NA PISTA

SÃO PAULO (nada de novo no front) – Ontem à noite li o blog da minha querida amiga Betise Assumpção um relato muito forte e detalhado sobre os momentos pós-acidente de Senna ainda em Imola — o famoso encontro entre Bernie e Leonardo Senna, a discussão em torno de “head” e “dead” e tudo mais. Salvo engano, foi a primeira vez que a Betise publicou algo sobre o assunto. Claro que tem peso e valor. Muito, muito mesmo.

Na hora entrei em contato com a redação do Grande Prêmio e publicamos um relato.

Como diz nosso texto, Betise confirmou o que, há 20 anos, eu escrevi na “Folha”. Eu e sei lá mais quem. Não sei se só eu sabia dessa história, porque depois que voltei ao Brasil não fiz o que normalmente fazia naqueles tempos: ler os quatro “grandes” (“Folha”, “Estado”, “JB” e “O Globo”) para comparar as coberturas. As edições ficaram empilhadas num canto da sala por meses e um dia joguei tudo fora. Só guardei a “Folha”.

Portanto, longe de mim achar que tenha sido o primeiro e/ou único a fazer o relato do encontro entre Bernie e Leonardo no motorhome da FOCA. O relato da Betise apenas confirma o que eu sabia e escrevi na época, na minha última matéria para a “Folha”. Qe rendeu a seguinte manchete do jornal: “Senna morreu na pista, diz laudo”.

capa0405A diferença essencial é que eu elaborei meu texto baseado muito mais no relato da “médica legista que não quis se identificar”, e que vocês já sabem quem é, do que nas informações que tinha sobre Bernie, Leonardo etc. O encontro do dirigente com o irmão do piloto era algo, na minha visão, menos importante do que a informação concreta de que Senna tinha morrido na pista baseada num laudo dos legistas. Esse, sim, só eu tinha.

Hoje abro a “Folha” e vejo a manchete das páginas de Esporte: “Senna morreu na pista, diz ex-assessora”.

Se o jornal consultasse seu próprio acervo, mudaria o verbo, certamente. Que Senna morreu na pista, foi a própria “Folha” que disse 20 anos atrás.

A assessora confirmou, 20 anos depois.

“Ah, Gomes, que importância tem isso?”, dirá alguém.

Nenhuma, sei lá. Só que tive a impressão de ter lido notícia velha hoje no jornal. E a certeza de que fiz um trabalho decente para quem pagava meu salário na época.

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J Fernando
J Fernando
9 anos atrás

O jornal não pesquisar o que publicou após o acidente é lamentável…
Parabéns pelo seu trabalho jornalístico, à época.

A folha de SP vive hoje de “ERRAMOS:”… em breve criará um caderno específico para estes “erramos”.

Renato
Renato
9 anos atrás

Só eu fiquei besta de saber que o irmão de Senna não fala inglês?

alan
alan
Reply to  Renato
9 anos atrás

Tambem tive essa impressao!

