DOUTOR OSMAR

doutorosmar

RIO – É difícil imaginar a TV esportiva sem alguns nomes. Deveriam ser eternos. A Mesa Redonda na Gazeta com José Italiano, Peirão de Castro, Dalmo Pessoa, Milton Peruzzi e Roberto Petri deveria ser eterna. Eles todos deveriam ser proibidos de morrer, assim como Walter Abrahão, Galvão Bueno, Milton Neves, Luciano do Valle, José Trajano, Orlando Duarte, Luiz Noriega, Alexandre Santos, Márcio Guedes, Silvio Luiz, Juarez Soares. Misturo vivos e mortos porque quando se fala em seres eternos, assim é. Não morram e ponto.

Doutor Osmar entra nessa lista, que tem muitos outros, claro. Mas ele morreu ontem, o que é uma afronta quase pessoal, e todos esses aí no alto que se cuidem. Estou bem puto com os que já se foram e ficarei mais ainda quando os outros morrerem, se ousarem fazer isso. Portanto, vivos, não morram. Porque se morrerem, serão alvo de minha ira eterna.

Comentaristas esportivos têm a obrigação de, até o fim dos tempos, comentar as coisas. Todas as coisas. Estamos acostumados com vocês, queremos vê-los todos os domingos e segundas, de preferência à noite, quando tudo já aconteceu e precisamos — vou insistir: precisamos — que nos esclareçam alguns fatos. Precisamos de suas opiniões definitivas, mesmo que elas mudem na semana seguinte. Não importa. Vocês têm a obrigação de nos guiar. Vocês são a luz.

Há algo de cruel na vida de cada um de nós, do lado de cá, quando Zé Italiano deixa de fazer propaganda da loja de esportes segurando duas bolas como se fossem enormes peitos no intervalo. Ou quando Peirão de Castro não mais fala sobre o Prêmio Qualidade do Brasil, misterioso e solene. Ou quando não escuto mais pelas barbas do profeta na quarta à noite, ou quando não mais ouço guardou, o “O’ longo, longuíssimo, e bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes.

Doutor Osmar foi o cara que me levou pela primeira vez à TV, na Manchete. Participei de uma meia-dúzia de programas com ele nas noites de domingo. Sei lá, 1989, 1990. Faz tempo. Ele me conhecia de uma entrevista que fiz anos antes, sobre doping, ainda quando eu trabalhava para a SBPC e fazia programa de ciência na rádio Cultura.

Doutor Osmar, lamento, mas essa de morrer foi uma puta sacanagem, ainda mais na véspera de uma final de Copa do Mundo. Aos demais: nem inventem de fazer a mesma coisa, nunca.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ALEX B.
ALEX B.
9 anos atrás

O Dr. Osmar era um dos adoráveis ranzinzas corinthianos da TV. Eu gostava mais das narrações dele. As mesas redondas ficam cada vez mais chatas sem ele!

Johelmyr
Johelmyr
9 anos atrás

Saudoso Dr. Osmar!
Como Corinthiano, acompanhava seu blog, e através dele iniciei uma troca de e-mail´s com ele.
Em pouco tempo, tive a oportunidade de ir a São Paulo (sou de Santa Catarina), e relatei isto a ele. Na ocasião, não só tive a chance de conhece-lo pessoalmente, como permitiu que minha esposa e eu acompanhássemos a gravação do Jogo Aberto. Conheci várias pessoas da Rede Bandeirantes. Ao terminar a gravação, tiramos fotos e tudo mais, ele gentilmente perguntou: – Johelmyr, você irá voltar agora para sua cidade. Respondi que sim e ainda questionei – Por que Dr.? ele respendeu – Quer conhecer a BAND? resumindo, passamos a tarde conhecendo a Bandeirantes, seus artistas, seus locais de gravação. ao final do dia, ele disse, vamos tomar um café. Tomamos café em uma cafeteria dentro da emissora, e ele recusou firmemente que eu pagasse o nosso café. Foi um dia inesquecível, no qual conheci uma pessoa inesquecível. Minha esposa e eu ficamos pasmos de ter conhecido pessoa tão dócil, tão maravilhosa, de recebermos tanta atenção e carinho de alguém que havíamos acabado de conhecer.
Onde quer que esteja, Obrigado Dr. Osmar.

