A CAMINHO DO CABO (2)

globoantigologoSÃO PAULO (nada certo) – Está no site da “Quatro Rodas”, em texto assinado pelo competente Marcos Sérgio Silva: a Globo desistiu da F-1 e não vai mostrar o Mundial de 2015 no ano que vem. As corridas vão para a SporTV.

A notícia começou a circular há cerca de uma hora e já causou alvoroço nas redes sociais, como era de se esperar. O Grande Prêmio foi atrás de todas as fontes possíveis para confirmar a informação — não que dela duvide, mas é importante tentar ampliar o assunto, até porque a TV Globo não foi ouvida no texto da “4R”, e sim Carlos Miguel Aidar, que segundo a reportagem é advogado da FOM.

O Grande Prêmio não conseguiu confirmar esta informação específica. Na verdade, fontes próximas à FOM ouvidas pelo site afirmaram que Aidar não é advogado da empresa controlada por Bernie Ecclestone, e sua ligação com a F-1 seria apenas como conselheiro informal do GP do Brasil. Infelizmente não conseguimos contato com Aidar, que também é presidente do São Paulo e tem como cliente, em seu escritório de advocacia, a CBF. O que explica inclusive a autoria da reportagem, pois Silva trabalha com futebol, na “Placar”. Talvez a pauta fosse outra e Aidar tenha cometido alguma indiscrição. Ou equívoco, o que também é bem possível.

Mas isso é só uma prestação de contas de nossa apuração e o registro de algo que a “4R” cravou com todas as letras. Nossa matéria, para informar nossos leitores sobre o tema com os dados de que dispomos, está aqui. Inclusive a duração do contrato FOM-Globo, que termina em 2020. E prevê transmissão em TV aberta. Qualquer mudança de rumo certamente terá de passar por advogados.

Este blog, porém, é o espaço ideal para aquilo que neste momento interessa de verdade: discutir o caminho que parece não ter volta, seja em 2015, seja mais para a frente. A saber: a F-1 na TV a cabo.

Falamos disso há algumas semanas, quando a Globo resolveu mostrar só o Q3 do GP da Alemanha. Aparentemente, será o padrão daqui em diante. A (eles dizem “o”, internamente) SporTV assumiu a transmissão das classificações na íntegra ao vivo.

Fato é que as audiências da F-1 têm caído no Brasil, e faz tempo. Elas oscilam em função das chances de um brasileiro fazer algo que preste nas corridas. A velha história do telespectador que não gosta do esporte, mas sim de ver brasileiro vencendo. Em qualquer esporte.

Isso, creio, é culpa da Globo. Que sempre tratou todas as modalidades esportivas que transmite como terreno concebido para brasileiro ganhar. Não por outro motivo, os domingos de manhã são reservados a “desafios internacionais”, “jogos mundiais de verão”, “superduelos universais” e outras bobagens cujo único objetivo é um desfecho com vinheta Brasil-sil-sil e atleta chorando com a bandeira na mão e sendo tratado como herói. Sempre competições fracas e irrelevantes — peteca, vôlei de praia, futebol de areia, meia-maratona, natação em Copacabana, essas coisas.

Tiro no pé. Cria-se (ou tenta-se criar) uma legião de fãs de atletas brasileiros, e não de esportes em geral. Criam-se, igualmente, falsas expectativas de vitória quando a coisa é séria. A F-1, por exemplo. A Copa do Mundo, outro exemplo. As Olimpíadas, mais um. Outro dia vazou no áudio da Globo o Galvão orientando o pessoal a não falar muito dos tempos que Massa vinha fazendo nos treinos, porque ele estava “tomando meio segundo do Bottas desde ontem”. Ou seja: vamos dourar a pílula, dar uma enganadinha básica na patuleia, não vamos dizer a verdade, senão o povo fica decepcionado. Afinal, o que se vende na véspera é sempre a chance da vitória, da vinheta, da bandeira, da musiquinha.

O caminho do cabo não é novo. Na Europa, nos mercados mais importantes, F-1 passa em TV fechada e já faz tempo. Há uma tendência mundial de segmentação, o que não é necessariamente ruim. Desde que o público dos canais fechados seja tratado com mais respeito por quem tem os direitos de transmissão. Basta ver uma corrida na Sky inglesa (que, além do mais, é pay-per-view). A cobertura é sensacional. Abertura uma hora antes, entrevistas depois, muitos comentaristas, reportagens especiais… Para quem gosta, é uma delícia.

