SOBRE ONTEM DE MANHÃ | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 25 de agosto de 2014 - 16:33F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (hoje tem coisa pacas) – A guerra deflagrada na Mercedes, os motivos de cada um, o futuro da dupla Ferrari, Vettel dando uma de come-quieto, os azares de Massa, a estreia de Lotterer… Um GP nunca termina na quadriculada, como sempre digo (nunca disse isso, mas a frase é boa). Vamos aos ecos de Spa:

GIFDOSDOIS- Está na cara que quando Rosberguinho falou que fez o que fez “para provar uma coisa”, referia-se a este momento aí do lado. Foi no começo do ano. Hamilton, deliberadamente, agrediu o companheiro nos países baixos. Isso não se faz. É muito mais grave que qualquer toque em corrida. As imagens tomadas por um cinegrafista amador me foram enviadas anonimamente pelo Renan do Couto. Não é montagem. Está tudo explicado.

- A Mercedes não sabe direito o que fazer. Qual a única ordem de equipe aceitável numa situação dessas? Não façam merda. Porque o título vai ficar em casa, com um ou com o outro. Melhor que seja decidido com lisura e sem mais atritos. Se possível, sem um bater no outro. Se não querem mais se falar, paciência. Se tiverem de almoçar e jantar em motorhomes separados, tudo bem. Mas não batam um no outro. Esse foi o motivo da ira de Lauda e Wolff ontem. Não há mais ilusões sobre camaradagem. Nenhum vai abraçar o outro numa vitória, ou pole. A paz acabou. Ou, como escrevem nossos amigos das organizadas nos muros dos clubes, “A PAS ACABOL”.

- Agora, que é divertido pacas, é. OK que assistir ao fim de uma longa amizade é algo que pode chocar, é meio triste, como disse ontem, mas do ponto de vista de marketing para a categoria, não há nada como uma grande rivalidade. Leva as pessoas a assumirem um lado, a torcerem para um ou para outro, a odiarem o rival, a procurarem defeitos atávicos e qualidades únicas. De que lado você está? Do neguinho emotivo, aguerrido, talentosíssimo, que se sente injustiçado, ou do branquelo coxinha, loirinho, frio e calculista, igualmente talentoso, que luta com as armas que tem e é vaiado no pódio? É uma boa disputa, convenhamos.

- Sobre o toque, mantenho minha visão do momento: coisa de corrida. Podia ser evitado, mas não podia ser tão bem calculado quanto algumas pessoas imaginam. Há uma diferença entre bater de propósito e não se esforçar muito para não bater. Rosberg assumiu o risco porque tinha menos a perder, talvez. Se batesse e os dois não pontuassem, não mudaria muito sua vida. Hamilton, por sua vez, não tinha muito a fazer. Estava na frente, fez sua linha. Nico poderia ter tirado o pé levemente. O ponto que depõe contra o alemão, para mim, é apenas um: precisava tentar a ultrapassagem na segunda volta? Poderia esperar um pouco mais? Acho que sim. O que não faz dele automaticamente culpado. E há um fato: ele não evitou. E isso faz dele automaticamente um pouco culpado. Um pouquinho só.

- Raikkonen e Alonso ficam na Ferrari em 2015, disse Machu-Pichu. OK. Têm contrato, tudo bem. Mas ainda acho que no fim do ano Kimi vai pedir para sair, se não enxergar uma luzinha no fim do túnel. Alonso não tem para onde ir, exceto para a McLaren, para liderar o projeto com a Honda. Mas acho improvável.

- “E na Mercedes?”, alguém pode perguntar. Sim, porque do jeito que a coisa anda, alguém consegue imaginar dois caras que passaram a se odiar tanto continuarem na mesma equipe? A conferir. Esse tipo de relacionamento não funciona. Prost se mandou da McLaren no fim de 1989. Piquet foi embora da Williams depois de conquistar o título de 1987. O próprio Alonso achou por bem não ficar brigando com Hamilton na McLaren, ao final da temporada de 2007. São todos competitivos, e quase todos dizem que não precisam ser amigos de seus companheiros de equipe. Mas, no fundo, ninguém gosta de conviver tão intimamente com quem não gosta. Um acaba roendo a corda.

- Não se iludam com o mau campeonato de Vettel. O rapaz não se acertou com esses pneus e com a maneira que esses carros devem ser pilotados, com turbo, dois motores extras e frenagens diferenciadas, para usar um termo caro aos dias de hoje. Eu diria que está usando esta temporada para se adaptar à nova F-1, algo que outros pilotos conseguiram rapidamente. Ele voltará muito forte no ano que vem. Quanto a Ricardão, é um que pegou a mão rápido. Como Bottas.

