UNGARIA (1)

puskas1SÃO PAULO (consegui!) – Houve quem achasse que na Hungria, por conta do fim das suspensões conectadas, as FRICs, a diferença entre Mercedes e o resto iria cair. Ha ha ha. Aumentou.

A lógica era: piso ondulado + pista travadinha e sinuosa + saltos zêbricos, com suspensões mais eficientes = tempos melhores. Assim, suspensões menos eficientes e calibradas poderiam aproximar os demais, que nunca tiveram sistemas tão bons.

Necas. A Mercedes fez o mesmo que vem fazendo no campeonato todo, dominando o primeiro dia de treinos em Hungaroring e tendo, como único problema, o calor dentro do macacão. A escolha do desodorante certo é o que mais preocupa o time alemão e seus dois pilotos. No mais, é fazer a primeira fila e seguir para a dobradinha. Nada muito diferente disso será aceitável neste fim de semana.

Hamilton ficou em primeiro e Rosberg em segundo no treino da tarde, 0s2 separando os dois. Vettel, terceiro, ficou a mais de 0s6 do líder. Alonso, o quarto, a quase 1s. E Magnussen ficou em quinto.

Parêntese: estaria Button prestes a parar? Está na 15ª temporada, é um queridão e tal, mas… Mas quando começa a tomar tempo demais de um fedelho, é melhor reavaliar as coisas. Estou apenas especulando, não tenho informação nenhuma. É que nem tem tanto assunto assim, então joguei um qualquer no ar. Na verdade, se eu sou o Ron Dennis mantenho Button mais um ano fácil, porque em 2015 começa a aventura nova com a Honda e vai ser necessário ter alguém experiente e tranquilo para ajudar a conduzir as coisas. Depois que tudo estiver funcionando, aí é hora de ir atrás de um piloto vencedor. Jenson já teve seu ano, 2009. Não terá outro.

A Williams, como se imaginava, não vai arrebentar a boca do balão neste fim de semana e um novo pódio será uma grande surpresa. O traçado não ajuda. Massa rodou no meio da segunda sessão com algum problema na traseira. Red Bull e Ferrari devem andar na frente dos Dry Martinis dele e de Bottas.

E nada mais há a dizer sobre este primeiro dia húngaro, até porque se tem uma pista suja de sexta-feira é essa, raramente usada durante o ano. Por isso, são usados os pneus mais duros na maior parte do tempo e a tarefa é de faxina, não de performance. Os escolhidos da Pirelli são médios e macios. Os mais grudentos são, segundo a fábrica italiana, 1s6 mais rápidos que os pneus de pau. Amanhã a gente conversa sobre o grid e tal. A luta entre os dois mercêdicos será bem pesada, porque ambos sabem da importância da pole.

Mas, antes de ir embora, notem no link sobre o treino, que coloquei lá no alto, o quadrinho com os tempos. Vejam o recorde da pista. Schumacher, 1min19s071 em 2004. Dez anos depois, Hamilton vira em 1min24s482, 5s mais lento.

Faz algum sentido isso?

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Rafael Bilibio
9 anos atrás

Gomes,
sobre o aumento de tempo, eles AUMENTARAM A PISTA… cerca de 200 ou 300 metros no final da reta…. além disso, eles deixaram uma das curvas que antecede a reta mais “cotovelo”, ficando o contorno mais lento….
a minha lógica é essa…. confere?
Abraço

Boca
Boca
9 anos atrás

Kimi tá dando uma força pro Alonso cair fora da ferrari.
Com essa cláusula que libera o Alonso caso a equipe não seja pelo menos terceira nos construtores, ele (Kimi) não está nem aí pros pontos.
É a maneira que ele tem de chutar o Alonso e, como até já falou, o carro do ano que vem é mais ao seu estilo.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Boca
9 anos atrás

As Kimizetes pira.

braulio
braulio
9 anos atrás

a única dúvida do fim de semana é qual será o acidente que vai tirar o Massa da corrida dessa vez. Até acho que ele merece ganhar um campeonato, mas, do jeito que as coisas estão, se ele chegar vivo até o fim do ano e se aposentar, já pode comemorar muito!

sinval
9 anos atrás

ta faltando , tempero
pimenta
arroz com feijão
e uma colher de coragem
esta F1 tinha pedigree
https://www.youtube.com/watch?v=kAhW68cSjnE

Robertom
Robertom
9 anos atrás

Nesses anos a maior evolução foi na aerodinâmica.
Numa pista travadinha com curvas de média-baixa e baixa velocidade ela tem uma influência menor.
Uma reta de tamanho razoável e um monte de retinhas que ligam as curvas travadas pedem um motor que possa “encher” rápido, com saúde e muita potência, coisa que os V10 3,0L com +- 950 HP faziam com facilidade.
O mais impressionante é que o “motorzão” pode garantir o recorde de 3 pistas tão diferentes como Monza, totalmente de alta, Interlagos, média com uma reta torta em subidão onde a potência faz a diferença e Hungaroring.

