TESTEZZZZ (4)

SÃO PAULO (cada uma…) – Como chamaremos isso? Vuvuzela veloz? Bem, a maior atração do dia, aparentemente, não mudou muita coisa no barulho dos carros da F-1, que segue parecido com o de uma Towner com o escapamento furado. Foi Rosberguinho quem disse, não eu, ao Renan do Couto, que segue em Barcelona. E, na boa, desistam dessa coisa ridícula. Há limites.

vuvuzelamercedes

O segundo e último dia de testes da semana teve Maldonado na ponta, usando supermacios como fizera Chilton ontem. Nada a analisar, pois. Legal mesmo foi ver Susie Wolff completando 55 voltas com a Williams e Vettel tomando sol no pitlane. O relato do treino, feito pelo Renan, e as fotos do nosso catalão maluco Xavi Bonilla estão aqui.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Williams F
Williams F
9 anos atrás

Aqui no Paraná, chamam isso de “pinto-loco”. Quem nunca viu uma gaiola feita com chassi de fusca ou da velha “brasa”, motor vw ar “mexido” ou ap, e o grande pinto-loco espetado atraz. Ha ha ha, agora só falta o pessoal da F1 metê uns lamero e bota no barro… corre o interiorzao no meio dos canavial. Legal!

Ron
Ron
9 anos atrás

Isso é ridículo!
Do jeito que vai, o barulho da F1 no futuro será apenas o dos carros atravessando o ar à frente deles, dos pneus…

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Para ter barulho nessa geração de motor só se abrirem mão da eficiência do sistema, aumentando o consumo do motor e retirando um dos sistemas de regeneração. Na outra ponta teria de mudar a posição do turbo, reconfigurado todo o conjunto do escapamento. Resumo do estrago: muito barulho e adeus eficiência térmica e controle de consumo. As novas regras de nada serviriam. Voltariam os a meados da década de 80, finzinho da primeira era turbo da F1.

troucha
troucha
9 anos atrás

Sugestão barata para a F1, já que esculhambou mesmo…

Quando era moleque, a tchurma fazia uma engenhoca. Pegávamos uma lata de leite e fazíamos dois furos na parte de cima e um furo na parte de baixo, no meio. Na parte de cima colocávamos uma borracha que ia até o guidão, na parte de baixo um barbante que contornava o lado de fora do cubo, a lata ficava na diagonal mais ou menos na altura das pernas, quando andava fazia um uóóóóóóó´, barulho do car…
Dez a zero no ronco da F1.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

A falta de bom senso é a praga a ser combatida no século XXI. A própria palavra perdeu o sentido.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

A Mercedes, que já é a dona do palco este ano, deu um jeitinho de aparecer um pouco mais. Os patrocinadores agradecem.

carlos jose pimenta
carlos jose pimenta
9 anos atrás

Bizarro,

JCPG
JCPG
9 anos atrás

Pamoonha! Pamoonha! Pamoonha!

Evandro
Evandro
9 anos atrás

Mais respeito comas towners por favor, já vi uma com escape furado na rua e berra bem mais bonito……a F1 atual mais parece uma corrida de cortadores de grama…..só que o barulho é dos de fio…….

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

daqui uns 20 anos lembraremos disso:

“uma vez, a F1 testou uma corneta pra aumentar o barulho”

da pra vender pamonha com essa merda

marcos
marcos
9 anos atrás

qualquer oficina de CG, titan por ai consegue mudar e aumentar o barulho de um 125… e os engenheiros de milhoes me vem como ideia dessas ?! melhor comprar um Coyote e colocar no lugar dessa ponteira ai !

Aliandro Miranda
9 anos atrás

Acompanho a F-1, entendendo as corridas, há 20 anos ou 25 anos. Nestes anos, nunca vi a F-1 tão artificial como agora. Parece que é tudo de plástico, se é que me entendem. Essa vuvuzela é o cúmulo da artificialidade.

Aos mais antigos: houve outra era assim? Acho difícil.

