficado mais lenta este ano, logo logo os tempos cairiam para menos de um minuto em Interlagos.

PC Crusca
PC Crusca
9 anos atrás

Eu sei que as pistas não são feitas pensando prioritariamente no público que frequenta a arquibancada, mas principalmente no público da TV. É assim no mundo inteiro.

Só que Interlagos tem uma peculiaridade, que é a topografia, que permite que quem esteja na arquibancada possa ver quase 100% da corrida.

Posto isso, salvo o problema orçamentário, o que eu vejo como ideal hoje em Interlagos seria exatamente a inteira demolição das estruturas atuais, com a construção de novos boxes na parte externa da Reta Oposta, que deveria por sua vez ser alongada.

Com os boxes na parte externa, poderiam ser construídas arquibancadas sobre eles, de modo que o público nessas arquibancadas teriam uma inteira visão da pista.

Ao final da Reta Oposta alongada, poderiam criar uma curva fechada, para ligação com o traçado original. Segue a sugestão:

http://imageshack.us/a/img515/4967/interlagostrack3.jpg

Fernando Santin
Fernando Santin
9 anos atrás

Sugiro uma “laje” sobre o até o estacionamento/área de abastecimento.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Flávio, isso significa que teremos etapas do Paulista no segundo semestre?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Acabo de ver que teremos a 6.a e 7.a etapas em Junho e Julho.

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Achei que a cúpula da Classic Cup é que tinha barrado a troca do lugar dos Boxes.