Joel LIma
Joel LIma
9 anos atrás

A foto é perfeita. Puskas e Hungria são associações automáticas – como Pelé e Brasil e Maradona e Argentina. Aliás, na minha opinião, a única zebra em todas as copas do mundo foi a Hungria perder o título para a Alemanha por 3 a 2, de virada. A maior injustiça do futebol em todas as eras.

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
9 anos atrás

O que mais me chamou a atenção hoje foi uma declaração do Bottas dizendo que acredita que a Williams terá um carro forte em 2015 e lutará pelo título. Comparando com a postura do Felipe me veio na cabeça uma comparação dos discursos do finlandês e do brasileiro, que só tem reclamado. Acho bom o Massa mudar agora e começar a reagir. Caso contrário, ele passa a correr um sério risco de perder o lugar. Mesmo com patrocinadores brasileiros na parada.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Flavio, sobre a questão do tempo de dez anos atrás ser melhor do que o atual:
faz sentido pensar que as novas regras da F1 (que priorizam essas questões de economia de combustível, reaproveitamento de energia e tal) servem justamente para que, dados esses novos parâmetros, as equipes consigam buscar soluções pra melhorar o desempenho dos carros? E aí, quando fizerem tempos melhores que os de antigamente (presumindo que isso vai, de fato, acontecer), a F1 terá desenvolvido carros que desempenham bem e observam essas questões da tal sustentabilidade?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Naquele tempo Schumacher voava.

John Player
John Player
9 anos atrás

Esse fim de semana tem corrida no circuito de grandes ultrapassagens da F1.
Aqui, a maior de todas. Num duelo de Titãs.

https://www.youtube.com/watch?v=5wab5g0p-UM

É por isso que não tenho paciência com as desculpas que já ouvimos de Barrichello e Massa.

Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

O Flavio Gomes alimentava anualmente algumas familias de PMs de lá

luiz alberto
luiz alberto
9 anos atrás

O problema da traseira do Massazarado é unica e exclusivamente seu gigantesco GLÚTEOS MOLE.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Negócio vai ser torcer, pra alguma Mercedes ficar pelo caminho no treino, e ter que vir escalando o pelotão no domingo, senão o que veremos vai ser uma boa disputa pelo 3º Lugar…

Pelo 1º eu já não sei, por que a Mercedes vem matando nas estratégias, a briga direta entre os pilotos na pista, eu nem vou tirar a razão deles, apesar de todo mundo estar querendo ver a briga, mas como com o Hamilton não tem tempo ruim, pra ele colocar as duas pra fora é “dois toques”.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

F1 está chata, a corrida da Hungria é chata. do jeito que inicia , termina
e nós chatos continuamos assistindo,( acho que é vício )

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Devemos bater palmas para os dirigentes da F-1.

A eficiência que Eles vem demonstrando a cada prova para destruir um espetáculo que é amado por milhões de pessoas ao redor do Mudo beira a perfeição.

Carros mais lentos, regulamentos ruins e motores com sons horríveis (prejudica sobremaneira o espetáculo visto pelas TV´s – é difícil assistir a uma prova de F-1 pela manhã deitado em minha cama, é praticamente impossível não cochilar).

Segue o jogo, poderiam pelo menos tirar a comunicação via radio com os carros (sonho meu, os babacas tecnologicos da F-1 nunca fariam isso).

Interessante o que anda acontecendo com as áreas de escape asfaltadas, ninguém mais fica fora da corrida por errar o traçado.

Já que é tudo tecnológico (e isso vem fudendo a F-1 diga-se de passagem) os diretores de prova podiam interferir na potencia dos motores dentro das pistas para punir os barbeiros e picaretas de plantão (notadamente o Idiota do Alonso), bastaria o sujeito ir para a área de escape asfaltada que na próxima área de DRS ao invés da asa abrir o motor perderia 200cv´s durante a reta. Isso voltaria a separar os homens dos meninos barbeiros.

Sérgio
Sérgio
9 anos atrás

Flávio,

A Mclaren teve uma melhora considerável nas últimas corridas, principalmente com o Magnussen. Essa história do contrato do alonso com a Ferrari que o libera se a equipe não estiver entre as 3 melhores poderia realmente empurrá-lo para a equipe inglesa no lugar do Button?
Mesmo com a interrogação dos motores Honda?
Vale a pena lembrar que a Ferrari anda dando o maior apoio ao Raikkonen e ele dizendo que o carro de 2015 será mais a cara dele. Será que já estão contando com a saída do Alonso?

marcelo silva
marcelo silva
9 anos atrás

5 segundos mais lento em dez anos ! Parabéns titio Bernie ! Se a meta era chegar na GP2 tá quase lá !

sandro
sandro
9 anos atrás

Eu li, acho que no grande premio mesmo, na matéria que falava sobre a renovação do Maldonado, que os patrocinadores do Grojean vão estar na Mclaren próximo ano e como o chefe lá e o Bullier que já trabalhou com ele provavelmente vá querer leva-lo.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  sandro
9 anos atrás

Ron Denis o todo poderoso chefão já disse que não, ele quer um piloto de maior peso.

