É TETRA! (3)

etetra3SÃO PAULO (fica, tem bolo) – Quando é que o Santander vai encomendar uns troféus decentes? Na boa, primeiro era aquele cocozinho. Agora, um treco de plástico, padronizado, que parece ter sido feito por algum carnavalesco de escola de quarta divisão. Como alegoria de bloco que sai lá atrás. Um horror. Não é justo um cara se enfiar num carro de corrida e acelerar por quase duas horas para levar aquela porcaria para casa.

Pronto, o que de mais importante para dizer do GP da Alemanha está dito. E é necessário porque o banco espanhol patrocina um monte de corridas. Daqui a pouco vai ter piloto escolhendo a prova para ir ao pódio. “Opa, essa aí é Santander, melhor eu ficar longe.” Talvez isso explique o domínio da Mercedes no ano. Ninguém quer colocar aquela porcaria na estante. Não orna. Não combina com nada.

Os três que vão ter de levar a tranqueira na bagagem de mão hoje são Rosberguinho, Sapattos e Comandante Amilton. E foi um bom GP, esse de Hockenheim. Com menos calor, nem sol teve, Hamilton em 20° no grid (era 15°, mas trocou o câmbio e levou cinco posições de punição), duas Williams lá na frente escoltando Nico, o pole,  Alonso e Vettel em posições interessantes, dava para imaginar algo legal. E de fato aconteceu.

Menos para Massa.

Incrível o azar do brasileiro nesta temporada. Azar auxiliado por algumas bobagens, diga-se. Das quatro pancas de que me lembro (Austrália, Canadá, Silverstone e hoje), isento o brasileiro completamente apenas de uma, a de Melbourne, atingido por trás por um Kobayashi desembestado sem freio. Em Montreal, embora a FIA não tenha entendido assim, e quase ninguém, acho que Felipe foi o culpado pelo acidente com Pérez. Na Inglaterra, empacou na largada e por isso caiu para último, e por ter caído para último encontrou Kimi rodado pela frente. É aquela coisa: quem se coloca no pelotão da merda está sujeito a elas, as merdas. A batida não foi culpa dele, claro, até evitou o pior, que seria entrar no meio da Ferrari e atravessar Raikkonen pelos rins, mas se tivesse feito o trabalho direitinho na classificação e na largada, estaria nas primeiras filas, e não nas últimas.

E hoje não dá para culpar ninguém, nem Massa, nem Magnussen. O toque aconteceu na primeira curva. Bottas estava entre os dois, talvez um não tenha visto o outro. Felipe tirou o pé para não bater no companheiro e para tomar a curva, o que é absolutamente normal, mas tangenciou como tangenciaria se estivesse sozinho na volta, o que não se faz numa largada. E Magnólia também entrou na curva como se não houvesse mais ninguém na pista, o que igualmente não se faz em largada. Todo cuidado é pouco numa primeira volta, ainda mais numa pista estreita como a de Hockenheim.

O resultado foi que uma roda tocou na outra, e nessas horas quem está com o urubu sobrevoando o box é que se dá mal. No caso, o brasileiro. Seu carro capotou, arrastou-se de cabeça para baixo pela área de escape e desvirou. Não aconteceu nada com o piloto, felizmente. Mas sua corrida durou algumas dezenas de metros. Largando em terceiro, e vendo onde terminou Bottas, era prova para pódio. Já o jovem estreante da McLaren rodou, perdeu posições, não arrebentou o carro e conseguiu ir até o fim. Terminou em nono.

Massa vive um inferno astral daqueles, porque Bottas fez de novo uma corridaça. Acabou em segundo, e nas últimas seis voltas, com pneus macios, segurou o ímpeto de Hamilton, com supermacios, que vinha babando desde a primeira volta. Verdade que na fase derradeira da corrida o auge dos pneus-chiclete de Lewis durou exatamente até ele encostar no finlandês. Ele chegou a virar 1s5 mais rápido que Valtteri até colar na Williams, mas depois esse rendimento caiu um pouco. E o Mercedão que empurra seu carro é o mesmo que empurra a garrafa de Martini. Calmo e muito tranquilo, Bottas não chegou a ter seu segundo lugar ameaçado.

Para Hamilton, foi bom. Ele teve muito trabalho para escalar o pelotão, exatamente como se imaginava. Correria algum risco no início, para se livrar das chicanes móveis, e teria mais trabalho depois que chegasse a uma posição intermediária, porque encontraria carros mais difíceis de passar e pilotos carne-de-pescoço. Na quinta volta, já estava em 12°. Na décima, em décimo. E aí apareceu Ricciardo à sua frente, e logo depois Raikkonen, e outros tantos. Na volta 13, Comandante Amilton passou os dois, Ricardão e Kimi Dera Estar no Bar, numa manobra lindíssima. Como largou com os pneus mais resistentes, o inglês foi adiando sua parada até onde desse. Na volta 16, com as trocas da maioria, estava em segundo, a 7s de Rosberguinho, que já tinha feito seu primeiro pit stop.

