MENU

terça-feira, 22 de julho de 2014 - 13:13Arquitetura & urbanismo, Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (atraso, o tempo todo…) – Dica de blogueiro nos comentários (não anotei o nome): um aeroporto de Atenas abandonado. Incríveis, as fotos. Como é que se abandona um aeroporto inteiro? E atualizo com a dica de Daniel Magnani, esta página que mostra 14 aeroportos-fantasma pelo mundo.

aeroporto_abandonado_17

31 comentários

  1. Charles Alxandre disse:

    E logo logo teremos post de grandes estádios abandonados,adivinhem em qual País????

  2. Luís Felipe Gerhardt disse:

    Eu não vejo o problema, vejo uma baita solução:
    Aeroportos normalmente são compatíveis com autódromos… captaram a situação? O negócio é “taca-lhe pau nesse carrinho!” ;-D

    • Stelios4k disse:

      A metade desse antigo aeroporto de atenas q ta disponivel, ja hospedou corridas e arrancada, como tambem festivais de musica e sendo q o antigo terminal internacional ainda recebe feiras de exposições de diversos setores.
      A outra metade do aeroporto q nao aprece nas fotos, virou um dos complexos olimpicos usados em 2004, com 3-4 estadios pequenos (baseball,softball e hoquei na grama), o centro de canoagem/kayak e o antigo hangar da olympic q virou um ginasio para jogos de basquete e voley ate agora. O aeroporto inteiro vai virar no maior parque urbano da europa. Nao foi abandonado pela crise, fechou em 2001 pq foi substituido por outro maior e mais seguro(esse ficava no meio da cidade, tipo congonhas pore com pousos de 747).

  3. SANDRO disse:

    Vou ter que ir até lá buscar aquele AA coberto por um plástico e o cachorro.

  4. Flávio disse:

    Esse povo não sabe de nada. Aqui em Minas na cidade de Claudio tem aeroporto trancado!

  5. Julio Alves disse:

    Pelo menos ele não está em uso. Tem muitos aqui no Brasil abertos e utilizados regularmente por muitos de nós em condições precárias e com pistas e pátios de manobras tão ruins como este da Grécia.
    Duro o nosso caminho…..

  6. José Brabham disse:

    Creio ser o antigo aeroporto de Atenas, que ficava perto do centro da cidade e que foi substituído pelo moderno e maior Elefthérios Venizélos, construído para servir às Olimpíadas de 2004, e que fica a absurdos quase 50 minutos da cidade. Pousei no antigo aeroporto de Atenas em 1973, era bacana, quase um Santos Dumont, com aproximação pelo Mar Egeu. O novo fica num fim-de-mundo tão grande que temos que atravessar uma cadeia de morros, e se você tem um vôo cedo é melhor se hospedar fora da capital. Um absurdo, enfim…

  7. Fernando disse:

    Fábio,

    Fácil de responder. Foi abandonado pq foi feito em planejamento pelo governo para atender a “interésses” de alguns poucos.

    Vai acontecer o mesmo com os estádios de Cuiabá, Natal, Brasília e Manaus. Além do já citado aeroporto no RN.

  8. Conde disse:

    Queria as placas e aquela balcão da Olympic para fazer um bar aqui em casa .

  9. Ricardo disse:

    Aqui perto de Montreal existe um abandonado, Mirabel. Sempre estão falando na TV o que vão fazer com ele, principalmente com o terminal de passageiros.

    A região hoje é ocupada por empresas do setor aéreo, como a Bombardier,

  10. guirds disse:

    Lembrei de um excelente filme: Fenda no Tempo, baseado num conto de Stephen King…

  11. Rodrigo Moraes disse:

    Eu já andei de moto na pista de um aeroporto abandonado, perto de Tocopilla, Chile. Tem fotos aqui http://probiom.com.br/atacama/fotos/dsc02209_cr.jpg e aqui http://probiom.com.br/atacama/fotos/dsc02210_cr.jpg . Entrei no Google Maps pra ver o aeroporto hoje e, estranhamente, a pista que tinha o número 13 gravado na cabeceira norte agora é 14. Será que o norte mudou ou a bússola era ruim?

