NO SMOKING

SÃO PAULO (óbvio) – Ayrton Senna foi patrocinado por marcas de cigarro da primeira à última corrida que disputou na F-1. Era Marlboro na Toleman, foi John Player e Camel na Lotus, Marlboro de novo na McLaren e Rothmans na Williams.

Já há alguns anos os patrocínios tabagistas foram banidos da categoria, dos esportes e do planeta em geral. Até aí, OK. O mundo evoluiu, os males do fumo passaram a ser mais difundidos e esclarecidos (nos anos 40 e 50, nos EUA, as empresas usavam até médicos para fazer propaganda de cigarro…) e as restrições, de fato, ajudaram a reduzir significativamente a quantidade de fumantes no mundo. Perfeito.

Mas é preciso ser razoável… Recebi ontem de presente da Shell um belo livro sobre Senna que conta a história do piloto com fotos enormes de toda sua carreira, desde o kart. Só que as imagens dele na F-1 foram todas, todas mesmo, alteradas digitalmente para que as marcas de cigarro desaparecessem de seus carros e macacões.

Como diz meu amigo Jason Vôngoli, parece coisa do Ministério da Verdade de Orwell. Totalmente desnecessário alterar a história dessa maneira tosca, sejam quais forem os motivos.

livroshell

Subscribe
Notify of
guest

147 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
9 anos atrás

Isso é coisa do Instituto Ayrton Senna. Eles sempre estão tentando modificar a história. Isso deve ser parte da tentativa de canonização do “herói”.

alan
alan
9 anos atrás

Alterar de qualquer modo que seja feito e’ um crime e tira todo o valor historico e documental da foto, fotos retocadas devem ser jogadas no LIXO!

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Isso é ridículo mesmo!! Notei que estão fazendo isso também nos modelo e miniaturas. Uma palhaçada!! Não compro um modelo que não seja fiel ao original. Dane-se qual era a propaganda, se tava lá e é história, tem que ser mantido!!!

Christian S.
9 anos atrás

Isto deveria ser proibido é como reescrever a história. Como se um fato não tivesse acontecido. Comentei sobre isto com uma amiga em um totem promocional da shell em um posto. Inclusive fiquei tão indignado que nem abasteci, entrei no posto e passei reto.

Raphael
Raphael
9 anos atrás

Nos extras de “Bonequinha de Luxo”, o diretor se espanta de como o mundo mudou… O filme foi lançado em 1961 e a entrevista aparece no DVD de 2010 (39 anos depois).
Ele comenta que há várias cenas com pessoas fumando, o que seria impensável nos dias de hoje, mas não aparecia nenhuma cena de nudez ou sexo – coisas que aparecem até em filmes juvenis atualmente.
O mundo mudou, se a troca de cigarro e sexo foi pra melhor ou pra pior, não sei… Mas o retoque digital à moda soviética definitivamente foi pra pior.

Durvaldisko
Durvaldisko
9 anos atrás

Señor Gomez,
indignou-me,igualmente o que fizeram nessa homenagem iconográfica ao grande desportista . Alterar a história,tem seu preço. Seus autores são passiveis de rejeição e repúdio e considerados inidôneos.Quem frauda a história tem audácia de adulterar números,forjar documentos ,ignorar fatos.
Devolver o regalo não seria gesto de coerência jornalística nesses tempos de verdades fugidias?

Rogério Perdigão
Rogério Perdigão
9 anos atrás

Deveriam tirar o nome do Banco Nacional também…
Tranqueira por tranqueira…

alan
alan
Reply to  Rogério Perdigão
9 anos atrás

BOA!

Moacir (Magro) Costa
9 anos atrás

Simplesmente ridículo essa atitude de alterar as imagens, isso é inclusive passível de uma ação legal por parte do autor da foto se não houve consentimento para alteração.
Como já falaram aqui esse radicalismo xiita (não só em relação ao fumo) já passou a muito do limite do suportável.
Abraços.

