NAS ASAS

SÃO PAULO (fim de tudo) – Se tem uma coisa que sempre me tranquilizou nesta vida de viajante foi olhar pela janela de um avião e notar que a turbina era Rolls Royce. Sei lá. Alguma segurança. Talvez mais do que GE. Afinal, a RR faz carros espetaculares, luxuosos e chiquérrimos. Muito seguros, inclusive. A GE, geladeiras e máquinas de lavar.

Coisa de criança, eu sei. A General Electric é uma das maiores empresas do mundo e deve fazer motor de foguete, também. Mas não importa. Sempre curti a estampa da Rolls numa turbina.

Pois que o Fábio Amparo avisa que a oficina da RR em São Bernardo do Campo, que faz manutenção de motores desde 1959, vai fechar. Por falta de trabalho, ao que parece.

Vocês aí que entendem de turbinas, contem tudo. O que está acontecendo com a RR? Ninguém mais quer turbina chique?

RRturbina

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pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
9 anos atrás

Esse “motor” é ´pouco menor do que a circunferência de um 737…

Francês
Francês
9 anos atrás

FHC? A sim aquele que quase conseguiu doar a Petrobrás, ou Petrobrax…………….

Mello
Mello
9 anos atrás
Roberto Tremper
Roberto Tremper
9 anos atrás

Ver o seguinte informe: http://blueandgreentomorrow.com/2014/05/09/rolls-royce-sells-energy-arm-to-siemens-in-785m-deal/
Pelo visto, a RR continuará com propulsão aeronáutica, tendo vendido os compressores e as turbinas aeroderivadas em aplicações de energia para a Siemens, a qual será licenciada para fabricar as partes comuns entre as duas linhas. Com a separação, parece que o parque aeropropulsor de SBC ficou meio “sem sustentabilidade”, como dizem os politicamente corretos. Eu diria que “subiu no telhado”.

Roberto Tremper
Roberto Tremper
Reply to  Roberto Tremper
9 anos atrás

Ver o tamanho do mercado brasileiro e as várias opções em http://www.rolls-royce.com/country/brazil.jsp

Juca
Juca
9 anos atrás

Sou piloto e visitei esta planta há 12 anos. Na época eram realizadas as manutenções dos motores do F100 e do EMB-145 em larga escala. A bancada deles pelo tamanho que me lembro não suporta testar um motor de maior empuxo e maior diâmetro. Ao optarem por investir na planta ou fechá-la a conta melhor ficou em fechá-la.

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Pelo que li no Facebook, com alguns moradores de SBC (não os cilindros de um famoso motor americano), é o que o Leonardo citou anteriormente. Falta de demanda, em função da atual composição de aeronaves das áreas brasileiras. Foram mais contundentes em afirmar que a aeronave que mais gerava demanda eram o Fokker 100, que a Avianca parou de operar.

Douglas Arruda
Douglas Arruda
9 anos atrás

Comigo é o contrário, parece menos seguro (se é que dá para medir) quando eu vejo o selo da RR. Isso por conta da série de incidentes com os motores Trent.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

É Flávio.

Pelo o que apurei com meu pai e irmão que são metalúrgicos, o fechamento da fábrica é consequência do mercado de aviões no Brasil. A maioria das aeronaves vendidas aqui desde 1999, 2000 não utilizam os RR por conta do preço. O mesmo avião lá fora pode contar com o motor inglês, mas os modelos vendidos aqui tinham outros (como citado no link da notícia) devido ao preço.

É consequência da estratégia do mercado para conseguir competitividade. Tem gente aí nos comentários falando de custo-Brasil, etc… mas também se a própria RR não conseguiu adequar seus preços para fazer frente à concorrência, não há muito o que se lamentar.

Abs

Claudio Mourão
Claudio Mourão
9 anos atrás

As RR não quebram.

Joseas Ruela
Joseas Ruela
9 anos atrás

Curiosidade: Os RR’s não equipam helicópteros?

Tão dizendo que o Lula volta depois da Dilma, se a fábrica for desativada precisa ver onde vão pousar o helicóptero da FAB quando ele vier pra SBC.

Formiga
Formiga
9 anos atrás

Aqui na Holanda só cabo. Passa no Sport1 (pacote à parte + EUR 15,00) e BBC algumas corridas apenas. O valor à parte é meio caro, pago EUR 50,00 por Internet (`120M) + Tv + Telefone.