  12. Ricardo Bigliazzi disse:

    A Grécia é habitada por um pouco mais de 12 Milhões de habitantes (na Grande São Paulo temos folgadamente mais de 15 Milhões de habitantes).

    Diante desses fatos não surpreende o fechamento de algumas coisas, mesmo sendo um Aeroporto. Certamente não é o único Aeroporto na região de Atenas e o fechamento pode ser a melhor solução econômica para o monstrengo.

    Visitei Palmas no Tocantins (ano de 2006) e pude constatar que o Aeroporto (belissimo por sinal) recebia diariamente por volta de 6 a 8 voos. Até os guiches da Cias Aéreas fechavam durante o dia, nos balcões das Locadores podia ver caixas para os clientes colocarem as chaves quando fossem devolver os carros e o balcão não estivesse aberto. O Aeroporto era viavel economicamente?? Claro que não, só ficava aberto porque a Cidade não possuia uma alternativa mais economica. Parece que isso não era o caso desse Aeroporto fechado em Atenas e dos outros ao redor do mundo.

    • Stelios4k disse:

      O aerorporto de Helleniko fechou em 2001 pq era obsoleto, dentro da cidade, pequeno e oferecia risco na segurança. desde 2001 o novo aerorporto de atenas funciona na região de Spata (não Esparta), com duas pistas para operações simultaneas etc.
      O aeroporto nas fotos nao fechou por crise economica, simplesmente ele tinha quase 60anos de uso e não dava mais, sequer pontes de embarque tinha.
      No momento ele esta pela metade, a outra virou um dos complexos olimpicos, sendo q um dos hangares da olympic airways agora é usado como ginasio para jogos de basquete na serie a do campeoanto grego. Saiu um edital meses atras para o concurso de privatizaçao da area para ser transformado no maior parque urbano na europa, do qual vai ficar pronto em 2017.

  13. Serginho disse:

    Estive por aqueles lados mês passado, de férias. Não é só aeroporto. Fiquei 15 dias, e, além da riquíssima história, ví prédios de escritórios e muitas lojas abandonados no centro de Atenas. Carros, motos, tratores e construções largadas na beira das estradas. O litro da gasolina custa em torno de 1,8 euro. Muita gente abandonou seus carros porque não tem condição de bancar gasolina e manutenção. Fora de Atenas e dos centros das ilhas, a população é bem idosa, porque os mais jovens partiram pras capitais ou pra fora da Grécia. É triste…

  14. Eraldo disse:

    Foi alguma obra feita pras Olímpiadas de 2004 e agora está abandonada? Lá como cá…..

  15. charles disse:

    Não entendo como abandonam tudo assim? Telefone, computador, miniatura de avião, por qual motivo não encaixotam e transportam para o novo lugar? Parece que saíram correndo deixando tudo pra trás. No mínimo esquisito.

  16. Igor Freire disse:

    Isso pode acontecer aqui em Natal, Flavio. Aeroporto Augusto Severo, histórica base aérea americana na segunda guerra mundial, reformado recentemente, trocado por um aeroporto novo, um pouco mais afastado.

    A conferir.

  17. Daniel Magnani disse:

    Existem muitos outros no mundo que foram abandonados ou desativados.
    Vejam este link: http://www.skyscanner.net/news/14-worlds-most-amazing-abandoned-airports

  18. Luiz Bezerra disse:

    O aeroporto de Parnamirim aqui no RN, daqui uns anos estará abandonado. Todo o terminal de passageiros foi desativado, apenas a pista de pouso continuará em uso, pela FAB.

  19. paulo disse:

    Uma pena e ao mesmo tempo sensacional, lembrou um programa da Dicovery acho, que mostrava os efeitos do tempo no nosso planeta atual se os habitantes desaparecessem de uma vez.

  20. disse:

    Lá teve crise e tal, Aqui no da Holding dos Neves, só ir no Google Earth, digitar Claudio MG e “viajar” no histórico de datas.

  21. Tohmé disse:

    Vou lá pegar aquela maquete da AA

  22. Jayme disse:

    Esse aeroporto, embora não justifique o abandono, era antigo, na Espanha tem aeroporto novinho abandonado, não por acaso, ambos países estão falidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>