Hamilton faria sua primeira troca na volta 27. Caiu para oitavo e começou a remar tudo de novo. Muitas vezes, abriu caminho à força, como com Button na volta 29. Pediu desculpas e foi em frente. Perdeu até um pedaço da asa — que não afetou em nada seu carro, o que só prova que essas asas dianteiras cheias de frestas e ondas são um exagero, uma frescura para justificar a existência dos túneis de vento.

Na volta 39, ainda com uma única parada, Hamilton já estava lá na frente de novo, em terceiro. Rosberg, que nem aparecia na TV, desfilava na ponta sem ser incomodado por ninguém. Parou na 42ª para sua segunda troca e enquanto isso Hamilton traçava uma estratégia voadora: mais duas paradas, para fazer a última parte da corrida toda com pneus supermacios em bom estado. Foi assim que parou nas voltas 43 e 51, e nessas idas e vindas ia atropelando quem aparecesse pela frente. Só sobre Alonso foram duas ultrapassagens.

Na volta 50, um possível susto para Rosberg. Sutil rodou na entrada da reta dos boxes e deixou o carro lá, atravessado na pista, sem cartão de Zona Azul. Um safety-car poderia atrapalhar bem seu final de corrida. Mas a direção de prova achou melhor mandar os fiscais darem um jeito, e eles conseguiram empurrar a Sauber para o acostamento.

Assim, Rosberguinho recebeu a bandeirada com sossego e paz em primeiro, pela sétima vez na vida e quarta na temporada. Festa dele, dos alemães, da Mercedes, de todo mundo. Semana encantada para o país, mas com muitos vazios nas arquibancadas de Hockenheim. De novo.

Bottas comemorou demais seu terceiro pódio seguido (300° da história da Williams), e Hamilton conseguiu minimizar o prejuízo que poderia ser bem maior, para quem tinha largado em 20°. Não parecia feliz ao ganhar o troféu, mas deve ser mesmo porque o prêmio é horroroso, coisa de festa junina de paróquia pobre. De quatro pontos, a diferença dele para Rosberg subiu para 14: 190 x 176. Faltam dez corridas, ainda, tem tempo. Nico segue em vantagem psicológica. Hamilton é impetuoso e amalucado. A briga é muito interessante.

Fecharam a zona de pontos, a partir do quarto, Tião Alemão (bela corrida, combativa, com luta e disposição), El Fodón de La Quinta Posición (demorou para fazer a última parada), Ricardão (se deu mal ao desviar de Massa de ponta-cabeça na largada, caiu lá para trás e se recuperou, com belas ultrapassagens e muita luta), Hulk (pontos em todas as corridas, como Alonso), Bonitton (discreto, mas OK), Magnólia e Maria do Bairro.

Semana que vem já tem mais, na Hungria. A Williams já é, em definitivo, até acontecer alguma coisa nova, a segunda força do campeonato. Pena para Massa que ele não está aproveitando o momento. Quase nada. Bottas, por outro lado, arranca o máximo do equipamento que lhe deram. Tem 91 pontos, contra 30 de Felipe. Graças a ele, a Williams passou a Ferrari e está em terceiro entre as equipes. Não há reparo a fazer ao campeonato do finlandês. Ao de Felipe, muitos. Tem meio ano para reagir e fazer jus à confiança do time no seu taco. E não vai dar tempo nem de respirar, porque domingo tem corrida na Hungria.

Subscribe
Notify of
guest

207 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
GERVÁSIO
GERVÁSIO
9 anos atrás

O Felipe deveria ir para Bahia passar pelo menos 7 dias, dormindo num terreiro de Umbanda ou Candomblé, pra tirar a zica , Se notarem depois de Airton, só azar, O Rubens não gosta nem de lembrar. TA AMARRADO!!!!!!!!!!!!!

LEELOCO
LEELOCO
9 anos atrás

Engraçado né. Para o Galvão Bueno Grojean, Maldonado, e tantos outros da história são pilotos que não deveriam estar na F1 porque batem demais nas corridas, o que dizer do Massa nesta temporada? Vivem protegendo o Brasileiro a todo custo, não sei o que eles ganham com isto. Jantares, conversas privadas…. Depois a Globo reclama da baixa audiência das corridas.
Massa é um ex piloto de F1, depois do caso parafuso, ele nunca mais foi o mesmo, e o pior que não vejo melhora nos próximos anos, não temos ninguém pronto para correr a F1. É triste a realidade.
Quem sabe ´caçula do Piquet nos der orgulho novamente no futuro distante, pois ele ainda é uma criança.

ademir ferreira gomes
9 anos atrás

Na minha opinião felipe massa está que nem á seleção brasileira tomando vareio de alemão,só o bagaço da laranja chupa galvão bueno.

nelson
nelson
9 anos atrás

Acho que o Massa está perseguindo o recorde do Senna como o brasileiro que mais bateu !!!

Luciano
Luciano
9 anos atrás

O massa tem culpa no acidente, vejamos um exemplo:
Vc sai em um farol (sinaleira, semáforo) verde acelera feito doido depois feria, oque vai acontecer? Vai dar meda e deu. O cara não ta correndo sozinho?!?!?!?!? Repito Massa o pior brasileiro dos últimos tempos.

