A GUERRA

SÃO PAULO (quando um não quer…) – Acho que todos, quando crianças, já passamos por situações assim. A briga com o irmão, ou com o primo, ou com o amiguinho, e quando os adultos chegam para resolver a parada, um fala: “Foi ele que começou!”. E o outro responde na hora: “Eu não, foi ele!”.

Pois quando e quem começou a briga entre Hamilton e Rosberg? Renan do Couto faz um levantamento de todos os atritos deste ano na matéria de capa do Grande Prêmio de hoje. Leiam com atenção e julguem os dois. Depois respondam: quem tem razão? E respondam também: quem será o campeão?

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

Fácil, Rosberg tem razão e acho que será o campeão

RFO
RFO
9 anos atrás

Flávio, essa questão coloca em xeque-mate a F1, ou se preferir, em uma verdadeira sinuca-de-bico.

Ora, sempre há uma equipe se destacando das demais – porque são raras brigas de título entre carros diferentes – e cada equipe possui dois carros, sempre haverá guerra

Enquanto houver dois pilotos da mesma equipe disputando o título – e é a situação mais comum, salvo casos de segundo-píloto oficiais como Barrichello, Massa, etc – a F1 vai se ver nessa cilada: como administrar uma disputa pelo título sem permitir que ocorra disputa? Não podem se tocar? Não podem por o companheiro em risco? Mas existe disputa sem risco? É óbvio que não.

Deixo uma sugestão bizarra para esse dilema:

– Que se oficialize o primeiro e segundo piloto dentro da equipe. o A e o B.
– Que se acabe com qualquer disputa entre A e B, (A sempre terá prioridade)
– Que se permita disputas somente entre equipes diferentes
– E por fim, que se crie dois campeonatos de pilotos, um para A’s e outro para B’s, com premiação, colocação, pontuação e troféus totalmente apartados.

Isso traria alguns desdobramentos interessantes, assunto para outro post. Me parece a única forma de se continuar com o atual modelo de dois carros por equipe conferindo alguma “graça” para a categoria.

John Player
John Player
9 anos atrás

Segundo a AutoSport, a McLaren está de olho em Vettel e Alonso para fazer dupla com Magnussen, com a chegada da Honda.

“Um dos nomes desejados era o de Lewis Hamilton. Mas a boa perspectiva da Mercedes para os próximos anos, apesar da crise interna com Nico Rosberg, não torna o retorno interessante para o britânico, que tem contrato até 2015. Agora, a McLaren concentra seus esforços em outros dois campeões, estrelas dos últimos mundiais: Sebastian Vettel e Fernando Alonso”

Eu, se fosse dirigente da Mclaren/Honda, formaria a dupla Vettel – Magnussen.

Seria o desespero na pista para Alonso. Magnussen mostrou que pode assombrar o espanhol na pista ao disputar uma posição, como o Vettel já fez e faz, em algumas corridas

Porém, o espanhol pode se dar bem com isso, sair da Ferrari decadente e ocupar a vaga de Vettel na RBR, seu objeto de desejo dos últimos anos.

renato
renato
9 anos atrás

Renan deveria escrever sobre outras coisas. Publica opiniões pessoais equivocadas como verdades, de automobilismo sabe tanto quanto um leigo.

hamimimilton
hamimimilton
9 anos atrás

aposto no ricciardo

FAB1000
FAB1000
9 anos atrás

Acho que o Hamilton é tão obcecado pela história do Senna, com todos os seus conflitos, que parece querer fazer igual. Até nas reclamações públicas, jogando para a torcida, quando não deveria fazer.

O fato de reclamar do espaço não dado pelo companheiro, se deve provavelmente a acertos internos da equipe, exatamente para que não colidam.

Sobre o acidente, todo mundo está falando do Rosberg fdp, que mirou no pneu, que virou para a direita intencionalmente, mesmo diminuindo a velocidade senão o toque seria contra a roda dianteira dele , mas ninguém está comentando se o infortúnio tivesse sido ao contrário. Com o Hamilton se saindo bem da fechada e o Rosberg perdendo bico, quebrando suspensão, sido catapultado com o toque das rodas, etc, e ficando fora. Na hora do enrosco, não poderia ter sido ao contrário? Se fosse, o que todos estariam dizendo agora?

