SOBRE SCHUMACHER | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 3 de junho de 2014 - 18:49F-1

SOBRE SCHUMACHER

mshatstein

RIO (cansadão) – A postagem é do dia 1°, mas só li agora. Tenho procurado acompanhar os textos de Gary Hartstein, ex-médico da FIA, sobre o estado de Michael Schumacher. Já se vão mais de cinco meses do acidente nos Alpes, a queda de esqui. Desde o fim de dezembro do ano passado, ele está internado em Grenoble. Há semanas que nenhuma notícia oficial é divulgada.

Hartstein escreve regularmente sobre o amigo. Sem sensacionalismo, sem grandes especulações, apenas tentando analisar, à luz daquilo que se sabe sobre pacientes com lesões semelhantes, o que pode acontecer com o ex-piloto alemão.

E as conclusões não são nada animadoras. Pelo histórico de pacientes que ficam em estado vegetativo depois de lesões cerebrais, aqueles que recuperam a consciência seis meses após a lesão são pouquíssimos. Depois de um ano, quase nenhum. Eles podem permanecer em estado vegetativo por anos, é verdade. Ou morrer. Mas recuperar a consciência, é muito difícil.

“Tenho muito medo de que jamais tenhamos boas notícias sobre Michael”, escreve o médico. “Neste momento, qualquer comunicado da família me enche de pavor.”

É um horror, o que aconteceu com Schumacher.

80 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    A situação de Herr Hepta não é gratuita. Algo, de algum modo, ele tem para nos mostrar.

  2. MSS disse:

    Sofri um acidente de carro dia 08/05 e quebrei a mão esquerda.Fiquei com ela engessada até o dia 30/05,portanto 22 dias apenas. Hoje, seis dias após retirar o gesso ainda estou com dificuldades de realizar tarefas simples, como apertar o tubo da pasta de dente……. simplesmente a danada da mão ainda não é funcional….
    Fico imaginando o grau de atrofia e de perda de massa muscular de um cara desses… e do que seria necessário para fazê-lo viver normalmente se o milagre de uma retomada de consciência ocorresse… Seriam DOIS os milagres necessários…

  3. Gus disse:

    Terrível, lamentável mesmo – um cara que serviu de inspiração para tanta gente, e que ajudou monetariamente tantas outras muito necessitadas.

  4. Auricelio disse:

    Triste.
    O que mais eu admirava nele era a gana de vencer.
    Rezemos…

  5. Sil C San disse:

    A realidade é que ele está no estado vegetativo, ligado a aparelhos que é sua única ligação com a gente. Sempre esperamos um milagre mas neste caso, seria bem mais do que isso. Seu corpo está ligado a um botão que um dia será desligado, resta apenas esperar por este dia.

  6. Muttley disse:

    dias atrás lembrei dele e pensei: “nunca mais falaram nada sobre o estado do Schumacher; como será que ele está?”
    Obrigado Flavio por postar algo sobre o assunto num mar de total desinformação.

  7. Vitão disse:

    Li, acho que no UOL , que a emrpesária disse que ele ” esta interagindo com a familia” . Ou seja, se ouve uma voz conhecida ele demonstra alguma reação facial. Sei lá se isso é positivo.

  8. Márcio Haddad disse:

    Em coma é nós que estamos com esta situação do caralho!
    E pensar que toda a mídia lixo deu um destaque absurdo a perna quebrada do lutador de voz fina.

  9. Mauricio Camargo disse:

    Terrível esta situação, mas enquanto há vida há esperança.

  10. nelson disse:

    Não merecia mesmo !!!

  11. Ulisses disse:

    Profundamente lamentável essa história completamente surrealista desse acidente idiota!
    Sem dúvida de que está entre os eventos mais tristes da história do esporte!
    Tenho receio de que estejam mantendo ele vivo artificialmente, ligado a equipamentos sofisticados (óbvio!) de suporte de vida, artificial, com morte cerebral já identificada, sem deixar o cara “descansar”. Enfim, não tenho nada a ver com isso, mas ninguém merece, muito menos um campeão do porte dele!

