DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 16:16Arquitetura & urbanismo, Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (milagre) – O Blog do Jovino traz hoje uma série de fotos dos primeiros meses da construção de Brasília, provavelmente datadas de 1956. Foi dessa coleção, que pertence ao Arquivo Público da capital, que saiu aquela foto da DKW Universal diante da Novacap que publiquei outro dia. São lindas e emocionantes, as imagens. Realmente, para acreditar que em quatro anos uma cidade inteira — com verdadeiras obras de arte arquitetônicas — seria plantada no meio do nada era preciso muita fé.

Mas a cidade saiu, e com todos os defeitos e problemas, sempre que vejo Brasília fico orgulhoso.

bsb1956jovino

25 comentários

  1. Alvaro disse:

    Nada contra a cidade em si atualmente, as pessoas que la vivem e trabalham, nunca visitei mas acho muito bonita, tirando as cidades satélite que me parecem ruins como qualquer lugar, os politicos como já foi dito é outra historia.
    Só acho que foi gasto muuuiiiiito dinheiro para construir essa cidade no meio do nada, me questiono se realmente isso era necessário num pais com tantas necessidades e prioridades, sem contar o muito que se roubou em cambalachos durante sua construção frenética e com pouquissima fiscalização, tem muita gente que enriqueceu ali naquela construção com desonestidades.

  2. Silvio Silva disse:

    Flávio, não sei se já te enviaram essa imagem, achei legal, pois resgata um pouco do F1 brazuca (Fittipaldi). É um olhar atual sobre a história dessa equipe. Um exercício de imaginação.
    http://shyckeou.deviantart.com/art/Copersucar-Fittipaldi-2-0-390989589

    Se recebeu, desconsidere essa, hehehe.

  3. Telma Rissato disse:

    Hoje em quatro anos o Brasil não consegue nem fazer um estádio de futebil superfaturado!!!

  4. carlos lima disse:

    Fotos incríveis. Ótimo post. Bravo!

  5. Luis felipe disse:

    Amo. Brasília e gostaria de acreditar nisso!

  6. antonio stricagnolo disse:

    Como diz o velho deitado,se Brasilia tivesse sido feita com tijolos de ouro teria sido muito mais barato!!!!!!!!! Sabe porque? É facil adivinhar.

  7. Vinicius disse:

    Ainda tinha esses Fordecos naquela época? A foto me parece mais antiga que época da construção de BSB…

  8. Leandro disse:

    A pior desgraça que já fizeram neste pais foi a construção dessa cidade maldita.
    Espertamente, mudaram a capital lááá para o meio do nada, bem longe, longe dos grandes centros populacionais do país, a fim de isolar o governo do povo, para tornar mais difícil que as pessoas que viviam nos grandes centros fiscalizar, exigir mais dos governantes. Lá longe, para tornar mais difícil o povo de se manifestar e reclamar dos governates.

    • Antonio Carlos disse:

      Você não conhece Brasília. Esta cidade tem alma própria. Nem lembramos que logo ali tem as merdas que vocês mandam pra cá.

      • jovino disse:

        Leandro, você deve ter algum problema mental, acusar uma cidade de ser maldita porque ela fica longe de onde você mora que deve ser onde judas perdeu as botas, mostra o quanto gente ignorante e mal informada como você, são parte dos responsáveis que colocam os picaretas que habitam o congresso nacional e que decidem o destino de todos nós. Mas é uma pena que você não conheça a cidade que tem uma populaçãoque de brasileiros batalhadores como em qualquer outra cidade brasileira. E outra, Brasília está no centro do país, portanto, ela está mais próxima de todas as outras cidades brasileiras. Jovino

      • Ivan disse:

        Isso, votam em porcarias e culpam brasília.