Ele certamente é mais piloto, mas se o Rosberg não tiver nenhuma quebra, leva o título. E assim, corre-se o risco do Hamilton voltar para a McLaren, já que ainda não renovou o contrato, com a Honda pagando o caminhão de dinheiro que ele pediu a Mercedes. Principalmente porque o Choronso não vai conseguir se livrar do dele com a Ferrari.

John Player
John Player
9 anos atrás

Não tem esse mimimi de procurar quem começou a briga.
Homens e CAMPEÕES não ficam nessa conversinha
Qualquer um dos dois que for campeão este ano, fez por merecer. Gostem ou não.
Nenhum dos dois é santo e são muito bons pilotos. Hamilton é mais arrojado e Rosberg mais calculista. Ambos muito velozes e merecem estar disputando o título com o melhor carro do grid.
O resto ( a atenção toda ao mimimi e a rivalidade) é farofa.
Vamos focar na pista.

Fernando de Carvalho
Fernando de Carvalho
9 anos atrás

Análise interessante no link abaixo, com retrospectiva do ano entre Nico e Luiz.

http://www.totalrace.com.br/blog/blogdoico/2014/08/26/a-dramatizacao-da-normalidade/

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Hamilton é mais piloto, mas tem cabeça mais fraca. Além de não ser alemão. Aposto em Nico.

Rubens Junior
Rubens Junior
9 anos atrás

Devolvam os pontos que tiraram do Ricardão na primeira corrida que essa briga ficará melhor ainda.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Rubens Junior
9 anos atrás

Concordo.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Coloquem o Kvyat no lugar do Vettel e a luta pelos construtores também ficará melhor ainda.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Coloquem o Bottas no lugar do Alonso e a Ferrari melhora.

beto
beto
Reply to  Rubens Junior
9 anos atrás

apoio

Boca
Boca
9 anos atrás

Cara, todo mundo fala de jogo mental, que a cabeça de Hamilton é um pudim…
Tá certo que ele vacilou em dois treinos, na hora do “vamo ver”, mas o cara que tá passando pelas quebras e infortúnios em corridas e treinos, que tirou duas vezes uma diferença de 25 pontos, que largou em último duas vezes e chegou no pódio, não pode ser considerado fraco mentalmente.

Sylvio
Sylvio
9 anos atrás

Não importa de quem é a culpa. A responsabilidade é da Mercedes. A gestão do tipo “se ele não alivia eu também não alivio” só interessa aos outros… Ricciardo que o diga.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Rosberg mandou recado, ou Hamilton deixa mais espaço na pista, ou mais choques irão ocorrer! Lewis joga duro, tem mania de não dar espaço. Curiosamente, em época de DRS, muitas ultrapassagens são feitas sem uso da “asa”…o alemão quer espaço na pista!!!

Rosberg não tem mais nada a perder na Mercedes, se não for campeão, pode abandonar a equipe. Se for campeão(no grito), provavelmente ganha outro prêmio, a saída imediata de Hamilton na equipe. Niki Lauda tinha razão…

Lauda afirma que é preciso ser “canalha” para ter sucesso na F1: “Diga um bonzinho que venceu. Alonso?”
http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/lauda-afirma-que-e-preciso-ser-canalha-para-ter-sucesso-na-f1-diga-um-bonzinho-que-venceu-alonso

Rosberg agora pertence ao seleto clube de “Dick Vigarista” ao lado de Prost, Senna, Schumacher, Alonso, Vettel e Hamilton…

Entre os grandes não existe “santinhos” na Formula Um, quem quer fazer história joga pesado. Um alemão campeão em um carro alemão seria histórico no mundial. Rosberg no mínimo foi genial, tirou Lewis da prova sem ao menos tomar punição(para a direção de prova, foi apenas um acidente de corrida). Rosberg esta em dupla vantagem, Lewis deve estar ‘explodindo’ mentalmente, e sequer pode jogar o carro em cima, esta atrás na pontuação…

Mclaren e Alonso devem estar adorando essa briga! O espanhol visando uma vaga na Mercedes! Mclaren sonhando com a volta do piloto inglês…

GustavoE
GustavoE
9 anos atrás

Essa disputa está sensacional. A F-1 está muito mais divertida. Depois de uns dez anos eles fazem as pazes e tudo fica bem. Queriam tornar a F-1 mais atrativa? Pois bem, ´parece que rivalidades e disputas ajudam, e muito.

