SENNA E O CÉU

SÃO PAULO (novidades sempre) – O Alex Dias Ribeiro me mandou este texto durante a semana. Com sua autorização, claro, publicamos junto ao material especial dos 20 anos da morte de Senna.

Creio que será chocante para alguns.

Subscribe
Notify of
guest

253 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charles Jr
Charles Jr
9 anos atrás

O texto estava excelente, pontuando o Ayrton mito e Ayrton homem, lado a lado, até que:

“Foi o maior funeral da história do Brasil. O mito vira herói nacional e internacional. Seu nome vai para o livro dos recordes. O mito entra para a história. Morre o mito, fica o homem. Daqui a cem anos, o mito já era. E o homem?”

Deste trecho em diante eu mudei minha concepção. Equívoco é pouco pra definir isso aí. Percebe-se com grande grau de nitidez a intenção que o autor teve com sua quase-fábula. Se nos parágrafos anteriores seu cinismo, recalque e um misto de vários outros sentimentos negativos, que eu não consigo exatamente definir, ficaram ocultos em entrelinhas, a partir daí tudo ficou cristalino como as águas de um aquário. Uma pena.

Ayrton, antes do piloto, do mito, foi um grande ser humano. E apesar de suas falhas – quem não as tem? – não se pode tirar o mérito de seu enorme legado. Ele fez muito mais do que a maioria das pessoas geralmente faz, isso seja como esportistas, seja como ser humano que sempre foi. Fez mais e fez melhor. Numa intensidade nunca antes vista. E, agora, num momento de rememorar sua vida, vem um mentecapto desses, adivinhar o que se passava em sua cabeça, em sua vida pessoal, em sua religiosidade… Tentando justificar sua genialidade pela insanidade, pela erraticidade. Tenha paciência!

ms
ms
9 anos atrás

Cairia como uma luva o seguinte título para esse texto do Alex Dias Ribeiro sobre Senna: “Deus e o Diabo na terra do sol”…. nome do famoso filme de Glauber Rocha, aliás, iria mais além…acho que também cairia muito bem para retratar toda a saga de sua vida…. Alex, com sua análise ferina, expõe “até as víceras” o lado insano de Senna que acostumamos a considerar normal/natural (mas que certamente iríamos considerar insano e louco se visto em qualquer outro mortal…. ) e que passava batido por detrás do mito…., Senna poderia ser considerado um Antonio Conselheiro dos tempos modernos, que ao idealizar seu instituto teria a pretensão resgatar as massas de sua pobreza material e espiritual….( e olha que havia revelado a Frank Willians suas pretensões presidenciais…..) implantando um reino da paz e prosperidade….mas diferentemente do Antonio Conselheiro original, Senna foi acima de tudo um subproduto gerado e abraçado pelas elites (principalmente as midiáticas) desse país que o transformaram num ícone do ”bom mocismo” e num ideal a ser alcançado pelas massas DENTRO DO SISTEMA, enquanto o visionário Antonio Conselheiro pretendia criar uma comunidade alternativa FORA DO SISTEMA vigente em sua época e por isso ele e seus seguidores foram trucidados…

ms
ms
Reply to  ms
9 anos atrás

Também achei genial a comparação de senna com o pelé feita pelo Alex, pelé assim como senna, abusava da famosa catimba com os adversários (há relatos de pernas e braços quebrados de jogadores devido “a entradas” (desleais) de pelé) mas nem por isso deixaram de nos brindar com jogadas e no caso de senna com performances geniais, feitas de forma LIMPA, e que encheram nossos olhos…..

Charles Jr
Charles Jr
Reply to  ms
9 anos atrás

Sério, que ladainha. Ou o meu ‘ironiômetro’ não está funcionando…

ms
ms
Reply to  Charles Jr
9 anos atrás

ladainha!?? onde??

Nassir
Nassir
9 anos atrás

Sou apenas eu ou tem mais gente que entra aqui só pra dar risada com as patadas do Flavio Gomes?

Rafael Portugal
Rafael Portugal
9 anos atrás

Ah, Deus, Deus, Deus… e daí se o cara ficou mais centrado nele do que em Deus?