Renato
Renato
9 anos atrás

E fica feio parece filme porno japones, onde eles quadriculam o penis e a vagina.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Renato
9 anos atrás

Hahahaha, esta foi boa, bem lembrado Renato, rssss

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

“O que passou, passou”

Alterar as fotos não deveria ser tratado como plágio ou algo assim?

Eles poderiam inclusive, com photoshop e um pouquinho de habilidade, colocar a imagem do Senna de macacão (sem Malboro) recebendo o nobel da paz, ou no meio de uma roda de pagode, ou fazendo quadradinho de oito, sei lá.

Acho que, qualquer alteração em uma foto original, exceto para remover o “desbotado” da idade, exclusivamente, plágio.

Este tipo de imprensa me dá nojo! Eles podem fazer da notícia, o que quiserem e distribuí-la como querem.

Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
9 anos atrás

Se for banir o cigarro da história da fórmula 1 o que fazer com a história do grande rival de Nicky Lauda? O Ingles James Hunt? Não vi uma foto sequer que ele não esteja com um cigarrinho na boca.

Quem leu o livro rush sabe que ele era fumante inveterado e colocava cigarros rothmans no maço de marlboro para agradar a phillips morris, sua patrocinadora.

Cláudio Orestes do Nascimento
Cláudio Orestes do Nascimento
9 anos atrás

Este anti tabagismo xiita está se tornando uma coisa ridícula.

Mario Luis Estivalet
9 anos atrás

O cigarro foi banido dos filmes tambem. Não aparecem mais fumantes em filmes. Em compensação uso de drogas, como usar, pessoas usando, aparecem em uma enorme quantidade de filmes……

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Mario Luis Estivalet
9 anos atrás

Pois é, a nicotina vai, mas o crack, a cocaína, a heroína e a metanfetamina ficam, está aí uma bela troca!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Mario Luis Estivalet
9 anos atrás

Mario,

Banido oficialmente não foi. É mais uma questão de consciência. Um exemplo: no filme “The Girl With the Dragon Tattoo” ( Millenium II ) de 2011, no começo do filme o personagem de Daniel Craig entra numa cafeteria, pede um croissant e um maço de Marlboro, inclusive dizendo o nome do cigarro, sai da cafeteria, acende um cigarro e fuma.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

Palhaçada mesmo

Sil C San
9 anos atrás

Não pode, afinal o cigarro mata. Nossa, que afirmação mais correta e sensata. O carro mata também, matou Senna então não irão mais publicar fotos da Williams e de todos os outros que ele correu?

Rafael Portugal
Rafael Portugal
9 anos atrás

É ridículo mesmo.

Assim como as miniaturas dos carros de F1, não tem mais as marcas de cigarro, bebidas…

E aí temos que correr atrás de algumas lojas que fazem os adesivos para os carrinhos – Como os da JPS, Marlboro, Camel…

Jayme
Jayme
9 anos atrás

Quero ver se daqui a 20 anos apagarem o logo da Shell, afinal queimar petróleo já está ficando tão politicamente incorreto quanto fumar.

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Será que não fez isso por força da lei ?

Ricardo Alves Mendes
Ricardo Alves Mendes
9 anos atrás

Deveriam ter mantido tudo no original, até mesmo para ressaltar a evolução de pensamento e conscientização citada, lamentável.

Norson Botrel
Norson Botrel
9 anos atrás

De fato, FG, patética a atitude da Shell de alterar a história. Fico imaginando daqui a 20 anos o que dirão do Senna. Só falta inventarem que ele venceu corrida só com uma marcha.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Norson Botrel
9 anos atrás

Já dizem isso.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  Norson Botrel
9 anos atrás

nossa cara, isso não tem nada a ver com idolatrar o Senna!!! que mania das “anti viúvas”. isso não é pra limpar imagem dele, é sim com o mundo politicamente correto de hoje.
pelo menos, foi isso que eu entendi

Caipira
Caipira
Reply to  Norson Botrel
9 anos atrás

Puts comentario nadaver, coisa de mentecapto obsessivo-rancoroso.

ed
ed
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Esse pessoal anti-Senna consegue a proeza de ser mais chato que aqueles os fãs mais trogloditas do mesmo.

