GIRA MONDO, GIRA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 17 de julho de 2014 - 20:56Gira mondo

GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO – O brother Fábio Seixas me ligou agora para falar de alguma outra coisa. E papo vai, papo vem, claro que falamos do MH17 da Malaysia que saiu de Schiphol, Amsterdã, rumo a Kuala Lumpur. Cansamos de pegar esse voo, que era operado em conjunto com a KLM, quando seguíamos para o GP da Malásia em Sepang. Por alguns anos fizemos essa rota pingando na Holanda.

O avião, aparentemente, foi abatido. Caiu numa terra de ninguém, fronteira entre Ucrânia e Rússia, área dominada por rebeldes ucranianos que querem que o país seja reanexado pelos russos, como nos tempos da URSS. 298 pessoas morreram. Quatro meses atrás, o MH370, que seguia de Kuala Lumpur para Pequim, desapareceu misteriosamente. É quase inacreditável que um 777 suma sem deixar vestígios. Sumiu.

Acidentes aéreos sempre causam comoção, pela impotência de quem está a bordo. Todos morrem, sempre. Raríssimos são os casos em que alguém sobrevive. É uma covardia do destino, não há defesa. Cada vez que se entra num avião, não há volta.

Nem sei direito o que dizer do que aconteceu hoje. Ninguém mirou no MH70, não faz o menor sentido. A Malásia não está em guerra com país nenhum, não é alvo. É bem possível que alguém tenha disparado um míssil para acertar outra coisa. Um avião militar ucraniano, por exemplo. Os rebeldes têm armas capazes de fazer isso, fornecidas pelos russos. Esses mísseis terra-ar são guiados por calor, ou radar. Eles são disparados mais ou menos na direção do alvo e o perseguem. Às vezes, não acertam. Depende da distância, da acuidade do equipamento, de sua precisão. Podem passar ao largo e explodir no ar. Mas se um outro avião estiver por perto, o míssil pode achar que o alvo é ele.

Pode ser que tenha acontecido isso hoje.

E hoje, também, Israel partiu por terra para atacar o Hamas na Faixa de Gaza. E hoje morreu Armando Marques. E hoje a CBF escolheu lá o ex-goleiro Gilmar para conduzir a nau rumo à Copa de 2018. Na Rússia.

Dá para ter Copa na Rússia? Dá para ter corrida de F-1 na Rússia, como prevê o calendário deste ano?

Quem lê tanta notícia?

mh17

58 comentários

  1. RENE FERNANDES disse:

    Eu leio tudo isso…Mas fico doidim, doidim….

  2. Emerson carara disse:

    Flavio, tenho conhecimento tecnico no assunto (profundo) e garanto q miraram no aviao. Na zona de guerra ali o que passasse tomava chumbo . foi avisado inclusive.
    Guerra eh foda…pra todos

  3. Rafael disse:

    Os rebeldes têm armas capazes de fazer isso, fornecidas pelos russos. Esses mísseis terra-ar são guiados por calor.b

    Algumas considerações:

    - Bom, para se atingir um alvo voando a 850 km/h, Angels 33, um míssil IR terra-ar não alcança, apenas mísseis guiados por radar. Mísseis IR são usados mais em sistemas de defesa de ponto, curta distância, para alvos em baixa altitude;

    - Destroços se espalharam a um raio de 15 km, o que caracteriza uma explosão violenta, que só pode ser causada por uma ogiva de grande porte;

    - A aeronave estava sorevoando uma zona controlada por rebeldes separatistas pró-Moscow;

    - Rebeldes não possuem pessoal qualificado para operarem sistemas SAM de maior porte, o que pode indicar que havia russos ou ucranianos operando tal sistema; Aí o caldo engrossa.

    Aguardemos os próximos capítulos.