Como fã de automobilismo, da F1, do Senna e de outros pilotos como Piquet, Emerson, Villeneuve, Alesi, Vettel, Mansell, o que importa é o cara ter talento, querer correr, chegar na frente dos outros. E isso Senna tinha de sobra, por isso se destacou e foi melhor que muitos nas várias categorias de corrida das quais participou. Foi um dos grandes pilotos da F1, um dos maiores. E claro, foi humano, como todos nós, sujeito a erros, pecados, tentações, de querer curtir a vida, de querer ganhar mais e mais. E daí? Alex Dias Ribeiro poderia ter passado sem essa.

emanuel
emanuel
9 anos atrás

Me impressiona o fato de como esses céticos religiosos não conseguem ver um palmo na frente do seu nariz, julgar se uma pessoa foi para o céu ou inferno me parece cruel.
Céu e inferno nada mais é que a maneira de como deixamos nosso legado. Meu céu sera chegar ao final de tudo e nao querer outra chance de fazer diferente.Talvez não exista inferno maior do que sua própria conciencia , da vontade de uma nova chance para fazer diferente.

Roberto
Roberto
Reply to  emanuel
9 anos atrás

Você expressa em sua opinião, aquilo que você acha racional (razão) para a sua própria vida e sua maneira de viver, também não quer dizer que esteja certo em sua maneira de pensar, pois a razão abrange muito mais do que uma simples ideia, a razão precisa passar por varias circunstâncias para se tirar uma conclusão verdadeira, portanto, o que você está dizendo, não significa que esteja certo!
portanto, não adianta chamar uma pessoa de “cético religioso´´ apenas porque a pessoa expressa a sua fé, cuidado posso considerar como “preconceito´´

Emanuel
Emanuel
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Meu caro Roberto de fato não compete a mim dizer se pensa certo ou errado quanto a isso você tem razão. Porém o texto acima reflete um claro ceticicismo ao ponto de julgar se Sena vai para inferno ou céu. Ora, será que isso já não é um preconceito?Considere como quiser isso não faz diferença.

José
José
9 anos atrás

Essa dicotomia céu e inferno é de um maniqueísmo que só funciona bem até a quarta série. Daí pra frente só serve pra quem deixou a cabeça por lá mesmo…

Roberto
Roberto
Reply to  José
9 anos atrás

Esse comentário é digno de uma pessoa que não tem fé verdadeira, e que ainda não demonstra nenhuma crença, e se tem alguma crença por algo, ele leva essa crença como algo verdadeiro e único, sem comparar outras diferentes crenças, no entanto deve ser uma vida pessoa que leva a vida de maneira abstrata.

Ed
Ed
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Nada é mais abstrato do que a ideia de um céu e de um inferno

Roberto
Roberto
Reply to  Ed
9 anos atrás

Abstração (do latim abstractio) é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, do qual então se faz abstração, portanto, a ideia de céu é inferno não é abstrato, no entanto a ideia de céu é inferno é abrangente, elevando a vários sentidos do intelectual humano.

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
9 anos atrás

eu sabia que ia dar titica…

Alex dias ribeiro semrpe foi gente boa, bom piloto, mas ele sempre foi evangelico. ele é antigo, do tempo em que evangelicos era só esquisitos, não crueis e perigosos, como os fanaticos de hoje, mas de qualquer forma, povo do automobilismo nao aceita fanatismor eligioso. Alex é gente boa, mas um pouco equivocado.
no final, to feliz com a repercussão que o tema teve aqui, e o feedback é bom. mas, de qualquer maneira, não “crucifiquem” o Alex, ele é gente boa.

Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

Quanta bobagem.
Realmente chocante para qualquer pessoa mínimamente racional e inteligente.

Roberto
Roberto
Reply to  Banana Joe
9 anos atrás

Com esse seu comentário, você automaticamente se expõe ao termo de se dizer inteligente e racional, e ainda pressupõe que o autor do texto seja burro é ignorante, apenas porque a pessoa expressa a sua fé, cuidado, posso considerar como “preconceito´´

Moa
Moa
9 anos atrás

Céu… Inferno… Como se tudo fosse “para sempre”… Ate qd a humanidade vai demorar para ter uma fé que seja raciocinada? Só a Reencarnação é a resposta para tudo…

Roberto
Roberto
Reply to  Moa
9 anos atrás

a pessoa fala em fé racional, e ainda acha que reencarnação faz parte de uma fé racional, ora me faça um favor, procure estudar sobre todas as religiões, filosofias e teologias e depois procure tirar uma conclusão sobre essa sua ideia e o que você insiste em dizer que está certo.