  12. Speed Racer da Mooca disse:

    Logo após o acidente em dezembro, nas primeiras notícias, me lembrei de um trecho do poema “Ulysses”, de Alfred Tenysson, “Não somos mais aquela força dos velhos tempos; quando movíamos céus e terras, somos o que somos; corações heróicos e um único caráter; enfraquecidos pelo tempo e destino”. Schumacher merecia outro fim, por mais duro que seja ou que se pense. Uma morte ali mesmo, no local em que caiu, praticando esporte, como esportista que era; rápido, como rápido que era. Esses dias de vida estendida artificialmente não é um meio à altura de alguém que levava a vida tão intensamente.

  13. Dk disse:

    E se…

    Se ele morrer agora será homenageado como o grande campeão e atlera que é, ou foi, capas de revistas, jornais e sites impotantes serão dedicados a ele. Especiais de televisão serão produzidos mundo afora. E, mais importante, sua família poderia seguir frente e ser poupada de anos de sofrimento.

    Se ele morrer daqui alguns anos depois de um longo periodo ainda em coma ou mesmo consciente e cheio de sequelas terá apenas algumas notas de falecimento e posts curtos em alguns blogs e sites especializados. Sua família terá sofrido muito.

    Se ele acordar e levar uma vida normal, será um milagre.

  14. Antonio disse:

    Sinceramente , eu me pergunto qual é a vantagem para ele e para a família de manter este sofrimento . Essa pergunta a família vai se fazer todos os dias e é uma resposta muito difícil de dar.

  15. Acarloz disse:

    Pra mim um cara que não sossegava, viciado em adrenalina, sempre buscou naquilo que fazia preencher essa carência, com as motos onde se acidentou tb e com esqui, a pista regular não serviria pra ele. Pra mim o maior de todos.

  16. Luiz disse:

    A frase que não sai da minha cabeça é: ele é muito novo, muito novo, muito novo…. Um acaso muito injusto e muito triste.

  17. Norson Botrel disse:

    Terrível mesmo. Não é assim que o maior de todos deveria partir.

  18. Muito difícil, principalmente esse dilema de manter esperanças em algo de pouca esperança.

  19. Daniela Rio disse:

    Bom dia! Flavio é claro que as informações passadas por esse ex médico da F1 são válidas, mas lembre-se que ele não tem qualquer contato coma família ou os médicos de Michael. Ele mesmo amo menciona isso . No fundo é tudo especulação. Sempre que alguém se manifesta a Sabine solta algum comunicado em resposta. Aguardemos. Eu ainda tenho fé. Um ótimo trabalho pra vc aqui no Rio.

  20. Eduardo Britto disse:

    É quase surreal tudo isso: a circunstância malucamente irônica do acidente (como disseram abaixo – viver a 300 kmh e ferir-se a 25…), o resguardo de informações por parte da família, o silêncio sepulcral da mídia brasileira, onde não se lê ou ouve nada a respeito… Os muitos anos em que Schumacher foi destaque em tantas e tantas páginas de jornal e outras mídias não encontram proporção nesse momento grave de sua vida. Considero isso um desrespeito e um sinal de banalização do ser humano: é consumido enquanto dá caldo, depois joga-se na lata de lixo. Nem sei se torço por sua recuperação, face a gravidade das sequelas, mas torço pelo melhor para ele…

    • mandruwá disse:

      Mas não podemos nos esquecer Eduardo que a família também dificultou bastante a liberação de informações sobre o estado de Michael. Acho até que tem razão até certo ponto de não expor muito a realidade dos fatos, porém quem gosta de automobilismo ou do próprio piloto fica realmente fulo com isso. Mas realmente é triste demais.

  21. Carlos Trivellato disse:

    Acima de todo sofrimento pela situação em si, é, sem dúvida, um importante momento de reflexão. As coisas não acontecem por acaso, seja a morte de Senna ou o acidente de Schumy, serve para olharmos um pouco para a própria vida, ver o quanto frágil e preciosa ela nos é. Não existem super homens, nem pessoas infalíveis. Já ouvi pessoas questionarem, até que ponto tais personagens vivem realmente felizes?

  22. Bizonho disse:

    Queria aproveitar a oportunidade e pedir desculpas a todos, principalmente ao Schummy, pela extremada brincadeira de mal gosto que fiz em um post anterior sobre “canalhas”. me exaltei e não percebi a dimensão do meu comentário.

  23. Marcelo disse:

    Sabemos que o cérebro do alemão foi duramente afetado, mas se existe uma chance, tem que lutar! Então lute Schumacher!!!