Mario Luiz D N
Mario Luiz D N
9 anos atrás

O Massinha fez cagada! podia ter pedido o trofeu padrão Santander pro Robertinho e ter limpo a porcelana. parece ou não parece vassoura de limpar privada este trofeuzinho de m…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

A Williams tem um carro tão cheio de qualidades que dá para pilotar com os olhos fechados! ( conceito do Massa ).

Antônio Duarte
Antônio Duarte
9 anos atrás

Massa fazendo curso com o Rubinho de colocar a culpa no azar? Será azar mesmo? Ele acha que sim. Então não fará nada diferente e vai continuar nessa draga. Só sei que tem o segundo melhor carro da categoria e está passando vergonha em frente ao jovem companheiro. Tal qual o Rubinho com o Button.

Ted de Gros
Ted de Gros
9 anos atrás

Linda a disputa entre Ricciardo e Alonso, daquelas para ver seguidas vezes.

Das últimas 5 corridas, assisti 4, só perdi Montreal, e gostei bastante delas. Embora turbinada por artificialidades (pneus, asas moveis, push to pass/kers), a F1 vem tendo boas corridas.

Luciano
Luciano
Reply to  Ted de Gros
9 anos atrás

Concordo. Boas corridas por que temos bons pilotos e equipes competitivas.

Cacá Camargo
Cacá Camargo
9 anos atrás

Massa,uma dica:
Vai na pior zona que tiver perto da sua casa,pega a pior putchanga que tiver disponível e tomilirola. Quem sabe assim tira a zica.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
Reply to  Cacá Camargo
9 anos atrás

AÍ VC PEDIU DEMAIS…O CARA É RODA-DURA E É BAMBI POR CIMA…

Paulo Pinto
Reply to  EDSON CASTRO
9 anos atrás

Olha… olha… olha…

OJR
OJR
9 anos atrás

O Alonso sonhava em ter uma Ferrari que fizesse frente à Red Bull, o sonho está realizado… estão brigando pau a pau pela 5ª posição…

AS
AS
9 anos atrás

… o safety-car nao ter entrado quando o carro do Sutil ficou atravessado na pista, foi estranho. Quem seria beneficiado ou prejudicado ? Dificil dizer… mas que foi estranho foi.

Celso
Celso
Reply to  AS
9 anos atrás

Quem foi o grande beneficiado: Rosberguinho e Mercedes, (ALEMÃES)………., e para não ter problema no final, chamaram o hamilton para trocar pneu (MARMELADA)

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
Reply to  Celso
9 anos atrás

O DO ALEMÃO TA GUARDADO. NÃO VÃO CONSEGUIR DO HAMILTON ROUBADO..ELE NÃO É BUNDÃO COMO O MASSA E RUBINHO

PedroL
PedroL
9 anos atrás

Acredito que Massa poderia ter evitado os três últimos acidentes em que se envolveu.
No Canadá ele se colocou muito próximo da Force Índia de Pérez, fato até comum na F1, vimos ontem muitas situações semelhantes, porém ao mesmo tempo que um dos pilotos muda minimamente sua trajetória o outro tem uma reação instantânea de mudar também, foi assim com Vettel e Alonso por várias voltas no GP de Silverstone. No acidente com Kimi, indiferentemente de onde largou, muitos pilotos conseguiram evitar, alguns que estavam à frente do brasileiro e que teoricamente teriam menos chances de desviar, conseguiram, porém Massa, mesmo vendo que Raikkonen vinha rodando, permaneceu no vácuo da Caterham e apenas tirou o pé, poderia ter evitando o acidente diminuindo mais a velocidade e tirando o carro para uma posição que lhe permitisse visualizar o que estava acontecendo à frente, teria passado sem problemas pelo finlandês.
Massa sempre foi um piloto muito arrojado e combatido, porém ao contrário do que ele mesmo disse, que não mudará sua forma de pilotar, seria melhor ele repensar isso e mudar alguma coisa. Logicamente que muitos estão isentando-o de qualquer culpa, principalmente os comissários, porém não é tão comum tantos acidentes envolvendo um mesmo piloto na F1, e se voltarmos um pouco no tempo veremos que não é algo exclusivo deste ano, 2011 por exemplo, teve vários problemas, principalmente com Hamilton, que assim como ele, adora deixar pedaços do carro pelo caminho e não foge de uma boa briga.
A responsabilidade no acidente de ontem foi do Massa, acredito que a maioria aqui também deva concordar, cabia a ele, que estava por fora, manter o traçado pelo lado de fora da pista, porém, na última hora, tirou o pé para não dividir com Bottas e quis se colocar logo atrás do finlandês, mudando radicalmente sua posição na tangencia da curva, onde estava a McLaren do jovem Magnussen, que nada pôde fazer.
Acho que Massa ainda tem lenha pra queimar na F1, já provou isso com a pole na Áustria, mas repito, deve repensar sua forma de pilotar durante as corridas, essa agressividade exacerbada está se tornando comum e extremamente perigosa.

Luciano
Luciano
Reply to  PedroL
9 anos atrás

Acho que o massa ainda tem lenha pra queimar. Na carroça q ele puxa. Piloto burro!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Massa padecendo no paraíso.