E por falar em briga, o que foi aquilo Milton Neves vs. Datena. Quem é o Rosberg deles? Ah, ah ah…piada!

Maurício MV.
Maurício MV.
9 anos atrás

Ao admitir que o toque no pneu do carro de Hamilton foi proposital Rosberg deveria ter os pontos caçados, como aconteceu com Schumacher em 97 após o toque em Villeneuve.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Maurício MV.
9 anos atrás

E porque não teve em 1994 quando bateu deliberadamente do Hill?

John Player
John Player
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Por que não teve com Prost e Senna.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Prost jamais admitiu, John Player, e Senna só admitiu um ano mais tarde. E Schumacher, também, se não me engano nunca admitiu. É que contra o Villeneuve foi tão claro, mais de um movimento, e estava se tornando rotina na carreira dele, que a FIA resolveu punir.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Muito bom o Renan, menino inteligente!

Pedro Simoes
Pedro Simoes
9 anos atrás

Lewis campeão

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Felizmente o campeão não será o Al Onso. E isso há 8 anos and counting…

O crime não compensa.

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Hamilton tem razão e será o campeão!

Adalberto Salomão Mitne
Adalberto Salomão Mitne
9 anos atrás

Flávio, achei um vídeo que mostra, de uma vez por todas, o motivo da discórdia…https://www.youtube.com/watch?v=a6iO3TQjXp4#t=39

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Adalberto Salomão Mitne
9 anos atrás

Hahahaha, esse cara teve presença de espírito! Movimento Schumacheriano, sensacional!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Go HAM - hard as a motherf**ker!
9 anos atrás

Herr Hepta fazendo escola.

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Especulação 1: será que o rosberg continua na Mercedes no próximo ano? Se não for ficar, talvez se explique mais facilmente a estourada dele agora.
Especulação 2: o rosberg deve imaginar que ou ganha esse ano ou não ganha mais. Nunca pareceu ser um piloto fora de série e é a primeira, e talvez a última, vez que terá nas mãos um carro fora de série.
Especulação 3: ganha o rosberg esse ano. pelo seguinte: quem vocês acham que fará mais voltas rápidas esse ano – hamilton ou o rosberg? Acho que o hamilton. Agora, quem vocês acham que fará mais barbeiragens até o fim do ano? Acho que o hamilton. De vacilo em vacilo, o hamilton entregará o campeonato para o rosberg,
Especulação 4: e se o ricciardo ganhar a próxima? os pessoal das “mercs” segura a onda?

Luis
Luis
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Cara, fantástico, principalmente, a última especulação! Sem mais.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

1. O Rosberg já assinou para até 2016.
2. Sim, tem que aproveitar essa fase da mercedes pq ano que vem provavelmente o Newey dê um jeito na Red Bull e para 2016 teremos a Honda com a Mclaren com uma temmporada de acertos completa em 2015,
3. è isso mesmo, Amilton é inconstante e inconsequente.
4. Pode ser que Ricardão chegue perto, mas não acredito em campeonato, se acontecer será zebra como aconteceu com Kimi.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Ricciardo se aproximou e a RB melhorou, mas de forma alguma se compara com 2007, em que a McLaren era só um pouco melhor, e alternava vitórias com a Ferrari. Nas 3 vitórias do Ricciardo, a Mercedes teve problemas com os dois carros (na Hungria, Lewis largou no fundão e o safety car ferrou os 4 primeiros, Rosberg, Vettel, Bottas e Alonso). Isso não tira o mérito do australiano, que para mim é o melhor piloto do ano. Mas em condições normais, ninguém segura as Mercedes.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Flavio, estimado escriba, está excelente a matéria assinada pelo Renan do Couto, no Grande Prêmio. Essa briga pode até ter começado com a ordem para o Rosberg não atacar o Hamilton, em 2013, como lembrou o Rolemberg, aí nos comentários às 11:51.
Penso, no entanto, que foi após as quatro vitórias seguidas do Hamilton, nesta temporada de 2014, que o Rosberg, em Mônaco, desatou essa sangria.
Não há um mais culpado que o outro, todos são pecadores, pilotos e dirigentes.
O campeonato de equipes já é da Mercedes, mas o de pilotos ainda está em aberto. Rosberg é o favorito, mas torço pelo Hamilton. Vamos ver o que vai dar.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Com dois pilotos “equivalentes”, essa briga tinha tudo pra esquentar, uma hora ou outra.