    Foto: Afundamento de crânio 1
    http://media.virgula.uol.com.br/images/2012/10/01/368969.jpg

    Foto: Afundamento de crânio 2
    http://www.bandab.com.br/wp-content/uploads/2013/07/03.07.13-CRANIO.jpg

    Foto: Afundamento de crânio 3
    http://www.tugas.ch/wp-content/uploads/2013/01/charie.jpg

    Junho de 2012
    Garota acorda do coma após ouvir música de Adele:
    http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com.br/2012/06/garota-acorda-do-coma-apos-ouvir-musica.html

  24. Marcelo disse:

    Schumacher virou mais um guerreiro entre muitos em um leito de hospital, analisando todos os lados, é triste demais!

    O que é mais apavorante, existem casos em que o paciente sente que esta “preso no corpo”, mas não pode se comunicar. Dizem que Schumacher dá sinais, mas o que seria isso? Estaria pedindo ajuda?

    Continue lutando Schumacher, por você, pela sua família, amigos e milhares de torcedores.

    Aconteceu mês passado…

    Mulher acorda do coma após marido tocar músicas de seu casamento:
    http://www.gadoo.com.br/noticias/mulher-acorda-coma-apos-marido-tocar-musicas-de-seu-casamento/

    10 Inacreditáveis casos de pacientes em coma
    http://hypescience.com/10-inacreditaveis-casos-de-estado-de-coma/

  25. Alessandro Neri disse:

    Talvez a mais triste história recente do esporte mundial. Triste, muito triste.

  26. Paulo Pinto disse:

    A foto de Herr Hepta que ilustra o post, é bastante expressiva. Ele parece, mudamente, dizer:
    - Extrapolei na adrenalina e fiz bobagem. Agora é tarde.

  27. Lio de Campos disse:

    Ja sabia desse estado faz tempo e na época exigimos da Familia que mantivessem Êle vivo Eu acho reconfortante para os fãs …..e pode acordar uma hora tem casos que demorou 10 anos e acordou a Familia pode deixar ligado os aparelhos por decadas a sua Fortuna esta hoje em 2.5 bilhões de euros …quanto ao estado atual só à Deus cabe julgar …mas sempre pensei Schumi apronta e não é castigado por Deus …dos 7 campeonatos acho que ganhou 1 ou 2 apenas …bom a justiça veio …ficar assim …agora esses Médicos NÃO SABEM NADA …mas acho que Shumi ouve tudo ao seu redor este seria um castigo mesmo….resumindo NÃO VALE NUNCA À PENA FAZER COISAS ERRADAS OU DESONESTAS ..

    • Gerson Treml disse:

      Quanta bobagem…

    • HAYO disse:

      Voce é um idiota. Deve ter apanhado do coroinha da sua igraja.

    • Rafael disse:

      Cara, se mata, faça um favor pra nós.
      Que comentário mais imbecil.

    • Givaldo Moreira disse:

      A maior asneira que li nos últimos tempos!

    • Pablo disse:

      1 ou 2?
      Os outros 5 ou 6, então, foram presentes de Papai Noel?
      Francamente, viu…

    • Juan Diego disse:

      sem comentários para essa porcaria que você escreveu cara, que visão doentia do mundo você têm, eu ia discorrer aqui sobre isso mas nem vale a pena, dá nojo de ler.

    • Paulo Barros disse:

      Castigo??? Você deve estar brincando, né…

    • Nico disse:

      A gente projeta nos outros o que tem dentro de si mesmo…

    • Luis Eduardo disse:

      Coisa mais desconexa e desinformada. Michael Schumacher foi o maior doador individual, em todo o mundo, para as vítimas do tsunami de 2004. E mesmo que não tivesse sido, esse comentário é de um obscurantismo de fazer inveja a qualquer inquisidor do século XVI.

    • Rafael disse:

      Acho essa visão, como disse um amigo abaixo, muito doentia.

      Mas vou supor que seu raciocinio possa ser verdadeiro.
      Você acha que seu Deus assiste F1? Acha que ele está ligando pra isso?

      Você acha que seu Deus ignoraria todas as ações filantrópicas do alemão, que são muitas e volumosas, e o faria passar por isso simplesmente porque vc acha que ele foi sacana na pista?

      Me desculpe, mas seus Deus é um fdp, então.

