MAX, 17

max2015toro

SÃO PAULO (esse mundo…) – Cacilda Becker, como costumo dizer… Max Verstappen tem 16 anos e é o vice-líder do Campeonato Europeu de Fórmula 3. Ele faz 17 anos no mês que vem, dia 30. Em 2015, será titular da Toro Rosso ao lado de Daniil Kvyat. Isso mesmo: titular aos 17 anos.

Me parece uma insanidade. Mas o que não é insano nos dias de hoje? A Red Bull tem dessas coisas. Colocou o pequeno soviético para correr, e ele tem ido muito bem. Max, filho de Jos Verstappen, aquele mesmo que pegou fogo em Hockenheim, parece ser um desses garotos-prodígio. Nos últimos tempos, alguns pilotos estrearam muito jovens na F-1, como Raikkonen, Alguersuari, Magnussen, o próprio Kvyat, até mesmo Massa. E Vergne, que será despachado agora.

Experiência, nota-se, não é mais exigência para nada. O moleque será o mais jovem piloto da F-1 de todos os tempos. Nem sei se a FIA vai permitir. Nessa idade, não tem nem carteira de motorista. Até o ano passado, corria de kart. Chegará ao topo da montanha sem ter passado pela GP3, ou pela GP2. Vai virar um gênio, ou será triturado pela máquina de moer pilotos da Red Bull?

O tempo dirá. Não é frase nova, mas é o que temos para hoje.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guilherme
guilherme
9 anos atrás

cada vez mais muleques chegam a formula 1 … crianças ainda sem a maturidade necessaria para encarar uma profissão tão perigosa e coletiva… coletiva sim, pois não correm sozinhos, até a hora que um causar um grande acidente e morrer ou matar outros… aí talvez repensem ou simplesmente digam que foi uma fatalidade…

Rafael
Rafael
9 anos atrás

É muito cedo pra ele, deve ser o novo piloto red bull a ser queimado na F1, o correto seria deixar seguir o curso da carreira, agora na academia de pilotos da red bull terminar a F3 Euro em 2014 e em 15/16 disputar a world series entrando na toro rosso em 2017 com 19 anos ainda.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Deveriam ter algumas regrinhas né? Pelo menos forçando o piloto a passar por GP2 ou GP3 no mínimo. Pq estão minando as categorias de base.

Daqui a pouco vai aparecer um Sheik querendo colocar o filho jogador de simulador, vai pagar e o moleque com 12 anos, vai entrar num F1.

Mas isso tudo eh o reflexo do regulamento de hj, sem treinos, basta o piloto ser bom nos simuladores e deixa que os engenheiros e a staff, façam o resto.

Mas sem estar envolvido com o “clima” de pista, carros mais potentes e tudo mais, ele pode fazer uma #!#! Grande… Tomara que não. Mas a chance existe.

Marcelo ao DÚ
Marcelo ao DÚ
9 anos atrás

O dia em que Niki Lauda pagou mico pra macacada da Formula 1…rs

Ao ser contratado para ser o diretor esportivo da Jaguar em 2001, Lauda disse o que pensava sobre os carros de Fórmula 1 da época. Qualquer macaco era capaz de pilotar um daqueles, todo cheio das parafernálias eletrônicas, afirmou Niki.

Pegou mal, né? Como Lauda se achava o bonzão perante os titulares Eddie Irvine e Pedro de la Rosa, ele achou que seria uma ótima idéia mostrar aos macacos do novo milênio que quem entende de pilotagem e acerto de carro é o papai sem orelha ali. Agendou um teste para ele próprio pilotar o Jaguar R2 no dia 13 de janeiro de 2002 no circuito Ricardo Tormo, em Valência. É claro que Niki só arquitetou tudo isso porque todo o resto da equipe estava funcionando muito bem, não havia nenhuma grande preocupação e o R3 que estava sendo construído seria obviamente o melhor carro da temporada.

Aos 52 anos, gordo e com a pele ainda meio escamada devido ao acidente de Nürburgring, Lauda conversou com os engenheiros, pegou algumas dicas com o macaco Pedro de la Rosa e foi para a pista. Nas três primeiras voltas, rodou duas vezes na mesma curva. Completou sete passagens rápidas e marcou sua melhor volta na casa de 1m29s – quinze estratosféricos segundos mais lento do que qualquer orangotango. Desceu do carro e enfiou o rabo entre as pernas, mas não perdeu a soberba.

