NAS ASAS

RIO (ninguém sabe, ninguém viu) – Aproveitando estes dias em que os urubus de plantão torcem por um caos aéreo, desastres nos aeroportos, filas monstruosas no check in (tipo aquelas para os brinquedos da Disney, sabem?), atrasos e cancelamentos, que tal lembrar de Congonhas nos anos 80? O vídeo é meio longo, mas só de ver as aves da VASP, da Varig e da Cruzeiro já vale a pena. E muito. Não sei quem me mandou, mas agradeço.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter cardoso assis
9 anos atrás

sou maquetista e fabrico maquetes de aviões comerciais novos e antigos grandes.peço entrarem no meu site walter-maquetes.webnode.com e qualquer informação no meu email [email protected]
grato
walter cardoso assis

Jonas Gatti
Jonas Gatti
9 anos atrás

Que comparação tola Flavinho, nao cuspa no prato em que comeu. Torcer pra filas homéricas nos aeroportos brasileiros é coisa de urubu sim, mas a associação sutil lhe caiu mal.

Alemonys
Alemonys
9 anos atrás

Morei embaixo da aproximação final de CGH minha infância e adolescência inteira, e sempre que estava no quintal, olhava pra cima pra ver essas aeronaves maravilhosas, esperando ver um Electra com um dos motores travado (raridade que era muito comemorada, meu pai falava que não havia perigo algum do avião cair), ou um Búfalo do Exército, ou talvez o A300 da VASP. Falando nela, odiava quando o vento mudava de direção e então decolava o terrível 727 Super 200, o trincador de vidros dos basculantes do banheiro de casa!!! Bons tempos!

Rafael Banzales
Rafael Banzales
9 anos atrás

Flávio essa foi muito bacana!
Não sou da geração anos 80 pois nasci em 87. As pinturas antigas da VASP não lembro disso, já peguei a ultima pintura. Lembro em 2000 quando fotografei um 767 da Varig ainda com as pinturas antigas em Foz do Iguaçu, foi retornar no tempo. Infelizmente hoje, como qualquer outro sistema de transporte, não há mais recordações das empresas. O setor rodoviário, com os clássicos cometas, já não existem mais. Passamos por uma mudança muito rápida em poucos anos e hoje com a necessidade de troca de frotas aquele “glamour” das pinturas originais, das linhas de aviões como o caso da VASP e os 737-200. Saudades sim e muitas, mas graças a tecnologia podemos relembrar.

Basilio
Basilio
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Que idiota, rsrsrsrs. Você realmente consegue acreditar que a copa é um fracasso? Por que não enxerga o que está na cara? Estádios, hotéis, praias, tudo lotado. Os aeroportos não estão superlotados por conta da força-tarefa que a SAC e a Infraero puseram em operação para esse evento.

richar piva
richar piva
9 anos atrás

copa?? mas como assim?? a RBS e todo o resto da mídia me prometeu por 7 anos que o PT não tinha capacidade, que as pessoas iam morrer pisoteadas nos aeroportos (que fixação é essa com aeroporto se o brasileiro rico fica, em média, 30 minutos por ano num?) que os estádios não estariam prontos, que japoneses seriam estuprados em praça pública, que os maiores protestos da galaxia impediriam os jogadores de chegar aos campos de terra, sem arquibancada.. o que houve?? e o mea culpa??
ah além disso a imprensa vira-lata me deve um apagão por ano desde 2003, e oo desemprego e recessão também prometidos hauhauhauhauhau

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Me lembro de quando era criança e minha mãe levava a mim e meus irmãos para receber meu pai voltando das várias viagens que ele fazia, sempre cheio de presentes para nós, enfim, infância querida que não volta mais. Bons tempos também em que aeroportos eram locais de classe, tranquilos, sem o povão barulhento e bagunceiro de hoje. Me chamem do que quiser, mas é a verdade.

Lucas
Lucas
Reply to  RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Fique tranqüilo, não estás sozinho nesta opinião. Concordo contigo. Saudades, por exemplo, do velho Salgado Filho (POA), hoje reativado e recebendo exclusivamente os vôos da Azul.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Acho que ninguém torce por caos aéreo, desastres nos aeroportos, filas monstruosas no check in, atrasos e cancelamentos. Isso é a realidade dos aeroportos brasileiros hoje, isso acontece sempre não é necessário torcer.

