FOI BICO

SÃO PAULO (saiu barato) – Acabou o processo da Justiça alemã contra Bernie Ecclestone, acusado de subornar uns cabras para que a empresa que ele queria comprasse a F-1. Por 100 milhões de dinheiros americanos um acordo foi feito e segue a vida.

Não entendo bem esse senso de justiça, que tem preço. Mas como se trata de dinheiro privado, dane-se. Bernie tem 83 anos e passou a vida fazendo negócios do jeito que achava melhor. E quem negocia com ele sabe com quem está lidando.

Este negócio fechado com o tribunal de Munique foi apenas mais um.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Posso lhes dizer algo sobre isto. Nos crimes de menor potencial ofensivo é facultado ao poder Judiciário e a Promotoria fazer acordo. Geralmente estes acordos são no início do processo, para evitar dispêndio maior. No caso, provavelmente, no curso do processo viram que o “crime” em tese seria brando, e por isto propuseram o acordo. A legislação europeia é muito parecida com a do Brasil. Aqui tb acontece isto em casos ambientais, contravenções penais, e crimes sem violência de menor potencial.. No caso dos americanos é diferente, mesmo em casos que podem dar prisão se pode fazer o acordo do tipo, eu pago à vítima uma grana preta e ela nega no Tribunal os fatos, e dai a pessoa é abolvida por falta de provas (pois se a própria vítima nega os fatos não há testemunha que condene). No Brasil e na Europa isto não existe. Comprar o depoimento da vítima é outro crime.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Alexandre
9 anos atrás

fazerem acordo, digo (coloquei “Promotoria” mais tarde e esqueci de adaptar a frase.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Alexandre
9 anos atrás

Lendo os comentários abaixo vejo como o pessoal gosta de criticar sem conhecimento de legislação. Não se trata de novo suborno ou jeitinho. É a Lei, que está lá desde sempre. Ou algum ignorante daqui acha que um Tribunal (sabendo que a notícia ia ser reproduzida) ia fazer acordo sem fundamentação legal.

Brasileiro tem mania de teoria da conspiração,

Flavio Costa
Flavio Costa
9 anos atrás

Todo homem tem seu preço! Suborno descarado até ali!

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás

Pizza e pizzaria não tem apenas no Brasil não. Mas lá fora custa bem mais caro!!

voulembrar
voulembrar
Reply to  voulembrar
9 anos atrás

E esse dinheiro lá vai ser revertido em bem para sociedade. Porque não fazemos aqui assim também… pegar pelo bolso é bem mais interessante para sociedade.

Mauro Andres
Mauro Andres
9 anos atrás

Como dizem por aí, tudo e todos tem um preço.
O da justiça Alemã para esse caso foram 100 milhões.

Como o Flavio disse, eu também não entendo esse senso de justiça na base da grana.

Fausto
Fausto
9 anos atrás

Não acabou em pizza, afinal ele foi condenado a pagar 100 milhoes de dólares. E foi essa a justiça que a Alemanha praticou, ao invés de condenar um senhor à prisão, puniu naquilo que talvez lhe é mais sensível, o bolso. Isso também é uma forma de aplicar a justiça e evidentemente também é um tipo de punição.

André
André
9 anos atrás

O sistema jurídico penal por lá é um pouco diferente do nosso. Lá busca-se em, primeiro, a pacificação social, ou seja, se os diretamente interessados estão felizes, encerra-se o caso. Obviamente, há limites, mas, quando se trata só de grana, resolve-se com grana. No Brasil busca-se a justiça (em tese). Desse modo, tenta-se, geralmente, punir o culpado de uma maneira que não tenha a ver com o seu poder econômico. Acredite quem quiser…

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Concordo com o Flavio, é dinheiro privado, devolve, paga multa, paga o triplo, sei lá, dane-se, pior é tungar o dinheiro do povo como se faz aqui e sair impune, desde sempre, mas não para sempre, será?

A.Vandelay
A.Vandelay
9 anos atrás

Em suma, ele se livrou de um suborno com um suborno.

Georges
Georges
9 anos atrás

A vida é simples…o mais velho resolveu um caso de suborno com outro suborno…e o outro réu mais jovem, cana nele!

Victor
Victor
9 anos atrás

No final das contas, a Alemanha não é tão diferente assim do Brasil.