Moa
Moa
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Desde a antiguidade, passando por Egípcios e Gregos, e em diversas parte do globo inclusive em diversas crenças orientais o conceito de reencarnação já era conhecido!

Roberto
Roberto
Reply to  Moa
9 anos atrás

Independente do nome reencarnação, que se abrange por varias crenças e seitas no mundo inteiro, desde os povos antigos, porém, todas elas se definem com suas diferenças religiosas, portanto não chega a ser algo concreto o próprio termo reencarnação, pois nessas mesmas crenças existe diferença de deuses, não chegando a conclusão de um Deus único, como se define no Cristianismo, judaísmo, no Islamismo e em outras religiões ainda pouco conhecidas no mundo.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Moa
9 anos atrás

Fé e racionalismo são duas palavras incompatíveis, uma vez que a fé atua no emocional enquanto a razão, bem… atua sobre a razão(kkk), ou seja, sobre fatos objetivos e imparciais que em tese atingem qualquer pessoa da mesma forma. Portanto, trata-se do subjetivo (fé) versus o objetivo (razão).

Roberto
Roberto
Reply to  Cláudio F1
9 anos atrás

existe sim a diferença de uma fé emocional e racional, enquanto a fé emocional age por impulsos emocionais, que muitas vezes não demonstra ser uma fé verdadeira é integra. a fé racional age pela razão, que abrange muito mais do que o físico e neurológico do ser humano, e o que é a razão: Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. então para quem tem uma fé racional, é muito mais compreensível a razão de certas coisas, como a própria crença.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Quando eu falei fé, me referi exclusivamente à fé religiosa e não a qualquer outro tipo de fé/crença, sendo que a fé religiosa é sim de cunho exclusivamente emocional, tanto que os chamados “estados da alma” nada mais são que estados de humor (os quais podem ser fruto de alguma alteração leve ou até severa da psiquê do indivíduo).

Roberto
Roberto
Reply to  Cláudio F1
9 anos atrás

A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, portanto, a religiosidade abrange um todo sobre a fé emocional e racional, quero dizer que uma pessoa independentemente de sua fé ou crença religiosa, pode realmente exercer uma fé, tanto emocional quanto racional, isso faz parte do conhecimento intelectual é filosófico do ser humano.

Felipe Filho
Felipe Filho
9 anos atrás

Repito(Novamente) a minha pergunta e espero a sua resposta…
Chocante porquê Flávio Gomes???????
Responda pois, quero continuar sendo admirador dos seus comentários tanto aqui no Blog quanto na Fox TV!!!
Obrigado.

wilchaia
wilchaia
9 anos atrás

Será que o Senna dava os 10% para o pastor???

Denis
Denis
9 anos atrás

Não sei se interessa, se pode postar aqui ou só pra apimentar.. sei lá… mas em 2012 o Alex ja falou disso:

http://tazio.uol.com.br/f1/alex-dias-ribeiro-patinho-feio-carreira-na-f1-e-a-conquista-do-penta

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

Não tive meu comentário publicado ontem sobre o assunto, ainda não sei bem o porquê, mas lá vai, novamente: gosto de Alex Dias Ribeiro, é um cara decente, sujeito do bem, pilotou na F1, embora não tenha ganho niente, mas esteve lá, ao menos, nunca se envolveu em polêmicas, em roubalheiras ou atos criminosos, não que eu tenha conhecimento, mas… Sempre tem um “mas”…
Alex Dias Ribeiro não quer comentar sobre Senna, mas promover o seu credo;
Alex Dias Ribeiro, como cristão que diz ser, desmerece uma pessoa que, não embora não fosse santo, e quem o é?, estava longe, muito longe, de ser diabo;
Alex Dias Ribeiro não chamou Ayrton Senna propriamente dito de “diabo”, ou coisa que o valha, mas como Senna não entrou na seita de Alex Dias Ribeiro vá saber, conforme o autor expressa em seu texto, se Senna não está neste momento na companhia do coisa ruim, do chifrudo, do belzebu;
Alex Dias Ribeiro, porém, “magnanimamente” até crê que “Senna foi para o céu”, já que tanta gente insiste em lhe perguntar sobre isso;
Alex Dias Ribeiro escreveu um texto pueril, digno de um panfleto da Igreja do Bispo Macedo, e não algo minimamente condigno com a memória de Ayrton Senna;
Alex Dias Ribeiro desconhece que Ayrton Senna foi um homem profundamente religioso, e atenção!, à sua maneira, sem fazer parte de clubinhos ou agremiações de crentes;
Alex Dias Ribeiro talvez nunca tenha visto esta foto – http://visao.sapo.pt/ayrton-senna-faria-50-anos-esta-semana=f552955 – que se tornou famosa mundialmente;
Alex Dias Ribeiro deveria ter menos rancor por Ayrton Senna não ter entrado para os Atletas de Cristo e lembrar com mais respeito do tricampeão mundial de F1 que ele nunca chegou perto de ser.