  4. Leandro disse:

    Eu duvido que voce acredite 100% no que escreveu, de que ninguém mirou no avião. É muita ingenuidade.
    O avião estava sobrevoando uma zona de guerra, num lugar desses tudo, absolutamente TUDO pode acontecer, basta alguém que tem o poder ou arma nas mãos resolver fazer.
    O tal do Putin é um sujeito completamente maluco, egocentrico e megalomaniaco e a Rússia esta atingindo o limite do possível patrocinando os rebeldes nessa guerra, contra um país que tem aspirações a entrar na EU. Putin está brincando com fogo, e esta fazendo de tudo para entrar em guerra com a EU para testar os brinquedos dele e ver até onde ele é capaz de chegar, pois ser apenas presidente da Rússia não parace ser o bastante para o seu ego.
    A menos que esse avião tenha sido abatido pelas forças armadas ucranianas, a Rússia é 100% culpada por esse crime, seja pela hipótese de ela mesmo ter disparado o míssil no avião, seja por ter fornecido armas capazes e TREINAMENTO para os separatistas atingirem tal feito.
    O avião não foi derrubado por aquelas bazuquinhas de ombro, e sim por um equipamento pesado sofisticadissimo de dezenas de milhões de dólares.
    Pode por essa conta na conta do Sr. Putin.
    Que Deus abençoe e conforte as famílias de todos os inocentes envolvidos nessa tragédia. Muitas das pessoas estavam viajando em férias, dizer o que……?

  5. FABIO LUÍS GIORDANI disse:

    Muita coincidência? Os EUA no dia anterior ao acidente anunciaram sanções à Rússia devido ao problema da Ucrânia. A União Europeia é contra o desmembramento do país em questão. Wladimir Puttin é da mesma ¨nobre¨ estirpe de Lennin, Stallin e etc. E ainda acreditam que o avião da Malasyan foi abatido por engano? Santa ingenuidade Batman!!!!!

  6. Robert disse:

    Flavio: Gilmar rinaldi coordenador tecnico da CBF.
    A raposa tomando conta do galinheiro.

    Pior q isso so se nomeassem o pioneiro empresario do futebol tupiniquim, o uruguaio juan figger

    Fui

  7. Eduardo Britto disse:

    Quem lê tanta notícia? Quem não se tocou que é saudável por um filtro nas informações! Pra que interessa saber que um terremoto matou seis na Chechênia, que dois operários se feriram na queda de uma laje em Embu, ou que foi a mulher do assassino do zelador foi transferida de prisão no Rio? É muito lixo nos entulhando! Filtro nele!

  8. Archibald Silveira disse:

    Avião caiu na fronteira russo-ucraniana, Israel invade Gaza por terra, que mais?

    Contamos com vc para saber o que acontece no mundo.

    A bem da verdade… Narra melhor do que comenta.

    Pelo menos isso.

  9. carlos lima disse:

    Flavio, prezado escriba, eu vejo nessas tragédias, como a do avião malaio abatido em pleno voo, o estranho paradoxo dos tempos contemporâneos. Pois, enquanto o ser humano evolui no domínio da ciência e da tecnologia, regride ao adotar o fanatismo – político ou religioso -, para perpetuar a estupidez das guerras. Dessa forma o mundo continua tão belo quanto feio, girando, girando, girando…

  10. Marcio Rezende disse:

    Como diria aquele cantor sertanejo que nem me lembro o nome, para o mundo que eu quero descer… tá difícil de conviver com tantos fatos assustadores…

  11. Marcos José da Silva disse:

    Se a história que o alvo era o avião do Putin for verdadeira pode ter certeza que alguém está planejado algo muito pior e pode também ser um tipo de recado. Será quem derrubou este avião não é o mesmo que está por detrás do sumiço do voo MH370? Fiquem atentos porque teremos uma grande surpresa no futuro!