alan
alan
9 anos atrás

Quanto ao anuncio da morte de senna somente ter ocorrido apos a corrida nao ha muito o que comentar uma vez que CONSTATAR (declarar e anunciar oficialmente com um documento valido) A MORTE CEREBRAL(como em casos como o do sena)E” UM PROCEDIMENTO QUE LEVA NO MINIMO 6 HORAS E EXIGE VARIOS PASSOS/FASES/ETAPAS QUEM DEVEM SER SEGUIDOS POR UMA EQUIPE HOSPITALAR E NAO E FEITA NO LOCAL DO ACIDENTE, entao a morte cerebral do senna so foi detectada inicialmente quando ele chegou trazido pelo helicoptero ao hospital e mesmo assim so pode ser confirmada 6 horas apos devido a todo o protocolo necessario a ser seguido(eletroencefalograma, testes de resposta a estimulos, etc… aplicados num intervalo de 6 horas conforme ja disse e preferencialmente por dois medicos), isso tudo e’ necessario para se ter certeza e ai sim desligar os aparelhos que mantem a frequencia cardiaca= VEJAM QUE NAO E TAO SIMPLES ASSIM, conforme eu ja tinha comentado anteriormente, Claro que a comocao do publico leva a interpretacoes distintas, mas o atendimento medico seguiu rigorosamente o que e’ preconizado e nenhuma equipe medica seria antietica e irresponsavel de se coadunar com quem quer que seja para qualquer que fosse o fim, devemos agradecer aqueles profissionais que fizeram de tudo mas infelizmente o destino da vitima era outro. Penso que quando disseram ELE ESTA MORTO= o certo deveria ser dito= ELE JA ESTA MORTO PORQUE NAO VAI SOBREVIVER E A MORTE E’ QUESTAO DE HORAS POIS JA FOI CONSTATADO INICIALMENTE A MORTE CEREBRAL AO CHEGAR AO HOSPITAL E QUE SERA CONFIRMADA/OFICIALIZADA EM BREVE APOS TODOS OS TESTES E EXAMES NECESSARIOS, pois nenhum medico ou qualquer outro profissional poderia nem deveria proceder de maneira diferente.
quanto a reiniciar a corrida penso que analisando friamente isso realmente era necessario, pois como ele apresentava sinais vitais presentes e foi possivel mante-lo assim e levalo ao hospital, quando chegou la os medicos ja podem ter detectado INICIALMENTE a morte cerebral que inclusive deve ter ocorrido logo apos o trauma e no local do acidente, ora, isso e ate mesmo obvio pois quem viu a vitima e a extensao dos danos ja deve ter constatado isso EMBORA TUDO DEPENDESSE DE CONFIRMACAO QUE DEMORARIA AO MINIMO 6 HORAS, entao era perfeitamente possivel continuar a corrida uma vez que o piloto ainda sobrevivia mesmo que precariamente=resumindo o piloto nao havia morrido ainda! eu so nao tenho certeza quanto ao ratzemberguer que havia morrido na vespera, sera que uma morte nos treinos nao anularia o GP?????? mas no caso do senna tud0 ocorreu como deveria embora fosse triste e sinsitro, e os brasileiros como sao muito emotivos e desconfiados ja formulaream suas teorias conspiratorias…….
AGORA o que mais me intriga e’ como de fato se deu o acidente????? qual a causa da colisao do carro de corrida com o muro???? ora, uma carro campeao, o favorito daquele ano, num circuito tradicional onde ja correra inumeras vezes e um piloto consagrada numa curva facil que era feita em alta velocidade?????? o que houve de errado????? ACHO QUE ESSE DEVERIA SER O FOCO DO NOSSO DEBATE!!!!! O carro quebrou????? os pneus/freios nao estavam em boas condicoes????? o piloto errou????? o piloto provocou deliberadamente o acidente???? todo isso deve ser considerado, pois alguma coisa estava errada naquele carro, com aquele piloto naquela curva naquele momento, pois os outros correram e terminaram a prova normalmente!!!!!, Agora FG voce na verdade ganhou ao sair daquele jornal, pois um jornal que nao lembra o que publicou sobre um assunto tao evidente assim???? que equipe de profissionais tem??????

George Fontoura
George Fontoura
9 anos atrás

Desapega, rapaz

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Ainda lembro do dia 08 de Maio de 1982, um sábado, quando assisti no Sinal Verde ou JN, disso não lembro bem, Villeneuve sair voando com sua Ferrari e ser cuspido para fora do carro. Seu corpo passou voando em frente a tela do televisor e foi se espatifar nas cercas de “proteção”. Aquele dia foi horrível, chorei muito, pois era seu fã. Alguns GP’s depois, foi a vez de Pironi, no molhado, ter acidente parecido, e a Ferrari, naquela temporada, de candidata ao título ficou seus dois pilotos. E saber que toda aquela rixa Villeneuve/Pironi começou em Ímola… Ainda teve a morte do Ricardo Paleti…
Eu não acompanhei o resto daquela temporada…

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

E aquele papo que existiam as imagens da câmera do carro do Senna gravadas. Claro que no choque tudo foi destruído, mas do momento da saída da pista até a batida no muro há os registros, e isso poderia esclarecer muitas coisas. Se realmente existe tal imagem, acho que nunca será mostrada, se já não foi destruída…

Evandro
Evandro
9 anos atrás

Esse caso sempre será repleto de suposições e mesmo contradições. O interesse financeiro perdurará e nunca a verdade nua e crua será exposta. Cada um de nós com suas conclusões. Mas uma verdade; Com todos os recursos disponíveis à época, acrescentamos a competência do médico e seu grau de amizade com Senna, é compreensível que tudo o que estivesse no alcance seria feito para tentar preservar a vida, até entendendo que essa pudesse ser meramente vegetativa. Realizar os procedimentos e recuperar os batimentos cardíacos é uma realidade e assim ele foi levado ao Hospital. Lá mais recursos estariam a disposição para tentar qualquer coisa que fosse, e mesmo concluir pela fatal verdade. Existe uma declaração de Senna que fala por tudo. Queria ele morrer fazendo o que mais gostava e se por acaso encontrasse seu fim nisso, queria que fosse imediato, definitivo, não suportaria ficar vivo se fosse de outra maneira. Para ele tudo era sempre 100%.

rodrigo moreira
rodrigo moreira
9 anos atrás

Li a materia no warmup…
É Absolutamente inacreditavel como foi a morte do Senna!!