Ulysses
Ulysses
9 anos atrás

Se ja não bastasse os carros estarem horriveis, principalmente o da Ferrari!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

Não dá pra levar a sério.

troucha
troucha
9 anos atrás

É a coisa mais bizarra que já vi.
Li aqui, vários comentários que a gente ia acostumar com o barulho, que a mudança era em nome da tecnologia, etc etc.
Aí o barulho é horrível, e os caras vão amplificar com uma corneta?
Barulho ruim, tem que eliminar, não amplificar.
Nem sempre mudanças são para melhor, lembro agora da reengenharia, o duro é assumir a cagada.
Se liguem embalistas…
abcs

Alvir Luiz
Alvir Luiz
9 anos atrás

A expressão “Circo da Fórmula 1” se torna cada vez mais verdadeira…..

OZZMAIR
OZZMAIR
9 anos atrás

NA BOA , A F1 DESSE ANO ESTÁ UMA GRANDE BOBAGEM.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
9 anos atrás

Mas é muito mais simples fazer um barulho parecido.

Basta que coloquem na saída do escapamento, duas aletinhas de metal mole e fino para criar o efeito daquelas cornetinhas de festa de aniversário. O som gerado será muito mais próximo do som dos antigos V10, do que çapohaí.

Não precisa me agradecer pela idéia, ok?

humberto
humberto
9 anos atrás

vroooomvuzela

Pablo
Pablo
9 anos atrás

A Fórmula 1 sempre se gabou por ser uma espécie de laboratório tecnológico indústria automobilística, levando para os carros de rua muitas das inovações tecnológicas por ela testadas.
Pois bem, agora resolveram expandir seus negócios para a aérea auditiva com esses amplificadores.
Daqui a pouco veremos comerciais antes das corridas dizendo: “Fomula One Amplifiers, o melhor e mais versátil do mercado! Caso você não tenha um Fórmula V6 Turbo em sua garagem, pode usá-lo em seu aparelho de som para dar mais emoção as suas festinhas de faculdade, nas apresentações com sua banda em barzinhos ou até mesmo em protestos contra a Copa e aumento de tarifas. Amplifiers Formula One, o melhor do mercado.”
Ridículo demais esse tal de Jean Todt…

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Peraí… é campeonato de barulho ou de velocidade????
Quem quer ouvir barulho que ligue o liquidificador, o aspirador de pó ou qualquer outro aparelho barulhento na hora da corrida.
O que importa é a emoção da velocidade, das ultrapassagens, da largada.
Aliás acho até que poderiam colocar uma trilha sonora de fundo, em vez de ficarmos ouvindo o ronco dos motores durante a corrida. (É capaz de dar até mais emoção)

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Gabriel 1
9 anos atrás

E que velocidade cara pálida??? De GP2???

charmeston
charmeston
Reply to  Gabriel 1
9 anos atrás

E qual seria a trilha sonora? Funk? Os motores V8,V10,V12…, são trilhas sonoras para os apaixonados por carros. São músicas da melhor qualidade para os nossos ouvidos! Quem não entende, não gosta de carros!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Se a Mercedes quiser, pode passar aqui na minha oficina que eu instalo um “KADRON” poderoso em cada F1 W05 Hybrid. Não sei se vai roncar mais alto, mas tenho certeza que vai ficar bonito, ao contrário desse treco ridículo aí. Rs.rs.rs.rs.rs.rs…..

Luciano
Luciano
9 anos atrás

A Mercedes esta procurando um jeito de piorar o carro, mas não tem jeito. O nasce certo não fica ruim. Já o Massa nasceu torto e nunca se “indireita”. Acho que da música.

cedujor
cedujor
9 anos atrás

Mas que troço ridículo!

Otávio
Otávio
9 anos atrás

Essa corneta só pode ser zoação da Mercedes… Não é possível que isso foi apresentado para ser levado a sério.

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

Pior que o buraco da Red Bull.. Mete logo um V-12 que tudo se resolve.

Laercio
Laercio
9 anos atrás

Essa vuvuzela ai é igual a tomar perfume pra ver se a M…a sai mais cheirosa…….mesmo cheirosa vai continuar sendo uma M…a.
A F1 ta uma M…a.

André
André
9 anos atrás

Sem dúvida se esses motores girassem mais o som seria mais agradável, mas não é só isso…
Ta aí um 6 caneco (não é em V como os F1, mas existem muitos outros exemplos) girando “apenas” 8.000rpm com um som de botar o dos F1 de hoje no chinelo:
https://www.youtube.com/watch?v=op-8VyptSlc

Marcelo dos Santos
9 anos atrás

Lançando a campanha #trocamassaporsusiewolffjá

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
9 anos atrás

Até uma mulher tá andando na frente do Vettel. De williams… As Vetteletes piram!