Basilio
Basilio
Reply to  Fernando
9 anos atrás

Babaca, é o típico passageiro que compra uma passagem por ano em 12 x sem juros e quando se apresenta no balcão p/ fazer check-in se julga a maior autoridade do planeta.

Luciano
Luciano
Reply to  Basilio
9 anos atrás

Uso pelo menos 6 vezes por mês durante 10 meses por ano, os aeroporto de Cumbica, Congonhas e Viracopos. Tenho visto cada vez mais as filas maiores. Mesmo com o check in eletrônico nada ficou mais fácil. As fila continuam enormes. O que não podemos levar como regra são os atrasos e cancelamentos, pois mesmo utilizando vários vôos nacionais não notei. Não sou nenhuma autoridade, mas acho que poderíamos ter aeroportos mais inteligentes e mais ágeis no embarque. Isto passa pela pouca cultura do povo brasileiro e pela falta de educação. Ouço vários avisos de ultima chamada e sempre tem alguém correndo em cima da hora. Eu chego pelo menos uma hora e meia antes do meu horário de embarque e nunca tive q correr ou ter o meu nome chamado na sala de embarque. Portanto o problema não são as companhias são as pessoa.

Luiz
Luiz
Reply to  Basilio
9 anos atrás

Caríssimo, discordar com um mínimo de educação é possível, fácil e desejável.

Fernando
Fernando
Reply to  Basilio
9 anos atrás

Prezado Basílio,
sinto informar mas não sou babaca, não sou passageiro uma vez por ano, não me julgo autoridade pois não sou e se fosse não exerceria isso em um balcão de Cia aérea em benefício próprio. Viajo algumas vezes por ano para fora do Brasil e inúmeras vezes aqui no Brasil, exigência do meu trabalho

Caipira
Caipira
Reply to  Basilio
9 anos atrás

Esse Basilio eh um otario.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Eu só pude ver o vídeo hoje, e independente dos governos, é nesse tipo de vídeo como se percebe que o Brasil progrediu e muito, naqueles anos 80, uns poucos privilegiados podiam voar de avião, vide saguão vazio no vídeo, e a pobraiada ficava do lado de fora vendo avião subir e descer, eu tenho voado bastante nos últimos 3 anos, e observo que o passageiro de avião no brasil é um chato, sem educação, individualista, reclama de tudo, e pior, nunca chega na hora pra voar, o que ajuda e muito a atrasar o voo, lógico que nossos aeroportos não são maravilhosos, mas esse boom econômico dos últimos 20 anos explica um pouco a situação atual.

Fernando
Fernando
Reply to  Giuliano SPFC
9 anos atrás

Esse boom aéreo não é no Brasil, é no mundo. Quanto aos atrasos, não é um problema do passageiro, basta puxar a orelha das Cias aéreas, dar mais qualidade aos aeroportos e liberar mais a concorrência, seria melhor para todos!

Nathan Laurence
9 anos atrás

Me parece o PT-JKQ no taxi, (aos 17:20min do video) Learjet 24D, quando você decola num bicho desses parece que está em um míssel, apesar de nuncater estado em um míssel! Esse aviãozinho ai era muito bem cuidado!

VEMA
VEMA
9 anos atrás

Video interessante, bons tempos. Ja as filas, a reclamacao, tem quem acha que tudo “ta bom, porque e o que da pra fazer em 8 anos e o povo esta feliz” … Quanto a Copa, e verdade que esta otima. Quando ela acabar porem, consertem o que esta e errado e terminem o que nao foi feito! Criticar os Estados Unidos semanalmente nao faz do Brasil um pais melhor.

VEMA
VEMA
9 anos atrás

Video interessante, bons tempos. Ja as filas, a reclamacao, tem quem acha que tudo “ta bom, porque e o que da pra fazer em 8 anos e o povo esta feliz” … Quanto a Copa, e verdade que esta otima. Quando ela acabar porem, consertem o que esta e errado e terminem o que nao foi feito!

Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

Esta sua visao é infantil das coisas. Tipo eleitores como vc do PT nao viajam pra Miami ( vide aquele Deputado Vargas, o prototipo do bonachao, ladrão e deste tipo que vai comprar Hollister) e os outros sim… Este racha, nada a ver. Aceite a Democracia que da margem pra gente que nem eu,’por exemplo, nao votar mais no PT sem ser “coxinha reaça”
.. Bom trabalho ai! Abraço…

thiago
thiago
Reply to  Luis felipe
9 anos atrás

Seu teclado está sem ~?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Luis felipe
9 anos atrás

Luis, você rotula e associa “visão infantil, vocês do PT, deputado ladrão, não votar mais no PT, comprar hollister e aceite a democracia” e despreza o rótulo de coxinha?
Rótulo sugerido por você mesmo e que em momento algum aparece no post?

Sabia que um monte de tucanitos foram ajudados pelo mesmo doleiro?
(inclusive uns que adoram apontar seus dedinhos sujos para os outros nas redes de tv e jornalecos chapa branca e são idolatrados por sua grei – aprendi essa com o reizinho do stf)

Vai pro facebook!

Fernando
Fernando
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Tenho uma ideia então!
Vamos mandar TODOS os amigos (de qualquer partido) do doleiro pra cadeia!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Com certeza!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

O apresentador é um ator que atuava na Tupi, estou certo? Quem sabe dizer?

Junior
Junior
9 anos atrás

Putz, nem existia Cumbica ainda! Congonhas era internacional! Já se vão uns 25 anos, e Cumbica ficou pequeno… Como estou velho!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Junior
9 anos atrás

Internacional é qualquer aeroporto alfandegado!
Salvo engano até hoje é possível fazer alfandega para vôos executivos internacionais em CHG. (SBSP).
Na verdade o tráfego internacional que se destinava à Terminal São Paulo na época ia para Campinas-Viracopos (SBKP). E mesmo após a inauguração de Guarulhos (1985) , demorou uma década até a transição dos vôos internacionais de carreira para o Governador André Franco Montoro (este é o nome oficial de Cumbica-SBGR).

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Posto telefônico e correio com telégrafo ,sensacional . Minha primeira viagem foi de Trans Brasil para Recife em 80 ,9 de idade …a primeira é de mais …………..vi que adorava voar…..good times!!!

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Muito legal o vídeo! Bravo!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Nossa, que saudade, época em que eu voava muito daqui do Rio prá SP a trabalho, a passagem por Congonhas sempre prazerosa. Tanto na ida quanto na volta, comprar uma revista de automóveis, um cafezinho, o Electra com sua salinha no fundão… Minhas duas cidades mais queridas, que se complementam: o Rio prá morar, andar ao ar livre; Sampa prá trabalhar, comer muuuito bem, ir a Interlagos, rever os amigos.

Gabriel
Gabriel
9 anos atrás

Hum, vamos entender sua lógica então… Eu acordo as 5:40 da manhã, trabalho o dia inteiro todo dia, as vezes de sábado e domingo, estou a 5 anos desde que minha filha nasceu juntando grana mês a mês para levar ela para a Disney, ai assim que eu pisar no aeroporto eu me torno um reaça de direita que faço parte de uma elite conservadora que não quer ver o lugar aonde mora progredir??
Lógica interessante a sua…

richar piva
richar piva
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

auhuahuahuahuahauhau o reaça tomou bonito!!!

richar piva
richar piva
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

copa?? mas como assim?? toda a mídia me prometeu por 7 anos que o PT não tinha capacidade, que as pessoas iam morrer pisoteadas nos aeroportos (que fixação é essa com aeroporto se o brasileiro rico fica, em média, 30 minutos por ano num?) que os estádios não estariam prontos, que japoneses seriam estuprados em praça pública, que os maiores protestos da galaxia impediriam os jogadores de chegar aos campos de terra, sem arquibancada.. o que houve?? e o mea culpa??
ah além disso a imprensa vira-lata me deve um apagão por ano desde 2003, e o desemprego e recessão também prometidos hauhauhauhauhau

Christian Alves (@chrisalves88)
Christian Alves (@chrisalves88)
9 anos atrás

esse reporter é sensacional, adoro esse profissional. otimas reportagens sempre.

jotaefe
jotaefe
Reply to  Christian Alves (@chrisalves88)
9 anos atrás

Parei de ver o video quando o narrador que não é do ramo disse que no início os aviões eram os “jankers”. Os aviões eram os “junkers” alemães. A pronúncia é “iunkers” o “j” soa como “i”. Para mim chega.