André C.L
André C.L
9 anos atrás

Notícia triste, que apesar do fanatismo ao Corinthians, marcou muito a minha jornada futebolística quando garoto. Parei de assistir seus comentários, ultimamente, devido ao insuportável Milton Neves que por muitas vezes atazanava o Dr. Osmar com deboches ao timão!
Bem, estamos crescendo e pessoas que fizeram e fazem parte de nossa memória infelizmente estão nos deixando.
Parabéns pelo post Flávio!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Galvão não. Ponto.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
9 anos atrás

A dupla João Saldanha e Armando Nogueira, numa mesa redonda, era simplesmente melhor de se assistir do que os jogos em si. Ficarem de fora da lista quase que a invalida…

Paulo Sergio
Paulo Sergio
9 anos atrás

Cara!!
tenho 54 anos, v/ consegue exprimir a alma de uma geração que viveu nesse espaço chamado São Paulo.
Uma geração que viveu:
Vladimir Herzog
Retorno de Brizola, Gabeira, Arraes e…
Democracia Corintiana
Sócrates, Casa Grande.
Diretas Já!
Lourenço Diaféria
Glauco, Angeli, Laerte, Adão Iturrusgarai ( Rê Bordosa, Wood e Stock, Geraldão, Piratas do Tiete e Aline)
E aí vai…
Obrigado!

Guzz
Guzz
9 anos atrás

Das mesas redondas, a que mais me marcou foi o Cartão Verde, no início dos anos 90, com Trajano, Armando Nogueira, (esse realmente deveria ser eterno), Flávio Prado e Juca Kfouri.
Atualmente, os programas da Band no horário do almoço, eram mandatórios em casa, o Dr. vai realmente deiar saudades, senti tristeza assim como me fez sentir Luciano do Valle.
Sem puxa-saquismo, o FSR fez eu trocar de canal no horário do almoço, ainda dava pra ver o Dr. mas eu mudava o canal antes e ficava esperando.
De qualquer forma, concordo, alguns deveriam ficar para sempre.

Isaac
Isaac
9 anos atrás

Verdade, Flávio, concordo plenamente! Triste pela morte dele e…cuide-se, senão você terá a minha ira, ainda que ela nada signifique!

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
9 anos atrás

Na clássica Mesa Redonda na Gazeta, também o impagável Geraldo Bretas

Sergio
Sergio
9 anos atrás

Faltou o Jose Silverio na lista de imortais ou eu não li direito?

Diego Sulz
Diego Sulz
9 anos atrás

Devia fazer um blog só de futebol cara.

Boca
Boca
9 anos atrás

Finda a copa do mundo aqui na terra, Deus precisou do Dr. Osmar para completar seu time de narradores no céu. Agora Luciano, Maurício Torres e Dr. Osmar vão narrar os jogos de Di Steffano, Garrincha, Puskas e cia.

Delubio Martins
Delubio Martins
Reply to  Boca
9 anos atrás

ajuda um monte pensar assim

Marcelo D.
Marcelo D.
9 anos atrás

Como disse o LF Veríssimo, precisamos dos comentaristas para saber se estamos ou não gostando do jogo.

fernando duarte amaral
fernando duarte amaral
9 anos atrás

Caro FG, tive o prazer de conviver, quase diariamente, com o dr. Osmar e seu irmao…ambos foram meus professores na FIG, em Guarulhos, no meio da decada de 80…dois fatos curiosos, em uma ocasiao o dr. Osmar nao apareceu pra dar aula, uma coisa rara de acontecer e nao soubemos o porque, nao na hora (nao existia internet, celular etc)…no dia seguinte ele nos informou que estava vindo para a FIG, de SP, com alguns orgaos humanos (pulmao, figado) dentro do carro, para mostrar aos alunos (nao tinhamos um laboratorio na faculdade) e foi parado em uma blitz da policia…ate provar que focinho de porco nao eh tomada, perdemos a aula mas, na seguinte, la estavam os orgaos…o Segundo fato curioso, apesar de medico, ele acendia um cigarro na bituca do outro, durante a aula…bons tempos do politicamente incorreto sendo o cotidiano….
Sentirei saudades dele mas, como ja me disseram quando perdi meu pai, Deus so chama os bons para junto dele…R.I.P. doutor…
E amanha temos Lusa, confere ?
abracos

