A FORÇA DA GRANA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 12 de agosto de 2014 - 19:07F-1

A FORÇA DA GRANA

agrananosacoSÃO PAULO (vixe) – A lista é do “Business Book GP 2014″, gente bem informada, que tem ótimas fontes quando se trata de destrinchar os negócios da F-1. Tem os salários de todos os pilotos neste ano. E traz algumas surpresas. Os mais bem pagos são Alonso, Vettel e Raikkonen. Os três, de acordo com a publicação, ganham a mesma coisa: 67 milhões de dilmas por ano.

Kimi fez um contratão, é o que concluo. Alonso deve pensar o mesmo. Tempestade à vista em Maranello. Não faz o menor sentido o espanhol ganhar o mesmo que o finlandês. Esse empresário de Raikkonen não é fraco, não. E olha que corre o risco, o time, de pagar para ele ficar em casa no ano que vem, caso aconteça o que é bem provável — o mesmo que em 2010 e 2011, quando a Ferrari teve de se livrar dele para contratar Alonso.

Na Mercedes, a diferença de Hamilton para Rosberg é enorme: 61 a 37. Sempre em milhões de reais por ano, é bom que se diga.

OK, faço a conta para vocês. O trio milionário do topo da pirâmide ganha quase 5,6 milhões de reais por mês. Fora os benefícios, como vale-transporte e ticket-refeição. Hamilton fatura um tiquinho a menos, 5 paus por mês. Não sairia da McLaren por pouco. É o mesmo salário do Faustão. Rosberguinho, líder do Mundial, embolsa 3 toneladas de alcatre a cada 30 dias. Se for campeão, a Mercedes vai ter de abrir o cofre.

Kobayashi e Ericsson, pobrecitos, ganham a miséria de 38 mil reais por mês. Menos que o Victor Martins. Massa leva 13 milhões por ano, contra 4 de Bottas. Felipe, nos tempos de Ferrari, ganhava mais. Valtteri, ano que vem, vai querer reajuste.

Nenhuma equipe confirma os valores, claro. Mas estão bem próximos da realidade.

41 comentários

  1. Victor disse:

    Salário Liquido ou Bruto?

  2. Ricardo disse:

    Isso aí é o que dizem que ganham. Resta saber quanto disso aí vai pra eles mesmo e quanto vai pra equipe. A maioria dessas equipes são uma máquina de lavar dinheiro e o piloto com certeza tá envolvido nisso.

  3. Anselmo Coyote disse:

    Eu não falo mais sobre Alonso. Ele tem umas passagens muito obscuras na F1, mas tudo certo, pois está em conformidade com o comportamento generalizado naquele ambiente “Onde os Fracos Não Tem Vez”. Mas é um excelente pilolo.

    Falo do Raikkonen, meu piloto preferido. Vou chover no molhado.
    Em entrevista recente, perguntado o porque da performance abaixo da esperada o finlandês campeão do mundo e duas vezes vice campeão correndo contra Schumacher e Alonso, disse que as reações do carro são contrárias às que ele espera e está acostumadoa lidar.]

    Ao que me parece não há nitidamente um favorecimento do espanhol em detrimento do filandês, ou seja, o equipamento é igual. Mas as tocadas de cada um são muito diferentes. Embora os carros sejam uma porcaria, parece que o Alonso está mais a vontade.

    Dadoao tempo passado já transcorrido (etapas realizadas) fica claro que duas carrocinhas diferentes para pilotos co tocadas
    diferentes n]ao é a fórmula ideal. E a construção do carro favorece mais aquele ou este acerto. Comisso aco que o Raikkonen acabou prejudicado.

    Não acredito,nem credito meramente ao talento, o fato de o Raikkoen e oVettel estarem colhendo resultados tão pifios. Ainda que perdessem para os companheiros a distância teria de ser necessariamente melhor, pois nenhum dos dois (]vettel e Raikkoen) não esquecerem como é dirigir um F1.

    Quanto aos salários, acho que a Ferrari faz o que achou correto ao apostar naquele que “fez chover” cim uma Lotus preta. É possível que estejam trabalhando num projeto que atentam aos dois.

    Tiro no pé ee entendo como a William contratar Rubinho, Maldonadoe em seg Massa.Podiam ter co tratado o Kimi.

  4. Nikolas Spagnol disse:

    Temos que levar em conta que esses salários da turma do fundão são ilusórios, já que esses pilotos levam muito mais patrocínio para suas equipes – quando não dinheiro do próprio bolso! – do que efetivamente “ganham” de salário. Na prática, há muitos pilotos na F1 que saem no vermelho, ou seja, pagam pra correr. Deve ser uma exigência da FIA, porém, que os pilotos tenham contratos assinados e recebam salários e tal.

  5. Paulo F. disse:

    Rossi trocou um caminhão de dinheiro da Ducati por uma moto que daria a vitória de novo a ele. Esse é o caminho para Alonso. Mas ele não parece estar disposto a abrir mão da $$$$$!
    O Raikkonen é gênio! Deu o nó no l’avvocato ! E tira a uma grana preta da escuderia!

  6. RENE FERNANDES disse:

    Umpf!!! Não sei o motivo para mostrar o salário de miséria dessa cambada de fudidos….Deixa eu continuar minha partida de Monopoly…

  7. Eltontoptec disse:

    Cara, se você não der um bônus urgente pro Vitor Martins você pode acabar com o Kobayashi na direção do GP.

  8. Chupez Alonso! disse:

    Kobayashi e Ericsson, sinceramente, deveriam buscar outra coisa pra fazer.

    Até o Cacá Bueno ganha mais.