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
9 anos atrás

Quem acha que a morte seria declarada na pista não conhece bem como funciona o jogo de interesses comerciais que rola em tudo que o ser humano faz,ainda mais na Italia!
Não importa aonde morreu,o fato é que a empresa aonde trabalhei depois da morte dele nunca foi o que era para ser,lamentavelmente foi ate acabar os 10 anos de contrato caindo na mão da proprietaria da marca e ate hoje se arrasta por falta de comando,encabeça há anos os indices de reclamação na seção de automoveis de um jornal importante do Brasil.
Mais importante do que um esporte o Brasil perdeu mais uma empresa.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Flavio, essa polêmica em torno do fato de Senna ter morrido ou não na pista revela a lamentável manipulação da imprensa “para se ajustar ao propósito de suas matérias”, conforme o que Betise Assumpção escreveu no blog.
O post da jornalista mostra, também, na fala de Bernie Ecclestone o quão frio e desumano é dirigente da Fórmula 1: “Ele está morto” diz Ecclestone para Leonardo Senna, e pouco se importando com a gravidade da situação e o estado do rapaz acrescenta, “mas só vamos anunciar mais tarde para não parar a corrida.” Impressionante.
A verdade, afinal, está na sua última matéria para a Folha, “Senna morreu na pista, diz laudo”, matéria embasada, conforme sabemos hoje, por fonte fidedigna. Desde então, o resto é especulação, tão somente.

roxxonvaldez
roxxonvaldez
9 anos atrás

mais uma história para a mitificação de senna, faz alguma diferença morrer na pista, no helicóptero, na maca? ah sim teriam de parar a corrida? seria uma homenagem de corpo presente? eu estava assistindo no dia e quando aconteceu o acidente de sábado e a equipe fechou as portas e recolheu os carros era evidente o que tinha acontecido. senna foi lá no local com uma expressão deprimente. ainda precisava de confirmação??? naquela época as equipes usavam um macete eletronico que monitorava as batidas cardíacas do piloto e mostrava na tela enquanto corria. e então?os brasileiros sentem legal assim e ainda confundem mito com místico. qualquer hora senna estará curando doentes e como agora há uma inflação de canonizações… flávio teve razão de sair da folha. o jornal desconhece o que escreveu. é mais ou menos como a maioria dos jornalistas de hoje que esquece o que escreveu ontem, ou no parágrafo inicial. era impossível ficar num atrapalhada dessas.

alan
alan
9 anos atrás

Flavio, so’ a titulo de colaboracao no assunto:

PROVAVELMENTE ( isso so’ pode ser dito apo’s todos os exames e medidas necessarios, e isso leva tempo) o piloto senna teve realmente pelo enorme impacto a assim chamada morte cerebral(situacao em que o coracao continua batendo embora a atividade cerebral ja tenha cessado) ja’ no local do acidente e logo apos o trauma. Mas obviamente isso nao significa que as equipes de resgate ja o declarassem morto e nao fizessem nenhuma tentativa de manutencao da frequencia cardiaca e/ou reanimacao, ninguem faz diagnostico de morte cerebral no local do acidente, esse diagnostico deve ser feito de maneira cuidadosa, em ambiente hospitalar, deve-se fazer varios exames complementares e geralmente se preconiza que mais de um medico, em momentos diferentes, faca o diagnostico para se ter certeza, e mesmo assim, enquanto houver frequencia cardiaca, independente de qualquer detalhe, o paciente e’ considerado com vida., somente apos a frequencia cardiaca zerar e todas as tentativas possiveis de reanimacao nao surtirem efeitos e’ que o paciente e’ declarado morto-pois em alguns caosos o paciente sobrevive num estado vegetativo. Entao o que aconteceu em sanmarino foi exatamente o que se esperava num episodio como este, embora triste e tragico, o andar da carruagem e’ este mesmo. Nessas ocasioes o melhor e’ se basear em profissionais de saude dignos, serios, eticos e que como voce, FAZEM UM BOM TRABALHO. Resumindo; O PILOTO PROVAVELMENTE TEVE MORTE CEREBRAL (EMBORA AINDA HOUVESSE FREQUENCIA CARDIACA) LOGO APOS O TRAUMA E AINDA NO LOCAL DO ACIDENTE MAS ISSO SO PODIA (E FOI) SER CONSTATADO APOS EXTENSO ATENDIMENTO MEDICO DE ALTA COMPLEXIDADE, POIS NINGUEM SERIA IRRESPONSAVEL DE DECLARA-LO MORTO CONSIDERADO A FREQUENCIA CARDIACA PRESENTE. o que o tal bernie eclestone falou ao irmao nao deve ser considerado e nao tem valor juridico, ele nao tinha competencia ou autoridade para dizer que o piloto tava morto ou nao, embora fosse muito provavel que a situacao dele-do piloto- fosse irreversivel, a confirmacao da morte aconteceu no momento certo, apos todas as tentativas de manutencao/reanimacao possiveis. Espero ter auxiliado na discussao.z

