sou fã de aviação por isso sou suspeito para falar… mas avião é o tipo de objeto/produto que, independente do fabricante, origem, período de fabricação, ou por mais normal que seja o aparelho, sempre há uma beleza no que se olha.
O Constellation, por exemplo; o detalhe da fuselagem em descendente até a Empennage em triple fins… essa é a marca dele… uma belezura.
outra coisa que sempre me chamou a atenção (neste caso já não mais do Constellation) e que, em geral, é fácil reconhecer uma aeronave russa.. é como se fosse a identidade visual dos carros… VC olha e diz: “É russo!” mas isso não é demérito. Já viram como o Ilyushin IL96 (principalmente o Aeroflot) é uma aeronave que se diferencia dos A330 e Boeing 767? E os antigos Ilyushin (principalmente o 76 e o 62) e Yakolevs? E os Antonov. E a história do Ekranoplan (nem avião, nem barco). Na boa, os Russos sabiam ser diferentes!
alan
9 anos atrás
Flavio, acho que tu has de concordar que os americanos ( no caso o aviao e o automovel) fizeram e fazem muito mais sucesso que os soviéticos na cuba!
Difícil dizer o que é mais bonito, o carro ou o avião. O mundo mudou tanto, cheio de tecnologia, modernidades que a gente sente saudade, mesmo de um avião de hélices, e carros que bebiam demais. Será que a garota da foto, nos dias de hoje, ainda teria toda esta simpatia e atenção?
Reinaldo Bascchera
9 anos atrás
Dizem que esses aviões, por sua estabilidade de vôo, eram os melhores para o serviço de aerofotografia.
Realmente belo avião o L-049, e deste modelo é o que está no museu da TAM, da antiga Real Aerovias. Para meu gosto o modelo posterior, o -1049 é ainda mais belo.
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás
Connie, provavelmente já desmontada.
Já o carro ainda deve estar rodando pela Ilha.
Estevam
9 anos atrás
Vi um desses ontem, la no museu da Tam. Para quem não conhece, um passeio até São Carlos, com parada para almoçar no Emporio de Maria, é um tremendo de um passeio. Crianças ficam alucinadas!!!
Pois é Estevam, estive com meus filhos no museu este final de semana e realmente é “fodástico”! 20000m2 de muita história… e vou te dizer: que organização! e a limpeza? mais limpo que o chão de muita casa! E os Aviões da MIG??? E o Constellation da Panair?O curioso: não havia nenhum Boeing.
Outro museu muito bacana é o da Aeronáutica no Rio. É um pouco menor (aprox.: 15000m2) mas tem mais aviões e objetos ligados a aeronáutica. Quanto aos aviões: uma palhinha do que tem por lá: Jaguar SAPECAT, F104, F5, Mirages (2), Electra da VARIG, DC-3 (2), Electra II da Varig, tucano, Xavante…
Quanto a cidade: queria que todas do Brasil fosse como São Carlos. (sou carioca e não temo represálias bairristas)
Gerson
9 anos atrás
Incrível é desembarcar em “La Habana” e ver esses carros já no estacionamento do aeroporto Jose Marti !
Renato Almeida
9 anos atrás
Constellation!!!!! Um dos objetos voadores mais lindos de todos os tempos… Existe um desses no museu da TAM em São Carlos nas cores da Panair do Brasil… Pena que o mesmo não tem mais condições de voo.
Luiz Guimarães
9 anos atrás
O carro é um Buick (GM), com os famosos 3 respiros em cada pára-lama dianteiro. Havia um modelo com 4. Lembro-me de uma polêmica dos fãs de um e de outro modelo (não tenho lembrança de qual o que ganhou a briga, sei que a GM descontinuou a produção do rejeitado).
Farid Salim junior
9 anos atrás
Constelation!! Fez sucesso aqui, “nas asas da Panair”… E o Buick Riviera Sunliner, lindo!!!
Antes Cuba era governada por um tirano fascista que não queria sair do poder nem por “reza brava”.
O povo passava agruras, os salários eram miseráveis, os turistas frequentavam lugares especiais, tendo acesso a coisas que os simples mortais Cubanos nunca poderiam imaginar.
Tinham uma péssima saúde publica (considerada o terceiro. Pais da América Latina em Saúde Publica e com um péssimo terceiro lugar na América Latina em matéria de consumo diário de calorias por habitante (hoje possuem o decimo primeiro lugas na America. Latina).
Apenas 23% do PIB na década de 50 eram gastos com educação (hoje são quase 10%)..
Tinham uma taxa de mortalidade infantil que o deixavam apenas na 13a. posição Mundial, hoje estão no 43o. lugar.
Os dados são da UNESCO
Existia uma clara distinção entre a classe dominante e o resto da população, para uns tudo, para o resto do povo o que sobrava.
Tudo isso mudou com a revolução… acredite se quiser.
Jason Vôngoli
9 anos atrás
Os barbudos começam a avançar desde Sierra Maestra e o dono do Buick embarca para Miami com malas com dólares de origem dividosa…
HH
9 anos atrás
Connie. O segundo avião mais bonito da história do universo.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Essa foto é muito boa!!!
sou fã de aviação por isso sou suspeito para falar… mas avião é o tipo de objeto/produto que, independente do fabricante, origem, período de fabricação, ou por mais normal que seja o aparelho, sempre há uma beleza no que se olha.