      • Lio de Campos disse:

        Vou tentar explicar p/o Rafael somente por que parece que é o unico que tem um pouco de CULTURA aqui desses que só falaram besteiras .Não é uma questão de doentia e sim REALISTA o que falta no Brasil é CULTURA da Bibliia, na Europa tem e nos Estados Unidos também, aqui só se fala em futebol, Vc pergunta se Deus vê F1 ? Na Biblia que chamo de Manual de Vida fala que é Uni ciente,Uni potente e Uni Presente ou seja esta em todos lugares não só da Terra do Universo, quanto as ações filantrópicas, ou castigos não cabem a ninguém JULGARsó à quem CRIOU o ser humano pode JULGAR Eu só dei minha opinião baseada e observaçoes e estudos à mais de 40 anos quem faz coisas ERRADAS PAGA e paga CARO Deus não é este ser BONZINHO que os Padres pregaram…Eu também as vezes falo que Deus é FDP por que dependo fa situação NÃO PERDOA se agora se seguir as REGRAS ou Mandamentos vai ter uma VIDA MARAVILHOSA ..o espaço é muito curto para explicar ..só falo isso procure APRENDER sobre o Livro mais vendido do MUNDO,sobre o Livro mais ATUAL do Mundo e Vcs irão entender o que falei sobre Shumi que conheci pessoalmente varias vezes e GOSTAVA MUITO DELE … e também estou triste até hoje e rezo para que ACORDE e volte ao normal..

      • Rafael disse:

        Lio,
        me desculpe se fui grosseiro com vc. Mas continuo não concordando com vc.
        Se Deus existir (o que eu não tenho nenhuma convicção), talvez ele realmente seja onipotente, presente e ciente, como voce diz.
        Mas eu quero dizer que devemos relativizar as coisas.
        Nós adoramos a F1. É parte de nossas vidas. Mas temos que ter senso critico pra reconhecer que, no fundo, não passa de um esporte. Só isso. (eu acho que os esportes são fundamentais na vida de todos, uma coisa super importante, mas…)
        Você achar que Deus castigaria alguem por ter tido uma atitude controversa na F1 é o mesmo que dizer que Maradona vai ser castigado pelo gol de mão, ou o Neymar por ter se jogado dentro da area e o juiz marcado penalti, que causou a eliminação do outro time, ou que o juiz de linha de Roland Garros vai ser castigado por ter gritado “foul” numa bola que era boa….
        Tudo isso não tem importancia nenhuma.
        Volto a dizer, se Deus existe e ignora o quão bom Schumacher foi como cidadão, ele não merece consideração de ninguém.

        É como o seu companheiro de trabalho invejoso, ou seja, um bosta.

      • Lio de Campos disse:

        Rafael não sei sua idade a minha é 60 bem vividos e muito agitados fiz 3 faculdades etc etc e perante Europeus ou americanos sou um Jovem só acreditam nas idéias d euma pessoa se tem mais de 80 anos por que ? por causa da experiencia ..concordo com Vc parece ridículo Deus se meter e castigar qualquer coisa mas se lêr as ESCRITURAS SAGRADAS vai ver que Deus se mete e pune por muito menos ..pela minha idade avançada Eu vi nos meus 15 anos o Homem mais rico do mundo que chegou à emprestar dinheiro para o EUA após roubar muitas pessoas e como aprendi Deus da o castigo naquilo que Vc mais gosta no caso de Trilionário matou seu Filho num voo besta em seu Avião batendo a cabeça quase parado ..ai este trilionário morreu em 6 meses de DOR no coração,de tristeza, os médicos falavam Vc não tem nada e foi definhando até morrer o mundo acompanhou isso com maior tristeza..o espaço aqui é pequeno não da para inumerar mil casos de IRRA de Deus presentes em nossos dias e no passado lê la e vai ver como Deus é PAVIU CURTO ..meu sócio que tem quse a Biblia decorada conhece todas passagens diz que pelo que a humanidade apresenta deus ja teria destruido faz tempo …Eu respeito..eu estudo eu observo . Eu adorava Shumi Eu fui o unico a prestigiar Shumi mundialmente quando todo mundo metia o pau nele, tentei convencer os patrocinadores que Shumi era ainda um EXELENTE PILOTO e se desem um carro bom provaria isso falei com a Mercedes briguei dia e noite por Ele por achar Exelente Piloto Vcs nem imaginam e fiquei e estou chocado até hoje com o acidente, uma coisa posso dizer com certeza neste pouco espaço CUIDADO com DEUS e seu Filho Jesus, sabem de tudo, interferem favorável ou não em tudo e na vida de cada um de Nós, la esta escrito quem segue as regras ou Mandamentos Êle ajuda ..quem não segue Êle esquece , só depende de cada um ser Amigo dele respeitar, essas coisas, tem que lêr la explica TUDO …ai Vc vai entender abs Liio

    • Ed disse:

      Lio, cá entre nós. Deus existe na sua cabeça.

