AUDI, 13 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 15 de junho de 2014 - 12:57Automobilismo internacional

AUDI, 13

24h Le Mans 2014

RIO (verei mais tarde) – Entrei em estúdio faltando ainda uma hora para o fim da corrida, mas o brother Rodrigo Mattar já me avisou: os Corollões se estreparam durante a madrugada, o Fusca #20 que estava na briga saiu de combate no fim com Webber ao volante e, mais uma vez, a não ser que um meteorito caísse bem na cabeça deles, a Audi iria vencer as 24 Horas de Le Mans.

Batata. São 13 vitórias nas últimas 15 edições (Bentley, no fundo um Audi de casaca, e Peugeot foram os que quebraram a sequência). A experiência, desta vez, contou muito. Os R18 não eram os mais rápidos. A Toyota tinha chance de vencer, mas lá pelas tantas Nakajima desapareceu na floresta com o #7 e ninguém mais achou. Nem o carro, nem o piloto. A Toyota espalhou cartazes com sua foto pelos postes de Le Mans. Deu pena de Wurz pelo Twitter: “Estou desvastado e quero chorar”. Pois senta e chora, Alex. Le Mans é foda. Suas lágrimas serão compreendidas por todos.

O outro Corolla, o #8 de Lapierre/Davidson/Buemi, tinha batido no início e perdido muito tempo. Com o desaparecimento de Nakajima e seu carro, ainda levou um trofeuzinho de terceiro lugar como prêmio de consolação para os Godzillas japoneses. No fim das contas, 1-2. Dobradinha quatrargólica com o trio mais rápido dos alemães nos últimos anos, Lotterer/Fässler/Tréluyer. Di Grassi levou o #1 ao segundo lugar com Kristensen e Gené. Ficou de bom tamanho. Na quarta, o carro nem existia depois da batida de Duval. Para um carro reconstruído a partir de um volante, até que se saiu bem.

Senninha, na GTE-Pro, chegou a liderar com o carro de James Bond até ter problemas de motor e escapamento. Terminou em sexto na categoria. Mas pelo menos chegou ao fim, em sua terceira tentativa. A primeira quadriculada de Le Mans ninguém esquece. Ainda mais quando nas arquibancadas, barrancos, acampamentos e arredores 263.300 pessoas pagaram ingresso para ver.

No Grande Prêmio você encontra mais. Agora, tchau. Hoje é domingo, vou ao Maracanã.

24 comentários

  1. Ricardo disse:

    Acho esses protótipos do WEC muito mais bonitos que os carros atuais de Formula 1. Pra mim, os carros de Formula 1 mais bonitos eram os dos anos 80.

    Obs. Flávio, você viu que o Vettel naquele vídeo em que ele dirige a Ferrari de 88 dá uma bela arranhada na embreagem né?

  2. Antônio disse:

    Obrigado pelo streaming, em tempos de tanta conversa fiada sobre Copa do Mundo assistir esta corrida foi demais !!! São 24 horas mas o que realmente impressiona é o ritmo imposto durante a maior parte da prova. Nada de economizar muita coisa. Eu diria que talvez eles andem a 90 % do limite na maioria do tempo. Interessante notar que mesmo a mais calejada ( nos ultimos tempos ) Audi não esteve totalmente a prova de balas e foi obrigada a efetuar a troca dos turbos nos dois carros vencedores, problema que seria considerado bastante incomum nos anos anteriores. Aquele pega do Bruno Senna com o Gianmaria Bruni naquelas retas enormes e boas curvas velozes foi lindo demais, valeu cada minuto acordado naquela madrugada !!!!

  3. Carlos Pereira disse:

    Assisti mais da metade da corrida este ano. E que corrida !!! Quando achava que a Toyota com seus Corollas já tinham ganhado esse ano, veio todas as reviravoltas !!! Isso sim anima ver numa disputa. Carros de verdade (Ferrari, Porsche, Audi, Toyota, Aston Martin etc), numa pista incrível !!!
    Agora, apesar da melhora de subir um degrau a mais do que no ano passado, quais são as reais chances do LUCAS continuar na AUDI ?