Como falasse o Rosberg é mais frio, irônico, conhece bem o Hamilton e sabe que esse era o caminho para o título, tentar fazer o Hamilton perder a cabeça, e conseguiu.

Sem dúvida o Hamilton é mais piloto, se colocarem os dois para fazer um for-fun em qualquer pista do mundo “sem pressão”, ele leva com boa margem, pra mim junto do Alonso são os dois pilotos que melhor “defendem” posições, passar eles é uma guerra.

Com certeza da missa nós não sabemos a metade, mas creio que o Rosberg começou a jogar em Mônaco, lá era a chance dele fazer a pole, e sabia que ia colocar um caminhão de dúvidas na cabeça do Hamilton, que acusou o golpe, não sei se ele teve a intenção de sair da pista, mas ele viu que essa tática era a saída pro titulo.

Acho que o Hamilton tem até razão em reclamar, mas ele tem que mostrar na pista essa razão, não adianta ficar falando, ele tem q simplesmente fazer o que o Rosberg faz, vai pescar e grava um vídeo se fazendo de santo, só pra irritar.

O Hamilton transparece essa aflição, por isso acho que o Rosberg leva o título, pode ter certeza que o Rosberg vai tentar já nas próximas provas “minar” o Hamilton e essa bomba vai estourar de vez.

Hamilton não deve ficar para 2015, volta para a Mclaren!

E pra mim a Mercedes não quer assumir, mas que seria ótimo ter um alemão campeão correndo com um carro “Caseiro” isso seria.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Alex Santos
9 anos atrás

Mas ele faz isso. O cara por duas vezes seguidas largou praticamente em último, consequência de quebras seguidas(coincidentemente depois de quatro vitórias seguidas tbm, não esqueçam disso) e chegou em 3º e ainda tem que mostrar na pista o quê mais?..

Agora reclamar, ele reclama mesmo. Joga a m..da toda no ventilador e que se dane o resto.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Zé Tros
9 anos atrás

Ele tem que parar de pipocar em momentos decisivos. Está 8×4 para o Rosberg emtreinos. Ok, Lewis teve problemas 2 vezes, mas isso deixaria, no máximo, em 6×6. Muito pouco para o cara que dizem ser o mais rápido do grid em volta lançada.

Lewis andou melhor o fim de semana inteiro no Canadá e perdeu no Q3. Dominou fácil em Spa e perdeu no Q3. Pipocou no Q3 na Áustria. Sem esses erros, nem haveria todas as chances do Rosberg de ser Dick Vigarista.

Andre
Andre
9 anos atrás

Li a materia. Acho que faltou um pouco de enfase em alguns episodios.

Realmente acho que comecou no Bahrein onde Rosberg em uma situacao muito parecida com a da Belgica tem que tirar o pe e manobrar pra esquerda pra nao ter a asa arrancada pela trajetoria de Hamilton. Ele comentou que foi uma defesa muito agressiva se me lembro bem pra Sky.
Depois na Hungria com Hamilton jogando ele pra fora na segunda curva no final da corrida, tambem bem agressivo.
“I was trying to make a point…” e bem simples, se e que ele declarou desta forma.
Se em ambos os casos anteriores ele nao tivesse aliviado pro Hamilton eles teriam ambos ido parar na brita. Desta vez ele estava disposto a mostrar o resultado.

Luis
Luis
Reply to  Andre
9 anos atrás

Porém, espalhar, igual o amigo de cima citou o Alonso, é permitido. Até porque, é permitido, se não fosse, não o fariam. O de trás tem que recolher, não há pista para passar, se não vira carrinho de topa-topa. Agora, como Rosberg disse: eu estava tentando mostrar o ponto….ora, há essa regra aí? Que Hamilton não deve espalhar? Você espalhar com o outro carro atrás é uma coisa, você espalhar, com o outro atrás, é bem diferente….. e o onboard não mente, se ele mantivesse a trajetória, não iria bater, simples..

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Luis
9 anos atrás

E no Canadá já havia acontecido isso. Rosberg espalhou pra cima de Hamilton na primeira curva, por pouco eles não se batem.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Luis
9 anos atrás

O “ponto”, pelo que entendi, é que a equipe sempre pediu para não forçarem demais um contra o outro, e Lewis vinha forçando e Rosberg aliviando. Concordo que Rosberg forçou na largada do Canadá, mas fora as duas que citaram do Lewis, ele jogou o Rosberg para fora, também, na largada do Bahrein.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

São dois menininhos chatos, mimados e reclamões. Mas como piloto prefiro que ganhe o Hamilton, é daquele tipo que faz valer o ingresso, dá espetáculo, ainda que faça umas merdas no meio do caminho.