Jeremy Clarkson
Jeremy Clarkson
9 anos atrás

Estes anos 80 seriam, por acaso, aqueles comandados pelos militares? Quanta eficiência, não?

Williams Head
Williams Head
9 anos atrás

Prezado Flavio,

Viajado e inteligente como sei que eh, não deveria estar comparando laranjas com bananas.

Compare as filas monstruosas nos check ins dos aeroportos brasileiros, que são poucos por sinal, com as as filas nos check ins de aeroportos la fora e não com aquelas para os brinquedos da Disney.

Deixe para comparar as filas para os brinquedos da Disney com… bem… melhor não comparar com nada, pq não temos nada no Brasil que se assemelhe a Disney. E antes que tu entre chutando os ovos, como sei que vai fazer, nunca fui a Disney e nem pretendo ir.

Tendo viajado o mundo todo cobrindo a F1, tenho certeza que tu sabe do que eu estou falando.

Abraço!

Eteobaldo
Eteobaldo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Nenhum aeroporto na galaxia consegue bater o quesito demora na entrega das malas comos os aeroporcos brasileiros! Nem vamos falar no a/c q sempre ta quebrado, goteiras, desorganização que so vemos no br! Se achar isso é ser reaça entao fodeu! Devo ser isso aí! Mas concordo q o aeroporto do py(assuncion) e ainda pior!

Williams Head
Williams Head
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Pelo contrario, Flavio! Uma excelente comparação!

Compare GRU com JFK e HTR! Compare a quantidade de empresas aéreas operando em cada um, a quantidade de pousos/decolagens e o numero de passageiros transportados anualmente.

HTR, 23 dias atras, eu demorei menos de 5 minutos pra fazer a imigração (totem autoatendimento), depois peguei um trem e um metro e desci a menos de 150m do meu destino final.

Abraco!

Edvaldo
Edvaldo
9 anos atrás

Cresci vendo aeroportos assim e até hoje quando penso em aeroporto, penso em épocas como essa.

A Vasp já com mesmíssimos aviões que quebraria 20 anos depois!

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

O que fizeram com o saguão de Congonhas foi criminoso! Saudades, mas muita saudades mesmo, desta aviação bacana!

Mello
Mello
9 anos atrás

É uma pena! A cidade engoliu o aeroporto. Hoje ele é uma aberração cercada de arranha-céus. Só pousei uma vez ali, para nunca mais. É loucura aterrissar ali esses aviões comerciais.

Rafael
Rafael
Reply to  Mello
9 anos atrás

Loucura é isso aqui:

http://www.airliners.net/photo/TAM/Airbus-A330-223/0019925/&sid=c3471438ad1aab9bbc84662a755ef177

Em 1998 a TAM fez a apresentação dos primeiros Aribus A330 em Congonhas.

Fernando Vieira
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Mas isso aí foi touch and go né? Eu já acho loucura pousarem A320 e B737 naquele porta-aviões, imagine um widebody.

Se bem que a TransBrasil (acho) já pousou B767 lá.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Fernando Vieira:
767 (Transbrasil) e A300 (Varig e Vasp) operavam normalmente em SBSP. Vôos regulares. Nunca houve nenhum acidente em SBSP com estas aeronaves.
Bem como 727 (séries 100 e 200)!
O número de operações totais era entre 70 e 80 operações no horário de pico.
E piloto tinha que ter “pé e mão”! Não era mero operador de botões!

kurt schenk
kurt schenk
9 anos atrás

Saudades daquela baguncinha boa – nada de fingers, nada de ” remanejamento da aeronave ” . Na chuva os paxs se molhavam mesmo, apesar dos guarda-chuvas – cheirinho de querosene de aviacao – antes um pouco , eram os Electras os reis dos ceus, antes ainda, Avros , Hirondelles .

Rids
Rids
9 anos atrás

Na época que CGH era Internacional.