DICA DO DIA

SÃO PAULO (de chorar) – Estava na minha listinha de coisas para pingar no blog, mas o Lucas Carioli também fez isso, então o crédito é dele. E as explicações, também. São duas corridas em cores da inesquecível Pathé, os GPs da Inglaterra de 1964 (esse aí embaixo) e 1969 (lá no blog do Carioli).

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Taccari
9 anos atrás

Maravilhoso !

mano
mano
9 anos atrás

sensacional, Brands Hatch deveria ser uma pista obrigatória em todas as competições mundiais de automobilismo, Chega de autódromos construídos em cima de mesas, terrenos totalmente regulares, sem emoções. Viva Brands Hatch, Interlagos, Suzuka e outros tantos.

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  mano
9 anos atrás

Gosto de Brands Hatch, mas acho muito curtinha. Assim como Interlagos.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  mano
9 anos atrás

Brands Hatch era maravilhoso !!!
Não sei como está hoje…

Eduardo Melo
Eduardo Melo
9 anos atrás

Obrigado.

Alessandro
Alessandro
9 anos atrás

Flávio, meu caro!

Só posso agradecer por compartilhar essa pérola! Filmes geniais!

Passei um bom tempo ontem vendo os filmes…

Grande abraço!

P.S.: recomendo o filme do GP de 1968… sempre fui muito fã dos charutos com as primeiras tentativas de aerofólios. Genial!

Vitão
Vitão
9 anos atrás

notaram o conta-giros com delay , para o piloto poder acompanhar ? chic né ?

luiz alberto
luiz alberto
9 anos atrás

Nas imagens de 1964 é que mostra o mais alto nível da pilotagem pura sem apêndices aerodinâmicos freios ultra potentes e pneus ultra largos e grudentos era o piloto e sua sensibilidade ,habilidade e conhecimento mecânico para saber qual a relação de marchas ideal a geometria de suspensão mais indicada para a pista ,pois era o piloto que determinava o ideal e não a telemetria como hoje (e isto só os melhores conseguiam fazer) diferentemente de hoje que um programa determina o setup ideal para cada pista e qualquer piloto munido de coragem para frear muito dentro da curva e acelerar no ponto certo pode se dar muito bem,mesmo não tendo muitos conhecimentos mecânicos,pois muita coisa pode ser corrigida remotamente pelos engenheiros eletro-mecânicos.
Eu particularmente acho muito mais bonito ver um piloto controlando a derrapagem no acelerador e volante do que apertando botões no volante para controlar mistura ,giro ou acerto de carga de diferencial,más cada época é única e tudo tem que evoluir,ás vezes até a sua extinção. E eu creio que o automobilismo esta próximo da extinção pelo excesso de artificialismo que se estão criando a começar pelos C H A T I S S Í M OS circuitos do Sr. Hermann Tilke e os super artificiais sistemas de ultrapassagens que só enganam os menos afeitos ao verdadeiro automobilismo (dizem que quando se entra na idade da geriatria volta-se ao estado infantil;então deve ser por isso que Uncle Bernie esta tendo devaneios próprios dos criadores de Speed Racer,talvez por isso estas corridas atuais atendam bem ao gosto infantil de disputas)

Angelo Jose
Angelo Jose
9 anos atrás

Jim Clark sem dúvida o maior de todos para mim.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Essa onboard, uma das melhores que já vi!

Simplesmente espetacular…

Davi
Davi
9 anos atrás

Por que as imagens dessa época são melhores do que as da decada de 80???

Gus
Gus
9 anos atrás

Lindas imagens! E a classe do painel do Lotus? Volante, manopla de câmbio, relógios indicadores….cores, algo de extremo bom gosto.

Serginho
Serginho
9 anos atrás

Que imagens!!
Ah, essa Lotus…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Que grid, só fera!

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

É, e hoje pensam em instalar megafones nos escapamentos, placas de titânio no assoalho para soltar mais faíscas…
A F1 antiga era um espetáculo por si só, sem mimimis.

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
9 anos atrás

Filme legal, troféu ridículo ! É preferível ainda o do Santander.

Aloisio Curi
Aloisio Curi
9 anos atrás

Fantásticas imagens. Eu pagaria bem para ter a experiência de, na medida do possível, pilotar um F1 desta época num dos autódromos clássicos.

Chico Gois
Chico Gois
9 anos atrás

Tinha um game chamado Grand Prix Legend que retratava o ano de 1967,´Para mim foi um dos melhores simuladores de corrida, cada carro tinha seu som de motor bem definido, dava até para saber quando uma Ferrari se aproximava. Pistas da época, Mônaco sem gincana depois do túnel. Até a cronometragem aparecia depois de duas voltas já que era analógico. Legal também as posições de câmeras, dava para ver a suspensão trabalhando.

Alguns links: https://www.youtube.com/watch?v=e0ykJgs02nQ
https://www.youtube.com/watch?v=Uq_MX1UIXUI

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
9 anos atrás

Qualidade de cinema! Lembra muito, até por isso, as imagens do filme Grand Prix de 66.

sinval
9 anos atrás

Que coisa Linda.

esta lótus verde com
o volante e o painel
em um tom de vinho
chega ser fashion .

da vontade de chorar mesmo.

a F1 era feliz e nao sabia o quanto.

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
9 anos atrás

Incrível pensar como conseguiam frear. Dizem que o que mais impressiona em um F1 não é a aceleração, mais sim a capacidade de frear. Estes parecem que não conseguiriam parar no final da reta. Outra coisa que chama atenção, e já tinha percebido no Rush, é o conta-giros pulando de 1000 em 1000,

Julio Prado
Julio Prado
9 anos atrás

Jim Clark, Hill, Brabham e Surtees só lendas.
O filho de Surtees faleceu devido a um acidente nessa pista 45 anos depois
https://www.youtube.com/watch?v=0eHU5Bqe_4Q

Helton Fernandes
Helton Fernandes
9 anos atrás

Esses carros eram lindos…
E o Troféu do Jim Clark. Ninguém no Santander teria capacidade intelectual pra pensar em algo desse nível. Os troféus são resumidos à berrações de plastico que dissolvem no podium.

Rubens Bueno
Rubens Bueno
9 anos atrás

Impressionantes a beleza e a qualidade do vídeo. Automobilismo com alma.

Marcelo R
Marcelo R
9 anos atrás

Valeu FG, ver Jim Clark e Jack Brabham (?) em ação não tem coisa melhor. Agora, que carruagens ariscas hein ?

Marcelo Masili
9 anos atrás

A cena da troca de marchas é SENSACIONAL.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Simplesmente lindoooooooooooo vídeo

Na hora da largada…bom, pra quem gosta de automobilismo o momento da largada é onde o coração vai a mil, mas carro antigo, corrida antiga é algo arrepiante.

No blog Poeira Na Veia tem uns vídeos das corridas na terra da década de 80 aqui em Santa Catarina. Esse vídeo é aqui de Camboriú.

https://www.youtube.com/watch?v=LJNeLVQsQMk

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

E tinha barulho…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Que lindo troféu dado a Hill ao final do GP da Inglaterra.

Talvez seja mais bonito do que os cocozinhos de hoje…

Rafael Friedrich
Rafael Friedrich
Reply to  Fabio Amparo
9 anos atrás

Hill não,Clark.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Rafael Friedrich
9 anos atrás

Exato.