- Já Massa… Não sei se vou continuar usando a frase “precisa desesperadamente de um bom resultado”. Venho falando isso desde, sei lá, Mônaco. Somem-se à dificuldade de ter um companheiro velocíssimo e muito bom, tecnicamente, azares como o de ontem, de carregar restos mortais de pneu furado no assoalho por voltas a fio. A Williams levou dois pit stops para perceber. Felipe deveria ter parado na hora. Mas também não sabia o que estava acontecendo. Sabia que algo estava acontecendo, mas não exatamente o quê. No fim das contas, porém, fica apenas a sensação de que está desperdiçando chance em cima de chance de fazer um bom campeonato com um carro surpreendentemente bom. Bottas, por sua vez, aproveita cada oportunidade.

- Lotterer, coitado, deu só duas voltas. Mas largou na frente de Ericsson, que é um piloto fraco. Não sei qual o dedo da Audi nessa brincadeira. Talvez haja. Talvez não, e tenha sido apenas para curtir um pouco. Saberemos.

101 comentários

  1. eduardo disse:

    Pela primeira vez concordo 100%

  2. Lotterer, Audi…será ???
    Acho que já vi isso antes.

    “Schumacher, coitado, deu só uma volta. Mas largou na frente de De Cesaris, que é um piloto fraco (louco). Não sei qual o dedo da Mercedes nessa brincadeira. Talvez haja. Talvez não, e tenha sido apenas para curtir um pouco. Saberemos.”

    De fato, soubemos pouco tempo depois…

  3. carlos lima disse:

    Muito legal! Texto ótimo. Ilustração, idem. Bravo!

  4. Muttley disse:

    Esse negócio de dar toque é coisa de proctologista. Então o Rosberguinho deu um toque por trás no Capitão Hamilton para vingar o acontecido na animação do post. A diferença é que em vez de ser nos países baixos foi nos países fundos, ou no curicó do mundo.

  5. luiz disse:

    Claro que torcerei pelo Hamilton.. Jamais pelo Rosberg, Abaixo esta elite loira de olhos azuis..

  6. Zona Roxa V disse:

    Não sei…essa rivalidade criada, na minha opinião, é puro marketing. A audiência não estava em baixa? Vamos ter mais um ano com uma equipe dominando? Então vamos criar uma rivalidade ae entre esses 2 caras que sempre foram amigos. Sinceramente não é nem perto da rivalidade existente entre Prost x Senna; Mansell x Piquet; Villeneuve x Pironi.
    Pra mim é “faz de conta”.

    • atila disse:

      ué, porque essa disputa é de “faz de conta”? é tão improvável que dois pilotos bons num time de ponta, disputando um campeonato, acabem se encontrando na pista e criando uma briga interna?

      tirando o fator nostalgia, o que ela tem de tão diferente das rivalidades anteriores? por que ela é mais “artificial”, mais “faz de conta”? a situação é a mesma: dois pilotos numa equipe dominante disputando um campeonato.

      e a pergunta final: se essa briga é de “faz de conta”, o que te faz pensar que as outras também não o eram? os dirigentes poderiam querer aumentar a audiência na F1 e começaram a “inventar” disputas entre pilotos… tudo uma grande armação para aumentar a popularidade da F1 (estratégia que funcionou muito bem, diga-se de passagem).

  7. Martinho disse:

    Troca de cadeiras, Luiz Amilton por El Fodon!!

  8. Rafael disse:

    Não sei se isto já foi postado, mas independente do histórico do Hamilton, o Rosberg foi otimista demais naquela tentativa. Rosberg merecia ser punido:
    http://wtf1.co.uk/wp-content/uploads/2014/08/hamiltonrosbercrash.gif

    Outros já foram por muito menos (inclusive o Hamilton).

  9. Igor Serafim disse:

    Como diria o esquartejador, vamos por parte. kkkk
    O “coitadinho” do hamilton deliberadamente tirou a vitória do rosberg desobedecendo as demoníacas ordens de equipe na Hungria pra citar um fato, e sem falar que se o rosberg fizesse o que fez em spa na Hungria este toque já teria acontecido la pois na ultima volta o Hamilton o jogou pra fora da pista lembram se ? mas o rosberg tirou o pé de novo ! e se pararmos pra rever outras disputas do Hamilton com o rosberg, com o próprio massa no passado aquelas batidas ele joga sempre sujo pesado e espera discernimento sempre do outro piloto que quando não acontece como diria o outro, quando o outro encara da nisso ai que deu em spa, o que também faz parte do jogo coisa de corrida ! e tomara que continue assim ! nessa formula 1 de bichinhas que temos hoje em que não pode haver disputas a vera ! ta na hora do hamiltonzinho baixar a bolinha e pilotar isso ele faz bem quer ser campeão corra atrás seja homem pra isso corrida também é cabeça e isto é o fraco dele e acho que ele já sabe disso ! o rosberg sabe que piloto talvez o Hamilton seja melhor então esta atacando o espirito do Hamilton e cada chance que tem ! também faz parte do jogo ! quanto ao massa já deu né ! ta na hora de refletir e parar de falar em azar, o bottas esta sendo mais rápido e competente que ele, e ele sabe que não consegue mais andar forte ! já a duplinha da carteham sem comentários pra colocar carteham e marussia pra fazer isto que estõ fazendo e além disso colocando pagantes se nível para estar na categoria e melhor colocar categoria b e por os carros da gp2 na mesma corrida vão fazer papel melhor além de dar visibilidade a pilotos jovens !