Mas o páreo ainda é duro.

viúva solitária
viúva solitária
Reply to  Norson Botrel
9 anos atrás

Caro Norson.
Concordo em tudo. Menos envolver o nome de Senna com sarcasmo em seu comentário.Respeitemos os que se foram. Além do mais, Ayrton será sempre Ayrton;com ousem logotipos de cigarros.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Norson Botrel
9 anos atrás

Que infelicidade …

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

já pensou quando proibirem as bebidas, vão apagar todas as garrafas de champanhe. vai ficar engraçado a posição do piloto

José
José
9 anos atrás

Pelo menos não pagou por esse lixo.

Thiago Giordano
Thiago Giordano
9 anos atrás

No futuro, fotos de hoje tambem serao modificadas, tirando a marca “SHELL” dos carros e macacões. “Empresas de petróleo destruiram as calotas polares, agravaram o aquecimento global e poluiram oceanos. Nao devemos vincular nossas marcas ecologicamente corretas à eles”, dirao os politicamente corretos do ano de 2074.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Correto Flávio!
Que infelicidade da Shell! Com um departamento de marketing tão caro, fazer uma cagada monstro dessa!
Mesmo porque, tudo isso fez parte dessa história, ué!

Nessa mesma linha, “politicamente correta”, quando é que o Ministério da Verdade vai começar a proibir patrocínios com inscrições de bebidas alcoólicas e laboratórios farmacêuticos? Sabidamente drogas tão ou mais poderosas que a nicotina.

Eita nóis!!!!!!!!
Haja saco!!!!!!

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Talvez seja porque esse livro seja traduzido e publicado na Europa, também. Lá qualquer menção a cigarro é totalmente proibida.
Pra não fazer duas artes, fizeram uma só, sem os cigarros.

Kleber Acquesta
Kleber Acquesta
9 anos atrás

Consegui ler o livro 1984 e tenho que concordar com você Flávio no comentário que fez sobre esse livro em outro post: George Orwell errou por 30 anos mesmo.

Marcos Coletta
Marcos Coletta
9 anos atrás

Bom dia. Com as devidas proporções,é o mesmo que esconder que os nazistas NÃO mataram milhares de Judeus. O passado está no nosso presente e no nosso futuro.Esconde-lo é repetir os mesmos erros. Lamentável a atitude da Shell.Esperar o que de uma empresa que no passado aqui em Campinas, contaminou o solo e fez de tudo para esconder o seu erro. Parabéns por sua iniciativa de dividir sua opinião. Abs

joao
joao
9 anos atrás

Ué , você queria o que? Herói fabricado é assim mesmo. Para muitos o Senna era tão divino que nem peido ele soltava.

André Luiz
André Luiz
Reply to  joao
9 anos atrás

João, tão amargo.

Alberto
Alberto
Reply to  joao
9 anos atrás

João não, mamãe.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

acho isso uma merda também.
mesmo pq, quando eu era criança achava que os patrocínios estavam lá só por era “bonito”.
não devia ter propaganda de banco também! só tem ladrão, banco prejudica mais a gente do que cigarro! kkkkkkkkkkkkkkk

ainda bem que você ganhou o livro, pq eu já não compraria.

Luis Fernando Borro
Luis Fernando Borro
9 anos atrás

O mundo realmente ficou muito chato. Isso é assassinar a história. Abraços

Marcelo #49
Marcelo #49
9 anos atrás

e Vale ressaltar que varios esportes e esportistas perderam muito dinheiro com a saída dos cigarros. Lembro dos campeonatos de motocross que a Hollywood patrocinava aqui no Brasil e as demais mundo afora…

marcos
marcos
9 anos atrás

pombas! Gomes… já não chega a saudade do Galvão em todos os GP’s, deixem esta alma penada descansar em paz….sair do limbo.