Ronald
Ronald
9 anos atrás

O Ricciardo.

Francisco
Francisco
9 anos atrás

Não acho que Rosberg bateu de propósito. Não é uma ciência exata: “Vou tocar ali e o pneu vai furar” . Acontecem toques assim o tempo todo e nada de pneu furado. Se fosse o contrário iriam falar que o Rosberg fechou a porta e causou o toque. Hamilton é um chorão, essa F1 de hj é cheia deles, Vetel então so falta chamar o papai e mamae.

Luis
Luis
Reply to  Francisco
9 anos atrás

Veja o onboard, quem não quer topar, não vira para onde não há espaço, é simples, igual 2 + 2.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Francisco
9 anos atrás

Faltou citar o Alonso, que chilicou várias vezes este ano. Ri muito quando disse no rádio: “Vettel tem que me devolver a posição A-G-O-R-A!”

Kleodolfo
Kleodolfo
9 anos atrás

Faltou o conflito nos bastidores. As declarações pesadas do Hamilton (dormia no sofá enquanto nico em iates, etc).

Joseas Ruela
Joseas Ruela
9 anos atrás

Como brasileiro, gostaria que o Zaca e/ou o Barrica tivéssem este tipo de problema, o que não aconteceu, infelizmente.
Não consigo dizer quem tem razão, se a motivação for o campeonato.
Pra mim, ganha o Hamilton, pois é melhor de braço.
O jogo é jogado, o peixe é pescado.
A decisão deve ser na pista. Pau a pau.
E eu sou o Bozo.

Luis
Luis
Reply to  Joseas Ruela
9 anos atrás

Concordo, acho que Hamilton leva, pelo braço…Rosberg não irá brincar de carrinho topa-topa toda corrida, não vai entregar para Dani….mas, fica a dúvida: será que é melhor tirar Hamilton pra Dani levar? :D

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O “caneco” esta entre Eles dois… o bicho vai pegar.

Continuo apostando no Hamilton. Tio Bernie deve estar adorando tudo isso.

Rolemberg
Rolemberg
9 anos atrás

Flavio,

tenho a plena certeza de que essa briga começou naquela ordem do BRAWN para o Rosberg, mandando ele não atacar o Hamilton. Acho que foi na etapa da Malasia, 2013.

Lembro perfeitamente que, assim que terminou a corrida, a Mercedes elogiou o Rosberg pelo profissionalismo e o Rosberg respondeu: “eu não vou esquecer”.

Logo, para considerar essa briga dos dois, tem que remontar a esse episódio da Malásia.

Sob esse fato novo, concluo que Rosberg está dando uma de Piquet! Ironicamente, atacando no jogo mental de um outro inglês conhecido por sua velocidade !!!!

abs

Carlos Tavares
Reply to  Rolemberg
9 anos atrás

Também acho que ali houve um “click” na cabeça do Rosberg. Ele sabia que na hora que tivesse carro para ganhar, teria que usar tudo e mais um pouco contra Hamilton.

Acho que preferiu instaurar a guerra esse ano. E acho que será campeão.

Andre
Andre
Reply to  Rolemberg
9 anos atrás

Bem lembrado,, mas acho que aquele episodio ele deixou passar.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Rolemberg
9 anos atrás

Muito bem lembrado!!! E tá parecendo que Hamilton não é tão forte mentalmente como o próprio e Button acharam…

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Rolemberg
9 anos atrás

estranho é que parece que até boneco de posto ganha jogo mental contra o hamilton.

Nico
Nico
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Concordo. Malásia 2013 equipe deu ordem, acatada por Nico, de não passar. Equipe disse que retribuiria. Hungria 2014, equipe retribuiu, mas Hamilton não.
Nas horas decisivas se conhece o verdadeiro caráter das pessoas…

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Acho que a galera está trazendo o Hamilton da “Era McLaren” para a “Era Mercedes” em 2014.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Verdade isso, Nico. O filho do Keke falou que ia cobrar e a equipe tentou retribuir na Hungria, só que Lewis não acatou.