“Eu rodei umas duas vezes porque o De La Rosa me falou aonde eu deveria frear! Na verdade, eu freei no mesmo ponto que ele. A única diferença é que não fiz a curva!”, bradou Lauda, culpando o primeiro mico-leão ao lado. Depois, tentou reverter a declaração símia: “Sim, eu falei que qualquer macaco poderia pilotar um carro hoje, mas é que eu estava comparando com a situação de 17 anos atrás. Naqueles dias, você tinha câmbio manual, embreagem normal e tinha de tomar cuidado para não patinar as rodas na largada. Agora, é mais fácil largar”. Mais fácil ainda é acusar os outros de serem animais.

Crédito: http://bandeiraverde.com.br/tag/niki-lauda/

Niki Lauda passando vexame com a Jaguar
https://www.youtube.com/watch?v=GLLDWnJEUfQ

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Marcelo ao DÚ
9 anos atrás

Sensacional!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Mas a conta é simples:

A Toro Rosso é a escola preparatória da Red Bull.
De lá saíram Ve44el e Ricciardo. Um é o atual Tetra Campeão. O outro já mostrou seu talento.

A Red Bull só vai precisar de substitutos daqui a 4 ou 5 anos. Então é melhor colocar garotos de 17 ou 18 anos que terão 22 ou 23 na épica certa.

Jonas Martins
Jonas Martins
9 anos atrás

Cagada, desvaloriza a categoria. Raikkonnen, Massa, Alonso e outros, estrearam jovens, mas já com seus 20 e poucos anos e com mais bagagem, tendo disputado outras categorias de fórmula. É ruim para a equipe e para o piloto, que com 24, 25 anos já terá que falar em aposentadoria pois terá outro moleque de 17 anos para entrar no lugar. Cagada das brabas… Por essas e outras que anda muito mais divertido assistir Nascar, WRC, WEC e outras tantas categorias…

Glauson
Glauson
9 anos atrás

A F1 não precisa disso. A questão é maturidade, ele vai andar rápido, mas também vai encher o fundo de muitos carros ano que vem.

Andre Martins
Andre Martins
9 anos atrás

Seria estrano ver o patrocínio da Gillette no capacete dele, pois ele não tem barba ainda.

Issac Nemach
Issac Nemach
9 anos atrás

Ainda existe a super-licença para pilotar na F-1? Se existir, como o Vestarpen filho a obteve?

Sil C San
9 anos atrás

A F1 ta virando categoria escola…

Lucky
Lucky
9 anos atrás

Acho que a FIA não deveria permitir pelo simples fato de existir a GP2, não faz nenhum sentido pilotos jovens como ele “queimar” etapas e a própria proposta da categoria GP2, fica parecendo que a Red Bull deseja simplesmente atrair um público adolescente para F1….

sandro
sandro
9 anos atrás

Uma insanidade. Aqui reclamamos que não temos a “base” e lá se tem grana…bufunfa…e acima de tudo um bom Marketing.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Flávio

O Fabio Seixas disse em seu blog que esse movimento dos filhos de pilotos dos anos 80 e 90 chegando à F1 cedo indica que estamos ficando velhos. Mas acho que há um certo exagero em promover um piloto de 17 anos à F1. Não por conta de seu talento (que até agora é uma grande incógnita para todos) mas por conta da sua própria maturidade.

Querendo ou não, quando um jovem piloto chega à uma categoria desse nível encontra todo o tipo de coisa (bebidas, festas, $, etc.). Ou seja, evolui de um nível zero de assédio para o máximo no mínimo de tempo.

Há que se tomar cuidado com os prodígios.

Abraços

David Santos
David Santos
Reply to  Fabio Amparo
9 anos atrás

Bem observado Fabio Amparo! Vide os inúmeros exemplos no futebol de moleques sendo alçados a estrelas-da-companhia tão sedo e logo em seguida sucumbindo ao oba-oba do pós-campo. Talvez até pudessem ser grandes campeões; más a exposição a este lado obscuro da fama éh que tem levado a muitos ao ostracismo. Tomara que seja diferente com o jovem Max!