Beto
Beto
9 anos atrás

O Massa tem que sentar e chorar no colo do Galvão.

Paulo Pinto
Reply to  Beto
9 anos atrás

Não sobrou espaço. A seleção está chorando até hoje no colo do Galvão.

sandro
sandro
9 anos atrás

Faltou só a mensão ao fogo no carro do kyviat, a ultrapassagem dupla do button e a disputa eletrizante entre ricciardo e alonso

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

A Corrida foi realmente boa, é uma pena a Mercedes está tão acima, mesmo tirando os “FRICSSSSS” (by Galvão), ela continua dominadora.

O Massa, esta confundindo arrojo, agressividade, eficiência, etc… Com burrice!! Pra mim a culpa no acidente foi mais dele, do que do Magnussen, o Magnussen até reduz a velocidade, “prevendo” a M… que iria acontecer, agora o Massa fechou a curva igual um raio, como falasse, pensou que estava sozinho no meio de uma largada… Assim realmente é complicado.

Se ele não fosse brasileiro, já estariam falando, o maluco da 1ª Volta voltou, mas não é o Grojean…

E coitado do Raikkonen, aquela que ele ficou no meio do Ricardo e do Alonso, tendo o carro dele jogado pra todos os lados, me lembrou uma corrida de Nascar… hehehehe… E o esporro que ele deu no engenheiro, foi demais… hahaha!!

Pelo menos o Nasr fez grande prova na GP2, é um alento, para as os seguintes erros do Massa, sabemos que ele é mais piloto do que vem fazendo, cabe a ele a repensar e tentar fazer as coisas com calma. O Bottas está dando uma aula pra ele, piloto regular (No alto nível), frio e raramente está metido em confusão.

Acho que vai dar Rosberg…

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  Alex Santos
9 anos atrás

Ah, e sobre o Safety Car, se fosse uma situação “normal”, ele seria acionado, o carro ficou atravessado no meio da pista, e foi uma atitude no mínimo temerária, os ficais entrarem na pista com a prova rolando.

Mas, Rosberg liderando, prova na Alemanha, Hamilton parando de novo, pra mim foi uma decisão política.

Zétros
Zétros
Reply to  Alex Santos
9 anos atrás

Basta ver o piti que Galvão Bueno deu quando Hamilton tocou em Button e quebrou a asa. Foi “Hamilton afobado” pra lá, “Hamilton impaciente” pra cá, “Hamilton não esperou o momento certo”…agora quando é com Massa é arrojo.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
9 anos atrás

NÃO SUPORTO MAIS ESSE MASSA ZACARIAS..RUIM DEMAIS. TUDO BEM, O ACIDENTE FOI DE CORRIDA,MAS ELE ACHA QUE ELE É 1º PILOTO DA FERRARI. METE O BICO E TODO MUNDO TEM QUE PARAR. E SE NÃO BATESSE TB NÃO BATERIA O BOTTAS, QUE É PILOTO DE VERDADE. MASSA, APRENDE C O HAMILTON CORRER NO PELOTÃO DA MERDA. SOME, CARA.

eduardo alves
eduardo alves
9 anos atrás

Eu sei que é totalmente fora do tópico, mas como não tem outro lugar vai aqui mesmo. O Site GP é um site voltado ao esporte a motor, bem como os jornalistas são especializados em esportes a motor, só que quem entra no site ou nos blogs (exceto o do rodrigo mattar) só encontra F1! Na noite de domingo (20/07) tinha 09 chamadas sobre F1 e nada, nada de qualquer outra categoria…tivemos Indy, F-Truck e no site ou nos blogs só F1… Vocês jornalistas que tanto criticam a CBA (e com muita razão e embasamento) não são tão diferente diferentes. Se a CBA existe pra fomentar o automobilismo no país, os jornalista são pra noticiar esse mesmo automobilismo, mas o que eu vejo é que seja aqui no GP, ou nos outros portais (UOL, Terra etc.) só há espaço pra F1, F1, F1… Pode até ser a mais comentada mas não é a única no automobilismo. Por aqui é exibida a NASCAR, a Indy (com brasileiro nos grandes times) a Stock e a F-Truck que sempre leva multidões por onde passa, mas a imprensa a ignora completamente. Recado dado!

Boca
Boca
9 anos atrás

Muitos falam da cabeça quente de Hamilton, mas como não esquentá-la com essas declarações:

Nikki Lauda – manda na Mercedes:
“Acho que Nico vai ser o campeão.”
“Hamilton trouxe velocidade à Mercedes”

Bernie Ecclestone – manda na F1:
“Nico vai ser o campeão.”

Dizer mais o que?

Marcos
Marcos
Reply to  Boca
9 anos atrás

Concordo plenamente contigo.
Vi o Tio Berne respondendo isso ao Barrica ontem.

Paulo Pinto
Reply to  Marcos
9 anos atrás

Bernie respondeu como torcedor.

Micromax
Micromax
Reply to  Marcos
9 anos atrás

Bernie nunca responde nada como torcedor………..que falta de noção ein Pinto?

Paulo Pinto
Reply to  Marcos
9 anos atrás

Você também é um sobrinho do Bernie, para conhecê-lo assim?