alan
alan
Reply to  alan
9 anos atrás

RATIFICANDO=O comentario de que se deve tentar todas as formas de reanimacao cardiaca independente da condicao neurologica e considerar a possibilidade de sobrevivencia se refere ao atendimento no local do acidente, pois ai nos primeiros socorros so interessa a manutencao de sinais vitais: frequencia cardiaca, pressao respiracao e remocao para um local mais apropriado=hospital. A MORTE CEREBRAL (QUE TAMBEM E DEFINITIVA) SO PODE SER ANUNCIADA NUMA AMBIENTE HOSPITALAR DE ALTA COMPLEXIDADE, com varios exames e testes realizados por mais de um medico com intervalo minimo de 6 horas entre eles (FOI O PRAZO EM QUE ISSO OCORREU NO FATO EM QUESTAO), portanto todos os tramites executados por medicos e mesmo os dirigentes da corrida foi dentro dos padroes, pois nao haveria como confirmar a morte nesse caso antes de 6 horas do ocorrido. Entao, explicando mais uma vez porque no comentario original alguem pode se confundir: PROVAVELMENTE ( e isso e’ uma hipotese, muito plausivel, quase uma certeza, mas nao e’ uma verdade absoluta, porquenao se faz diagnostico de morte cerebral na hora e entao ninguem poderia naquele momento comprovar/afirmar e muito menos provar isso, isso nem e’ mesmo considerado/cogitado fazer) o piloto teve morte cerebral logo apos o trauma e possivelmente no local do acidente, mas isso e’ uma constatacao tardia, facil ate’, pois mesmo um enfermeiro(sem ofensas) diria ao acompanhar o caso que o trauma causou lesao irreversivel, MAS NA HORA DO ATENDIMENTO INICIAL NINGUEM PODERIA/DEVERIA COMPROVAR/ATESTAR/PROVARA MORTE CEREBRAL, APENAS PREVER/EXPECULAR (mas profissionais de saude serios nao fazem essas sensacionalismos baratos), Entao nao devemos fantasiar demais, o atendimento medico foi feito segundo todos os padroes e protocolos esperados, nao houve negligencia nem intencao de acobertar algo. A verdade e’ a melhor opcao,

Rodrigo Lucca
Rodrigo Lucca
9 anos atrás

Pequeno anuncio da F.Nasca para o Marathon na primeira página do caderno de esportes deste dia 04/05/1994 na “Folha”.
Que falta de sensibilidade, para não dizer outra coisa…
Uma homenagem ao piloto seria mais coerente.
Parabéns pela matéria, sr!

marcelo silva
marcelo silva
9 anos atrás

O q nunca ninguém respondeu é o q aconteceu no carro : quebra da barra de direção? quebra da suspensão?diminuição da pressão dos pneus em virtude da entrada do carro de segurança e o consequente descontrole do carro ? Já q estamos revisitando o passado ñ custa perguntar…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Especular se ambos os pilotos morreram ou não, na pista, não vai modificar o passado. E nem trazê-los de volta.
A manipulação ou não, com ambas as vidas ou mortes, sempre carecerá de provas concretas.
E os envolvidos, se existiram, sempre se calarão.

Certeza, apenas uma: quem autorizou a realização do GP, nem imaginava que sua decisão causaria uma reviravolta na história da categoria.

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
9 anos atrás

Flávio, o que mais me espanta é ver a reportagem da VEJA, de 1994…

Disseram que uma pessoa no funeral falou que viu a cabeça do Senna e a mesma parecia algo como uma lajota, isto devido ao fato de Senna ter batido com a cabeça no muro da Tamburello.

Ah, pelo amor de Deus né?! PQP. Como que existe esse tipo de LIXO trabalhando com jornalismo e ainda mais lidando com assuntos tão sérios?

Jorge Ferrari Freitas
Jorge Ferrari Freitas
9 anos atrás

Quem viu o Conexão Repórter de 09/04/2014 do Cabrini, saberá que Ayrton Senna NÃO MORREU na pista. Há o depoimento do médico e da média que atenderam o Ayrton e eles são categóricos em afirmar que não teriam feito todos os procedimentos médicos que fizeram se ele estivesse morto. Ele estava em coma!

Se estar em coma é morrer Schumacher está morto faz um tempão!

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Jorge Ferrari Freitas
9 anos atrás

Concordo 100%.
Nessa linha, até imaginei uma manchete na Folha sobre o Schumacher, mas deixa prá lá…

Maurício
Maurício
Reply to  Jorge Ferrari Freitas
9 anos atrás

Jorge, há interesses – até hoje – em afirmar que Senna morreu no hospital.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Jorge Ferrari Freitas
9 anos atrás

Ué. Ele foi mantido vivo pra poder morrer no hospital. E não cancelar a corrida.
Qual o segredo? Chegaram até ele no carro e viram que era caso perdido, mas fizeram de tudo para mantê-lo vivo até o fim do evento.

Se tivesse morrido na pista a corrida não poderia ter sido realizada.