  10. sandro disse:

    A transmissão não pegou o que aconteceu entre Lotterer e Maldonado, alguem viu pela internet alguma coisa?

  11. Clayton disse:

    39 vitórias. 4 títulos. 27 anos.

    Esses números levam desespero aos fanboys do Alonso.

    • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

      Isso desde que chegou na f1, mas está errado, Newey tem 55 anos!

      • Clayton disse:

        Newey é ótimo. Junto com Vettel, construiu uma estrutura vencedora na Red Bull. Algo que um certo espanhol foi incapaz de fazer na Ferrari. Sabe como é, sem o Briatore para ajudá-los nas trapaças…

        Mas não me leve a mal, considero Alonso um bom piloto. Ele já tem a metade dos títulos do Vettel.

      • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

        Agora, sempre que se falar do Vettel tem que usar algum verbo no passado, ganhou, construiu, foi, etc. Vettel teve oportunidade de guiar um grande carro e aproveitou, agora está em uma curva descendente. Tocada por tocada, Alonso é muuuito mais piloto. Mas não se engane Vettel é ruim, mas Newey continua ganhando corridas!!!

    • Edvaldo disse:

      E tá levando um pau humilhante de um piloto que até 6 meses atrás não tinha nem pódio.
      Toma essa no queixo pois não existe argumento contra isso.

      • clayton disse:

        Quem tomou no queixo – e por 4 anos seguidos – foi Alonso.

        Mas não fiquem tristes Alonsetes. Com essa briga na Mercedes, quem sabe não sobre um vice para o espanhol. Ele está bem acostumado com isso.

  12. JackSpeed disse:

    Rapaz, acho difícil a Mercedes ser castigada com a perda do título como fez a Williams em 86 mas que seria bem feito seria! por tudo que o Hamilton passou e tem passado seria um bom castigo para o time da estrela, puta sacanagem o que acontece com o Hamilton, quando não é o freio,motor,cambio…vem o alemãozinho com cara de afeminado e pimba!! entendo agora que segurança que o Hamilton apresentava em 2007 devia vir muito da proteção que gozava na sua então fraternal equipe, agora no papel de estranho no ninho a coisa é diferente para Luizinho.meu sonho para o fim do campeonato era Hamilton ganhando esse ano a la Senna em Suzuka 1990, enchendo o carro da Britney e uma polêmica daquelas!

  13. Eu quero ver o Hamilton e o Rosberg cumprindo ordens da Mercedes de não fazer nenhuma ultrapassagem nas dez voltas finais numa dobradinha na liderança, e será que eles vão cumprir? O Subalterno Massacrado Massa já vem recebendo um recado de aposentadoria do destino desde 2010, então agora só fica faltando ele cumprir! O Vettel era o senhor absoluto dos títulos até na sorte, pois ele arrancou dois títulos certos do Alonso nos campeonatos de 2010 e 2012, mas agora virou um mortal em reinicio de carreira perdendo até a sorte que o acompanhava nas adversidades.

  14. tedesco disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Acabou a falsidade! Caiu a máscara das “menininhas”. Buáááááááááá´!!!!!!! Titio Wolf eu não quero mais brincar com ele. Bota ele de castigo!
    Babaquice! Isso é Fórmula-1 não um clube de críquete! Agora é que vamos ver quem tem mais garrafas para vender. Enquanto o barraco desce na Mercedes o novo canguru, o verdadeiro já que esse arrebenta, pode acabar se dando bem. O Campeonato está pegando fogo e o fim da corrida valeu pelo pega do Vettel, Magnussen, Alonsito e Button. Termino parafraseando um general americano durante a Guerra de Secessão: ” Agora é guerra e guerra é o Inferno!” Vamos nos divertir de camarote. KKKKKKKKKKK!

  15. Dan Patricio disse:

    O Hamilton está sofrendo hoje tudo aquilo que fez o Alonso sofrer na época de McLaren, meio obvio que o Alemãozinho tem simpatia do time alemão… essas pequenas coisas vão minando o Hamilton, que de fato não tem o forte no emocional…

  16. Claudio Lessa disse:

    Qualquer que seja a decisão “interna corporis” a ser tomada pela Mercedes em relação a seus dois pilotos, uma coisa é mais do que certa: Nico Rosberg, esse alemãozinho com cara de piauiense passado a ferro, firmou-se como o novo Dick Vigarista da F-1. O original, hoje entrevado, deve ter lampejos de satisfação quando sua mulher lhe conta o que acontece nas corridas.