Zétros
Zétros
Reply to  Boca
9 anos atrás

Mas Niki Lauda tava controlando Hamilton até bem pouco tempo atrás. Inclusive, ele falou para o Hamilton que se ele ganhasse a corrida, não lembro qual foi exatamente, ele daria uma carona a Hamilton em seu jato particular, enquanto os restante da equipe voltaria em vôo comercial. Dito e feito, Hamilton ganhou e voltou com Lauda para casa.

Joseas Ruela
Joseas Ruela
9 anos atrás

Está na hora de chamar a psicóloga da seleção para bater um papo com o Massa.
ps.>pode ser por uatizapi.

Zétros
Zétros
Reply to  Joseas Ruela
9 anos atrás

Acho que ele precisa é de outra molada, pra poder fazer tipo um RESET ou como diz o Barrichello, CTRL ALT DEL.

Bignose
Bignose
9 anos atrás

Não assisti a corrida mas olhando o replay da batida fica claro a atitude infantil de ambos, do tipo…se vc não tirar o pé eu também não tiro…deu no que deu…misturaram as cores…também na batida com o Pérez no Canadá ficou nítido que ele tentou achar espaço onde não existia e quando tentou recolher o carro já era!! O massa está claramente sentindo a pressão por causa do Bottas que vem sendo mais rápido do que ele a cada corrida…isso já aconteceu na Ferrari e se ele não souber administrar a coisa só tende a piorar…a Lei de Murphy que o diga!

D. Lúcia
D. Lúcia
9 anos atrás

Caro Felipe

Achei sua corrida o supra sumo da pilotagem….parabéns!
Assim como seu Xará, meu amigo Scolari, acredito que você esta indo muito bem neste campeonato.
A versão completa desta carta eu enviei para o Sr. Bernie ler na próxima coletiva de imprensa.

Beijos

Dona Lúcia

Ted de Gros
Ted de Gros
Reply to  D. Lúcia
9 anos atrás

Boa tentativa, Parreira.

Robertom
Robertom
Reply to  Ted de Gros
9 anos atrás

Vem aí Dunga !

Zétros
Zétros
Reply to  D. Lúcia
9 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

E como disse o Parreira:”Foi tudo perfeito, tudo funcionou bem, só não conseguiu passar da primeira curva. Fora isso, ocorreu tudo como o planejado”.

Fernando Passos
9 anos atrás

Acho que para o Massa o melhor mesmo é já ter corrida semana que vem.

Hungria não é um circuito onde a Williams deverá sobrar em relação aos outros (com exceção da Mercedes, é claro), porém Massa tem que fazer uma ótima corrida, terminando no pódio na frente do parceiro.

Não será fácil, mas como na F1 a última impressão é a que fica, se Massa conseguir uma ótima corrida terá o mês de parada de verão, que começa após o GP húngaro, bem mais tranquilo.

É muita zica, a do brasileiro. Ainda mais para quem liga a TV apenas para secá-lo… está dando certo a uruca…

Zétros
Zétros
Reply to  Fernando Passos
9 anos atrás

O Massa é um tipo de piloto que tem um botão no volante “AUTO ZICA” que está sempre em MODE ON. Então, não precisa de ninguém pra secá-lo.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Aquela ‘molada’ na Hungria passou uma baita urucubaca para o Zacarias, que esta se transformando em prejuízo pra Williams. Felipe destruiu o carro nos GPs da Austrália, Canadá, Inglaterra(duas vezes, classificação e corrida) e Alemanha. Bottas segue invicto sem acidentes, só não pontuou em Mônaco por quebra de motor. Em 29 corridas o finlandês só teve um acidente no GP Brasil 2013, e sequer teve culpa, foi atingido por Hamilton em um típico acidente de corrida.

Valtteri Bottas Lewis Hamilton Colide Brazil 2013
http://www.youtube.com/watch?v=l2G2eA-QmVg

Saber se posicionar na pista evita acidentes, a impressão que fica é que Felipe esta pilotando no pelotão da merda como um novato. Bottas tem boas chances de terminar o mundial na terceira posição, a frente das Ferraris, principalmente a frente de Alonso. Seria a melhor resposta de Felipe ao time italiano, Bottas esta se encarregando de fazer o serviço…

A uruca de Massa após dez corridas impressiona:
01) AUS – Zica, abandonou ao ser atingido por Kobayashi.
02) MAL – Corrida discreta, mas somou pontos.
03) BHR – Corrida discreta, mas somou pontos.
04) CHN – Zica, equipe erra nos boxes, piloto fica sem pontos.
05) ESP – Zica, Felipe erra na classificação, corrida foi um fiasco total.
06) MON – Zica, na classificação foi atrapalhado por Ericsson.Corrida discreta, mas somou pontos.
07) CAN – Zica, Massa fazia grande corrida, mas abandonou ao bater com Pérez na última volta.
08) AUT – Classificação com pole, mas na corrida chegou em 4º atrás de Bottas.
09) ING – Zica, péssima classificação da Williams prejudicando Bottas e Massa, o brasileiro abandona na 1º volta ao se chocar com Raikkonen.
10) ALE – Zica, ótima classificação da Williams com Bottas e Massa, mas o brasileiro abandona na 1º volta ao se chocar com Magnussen.