Charles Alexandre
Charles Alexandre
9 anos atrás

E vai desempregar em torno de 170 pessoas,Comentário acima diz que SBC está virando uma Detroit,moro aqui e afirmo que não,pois as montadoras continuam aqui.O que percebe claramente é que a economia está muito fraca,sem sinais de melhora.A RR não é a única empresa a fechar,mas várias de norte a sul deste País sucumbidas por gastos enormes de impostos,matérias primas etc.A Siemens e Bosch estão fechando em Curitiba,e muitas outras que estão trocando a produção local por importações!essa é a realidade…

tex willer
tex willer
9 anos atrás

como já disseran aqui, as turbinas mais usadas são da GE e pratt withney. rolls royce depois que foi comprada pela BMW, perdeu mercado na aviação.

Andre
Andre
Reply to  tex willer
9 anos atrás

A Rolls Royce que fabrica carros é uma empresa (é da BMW) e a que fabrica turbinas é outra:

http://en.wikipedia.org/wiki/Rolls-Royce
http://en.wikipedia.org/wiki/Rolls-Royce_plc
http://en.wikipedia.org/wiki/Rolls-Royce_Motor_Cars

Abs

Leo Ayala
Leo Ayala
Reply to  tex willer
9 anos atrás

A divisão de motores de avião não foi vendida para a BMW, cara pálida…

Lio Jorge
Lio Jorge
Reply to  Leo Ayala
9 anos atrás

Então por que as Turbinas RR tinham escrito BMW em suas turbinas uma época ? pelo que sei foi vendida sim para a Volks que fez o pior negocio da sua vida quando pensou que tinha comprado e pago uma fortuna na realidade comprou só a Fabrica e os carros não comprou a Marca e ai a BMW comprou a Marca e por dó deixou a volks usar o nome por uns 2 anos e depois pegou tudo foi a MAIOR CHACOTA mas abafaram para não ficar tão feio para a volks afinal os dois são alemães e um ajuda o outro no que pode ….deixou a volks ficar uns anos não me lembro se foi 2 ou 4 anos e ai a BMW pegou tudo..e a Volks perdeu tudo que pagou aos Ingleses

tex willer
tex willer
Reply to  Leo Ayala
9 anos atrás

ugh!

Roberto Tremper
Roberto Tremper
Reply to  tex willer
9 anos atrás

A Rolls Royce Motor Cars foi vendida em 1998 pela controladora Vickers à Volkswagen, sendo depois incorporada pela BMW.
A Rolls Royce é uma outra companhia. Ver http://www.rolls-royce.com/about/ourstory/history/index.jsp

Lio Jorge
Lio Jorge
Reply to  Roberto Tremper
9 anos atrás

Então por que as Turbinas RR tinham escrito BMW em suas turbinas uma época ?

Lio Jorge
Lio Jorge
9 anos atrás

Conhecia bem a RR meu sogro e irmão que construiram tudo lá a milenios atrás e o sr. Patterson e seu filho, se estão saindo é por razões POLITICAS falta de incentivo do governo Federal,estadual e MUNICIPAL mas enfim não vou me prolongar neste assunto que ja ABORRECEU muito os Ingleses para tomar esta triste decisão. Gostaria de lembrar só um belíssimo episódio ligado a Formula 1 acho que foi nos anos 1992, 1993 a Ferrai tinha aqui no Brasil um senhor que tocava aquela fabrica de bugs de crianças acho que “Farpinha ” e no treino de sexta feira o escapamento do F 1 rachou , e sem escapamento o carro não anda ai este Senhor que ajudava a Equipe Ferrari descobriu que RR na época era a única firma do Brasil que tinha o equipamento para soldar tunguistênio e la foram eles e a RR fez a solda e a Ferrari pode participar do GP Brasil isso foi noticiado na epoca pela Globo que acompanhou todo o caso e desespero da Equipe Ferrari e no fim o agradecimento à este Senhor, como veem a RR ja teve até IMPORTANCIA na Formula 1 é uma perda enorme para o Brasil irem embora por causa da INCOMPETÊNCIA dos politicos .