  17. Joseas Ruela disse:

    Se fosse esporte pelo esporte, a briga teria que ser na pista, sob o risco de acontecer batidas como a de ontem. Os dois querem ganhar, e na minha chucrice, teria que deixar resolver no braço, na pista, é lá.
    Aconteceu com o Vettel e o Webber, lembram??
    Aí a equipe opta por um deles, obviamente que tiver mais chances de ser campeão, leia-se mais pontos.
    O Nelsão em entrevista que vi neste canal, disse que jamais jogaria o carro em cima de alguém, pois a vida dele vale mais que um título, coisa que o Senna fez. São pontos de vista, são escolhas.
    O que você prefiriria, um título ou um amigo?

  18. Celio Ferreira disse:

    Pessoal digam-me quando teremos um campeão limpo na F1?
    Shumi, Alonso , Prost, Senna, etc,,,, Agora o Dick Vigarista da vêz e Rosberguinho!

    • Chupez Alonso! disse:

      O Ve44el foi 4x.

    • luiz alberto disse:

      Eu tenho a opinião de que num esporte que um titulo vale muito e é muito competitivo os “Bundãozios”como Massazarado,Buááárichello,Weber e outros ,apesar de serem pilotos de ótimo nível jamais seriam campeões pois tem que saber jogar todos as variáveis do jogo,inclusive a “Dick Vigarice”.Pois os bonzinhos só servem para dar passagem mesmo com chances de vitória,como já vimos.Neste esporte não cabe bonzinhos ou gente boa,como alguns citam o “Fura Zóio”,sempre serão segundones.
      Quanto ao episódio de Spa entre o Inglês muito rápido e de pouco celebro,na minha opinião ele espalhou para não permitir a ultrapassagem do Rosberg e se deu mal pois o Viking/saxão não aliviou e ai deu no que deu e ele se deu muito mal,sê tivesse um pouquinho mais de raciocínio estratégico saberia que teria grandes possibilidades de ultrapassa-lo nas próximas voltas pois indiscutivelmente é mais rápido e ai meu caro; a “Dick Vigarristagem, para ser um pouco bonzinho ;foi dos dois e na minha opinião ligeiramente a mais por parte do inglês burrinho. (esta numa equipe alemã disputando contra um alemão e acha que os germânicos irão fazer com ele o mesmo que fizeram os Ingleses da McLaren quando correu contra o espanhol Alonso).

  19. Eltontoptec disse:

    Sim, o Rosbergson mostrou ontem que é facínora, e ser facínora é pré requisito para ostentar uma taça. Não existe campeão bonzinho, só o Button. Rosberg campeão, pode crer! E Hamilton vice, com Alonso em quinto, e jaz!

    • luiz alberto disse:

      Você é burrinho também hemm ;ele poderia ter ficado sem o bico e ter a corrida tão ou mais prejudicada que o Hamilton é tudo uma questão de onde bateu e isto a mias de 220p/h nem com duzentas horas de simulador treinando a ação especifica pode-se executar a manobra com precisão no momento físico. Foi uma disputa afoita por parte dos dois em que quem se deu pior foi o inglês e nada mais que isto.

      • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

        Sem o bico ele se arrasta mais rápido que um carro com pneu estourado que vai arrebentando com todo carbono do assoalho. E depois que troca o bico o carro está novo, já o outro chega aos boxes todo fudido. Burrinho são os ingênuos!

      • Eltontoptec disse:

        Boa noite Luis Aberto!

        Antes de tudo gostaria de agradecer o elogio, pois no mundo de hoje em dia está cada vez mais raro gestos e palavras tão singelas, que fazem o dia da gente mais feliz, tipo propaganda de margarina!!

        Concordar ou não na culpa de Rosberg no incidente é mera questão de ponto de vista e é irrelevante, pois se o próprio Nico assumiu que não evitou, o que dizer mais?

        Você é um Lord. Lord Luis Aberto!

  20. kleodolfo disse:

    Flávio, o fim desta amizade já era irreversível mesmo antes desta corrida, pois Hamilton andou dizendo na mídia que deixa o nico ver sua telemetria para sua derrota ser mais doída “painful”

  21. Jonny'O disse:

    Acho que o Rosberg mandou seu recado a Hamilton …..toda vez que vc espalhar, vamos bater!

    Acho que foi esse o recado no lance………..porque o Hamilton não pode se dar ao luxo de bater em Rosberg………..é ele que esta com o prejuízo.

  22. Shanks disse:

    Vettel é melhor que o Ricciardo, é como o Flavio escreveu só não esta adaptado ao carro, se o Ricciardo estivesse no lugar do Webber nos ultimos quatro anos, o Vettel seria tetra da mesma forma.