O Constellation, por exemplo; o detalhe da fuselagem em descendente até a Empennage em triple fins… essa é a marca dele… uma belezura.
outra coisa que sempre me chamou a atenção (neste caso já não mais do Constellation) e que, em geral, é fácil reconhecer uma aeronave russa.. é como se fosse a identidade visual dos carros… VC olha e diz: “É russo!” mas isso não é demérito. Já viram como o Ilyushin IL96 (principalmente o Aeroflot) é uma aeronave que se diferencia dos A330 e Boeing 767? E os antigos Ilyushin (principalmente o 76 e o 62) e Yakolevs? E os Antonov. E a história do Ekranoplan (nem avião, nem barco). Na boa, os Russos sabiam ser diferentes!
Flavio, acho que tu has de concordar que os americanos ( no caso o aviao e o automovel) fizeram e fazem muito mais sucesso que os soviéticos na cuba!
Difícil dizer o que é mais bonito, o carro ou o avião. O mundo mudou tanto, cheio de tecnologia, modernidades que a gente sente saudade, mesmo de um avião de hélices, e carros que bebiam demais. Será que a garota da foto, nos dias de hoje, ainda teria toda esta simpatia e atenção?
Dizem que esses aviões, por sua estabilidade de vôo, eram os melhores para o serviço de aerofotografia.
aerofotogrametria melhor dizendo.
ESTE LOCKHEED É LINDO MAS A BUICK 1956 NEM SE FALA
Esse Buick também é um carrão. De perfil não estou conseguindo identificar bem, me parece mais 57 do que 56.
Site que mostra os Constellations sobreviventes, alguns ainda em condições de voar: http://www.conniesurvivors.com/
Realmente belo avião o L-049, e deste modelo é o que está no museu da TAM, da antiga Real Aerovias. Para meu gosto o modelo posterior, o -1049 é ainda mais belo.
Connie, provavelmente já desmontada.
Já o carro ainda deve estar rodando pela Ilha.
Vi um desses ontem, la no museu da Tam. Para quem não conhece, um passeio até São Carlos, com parada para almoçar no Emporio de Maria, é um tremendo de um passeio. Crianças ficam alucinadas!!!
Pois é Estevam, estive com meus filhos no museu este final de semana e realmente é “fodástico”! 20000m2 de muita história… e vou te dizer: que organização! e a limpeza? mais limpo que o chão de muita casa! E os Aviões da MIG??? E o Constellation da Panair?O curioso: não havia nenhum Boeing.
Outro museu muito bacana é o da Aeronáutica no Rio. É um pouco menor (aprox.: 15000m2) mas tem mais aviões e objetos ligados a aeronáutica. Quanto aos aviões: uma palhinha do que tem por lá: Jaguar SAPECAT, F104, F5, Mirages (2), Electra da VARIG, DC-3 (2), Electra II da Varig, tucano, Xavante…
Quanto a cidade: queria que todas do Brasil fosse como São Carlos. (sou carioca e não temo represálias bairristas)
Incrível é desembarcar em “La Habana” e ver esses carros já no estacionamento do aeroporto Jose Marti !
Constellation!!!!! Um dos objetos voadores mais lindos de todos os tempos… Existe um desses no museu da TAM em São Carlos nas cores da Panair do Brasil… Pena que o mesmo não tem mais condições de voo.
O carro é um Buick (GM), com os famosos 3 respiros em cada pára-lama dianteiro. Havia um modelo com 4. Lembro-me de uma polêmica dos fãs de um e de outro modelo (não tenho lembrança de qual o que ganhou a briga, sei que a GM descontinuou a produção do rejeitado).
Constelation!! Fez sucesso aqui, “nas asas da Panair”… E o Buick Riviera Sunliner, lindo!!!
Bela foto! Bravo!
A foto é atual?
Cuba ê claro, foto tirada semana passada.
Antes de Fidel a ilha era um paraíso.
Sério? Você morava lá?
Caro Antonio,
Antes Cuba era governada por um tirano fascista que não queria sair do poder nem por “reza brava”.
O povo passava agruras, os salários eram miseráveis, os turistas frequentavam lugares especiais, tendo acesso a coisas que os simples mortais Cubanos nunca poderiam imaginar.
Tinham uma péssima saúde publica (considerada o terceiro. Pais da América Latina em Saúde Publica e com um péssimo terceiro lugar na América Latina em matéria de consumo diário de calorias por habitante (hoje possuem o decimo primeiro lugas na America. Latina).
Apenas 23% do PIB na década de 50 eram gastos com educação (hoje são quase 10%)..
Tinham uma taxa de mortalidade infantil que o deixavam apenas na 13a. posição Mundial, hoje estão no 43o. lugar.
Os dados são da UNESCO
Existia uma clara distinção entre a classe dominante e o resto da população, para uns tudo, para o resto do povo o que sobrava.
Tudo isso mudou com a revolução… acredite se quiser.
Os barbudos começam a avançar desde Sierra Maestra e o dono do Buick embarca para Miami com malas com dólares de origem dividosa…
Connie. O segundo avião mais bonito da história do universo.
O primeiro é o Concorde?
E qual seria o primeiro? O Caravelle? Ou o Dream Liner? Meu voto para primeiro ainda vai para o Constellation.
Lockheed Constellation.
http://reiv8.blogspot.com
não vai falar sobre a vitória de Rubens?
Não.