Leo Ayala
Leo Ayala
Reply to  Lio Jorge
9 anos atrás

Caro Flávio,

Trabalho no ramo e, como já explicado por alguns leitores, a questão envolvendo o fechamento da oficina envolve dois principais motivos:
1) Pouca demanda por serviços – quando a TAM tinha a frota de Fokker 100, a demanda local para a manutenção de motores era muito maior do que hoje. Nossa frota regional é composta basicamente por A320, 737 e E190, que não tem motores RR. Além disto, com o aumento da confiabilidade e do intevalo de manutenção das novas gerações de motores, a assistência técnica para os aviões provenientes de voos internacionais podem ser feitas em outras oficinas. A Emirates, por exemplo, possui uma célula (assim eles chamam) da RR dentro de seu centro de manutenção que já é muito maior do que era esta oficina.
2) Custos: os custos para manter uma oficina pequena em uma localidade como SBC estão cada vez mais altos. Além disto, não pe nada fácil importar peças ou qualquer coisa no nosso país, visto que a burocracia é enorme. A carga tributária pode até ser contornada, mas o custo com burocracia é enorme.

Quanto aos motores GE, fique tranquilo: as fábricas de geladeiras e lavadoras nada tem a ver com a BU de motores… (esta foi para cornetar mesmo)

Joelmir
Joelmir
Reply to  Leo Ayala
9 anos atrás

Complementando o comentário do Leo Ayala (corretíssimo, por sinal):

Até o ano passado a frota brasileira não tinha quase nada de RR. A da TAM era composta de motores GE (para a família A319/320/321 e os Boeings 767/777) e PW para os A330 e A340. Já a GOL era 100% GE, a Azul GE (E190/195) e PW (ATR72) e a Avianca tinha RR (Fokker 100 que estão sendo retirados de operação), GE (A318) e PW (A19/320).
Este ano a Azul anunciou que a sua frota de aviões grandes usará RR, assim como os A350 que a TAM receberá daqui 2 anos (os RR são a única opção de motor para este avião). Então excluindo-se o problema das limitações operacionais da unidade de manutenção local, é possível que volte a existir demanda no médio prazo para a RR.

Marcelo #49
Marcelo #49
Reply to  Lio Jorge
9 anos atrás

O correto é Fapinha. Legal esta história, não conhecia.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
9 anos atrás

Trabalho em uma montadora em SBC, pelo que sei na verdade o problema é o custo da planta, esta planta da RR não está nos planos de investimento mundial interno da própria companhia. Motivo? eu não sei, me parece falta de competitividade interna com as outras plantas da RR no mundo.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

O mundo não é mais elegante e charmoso…O mundo é chinês…

Eduardo Junior
Eduardo Junior
9 anos atrás

Não só a RR, várias empresas com décadas de Brasil iniciaram operações de retirada. É o custo Brasil casado com a equivocada política econômica Petista. Estamos andando na contramão da história! Em pleno século XXI tem que ser muito ingênuo ou mal intencionado para não enxergar isso. Caro FG, são os primeiros reflexos do bolivarianismo por aqui!

Luke
Luke
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Foi mal Flavio. Ideologia a parte a politica economica dessa turma esta fazendo agua sim. Alias, a represa ja esta com furos demais para vivermos na base do improviso. O 7×1 da Copa nao vai ser quase nada diante dos numeros q vem por ai. Se e o caso da RR nao sei mas o custo da mob ficou proibitivo por aqui. Anos dificeis pela frente. Pode anotar…

edmilson
edmilson
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

ridiculo, é nao querer enxergar o óbvio. esse governo é uma farsa uma cambada de ladrão safado. e voce, sabe disso perfeitamente. apenas voce é daquele tipo de pessoa que nunca, jamais e de forma alguma admite quando erra.

Rafael
Rafael
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Para mim o melhor blog e o melhor site de automobilismo, acesso com muita frequência.
Mas a sua forma de se expressar quando o assunto é política é ridícula. Ok, o espaço é seu e não é destinado para discussões políticas, e você se expressa como bem entender. Mas o fato é que a forma que você se posiciona empobrece o debate.

Fábio Aguilera
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

É. Bom mesmo era na época do Sarney.

Diogo
Diogo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Seria muito interessante se o Lula tivesse ganho a eleição no lugar do Collor … Pegaria o Brasil com a hiperinflação, como estaríamos hoje ? Teria ele resolvido o problema da inflação ? Tenho muitas dúvidas …

Felipe
Felipe
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Estou sentindo isso na pele, trabalho em uma grande siderúrgica que só demite há alguns anos não temos mais competitividade, em algum momento da minha vida também acreditei no PT. Mais como está é impossível de continuar!!! Me impressiona uma pessoal esclarecida como vc ter esse pensamento, se o PT ganhar mais uma vez é uma crise econômica ainda maior na certa!! Pense e reflita, vc não é burro!!

jackson
jackson
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Fico impressionado com esse pessoal que afirma ser trabalhador, usualmente com o conversê que acreditavam no PT e se decepcionaram, e se posicionam politicamente ao lado dos rentistas.