E quem vai migrar para a TV fechada é quem gosta. O cara que vê Superdesafio das Estrelas de Futebol de Areia num domingo e GP de F-1 no outro não é esse que vai para o cabo. Para ele, tanto faz o que está no ar. E se a corrida não tiver um brasileiro na bica para levar um troféu, pode ser que o sujeito que se ufana de seu país se irrite um pouco. Prefere o “Ultraduelo das Américas da Lagoa Rodrigo de Freitas”, certeza. Porque vai ter um cabra lá para receber um prêmio e chorar de verde-amarelo. Em qual modalidade? Não importa. Tem vinheta e cara de choro, tá valendo.

A Globo não se pronunciou, e nem sei se vai, sobre a matéria da “Quatro Rodas”. Há quem acredite que dificilmente a emissora vai abrir mão das milionárias cotas de patrocínio que vende sem dificuldade todos os anos para a F-1. Mas é bom destacar que quem compra não se preocupa muito com o ibope das corridas, que é baixo. A “mídia F-1” é interessante porque garante espaço nos intervalos de todos os telejornais da casa em semana de GP. A entrega é boa no horário nobre das sextas, sábados, domingos e segundas.

Muita gente, no entanto, vai chiar se de fato a F-1 deixar a TV aberta. Compreensível, já que falamos de mais de 40 anos de transmissões. Essas coisas mexem com as pessoas. Mas vivemos novos tempos. Como disse antes, pode não ser em 2015, nem em 2016, sei lá quando. O rumo, porém, é esse e é inevitável. Modalidades esportivas de longa duração que não agradam a todos têm esse destino, mesmo. Foi assim com o tênis, com o golfe, com o basquete, o vôlei vive mudando suas regras para encurtar a duração dos jogos, e tem o boxe, as lutas, a Nascar…

No fundo, embora estejamos todos acostumados com ela, a F-1 é cada vez mais e para cada vez mais gente um corpo estranho na lógica da TV aberta atual.

Subscribe
Notify of
guest

182 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Doug_SP
Doug_SP
9 anos atrás

A F1 perdeu a graça para muitas pessoas porque a ANOS já se sabe quem vai ganhar a corrida antes mesmo de começar em 99,% dos casos. Começou na era Ferrari, passou pela Red Bull, e agora Mercedes. Não existe competição, as corridas são praticamente para cumprir tabela.

alexandre
alexandre
9 anos atrás

concordo com o comentário do joca,pra mim não e so a F1 que esta em decadência aqui no brasil,pra mim tem muito da audiência da globo.mas eles mesmo cavaram a cova ao dar importância so pra F1 e esquecer da stock car e de outros esportes a motor. mas se for pra me vr livre do Galvão ta valendo.

peter von wartburg
9 anos atrás

As trasmissoes da sky em pay per view e da rtl alemã em tv aberta sao de chorar mesmo. A rtl eh pior pq tem intervalo no meio da corrida, fora a porrada de Propaganda aparecendo em janelinhas.

Mas se eu no brasil vivesse estaria soltando foguetes com essa noticia da tv a cabo. Ficar livre do galvao nao tem preço.

Joca
Joca
9 anos atrás

Ok, se fala na motivação pela queda de audiência etc…. mas no resto do planeta? É a F1 em decadencia ou a Globo?

Henrique
Henrique
9 anos atrás

Sério que tv globinho da mais audiência e grana que a f1? Se sim, pode enterrar que já morreu.

Giobonno
Giobonno
9 anos atrás

Por coincidência, enquanto lia esse post, estava ouvindo o jogo Bahia x corinthians, jogo de volta da copa do Brasil que ta quase decidido por conta do jogo de dia em que ficou 3xo para o time paulista. Dai, o repórter de campo que ta cobrindo o Baêa vai e fala que o time entrou com 8 reservas e que o time ta jogando pra “cumprir tabela”. Na hora o cleber machado deu um pulo na cadeira tentando “consertar” a cagada do repórter em desestimular a audiência em acompanhar o jogo. “Não, ninguém entra em campo pra cumprir tabela…no mínimo vale a tentativa…blá,blá,blá…”. H hhahha…muito bom!
Esses caras são isso, né? Vendedores de emoção e de um produto de entretenimento. Se a verdade estraga o produto, mente-se ou “Dora-se a pílula”, como tu disse.
E vou falar, Flávio….to vendo o jogo aqui e é isso mesmo: ta uma bosta! O repórter de campo tinha razão…

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

De todos os esportes citados o único que trabalha pra piorar seu produto é a F1.

Não sei quando a F1 começou a migrar pra TV a cabo nos outros países, mas pelo menos desde a segunda metade dos anos 90 a F1 ficou extremamente monótona, sem ultrapassagens e com a tecnologia resolvendo tudo pelo piloto.