Qual a dificuldade?

alan
alan
9 anos atrás

Parabens FG, quem pode dizer a frase ” A CERTEZA DE QUE FIZ UM TRABALHO DECENTE PRA QUEM PAGAVA MEU TRABALHO” e’ sempre digno de admiracao

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

O mais importante não é se ele morreu ou não morreu na pista. O fato relevante é que o Roland Ratzenberger morreu na pista e portanto o GP tinha que ter sido cancelado.

evandro garcia
evandro garcia
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

É por isso que vinte anos depois Bernie Eclestone e a FIA continuam e vão morrer negando, apesar de ser um homem integro e honesto o Dr Sid Watkins deve ter sido coagido por ambos e teve que se calar em ambos os acidentes, no caso de Ratzemberg pouco sabemos, mas ninguém é burro, ele já estava morto,sobre a morte de Senna na pista a assessora do Senna, Betise Assumpção sabe muito bem o que ouviu do Bernie e logo após do Dr Sid, mas os milhões de Bernie e da FIA fizeram a verdade ir ao vento, Bernie e a FIA sabem o que fizeram ocultando a morte de Ratzemberg, sabem a gravidade de não terem interrompido o GP em nome dos milhões, bando de ratos!!!!!! vinte anos depois Eclestone está sendo julgado em um tribunal, não por esse caso, mas de igual forma envolve dinheiro, e pelo andar da carruagem ele vai ser condenado, não sei a pena, seja a pena que for não será o bastante!!

Affonso
Affonso
Reply to  evandro garcia
9 anos atrás

Evandro,

O Ratzenberger teve morte instantânea. As imagens do acidente provam isso por A+B. É o óbvio.

Esse GP deveria ter sido cancelado no sábado mesmo. O regulamento dos carros de 1994 se provou ser uma enorme besteira, produziu cadeiras elétricas, e não carros seguros. Precisou com que 2 pilotos fossem mortos nas pistas para que se pudesse aplicar o senso de fazer carros mais seguros, etc.

Tanto é que após isto ninguém mais morreu nas pistas, concorda? E olha que não faltaram acidentes muito graves para isto.

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
Reply to  Affonso
9 anos atrás

E isso que logo no GP seguinte, em Mônaco, o Wendlinger (quer era um piloto muito promissor) quase morreu em também…

evandro garcia
evandro garcia
Reply to  Affonso
9 anos atrás

A verdade ficou oculta por algum tempo, mas mesmo revelada pelo Dr Sid Watkins era a palavra de um honesto contra a palavra dos milhões de dólares, dos ratos da FIA e da ratazana chamada Ecle$$$$$$$tone, negam e vão morrer negando, mesmo que mundo inteiro saiba a verdade que Ratzemberg morreu na pista, negar a verdade por em duvida as palavras do Dr sid ,é a forma de defesa destes criminosos, com dinheiro e intimidação calaram a boca dos profissionais que trabalhavam na pista e no hospital Maggiori de Bolonha , onde foram atendidos tanto Ratzemberg como Senna, e estes também negam, negaram em entrevista ao Roberto Cabrini em uma matéria feita a poucas semana e exibida pelo SBT, negam pois ainda são coagidos e sabem que mesmo que não respondam criminalmente seriam perseguidos de todas as formas imagináveis, uma coisa nunca me saiu da cabeça, como podem estes profissionais da saúde dormirem a noite sabendo que atenderam e medicaram duas pessoas já mortas, o que passa pela cabeça de uma pessoa dessa mesmo sob coação?? dizer a verdade admitir o óbvio traria alguma paz de consciência, se essas pessoas sabem ou tem consciência.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Boa tarde a todos.
Segundo li, reli e li de novo, o coração de Ayrton parou e ele foi reanimado ainda em pista, ou seja, o coração na pista batia mas devia estar daquele jeito, ou seja, muito, muito fraco e só batia porque como FG fala sempre, o cara era um touro de forte.

Mas quando viu a extensão dos ferimentos, seu amigo e segundo sempre li, excelente pessoa, Dr. Sid Watkins sabia que aquilo INFELIZMENTE para todos nós amantes do automobilismo era definitivo.

Na minha modesta opinião de apenas consumidor da F-1 já por mais de 30 anos era de que sob nenhuma hipótese o GP deveria ter continuado. Isso seria humano, decente e o certo a se fazer.

Mas dinheiro e decência parecem ser água e óleo e em nome de grana, as pessoas que dirigem o esporte se apegaram a um detalhe técnico (cérebro parou, mas o coração bate? bate. segue a prova) para continuar aquele espetáculo fúnebre que foi o restante do GP.

Mas o piloto Ayrton Senna vive na memória de todos nós, com seus defeitos e virtudes de ser humano, mas, para os que gostam de corrida de carro, como talvez o maior de todos que vimos guiar.