Leiam mais sobre a era fhc e vejam o q aconteceu com a indústria nacional, principalmente indústrias de base.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Eduardo Junior
9 anos atrás

Vide Bosch Curitiba….

Cesar Machado
Cesar Machado
Reply to  Eduardo Junior
9 anos atrás

Está complicado mesmo, esse ano 3 dos nossos clientes já foram, ano passado não foi nada fácil, os fabricantes de máquinas para indústria não estão deixando nem escritório para representação.
Trabalhamos com automação industrial e por enquanto só estamos terminando o que já foi vendido de serviço grande… Entra um serviço ou outro, mas o clima é de velório… Sei lá. Vamos tocando o serviço, e torcer pra melhorar.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Eduardo Junior
9 anos atrás

Mas, você leu a reportagem? Talvez você não saiba que o texto em vermelho ” Por falta de trabalho, ao que parece.” remete ao link da reportagem.. Ou talvez seja preguiça mesmo e você já fez suas considerações sem ler a reportagem (ah, envolve o governo, nem precisa ler, é culpa do petismo). Se deu preguiça, te ajudo:
” Eles faziam manutenção das turbinas de aeronaves anteriores da Embraer, e as novas eles perderam a concorrência para a GE (General Eletric, uma das três maiores do setor no mundo, junto com a Rolls-Royce e a Pratt & Whitney). Deixou de ter trabalho””

Andersom Calder
Andersom Calder
Reply to  Eduardo Junior
9 anos atrás

daqui a 50 anos ainda vai ser culpa do FHC…

Roberto Tremper
Roberto Tremper
9 anos atrás

Turbinas a gás nāo são somente usadas para propulsão aeronáutica. Há modelos navais aeroderivados usados para propulsão e para geraçao elétrica a bordo de navios ou plataformas. Também há terrestres, igualmente derivados das turbinas de jato, acionando geradores elétricos, ou compressores de gás em refinarias, plataformas, gasodutos, centrais termoelétricas. O primeiro conjunto (compressor de ar de admissão, queimadores e geradores de gás quente) quase sempre é comum a todos esses serviços, para mesmos tamanhos e potências, tendo muitas peças idênticas. O segundo conjunto (turbina de potência) é que é diferente conforme o uso. Há no Brasil um monte de turbinas RR fazendo um monte de tarefas, não só acionando aeronaves. Isso é um mercado bem grande e é meio “complicado” de ser abandonado assim num estalar de dedos. Ocorre que parte da RR foi vendida para um outro grande fabricante, acho que as coisas estão naquela fase do “e agora, como é que fica?” Em breve saberemos quem vai cuidar do quê e onde..

Defunto
Defunto
9 anos atrás

Amigo o problema lá e outro. Sindicato acabou com a empresa exigindo benefícios absurdos fora da realidade da empresa, ameaças de greve, operações padrão. Isto tudo ao longo do tempo se tornou impagável e fez a empresa se tornar menos competitiva dentro do próprio grupo. Impossível se manter para o tipo de operação proposta para o Brasil.Uma pena.

Robertom
Robertom
Reply to  Defunto
9 anos atrás

Não é verdade !

Rids
Rids
Reply to  Defunto
9 anos atrás

Mentira.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Não sou entendido do assunto da Aviação, só curioso, a GE também tem uma oficina de manutenção no Rio a GE Celma, instalação também antiga dos anos 50 que faz manutenção de motores, e que também tem uma história incrível, e pelo que vejo nos aeroportos, a quantidade de motores GE me parece muito maior que do que RR, talvez por isso o fechamento.

Winston
Winston
9 anos atrás

Até onde sei as turbinas RR são líder entre os fabricantes de aviões, inclusive a Embraer, acho é que elas não quebram mesmo, ou então é mais barato mandar o avião para fora do Brasil onde não se paga esse absurdo de impostos.

Leinad Ojief
Leinad Ojief
9 anos atrás

Estão construindo uma fábrica de motores navais no RJ.