  9. David Santos disse:

    Estes números podem mudar espetacularmente principalmente para os chamados pilotos-top (Alonso e Hamilton). O Hamilton já pediu a Mercedes 90 milhões de euros (cerca de R$270 milhões) para 2016-2018; e o El Fodon pediu nada mais ou nada menos que 105 milhões de euros (mais ou menos uns R$320 milhões) por três anos. Pra eles pedirem estes números absurdos éh porque confiam no “taco” que têm. Creio que não será difícil para a Mercedes e Ferrari ratificarem o acordo!

    • Leonardo Costa disse:

      Se você faz o que todo mundo faz, você ganha o que todo mundo ganha.
      Se você faz o que poucos fazem, você ganha o que poucos ganham.
      Se você faz o que ninguém faz, você escolhe quanto quer ganhar.

      Alguém disse isso ou algo parecido, mas não me lembro quem foi.

  10. Paulo Z disse:

    kkkkkkkkk..a do VM foi fod@!

  11. John Player disse:

    3 coisas:

    1 – A Ferrari fez 2 cagadas: (1) Contratou o Raikkonen…(2) E ofereceu (ou aceitou pagar) o mesmo salário do Alonso. Por muito menos, até o Kobayashi estaria rendendo mais que o finlandês.

    2 – Não há razão para tanta diferença salarial entre Massa e Bottas. E Bottas vai mostrar isso na hora de renovar contrato (se já não está cobrando hoje)

    3 – No caso de Alonso, Vettel e Hamilton, o que ganham é justo. Campeão, talentoso e motivado (não aceita derrota) merece salário de campeão.

    O restante, Rosberg, Bottas, Ricciardo ….salario de campeão só quando tiver o título no currículo.

    Pela METADE do salário do Raikkonen, desmotivado, rabugento, burocrático e reclamão, a Ferrari teria acertado se buscasse ao invés do finlandês, um talento e futuro campeão como Hulkenberg.

  12. Marcos disse:

    Você ficou mesmo surpreso ? Por conta de quem, Raikkonen ?

    Honestamente, se tivesse que montar uma lista acho que o resultado seria o mesmo. Uma pena por Button, que aparentemente está em uma descendente (nem foi citado), apesar do título mundial.

    E o Ricciardo ?

  13. Andre Martins disse:

    Mas quem paga as despesas com passagens aérea, hotel, alimentação em finais de semana de grande prêmios?

  14. Joseas Ruela disse:

    Divulgar o cebola de cada um gera muita confusão.
    Claro que são contratos assinados e quem assinou, concordou.
    Mas, acreditando na lista, o Botas e o Ricardo devem estar muito p. da vida.

  15. CARLOS PIMENTA disse:

    que ergue e destrói coisas belas… A F1 talvez ??

  16. Antonio disse:

    ferrari jogou dinheiro fora com o raikkonen

  17. Cláudio F1 disse:

    Nunca imaginei ter inveja do SonyEricsson, kkk!!

  18. Mauricio Camargo disse:

    Bom emprego esse.

  19. Chupez Alonso! disse:

    A equiparação salarial entre Alonso e Raikkonen é completamente absurda e surreal.

    Isso só mostra a importância do empresário e do marketing na F1.

    Raikkonen foi campeão do mundo pela Ferrari, tendo corrido 1/2 dos anos que o Viceonso corre lá sem nunca ter sido.

    Alonso deveria ganhar a metade do valor do salário que ganha o Raikkonen e 1/4 do valor que ganha o Ve44el.

    • Genesco Junior disse:

      Meu Deus, este maluco que posta estas coisas é uma ameba mesmo… Como consegue escrever lixarada inútil…

    • Peter disse:

      Verdade

      Alonso pode ser o melhor, mas nunca ganhou com a ferrari, e para ela é somente isso que importa.

      Ele não deveria ganhar menos que o Raikkonen, mas também não mais.

      Se pegarmos como base 2012 e 2013, que serviram de base para que a Ferrari contratasse o Raikkonen, é fato que ambos tiveram desempenhos espetaculares e similares, o que justifica a igualdade salarial.

  20. Fabiano disse:

    A Ferrari fez um negocião trocando o Massa pelo Raikkonen….

  21. Paulo Pinto disse:

    Raikkonen não está rendendo na pista o que ganha na Ferrari. Mas, é bom que se diga, o finlandês foi quem levantou o último campeonato de pilotos para a equipe, no primeiro ano dirigindo as “vermelhinhas”.

    Enquanto isso, Alonso está “tirando leite de pedra” (e grana do vermelho cofre), pelo quinto ano consecutivo na Ferrari.
    E necas de campeonatos.

  22. Dam Patrício disse:

    Deveria haver algum jeito de a Ferrari encostar o Raikkonen na STR e trazer um jovem de la, mesmo que bancando salário (tipo o que o corinthians fez com Emerson Shake…..)!

  23. Hausensson disse:

    38 mil pra andar no fundão?!?!?

    Eu aceito metade pra fazer a mesma coisa, kkkkk…

  24. disse:

    O Kvyat está feliz da vida.

  25. Rolf Gumpert disse:

    Considerando o que alguns praticantes do Ludopédio ganham, está de bom tamanho.

    Mas, tanto para o Futebol quanto para a F1, são valores absurdos considerando-se a realidade da economia atual (e qualquer outra realidade).

    • JAILSON SANTANA disse:

      Talvez vc ainda não tenha percebido, mas, piloto de automobilismo é uma profissão de risco. Não é esporte !
      E como toda profissão de risco, exige uma remuneração condizente com todo o cenário.

      Assim sendo, tem pilotos aí correndo risco “por nada”.

  26. Marcelo disse:

    Seria o sorrisão do canguru alegre a prova derradeira de que dinheiro não traz felicidade? O salário do vettel é 29 vezes maior que o dele, quase uma vez pra cada dente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>