  12. Celio Ferreira disse:

    A coisa ta ficando séria no mundo , a Russia quer ativar novamente sua base
    militar em Cuba, Coisa bôa não vai dar . Agora o outro assunto do dia :
    Porque não o Leonardo : Mora na Europa , dirige um time Europeu top,
    jogou na seleção , e nos times europeus, : não colocam um cara que é
    empresário de jogadores, A mafia continua , e adeus recuperação do futebol brasileiro. ) Apenas uma dica : com esse dirigente Murici por exemplo não rola)

  13. Eduardo_SC disse:

    É…está cada vez mais difícil segurar o rojão

  14. Giuliano SPFC disse:

    Uma coisa que me ocorreu, é que a parte debaixo dos 777 da Malaysya é pintado de cinza, muito parecido com aviões militares, numa observação rápida e rasa à partir do solo com o avião a 10 mil metros de altitude, e os separatistas podem ter se confundido com um avião de transporte militar Ucraniano um desses AN qualquer e abriram fogo, e só depois se deram conta da cagada que fizeram, e a Malaysya já abalada e com prejuízos grandes do último acidente, pode ter preferido correr o risco a ter que gastar milhares de euros em combustível com desvios!!!!

  15. Evandro disse:

    Flavio , bom dia ! Não leio tudo quanto é noticia na integra , mas leio bastante, posso dizer que do mais leio seu Blog, que pra min tem assuntos bem mais interessante e mais úteis pra minha vida ( Acho que isso deve ser levado como elogio), valeu , bom ver o Blog ativo novamente .

  16. Paulo F. disse:

    Prezado Flavio
    O 777 supostamente foi abatido por um SA11, que tem guiagem por radar, pois estava voando acima de 30000 pés. Dá uma olhada no tamanho da criança (http://en.wikipedia.org/wiki/Buk_missile_system; http://fas.org/man/dod-101/sys/missile/row/sa-11.htm) . Não é um Stinger! Particularmente, duvido que os “insurgentes separatistas” apesar de todo apoio russo possuíssem tão mortal equipamento.
    No mais uma grande perda de quase 300 almas a bordo do MH17.
    Questão dois: dá para ter copa na Rússia, resposta Claro que sim, recentemente tivemos a Olimpíada de Inverno em Sóchi, Corrida de F1 também, tem até aquelas coisas insossas que o Tio Bernie organiza na Ásia, porque não na Rússia?

  17. Fabio Amparo disse:

    É difícil acreditar que o acidente aéreo foi mera coincidência. Seria como o motorista alegar “Oh, não sabia que poderia matar 5 atropelados depois de beber meia garrafa de whisky”.

    Há que se investigar, e certamente algum dos países (Ucrânia e Rússia) sabe exatamente o que aconteceu. Talvez ainda estejam estudando uma forma de como dizer isso ao mundo e, principalmente, às famílias das vítimas.

    Abraços.

  18. Marcos Fidelis disse:

    Se depender da vontade de Napoleão Putin o mundo vai logo é parar de girar!

    Não sou especialista mas aposto que o caso do MH17 foi um erro de avaliação de alvo. Há 10k m todo avião pode parecer um caça para um maluco mal treinado no comando de um sistema antiaéreo.

    Impressionante a uruca da Malaysia Airlines.

  19. Roberto disse:

    Numeros:

    Voo: MH17‬

    Primerio voo do 9M-MRD 17 de julho de 1997.
    O 9M-MRD caium em 17 de julho de 2014
    17 anos após o primeiro voo.

  20. carlos jose pimenta disse:

    IMAGINA NA COPA !!!!!!!!!!

  21. Murilo C disse:

    Caro Flavio;

    Pelo que li, é cedo pra afirmar que foi um míssil que derrubou o avião. Ha pouquissimos mísseis no mundo capazes de atingir 10Km de altitude, e não se tem noticia que os supostos rebeldes o possuam. Tambem é suspeito o fato de o avião ter sido escoltado por 2 caças da força aérea ucraniana.

    Ca pra mim que acusaram a Rússia cedo demais…aguardemos.

    E sim, da pra ter copa da Russia, dá pra ter F1, assim como aqui, na China, no Chile e no Azerbaijão

  22. Giovani Jardim disse:

    Ia dizer Inacreditável, mas nesse mundo de hoje, quase nada me surpreende. Triste.