Em algumas classificações, Bottas e Massa foram mal por causa do piso molhado(bom exemplo foi o GP da Malásia), ambos fizeram boas corridas de recuperação, mas o resultado foi discreto. Williams não tem mais moral pra dar ordens a Bottas, na pista e nos resultados o finlandês desbancou Felipe na condição de primeiro piloto.

Batalha de Grid:
Bottas 6 x 4 Massa

Batalha em corridas:
Bottas 7 x 3 Massa

Pontuação em corridas:
Bottas 9 x 4 Massa

Classificação:
Bottas – 15, 18, 03, 07, 04, 13, 04, 02, 14, 02
Massa – 09, 13, 07, 06, 09, 16, 05, 01, 15, 03
*Valtteri foi punidos na AUS com a perda de 5 posições no grid por trocar o câmbio.
*Valtteri foi punido na MAL com a perda de 3 posições no grid por bloquear Daniel Ricciardo no Q2.

Corridas:
Bottas – 05, 08, 08, 07, 05, ab, 07, 03, 02, 02
Massa – ab, 07, 07, 15, 13, 07, 12, 04, ab, ab

Lembrando que, Massa exigiu contrato de primeiro piloto e vantagem de desenvolver o carro a seu estilo de pilotagem! Bottas ainda tem que ceder seu carro a Felipe Nasr e Susie Wolff, nem por isso fica se lamentando, sua resposta vem na pista. O estagiário com 29 corridas esta dando uma sova no experiente piloto com 201 largadas…

Mundial de pilotos:
05º) Bottas, 91 pontos
10º) Massa, 30 pontos

Raikkonen, Pérez e Massa se destacam como as grandes decepções da temporada. Até os pilotos da Mclaren com carro ruim estão na frente da pontuação…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Só faltou um pouco de coerência no seu comentário: afirmar que “Felipe destruiu o carro nos GPs da Austrália, Canadá, Inglaterra (duas vezes, classificação e corrida) e Alemanha” e depois que na Austrália ele “abandonou ao ser atingido por Kobayashi” é, no mínimo, estranho! Desculpe-me, mas sejamos justos: na Austrália ele não teve chance nem culpa no acidente!

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Na primeira folga que tiver, Massa deve voltar ao Brasil e ir em todos os “pais de santos” que conhece e não conhece na Bahia. E se isso não resolver, nada mais resolve.
Poderia até contratar a tal psicóloga da seleção, mas também não seria uma boa idéia.
Esse carro da Williams está andando demais, tanto que nem a Mercedes de Hamilton conseguiu passar. Ganhar uma corrida será questão de tempo e pouco tempo.
E se a RBR se acertar de vez, vai dar dó da Ferrari, E do Choronso que nos outros anos pelo menos conseguia ser vice.

Marques
Marques
9 anos atrás

FIA quer Rosberg campeão? É o que está parecendo

Alfredo Santos
Alfredo Santos
9 anos atrás

Quem ousa sequer comparar Massa a Berger não tem noção alguma do grande piloto que foi Gerhard Berger, não foi campeão mundial mas certamente que um titulo mundial lhe teria feito justiça.
Quanto a dizerem que foi um GP emocionante dá apenas para rir, a emoção que existe na F1 é toda ela artificial…Hamilton chegou perto de Bottas os pneus acabaram….acabou a recuperação, diz muito da F1 que vivemos.
Mil vezes mais protótipos que essa fórmula quase monomarca que virou a F1, vai chegar ao ponto de dar penalização fazer barulho e acelerar.
Outra nota : não tem pilotos mais talentosos no mundo que uns 10 que por lá andam ? Não tem melhor que Maldonado por ex ?
Quantos anos de F1 têm Alonso , Massa , Button , Raikonnen ? ficam lá 500 GP para depois dizerem que tiveram um grande curriculum ? fora os anos que andaram lá não fazendo nada e todos eles tiveram longos anos assim.
É mentira isto que escrevi ?
Independentemente das causas a verdade é que deram cabo da F1, nem sequer falo da falta deste ou doutro piloto , tudo tem um tempo mas fechar a F1 ás televisões generalistas leva a que por ex muitas pessoas não saibam quem é Sebastian Vettel, antigamente todas as pessoas conheciam os campeões do mundo , mesmo quem não sabia nada do desporto ao menos conhecia os nomes , conheço muita gente que nem o campeão do ano passado conhece, mataram a galinha dos ovos de ouro tanta foi a ganância e isto não é saudosismo , é facto…vejam-se as bancadas.

marco
marco
9 anos atrás

Seria interessante saber os detalhes do contrato do MASSA na Willians , clausulas sobre performance por exemplo … melhor anunciar logo a aposentadoria do que ser demitido !

alan
alan
9 anos atrás

Gracas ao massa vimos o assoalho de um F1,

Reginaldo Tadeu de Assis
Reginaldo Tadeu de Assis
9 anos atrás

Não há como torcer para Massa. Toda corrida o “moço” apronta uma ! No seu 1.. ano de Fórmula 1 na Sauber (emprestado pela Ferrari), o próprio Peter Sauber o dispensou pois afirmou que o rapaz era um “destruidor de carros”. Pelo jeito o Felipe Massa está novamente cometendo os erros de um principiante … Acho que em 2015 haverá outro Felipe na Williams, mas será o Felipe Nars !!!