Williams Head
Williams Head
9 anos atrás

No frigir dos ovos Bernie Ecclestone subornou a Justiça alemã para ser perdoado do suborno com a empresa que ele queria que comprasse a F-1.

Esses 100 milhões de Obama não deixam de ser um suborno.

Como dizia George Orwell: “All animals are equal, but some animals are more equal than others”.

David Santos
David Santos
9 anos atrás

Éh! Este desfecho me faz lembrar de uma boa-e-velha frase: “Todo homem tem o seu preço!” Éh claro que os homens honrados não venderiam a sua alma-ao-Diabo más, neste mundo kda vez mais materialista, suspeito que estes são agora os mais “nobres” valores. E a figura do tio-Bernie representa tudo isto.

Tadeu
Tadeu
9 anos atrás

Isso é dinheiro de pinga,pois no seu divórcio com a Slavica ele teve que pagar £934 milhões.

Aloisio Curi
Aloisio Curi
9 anos atrás

Não sei porque me lembrou um episódio recente ocorrido em uma concessionária de importados de luxo em um capital brasileira: o cliente, muito insatisfeito com o atendimento , foi exigir para o dono da concessionária que demitisse o tal funcionário.. E argumentou: “Eu sou Desembargador!” Resposta do dono da concessionária ao Desembargador: “E eu sou rico!”

Realmente é estranho considerar que mesmo nos países “evoluídos” é possível trocar penas de crimes financeiros graves “comprando” a absolvição. Ou seja: se tenho dinheiro suficiente estarei sempre livre da cadeia. Estou longe de ser um expert na filosofia do direito mas isto talvez faça sentido no caso do julgamento de crimes do colarinho branco. Para a sociedade vale mais vea grana do sujeito que vê-lo na cadeia.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

No Brasil não ia dar em nada… alguém aqui já ouviu alguma coisa de devolver a grana do mensalão, a grana da Siemens e dos outros descalabros que assolam o Pais? Não estou falando em cobrança de multa, estou falando em apenas devolução da montanha de grana que os caras deram sumiço.

Segue o jogo, somos mesmo um bando de otários, como diria um outro: “Nunca antes na historia do Pais tivemos tantos otários para passar a perna sem que nada acontecesse conosco”.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Condenar Bernie seria um milagre, digo de se comparar ao cabra que conseguir colocar o Maluf na cadeia pelos zilhões que desviou.

Abs,

AS
AS
9 anos atrás

Eu acho correto… crime sem violência contra a vida, tomar a grana do cabra é a melhor coisa. Mas tomar com vontade e nao pouca coisa pq a grana que ele tem isso aí é troco de pinga.

Alex
Alex
9 anos atrás

Todos são meio condescendentes com o Bernie. Sempre foi pilantra da pior espécie e não há, nem de longe, a indignação que deveria despertar. Aliás, não é só aqui no Brasil que o esporte está nas mãos de larápios, muito pelo contrário. Basta ver o sr Ecclestone e o sr. Joseph Blatter, da FIFA.

Marcelo Masili
9 anos atrás

Sei lá, a impressão que ele me dá ainda é de ser um Eurico Miranda melhorado. Pode ter ajudado numa caralhada de coisas pra Formula 1 se profissionalizar e o escambau, é um mestre de mídia, mas queria muito que a categoria tomasse um choque daqueles de nego não saber se o carro a ser construído pro ano seguinte possui 3 ou 4 rodas.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. O resto é figuração.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Também não entendo muito este senso de justiça na F1 não.

Depois dos escândalos de espionagem da Ferrari, do Cingapuragate, dentre outros, Picaretonso nunca foi banido.

petrafan
petrafan
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

neste caso, não se trata de senso de justiça “na F1”.

é um processo de suborno, fora da F1.

os escândalos da Ferrari e o Cingapuragate sim, são “da F1”.

Zona Roxa III
Zona Roxa III
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Cara, você fala tanto do Alonso, não esquece dele, que agora entendi seu nick. Você quer chupar o Alonso…agora tudo faz sentido!

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Zona Roxa III
9 anos atrás

Realmente, esta obsessão só Freud explica, kkk!!

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Zona Roxa III
9 anos atrás

Hum… agora entendi o nick também.

Dú
9 anos atrás

Bernie desde o começo sabia que ia acabar em pizza, contou com esta grana da conta do GP do México, mais a renovação de uns dos Emirados. A vida segue, e Bernie deveria entrar para a lista dos imortais.