Jaime
Jaime
9 anos atrás

Já vi o filho de Graham Hill dos anos 60. Vi o filho de Gilles Villeneuve dos anos 70. Vi os filhos de Nelson Piquet e Keke Rosberg dos anos 80. Agora, os filhos de Jan Magnussen e Jos Verstappen, dos anos 90. Velho, estou ficando velho…

Anafilófio.
Anafilófio.
9 anos atrás

Passei dos 50 e não vejo nada demais nisso. Se a equipe coloca a “criança” lá é porque sabe que vira tempo, não são bobos. Já falavam que os F1 andavam sozinhos em 1992, por conta da eletrônica embarcada, é apenas mais blá blá blá. Já escreveram por aí, 100% segurança, pode tudo, se fosse possível morrer nestes carros e nestas pistas estúpidas isto não aconteceria, claro. E a molecada ainda vai botar tempo em muito gente. Povo preconceituoso…

Nardo
Nardo
9 anos atrás

Oi Flavio, tudo bem? Meu post nao e diretamente relacionado ao Max Verstappen. Um amigo me indicou esta entrevista com Dereck Warwick. Achei sensacional. Nao me lembro de ter visto aqui no Blog. “Pinga” ai pro pessoal que curte automobilismo. É a história de um piloto. De dias bem diferentes dos de hoje…

http://blog.axisofoversteer.com/search?updated-max=2014-07-15T09:54:00-04:00&max-results=6&start=12&by-date=false

Abraco, Arnaldo.

Carlos Tavares
9 anos atrás

Estou me sentindo velho. E não é porque tenho 36 anos. É que estou deixando de ter tesão pelo que hoje é a F1. Era coisa pra homem.
Tinha os que chegavam chegando, tipo Schumacher e Senna, mas que depois comprovavam que eram diferentes. Mesmo assim, evoluiam muito com a experiência.

Hoje, ainda precisa de experiência. Só que os fedelhos podem adquiri-la em simuladores.

Glauciobranco
Glauciobranco
9 anos atrás

O piloto mais jovem da F1 não foi o neozelandês Mike Tackwell ?? Correo de march/RAM no. Início dos anos 80 ??? Tinta 17anos e 4meses

Paulo Pinto
Reply to  Glauciobranco
9 anos atrás

Jaime Alguersuari é, atualmente, o piloto mais jovem a disputar um GP de F-1: 19 anos, 4 meses e 3 dias.

Fonte: STATSF1 (estatísticas).

KLeber
KLeber
Reply to  Glauciobranco
9 anos atrás

Glaucio, Thackwell aos 17 anos estreou na formula 3 inglesa em em 1979

Paulo Pinto
Reply to  KLeber
9 anos atrás

Thackwell, antes de Alguersuari, foi o mais jovem piloto na F-1 aos 19 anos, 5 meses e 29 dias.

Antônio
Antônio
9 anos atrás

Vai ser queimado mais rápido que o pai…

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
9 anos atrás

1) Certeza que o Kvyat é o primeiro Soviético a andar na F-1? E quanto ao Petrov?
2) Off Topic – E essa noticia de que o Lotterer pode substituir o Kobayashi em Spa?
Ele se desliga da Audi, ou vai “por empréstimo”?
Vale a pena deixar de ser destaque em um time de alto padrão como o de Ingolstadt, ser tri-campeão de Le Mans pra ser menos que coadjuvante na Caterham?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  Felipe Fugazi
9 anos atrás

Esqueça o item 1, agora que eu vi que está escrito “pequeno” e não “primeiro”.
Preciso visitar o oftalmologista.

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
9 anos atrás

Será que o Carlos Sainz Jr queria alguma coisa a mais e como não teve acordo por causa disso já conhecendo as opções do plano B acharam que seria a hora de adiantarem com o plano C que seria o Max Verstappen? .

Anderson Clayton
Anderson Clayton
9 anos atrás

Impossível avaliar a carreira dele quando ela nem sequer existe.

Tiago
Tiago
9 anos atrás

Estou querendo comprar um kart, 13 hp. Será que ainda tenho chance na F1 com meus 28 anos?

hausensson
hausensson
9 anos atrás

A cada mudança no regulamento, forma-se um perfil diferente de piloto. O piloto de F1 não precisa mais ser o melhor piloto do mudo; ele precisa ser o melhor pra aquele momento.

F-1 hoje não requer força, não requer coragem, não requer o tal “feeling” da curva, do motor, nem das marchas, nada.

Requer fazer varias coisas ao mesmo tempo, apertar vários botões, obedecer cegamente á engenheiros que pilotam 50% do carro, lá dos boxes e virar curvas à 300 por hora (porque a aerodinâmica segura a fera), e se bater, relaxa, o carro é um tanque!