Gilberto Neto
Gilberto Neto
Reply to  Luis Felipe
9 anos atrás

Muito lúcido seu comentário Luis Felipe, agora Alex Dias Ribeiro determina quem vai ou quem não vai para o céu! Patético, uma vez que ele é tão pecador quanto o resto dos mortais que não fazem parte de sua seita. Como sempre digo Deus não é teoria,palavras,textos,cantos e reza ,como pregam muitos “religiosos” Deus é prática que se faz no dia dia.

ed diogo
ed diogo
Reply to  Gilberto Neto
9 anos atrás

Otimo cometario dos dois e eu acrescento na minha opiniao que ele quis foi fazer uma propaganda do Atletas de Cristo

Dorival
Dorival
9 anos atrás

Senna, nossa até hoje ainda tem gente que usa o nome dele para puxar a sardinha!!!
Desnecessário este link em seu blog, não acrescentou nada a não ser o enxurrada de comentários. Com Jesus também “é” assim. Ainda hoje muita gente usa seu nome para se promover!

Oi?
Oi?
9 anos atrás

Acredito que toda experiência com Deus deva ser pessoal. Senna teve a sua e Alex a dele. O que passar disso beira o proselitismo. O fato de Senna ser neófito naquela época não o desqualifica como eventual componente do reino dos céus. Afinal, Deus consiste em um juiz justo, e apenas a Ele cabe o julgamento final.

João
João
9 anos atrás

Então, Senna deu uma entrevista sobre Deus, no GP de Portugal de 89?

O mesmo GP em que ele não percebeu que Mansell já estava desclassificado da corrida, continuou defendendo a posição e bateu?

Expliquem essa, cristãos.

(Sou fã de Senna – Sennista, se preferirem -, mas acho repulsiva essa prerrogativa da felicidade possível apenas na busca a Deus. Cada um que seja feliz do jeito que quiser e puder, com o deus que quiser, com a religião que quiser – ou sem deuses, nem religião)

jammal
jammal
9 anos atrás

Realmente fiquei chocado. Não espera que vc publicasse uma bobagem como essa….

jammal
jammal
Reply to  jammal
9 anos atrás

Antes que vc me xingue, continuarei acessando o site e o blog. Adoro seus textos sobre automobilismo e tenho a mesma visão política e social que vc. Mas religião não combina neste espaço….

Ludivico
Ludivico
Reply to  jammal
9 anos atrás

Concordo totalmente

Felipe Filho
Felipe Filho
9 anos atrás

Repito a minha pergunta e espero a sua resposta…
Chocante porquê Flávio Gomes???????
Responda pois, quero continuar sendo admirador dos seus comentários tanto aqui no Blog quanto na Fox TV!!!
Obrigado.

alan
alan
9 anos atrás

Especular sobre quem “vai para o ceu” ou nao e’ inutil e tenebroso…..

jivan
jivan
9 anos atrás

A propósito: tem sociólogo bom dizendo q o Brasil reúne condições de vir a tornar-se uma república fundamentalista evangélica. a ver

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Pelo nível de alguns comentários , os entendidos de beagles agora são entendidos de Ayrton Senna também.

Ludivico
Ludivico
9 anos atrás

Que texto medonho. Primeiro, não entendo porque um texto proselitista está numa revista de esporte. Segundo, o texto não tem objetivo, é propaganda pela propaganda, não sendo capaz nem de concluir o assunto do qual julga tratar. Enfadonho e desnecessário. O surpreendente pra mim foi ter visto linkado aqui tamanha inutilidade.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
9 anos atrás

Parabéns por publicar um texto do Alex. O cara expõe o cristianismo com clareza, e o texto mostra um pouco do Senna que não conhecemos.