  23. Chupez Alonso! disse:

    - Comemorei efusivamente, estourando um Moet Chandon, a permanência do Al Caponso na Ferrada em 2015. Picaretas e Mafiosos se merecem. É aquela tal história: dize-me com quem andas e te direi quem és. Se bem que ele vai se aposentar na Ferrada. Ninguém mais o quer. Velho, picareta e acabado, levou 3 ultrapassagens em uma única volta ontem. Ri horrores!

    - Ve44el está é de saco cheio! Depois de ganhar 4 campeonatos seguidos, entubar o Viceonso (que nunca sequer ganhou em Spa!) sem dó e nem piedade, bater todos os récordes de precocidade em vencer na F1, olhar pra cima agora e só enxergar Fangio e Schumacher, ficou monótono, se desmotivou. Eu se fosse ele tiraria uns 3 anos de férias e voltaria depois pra ganhar mais 4 títulos. Ou curtiria férias eternas com um loura alemã a cada semana.

    - Sobre quem vai escolher quem e torcer por quem nessa disputa da Mercedes, é fácil perceber: quem adora um vice vai de Hamilton. É um problema congênito.

    Allez Jado!

    • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

      Você anda meio descompensado, eu sei que o ano está difícil e seu pilotinho fake se mostrou um piloto limitado, pra não dizer limítrofe, e vem levando ferro atrás de ferro do companheiro. Pra piorar, seu Vettel está atrás do Alonso no mundial de construtores.
      E ultimamente você anda reclamando até do nome das pessoas!
      Mas isso não é motivo pra beber.
      Para seu consolo, eu também acho, Vettel deveria ser objeto de museu, ele foi um bom produto que acabou. Pensando bem, só bebendo mesmo! Eu no seu lugar estaria enchendo a cara e lembrando do Webber, do difusor soprado, do bico de borracha…

      • Paulo Pinto disse:

        Quem está descompensado é você: Vettel atrás do Alonso no mundial de construtores?

        Eu sei que o ano (o oitavo seguido) está difícil, mas olhe o lado bom: ninguém vai te sacanear se Alonso “conquistar” mais um vice. Sabe por quê? Porque Alonso vai perder o vice!
        E você, ano que vem, não será chamado de Vicellez…

      • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

        Eu não preciso beber por ter escrito construtores ao invés de pilotos, quem consegue interpretar um texto entendeu. Vice? Seu Vettel sem o melhor carro não chega nem perto!

      • Chupez Alonso! disse:

        Vicellez sim! E o Hamilton!?

        É um problema congênito! O cara já saiu do útero da mãe perdedor.

      • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

        Formule melhor seus pensamentos, está cada vez mais difícil te entender, alguém citou Hamilton aqui?? Já tá bêbado?

      • Chupez Alonso! disse:

        Vc é leso mesmo ou gosta de fazer papel de bobo?

        A citação ao Hamilton vem do seu nick.

        Desistiu do Allez Alonso que não ganha mais nem par ou impar e passou ao Go Ham.

        Ou seja: vice de novo!

        Vai ser oligofrênico assim lá na casa do Carvalho…

    • Brabham-5 disse:

      Ô “Chupez Alonso!”;;;
      Não estou entendendo seus comentários neste blog.
      Você está tentando ser engraçado?
      Ou só irritar os outros?

      E o “Go Ham-Hard as a Motherf**ker não fica atrás hein?
      “Vettel é um piloto limitado” “pilotinho fake” “limitrofe”

      Vocês devem ser os redatores do Zorra Total.

      • luiz alberto disse:

        Brabham-5;este cara (ou Guy,por que parece que curte ser “colono” súdito de Sua Majestade),já deve ter pilotado e ter sido campão em todas as categorias de automobilismo ,do virtual ao real, pelo que escreve e pelo conhecimento que demonstra.então mais respeito com ele Viiiiiiuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        Afinal quatro títulos não demonstra nada,ganhar com Toro Roso em Monza sob chuva não diz nada.Automobilismo visto com paixão de torcedor de futebol é muito triste,mas fazer oque não é mesmo!

      • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

        Quem erra sozinho pra mim na f1 é limítrofe. Nem piloto de kart graduados roda sozinho na pista seca. Você, melhor comentar no site de novelas.

      • Chupez Alonso! disse:

        Go Ham, vulgo Allez Alonso, tem a idade mental de uma criança de 12 anos de idade. Vive numa Matrix.

        Um dia ele cresce e amadurece. Ou apodrece!

      • Go HAM - hard as a motherf**ker! disse:

        Não é minha matrix que tinha o Vettel como gênio, a realidade dói. Não apele não, começou agora agüenta até o fim do campeonato!

      • Paulo Pinto disse:

        Até o fim do campeonato, Vettel passa Alonso.

        A conferir.