  4. Vitão disse:

    é claro que fiquei feliz com a vitória da subsidária da LAmborghini, deve ser o DNA , kkkk
    Agora falndo sério ,corridaça , e a dorei que os fabricantes de taxi não venceram. Eles não conseguem projetar o carpete do Corolla !!!
    Que no próximo ano vença a Audi, porque 13 dá azar, ou o fabricante de fuscas anabolizados…..

  5. rafael disse:

    foi a primeira vez que assisti praticamente a corrida toda… impressionante como uma corrida de 24h pode ser tão disputada! e a pista é incrível. quando o toyota #7 sumiu e ninguém achava eu tive uma idéia do que é essa corrida.

  6. Cláudio Cardoso disse:

    Parabéns FG, pela transmissão ao vivo no Grande Prêmio e pala ótima cobertura. Como a mídia esportiva está toda voltada para a copa do mundo, foi um alento ter a possibilidade de acompanhar a prova ao vivo em seu site. Parabéns!

  7. gilles disse:

    Audi traveis? Achei q webber levaria algo pos f1. Meio gelado os lances de automoveis esses dias, cade nascar, gp2,gp3 etc..

  8. Fausto disse:

    Ano que vem, vai dar Fusca !!!

  9. Francis disse:

    Corrida espetacular que desde o começo já se desenhava visto que na primeira hora havia uma disputa acirrada pela 3ª posição com 3 carros na briga e também pela 1ª. E ainda haviam 23 horas de corrida! Show de bola…Parabéns à Audi pela experiência e pela sorte.

  10. Bara disse:

    A cobertura no site oficial foi sensacional. Live streaming de alta qualidade. Câmeras onboard nos carros principais.

  11. luiz alberto disse:

    A unica coisa que me entristece é que a A C O ao invés de fazer os carros movidos com motores a gasolina evoluir para superar os diesel,eles colocaram limitações aos diesel,mas parece que o deus da velocidade não gostou da “regrada pró a ineficiência” e deu uma ajudinha aos carros com motor diesel prejudicados pelo regulamento em seu desempenho pleno.Da mesma forma que mudaram o regulamento para prejudicar a Mazda e seu motor rotativo(Já pensou em um lm p1 com motor rotativo /hibrido,incentivando a melhora do rotativo em consumo e nivel de CO).Tomara que os “gênios” criadores dos regulamentos não queiram transformar o ENDURANCE num Show chato(e caro) como esta se transformando a F 1 ,Que seja o que sempre foi o automobilismo competição ,uma disputa em que o carro ,a marca, a escuderia seja a mais importante e que os projetista possam mostrar toda sua genialidade sem ser engessado por medíocres criadores de regulamentos que nunca foram grandes projetistas.

    • Robertom disse:

      Motor Wankel por conceito de clclo gasta mais que um motor Otto e muito mais do que um Diesel.
      O certo é que sem uma ajuda elétrica, não dá para andar na ponta, veja que o Rebelion não tem a menor chance contra os híbridos.

  12. Nico disse:

    Caro Flavio,
    Gosto de suas colunas. No entanto, chamar PORSCHE de fusca é passar do limite. Por favor…

  13. Fernando Cruz disse:

    Bruno Senna merecia a vitória nos GTE Pro. Fez mais uma grande prova – com boas ultrapassagens, um excelente ritmo e a volta mais rápida da classe em ocasiões diferentes – mas voltou a ser azarado no fim. Quando não é o colega que bate são problemas técnicos. Mais uma prova de que acertou ao apostar na Fórmula E. Pode não brilhar tanto como nos GT, pelo menos nas primeiras provas – enfrentará adversários com mais ritmo nos fórmulas – mas pelo menos não estará dependente de outros pilotos e também deverá ser mais difícil surgirem problemas técnicos. Além disso não ficará impedido de continuar a acelerar nos GT, nem que seja só para participar nas provas de Spa e Le Mans.

  14. antonio stricagnolo disse:

    O mais interessante foi o Fuscão sair na ultima hora para sair na foto junto com os primos.

  15. Eder disse:

    simplesmente espetacular ! uma das corridas mais malucas e imprevisíveis da historia. e a Toyota mais uma vez morreu na praia, assim como a Aston na Pro.

  16. Rubens Bueno disse:

    DKV tem corpo fechado.

  17. Marcos José da Silva disse:

    Parabéns a Audi! Eu sei que não tem nada a ver mas ontem quando o Japão perdeu na Copa senti que a Toyota não venceria Le Mans.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>