Marcelo R
Marcelo R
9 anos atrás

Sinceramente, tremenda bola fora do GP e do Alex. Deus não tem nada com isso, foi uma fatalidade. Vejo muitas pessoas, católicos, evangélicos, e de outras religiões falando como se Deus fosse um sujeito que não suportasse não ser amado, aí ele te pune até que você faça o que ele quer. Falar de Deus e do quanto ele é maravilhoso de barriga cheia, com grana no bolso e com saúde é fácil. Agora vai falar de Deus para aquelas crianças na África que são estupradas 15 vezes ao dia.

http://noticias.r7.com/internacional/menina-sequestrada-na-nigeria-diz-que-refens-sofrem-ate-15-estupros-diarios-04052014

Caipira
Caipira
Reply to  Marcelo R
9 anos atrás

Puts……..

Kdd
Kdd
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Puts mesmo! matou a pau Marcelo, disse tudo!! concordo plenamente!!

Felipe Filho
Felipe Filho
Reply to  Marcelo R
9 anos atrás

Bola fora foi esse seu comentário sem ter nada a ver com o texto do Alex Dias…
Abraço.

Lionel de Campos Jorge
Reply to  Marcelo R
9 anos atrás

Se o Marcelo estudasse a biblia todos dias como manda varios textos da Biblia, saberia que a explicação para isso é de que o HOMEM que pode deve AJUDAR quem precisa de ajuda, Deus coloca estas criaturas sofrendo no mundo para os humanos se sensibilizar ai Vc fala mas Eu não posso ir la ajudar, certo mas só de Vc ficar TRISTE e REVOLTADO e MOSTRAR ISSO, Deus ja fica contente e quem sabe isso não chega num milionário que vai la e ajuda ??? O Alex sabe disso Deus pede para DIVULGAR a Palavra o Evangelho, parabéns ao Alex e a Revista Warm Up por divulgarem DEUS é disso que a humanidade esta precisando URGENTE abs

Marcelo R
Marcelo R
Reply to  Lionel de Campos Jorge
9 anos atrás

Respeito o seu comentário, mas discordo em absoluto. Muito mais relevante em acreditar em Deus é em qual tipo de Deus vc acredita. Acreditar que um ser tão poderoso tortura as pessoas apenas para despertar a compaixão dos outros, me desculpe, mas é atroz. Esse é o problema de fazer uma idéia do criador comparando-o com o ser humano, pois as mesmas vontades, raivas e preconceitos do homem irão se refletir nele. Seguindo o seu raciocínio, os homens que torturam mulheres e vítimas em casa ou no cativeiro também estão aí para despertar a compaixão das pessoas. O problema é que tudo acaba no fundamentalismo e é muito triste ver que as pessoas acham isso normal e se arvoram superiores e melhores do que as outras por serem “eleitos” ou ungidos, daí os tempos de intolerância que chegaram para ficar (viu o caso da mulher linchada em SP ?), pois se uns acham que são os únicos dignos a uma vida melhor (ainda que futura e ainda que em outro lugar), nada mais natural de que outros achem que tem igual direito aqui e agora.

Gosto do blog, mas não acho que tenho que concordar com tudo com que o Flávio diz, apenas isso. Disse que achava uma bola fora porque o Alex, a pretexto de dar mais ênfase ao texto, o utiliza para pregar a sua ideologia religiosa. Não entro no mérito se os fatos aconteceram ou não, pois não estava lá. O que eu questiono é que ele, não se intencionalmente ou não, discorre sobre as qualidades do Ayrton, talvez como técnica ou para alavancar a simpatia de seus fãs, para veicular uma questão de crença. O intuito é dissimulado, tanto que se vc não se liga vc não percebe pois viaja nos atributos de Senna, mas olhando com frieza está lá sim.

Se Senna passou a acreditar em Deus apenas porque teve algumas vitórias a mais, o fato é de se lamentar e milita em desfavor do piloto, pois estabelece uma relação de clientelismo, típica de religiões onde as pessoas vão a cultos e cerimônias para serem enganadas.

Ademilde Fonseca
Ademilde Fonseca
9 anos atrás

Acho que quase ninguém entendeu nada e você simplesmente publicou o texto como homenagem ao Senna, até porque não seria nenhum absurdo dizer que o próprio Senna gostaria de tê-lo lido.