  24. Rosberg/Hamilton: na minha modesta opinião foi coisa de corrida mas acho que o Rosberg realmente não ligou muito se iria dar certo ou errado e não aliviou, foi bom pois o Hamilton recebeu ordem de equipe na Hungria e não cumpriu agora é hora do campeão se impor e mostrar que não tem essa de amigos qualquer um dos dois que quiser o título precisa mostrar que não quer ser o segundo e dar as cartas dentro da equipe como todo campeão faz.

    Massa se não conseguir ajudar a equipe a passar a Ferrari no mundial de construtores logo o veremos correndo na stock haja visto a competência do menino Botina que anda muito e já tem gente de olho nele, como já mencionei antes não vejo o Massa com gana, garra e vontade parece sempre conformado, todo mundo desviou dos destroços dos pneus será que só ele não viu, tudo caminha para que 2015 seja seu último ano da F1 pois se deixar a Williams que outro lugar iria arranjar senão as nanicas!

    • Glauson disse:

      Acho q a Williams vai chamar o Nasr pra substituir Massa se Nasr e Massa continuarem com a performance que estão tendo agora, sacou?
      Pronto. Falei estilo Flavio Gomes!

    • luiz alberto disse:

      Caro Bruno sua analise foi uma das mais inteligentes que eu tenha lido,na minha opinião é isto ai; se quer ser campeão tem que se impor o então sucumbir como os “Bundozos”companheiros de equipe.Quanto ao Massazarado começo a crer que realmente ele esteja tendo problemas de campo visual e reflexos devido ao acidente molistico,mas o que mais me irrita é a passividade dele(Que BUNDÃO!!!!!)tá percebendo que tem algo interferido no desempenho; fala para o box:–Vou entrar. arruma essa bagaça para que eu possa ganhar alguns pontos para equipe. E não ficar 2/3 da corrida sendo prejudicado por algo preso sob o carro que quem esta na pista(engenheiro e mecânicos)que tem muita experiência já deveria ter percebido,por mais baixo que seja o carro,nenhum membro da equipe Williams começou ontem no automobilismo e situações semelhantes já ocorreram muitas vezes em suas carreiras.Desconfio que Massazarado não nasceu em Botucatu mas sim em CORDEIRÓPOLIS, pois vai ser bonzinho e obediente lá na P Q P.

  25. Alvaro Ferreira disse:

    O Rosberg forçou mesmo a barra, não tinha mais como passar ali e ele não recolheu. Coisa que às vezes dá mesmo na telha do piloto que quer demonstrar força na pista, Acontece. Agora, os chefes também têm todo o direito de ficarem p$:&*@utos com ele… E o Hamilton também é chato prá caramba, com esse mimimi. Se calar a boca e colocar a cabeça no lugar, acho que leva o campeonato, porque é mais talentoso e rápido. Torço por ele.

  26. charles disse:

    Eu gostaria que o Hamilton ganhasse o campeonato só pra empatar com o Alonso, mas, por outro lado, gostaria que o Rosberg ganhasse, pois não tem nenhum campeonato, e ainda, se igualaria ao pai.

  27. José Marinho disse:

    A Audi ameaça entrar na F-1 faz tempo não é? que sabe ela não faz parte do grupo de investidores que compraram a Caterham. mais ou menos como fez a mercedes, se associou a Sauber com o nome Ilmor pra não queimar a imagem caso não desse certo e depois passou a estampar o nome Mercedes.

  28. André Cotta disse:

    Acho meio babaca que uma amizade acabe por causa do esporte. Nesse vídeo tem o abraço dos dois quando o Rosberg conseguiu seu primeiro pódio na F1, na Austrália, em 2008. O lance começa a partir de 0:55. A alegria aprece ser genuína.

  29. Carlos disse:

    Gomes, anota ai minha aposta. Daniel Ricciardo Campeão 2014.

    Foi o primeiro sorriso largo do Newey nesta temporada. Um cara como aquele não sorri daquele jeito a toa. Mais uma vez, ele melhorou muito o carro nas férias de verão (vide comparativo de vitórias abaixo). A RedBull que tinha um baita desempenho aerodinâmico, mas sofria com o fraco Renault, agora consegue compensar esta deficiência com mais uma evolução aerodinâmica. A asa traseira da Redbull praticamente é 1/3 do tamanho das outras. O RedBull não perde mais em velocidade final pra ninguém.

    Das etapas que faltam (sete), em quatro RedBull normalmente passeia (Cingapura, Japão, Brasil e Abu Dhabi). As outras três são Rússia (incógnita), Monza (Mercedes) e Eua (trechos de alta mas também muito sinuoso).

    Veja o comparativo de % de vitórias da RedBull antes e depois das férias.

    Dados dos anos anteriores de vitórias da RedBull antes das Férias:

    Em 2010, 5 vitórias em 12
    Em 2011, 6 vitórias em 11
    Em 2012, 3 vitórias em 12
    Em 2013, 4 vitórias em 10

    Isso dá 18 vitórias em 45 corridas – 40% de vitórias da RedBull.

