MENU

domingo, 3 de agosto de 2014 - 14:16Stock Car

Ó O CARA MESMO!

SÃO PAULO (e ganhou bem) – E não é que Barrichello levou o milhão e a primeira vitória na Estoque? Pois foi agora pela manhã em Goiânia, numa boa corrida, muito tática e estudada, na qual a história dos botões de ultrapassagem foi fundamental. Saber usar foi o segredo. Numa prova de duas paradas (uma obrigatória) e 50 minutos de duração, apenas 0s186 separaram Rubens de Thiago Camilo, o segundo colocado (e hoje, na opinião deste modesto escriba, o piloto de Turismo/Protótipos-com-cara-de-carro mais preparado e cerebral do país). Essa diferença mostra que a categoria, aos trancos e barrancos, encontrou uma direção e aos poucos entra no prumo. Faz tempo que não falamos aqui de carenagens voadoras, pilotos se esfregando deslealmente, tampas de bueiro que rasgam pneus, lombadas nas áreas de escape etc. O autódromo estava bonito, o público me pareceu muito bom, a corrida teve bom nível técnico.

Foi um ótimo domingo de sol e velocidade no centro-Oeste, em resumo. E Barrichello mereceu a vitória. Foi preciso, não cometeu erros, sua equipe atuou bem nos pit stops e a experiência do piloto valeu bastante nos momentos decisivos. Sua alegria ao lado do filho no pódio era genuína e juvenil, como se tivesse vencido pela primeira vez na F-1. Uai, e por que não? Vitória é vitória.

Além do mais, o campeonato está bom, com uma disputa sem favoritos e de desfecho imprevisível por conta das rodadas duplas.

Viram como dá para ser legal, quando se quer?

chegadagrandona

92 comentários

  1. Alex Santos disse:

    Rubinho pode ter todos os defeitos, mas mostrou toda a paixão que tem pelo esporte. Mesmo as 42 anos, correu como criança.

    E deve ser muito emocionante para ele, vencer e poder dividir a alegria com o filho que estava ali curtinho tudo de pertinho.

    Hoje em dia ele corre por prazer, da pra ver na cara dele! E foi ótimo ver ele esbanjando alegria no pódio, extravasando.

  2. Valdemir Silva Braga disse:

    Essa corrida do Rubinho foi “emocionante”. Torci muito pra ele se manter na frente e foi bonito ver a sua emoção contagiante junto a seu filho no podium. A sua chegada à categoria aumentou o nivel de competitividade, deu mais visibilidade e quem sabe ajude a melhorar o automobilismo brasileiro. Na bandeirada, vibrei com em um gol e também na vitoria do Senna em 1992 no GP de Mônaco, à frente do Nigel Mansell. Rubinho mostrou a todos que nesse esporte, muitas vezes frio, mecânico, previsível, injusto, ainda existe lugar para o riso, o choro de alegria, a felicidade…

  3. Fernando Parlangeli disse:

    Sempre desci a lenha no Barrica, sinceramente acho um piloto fraco e sem aquele toque de arrojo, mas ontem tenho que admitir que a experiencia dele contou muito na vitória, em uma disputa LIMPA e RESPEITOSA entre ambos (Barrica e Camilo).
    Um momento que valeu a pena acompanhar e uma vitória merecida, gostei muito e acho justo parabenizá-lo pela corrida.

  4. ms disse:

    foi de tirar o folego o pega entre Barrichello e Thiago Camillo no final da corrida, mas pra mim o mais bonito desse pega foi a disputa ter sido limpa, sem jogo sujo ou golpe baixo de nenhuma das partes, aliás, tenho gostado muito mais de Barrichello como piloto da Stock do que quando estava na F1…..suas declarações ao final da corrida foram singelas, transparecendo uma simplicidade que em muito difere da soberba e arrogância de quando estava na F1

  5. José Morelli disse:

    Deveriam dar um milho gigante pro Barrica como prêmio. Porque veja bem, não é a corrida do MILHÃO? Então, dá um milho gigante pra ele e pronto.