E claro que dá para traduzir em linguagem laica o que o texto diz em linguagem religiosa… mas precisa?

Antonius
Antonius
9 anos atrás

Bacana o texto.
Absolvo-me de questões religiosas e respectivo debate (até pq não tenho qquer crença, nem conhecimento suficiente),….pelo que li, acho que o Ayrton Senna, além do hiper-cognitivo, tinha “inteligência emocional” de sobra pra lidar com o ambiente extra-pista, também.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Senna foi para o Umbral, porque desencarnou como suicida indireto. E só será resgatado de lá, quando expiar a falta cometida.

É a Lei do Carma.

Alberto
Alberto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Risperidona 2mg 2x/dia

Thiago Giordano
Thiago Giordano
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Hahaha..boa!!!

Felipe Filho
Felipe Filho
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Sertindol 2x/dia.

Emerson
Emerson
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Como você sabe disso? Ele ligou do além dizendo onde está?

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Paulo…..estes dias vendo o nome do maior de todos te fizeram bem mal, hehe!!

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Pinto….tantos dias dedicados para Ayrton Senna te tiraram do eixo não foi? Kkk

Paulo Pinto
Reply to  TagHeuer
9 anos atrás

Peço a você, Segafredo (como “viúva-mor”), que ore diariamente para que o idolatrado saia da zona umbralina para a luz!
Aproveite e utilize os demais nicknames (incluindo TagHeuer), e promova uma corrente de oração.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O Alex Dias Ribeiro é um cara do bem. Mas em questão de fé discordo um pouco da ortodoxia Cristã.

Na minha concepção Deus nos ama de forma incondicional, sem julgamentos, sem qualquer questionamento. Todos nós, independentemente do tipo (ou até da falta) de fé caminhamos ao encontro de Deus. Mais simples do que isso não consigo ser.

Segue o jogo.

Imperador

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Revelador o texto. Mostra que Senna “se converteu” apenas para ganhar corridas… Ayrton era um baita de um piloto, mas sua obsessão era doentia! Cruz credo!

Caipira
Caipira
9 anos atrás

Se dependesse dos mortais, o ceu estaria vazio.

Paulo Passamani
Paulo Passamani
9 anos atrás

Eu não entendo porque o Flavio Gomes não comentou esse texto no Especial sobre o Senna no Esporte Espetacular da “Globo”

Paulo Passamani
Paulo Passamani
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Mas o Visão FOX é recentissimo e VC foi o Ancora do especial

Felipe Filho
Felipe Filho
9 anos atrás

Chocante porquê Flávio Gomes???????

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Estranho FG, vc não é comunista e ateu? Como tal, deveria ignorar solenemente essa diarreia religiosa, não? Mas entendo, pra dar aquela alfinetadazinha no Senna vale tudo, né?

Fernando Passos
9 anos atrás

Assunto bacana de ser abordado, foge da mesmice que dominou as reportagens e textos sobre os 20 anos do acidente, porém trata-se de um assunto muito polêmico e prefiro guardar pra mim minha opinião, afinal nem todos respeitam as opiniões alheias.

Do lado pessoal do Senna, destaco positivamente a empatia, a caridade, o amor à família e o carisma.

Abraços

fred
fred
9 anos atrás

tá bom de Senna já hein… viveu como quis, foi bem pago pra exercer a profissão e assumiu os riscos inerentes a ela. Essa mania de idolatrar dá no saco.

Lucas
Lucas
9 anos atrás

Independente de qualquer crença religiosa, quem somos para julgar se ele Senna ou qualquer pessoa no mundo foi pro céu ou não, o maior erro do texto foi ignorar completamente que Senna deu inicio a uma das ONG’s mais serias desse pais que ajudam centenas de crianças a ter um futuro melhor. Qualquer um que não for seus amigos próximos e parentes não tem direito de falar da vida sua pessoa pessoal. Para alguns religiosos sejam eles católicos, evangélicos, budistas, espíritas e etc, é mais fácil falar mais do que fazer, apontar os pecados dos outros do que olhar para seu próprio umbigo.