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Um otimo jeito de homenagear esses todos ai. Eu excluo o Galvao da lista. Ele foi bom na decada de 90 e so. Um grande abraco Flavio. Estou sempre por aqui.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Tive o prazer de conhecer o Dr. Osmar. Grande pessoa, bom ouvinte. Além disso ótimo medico. Conheço pessoas que ele fez voltarem a correr, “consertou” o joelho deles. FG vc tem razão ah pessoas que deviam ser eternas. Ele era uma delas. Ouvi poucos comentários dele na TV, pois não acompanho a Band, acho que por falta e tempo, mas sempre ouvi que seu comentários eram bons apesar de carregado de corintianismo,. Disto não tenho duvida pois ele era assim mesmo. Desvanece em paz.

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Dr Osmar teria gostado da Alemanha!

Goos
Goos
9 anos atrás

Lembro da equipe da Band, insuperável com Luciano do Valle, Osmar, Alvar José, Cabrini…
Daqui digo o meu Viva Doutor Osmar! Obrigado

Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

Concordo, belo texto.. Admiro vc ja disse ,as vezes critico ..normal… Flavio Vc perderia um tempinho explicando a razao de sua consideracao por Milton Neves?

Batata
Batata
9 anos atrás

Meus pêsames a família do Dr. Osmar … Mas Flávio …. ultimamente seus textos estão com o perdão da expressão … Do c…… Suas palavras tanto pro automobilismo como pra quaquer outro esporte ou mesmo

Batata
Batata
Reply to  Batata
9 anos atrás

O futebol …. Estão certeiros …. e com uma qualidade que esta faltando a muitos blogs e sites … Parabéns pelas palavras ….

Zé Alonso
Zé Alonso
9 anos atrás

Doutor Osmar foi médico do meu “Glorioso São Bento” de Sorocaba SP, uma pessoa sensata e generosa.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
9 anos atrás

Osmar, um dos grandes do jornalismo esportivo! Vai deixar saudades!

HELBIO C. GOMES
9 anos atrás

Prazer em conhecê-lo Flávio Gomes, apesar de acompanhar já a algum tempo o seu blog, mas eu como bom mineiro . . ., não gosto, não tenho saco, e nem tempo pra estas coisas de facebook, twiter, microblogs e outros desses troços , é só e-mail e olhe lá! mas . . ., hoje eu não podia deixar passar um lapso seu, mesmo com vc neste, diga-se, bom texto, e com o artifício de dizer :”que tem muitos outros, claro”, vc nunca poderia deixar de citar o “Marquês de Xapuri”, o saudoso Armando Nogueira”, desculpe pela reprimenda mas espero que me compreenda, cordialmente.
Um abraço.

Guzz
Guzz
Reply to  HELBIO C. GOMES
9 anos atrás

Armando Nogueira foi um dos melhores…

Paulo Pinto
9 anos atrás

Que ele seja recebido pelos seus, que já se encontram na espiritualidade.

A morte, meu caro FG, não é “uma puta sacanagem”. É uma simples passagem, que todos nós atravessaremos.

Simples assim.

Mello
Mello
9 anos atrás

Teve um programa que Renata Fan zoou tanto o Corinthians que o Dr. Osmar abandonou o programa no ar. Ela deve estar “boladaça” agora. Vá com Deus, doutor.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Amigo Flavio,
Você também é a “Luz”!
Mais um texto fantástico! E emocionante!
Percebemos que estamos ficando velhos quando nossos ídolos vão embora…
Abraços,
Marcelo
(Parabéns antecipado pelo seu aniversário)…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Zé Italiano, Peirão de Castro. Roberto Petri, Dalmo, Peruzzi… que time legal era aquele da Mesa Redonda da Gazeta! Porém mais marcante pra mim era o quarteto da TV Tupi, com Walter Abrahão, Ely Coimbra, Sérgio Baklanos e Zanforlim. Quem está vivo desses? E o impagável Geraldo Bretas? O monstro Osmar Santos e o competente Orlando Duarte, o curioso Barbosa Filho e o jovem Flávio Prado… Foram esses profissionais que embalaram meu fanatismo adolescente no futebol…

Thiago Sabino
Thiago Sabino
9 anos atrás

Coloca nessa “rela” aí, o nosso Reginaldo Leme…. acho que ele é lídimo representante desse panteão descrito aí em cima.