A F1 só voltou a ter um pouco de graça por causa dos pneus farofa e da asa móvel

Equipes hegemônicas sempre vão existir. Apenas uma ou duas (as vezes três) que possuem chances reais de serem campeãs. É sempre assim.

Mas antes, mesmo havendo a supremacia de uma equipe/piloto havia a graça de assistir a corrida porque haviam disputas, ultrapassagens do meio do grid até os retardatários.

Era comum ouvir: “Fulano pega o vácuo ,e faz a ultrapassagem.”

Hoje o Galvão narra: Fulano abriu a asa móvel, Beltrano não tem como se defender e Fulano faz a ultrapassagem.´

É tudo muito artificial, Quando o Alonso reclama que não pode acelerar o carro no máximo, por que o pneu não dura duas voltas reverbera na torcida, e ninguém quer ver o cara correndo pra economizar pneu ou gasolina.

Sem falar que a presepada Ferrari/Schumacher/Barrichello tirou todo o encantamento que a F1 poderia criar nas pessoas. A F1 aos olhos dos torcedores virou um negocio corporativo, Tipo: Nós gastamos dinheiro com isso e queremos a vitória/lucro a todo custo. Não importa que o piloto inferior faça uma corrida épica ou o grande piloto uma medíocre, uma ordem pelo rádio muda tudo. Quem quer assistir isso?

A F1 só fica na Globo se o Nasr fizer alguma coisa relevante, senão, a Globo não vai esperar pelo filho do Piquet.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
9 anos atrás

Pra mim não vai fazer a menor diferença. Hoje, dependendo da pista, não faço a menor questão de assistir ao vivo pela Globo. Afinal, aguentar a choradeira do Galvão é dose. Prefiro curtir o dia e assistir a reprise no SporTv à noite com a narração de gente de lá que é muito mais empolgante e que vibra com ultrapassagens seja de quem for e não só de brasileiros. E quando assisto ao vivo, se é o Bueno quem está narrando, tiro o áudio da tv e ligo na radio Band News. O áudio deles é muito melhor, divertido e imparcial. Além de assistir a corrida ainda dou boas rizadas.

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás

O Victor Martins fez uma analise boa no blog dele, e concordo que continua até 2020. Mas se tudo indica que por contrato, só depois de 2020, sem brasileiro ganhando, acho que ela entrega os pontos, mesmo porque nesse ritmo de interesse em baixa sobre a F1, o dinheiro vai minguar. Se nenhum novo herói vingar os brasileiros da morte de Senna, a Globo vai passar a transmissão para cabo e esperar o herói sentado, porque cansa e gasta menos.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
9 anos atrás

Perfeito o comentário e abordagem Flávio. Coincidentemente é exatamente isso o que penso sobre o tema e ainda estou boquiaberto com a barrigada monumental da 4 Rodas. Apurar – como fez o GP – é o mínimo que se exige de qualquer veículo sério. Cresci lendo 4 Rodas, lendo e vendo automobilismo nela. Já trabalhei nela, mas o destino me colocou hoje num concorrente dela, que dá automobilismo também, coisa que a 4 Rodas não faz mais, além de dar a impressão de estar fazendo uma dieta digna de Débora Secco. Tristes dias de nossa maior revista de automóveis. Parabéns mais uma vez pelo comentário equilibrado, embasado e lúcido sobre o tema.

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Grid de considerações:
#1: Pode ser a Globo puxando a brasa para sardinha dela. Ameaçando essa estória para conversar com o Bernie para reduzir as pedidas, inclusive nas reformas de Interlagos, ou (sonhe) para favorecer uma entrada melhor para um piloto brasileiro.
#2: A CBA diz o quê acerca disso? Podia, ao menos, emitir o atestado de óbito do automobilismo nacional. Ok, tem Stock – cujo vencedor é o Barrichello. A outra estrela é o Piquet Jr, que virou piloto de circo – toda fim de semana numa praça diferente.
#3: Acho que já disse antes: O sumiço na F1 é reflexo da falta de inserção do Brasil nas cadeias produtivas internacionais. O Tri-Octa (Fit-Piq-Sen) é de uma era em que o talento é mais importante. Fazia sentido, por exemplo, a Honda empurra dinheiro no Senna. Agora tem até equipe russa, indiana, mas não tem equipe brasileira. Qual produto brasileiro está inserido na F1. A Russia tem software. A Asia tem dinheiro. Hoje, porque uma empresa francesa, italiana ou inglesa se interessaria por adotar profissionalmente um piloto brasileiro?

Pedro Paiva
Pedro Paiva
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Porque ele tem potencial para vencer?