O chato da coisa não é só a falta de carisma dos ditos cujos. É que o moleque não aprende a gostar de carro, a gostar de correr de carro. Em outra categoria fora da F1, fracassa. Isso quando arranja outro lugar pra correr…

FIA, por favor, reveja estes regulamentos, os fãs já estão ficando de saco cheio…

Dan Patricio
Dan Patricio
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Digo mais, os pilotos não precisam ter experiência porque não desenvolvem mais nada, não tem budget nem tempo para treinar, a vantagem de ter alguém experiente no time pela experiência em si é quase nula…

Squa
Squa
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Penso exatamente isso sobre a pilotagem exigida.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
9 anos atrás

Esse tipo de atitude é errada. Tinham que fazer igual piloto de avião. Para chegar na aviação comercial precisa de X horas em teco-teco. Para pilotar um Jumbo, precisa de X horas em tais outras aeronaves menores.

O fedelho com 17 não é gênio. É a F-1 que já não demonstra mais tanta diferença entre novatos e os experientes.
Pior, contratando para a “elite” aos 17, só desistimulará as categorias de base, e vai mandar as categorias menores para o buraco. Ou seja, o piloto que está com 21, 22 na GP2, pode parar de gastar dinheiro da família que você não terá vez.

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
9 anos atrás

Isso é um absurdo, a FIA não pode permitir.

Gente, a Red Bull ficou maluca, onde já se viu um menino de 16 anos virar um piloto titular de F1? Se fosse pelo menos como um piloto de testes, ok, seria mais aceitável.

E como fica o Vergne? Ele faz uma boa temporada, acho essa que essa decisão da Red Bull é até injusta com ele.

Buemi
Buemi
Reply to  Murillo Sperandio
9 anos atrás

A Red Bull fez injustiça com Alguersuari também. Quando ele estava se mostrando um bom piloto, colocou-o na rua

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Mais uma promessa que vai pro ralo.
Mas que saudade das cagadas do Verstappen mark I !

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

a infância está acabando!

Sanzio
9 anos atrás

É mais um filho de ex-companheiro do Barrichello, não é?
Se continuar nesse pé, o Rubens mete o moleque dele lá em 2016. No kart ele já está… hehehehehehe…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

Então que pelo menos.ele coloque o menino para aprender a sambar ,pois o pai sambando ( quando de vez muito e muito enquanto) dava uma sambadinha bem pra lá de ridícula,pior do que MÚMIA sambando.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Praticamente uma pedofilia.

Só não entendi o porque de anunciarem tão cedo uma coisa que só vai acontecer em 2015.

Trataram o Jean Eric como um Verme.

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Me chamem de tia velha, mas acho que por menino para guiar atrapalha um pouco a categoria em termos de popularidade. Eventualmente é o menino que mais guia no mundo, mas como um sujeito de 30-40 vai se identificar com um garoto de 17. Ainda hoje é meio chata aguentar o Hamilton fazendo beiço porque vai largar em segundo. Esse distanciamento entre o público habitual da F1 e a idade (mental) dos pilotos deve bem ser a razão porque um Raikonnen é acolhido pela galera.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Completo: deve bem ser a razão porque um Raikonnen é acolhido pela galera e o Vettel não.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Hamilton foi acolhido de cara, perigava ainda usar fraldas, e é mais popular que Kimi. É tudo questão de saber encarnar um personagem. Não é à toa que chamam a bagaça de “Circo”.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Má rapaz, se a essa altura F1 tiver que focar em agradar gente com mais de 40 anos ela está mesmo com os dias contados…

Paulo Pinto
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Oi, tia velha.

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

Na boa, a voz dele nem deve ter firmado ainda. Pode mesmo um garoto pegar no volante de um bagulho desses antes dos pelinhos do saco crescerem?

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Acho uma certa maluquice. O garoto pode ser até muito bom em lidar com esse videogame que se tornou dirigir carro de F-1, mas daí a saber administrar todas as situações que surgem em uma corrida, vai uma distancia. Só com o tempo e a experiência…

sinval
9 anos atrás

o difícil é saber que é uma noticia
verídica .

mas o que é um absurdo,
é que bem que poderia ser uma brincadeira.

ai sim seria normal.

a F1 a cada dia é motivo de Piada,
e vivas a Nascar, Indy, Stock Brasil, DTM
esta valendo mais a pena.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  sinval
9 anos atrás

Por falar em DTM, apesar de não ter nenhum monstro lá, o Farfus está fazendo o papel interessante.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

DTM não é um Show de pilotos é uma categoria de carros de competição o artista é o carro, piloto só é um condutor de luxo ,isto é automobilismo para amantes de carros e velocidade e não amantes de pilotos.

observador
observador
9 anos atrás

Nossa! Marc Márquez destruindo na MotoGP campeão com 20 anos. Kvyat mostrando bom desempenho também com 20 anos. Piloto de F1 estreando com 17 anos. Com 17 anos eu estava e preocupando em dar o meu primeiro beijo no colégio (hoje tenho 30 e poucos). O que estão colocando no Todynho desses meninos? Será o hormônio do frango que faz desenvolver assim?