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Eu achava bonitp o logo da Pratt&Whitney, Aquela da águia, que havia nos charutinhos dos 737-200 da VASP…

cassio
cassio
9 anos atrás

Lembro dos Fokker 100 da Tam que tinham turbinas da RR e apesar de tanta critica sempre gostei de viajar neles…

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  cassio
9 anos atrás

Cassio, os Fokker 100 foram injustiçados por conta de um acidente notório. Voei num menor ainda um MD80, da extinta McDonnel Douglas, portanto na mesma situação da Fokker. Tirando o barulhinho chato quando se voa próximo à turbina, adorei voar nele.
O fato é que o Fokker 100 era um bom avião, o problema é que depois de fechada a Fokker, não havia mais manutenção dos aviões e peças de reposição.

Sérgio
Sérgio
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Luiz, o MD80 é maior que o Fokker 100. A Fokker fechou mas existem ainda hoje empresas que prestam manutenção em alto nível – o problema é que o custo disso começa a ficar alto, e as empresas vão parando de usar. O acidente da TAM não teve nada a ver com manutenção – foi um erro de projeto: a falta de redundância em um relê que nunca iria falhar, mas infelizmente falhou, causando a abertura do reverso na decolagem…

Antonio
Antonio
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

Conheci um comandante da TAM e ele dizia que o Fokker era um avião dócil e ótimo para pilotar.
Mas um outro me disse que os Fokker da TAM foram comprados usados, e transportavam animais na Europa

Sandro
Sandro
Reply to  cassio
9 anos atrás

Pessoal, quem estiver com saudade do Fokker 100 basta pegar um vôo da Avianca, eles estão lá. A nomenclatura que mudou. abraços

Rids
Rids
Reply to  Sandro
9 anos atrás

Inclusive, dos 14 que haviam prometido aposentar, somente 2 realmente pararam. A decisão foi revista e todos os 12 voarão sem previsão de parada. Ou melhor, aposentadoria compulsória no check D.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Pois é FG, a oficina da Rolls-Royce em São Bernardo do Campo está fechando de vez. Infelizmente, o custo da mão-de-obra ficou elevado demais, e junto com decisões administrativas talvez não muito acertadas realizadas num passado pouco distante, tornou esta simpática e guerreira oficina inviável para receber investimentos para revisar novos tipos de motores. É uma grande pena, principalmente sendo um ex-funcionário que viu ao longo de 17 anos momentos de glória e de algumas dificuldades superadas com muito esforço e trabalho em equipe.

Fernando Vieira
9 anos atrás

Penso eu que não seja a Rolls Royce que esteja em crise, mas sim a logística da empresa para o Brasil. A Rolls Royce faz os motores do gigante A380, é opção de motorização para toda a família Airbus e está presente até no 777. Portanto ela acaba sendo bem comum pela Europa e Ásia.

Aqui no Brasil a maior parte das companhias aéreas voa com motores GE, que é a líder no mercado. Todos os 737 da Gol são motorizados por ela, assim como a frota de Embraer da Azul. A Tam, embora grande operadora de Airbus os tem com motores Pratt & Whitney ou GE.

O Curioso é que no momento que essa oficina fecha, a Azul está trazendo 5 A330 com motorização RR, e seus pedidos para o novo A350 também são com motores britânicos. Além disso a Airbus anunciou uma nova versão do A330 (-800 e -900) com novos motores RR de uma geração que promete competir com os modernos e econômicos GEnx.

Por isso acho que é logística, mas o setor de aeronáutica dos ingleses chiques não acho que vá tão mal. Posso estar enganado, mas deve ser isso.

Angelo
Angelo
9 anos atrás

Trabalhei lá no depto. de teste de acessórios de motores. Isto foi em meados de 1968/69, era muito bom pois tinha o Patão – diretor geral e o Patinho seu filho, gerente de não lembro mais o quê. Que eram o sr. Patterson e seu filho, ingleses da gema que chefiavam a operação RR. Não entrava lá nada que não fosse vindo da Inglaterra, original e na embalagem. Fazíamos revisão de motores turbo hélice e jato puro. Acho que hoje estas coisas são somente trocadas e ponto. Sem poesia, é uma pena.

Neto
Neto
9 anos atrás

Vi uma notícia que a nova versão do A330 viria com turbina RR.

Rodrigo
Reply to  Neto
9 anos atrás

Sim, o Airbus A330 tem a opção de ser equipado com os Rolls-Royce Trent 700, de 72,000 libras de empuxo cada.