  23. Mello disse:

    Sochi fica bem longe da área de conflito. Vai rolar porque tem muita grana em jogo. e não é bom deixar o Putin mais Putin ainda.

  24. Ricardo Bigliazzi disse:

    Esse tipo de avião voa a pelo menos uns 40.000 pés… isso é alto pacas para ser derrubado por um “missil de ombro” (como o Igla).

    Um missil capaz de derrubar o 777 não seria disparado por um grupo de separatistas qualquer… essa seria a tipica arma que um Grupo como o Hamas gostaria de ter em mãos (e o Hamas esta longe de ser considerado um exercito de Brancaleone)… unica conclusão possível: Tem gente grande (gigante) envolvida nessa tragédia.

    Se não me engano o Brasil não possui misseis (disparados de terra) capazes de derrubar alvos nessa altitude e na velocidade que o 777 estava. Acredito que somente com a chegada dos Pantsir (comprados da Russia) o Brasil conquistará esse tipo de cobertura.

    Os russos já derrubaram um 747 da Korea lá pelos anos 80 ao confundirem o avião Koreano com as possíveis patrulhas americanas especializadas em espionagem eletrônica. Tempos de crise, tempos em que os dedos sobre o gatilho estão bem nervosos (de ambos os lados).

    Condolências para a família do Armando Marques, Pesar pela morte do João Ubaldo Ribeiro. Que a paz volte para o Oriente Médio e que o pessoal da CBF assista a entrevista que o Paul Breitner (lateral Alemão das décadas de 70 e 80) deu ao “Bola da Vez” da ESPN em abril desse ano… Ele dá uma aula sobre como o futebol pode ser encarado de uma maneira mais séria (se tornando um espetáculo de entretenimento de grande qualidade com um bom lucro), Parece que a entrevista foi dada depois da final da Copa.

    Imperador

    • luiz alberto disse:

      Ricardo,me parece que “Hamas” quer dizer ;Sou Burro em árabe ,pois cutucar Israel que tem um dos exércitos melhor armado e treinado do mundo é no minimo insano,próprio de dirigentes que não se colocam em risco mas coloca os seus para morrerem e serem tratados por mártires como esse dirigentes que se justificam sob uma estupida “ILUMINAÇÃO” religiosa,Que deus é este que eles “servem” que ama covardia(nos atentados a bomba que mata inocentes),morte e destruição e sofrimento do próprio povo,pois não tem a minima condição de enfrentar Israel belicamente e se portam como mulher de malandro que sabe que vai apanhar mas fica provocando até levar por…..da,ao meu ver é pura burrice mesmo.

    • Ricardo disse:

      Em 3 de julho de 1988 os EUA abateram um Airbus A300 do Iran, vôo 655 entre Teerã e Dubai com 290 civis a bordo, com um míssil disparado pelo U.S. Vincennes.

  25. Alberto disse:

    Na boa Flávio, sei que curte comunismo, Rússia etc. Admiro e respeito seu ponto de vista, mas tá foda querer manter o lado político à fórceps

    • luiz alberto disse:

      Eu também era, até a derrubada covarde por um psicopata russo,travestido de militar, do avião da Coreia,pra mim foi a gota dágua,até me arrependi de ter dado o nome de Igor ao meu primeiro filho,mas também não tenho a menor simpatia pelo modelo americano de dominação mundial via politicagem e chantagem financeira(as famosas sansões).

      • Ricardo disse:

        Caros colegas. Não esqueçam que em 3 de julho de 1988 os EUA abateram um Airbus A300 do Iran, vôo 655 entre Teerã e Dubai com 290 civis a bordo, com um míssil disparado pelo U.S. Vincennes

  26. Christian - Do Niva disse:

    A estupidez humana não tem limites…

  27. Luiz disse:

    Vai ter copa na Rússia sim, se aqui conseguimos, sabe-se lá como, e foi muito boa diga-se, qualquer povo consegue. E vai ter F1 também. E a questão UE/Ucrânia x rebeldes/Rússia é uma apenas questão comercial, estão todos falidos por lá (menos a máfia russa), o expansionismo/imperialismo soviético não acabou com a queda do muro que eles construíram, mas está sob controle. Como se vê, é tudo bem mais simples do que as teorias conspiratórias anti-americanas que já estão pipocando por aqui querem nos fazer crer, Obama e Putin tratam desse assunto quase que diariamente, e só prá variar, os “rebeldes” estragam tudo. O mundo era melhor com dois impérios.