Pesquisei os feitos de Tazio Nuvolari por ser fã do cara há muito tempo. Conheci um senhor italiano em uma empresa (italiana) que o viu pilotar quando era criança e me chamou a atenção para esse homem que só conhecia por nome. Fui procurar conhecer melhor, e o cara também era foda.

Em minha mente sempre divago que fantástico seria um pega pra capar entre os dois… Dois gênios de gerações diferentes, pra mim, os dois maiores de todos os tempos.

Bruz
Bruz
9 anos atrás

Cara pálida, todo teu relato com as coisas que te da a vida, mais a maracutaia do fato e o fato em sim que não Deixa de ser um fato importante junto a figura do Senna, Da para fazer um grande filme. Conta tua historia, faz o roteiro envolvendo tudo com flash backs e algo de nervo que a coisa vira em produto para o mundo.

Forte abrazo Carapálida

charles
charles
9 anos atrás

Com essa “puxada de orelha” na “Folha”, vai sobrar para os estagiários.

Gus
Gus
9 anos atrás

O blog da Betise é bem interessante, vale a pena a visita!

José Morelli
José Morelli
9 anos atrás

São em casos como do Ayrton que me pego perguntando sobre os caprichos do destino. O que mais choca no acidente de Imola do Senna é a junção de situações fatais em curtíssimo espaço de tempo. Num universo cujas partículas se comportam de forma quântica, é muita fatalidade junta numa batida só pra ter causado a morte. Não foi só quebrar a barra de direção, foi o ângulo, a curva, a velocidade, a posição da barra de suspensão, tudo se uniu como se fosse combinado pra tirar a vida do Senna….nem se a morte dele fosse tentativa de homicídio por sabotagem de alguém, eu apostaria que essa junção de coincidências fatais ocorreria.

Foi um azar tremendo. Se alguém acredita na teoria física dos “multiversos”, quem sabe numa dimensão paralela, coexistindo no mesmo espaço que o nosso mas que estejamos incapazes completamente de percebê-lo, Senna estaria vivo, no mínimo pentacampeão mundial, comentando corridas na Globo, dono de empresas, teria tentado Indianapolis e etc. Se pensarmos na teoria do Multiverso, você fica absolutamente em pânico com as possibilidades de destinos possíveis de toda e qualquer ação na vida. Senna morreu nesse universo, em outro está vivinho da Silva, é o que acredito.

Rubem
Rubem
Reply to  José Morelli
9 anos atrás

Filho, cala sua boca. Eu sou físico e fico embasbacado com tamanha bobageira. “Num universo cujas partículas se comportam de forma quântica, é muita fatalidade junta numa batida só pra ter causado a morte.” O que o cu tem a ver com as calças? Para e pensa antes de falar besteira. Colocar a palavra “quântica” numa frase não te faz um ser dotado de entendimento especial. Pelo contrário, vira motivo de piada.

Bosley de La Noya
Bosley de La Noya
Reply to  Rubem
9 anos atrás

Se um físico usa esse tipo de linguagem para se comunicar com outra pessoa, dá para ter uma idea de como andam nossas cabeças pensantes…

Sieg
Sieg
Reply to  José Morelli
9 anos atrás

A física quântica ajuda a explicar coisas como “por que se eu colimar um feixe de luz numa fina placa de ouro ela emite elétrons?” ou “o que são aquelas linhas escuras no espectro contínuo dos materiais incandescentes?”. Mas ela é virtualmente inútil pra descrever qualquer coisa a respeito do assunto em questão. Não é por acaso que os engenheiros da F1 são entendidos em aerodinâmica, eletrônica, mecânica, mas não vemos por lá físicos de partículas.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
9 anos atrás

“não tinha chances de sobreviver” diz o Grande Premio. Não ia sobreviver, portanto estava vivo.

“as lesões encontradas eram incompatíveis com a vida, e como consequência ele podia ser considerado morto” diz a aluna que presenciou a autópsia. Se podia ser considerado morto, e não foi, então estava vivo.

“morreu na pista, diz laudo” mancheteou a Folha. Qual laudo? Quem assinou?

“o piloto não deixou a pista morto” detalha a Folha. Vivo.

Portanto estava vivo.

Juan Diego
Juan Diego
Reply to  Paulo Travaglini
9 anos atrás

Ele teve morte cerebral instantânea, ou seja, morreu na pista, não importa se chegou ao hospital com o coração batendo,ninguém se recupera de morte cerebral, o errado foi continuar a prova e dar esperança a família e aos fãs que o Senna ainda poderia se recuperar, simples.

Carlos Martinez
Carlos Martinez
Reply to  Juan Diego
9 anos atrás

Sr. Eclestone não é de confiança só pensa em dinheiro. Mas os médicos que são quem podem afirmar se morreu na pista ou não nunca afirmaram que morreu na pista.