John Player
John Player
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Curioso é um Alonsista (e olha que acho Alonso, ao lado de Vettel e Hamilton, um dos 3 melhores, mais completos do grid) querer fazer piadinha com a situação do Vettel.

Como disse FG, “há limites”.

Sebastian Vettel
Sebastian Vettel
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Quando foi que o Alonso ganhou a ultima corrida mesmo?

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Sebastian Vettel
9 anos atrás

Acho que tem um ano. Mas realmente é incomparável, dos três que o amigo fumante citou, Vettel é o único levando tempo do companheiro. Todo piloto leva um tempo pra pegar a mão de carro e equipe quando se muda de time. Foi assim com Massa na Williams, Hulk na Sauber, Perez na F.India, Kimi na Lotus e Ferrari, Koba na Caterham. O único piloto que teve que se “adaptar a sua própria equipe e mesmo carro” é o: Vettel… Foi mal, piada pronta. A RedBull já é o segundo melhor carro, longe do resto. Software, DRS, Downshift, Chassi novo, ta na hora de mostrar serviço e ficar na frente do companheiro, né tetra?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sebastian Vettel
9 anos atrás

A última vitória do “Octonso”, fez aniversário esta semana.

E aí, “Vai Nandinho”, comprou presente?

Sebastian Vettel
Sebastian Vettel
Reply to  Sebastian Vettel
9 anos atrás

AVANTI ALONSO!, de algumas coisas vc pode ter certeza, meu caro:

1: Terminarei este campeonato a frente de Alonso.
2: Ganharei ainda mais títulos, tenho tempo, uma equipe de ponta que me ama (bem diferente do espanhol, não?)
3: Passarei para a historia do automobilismo como um dos grandes de verdade, naquela turminha casca grossa junto com Fangio, Prost, Schumacher e Senna. Meu nome não vai estar no mesmo rol dos apenas bons como Alan Jones, Mika Hakkinem, Damon Hill e Fernando Alonso.
4: Apesar daquela cara de universitário que chega na aula fumado, Ricciardo é um bota do cacete!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Sebastian Vettel
9 anos atrás

Uma Red bull na frente de uma Ferrari, não é novidade… É obrigação! Mas até agora quem vem em terceiro é o Alonso, né? Vettel depende de um carro muito bom pra ser campeão. E um companheiro muito ruim também. Vettel foi uma era que acabou, e não foi a Era Vettel, foi a Era Blow Diffuser by Newey. Eu previ isso no ano passado. Quem é bom se mantém no topo e, principalmente, bate seus companheiros de time. Quem era Ricciardo até esse ano?Agora ele virou bota, pois bateu o Vettel? Vergne então, que bateu Ricciardo deve ser um fenômeno, um Alien! Hahahahaha, cada uma…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

A Era Vettel acabou, Vicellez? Virou profeta?

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Esse caras surtaram mesmo com essa corneta ridícula…..estão perdidinhos.

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Essa coisa mostra bem o nível das cabeças que capitaneia a F1 atual……….je ne comprends pas rien!

mauro
mauro
9 anos atrás

Foi feito com lata de óleo de soja e “nas coxas” o cone da Mercedes….kkkkkk que coisa mais ridícula.

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Costumava ir um sujeito no programa do Silvio Santos imitar som de motor com a boca. Taí uma solução melhor. Acha o cara e põe ele no microfone do galvão, fazendo vrum vrum vruuuuuuuuuuuuummmm

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Eu não acredito que vi isso…

EduardoRS
EduardoRS
9 anos atrás

Também vi a velha Lotus Turbo andando na pista, e realmente os V8 aspirados usados até o ano passado berravam muito mais alto, mais estridentes… o ronco dos anos 80 é mais abafado, mas faz o chão tremer. Pelo que o pessoal fala, os novos turbos não fazem isso. Eu particularmente prefiro o som do motor turbo, com o assobio da turbina e giro mais baixo. Sobre o volume, só ouvindo pessoalmente pra julgar mesmo.

Seuboguinha
Seuboguinha
9 anos atrás

A Akrapovic vai cobrar royaltes pelo uso da megafone na F-1?