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás

Exagero dizer que a Globo vai passar a F1 agora, neste próximo ano, para TV a cabo e perder o dinheiro da F1. O que ela está fazendo é enxugar ou melhorar o que pode da audiência, deixando de transmitir os treinos completos da F1. Mas a imprensa como sempre está fazendo sua pressão, porque é dever dela. Mas tudo indica que por contrato, só depois de 2020. Mas sem brasileiro ganhando, acho que ela entrega os pontos, mesmo porque nesse ritmo da F1, o dinheiro vai minguar. Mas neste tempo, acho que tem apenas duas esperanças depois de Massa: Nash em 2015 ou 2016 e, se aguentar, 2017 em diante, e depois Pietro Fittipaldi ou Pedro Piquet em 2018, 2019 ou 2020. Se nenhum herói vingar os brasileiros, vai passar a transmissão para cabo.

Ramos
Ramos
9 anos atrás

Que boa notícia, Flávio! Finalmente a F1 se livrou da Globo, do Galvão Bueno & cia. Lembra daquela história da Globo ter proibido seus súditos de pronunciarem o nome da Red Bull, por conta de algum contrato publicitário? O Galvão só a chama de RBR…

ALEX B.
ALEX B.
9 anos atrás

Até que enfim…

Felipe
Felipe
9 anos atrás

Ainda bem, agora vai dar para assistir a corrida ao vivo em HD.

Boilesen
Boilesen
9 anos atrás

Sinto muito, FG, mas parece que você entrou em um “barriga”

http://victormartins.warmup.com.br/2014/08/06/sobre-tv-e-manicomio/

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Ele sabe ler e nāo sabe compreender.

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Acho é Bom!!

John Player
John Player
9 anos atrás

Prova irrefutável que a preferência das emissoras abertas ao “povão” é pelo empobrecimento da qualidade na hora de decidir e montar uma grade de programação, para só aumentar o emburrecimento de um povo de um pais que só aumenta em quantidade e ignorância (cultural, esportiva, educacional, política).

Esse povo que já foi bem descrito no texto do FG, que não gosta de esporte, só quer saber é da festa se algum “brasileiro” vencer, seja no esporte mais chinfrim ou na F1.

A Elite na tv aberta. Os tontos manipulados, engolidores de lixo cultural que se esbaldem com o “Esquenta” e o Faustão aos Domingos e a enxurrada de novelas e video-show durante a semana.

Domingo de manhã? Futebol de areia, vôlei de praia, Bob Esponja…

Podem esperar, vão aumentar o valor da assinatura da tv a cabo já em 2015.

A ordem é nivelar por baixo em tudo.

“Tal como o governo, vamos emburrecer os mais burros e mais pobres” .A Rede Globo escancarou.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

O pior dessa história é que a Globo vai botar na TV fechada a mesma “qualidade” de transmissão e tempos “dispendidos” para reportagens daquilo que já faz na TV aberta a muito tempo.
Alguém duvida?
Acho que finalmente chegou a hora do “Grande Prêmio” montar um esquema de reportagens estruturado na Tv por internet, como já tem feito, aliás muito bem, dados os recursos financeiros de que dispõe.
Com essas novas Smart Tvs, ficou fácil dar uma banana para quem merece e migrarmos todos para onde se faz coisa boa para quem gosta (e não são poucos)!

Enquanto isso, Fórmula 1 no cabo aqui vamos nós!

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Isto já aconteceu em 1980, quando Emerson agonizava com o Copersucar e Piquet não passava de uma promessa.
Como a audiência (sempre ela) era a única coisa que importava, a Globo abriu mão da transmissão da F1.
A Bandeirantes abraçou a categoria e quase ganhou um (sem trocadilho) grande prêmio quando Piquet, para surpresa das pitonisas de plantão, sagrou-se vice-campeão mundial. Se não me engano, quem narrava as corridas na Band naquela época era um novato chamado Galvão Bueno, época em que o Primeiro Narrador da Globo ainda era Luciano do Valle (que uma vez falou que os carros faziam zig-zag na volta de apresentação para melhor distribuir a gasolina nos tanques de combustível).
Vendo a “m” que tinha feito a Globo voltou atrás, recuperou a transmissão a partir do ano seguinte quando Piquet conquistou seu primeiro título na categoria.
Receio que agora não haverá um novo Piquet para fazer a Globo rever sua posição.Como você disse Flávio, é uma tendência, pode ser para o ano que vem, pode ser um pouco depois, mas virá rapidamente.
Último pitaco! Quem sabe a Globo já esteja sabendo de um pé na bunda do Massa no final deste ano. Felipe Nars numa equipe nanica seria muito pouco para puxar a audiência.