  6. Alessandro Silva disse:

    Notei uma coisa na corrida ontem que se refletiu nos comentários dos pilotos após a bandeirada: A corrida foi “limpa”, sem muitos toques nem gente jogando outros para fora da pista. Aconteceu, mas já foi bem pior.
    Quando Barrichello entrou na Stock, uma das reclamações mais recorrentes dele era sobre a quantidade de toques entre os carros pelas disputas de posição. Eu particularmente acho isso sempre muito desleal. É muito fácil sustentar a posição dando o lado de fora de uma curva para quem o está ultrapassando e “esparramar” na saída jogando o concorrente para fora. Ontem pude ver uma disputa limpíssima entre Rubens e Átila Abreu – que depois agradeceu e elogiou o ex Formula 1 pela postura. O mesmo fez Thiago Camilo ao relatar a disputa limpa entre os dois na parte final da prova.
    No que já pude ver em meus 42 anos de vida, Rubens Barrichello é sim um grande Cara e que parece por sua postura estar influenciando outros pilotos a fazerem o certo na pista. Pela primeira vez assisti á uma corrida de Stock Car realmente emocionante. E mais: não culpem o Push to Pass. Os carros da categoria são muito parelhos em desempenho e dessa forma, fila única é inevitável. Não gosto muito do “botão” mas ele tem feito a diferença.
    Obrigado

  7. Fabiano disse:

    Larga mão de ser almofadinha !!!

    Mais um que só assiste F1 e não sabe nada de corrida de carro !!! Deixa a pista suja mesmo… piloto bom desvia !!!

  8. Luiz disse:

    Também achei perigoso.

  9. Ricardo Bigliazzi disse:

    A Stock é bem legal, ao vivo é mais ainda.

    Bela vitoria do Rubens que enalteceu o duelo limpo pela vitoria.

    Falta no Brasil uma “Super V”

    Bem que as fabricas podiam entrar nessa jogada e fazer uma rodada dupla com a Stock. Um chassi caseiro (como os antigos Polar) e motores nacionais. Nada sofisticado (40 vezes mais simples que uma F-3), acho que ia dar liga. Somente dessa forma voltaríamos a ter bons pilotos daqui a uns 10 anos na F-1. Como seria mais barato os patrocinadores da Stock podiam ir a reboque da “Nova Super V”

  10. Ubaldir Jr. disse:

    Muito boa, a prova. Tudo correu às mil maravilhas no autódromo, tirando o sol de rachar na testa… rs. Mas valeu a pena. Os goianos adoram automobilismo. Era um pecado o autódromo como estava. A reforma, se não modernizou muito as instalações, deixou a praça esportiva entre as melhores do Brasil, permitindo a volta das categorias nacionais. Como era de se esperar, ótimo público.
    Quanto à estoque, na falta de coisa melhor, é o que há com nível de organização aceitável em nosso país atualmente. O jeito é a gente se virar com o que tem, mesmo. A corrida de Goiânia foi boa, muito boa. Se tivéssemos mais provas assim, acho que já daria pra dizer que a categoria vive seus melhores dias em muitos anos.

  11. Seinfeld disse:

    Pois é.
    Não teve “toque” no moço, ele venceu.
    A solução da carreira de RB sempre foi essa mesmo: Deveria ter largado a F1 há mais de 10 anos e ter ido para a Stock, para, quem sabe, conseguir títulos. (O que não fez na F1)
    Ou, ao invés de troféus, a F1 desse uma maleta de dinheiro a quem subisse mais alto no pódio.
    Por que o negócio dele é $$$ mesmo. E nada contra isso.
    Pé frio da p…rra pra quase tudo, menos ganhar $$$.
    E para a babação de ovo master, ainda levou, justo ele, a estatueta do Senna.
    (Galvão Bueno só ficaria mais emocionado se fosse dada ao Cacá Bueno)
    Que faça bom proveito.
    Pra mim sempre será aquele RB da F1 e dos mimimis sobre o Schumacher.

  12. Antonio disse:

    A justiça tarda, mas não falha.

  13. Rafael Rego BH disse:

    Com certeza o Rubinho se sentiu um pouco como nos anos de F1 em Interlagos, com a torcida toda ao lado dele. Foi legal.

  14. Dyego disse:

    Foi emocionante ver a alegria desse cara, que aos 42 anos, vive o automobilismo como se tivesse 20.. A paixão de Barrichello pelo automobilismo é, realmente, algo lindo de se ver.

  15. Antônio disse:

    É como eu sempre digo : Se o cara quiser há muitos meios de se manter na ativa no pós Fórmula-1. Quantas vezes em sua carreira de trocentos GPs Rubens pareceu tão genuinamente feliz como neste Domingo ? Acho que bem poucas…

  16. voulembrar disse:

    Rubens se manteve na F1 sempre chegando entre os primeiros, mesmo quando teve carros ruins. Nunca foi de ponta… mas nunca foi de fundo. Se teve dificuldade de chegar na frente na Stock, isso mostra que essa categoria tem um bom nível internacional com certeza. Mesmo com seus problemas, ainda é um campeonato muito interessante e competitivo.