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
9 anos atrás

Ao invés de liberarem mais testes para as equipes/fabricantes, ficam preocupados com coisas subjetivas como “ronco” de motor. Tenho muita saudade do ronco dos motores turbo dos anos 80 e dos motores v10 e v12 do inicio dos anos noventa até 2006; de lá pra cá, mais nada me encantou (em se tratando de barulho). Se derem mais liberdade para as equipes desenvolverem motores e sistema de escape, provavelmente logo veremos essas belezas roncarem igual ou parecido com aqueles dos anos 80, já que a configuração é bem parecida (v6 1,6 litro – antes eram v6 ou 4 em linha de 1,5 litro).

Mario Mugiatti
Mario Mugiatti
9 anos atrás

Esta “solução” está garantida no o rol das mais ridículas esquisitices da história da F1. Os caminhoneiros inventaram isto há uns 85 anos atrás.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Caracas! E não é que colocaram uma vuvuzela? É abusar do direito de ser ridículo!! Caso seja aprovada mais uma insanidade, os pilotos do fim do pelotão vão ficar bem zoados. Bota uma Tuba!!!!

petrafan
petrafan
9 anos atrás

realmente mudou o som dos motores, e se perdeu um pouco do charme.

paciência. essa vuvuzela automotiva deve voltar para o lugar de onde veio.

parece coisa de gente que compra Vectra Expression e coloca a “roda do Elegance”, só que a tal roda entre aspas tem aro 15 (o mesmo dos pneus de série do Expression) enquanto que a original do Elegance tem aro 16.

Sil C San
9 anos atrás

Como se o barulho fosse o pior dos problemas. A F1 deixou de ser a principal categoria para se tornar um laboratório de uma busca alucinada pela aerodinâmica, recursos eletrônicos, elétricos e uma asinha móvel que ajuda na ultrapassagem. O piloto deixou de ser a peça fundamental, então faz logo o drone de F1 e pronto.

John Player
John Player
Reply to  Sil C San
9 anos atrás

Na sua opinião, então qual é a “principal categoria” do automobilismo?

A F-Indy americana ou a Stock Car???

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  John Player
9 anos atrás

Por acaso você já ouviu falar em :
W E C – World Endurance Championship.
WTCC -World Touring Car Championship.
W R C -World Rally Championship.
E mais algumas outras categorias a gosto de cada um.Ha quem goste mais do “carro “e há quem goste mais ,do “homem” que dirige o carro,tudo é uma questão de opção pessoal.Cada um na sua,e ninguém tem nada com isso!

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Pela TV, tá muito baixo o som desses motores, como comprei meu ingresso hoje, em Novembro vou conferir de perto, nos anos anteriores em Interlagos, Bruno Senna pilotou uma Lotus Turbo do Ayrton e Piquet a sua Brabham BMW Turbo e o som não era igual a esses motores atuais, acho eu que esses motores elétricos que compõem a unidade de força é que estão fazendo toda diferença no som.

Luiz
Luiz
Reply to  Giuliano SPFC
9 anos atrás

Giuliano, já comentei sobre isso um tempo atrás. Os carros da F-Indy usam motores turbo há anos e tem barulho forte. Podem dizer que são 2.8 e os da F-1 1.6, porém quando era permitido o uso de turbos até 1988 os motores na maioria dos casos eram v6 1.5L e rugiam alto, o da BMW do piquet era 1.5L 4cilindros em linha e gritava. Acredito que o problema seja a posição de colocação das turbinas que alimentam os motores elétricos e o próprio turbo, como devem ser em sequência acabam abafando muito o barulho dos pistões.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Luiz
9 anos atrás

Na verdade, o buraco é muito mais embaixo. Na antiga era turbo, cada empresa tinha seu sistema de coletor de escape próprio, normalmente formados pelos “tradicionais” emaranhados de tubos que levam as turbinas e depois longos coletores que levavam até a parte traseira do carro, gerando um ronco muito agradável. Já nos F1 atuais, o próprio sistema responsável por recuperar a energia térmica já abafa grande parte do ruido; Pra piorar, todos os sistemas de escape são padronizados e terminam em uma unica turbina de tamanho bem avantajado, essa por vez ligada a um curto cano de escape de grande diâmetro, gerando um barulho bem xoxo…

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Luiz
9 anos atrás

O problema é que limitaram o fluxo em 15 mil rpm, e todo mundo gira abaixo disso. Os carros não passam de 12mil rpm. Se deixassem os motores girarem mais, melhora o som.

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

Vergonha alheia!!