Leo
Leo
Reply to  Lucas
9 anos atrás

Na verdade não foi o Senna quem deu início, e sim sua irmã Viviane Senna.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Leo
9 anos atrás

Senninha e a marca Senna foi o Ayrton. Depois que ele morreu surgiu a fundação.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
9 anos atrás

Ohhhhh Lord !!!

Marlos Marques / Brasilia-DF
Marlos Marques / Brasilia-DF
9 anos atrás

KKKKKKKKKK ,lendo os comentários , alguns mais contidos e outros mais exaltados ( Viúvas do Senna ) percebo que logo logo Papa Francisco vai canonizar o Senna com transmissão da Globo e Galvão Bueno narrando…..É Senna…é santo…é do Brasilllllllllllllll……….Senna nunca foi santo.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marlos Marques / Brasilia-DF
9 anos atrás

Pra tamanha idiotice só poderia vir da nossa ilha da fantasia do serrado.
deve ser mais um dos eficiente funcionário publico que nós alegremente pagamos.
O pior é que muito dificilmente, tanto exaltados como os contidos que tecem elogios ou denigrem a qualidade técnica deste ou aquele piloto jamais dirigiram carro com relação peso/potencia inferior a 8 kg/Hp e se acham……….

Branco
Branco
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Bravo! Clap! Clap!Clap!

klaus
klaus
9 anos atrás

É, tem bobo pra tudo…

Marlos Marques / Brasilia-DF
Marlos Marques / Brasilia-DF
Reply to  klaus
9 anos atrás

E bota bobo nisso.

Paulo Pinto
9 anos atrás

“Seu nome vai para o livro dos recordes.”

Que recordes?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Aqueles que o seu ídolo nunca conquistou!! E não me obrigue a enumerar!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Recorde de listas?

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Este tbm.

Paulo Pinto
Reply to  TagHeuer
9 anos atrás

Esse recorde não vale. Não é homologado pela FIA.

Pablo
Pablo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Recorde de pilotar um F1 usando apenas um olho, Paulo. Simple like that… hahaha

Pablo
Pablo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Recorde de viajar para outra dimensão durante uma corrida…

Paulo Pinto
Reply to  Pablo
9 anos atrás

Concordo, Pablo. Ele viajou para outra dimensão em Ímola… mas isso não é recorde.

Filipe
Filipe
9 anos atrás

O Grande Prêmio já foi mais sério. Bem mais sério.

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

Não vou criticar pq cada um escreve o que acha, suas opiniões, etc, afinal não era esse o intuito da “semana Senna”?

Só falo uma coisa : o Senna não era santo, aliás ninguém é santo!

JP
JP
Reply to  Paulo Z
9 anos atrás

Amigo, há anos falamos disso!

Carlos Jose Pimenta
Carlos Jose Pimenta
9 anos atrás

Me assusta a intolerância que observo aqui, espero que tratem de gays, drogas, polítca com a mesma voracidade. Os irmãos Dias Ribeiro foram bons pilotos, acho que o Fernando guiava mais que o Alex, mas depois do acidente que teve na Inglaterra sua carreira declinou, acho eu. O livramento que o Alex teve no GP Brasil onde uma Sauber ((??)) arrancou a porta do carro madrinha foi algo lá de cima, enfim. Flávio Josefo em sua obra “História dos Hebreus” narra que Alxandre o Grande quando passa pela Palestina é induzido pelo seus Generais a conquistar aquela terra, porém o próprio Alexandre diz que teve um sonho com aqueles patriarcas e os mesmo em sonho profético afirmavam que ele ganharia uma batalha, o que o fez, entao ele diz isso a seus Generais e passa em paz pela Palestina. Bom se Alexandre não se meteu com eles, não serei eu que ficarei aqui escrevendo patavinas. Conheçi o Alex, o Fernando e a Neuza Itioka também, pessoas legais.

Maurício
Maurício
Reply to  Carlos Jose Pimenta
9 anos atrás

“…espero que tratem de gays, drogas, polítca com a mesma voracidade.”
Pior que isso, só “conheçi” com cedilha. A não ser que algum patriarca tenha determinado uma nova reforma ortográfica. Em nome do Senhor.