Antônio
Antônio
9 anos atrás

Hey pessoal, acho que muitos não vão concordar, mas acho que a F-1 não está tão ruim como muitos gostam de apontar. Como em qualquer época têm corridas ruins, boas e ótimas como a de hoje. Vamos esquecer Felipe Massa, (do jeito que vai, se chegar inteiro até o fim do ano ja será uma vitória…) e o que temos foi uma grande corrida de carros com pilotagens arrojadas e inspiradas, belas ultrapassagens e alguns toques ingredientes mais que suficientes para entreter os não pachecos por duas horas. Quanto a queda mundial de audiência acho que muito tem a ver com os novos tempos e muitas pessoas que não largam seus malditos i-phones e etc para fazer qualquer outra coisa…

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Valtteri Bottas não imaginava em destruir o Felipe Massa de forma tão fácil e segura. Essa história de ficar fora na primeira curva acabou virando uma rotina na carreira do Massa que pode fazer a Williams colocar ele para largar dos Boxes. O Ricciardo foi mais um que escapou do Strike do Massa, assim como o Vettel escapou no Canadá. O Rosberg novamente se dá bem em cima das falhas do Hamilton. O Hamilton foi o mais combativo da corrida ficando com um terceiro lugar meio amargo por ter ficado atrás do Bottas. Será que na Hungria o Massa vai ficar na primeira curva novamente? Façam suas apostas!

Zétros
Zétros
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Hamilton não falhou dessa vez, quem falhou foi o freio da Brembo.

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  Zétros
9 anos atrás

Você tem razão, mas não deixa de entrar no histórico do Hamilton.

Simão
Simão
9 anos atrás

FG.
Azar o escambau…. o Massa tem feito m… aos montes, como vc mesmo lembrou. Como um cara, na largada, se joga numa curva daquele jeito???? Até minha avó sabe que não se ganha uma corrida na 1a. curva…. mas se perde!!!! É muita besteira para um cara só. Ele e Bottas trocaram os papeis na Willians. O que se esperava de Massa… é o bom finlandês que está fazendo. Devagar o Massa vai perdendo a credibilidade e rumando para uma aposentadoria melancólica.
Abr

Flavio Costa
Flavio Costa
9 anos atrás

O Alonso, com essa Williams, já teria vencido uns 3 GPs, pelo menos!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Flavio Costa
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ted de Gros
Ted de Gros
Reply to  Flavio Costa
9 anos atrás

Ou não.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Massa deveria já procurar outra categoria pra correr no ano que vem.

Ricciardo é ótimo e pode se tornar excelente. Mas tomaria pau do Vettel caso o carro fosse mais pro estilo de pilotar do alemão… como o carro nasceu errado e mais todas as cagadas da Renault… e dá desânimo mesmo ver a falta de motivação do Vettel com um carro desses e sem chances de brigar por qualquer coisa, assim como o Alonso.

samuel.aju
samuel.aju
9 anos atrás

A direção de prova hoje livrou o traseiro do Rosberg e colocou em risco o dos fiscais de pista, ao não permitir o Safety car… E Galvão Bueno respirou aliviado ao não ter que narrar outra vitória épica do inglês. E a Alemanha inteira vai dormir pensando no engodo. Dá-lhe Hamilton!!!

Paulo Pinto
9 anos atrás

Alonso (pode?), disputando “pau a pau” com os pilotos da Red Bull.
Está tentando enviar uma muda mensagem para o “Didi”.
Tentativa inútil. Vai morrer na “rossa” mais uma vez.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Vai perder……hehe!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Já perdeu… o vice.

Andre
Andre
9 anos atrás

Amigos, torço muito pros pilotos brasileiros na F1, mas a realidade é, que daqui no máximo 1 ou 2 anos ficaremos sem pilotos brasileiros na F1. Tinha esperança no Massa, Mas hoje foi a gota d’água. Já deu…. achei q o barrichello era azarado, mas perto do Massa ele consegue ser sortudo.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Andre
9 anos atrás

O Brasil já esta sem piloto na F1 a muito tempo ,desde 1994,,pois os que apareceram após este ano não passaram de fantoches na mão de seus primeiros pilotos.Sem determinação ,brio e honra,covardes e medrosos(se perceber jamais disse que não são bons pilotos,só não são o suficiente para honrarem o legado de Emerson,Pace e Piquet pai que abriram as portas para os brasileiros na F1 e este Massazarado e o anterior *atual pseudo repórter/comentarista*estão fechando estas mesmas portas com sua subserviência e falta de determinação para vitória.