  17. André disse:

    Corrida foi muito boa mesmo. Fazia tempo que não via uma a Stock. Barrichello guiou muito bem, assim como Thiago Camilo e fizeram um belo duelo.

    Sinto que parece que aos poucos o automobilismo está querendo voltar aos eixos no Brasil. Mas precisa de medidas mais positivas dos mandantes, para que novamente o automobilismo deslanche. Mas vai demorar, sem dúvida e talvez nunca mais volte a ser o que era nas décadas de 80/90, porém ainda tenho esperanças.

  18. Luiz Miranda disse:

    Achei bem legal,Rubinho ter vencido a prova do milhão,pois além dele ter guiado sem cometer erros,foi inteligente,estrategista e usou toda a sua experiência,para poder se manter á frente do Thiago Camilo,que além de ser excelente piloto,e já ter bastante gordura na stock-car,e o seu carro estava ligeiramente superior ao do Rubinho; digo ainda,que esta vitória,não só dá cada vez mais vontade dele continuar competindo,como também é certo de que ele estando presente nas corridas,o nome da categoria,só cresce,engrandece e agradece!! Valeu,Rubinho!! Vitória merecida e justa,diga-se de passagem!

  19. Carlos P. disse:

    Ótima corrida com a tradicional transmissão pobre da tv aberta, dá pena do Reginaldo Leme sendo obrigado a participar disso.
    A stock tem tudo para dar certo colocando corridas mais longas que obrigam as equipes e pilotos a realizarem estratégias.

  20. sinval disse:

    Parabéns ao Barrica
    já estava merecendo.

    uma curiosidade: as carcaças da stock é Chevrolet e Peugeot,
    a mecânica que é usada corresponde com as marcas ?,
    porem qual é a mecânica ( unidade de força)?

  21. Carlos Jeronimo disse:

    Quem gosta de automobilismo de verdade, é impossível não se emocionar, ao assistir uma ótima corrida, uma disputa sensacional e no final, um cara que ja venceu varias corridas de F1, mostra mais uma vez sua humildade, ficando emocionado ao vencer….parabéns Rubinho

  22. Mario disse:

    Foi legal a corrida pela disputa nas ultimas voltas e o final emocionante. Foi ótimo para a rede globo pelo apelo emocional e o carisma do Barrichelo ajudou. Gosto dele como piloto e pessoa. Está aproveitando a vida. As carenagens continuam voando e isso é feio demais!

  23. alan disse:

    Sorte do bariquelo……….. azar da stoque!!!!!!

    • Burn Baby Burn.. disse:

      Sempre tem alguém para voltar o ranço do passado.. rsrsrs

      Guiou man.. guiou muito.. deespachou a “molecada” quase a corrida toda.. largou de pole e ganhou a corrida quebrando o tabu..

      Ninguém fica tanto tempo na F1 se não tiver valor.. usou toda a sua experiencia para saber usar com inteligencia os Push.. usou e pilotou.. e na reta final deixou a opção do segundo colocado ultrapassa-lo se pudesse. nada de fechar a frente etc.. como muito se vê…

      Minha opinião pessoal. ganhou a Stock mais um piloto de frente para abrilhantar o show.. os pegas… com lealdade e muita pericia..

      Esta foi minha ótica.. diferente da sua brow…. se não entende tais insights porque não vai curtir futebol.. tenis etc..

  24. j.a.fernandes@uol.com.br disse:

    PARABÉNS BARRICA!!!

  25. marcelo silva disse:

    Grande Barrica ! Pole e vitória , com um grande final ! Parabéns !!

  26. Flávio Bragatto disse:

    Não há como negar, que a Stock Car e a F-Truck, são as únicas modalidades do automobilismo brasileiro, que dá publico e mídia. Exceto talvez, pelas provas de arrancada, que dão cada vez mais publico (e mídia, quando morre alguém).

    Não ví! Puta merda! Gosto do Barrichello e vê-lo ganhando, na minha opinião, é como quando meu time vence o campeonato mundial! Bosta, perdi!

    Ta longe da briga pelo título, mas já dá pra brincar! Se ele começar a ganhar, vai aumentar a mídia! E é disso que nós, amantes do automobilismo precisamos, é que tenha mídia. Quanto mais mídia, mais publico. Quanto mais publico, mais garotos vão querer ganhar o mundo nos monopostos (projetando daqui uns 20 anos).