Carlos Jose Pimenta
Carlos Jose Pimenta
Reply to  Maurício
9 anos atrás

iiiii, pronto, mais um fedelho fedendo a mijo pra encher o saco, cara voce perdeu tempo em ler o que escrevi ??? Pô playboy, vai chupar prego até virar tachinha vai.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Carlos Jose Pimenta
9 anos atrás

Porque equiparar gays com drogas e políticos (corruptos acredito eu).
Cara aqui tem gente opinando contra o radicalismo de alguns trechos do texto do Alex, com o que eu concordo. Mas também tem um monte de gente de diversas religiões colocando sua visão do que acreditam ser o “destino” de Senna.
Se o seu deus é na base do olho por olho, fique com ele pra você, ele não me representa.Se bem que está na bíblia, não é?

Carlos Jose Pimenta
Carlos Jose Pimenta
Reply to  perna quebrada
9 anos atrás

vai catar coquinho.

Mateus
Mateus
9 anos atrás

Já encheu o saco esse tanto de notícia do Senna. Ao invés de falarem somente do piloto, querem pintar o cara como se este tivesse sido alguma espécie de santo. Agora esse papo de céu. Vamos falar da Madre Teresa então.

josias
josias
Reply to  Mateus
9 anos atrás

o que tem madre teresa a ver com senna?

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  josias
9 anos atrás

Ela também já fez um monte de merda.

jivan
jivan
Reply to  perna quebrada
9 anos atrás

Kkk!!!!

flavio
flavio
9 anos atrás

oi flavio

Gosto muito do Alex Dias Ribeiro,embora eu não seja religioso,…O que eu achei mais interessante,que voce(flavio gomes) e o Alex dias Ribeiro tem uma visão , igual do que era o Ayrton Senna. Um cidadão com uma personalidade bem dificil , e triste. Embora um sendo muito religioso no caso do Alex e outro não , como voce.(flavio Gomes).

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Sinceramente não entendi exatamente qual o objetivo do texto… mas acho que Senna e Fangio serão eternos na modalidade.

Pablo
Pablo
Reply to  Thiago
9 anos atrás

Eresia comparar Senna a Fangio.
Nos tempos de Fangio, aquelas baratinhas alcançavam quase a mesma velocidade dos carros na época de Senna, devido a potência dos motores, porém sem todas as tecnologias de auxílio das quais desfrutou o brasileiro. Ainda assim, ganhou o que ganhou em menos tempo.

Felipe Santos
Felipe Santos
9 anos atrás

preconceitos a gente se ve por aqui!!!!!!

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Vejo uma necessidade muito grande das pessoas julgarem
as crenças e descrenças do Senna, seja para elevá-lo ou rebaixá-lo.
Isso tudo é uma coisa de foro íntimo.
Cada um na sua. Nada me chocou nesse texto. Senna era um ser humano em busca da felicidade como todos nós.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
9 anos atrás

Senna era um bebê espiritual (!), o autor cita 88 mas nos teste da Williams Senna citou Deus, que estava calmo etc., Senna sempre foi muito religioso. O fato de alguém citar a bíblia ou pregar um monte de coisas não eleva o nível espiritual de ninguém. Texto sem sentido algum, a não ser o fanático religioso. Obsessão por ganhar é pecado? Senna parava o carro pra ajudar pilotos desmaiados, tem um desconto aí? E Senna, que morreu rápido liderando ainda vai pro céu? Não está lá, até hoje? E Schumacher, que está vegetando, vai pro céu? Que babaquice….
Tenho medo das pessoas que ligaram perguntando se Senna foi pro céu, mais medo ainda de quem responde uma porra dessas. Morrer é a única coisa que eu tenho certeza desde que nasci. Senna morreu, o homem. O exemplo continua. Daqui a 10 anos, quando surgir um piloto arrojado, falarão: É bom o garoto, tem o estilo do Senna! Pra bom entendedor isso basta.

Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

“Daqui a 10 anos, quando surgir um piloto arrojado…”. Está delirando, “Vicellez”?
Já surgiu e é bom o garoto, tem o estilo do Padrinho!
Pra bom entendedor, isso basta.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Avanti Alonso, faço minhas suas palavras, principalmente em relação aos medos.

Pablo
Pablo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Concordo perfeitamente.

aatrcoutinho
aatrcoutinho
9 anos atrás

Gostaria que o autor do texto deixasse Deus decidir quem vai pro céu sem opinar, poxa. Os homens não podem decidir essas coisas. Já imaginou se a gente manda um santo pro inferno ou até mesmo um diabinho pro céu? Deixar os homens opinarem só vai dar merda.