Alemão
Alemão
9 anos atrás

Um exemplo desta merda que a Rede Globo faz atualmente e fez no passado é:
– Copa de 2010: Júlio César é o melhor goleiro do Mundo! Falhou feio e perdemos!!
– Copa de 2014: O Brasil tem a melhor defesa do mundo!…7×1! Tomou ferro! Cartinha da mamãe pela Globo…Luciano Hulk na concentração interrompendo os poucos treinos que fizeram…Oba Oba total!
…é uma puta papagaiada…começando por aquele que ganha milhões, mora em Mônaco, acompanha a F1 a 30 anos e até hoje comete erros idiotas nos comentários e fica endeusando os brasileiros!! Só o fato de colocar o Barrichello como comentarista, deixando vários jornalistas competentes de lado!!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

De um modo geral a TV aberta caiu em padrão. O mau gosto é geral, eu pouco assisto, na verdade. O futuro (quase presente) é cabo e mídias online. Eu acho melhor mesmo. A transmissão ficaria à cargo de um canal esportivo. Será que um dia acontecerá o mesmo com o futebol?????? “Difíci”viu!

Diego Santos
Diego Santos
9 anos atrás

Sites especializados em automobilismo fechando as portas em 3, 2, 1…

Mello
Mello
9 anos atrás

Resumindo: a Fórmula 1 hoje é para quem tem cérebro para entendê-la e dinheiro para pagar pela transmissão. Este não é o perfil do povo brasileiro, ainda.

Alan Lopes
Alan Lopes
9 anos atrás

Flávio, minha grande preocupação é que se migrar pra Sportv a qualidade das transmissões não vão ser muito diferentes, afinal lá o ufanismo é o mesmo. Em relação aos desafios ultrauniversais de pseudoesportes, concordo 100% contigo e dou o meu exemplo: em domingos que não tem F1 acordo no mesmo horário pra ver DTM, a cada dia que passa me interessa mais e mais a categoria alemã.

ignacio
ignacio
9 anos atrás

Kamarada Nostradamus.. contra fatos não há argumentos…Fico no aguardo daqueles números da mega-sena.. Grande texto.. 1 abraço!

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
9 anos atrás

Se isso se confirmar, a Globo só transmitirá o GP do Brasil e as demais etapas do mundial apenas quando outro herói nacional voltasse a alegrar as manhãs de domingo. Há algum tempo já troquei o som da TV pelo rádio e aconselho o mesmo. A melhor transmissão é a da Bradesco Esportes, do Grupo Bandeirantes.

regis
regis
9 anos atrás

Já postei umas trocentas mensagens em vários sites, inclusive no da globo,sportv…já deveriam ter feito isto a muito tempo. Só de lembrar das corridas que perdemos pela visita do papa ou do amistoso do Brasil x amontoado de gente pra ganhar dinheiro para CBF, e por fim cortar os treinos…hoje em dia é raro encontrar alguém que não tenha tv a cabo ou acesso a internet e não possa assistir as corridas por um canal realmente voltado para o esporte. Só façam uma coisa, levem o Reginaldo Leme para o Sportv, vai agregar e muito. Acho que vai ser muito melhor, vão dar liberdade total para as coberturas e nada de Rubinhos, Marianas perambulando pelo grid em busca das mesmas notícias de sempre e o melhor, nada de ufanismos patrióticos …quem vai assistir é quem curte corridas de carros, independente de ter brasileiro ao volante.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
9 anos atrás

No caso de a transmissão dos treinos classificatórios e das corridas passar totalmente para a SporTV, alguém sabe se existe algo que impede o Galvão e companhia de aparecerem por lá para narrar e comentar?

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Leonardo Costa
9 anos atrás

Uma pergunta.

É porque muitos comentam que se a transmissão da F-1 passar para a SporTV estarão livres do Galvão. Mas eu penso o seguinte: O Galvão é narrador da Globo, mas também apresenta programa na SporTV, e como a SporTV é da Globo, imagino que o Galvão poderia continuar narrando a F-1 no caso de uma mudança da transmissão da TV aberta para a TV a cabo.

Se isso acontecer, os que já estão aliviados pela possibilidade de assistir F-1 na TV a cabo sem narração do Galvão não terão seus sonhos realizados, já que a transmissão passaria para a SporTV junto com o Galvão, a não ser que exista algo que não permita que ele narre as corridas pelo outro canal, mesmo sendo do mesmo grupo.