Arthur Luz
Arthur Luz
9 anos atrás

Já que é pra ser assim, deviam apagar o patrocínio do OSAMA também, não?

Acarloz
Acarloz
9 anos atrás

Ridículo.

Gus
Gus
9 anos atrás

Que estupidez tremenda, será que alguém vai ter vontade de fumar ou retomar o vício por conta de logos nas fotos?

Felipe - Carros do Portuga
9 anos atrás

Banco é pior que cigarro… que tirassem o patrocínio do Nacional

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Hoje em dia vivemos a ditadura do besteirol.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Fumante ou não ( não, no meu caso ), o fato é que a Formula Um se transformou totalmente com o dinheiro das empresas de cigarro. O circo multi-colorido e milionário da Formula Um surgiu ali. E, convenhamos, quantos carros lindos surgiram nesse período, exceto o meu preferido, que tinha o patrocínio da Seven Up.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
9 anos atrás

Mais uma xaropada “politicamente correta”…

lincoln falcao
lincoln falcao
9 anos atrás

galvao é que mandou!!!!!!!!!!!!!!!

Paulo Emilio
Paulo Emilio
9 anos atrás

Isto é simplesmente desonesto ! O dia em que eu comprar um livro sobre o Emerson Fittipaldi ou sobre a Formula 1 dos anos 70 e eles apagaram as imagens dos patrocinadores JPS ou Marlboro eu processo a editora !

Paulo Barros
Paulo Barros
9 anos atrás

Resumindo m uma palavra: ridículo.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Imagino pinturas rupestres sendo apagadas por fazer apologia à caça indiscriminada e ao consumo de carne. Falta de razoabilidade total.

Z. Dirceu
Z. Dirceu
9 anos atrás

presente da Shell???? como assim? pode isso? Não existe conflito de interesse?

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Z. Dirceu
9 anos atrás

Ai ai ai…

Mauro Batera
Mauro Batera
9 anos atrás

Realmente ficou muito ruim!

Eu não fumo e nunca gostei de cigarros, mas na minha coleção de F1 1/18 todos os modelos que são patrocinados por empresas tabagistas foram convertidos e adesivados com os respectivos patrocínios da época, e sou franco, a melhor fase da F1 em termos de pinturas, sem dúvida foi na época em que as empresas tabagistas reinaram na F1.

Abraço!

Marcio Rezende
Marcio Rezende
9 anos atrás

Estragaram a publicação. Ridículo. Estão alterando imagens históricas. Daqui a alguns anos vão dizer que o Senna era tão bom que já naquela época não admitia propaganda de cigarros.
Só para constar,não fumo e incentivo os fumantes a parar de fumar.

Estevão
Estevão
9 anos atrás

Esse mundo politicamente correto tá enchendo o saco.

Araujo
Araujo
9 anos atrás

Já li em algum lugar que removeram digitalmente cigarros nas fotos que os Beatles apareciam fumando. É mole?

alberto
alberto
9 anos atrás

Acho hipocrisia banirem o patrocínio de cigarros. Sei que faz mal a saúde, blá, blá, blá. Não sou fumante. Não tenho parentes fumantes… O fumo causa à dependência, mas o maior prejudicado é o próprio fumante e no mais, sua família. Mas se tem que proibir alguma coisa, que proíbam então os patrocínios de bebidas alcoólicas. Esse sim além de fazer mal ao bebum, pode fazer mal à toda sociedade, com acidentes que matam pessoas que nada têm a ver com o vício do famigerado bebum. Se proíbem a fumo, devem proibir também o alcool.

Fipise
Fipise
9 anos atrás

Concordo em cem por cento contigo, ta insuportável essa ditadura do politicamente correto.
Uma obra perde total valor quando se altera um texto, uma foto ou uma vírgula.
Programas tb, na Band por exemplo, chegam a filmar uma cidade, NY, por exemplo e embaçam certos anúncios. RIDÍCULO