    Dados dos anos anteriores de vitórias da RedBull após as férias:

    Em 2010, 3 vitórias em 7
    Em 2011, 6 vitórias em 8
    Em 2012, 4 vitórias em 8
    Em 2013, 9 vitórias em 9

    22 vitórias em 32 corridas – 68,8% de vitórias da RedBull.

    Dificilmente Lewis e Nico não se encontrarão novamente na pista.

    Certamente Vettel roubará pontos das Mercedes.

    A última etapa do ano vale dobrado. Ou seja, se Ricciardo vence, com Vettel em segundo, desconta em dobro.

    Atualmente a diferença é de 64 pontos de Ricciardo pra Nico.

    Taí minha aposta.

    Abraços.

    • Glauson disse:

      Cara muito bom raciocínio. O pessoal aqui fala muito do Bottas como revelação do ano e tal. Pra mim esse Ricciardo ta dando show, nunca vi um estreante tão bom quanto ele, o cara já botou o Vettel no bolso, já era pra ter 4 vitórias não fosse a confusão com o capacitor de fluxo do doc Brown na Austrália. Esse cara é fera, se o Neguim voador e o pavãozim lôro continuarem se batendo, não tem pra ninguém, é Ricardão na cabeça. Quem sabe nem vai precisar disso (os dois se bicando), pois Adrian sorriu pela primeira vez, como vc disse. Is Red Bull coming Back?

    • Cranio disse:

      Tem muito sentido essa leitura… Apesar que “stats são stats”, acredito que a Red Bull melhorou muito. Falavam dos caras chegarem em nono ou décimo e o resultado foi esse. E Russia é pista pra Red Bull também.

      De qualquer forma, ele ainda está no páreo. Seria legal ver a Mercedes se ferrar no final…

  30. F1 System disse:

    Pode dar a desculpa que quiser sobre o vareio que Zé Tell está tomando do Ricardinho , pois justificativa só serve para quem as dá, quem olha e vê 3 vitórias e 58 pontos de frente, ah tá que é só ‘adaptação’. Vergonhoso.

    Massa, puxa-vida, outro que está sendo defenestrado sem dó nem piedade pelo Bo77as, o moleque anda muito.

    Hamilton, ganhando 30 milhões de euros, e Rosberg, ganhando 7,5 milhões de euros, não se pode dizer simploriamente que Rosberg é o coxinha, riquinho, pois quem ganha mais e namora ‘celebrity’ é Hamilton. E claro, estou torcendo por Rosberg, sempre apostei nele e a imprensa e torcedores sempre o subvalorizaram, mas agora está mostrando o que pode fazer com um carro vencedor. Então, nada de coitadinhos nessa história, F1 é competição do naipe “sistema bruto”.

  31. Maxwell disse:

    Não sei se vale a pena ter amizade com o Hamilton. Sutil que o diga!

  32. Fontana o poderoso disse:

    Lembrem do que o Niki Lauda disse, para ser campeão, é necessário ser um canalha. Rosberg é um canalha, e está liderando o campeonato.

    Sobre Alonso, será que ninguém pensou nisso, mas que tal Alonso na WIlliams? Ele teria um bom carro, e poderia fazer algo mais do que faz na Ferrari. Sem contar que há boatos que Valtteri Bottas irá pra McLaren, o que abriria uma vaga na Williams para Alonso.

  33. Fernando Monteiro disse:

    Espero que esses dois tenham juízo em Monza ao dividirem a parabólica…

  34. Edvaldo disse:

    Se Vettel precisa de uma temporada inteira pra se adaptar, enquanto os outros o fazem rapidamente, como endeusar tanto um cara desses?

    Isso é desculpa. E das ruins.

    Ele tem dado alguns azares e não parece confortável no carro, mas é só. Tem sido veloz e combativo, como se espera de um grande piloto sem um grande carro.

    O que fala mais sobre esse ano do Vettel não é nem parte dele, e sim do piloto do outro lado do box. Uma surpresa excelente e muito, muito melhor que o cangurú desolado que Vettel cansou de maltratar.

    Não dá nem pra começar a imaginar o Webber fazendo uma temporada como Ricciardo vem fazendo. A Red Bull deveria é tê-lo promovido antes.

  35. Pedro disse:

    Quanto ao Massa, acredito que é o cara mais azarado da F1. Foi campeão por 10 segundos, esqueceram a mangueira no carro dele, é atingido por uma mola quicando, alguém erra a curva e acerta ele…. enfim tá precisando de um banho de sal grosso, ou melhor precisa é nadar no mar morto….

  36. Wagner disse:

    Não via tudo isso no Rosberg, mas estou começando a gostar do cara. Acho muito bom ver o Hamilton correndo, é alucinado, não fica moscando para ultrapassar, porém está um chorão de primeira. Acho que o Rosberg apenas não aliviou, poderia mas não aliviou. Quando se alivia muito vira segundo piloto. Mostrou que não está disposto a este emprego (1º oficial-rubinho/massa). Todos os grandes campeões sempre agiram assim. Tomara que role até batida na ultima prova, o circo tem que pegar fogo, está muito bichinha a F1.