HECTOR BRENTA
HECTOR BRENTA
9 anos atrás

Beleza!!” pra deixar de ouvir as baboseiras do galvao , ate na rede tv ta valendo!!!!
e a transmissao da globo è mais curta que um feriado, um pouco mais , mostram a bandeirada e jà colocam aquele gordo que nao è mais gordo , e que se veste mal pra caramba, ooo mal gosto!!!!
Viva o SportV

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
9 anos atrás

Lamentável. Sportv. Imagem na Net digital ruim. Padrão de imagem Globo só nas fechadas com pacotão HD. Mais money. É a sanha de que na republiqueta das bananinhas tudo tem que se pagar. Aqui onde moro pago até taxa de iluminação pública (entenderam: pago a luz do poste da prefeitura do Rio de janeiro). O país com um dos mais altos índices de impostos do mundo… De graça nem TV com qualidade… nem morrer de graça dá. País das Neymarices, onde o único esporte (?) é o chutebol, Um país onde o Flamengo é o lanterna e se sai a rua e se vê um monte de gente com a camisa do lanterna? Esporte a motor? Em um país de bêbados ao volante? Se vai passar mesmo no Sportv, por favor, aumentem o volume do microfone do Lito Cavalcanti.

alan
alan
9 anos atrás

Trsite noticia para o pais de fitibaldi, piquete e sena, muitas crianças carentes nao poderam torcer pelos seus idolos do brasil que fazem bonito nos exterior, acho que a questao merece atenção da Dilma ou da proxima presidenta, derepenta dar um incentivo para que se mantenha a transmissao pela globo ou a TVE do governo passar a trasmitir ou algo assim, sei la….. nao podemos aceitar essa derrota para o brasil do senna……

Joseas Ruela
Joseas Ruela
Reply to  alan
9 anos atrás

É o bolsa F1!

Rubem
Rubem
Reply to  alan
9 anos atrás

hahahahahahaha eu queria muito acreditar ser um troll…

arquiduque
arquiduque
Reply to  alan
9 anos atrás

Nossa Senhora, esse Alan, além de pacheco, é petista. Arghhhhhh. Só faltou o cara escrever BRASIL, AME-O OU DEIXE-O !!! Eu não sei o que é pior na vida, ser petista ou um nacionalista babaca !

sandro
sandro
9 anos atrás

Perfeito, a Globo só pensa em dinheiro, esporte pra ela é somente isso, dinheiro.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  sandro
9 anos atrás

tem gente que fala que a globo é esquerdista, outros que é direitista. a verdade é que a globo é globista mesmo – quer saber o que é melhor para ela.

Boca
Boca
9 anos atrás

Se o Reginaldo Leme comentar, tá valendo.
Osso (de dinossauro) vai ser aguentar o Lito Cavalcante…

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
Reply to  Boca
9 anos atrás

Lito Cavalcanti só agrada a quem não busca informações em outras fontes. Tanto ele quanto o Sérgio Maurício são ruins demais.

Rafael Bilibio
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Concordo.

Gus
Gus
9 anos atrás

Se a transmissão for mais direcionada (e entusiasta) na tv paga, será uma coisa boa para quem realmente gosta de automobilismo.

Marcelo Masili
9 anos atrás

A real é que o produto F1 terá um tratamento muito melhor e menos parcial. O futebol é tratado com o mesmo tipo de alienação nacionalista, e a gente vê o resultado – campeonato caído, qualidade pra lá de duvidosa, corrupção escancarada e nenhuma expectativa de mudança.

Sendo claro: se a Globo carregasse consigo a responsabilidade condizente com o tamanho do seu alcance e influência, o Brasil dava uma boa deslanchada. Mas isso é utopia.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Viva meu AZAmérica 900HD huhuuu….

Bruno
Bruno
9 anos atrás

Parece que a quatro rodas já não confia tanto na fonte; a notícia que ontem era “Globo desiste (…)” agora é “Globo pode desistir (…)”. Uma palavra foi alterada, e a certeza e o sentido da notícia mudaram completamente. Pena.

Fernando Passos
9 anos atrás

Quanto a F1 ser na TV fechada, para mim, beleza.

Tenho certeza que a qualidade das transmissões será melhor. Valorizarão o produto que têm nas mãos, principalmente porque saberão que estão fazendo para o pessoal que realmente gosta da coisa.

Agora, será que vai continuar com a Sportv no canal fechado?

Pelo que sei, a Fox entrou em uma negociação enorme com a Globosat, que incluia Libertadores, Copa do Brasil e F1.

http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2013/08/29/fox-acerta-com-globo-e-transmite-rio-2016-copa-de-2018-e-f1/

Espero que seja mesmo a FOX a transmitir as corridas ao vivo e não Sportv. Prefiro a equipe da Fox que tem você, Flavio, Rodrigo Mattar, Sérgio Lago, Thiago Alves e Felipe Motta. Tenho certeza que seria algo mais técnico e menos pacheco.