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Nunca entendi a logística de ter turbina de avião na Imigrantes (é na imigrantes, né? Não lembro).

Um amigo meu de São Bernardo disse que a cidade já está tomando os moldes de Detroit/Flint…

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Anchieta….

Bosley de La Noy
Bosley de La Noy
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

São Bernardo está indo muito bem obrigado.
Pare de ficar ouvindo asneiras de amigos e venha pessoalmente visitar a cidade e conhecê-la melhor…

Ivan Souza
Ivan Souza
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Acho q esse seu amigo não deve ser de São Bernardo, ou ele mora em uma São Bernardo de uma realidade alternativa….

Robertom
Robertom
9 anos atrás

Atualmente a frota das companhias brasileiras é de Airbus 320/321 e Boing 737-800, que não usam motores RR.

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Flavio a situação é a seguinte:

No brasil operamos em larga escala três modelos de aviões:
737NG
Airbus 320
Embraer 190

Estes três que são equipados com motores Pratt and Whitney e GE respectivamente, Airbus e Boeing usam a mesma marca de motor.

A Azul recentemente assinou contrato para voar 14 A350 com motores Rolls Royce, o que me deixa com uma grande duvida do porque a oficina esta fechando. O que acontece muitas vezes é que o custo de mandar o avião para fora do pais ou a turbina deste é menor do que mandar fazer ela aqui em nossos centros de manutenção, confesso que fico devendo a informação.

Rodrigo
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Colegas,

A planta de SBC trabalhava com motores de pequena/média capacidade de empuxo, da classe de até aprox. 15,000 libras de empuxo , caso dos RR Tay que equipavam os saudosos Fokker 100 da Tam – ou (bela jogada de marketing) – Mk 28 da Avianca … Mk 28 era o nome de projeto do nome comercial Fokker 100, pois o mesmo era para ter a capacidade de aprox. 100 passageiros. Nunca tivemos esses motores grandes aqui por isso.

A RR perdeu no inicio dos anos 2000 um importante contrato para fazer a revisão da então nova frota da TAM, com seus Airbus novos, dos motores IAE (International Aero Engines) V2500 um Consórcio Internacional de Empresas onde cada uma fazia uma parte do motor, a Rolls-Royce (matriz) se não me engano fazia a parte de Discos de Turbina. Esses motores eram já de uma nova classe de empuxo (mais de 20,000 libras) e a Rolls-Royce Brasil não tinha nem espaço físico nem Bancos de Prova que suportassem esse empuxo. Com a perda desse grande contrato para o grupo alemão MTU, eles levaram também no pacote a revisão dos motores dos Fokker 100, que era feita na planta de SBC. Esse seria o começo de uma expiral descendente para a RRB.

Após várias mudanças de presidências, diretorias e gerências se chegou a brilhante conclusão de somente trabalhar com um modelo de motor (antes disso tínhamos o jato Viper (equipava os Xavante da FAB), o turbo-hélice Dart (equipou diversas aeronaves, mas principalmente os Fokker 28), o Spey 807 (equipa os Caças AMX, atual A-1 da FAB), os turbo-eixo RR250 (equipa diversos helicópteros da família Bell) e Gem (equipa os helicópteros Lynx da Marinha Brasileira) … etc, além dos Tay já citados … se decidiu trabalhar somente com os AE3007 que equipam os Embraer ERJ 135/145 e Legacy. O único problema foi o timing da decisão, que focou somente neste modelo de motor quando os maiores clientes da RRB eram: Express Jet , American Eagle, Régional (regionais de grandes empresas aéreas dos EUA e França). e os mesmos devido ao alto preço do querosene de aviação (Qav) estavam trocando suas frotas por aeronaves mais econômicas (consumo de comb. aprox. 30% menor) – os ATR 42/72, assim como a Azul, Trip, Passaredo fizeram no Brasil.

Triste de ver uma empresa com tanta tradição e excelência em qualidade se desfazer tão rápido com má gestão … mais algumas centenas de famílias aflitas na região do ABC … vamos ver o que será desse projeto dos Saab Grippen para essa mão-de-obra especializada que espera ansiosa por notícias dessa parceria com o Governo Brasileiro.

Rids
Rids
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

Bem respondido. A pá de cal, agora, foi a contratação Avio Aero italiana para para reparo e manutenção dos Spey para os A1 da FAB, infelizmente.