Jorge Ferrari Freitas
Jorge Ferrari Freitas
Reply to  Juan Diego
9 anos atrás

Quem viu o Conexão Repórter de 09/04/2014 do Cabrini, saberá que Ayrton Senna NÃO MORREU na pista. Há o depoimento do médico e da média que atenderam o Ayrton e eles são categóricos em afirmar que não teriam feito todos os procedimentos médicos que fizeram se ele estivesse morto. Ele estava em coma!

Se estar em coma é morrer Schumacher está morto faz um tempão!

Heverton Elias
Heverton Elias
Reply to  Paulo Travaglini
9 anos atrás

Laudo? Jornalista é pago pra desconfiar de laudos e informações oficiais ou oficiosas.

Sargento Garcia
Sargento Garcia
Reply to  Paulo Travaglini
9 anos atrás

No caso do Senna, a questão do vivo/morto depende do que se considera, tecnicamente falando, quando uma pessoa está viva ou morta.

Pelo que entendi ele teve morte cerebral na pista, ou seja estava em estado vegetativo.

Existem algumas pessoas que “vivem” nesta condição certo? Não existe, inclusive, uma grande discussão sobre desligar ou não os aparelhos dessas pessoas?

Ou seja, tecnicamente falando, me parece que ele foi para o hospital vivo, em estado vegetativo, mas vivo. Certo?

Paulo
Paulo
Reply to  Sargento Garcia
9 anos atrás

Ele chegou com o coração batendo no hospital porque foi reanimado na pista, etc e etc. Perdeu praticamente todo o sangue do corpo enquanto era retirado do carro e reanimado.

O cara morreu na hora da batida, simples. Trouxeram ele de volta, levaram ao hospital, sabendo que não havia nada a ser feito.

A corrida continuou porque mesmo em 1994 os interesses comerciais já falavam mais alto ( o mesmíssimo motivo que fez com que a corrida não fosse cancelada pela morte do Ratzemberger).

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Sargento Garcia
9 anos atrás

Certo.

João Paulo ladeia
João Paulo ladeia
9 anos atrás

Ae Flávio

O que a betise disse é chocante e com certeza vai mexer com a f1 mais do que alguns imaginam, pq uma coisa é eu você é mais um monte achar, ter indícios, outra coisa é um ator principal da história contar e cravar o que aconteceu…
Isso vai mexe com as estruturas principalmente porque agora tem-se a certeza que 2 morreram na pista e o Rubinho volto depois de 6 minutos segundo ele mesmo

Rick Lucas
Rick Lucas
9 anos atrás

Será que o Bernie também diz por aí que a Betise se casou com o Patrick Dead?

Marco Bianchi
Marco Bianchi
9 anos atrás

Cara, guardava aqueles textos todos… hoje ainda mantenho um, intitulado: “Medo”, publicado bem na véspera da corrida. Depois daquele domingo nunca mais acompanhei F1. Mas continuo seu fã, grande abraço.

Daniel Cabron
Daniel Cabron
9 anos atrás

Tomara que esses dias passem logo, ô coisa chata ficar falando de gente morta.

Bosley de La Noya
Bosley de La Noya
Reply to  Daniel Cabron
9 anos atrás

Entre falar de alguém morto como Senna e falar de um Cabron anônimo e insignificante como você é lógico que 99,99% da humanidade escolherá falar sobre o piloto…
Aproveite esses dias e faça uma viagem. Entrar num blog como esse e esperar não encontrar isso é como chegar à padaria e não encontrar pão meu caro Cabróóóón!

Filipe
Filipe
9 anos atrás

Interessante ver como alguns fatos mudam completamente as nossas vidas. Neste caso, o fato foi a morte de Ayrton Senna.

Se ele tivesse contornado aquela curva e vencido a corrida, certamente você não teria tido uma conversa áspera com a secretária da redação da Folha de São Paulo, teria voltado para casa e seguido sua vida normalmente, trabalhando na Folha. Será que o site Grande Prêmio existiria hoje?

Rubens Barrichello teria uma carreira bem mais promissora, não fosse a pressão (que ele próprio tomou para si) de substituir Senna?

Nunca saberemos. Enfim, uma viagem! rsrs

Fábio
Fábio
Reply to  Filipe
9 anos atrás

Curioso, lendo os relatos do acontecido, durante estes dias, pensei a mesma voisa a respeito da carreira do Rubinho…

Fábio
Fábio
Reply to  Fábio
9 anos atrás

Digo, coisa

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Foi bom você ter avisado a Folha que eles publicaram isso a 20 anos.
Ninguém deve ter pesquisado nada nos arquivos do jornal!
Do jeito que as coisas andam na “grande” imprensa, é bom os jornalistas mais “velhos”, que estão fora por motivo vário, avisar os mais “novos”, que ficaram dentro, qual é o protocolo correto para se realizar uma boa reportagem.