  28. Luis Felipe disse:

    Schumacher já morreu, tecnicamente falando. É apenas mantido vivo, de maneira artificial, porque em tese ainda há chance, muito pequena é verdade, mas há. É duro ver isso. Tive(mos) a sorte de ver dois gênios, os maiores da história da F1, acabarem suas vidas de maneira inglória. Senna, daquele jeito que sabemos de cor e salteado, há 20 anos. E Schumacher, se divertindo com esquis, há alguns meses. Que coisa.

    • pedro ar disse:

      Mas há uma grande diferença! Senna morreu fazendo o que mais gostava, liderando uma corrida, pleno na sua capacidade de pilotar e apesar dos muitos problemas que tinha para tentar voltar ao topo e impedir que um fenômeno ganha-se o campeonato.
      Shummi já tinha se aposentado, voltado e tentava preencher o vazio existencial com esportes de muito menos riscos…
      E ai deu no que jamais poderia se esperar…
      Dois gênios e duas epopeias com muito simbolismo

  29. Paulo Barros disse:

    A verdade é que, infelizmente, o Michael Schumacher que nos habituamos a ver está morto. Sobrou seu corpo, com resquícios de consciência. A mente brilhante que ele abrigava já se foi e não haverá retorno. Um pesadelo horrível para sua família e um fim terrivelmente trágico para uma lenda do esporte.

  30. Rodrigo disse:

    Flávio, boa noite.
    Eu suponho que toda e qualquer informação que a Sabine Kehm disponibiliza para a media é de acordo com as ordens da família, talvez seja por isso que durante todo esse tempo tivemos uma escassez de informações. Mesmo quando iniciaram o processo de retirada dele do coma, ela só divulgou depois que a informação vazou na media e somente após dois dias do vazamento.
    Independente, do quadro clinico dele, eu gostaria de pergunta-lo sobre uma avaliação do trabalho que ela desenvolveu até o momento como assessora de imprensa, pois me parece que optou-se pelo silêncio a contrariar milhares de suposições e especulações que já foram feitas durante o caso dele. O que acho que talvez seja um equivoco, pois permite-se a existência de uma margem para criarem “noticias sem envazamento”.
    Se você puder comentar algo sobre o tema, a partir da sua experiência de jornalista e conhecimento pela vivência no meio seria bem bacana.

    Por fim, acho que é legal destacar o fato de o F. Massa não ter mais postado mensagens de apoio ao Schumacher, seja lá por qual motivo, mas me chamou a atenção, pois era algo recorrente.

    Bom trabalho na copa.

    Abraços,

    Rodrigo

  31. Jonny'O disse:

    Na verdade custa a acreditar ainda.

  32. Paulo Z disse:

    Eu ja me preparei para o pior. Infelizmente!

  33. Cláudio F1 disse:

    Ao que me parece, o destino do Schumacão será o mesmo do finado ex-primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon, vegetar por tempo indefinido até que o corpo definhe de vez. É realmente muito triste!

  34. Meybe disse:

    Muito triste. Não sei qual tragédia é pior: a do Senna ou a dele.

    • Cláudio F1 disse:

      A do Schumacher, sem dúvida, uma vez que o Senna teve a “sorte” (pode-se assim dizer) de morrer instantaneamente após a batida, enquanto o alemão está vegetando indefinidamente.

      • Gustavo Oliveira disse:

        Concordo, apesar de chocante, a morte de Senna foi heroica, a 300Km/h liderando uma corrida, ao vivo na Tv. O que choca no caso de Schumacher é o quão mundano foi seu acidente para alguém que passou tanto tempo em situações de risco infinitamente maior.

  35. Rafael disse:

    Muito triste.
    A ficha ainda não caiu direito.
    Schumacher, um cara cheio de vida, sempre pareceu um cara familia…
    Deve estar sendo muito triste e dificil para a familia, por isso não me atrevo a dizer que a assessoria deveria abrir o jogo. Eles merecem privacidade pra enfrentar esse momento.
    Se para os fãs já é dificil, não tem como imaginar como é pra eles.