  28. Chupez Alonso! disse:

    Isso sem falar do acidente de metrô em Moscou semana passada que matou dezenas.

    Imagina na Copa…

    • Allez Alonso! disse:

      Ninguém comentou, talvez já tenham percebido se tratar de um beócio, mas eu tenho dó… O descarrilamento do metrô não tem nada a ver com atos terroristas, foi um acidente, se informe melhor.

  29. Paulo Leite disse:

    Eu leio todas as notícias, sobre avião, F1, beatles, rocknroll, mulher bonita, falência de eike, história de detetive, campina grande, segunda guerra, conquista do espaço, ou seja, nada que importa.

  30. Rodrigo disse:

    Boa noite!
    É das piores coisas que existe na vida, covardia que acontece no mundo, você sente, eu sinto, meus amigos ficam tristes e assim a humanidade caminha e para um fim triste. De fato ter qualquer coisa nesse País, para que? sem sentido algum, correto? problema é o maldito dinheiro.

  31. Pascoal disse:

    Aliás, como se escreve #naovaitercopa em russo? Ou ucraniano?

  32. Pascoal disse:

    Até que o planeta estava mais calminho quando o Osama estava vivo, não é mesmo? Sei lá, coincidência ou não, virou um barril de pólvora de 2 anos pra cá. Russos e ucranianos fazendo merda, o eterno clássico Israel x Palestina, os Afeganistões e Iraques de sempre. Acho que esse pessoal se reproduz mais rápido que coelho, com tanta guerra há tanto tempo e não se extinguem, não é possível!

  33. Diego disse:

    Já pingou alguma coisa dizendo que o Puttin passou por ali instantes antes do voo que foi, em teoria, abatido…..
    Mas que o mundo anda estranho, anda.

    • Sieg disse:

      O presidente russo estava em reunião com Obama quando houve o acidente (ou não exatamente acidente, vai saber), então é muito improvável que seu avião tivesse passado por ali “instantes antes” e, mais, sem acompanhamento de caças.

      Na guerra de informação, faz sentido tanto pra Ucrânia quanto pra Rússia jogar a culpa no outro, tentando pressionar a opinião pública mundial contra o outro. Nesta, o pessoal da Rússia jogou no ar que “faz sentido” que rebeldes ‘anti-Rússia” tenham derrubado aquela aeronave por engano, porque é superficialmente similar ao avião no qual o Putin costumeiramente viaja.

      Se o avião foi mesmo abatido, seja lá por quem, foi por erro de identificação ou despreparo completo de quem efetuou o disparo. Mas eu não descarto a infeliz coincidência de um acidente aeronáutico “convencional” que calhou de ocorrer nesta região conflituosa: certamente ninguém sequer suporia que o avião talvez tivesse sido abatido se caísse, digamos, na Hungria.

  34. Marcelo disse:

    Estranho uma companhia comercial usar uma rota em zona de guerra, ainda mais onde já foram abatidas 10 aeronaves. Infelizmente o dinheiro vale mais que vidas humanas no mundo capitalista. Algumas empresas não querem perder o lucro do voo ao desviar a rota, essa a grande realidade.

    “Devido ao potencial de conflitos nas instruções no controle de tráfego aéreo entre as autoridades da Ucrânia e da Rússia, e com identificações equivocadas de aviões civis, as operações aéreas americanas ficam proibidas de atuar sobre Crimeia, Mar Negro e Mar de Azov”, indicou a FAA em abril.