Dú
9 anos atrás

Tomara que a tal foto dele machucado nunca venha a público, imaginem se fosse nos dias de hoje.
De morrer na pista, no local, no esporte a motor só quando esfarela literalmente. O resgate é preciso, imobilização, traqueostomia e tudo mais necessário, e correr do local para um centro médico ou hospital, dai sim com equipamentos certificar o estado.
Nos autódromos em F1 e MotoGP, os centros médicos são verdadeiros centros cirúrgicos, então no estado grave do Marco Simoncelli, não havia tempo para helicóptero e hospital, e lá constataram a morte, interrompendo a programação do evento, Dan Wheldon idem.
A F1 é diferente em tudo, desde o carro, conceito de pilotagem até se o piloto morre no transporte para hospital, Bernie não para o show. A F1 é única, tipo quando um filho nasce e ganha seu 1º carrinho de brinquedo, se imagina, e o Pai também, na F1, imita o som de uma Ferrari e assim vai.
FG, como conta nosso amigo em comum, e nunca saberei se é lenda ou aconteceu, de Bernie: Mas morreu, morreu mesmo?

Marcio Rezende
Marcio Rezende
9 anos atrás

Quero lhe parabenizar, com 20 anos de atraso, pela excepcional cobertura do acidente do Senna. Guardei o caderno da Folha por muitos anos. Naquela época,assistia as corridas de F1 no domingo e às segundas lia de fio a pavio o caderno de esportes procurando as informações que a televisão não mostrava. Desde aquela época admirava seu trabalho, de jornalista verdadeiro e completo. Parabéns pela matéria de 02/0594 e por tudo o que voce produziu na busca da verdade e da informação.

Sérgio
Sérgio
9 anos atrás

Isso mostra como o jornalismo daquela época – uma época nem tão distante, diga-se – era mais bem feito que o de hoje.

Alex
Alex
9 anos atrás

É que o partido deles tá dando muito trabalho…
tem a campanha do Aécio, tem a operação-abafa pro metrô e pra cantareira….

Ulisses
Ulisses
Reply to  Alex
9 anos atrás

… Cantareira que, parece ter sido “drenada” ao longo de todo o ano passado!

Newton
Newton
Reply to  Alex
9 anos atrás

A Falha está cada vez mais irritante. Primeiro o bolsa família é um absurdo, e hoje, após o anúncio do aumento de 10%, dizem que o “aumento está abaixo da inflação, deputados coxinhas do PSDB dizem que é pouco”. Frias, vão catar coquinho!

Joel LIma
Joel LIma
9 anos atrás

Os meios de comunicação do Brasil reescrevem o seu próprio passado. Quando morreu o Luciano do Valle, a Globo colocou a narração do gol do Júnior da copa de 82. Só que a própria Globo, quando fez um especial sobre os 25 ou 30 anos daquela derrota para a Itália, colocava a narração da rádio Globo. É como se falasse nas entrelinhas = “Fora daqui, você não é nada!”

Diziam os gregos que nem os deuses podem mudar o passado. A mídia tupiniquim acha que la pode mudar o passado dela sim.

Alex
Alex
Reply to  Joel LIma
9 anos atrás

O comportamento da globo…bem, nem é preciso dizer. Basta lembrar o boicote da emissora (falando em Luciano do Valle), do jogo de voleibol que levou quase 100 mil pessoas ao maracanã em 83. Para a globo, não existiu jogo, não foi noticiado. As lutas do Maguila não existiam, nem o Maguila existi. A Formula Indy não existia, aliás não existe até hoje! A muito custo noticiaram quando o Emerson ganhou em Indianapolis e em seguida ganhou o campeonato. Mas Indy parece uma palavra proibida. Montoya e Zanardi, por exemplo, “corriam nos Estados Unidos”, não na Indy… Já Barrichello também: “foi correr nos Estados Unidos”. Mentalidade triste

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Concordo com o comentário acima. O jornalismo mudou e muito, para pior. Onde foram parar as grandes reportagens do Jornal da Tarde. Onde foi parao caderno de Esportes do mesmo jornal? Onde foi parar o caderno de Automóveis do Estadão substituído por um caderno sem graça? Onde foram parar as reportagens e notícias de 4 Rodas sobre automobilismo? Só restaram lá notícias idiotas e comentários idem sobre automóveis, meu Deus, quanta pobreza nas matérias!
Apenas um senão no seu artigo. Não chora a Folha, deixa para lá!

Marcelo David
Marcelo David
9 anos atrás

Eu vou morrer com poucas certezas na vida, e uma delas é: nada pode ser mais gratificante do que fazer bem o seu trabalho. Parabéns e obrigado.

Reinaldo Silveira
9 anos atrás

Lembro das reportagens, excelentes. Hoje entendo como você teve acesso a tantas informações relevantes.

A Folha (e o jornalismo escrito em geral) mudou muito desde os anos 90. Para pior.

Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com