Abraços!

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
Reply to  Fernando Passos
9 anos atrás

A Fox não vai transmitir a Fórmula 1 no Brasil (e tomara que nunca aconteça). Esse rumor surgiu em 2013 e por lá ficou. A Globo já confirmou que não vai largar o osso em 2015.

Fernando Passos
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Quem você preferiria transmitindo as corridas?

FOX – Flavio Gomes, Rodrigo Mattar e Felipe Motta

Sportv – Sérgio Maurício (e aí, tá ligado), Reginaldo Leme (só tem acertado o tempo de pitstop de cada piloto) e Mariana Beker ou outro de plantão (que só trazem informações básicas e pachecas)

Fico com a FOX.

Abraços!

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Você já viu o tratamento que a Fox dá à Nascar? O que mais o canal faz além de transmitir as corridas? Nada! Tem reportagem “in loco”? Não! Tem programas especiais? Não. Portanto…. E não estou defendendo o Sportv, pois com a dupla Sérgio Maurício e Lito Cavalcanti não tem como a F1 no Brasil ficar melhor.

Rafael Preto
Rafael Preto
9 anos atrás

Animal o texto é a realidade!

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
9 anos atrás

Alô Flavio,

No primeiro momento causa impacto, como causou quando a Globo resolveu cortar o treino. Mas depois a ficha cai, e vejo até com bons olhos.

Pelo menos no canal a cabo vai assistir realmente quem gosta e entende de corrida, salvo um ou outro. Na TV aberta, o nome já fala, aberta, e daí qualquer um assiste, e quem não entende nada sai falando o que acha porque no dia que assistiu o Massa bateu, então pra este paraquedista o Massa é barbeiro, é isso ou aquilo.

Na TV a cabo será mais qualificado, a própria emissora poderá fazer um trabalho mais amplo, quem sabe Sergio Mauricio seja o titular (porque se já é um horror aguentar o Galvão, imagine Luiz Roberto?). Gosto do Sergio Mauricio, o Guto Nejaim que narra a MotoGP também é muito bom, e tem um cara que respeito muito e considero um dos melhores narradores de automobilismo do Brasil, Octavio Muniz, que narra o Brasileiro de Turismo, Esse é muito bom.

Eu só espero que se a Fórmula 1 for mesmo para o SporTV, que fique lá sempre, e que depois a Globo não venha fazer a palhaçada como fez com a Stock Car, domingo, tirando do SporTV e começando a transmissão com os carros já na volta de apresentação e cortando o pódio. Que fique então só no canal a cabo, mesmo no GP do Brasil.

Um abraço.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

falando do lado egoísta, eu tenho TV a cabo então melhor assim! que levem o Reginaldo Leme pra lá!
Outro dia ouvi dizer que chamaram o Rubinho pra comentar corridas, pra tentar salvar audiência! pro povão o Rubinho é um zero a esquerda, ninguém respeita o cara.

O que acho engraçado, é que a Indy tem brasileiro disputando campeonato faz 3 anos seguidos, ganhando 500 milhas, e a Band CAGA pra Indy. mal transmite todas as corridas, ou nem transmite por inteiro.
Por que a F1 pesa tanto a mais? a Globo que sabe administrar melhor? ou a Band que faz menos “brasileirada” ?

Eric
Eric
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Eu acho que é porque a Indy é mais sem graça ainda aos olhos da galera.

Cesar Machado
Cesar Machado
9 anos atrás

A Globo tem muita culpa pela baixa audiência, criando a falsa expectativa e muito mais. Mas a própria F1 tem uma culpa muito grande (acho que dá pra dizer 50%/50%) com suas regras e normas restritoras e porque não malucas.
Criando um ambiente quase hospitalar nos boxes, proibindo os pilotos de comemorarem uma vitoria (lembra da penalidade sobre o Vettel quando ele deu zerinhos pra comemorar?), impedindo o público de entrar na pista na hora da entrega dos prêmios (porque só em Monza?) e interferindo no modo como os pilotos conduzem na corrida (As disputas entre Massa e Hamilton ou Massa e uma RedBul, não me lembro qual e onde, que disputaram posição até na área de escape uns 3 anos atrás, hoje seria passível de punição!),
Transformaram a F1 numa corrida engessada, que dá sono de assistir…
Bom, adoro esporte a motor e tenho o Sportv e Fox Sport, dá pra acompanhar um bom número de corridas por esses canais.

pedro adolfo
pedro adolfo
9 anos atrás

Buenas!
Que vergonha.
Na Argentina, que é um “paizinho” sendo nóes brasileiros, as “carreras” passam na televisão aberta.
Até o Turismo Carretera, que possui canal próprio por assinatura, passa no canal aberto, pela internet, pela televisão estatal, através do programa “automobilismo para todos” (canal 7 e outros).
E nos países “hermanos”, existe os Canais FOX que passam tudo de automobilismo.
Abraço.
Pedrão.

