MONT & MELÓ (2)

miro66SÃO PAULO (vai melhorar…) – Ah, a temporada europeia! É lá que começa o campeonato de verdade, é lá que as equipes colocam na pista o que têm de melhor, é lá que elas apagam o passado recente das corridas no fim do mundo para reagir e entrar na briga. Como é legal a temporada europeia!

Pff.

Essas coisas, com eu escrevi no post anterior, não acontecem mais na F-1. Não há mais como reagir se o campeonato não começar bem. E neste ano só começou bem para a Mercedes. Portanto, esqueçam. Vamos curtir os GPs, torcer para que sejam legais, e esperar pelo momento em que a taça será levantada por Hamilton ou Rosberg. É deles o campeonato.

E não é a primeira vez que isso acontece. Em 1988 e 1989 a McLaren também dominou o Mundial e a disputa ficou restrita a Senna e Prost. OK, Hamilton e Rosberg não são Senna e Prost, mas o planeta também não é o mesmo de 25 anos atrás. Temos de viver com isso.

Hoje em Barcelona, no primeiro dia de treinos para o GP da Espanha, que abre a temporada europeia, Comandante Amilton enfiou uma luneta de meio segundo em Rosberguinho e de um segundo em Ricardão. É uma pena, ficou tudo previsível demais, mas não vamos culpar a Mercedes. Eles fizeram seu trabalho direito, assim como fizera a Red Bull no ano passado. Teremos de abstrair o tédio para admirar a competência dos alemães, a pilotagem do inglês e as eventuais batalhas que Nico pode proporcionar com seu companheiro de equipe.

Fora que sempre tem o pelotão da merda para nos divertir. E neste ano até a Red Bull está nele. Viram Vettel hoje? Pane elétrica, quatro voltas de manhã, nenhuma de tarde. Deu pau num “chicote”, precisaram trocar toda a fiação, e haja fio nesses carros. Tem sensor por todos os lados, motores nucleares, baterias ameaçadoras, ERS, KERS, TGU-H, TCM-K, PT, PSDB, PC do B, uma zona dos infernos.

Chamou-me a atenção uma declaração de Button sobre o quanto o calor afetou o carro da McLaren hoje. Nem sempre se fala com muita ênfase da influência da temperatura sobre o desempenho, porque em geral é meio que igual para todo mundo.

Era.

O potencial aerodinâmico de cada carro é tão limítrofe, que qualquer alteração de dois ou três graus do Celso já afetam um automóvel desses. Tem carro que só funciona bem sob condições ideais de temperatura e pressão. Um tiquinho de nada mais quente, fodeu. Outro tiquinho mais frio, fodeu também. Dá para compreender, claro. Quem conhece um pouco de física, dinâmica dos fluidos, essas merdas todas, sabe que velocidade do ar, pressão, densidade, tudo isso é afetado em função da temperatura. Eu não entendo nada disso, mas tenho para comigo, como dizem os locutores de futebol, que os carros não poderiam ser tão sensíveis assim. Acaba que muitos fatores imprevisíveis determinam o rendimento de um F-1, e por serem tão sofisticados e limítrofes (gostei da palavra) esses carros, não tem Cristo que compense se um dia é mais quente ou mais gelado que o desejável.

Por isso que a Mercedes merece toda admiração possível, já que é um carro que funciona bem de qualquer jeito. Os outros, não.

E o que mais para dizer da sexta-feira?

Que Kvyat está jantando Verme com caviar e vodca.

Que a Lotus já não quebra mais como antes e não dá mais para tirar sarro de Grojã e Maldanado.

Que a Williams tem um carro bonzinho, mas é para chegar nos pontos, não no pódio, muito menos para brigar por vitórias, como muita gente imaginou, eu inclusive, num claro sintoma da Síndrome do Otimismo Precipitado.

Que pilotar essa Ferrari chucra é difícil pacas, e por mais que Alonso se esforce, o resultado é nenhum.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro
Leandro
9 anos atrás

Vettel, o azarado do fim-de-semana.
Ira é o nome de Felipe Massa.
Alonso bebeu do próprio veneno ao dizer que sempre foi melhor que seus companheiros.
Dono de outra pole positon, Hamilton tem tudo para tomar a liderança do mundial.
O carro da Mercedes caminha a passos largos para tomar o recorde do McLaren MP4/4 de 1988.
Daniel Riccardo parece ser o novo pesadelo de Vettel, não bastando o carro desse ano.
Em um time fraco, Kobayashi vai ficando com seu potencial escondido. Uma chuvinha, por favor…
Bottas e seu prazer em deixar Massa para trás.
Rosberg precisa dar um jeito de ser mais rápido em classificações.
Impressionante o que as más escolhas podem fazer na vida das pessoas, certo Maldonado?
Na frente mais uma vez, Grojean aparenta estar melhor adaptado às atualizações de sua combalida Lotus.
Como um cara do naipe de Gutiérrez consegue vaga na F1?
Ostentando bons patrocinadores ou “paitrocinadores”, concorda Ericsson?
Na frente no grid, Hukenberg tenta apagar o pódio do Bahein de Perez.
Aparentando desânimo, Kimi relembra sua apagada temprada de 2008.
Fernando Alonso com sua cara de nádegas continua sendo a maior alegria dos anti-ferrari nessa temporada.
Onde está o Magnussen?
Tramóia da Mercedes ou a McLaren tem um carro fraco? Na dúvida, melhor seria te tivessem escondido o acordo com a Honda para 2015.
Otário foi quem apostou que Vergne, Kvyat vem andando muito.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
9 anos atrás