      • vjota disse:

        é…
        é a gente que vota em maluf, tiririca, dilma, ….os políticos são retrato de seu povo..da má educação…da cultura de levar vantagem em tudo…
        e eu me incluo nessa…quem nunca furou fila? deixou velhinha em pé no onivus? sonegou IRPF? instalou tv a cabo pirata ou usa o wi-fi do vizinho…há diferença entre quem rouba uma galinha e um carro? Eu tive educação e família e optei estudar..hoje sou servidor,mas porque eu me esforcei…nada me foi dado…Brasília serviu pra expandir o progresso no centro de um país à época rural…desenvolvimento e oportunidade de emprego para milhões de brasileiros sem esperança…!! Hoje podem se orgulhar que venceram e ajudaram a construir uma cidade de oportunidade para seus filhos e netos…fiquem putos aí…mas cada cidade tem sua importância e a capital é aqui…o choro é livre

      • Leandro disse:

        JOVINO, o Arruda, ficha suja, condenado por improbidade administrativa, é o lider nas pesquisas para o governo do DF!
        Então, não venha dizer que só os OUTROS são responsáveis pelos picaretas que estão ai.
        Olhe o seu rabo antes de falar dos outros.

    • Giovani Jardim disse:

      Quanta ignorância, Brasilia levou desenvolvimento para a região central do país. Seja em qual cidade fosse o problema são os políticos corrutos, até parece que quando era no Rio não havia corrupção.

    • Marcus disse:

      Leandro,

      Moro em Brasília a 4 anos aproximadamente. Adoro a cidade e suas peculiaridades e posso te garantir que a grande maioria das pessoas que aqui vivem são dignas e trabalhadoras. Sua opinião só demonstra o quanto as pessoas são ignorantes cá em nosso Brasil quando o assunto é política, respeito ao próximo e a história do País. Achar que a cidade é maldita pelos políticos que você, eu, todos nós mandamos para cá, soa como insensatez. A capital do País poderia ser em qualquer outro local do nosso território. Com a mentalidade que temos hoje, pouco importa a localização da capital.

      • Leandro disse:

        Marcus, é justamente por eu não ser ignorante em política que eu acredito que a mudança da Capital para Brasilia não foi um ato meramente autruistico ou progressista.
        Claro que tem gente honesta e trabalhadora, se não tivesse seria o fim da picada.
        Na minha visão, Brasília tem sua parcela de culpa na mentalidade que temos hoje. A capital do país, por décadas afastada de tudo e de todos, numa época que informação não era tão instanêa como é hoje, foi muito conviniente para muitos mal intencionados.
        Décadas atrás, até as noticias chegarem nos grandes centros, muuuitos panos quentes foram colocados no caminho, fora a dificuldade de chegar até ai para se manifestar…. e assim chegamos ao que somos hoje.

    • CARLOS PIMENTA disse:

      Coitada da criança mimada. Voce é daqueles babaquinhas, que o papai nunca disse um sonoro NÃOOOOO. Ou seja, cheio de vontades, mandos e desmandos. Ah detalhe, não só fizeram a cidade, como deu certo, o problema nesta cidade, são os energúmenos como você, que olham para o próprio umbigo e se acham o centro do universo, leia sobre Galileu e veja que não é bem assim.

      • Leandro disse:

        A todos que me criticaram com respeito, respondo com respeito também, acredito que haveria inumeras outras maneiras de desenvolver o centro do país. Digamos que eu não seria contra de uma grande cidade no meio do nada, seria contra a mudança da capital, sem a mínima necessidade, na minha opinião. Considero que houve “outros fins” nem tão autruisticos e progressitas na mudança da Capital.
        Aos que foram deselegantes e ignorantes, fodam-se seus babacas!!!
        Vim de familia humilde, estudei e fiquei rico nesse país de merda! Estou cagando e andando para o que acham de mim ou da minha opinião.
        Só porque vivem nessa cidade repleta de babacas e arrogantes acham que são alguma coisa.

  9. Fordinhos trabalhando a todo vapor… adorei.
    Já Brasília só serviu para a enfraquecer o Rio, não vejo nada na cidade…

  10. Carlos Abdala disse:

    O que é impressionante é que considerando os padrões atuais de eficiência brazuca na execução de obras públicas, principalmente a estatal, talvez em 40 anos uma outra cidade como Brasília ficaria pronta.

  11. Mario Mesquita disse:

    E os Fordecos andando no chão de terra?

    Bicho raçudo…

  12. Jason Vôngoli disse:

    No tempo em que Fordinho era o Jeep dos pobres….
    Lindas fotos!

  13. alan disse:

    Já foi-se (infelizmente) o tempo em que Brasil tinha futuro, agora até o passado é uma incerteza….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>