Andre
Andre
9 anos atrás

O Massa definitivamente virou um Maldanado…. como faz trapalhadas meu… tirem esse cara do grid urgente…. imaginem quando ele largar lado a lado com o Maldonado, e o Grosjean e Kobaycrashhh vindo de trás…

tedesco
tedesco
9 anos atrás

Putz! Vai ser azarado assim na Ucrânia. Espero que o Massa não resolva viajar pela Malaysia Airlines, ai já seria demais. Mas cá entre nós ele também dá muito mole e ai mermão deu bobeira dança a polka. Quanto aos troféus eu concordo plenamente. Quem criou aquela porcaria deveria ser enviado para a fronteira das Coreias vestido de Mickey Mouse. A algum tempo tenho notado como os troféus tem se tornado verdadeiras aberrações. Onde estão aqueles troféus clássicos em prata, simples, discretos e elegantes? Eu me recordo do troféu do GP de Mônaco, não o atual, mas o antigo que diziam que o vencedor recebia uma cópia e mantinham o original, Não sei realmente se é verdade mas seria bem legal. Imagine a satisfação de erguer um troféu que foi erguido por Graham Hill, Prost, Senna, Schumacher e outras feras? Mas essa turma prefere arte conceitual. O medo é que o próximo poder ser uma camisinha de Vênus num pistão! Quanto a corrida deu Alemanha de novo!!!!

Marcos Rodrigues
Marcos Rodrigues
9 anos atrás

Existe o jogador chinelinho que é aquele jogador que nunca joga, inventa contusão , fica só ganhando o salário na boa, o Massa tá inventando o piloto chinelinho, sempre bate no começo da corrida, nunca termina o GP, sempre a culpa é dos outros e o salário vai entrando, o Massa faz história

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Marcos Rodrigues
9 anos atrás

Marcos,até pode ser uma estratégia inteligente para quem esta em final de carreira,pois batendo na primeira volta e ficando fora da corrida não é possível compara-lo com seu companheiro de equipe.Já pensou se ele não bate e fica a corrida toda só vendo o solado da Botta,isto seria muito ruim para quem já pilotou por um top time e tem mais de 200GPs de experiência;como diz um certo jornalista :seria uma VERGONHA !!!!

Dú
9 anos atrás

Nessa toada, o Massa aqui conquista o Hexa. Visão da arquibancada, que cagada ele fez. http://www.youtube.com/watch?v=3QkJGYvku-o

irineu
irineu
9 anos atrás

Está na hora da Rede Globo colocar alguem mais competente na F1 .Tinha medo disso mas tenho de admitir que Barrichelo é infinitamente melhor que Massa .Veja á que ponto nós chegamos .. Meu Deus..

marcelo silva
marcelo silva
9 anos atrás

O Amassado tá precisando é de um pai de santo !! E dos bons ! Vai ser azarado assim lá longe !!

Paulo Pinto
9 anos atrás

Estou com pena das “traídas”. Acordar cedo no domingo, esperançosas com a boa posição no grid, para assistir outra lambança e de novo na largada? E na casa dos carrascos?

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Para !!! se o Massa bate atrás falam que ele foi o culpado no caso Perez e se está a frente é mesma coisa caso Magnussen, o povinho estranho esse.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Estranho é você,por acaso não desenharam que isto que viu no domingo chama-se competição automobilística e que o fundamento é um competidor ultrapassar o mais lento ou disputarem a posição,não é um passeio em autoestrada que um tem que facilitar a ultrapassagem de um outro que por acaso tenha feito um calculo de ultrapassagem errada.
Pacheco Futibolisticus tem cada uma!!!!!

Valdemir Braga
Valdemir Braga
9 anos atrás

Não acho que o Massa seja ruim. Imagina o cara ser contratado com privilégios de primeiro piloto, ser vice-campeão, ter a equipe montada pra ele, a publicidade e o apoio da emissora de televisão e de repente ver seu jovem companheiro de equipe com fome por vitórias, acelerando antes e freando depois dele, sendo muito rápido, arrojado, não cometendo erros, frio, equilibrado, não respeitando a sua condição de primeiro piloto e conseguindo reverter o apoio da equipe, imagino a insegurança do Felipe, a pressão nele, que vai para as provas e treinos com a obrigação de bater seu companheiro e pior, não conseguindo. A cada bom resultado do Bottas, aumenta seu desespero, Ele ainda é um grande piloto, não é inferior a Vettel, Alonso, Button, Haikkonen, Hamilton, Rosberg, mas precisa ter equilibrio, cabeça fria e quando se acalmar e fazer sua corrida, os bons resultados aparecerão, porque se continuar esquentando muito a cabeça e fazendo bobagens, o tio Frank e a prima Claire vão perder a paciencia com ele.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

O Massa realmente precisa de um trabalho fortíssimo na encruzilhada mizzi fio…porque não é possível, na Inglaterra apesar da falha na largada, ele chegaria nos pontos, certeza, hoje acidente de corrida, mas justo com ele???, e quando ele fez tudo certo a equipe derrubou ele, acho que na próxima é melhor largar dos boxes!!!!, porque vai ser azarado assim la na PQP

Clayton
Clayton
9 anos atrás

Aquela ultrapassagem do Hamilton sobre o Glock em 2008 foi um dos maiores atos de justiça da história do automobilismo.

Paulo Pinto
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Concordo.

nelson
nelson
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Perfeito

Luiz
Luiz
Reply to  Clayton
9 anos atrás

Verdade, desmontou aquele campeonato manipulado para ser decidido na última corrida.