Dá tudo errado pro Vettel. Se ele sentiu que a tampa do distribuidor estava solta, que nem saísse do box.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

FG… Conte-nos como vc pensou no nome dos posts do GP Alonsístico

J. bigmouth
J. bigmouth
9 anos atrás

Amarelou, heim Negão…… kkkkkkkkkk
Voltou a chamar o Kvya-do de Kvyat.
Comenta-se a boca pequena que Camarada Putin-ho mandou os restos mortais da KGB dar-lhe um corretivo, né Fravão!!!!!

roxxonvaldez
roxxonvaldez
9 anos atrás

será que a red bull foi obrigada pelo eclestone a sabotar ela mesma o carro do VETTEl???? o que estão fazendo nos boxes da red bull quando vão trabalhar no carro do VETTEL??dando o ra**????

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  roxxonvaldez
9 anos atrás

Hahahahaha, puta merda!

roxxonvaldez
roxxonvaldez
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

eeheheh é isso mesmo o que fazem.

Jefferson Souza
Jefferson Souza
9 anos atrás

Layout bacana! É foi a única coisa que mudou pq na f1 mais do mesmo! Fg seus textos são dahora! Abs!

Fowler Theodoro Braga Filho
Fowler Theodoro Braga Filho
9 anos atrás

Acho que o Jornal Nacional veio ler tua coluna para dar a matéria agora à noite.
Quem foi o primeiro que falou na disputa da Mercedes lembrar a época Senna/Prost ?

Ferdinandes
Ferdinandes
9 anos atrás

A temperatura influencia os carros porque afea diretamente o turbo, equipamento esse que usa da pressao para aumentar a potencia. Sabendo que a temperatura eh algo que influencia na pressao, temos a resposta – dado que as CNTPs nao mais existem

askjao
askjao
9 anos atrás

mas desde que me entendo por gente, a F1 é assim. Já disse e repito: a F1 sempre foi e será palco de desenvolvimento tecnológico, pois várias de seus desenvolvimentos chegam as ruas. Mas o mesmo não acontece com o desenvolvimento aerodinamico, justamente pelos carros de rua (entende-se aqueles que 99% da população mundial pode comprar) não terem desempenho e condição de usufruir dessa evolução. Então eu faria com que os carros voltassem a ter uma aerodinamica básica, e liberaria os testes de 2 dias após os gps, desde que o próximo gp seja com uma diferença maior que 7 dias.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Incrível como a Ferrari ano apos ano vem com a mesma incompetência, criando um carro xucro.
Me pergunto se a paciência do Alonso vai aguentar mais um ano andando com essa jeca que toma mais de 1 seg das Mercedes.
E ainda vem o Toto Wolf e diz que a Ferrari é a equipe mais ameaçadora ao domínio das flechas de prata.

David Santos
David Santos
Reply to  Anderson Pereira
9 anos atrás

Com U$25 milhões anuais quem perderia a paciência!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Tá ficando chato assistir o passeio das Mercedes com Miltinho e suas luvas e sapatilhas, imaculadamente brancas. Parece propaganda de sabão em pó. Desse jeito, vão ter que dobrar os pontos nas 4 últimas provas, dar bônus pela volta mais rápida, pelo sorriso mais brilhante, pela torcida organizada, pela musa da equipe, etc ( esse da musa, acho que não dá, pois Rosberguete e sua Mercedoca estarão no páreo…)

Bruz
Bruz
Reply to  RENE FERNANDES
9 anos atrás

Vou mijar de rir, hahahahaha

Victor
Victor
9 anos atrás

Em 2009 quando houve também uma mudança grande no regulamento, a mesma equipe jantou todo mundo. Na época foi dito que a presença ativa do Ross Brawn no grupo técnico teria tornado isso possível. E agora, qual será a desculpa?… Grande Tyrrell…

Bonito layout.

Caipira
Caipira
Reply to  Victor
9 anos atrás

Tyrrell virou BAR, que virou Honda, que virou Brawn, que virou Mercedes, mesma equipe?

Marcelo D.
Marcelo D.
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Claro que sim!

Caipira
Caipira
Reply to  Marcelo D.
9 anos atrás

Red Bull entao eh a mesma equipe que Jaguar e Stewart ????

Klaus
Klaus
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Basicamente sim. Assim como a Force India era Jordan até esses dias e a Lotus já foi Tolemman/Benneton/Renaut.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Claro que sim!