Paulo Pinto
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Piloto de maior peso? É só resgatar o Montoya.

airtiger
airtiger
9 anos atrás

Flávio, você completou 50, eu estou completando 52 em Agosto. Acompanho F1 desde meus 12 anos. Naquele tempo F1 era laboratório de testes em real time (como se diz hoje). Precisava-se não de bons, mas de ótimos pilotos para se chegar em algum lugar. As montadoras, se não investiam diretamente, o faziam através de pequenas empresas de fundo de quintal e que hoje detém as melhores tecnologias e patentes. Atualmente, a corrida é somente para certificar que determinado equipamento funciona de forma aceitável, tudo se desenvolve em computadores e laboratórios. Ao mesmo tempo, os pilotos foram, aos poucos, se acostumando (e corretamente exigindo) regalias, mais segurança, amenidades (não sei como ainda não resolveram colocar um ar condicionado nos cockpits), e com isso podemos dizer que ‘ficaram mais moles’. Não pelo espírito, mas o inconsciente mostra a eles que o carro não exige tanto deles e, que hoje não se disputa realmente ‘o melhor’, hoje o que temos é um show, um desfile de patrocinadores. Ao mesmo tempo é um paradoxo, porque também esses patrocinadores começam a perceber que esse ‘circo’ é muito caro e ‘eu vo preferir deixar meus dólares nas Cayman’, por isso todo mundo reclama que ‘tem que diminuir os custos’. Resumindo, cai-se num círculo vicioso em espiral e que vai bater no fundo breve.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Eu acho que os carros evoluiriam muito mais rápido do que as pistas se nada fosse feito. A “fixação” por segurança que contaminou a F1 depois de 1994 beira a insanidade. Não estão conseguindo administrar isso, erram a mão toda hora. 3 ou 4 segundos de 2004 até hoje não deve mudar muito a segurança dos pilotos em caso de acidentes graves, que aliás acontecem apesar de toda essa preocupação (a mola!).

Já a questão da tecnologia, unidades de força, elétrica, “freaks” e etc. eu concordo, não se deve parar no tempo, e não é por isso que os carros estão mais lentos, é que também aí erram a mão e as limitações artificiais estragam tudo. Permitir uns 20% a mais de fluxo de combustível (e um tanque maior por conta disso) poderia deixar os carros tão rápidos quanto os de 2004, talvez.

Sil C San
9 anos atrás

Engraçado foi o tempo de pole do Felipe Nasr na GP2 1min28s436, o que daria a ele o 20º tempo nos treinos livres de hoje da F1. Apenas pra ilustrar, Ericsson, 22º, fez 1:29.036.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Disseram que mulher do Shumacher colocou seu avião particular a venda, como ali o problema não deve ser grana, podemos concluir que…

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Bela foto de Puskas ai ……..,.bom. porque não aumentar um pouco o tamanho desse motor de patinete? continue no chamado dowzing ,mas passe para um motor mais forte para nos calar , e principalmente sentirmos o prazer e adrenalina dos roncos da velha e boa Formula 1 ,com isso, os tempos cairiam ,e não teriam a vergonha dos carros da GP2 estarem andando junto com Carterhan e Marussia…….oque é ridículo !!

Luis
Luis
9 anos atrás

Esse comentário sobre o Button poderia ser aplicado ao Massa as well. Achei interessante uma matéria que passou no Globo Esporte sobre um húngaro que é fã do Felipe, e quando a Mariana Becker perguntou o motivo, ele disse que é porque o piloto brasileiro só toma na cabeça e mesmo assim não desiste.

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Em nome do “ecologicamente e politicamente correto” estão tirando da F1 a essência do automobilismo, que é fazer carros cada vez mais velozes e indomáveis para somente os melhores meterem a bota sem dó nem piedade em pistas traiçoeiras.

É um sonho, mas poderiam deixar a “vocação de novas tecnologias” para a F-E e deixar a F1 somente como a elite do automobilismo, as bestas mais indomáveis para os de melhor braço. Mais que qualquer media program e restrições sem pé nem cabeça, isto traria de volta muito do apelo da F1

Rafael Friedrich
Rafael Friedrich
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Concordo.

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Em referencia ao tempo de volta , além dos carros estarem mais lentos mesmo , teve uma mudança de traçado ( extensão da pista ) depois de 2004. Isso ajuda a explicar tb a diferença de tempos , mais mesmo assim so carros estão muito lentos mesmo. Tio Bernie e cia estão matando a F1 , esses carros com barulho de aspirador de pó são broxantes mesmo.

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

A mudança já valia para 2004, virou 4381m, em 2003 era 4384m, o que não muda muita coisa hahaha.

Ruan Luiz
Reply to  Elias Gottardo
9 anos atrás

Depende… O traçado conta muito. Pega uma reta, coloca duas curvas de baixa e tu embarriga 5 segundos no tempo.