  36. Chupi Alonso! disse:

    Schumacher só está “vivo” porque era Schumacher naquele acidente. Fosse qualquer outro, sem tantos recursos financeiros e sem tanto prestígio, teria sido declarado morto no helicóptero.

    Ele morreu e o cérebro passou muito tempo (que podem ser apenas minutos) sem O2. Fizeram de tudo para o coração voltar a bater, mas isso não reverte mais a hipóxia cerebral.

    Lamentavelmente, ele está morto, embora clinicamente vivo, às custas sabe-se lá de quê.

  37. Marcio Cesar disse:

    Deviam dar boletins mesmo que com intervalo de 1 mês……muitos fãs só tem notícias “questionáveis”….
    Por trás dessa blindagem toda ele pode estar no mesmo estado, ter melhorado ou até mesmo já estar morto……..
    Entendo que a família queira privacidade, mas ele é uma “figura” pública e tem milhares de fãs

  38. Andre disse:

    “This horizontal line says, in the most eloquent and desperately sad way, that after 6 months only a tiny tiny fraction of patients in PVS regain consciousness”

    Triste demais…

  39. Rodrigo disse:

    Que final triste e injusto pra ele. Puta merda!

  40. Paulo Pinto disse:

    Não temos o direito de decidir entre a vida e a morte. Devemos sempre optar pela vida em quaisquer circunstâncias, mesmo quando essas circunstâncias resultem em aprisionamento.
    O estado clínico de Schumacher é uma prisão com grades que afinam a cada círculo:
    para ele,
    para a família,
    para o corpo médico,
    para os fãs
    e para todos de um modo geral.

  41. Alex disse:

    É de uma tristeza sem fim. A perspectiva de que uma vida de tanto brilho e tantas conquistas termine dessa forma é muito pior do que se a morte fosse imediata. Ao menos haveria o calor e a comoção dos fãs. E, infelizmente, até isso ficará amortecido se as coisas acontecerem da forma como está se prenunciando.

  42. CVRFireWall disse:

    O que mais me deixa triste é perceber que o Schumacher está sendo esquecido ainda “vivo”. Quase nenhum meio de comunicação dedica sequer uma nota rápida sobre o estado dele há meses.

    • Magno Santos disse:

      Compreenda que foi a própria família de Schumacher quem estabeleceu um FIREWALL em torno do alemão, certamente para poderem lidar com este triste infortúnio da maneira mais reservada possível.
      Está tudo pronto por parte da imprensa mundial.
      Horas e dias a fio de material editado pronto pra ir ao ar e/ou publicado.
      O obituário do ex-piloto é atualizado e revisado a cada dia pelo farto material que o hepta campeão produziu ao longo da mais vitoriosa campanha de um piloto na categoria máxima do automobilismo mundial.
      Não há boletins médicos pois a cada dia que passa parece que é “mais do mesmo”.
      Schumacher é o epíteto do paradoxo “O Gato de Schrödinger”.
      Tem sua existência flanqueada pela superposição de dois estados: está vivo e morto, simultaneamente.

  43. Osny Benelli disse:

    Para mim seria melhor que tivesse morrido nas pistas, onde reinou absoluto por tanto tempo. Triste fim do multi campeão.
    cactof1@blogspot.com.br

  44. Oi? disse:

    Todos teremos que partir um dia. Schumacher entrou para a história do automobilismo como um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos, junto a Senna, Emerson, Fangio, Prost, Piquet, Vettel, Lauda, Clark… E isso não eh pouco.

  45. Antônio disse:

    Uma lástima,quando alguém iria imaginar este fim para quem arriscou a vida sempre.

  46. Rafael Chinini disse:

    pior que os familiares e assessores, só ficam desmentindo as notícias!
    pq ninguém manda algo oficial logo? assim evitam especulações etc…

  47. luiz disse:

    Horror, irônico e escroto esse destino. O cara passa a maior parte da vida a 300km/h e praticamente morre a 25km/h.

  48. disse:

    Hoje nem se sabe onde está, no hospital ou em casa, tamanha a blindagem.

  49. RL disse:

    Coincidentemente hoje busquei alguma notícia sobre Schumacher porque já faz tempo que nimguém dá notícia alguma, ou se deram, não ví. É uma tristeza mesmo o que aconteceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>