Nunca deverá partir dessa pra outra…. é a referência.

O Galvão, por mais que falem dele, é foda. Só vão dar o devido valor à ele, quando ele passar dessa p’ra melhor. Fala as bobagens dele? Fala…

Mas quem é que não fala? Ou todo mundo é um tratado ambulante de coerência?

Salve Galvão.

Porra doutor… pelo menos não viu o vexame completo de ontem.

Mas admirava-o pela capacidade intelectual, num meio onde as obviedades imperam (fora da lista feita no começo do texto).

Abraço.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Fica tranquilo Flavio, vc pode continuar ouvindo os brilhantes comentários de Denilson, Neto, Roberto Carlos, Ronalducho, etc. Meu Deus, exclamação! como diria outro imortal!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Belo texto, Dr. Osmar fará muita falta.

Bosley de La Noya
Bosley de La Noya
9 anos atrás

Meus pêsames a toda família do Dr. Osmar de Oliveira. Esse era dos bons!

Quanto ao Galvão Bueno, fique tranquilo, Pelo menos durante os próximos 50 ou 60 anos ele com certeza ainda estará narrando de corridas de F-1 a torneios de bolinha de gude e queimada, passando claro por todas as próximas 15 ou 20 copas do mundo, sempre trazendo sorte aos brasileiros além dos seus comentários geniais. Um grande nome imortal da rede Globo!!!

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Por falar nisso, faz um ano da partida do Zampa, que foi contar seus causos do lado de lá…

Bruno Manhães
9 anos atrás

Parabéns Flávio vc falou tudo!

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
9 anos atrás

Primeiro, o Doutor Osmar. Que pessoa ímpar neste meio abobado que é o jornalismo esportivo (leia-se: futebol) brasileiro! Todas as Homenagens a ele. Putz, a Band e o Brasil perderam dois ícones, o Luciano do Valle e o Doutor Osmar.
Segundo: Gomes, tu tá escrevendo muito!
RZ

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Ok cara, judiou, mas não esqueça de Flavio Prado e Kajuru, os dois corajosos
do mundo esportivo. Parabens pelo post.

Gerson Treml
Gerson Treml
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Kajuru falou que se o Brasil não fosse o campeão, encerraria sua carreira. Será que vai cumprir?
Promessa ou Bravata?

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Gerson Treml
9 anos atrás

Bravata, depois daquela entrevista que ele não fez com o goleiro Bruno caiu muito no meu conceito.

Paulo Pinto
Reply to  Gerson Treml
9 anos atrás

Entrevistas com assassinos deveriam ser proibidas.

Fabio Santana
9 anos atrás

Inclua vc nisso, uma das coisas q tou meio puto com essa copa é q vc foi obrigado a dar uma “abandonada” no blog nos ultimos tempos

Anderson
Anderson
Reply to  Fabio Santana
9 anos atrás

Pensei o mesmo.

Clayton Moura
Clayton Moura
9 anos atrás

Pois é, Camarada Gomov… Em momentos tais quais estes de derrota do esporte símbolo da (sempre) Pátria de Chuteiras, ė sempre bom lembrarmos daqueles que se mantiveram fiéis aos seus valores e princípios, aceitando que AS OPINIÕES NÃO SÃO ESTÅTICAS!!! E sem dúvida, Dr. Osmar é um exemplo de profissional digno e coerente… O verbo foi conjugado no tempo presente: exemplos assim SÃO PARA SEMPRE!!!

Marcelo Masili
9 anos atrás

Arrebentou.

David Santos
David Santos
9 anos atrás

Kro FG! Eu incluiria também o competentíssimo Juca Kifouri e o já finado o inesquecível Fiori Gigliotti! Sem dúvida o nosso sofrido pais tem ficado a cada dia mais pobre de grandes-personalidades!