Fangio estreou na F1 com 39, Jackie Stewart com 26, Emerson e Senna com 24, Schumacher 22. Porque antes necessitava mais experiência e agora cada dia pilotos mais novos estão se dando bem? O que aconteceu nesses anos de esporte a motor? Olhando assim parece mesmo que os carros estão virando caros e complexos video-games. Ou talvez será que conta mais o baixo peso do piloto do que habilidade desenvolvida e experiência?

Esse mundo está muito estranho mesmo!

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  observador
9 anos atrás

Pode ser a questão de que antigamente a carreira de um piloto só pegava no breu mesmo aos 17-18 anos. Hoje, a dupla ramilton-rosberg já era apoiada pela mercedes desde o kart.

hausensson
hausensson
Reply to  observador
9 anos atrás

Porque antigamente neguinho se estourava num muro à 250 km/h fácil, fácil.

E pai nenhum deixava seu filho se estourar num muro à 250 km/h…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  observador
9 anos atrás

Caro Observador,nos anos iniciais da F 1 ,os carros eram muito mais difíceis de dirigir,não tinham direção assistida ,o cambio era seco(sem anéis sincronizadores e no H,não sequenciais e semi automáticos como agora),não havia limitador de giro(que impede a quebra do motor ou câmbio por excesso de giro ou torque por erro de marcha) e isso e outras coisinhas mais exigiam alguma experiência do piloto .Hoje em dia a eletrônica faz a experiência do piloto e a telemetria envia os dados para o desenvolvimento(as equipes que podem) do carro*De uma vez por todas ;Pilotos só passam informação para os engenheiros que desenvolvem o carro (no passado,antes da telemetria) hoje até a informação do piloto é dispensável,portanto resta só acelerar forte e frear o mais dentro possível e isto pode ser feito com qualquer idade ,desde que se alcance os pedais e consiga ver a pista(os carro de hoje tem direção assistida que pode ser regulado o esforço)

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Flavio,
Como você avalia a situação do C. Sainz Jr e o A.Felix da Costa? Os dois eram cotados para a vaga já no ano passado e até mesmo para a equipe principal no lugar do Ricciardo, que vai muito bem.
Pode-se dizer que ambos perderam força no programa da equipe? Ou poderiam ir para uma equipe paralela, como o Bianchi?
Abs,
Rodrigo

rodrigo
rodrigo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Obrigado!

Diogo
Diogo
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

Rodrigo, o Sainz Jr. está atrás do garoto do videogame bancado pela Nissan e o Félix da Costa é meio do pelotão na DTM. Nesse ano, eles precisariam suar sangue para mostrar serviço depois de ter perdido a vaga do Ricciardo.

E, o Vergne mostrou que é dispensável ao ficar para trás do russo, mesmo com 3 anos a mais de experiência.

Dú
9 anos atrás

“Yes, I have said that any monkey can drive a car nowadays” Lauda, Niki.

VICARIA
VICARIA
Reply to 
9 anos atrás

Depois que ele disse isso, botaram ele num Jaguar e ele não conseguiu dar uma volta!

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  VICARIA
9 anos atrás

KKK! Não sabia dessa, mas excelente pra esses manés que pensam ser o centro do universo e enchem o peito pra dizer “na minha época é que era bom” deixarem de presunção.

Claudio
Claudio
Reply to 
9 anos atrás

Eu tenho muito respeito pelo Niki Lauda, mas nesse caso ainda está 1 x 0 para o macaco…

Paulo Pinto
Reply to  Claudio
9 anos atrás

Campeões de F-1 aposentados são iguais a campeões de Copa aposentados: falam muita besteira e ainda se acham.

Paulo Martins
Paulo Martins
9 anos atrás

Pelo que tem mostrado ate agora tudo pra ser o novo Senna. Torcamos para enriquecer o espetaculo.