  27. Otavio disse:

    Permitam-me uma breve observação…
    O que está acontecendo com o FSeixas e seu blog???

    • Gustavo disse:

      Desisti dele. Parece que ele desistiu do blog dele. Textos ruins e sempre atrasados.
      Padrao globo nao fez bem nao.

      • Squa disse:

        Pior que qdo eu soube da ida pra Sportv/Globo, ainda pensei “pronto, acabou a qualidade e a imparcialidade”, mas depois achei que não. Mas eu estava correto. Blog abandonado, sem se aprofundar nos assuntos e com linguagem pra quem consome o automobilismo que a Globo mostra.

      • Giovani Jardim disse:

        Não penso assim, como ele já explicou várias vezes, o blog ficaria um pouco de lado durante a copa por falta de tempo e que retornaria aos poucos.
        Quanto a qualidade dos textos, acho muito boa, como de costume e segue sim imparcial.

  28. Marcelo dos Santos disse:

    Ganhar pro filho ver, deve ser uma vitória realmente especial, estando em qualquer categoria.

  29. jorge disse:

    So longo dos meus 50 anos jah vi muito podiun, mas esse foi o mais bonito e emocionante. Outra cena espetacular .. o filho do rubinho correndo no pit lane e os mecanicos de outras equipes batendo maozinha com ele. Show

  30. Jaime disse:

    Falo a vocês….me emocionei.

  31. kelvy disse:

    Ótima corrida, como foram outras nesse ano, é triste ver gente que só ver f1 e diz que a stock não melhorou, a categoria é elogiada mundo afora, já vii muitos sites e revistas gringas falando da categoria brasileira, pra mim a stock dá de 10 na DTM que pra mim não é disputada como a stock

  32. Robertom disse:

    A Stock é artificial, pasteurizada e normalmente cheia de bandeiras amarelas chatíssimas.
    Está na mão da Globo para preencher horário no Esporte Espetacular apenas quando lhe convém.
    Mas felizmente esta corrida foi muito boa !

    PS: O Sérgio Maurício continua ruim e ainda tem uma fixação em falar : Deu o Botão !
    Freud explica.

    • Rodrigo - CPQ disse:

      Acho o Sérgio Maurício um baita locutor. E torço para ser ele o cara a narrar as corridas de F1 no Sportv, se for mesmo para o cabo ano que vem.

    • Pedro disse:

      Rachei de rir com ele falando o tempo todo: Fulano deu o botão. ..beltrano vai dar o botão na próxima volta..

    • Paul D disse:

      Falou o super piloto e narrador…

      O barrica ganhou.
      Tava na hora.
      Achava que não ia ganhar nunca.
      Rubens só é melhor que massa e robertam.
      Incrível como tem gente que defende o rb com unhas e dentes.
      O que mais? Entendeu?

      • gabriel disse:

        viúva do senninha detectada!

      • Burn Baby Burn.. disse:

        a questão não é defender.. é saber reconhecer que mesmo para pilotos de F1, a adaptação ao stock pé dificil.. leva tempo.. devido a posição do piloto dentro do carro, o que muda toda a percepção.. a espacialidade de se conduzir o carro..

        Bom o Barrichelo ao meu ver está pegando a mão.. e duas poles com Hatt trick em um duelo exzcelente com o piloto papa corrida do milhão diz tudo..

        É o resultado disso.. esqueçam ferrari.. schumacher . indianápolis.. passado ruim.. muito ruim.. digno de se esquecer.

        42 anos de idade.. Deixem o cara se divertir.. respeitem sua familia.. afinal não é um “piloto cú de grid”, nunca o foi….

      • Robertom disse:

        Não sou nem Pacheco e nem Detrator.
        Rubens ganhou com méritos, porque pilotou bem, tinha um carro bem acertado, fez a tática correta e soube enfrentar o ataque do Tiago Camilo com inteligência.
        Quanto ao Sergio Maurício tenho total convicção que é um narrador ruim, pois simpatia não é garantia de qualidade.

  33. Iolando disse:

    pqp, tinha que ser logo o bilionário pra ganhar o prêmio? tantos outros pilotos que poderiam ter tirado o pé da jaca…

  34. Carlos Martinez disse:

    Acho que sempre houve um pouco de injustiça com o Rubinho. Não está e nunca teve o mesmo nível de Senna, Piquet ou Emérson.
    Mas sempre foi um bom piloto, que se manteve muito tempo na F1. Cometeu equívoco e acertos.
    Foi durante muito tempo criticado e ridicularizado, mas sempre se mostrou educado e com bom humor.
    Parabéns a ele.
    É uma pessoa vitoriosa na vida e parece a distância uma pessoa feliz.