Ps. A equipe LADA liderou quase toa a corrida do WTCC na Argentina, chegando em segundo na corrida final, perdendo o primeiro apenas no fim para “Pechito Lopes”.
Abraço.

Denis
Denis
9 anos atrás

Também acho que essa é a tendencia… TV aberta prefere esportes “curtos”, por isso os malditos “desafios internacionais”. Até a Nascar no EUA é transmitida na maioria das corridas, em tv a cabo. Provavelmente até melhore a qualidade da transmissão da F1 no cabo. Além disso, acho que em nenhum pais o automobilismo tem tantos adoradores que garantam altos níveis de ibope em quando estão no ar em TV aberta. Infelizmente acho que ainda somos a minoria…

Denis
Denis
Reply to  Denis
9 anos atrás

Ou vão fazer como fizeram com o UFC: compraram os direitos, mas transmitem somente um resuminho no meio da madruga… é não é so a Globo,.. Band cansa de fazer isso com a Indy.

Zé Clemente
Zé Clemente
9 anos atrás

Inevitável. O fim da tv aberta é uma questão de tempo. O fim para os melhores conteúdos, ficando na aberta o feijão com arroz. Resta saber o que deve ser melhor numa transmissão nesse modo. Se a equipe continua a mesma então não muda nada. Mas dita equipe não é eterna. Aí seria muito interessante imaginar o que a Globo prevê para o futuro dessa equipe. Acho que isso é um dos ingredientes da opção pelo cabo. Depois que mudarem definitivamente, com brasileiros ganhando, ou perdendo, ou até sem eles, haverá audiencia da F1 no Brasil. A modalidade já enraizou e isso não deve mudar mais.

TNZ
TNZ
9 anos atrás

O melhor disso é que só vai assistir quem gosta e quem entende, ou seja, vai acabar aquela estória de que sem Senna nossos domingos não tem mais graça, que o Massa, o Barrichelo ou qualquer outro brasileiro que vá correr na F1, são e sempre serão espelhados em Senna. Sem falar na melhor notícia que está escondida nessa matéria que é a exclusão do Galvão Bueno da narração da F1. Duvido que ele vá narrar no Sportv.

Eric
Eric
Reply to  TNZ
9 anos atrás

Tomara que não vá mesmo! Rezo para isso!

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
9 anos atrás

Eu adoro jornalista que escreve “pode”. “Globo pode desistir da F-1 ao vivo a partir de 2015”. “Decisão pode encerrar 44 anos de transmissões pela TV aberta…”. Então, vou cravar: Rússia pode ganhar a Copa de 2018. Sim, pode! Porque já está classificada, pois é o país sede. Ou banca a informação e, se confirmada, dá um tremendo “furo”, ou não publica boato. Aí, lá na frente, se a transmissão continuar em TV aberta, vai dizer: “Olha, eu não afirmei, escrevi “pode”… Como diz meu tio: Pode, um negócio desse?

cesar
cesar
9 anos atrás

Isso não é novidade. Na final da década de 70 a TV Tupi transmitiu algumas temporadas – não lembro quantas – numa época em que não havia pilotos brasileiros se destacando. Se não me engano, só voltou a ser transmitida pela Globo quando apareceu o Nelson Piquet.

Pedro Wolthers
Pedro Wolthers
Reply to  cesar
9 anos atrás

Tv Bandeirantes com Galvão Bueno.

Eric
Eric
9 anos atrás

Esse é o caminho e a tendencia mundial.
Acredito que o produto entregue será muito melhor, pra quem realmente gosta, vai ter uma transmissao de muito mais qualidade e informação. A Globo entrega o minimo do minimo, eu particularmente preferi muito mais o que assisti na Sportv, com dois treinos ao vivo, do que na Globo todos esses anos.
É uma pena e injusto para as pessoas que gostam e não tem condições de arcar com uma tv paga. Mas visto o que foi com os celulares, o Brasil tem grande mercado para massificar a tv paga e barateá-la.
Rumo a tv paga, fica de fora Galvão, por favor (o grande beneficio é ficar livre de vc)! Continua com seus jantares com equipes e pilotos e nos deixe em paz! O Reginaldo tem que continuar e ir pra sportv!