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2014/07/17/agencia-aerea-dos-eua-advertiu-em-abril-para-riscos-de-voos-perto-da-crimeia.htm

  35. Luiz disse:

    http://vineyardsaker.blogspot.com.br

    Em ingles com relatorios e analises de um ex-analista militar sobre o que esta realmente rolando lá

    Procurem tambem os posts do @stanleyburburinho no facebook sobre o controlador de kiev que disse que o mh17 estava sendo “escoltado” por 2 caças do governo ucraniano (os pro-russos nao tem avioes nessa guerra) 3 min antes de sumir do radar

    Tambem sobre o fato de que poucos minutos depois o aviao de Putin retornando da AL passou NA MESMA ROTA…

    Sim os pro-russos tomaram uma base recentemente com alguns mísseis talvez capazes de derrubar um aviao a 10km de altitude voando a 900km/h, nao é simples acertar um alvo desses quanto mais operar tal equipamento

    O que esta rolando na Ucrania é um golpe nazi-fascista patrocinado pelos EUA e OTAN para provocar a Russia a intervir na Ucrania e aumentar ainda mais a presenca belica americana na Europa…teve até uma alta diplomata (Vitoria Nuland) que foi pega falando “Fuck the European Union” no começo da crise
    Vai é começar ou uma guerra fria 2.0

    Vai acabar dando merda ainda…isso sim.

    • Luiz disse:

      Ah é até a bbc já admite que há nazistas lutando pelo governo golpista na Ucrania
      http://www.bbc.com/news/world-europe-28329329

      • Sieg disse:

        Nazista, não, né… Nazismo foi sepultado no Bunker de Berlin em 1945. Pra começar, falar de “nazismo” quando não é qualquer coisa pró-Alemanha totalitária é nonsense. Podemos falar em extrema direita, viés totalitário, ultranacionalismo, etc. São elementos mais ou menos comuns ao nazismo, mas não o definem: antes, durante e depois do período em que o NSDAP governou a Alemanha houve regimes assim pelo mundo e eles não foram considerados (e com razão) nazistas.

        Se pegarmos elementos isolados de um regime qualquer e atribuirmos a mesma nomenclatura para os que adotarem um ou outro elemento semelhante simplificaremos demais as coisas e cairemos em discursos absurdos. Quando os olavetes comparam Stalin, Mao, Pol Pot a Hitler pra justificar que o nazismo era “de esquerda”, focam nas características totalitárias em comum ou semelhantes. Mas poxa, qualquer estrutura totalitária terá de ser semelhante em alguns aspectos, é totalmente nonsense supor que o totalitarismo é pura e simplesmente “de esquerda”.

    • fernando disse:

      Cara esse negocio do avião do Putin pra mim me soa muito estranho…

      Os cara da Russia são mestre em guerras, eles seriam burros o suficiente pra deixar o avião presidencial passar num lugar onde corria grande risco de ser abatido? eu duvido muito.

    • GustavoC disse:

      Cara, você é um grande equivocado. Na Ucrânia o grande vilão é a Rússia. Um país desconsiderar a autonomia do outro é algo extremamente grave. Essas teorias de conspiração americana para livrar a cara dos russos é de uma triste pobreza política e intelectual. Os americanos não são santos, como não ´o é qualquer grupo dominante, mas atribuir todos os males do mundo a eles significa por na verdade é um véu de ignorância.

  36. José Marinho disse:

    Eu sinceramente não entendo por estes povos antigos da europa guerreiam tanto, qualquer migalha é motivo pra enormes disputas, falam em crise financeira é um choradeira e quebradeira geral, mas pra matar seres humanos é fascinho, ai ficam criticando o Brasil paises latinos etc e uns tontos aqui vão na onda, ficam com essa besteira de meio ambiente carro ecologico e os caras ainda brigam e se matam por pretoleo ! mundo louco!

  37. disse:

    Logo a Boeing coloca sistema de defesa antimísseis como opcional para estas regiões.

  38. Fabio Fornari disse:

    Dá para ter uma raposa cuidando das galinhas? No caso da CBF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>