Gerson Treml
Gerson Treml
Reply to  David Santos
9 anos atrás

João Saldanha também faz uma falta…

Joseas Ruela
Joseas Ruela
9 anos atrás

Tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Dr.Osmar há alguns anos e foi sensacional, ele falou sobre saúde basicamente, mas no final deu uma palhinha sobre futebol, que segundo ele, todos pediam, e no nosso caso não foi diferente.
Contou alguns ” causos” engraçados e fez comentários sobre a situação dos times paulistas à época. Foi impagável.
A copa começou com a ida do Luciano do Valle e termina com a do Dr. Osmar.
Muito triste. Os almoços serão mais tristes sem os comentários do doutor.
Vai na paz, doutor.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
9 anos atrás

Ledo engano FG, ledo engano… Todos continuam a comentar , a polemizar e criar dúvidas de amor ou ódio (ou seria “Ode “? não estou certo… “eles” nos confundem ….), Presença presente onde, desde a era “áurea ” do rádio ou pela TV , são figuras presentes no imaginário do ouvinte onde estejam FG, onde estejam…

Carlos Cunha
Carlos Cunha
9 anos atrás

Flavio, provavelmente temos a mesma idade.
Sabemos que estamos ficando velhos, nosso corpo e o espelho confirmam isso a cada dia. Nossos cabelos são passado.
Porém, esta copa parece afirmar e mostrar nossa “velhice”, fazendo com que ela seja sentida na nossa alma. O Bolacha, Dr. Osmar, a aposentaria de Copas do Sílvio Luiz, os locutores e comentaristas “novos” falando como velhos experientes com suas cinco ou seis copas.
Quando temos a opção de escolher, não nos preocupamos com eles. Mas quando os perdemos, lembramos com saudade. O tempo gira o mundo e é difícil perceber que nos leva junto.
Um abraço

LUIZ NÉLSON DIAS
LUIZ NÉLSON DIAS
9 anos atrás

Gostaria de aproveitar e perguntar, na esteira de Osmar de Oliveira, onde estavam os jogadores:
1) do último campeão brasileiro (Cruzeiro) na seleção?
2) o último artilheiro do campeonato brasileiro na seleção?
3) algum jogador do Corínthians e do Flamengo (as duas maiores torcidas do Brasil) na seleção?
Jamais se conquistou uma Copa do Mundo sem ao menos um jogador do Corínthians e do Flamengo na seleção.
O Corínthians foi campeão mundial em 2012, e ninguém foi convocado para a seleção de Felipão.
A imprensa esportiva INTEIRA apoiou as listas de Filipão: “…as dúvidas são apenas na reserva do gol e do ataque..”, eram as frases mais comuns. Nomes como Hulk, Bernard, Fernandinho (2 jogos na seleção), Wiliam (2 jogos na seleção), Fred, jamais foram contestados.
Aceitou-se até Júlio César com a camisa titular.
Felipão sempre teve raiva do Corinthians. Por isso, eu e minha família, AO CONTRÁRIO DE TODA A IMPRENSA ESPORTIVA BRASILEIRA, sempre discordamos de suas convocações, e não torcemos para esse time.

Rafael
Rafael
Reply to  LUIZ NÉLSON DIAS
9 anos atrás

O meu amigo deixa de ser “bando de louco” o melhor do seu time em 2012 estava na copa o Paulinho. Você é quem tem inveja do Felipão que bateu muito na cara de vocês ao longo da vida. Raiva ele nunca teve se não jamais em outrora teria convocado Edilson e ricardinho em 2002. Se liga e deixa de clubismo.

Luiz Renato
Luiz Renato
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Que canelada levou agora em Luiz Nelson Dias!!!!!!

Fernando
Fernando
Reply to  LUIZ NÉLSON DIAS
9 anos atrás

“Jamais se conquistou uma Copa do Mundo sem ao menos um jogador do Corínthians e do Flamengo na seleção”

Calma ae fera… só pra vc ficar mais decepcionado ainda, os únicos times que sempre tiveram algum jogador em todos os títulos do Brasil são São Paulo e Palmeiras… menos clubismo, menos choro

Rodrigo - CPQ
Rodrigo - CPQ
Reply to  LUIZ NÉLSON DIAS
9 anos atrás

Lugar errado e hora errada pra falar essas coisas.

Sendo breve: sou corinthiano, e lá estava o Paulinho, campeão em 2012, além de Jô e Willian, que passaram pelo Corinthians. Fora esses, quem você queria que levasse? O Cássio?? O Ralf?? Romarinho?? Na boa, acorda pra vida, amiguinho…