  35. Flavio Elias Pilot Goiânia disse:

    Todos os comentaristas se esqueceram de dizer o nome das curvas do Autodromo Ayrton Senna…..Curva 1, Mergulho, Bico de Pato, Esse do Senna, Reta Oposto e Curva Zero….Taí galera !!!! Parabens Flávio Gomes pelas ponderações. Abraço.
    Flávio Elias – Campeao Goiano de Fórmula 200.

  36. nando figueiredo disse:

    O que deixou a prova da “stock” boa hoje foi ser de longa duração.

    Com o 1 pit obrigatorio e a impossibilidade de saber se sem novo reabastecimento os carros chegariam ao final.
    Depois o primeiro pneu furado mostrou que a borracha não ia aguentar do lado esquerdo obrigou a nego escolher 1 ou 2 pneus.

    Ou seja, não precisa ser genio pra ver que é só deixar as provas longas que se tem mais variaveis e se faz uma boa corrida.

  37. Carlos Pereira disse:

    Vi, e apesar de não gostar muito da categoria, achei a corrida muito boa. Teve bons momentos. O traçado do circuito é muito bom também. Muito melhor que as tranqueiras que o Tilke faz. E o Rubens Barrichello fez uma grande corrida. Mostra que não se esquece como pilotar. Parabéns ao piloto.

  38. Ricardo Bigliazzi disse:

    A Stock é bem legal, principalmente ao vivo.

  39. Paulo Pinto disse:

    Rubinho é um guerreiro e mereceu a vitória. Parabéns!

  40. Jonny'O disse:

    Pela primeira vez a Stoque me pega pelo entusiasmo, realmente torci pelo Rubens e foi muito legal a corrida.

    Pra Rubens vencer tem que ser assim……..uma corrida emocionante.

    Mas non me gusta de monomarca.

  41. Claudio disse:

    Agora só falta os detratores do Barrichello desdenharem do prêmio dizendo que dinheiro não é tudo, que dinheiro não traz felicidade…

  42. jrg disse:

    Achei a corrida boa e tals, mas os caras só ultrapassam usando o botão! Acabou o botão, acabam as ultrapassagens.
    Ou seja, cada um tem que se preocupar muito com o seu botão e com o cara quem vem atrás.

  43. Antonius disse:

    Aquela “pequena fuga” do Thiago Camilo com o tal do “botão de ultrapassagem” a duas voltas do fim (acho!) foi coisa de quem sabe o que está fazendo,……….só pode!
    Se tivesse mais uma ou duas voltas com o Thiago “no cangote” ia zuar,……..o Barrica escorregava pra tudo que lado,………….que desespero,………ôrra meu!

  44. Eduardo_SC disse:

    A história de Rubens no automobilismo é muito rica. Talvez pelo fato dele agir com indiferença a isto gera abertura de crítica à seus detratores. Ele comuta entre a mediocridade e a glória com muita facilidade.

  45. JowJow disse:

    Parabéns Barichello. O público se emocionou. Sensacional as últimas voltas, a alegria e torcida do filho foi sensacional.

  46. Eduardo Schmidt disse:

    Foi uma corrida empolgante pela briga da vitória! Uma briga leal, bonita e muito dura!!! Parabéns ao Rubinho, me emocionei vendo ele comemorando a vitória com o filho, que começou a trilhar os caminhos do automobilismo!!!

  47. Fernando disse:

    10 a corrida, o Rubens, Thiago e a Stock!!!

    Mas cortar o podio depois da corrida e chato demais!!!

    Paciência e o que temos para hoje!

    Abraços

    • Marcio Sousa disse:

      Também fiquei frustrado. Pô, Globo, a galera está começando a gostar de verdade das stock, formando público cativo, enchendo autódromos, reconhecendo pilotos e até tirando fotos com eles (tenho um amigo que se gabou de ter tirado uma foto com Felipe Fraga), escolhendo pilotos para torcer… E vocês dão essa bola fora… Assim não dá…

  48. Luiz disse:

    Eu continuo achando a Stock muito chata e pré histórica. Parabéns ao Rubinho pela primeira vitória, mas duvido que seja igual a uma vitória na F1 pela Ferrari. Se a Stock melhorou? Melhorou, o marketing e a fixação dos capôs e portas melhoraram muito.

  49. Chupez Alonso! disse:

    Parabéns Barrica!

    Chupa Alonso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>