    • Pedro Simoes disse:

      Hamilton chorão. Você parece não estar prestando atenção na temporada. Quando o Nico ficou pedindo para a equipe mandar o Hamilton tirar o pé na Hungria ele ficou uma “fera”, borrou até a maquiagem. Chegou na Bélgica reclamando da equipe. E disse que não tirou o pé para provar que estava certo na Hungria. PS: Reveja Bahrein, Monaco , Ingalerra, Alemanha, Austria, Hungria (treino e corrida) e me diga quem é chorão? Até agora, na pista, sem que o Lewis tenha sofrido alguma interferência externa o alemão só venceu mesmo naAustria, e mesmo assim com Hamilton largando de trás porque anularam sua volta por “ultrapassar os limites da pista” no qualy. Só que todo mundo fazia a mesma manobra. Concordo com o Flavio, ele não bateu de proposito, mas não evitou o toque. Ou seja, culpado, pouco ou muito, mas culpado.

      • Alexandre disse:

        Pronto, os dois são chorões então.

      • Wagner disse:

        Pedro, o que me refiro são estas entrevistas do Hamilton, fala muito. Quanto a rádio de equipe, os caras ficam reclamando de malandragem, é normal (vide Alonso, Vettel, etc..). Como disse, acho o Hamilton fenomenal pilotando, mas o Rosberg tá um mala (no bom sentido, malandro). Ele está colocando pressão direto no Hamilton, isso acho legal, esse papo de que tem que ver na pista, ser mais rápido, é bonito mas não é assim na vida real. Em corridas tem malandragem de tudo que é tipo (não me refiro a roubo, apenas a artimanhas). Acredito que o Hamilton é mais rápido que o Rosberg, assim como o Alonso é mais rápido que todos, mas gosto de ver estas prezepadas, torna mais divertido, Todo mundo reclama quando a corrida é uma carreata, ai quando os malucos começam a jogar carro em cima uns dos outros, tem que punir! Vai entender. Saudades do Schummacher no auge!

      • Boca disse:

        Pedro Simões, Perfeito seu comentário!

  37. Cranio disse:

    Lotterer foi muito bem para sua primeira corrida. Gostaria de vê-lo guiar um carro de ponta.

    Massa… Quando vc fez a enquete da Williams se dar bem em Spa ou Monza, eu tinha dito que talvez em Monza, ele pudesse chegar a um pódio. Eu retiro o que disse. Não sei o que acontece, mas o cara sempre se ferra (seja culpa da equipe, dele mesmo ou por terceiros) e não consigo visualizar mais coisas boas vindo dele.

    O fim de semana foi bom pros brazucas… Eslováquia com Celso e Cacá indo bem, Nasr na GP2 ganhando a 2ª corrida, mas Galvão, com o Massa não rolou… hahahah… Espero que a Williams continue com ele pro próximo ano, mas se fosse eu… “Bye Felipe!”

    A mania do Hamilton de diminuir os espaços depois das curvas vai ser revista depois deste episódio. Basta assistir algumas ultrapassagens entre eles e veja que o Hamilton sempre dá uma fechadinha (ou espalhada) e o Rosberg sempre recolhendo. Desta vez ele não segurou e deu no que deu. Ainda assim, estou torcendo pelo Hamilton.

    Esse papo de “amigos desde…” não rola. Competição é competição. Ninguém entra pra deixar o amiguinho levar o caneco. Que se dane se não são mais amigos. Não ando com eles mesmo…

    Ricciardo. Esse está sendo “O cara”! Nem se o Vettel vier mais forte no ano que vem (coisa que não acredito) não vai segurar o novo canguru… Acho que quem vai precisar mudar de equipe é o Vettel em 2016.

  38. Gus disse:

    Bom, a visibilidade de dentro do carro não é lá aquelas coisas, e inventam essas asas dianteiras com seus mil adendos aerodinâmicos que são mais afiados que facas Ginsu (e sei lá se a grafia está correta..) – que culpem os engenheiros também – Uma vez não tinha isso de pneu furado com esse tipo de toque; não tinha mesmo…

    Bom o Vettel não é todo aquele fenômeno que pintavam; muitos se apressavam em colocar ele acima de Senna e de Prost (que lidavam bem com todo tipo de carro: turbo, aspirado….caixa manual, semi automática, com acertos de terceiros…etc), mas também não vou me apressar e dizer que ele está acabado – é um baita piloto, mas o carro têm que ser a afeição dele, 1% a menos do que isso e ele desaba.
    Massa coitado – um dos pilotos mais azarados de sempre, e ele já não têm muita lenha para queimar, o novato é inteligente, e pisa com o da direita, o tão conhecido “estilo agressivo” de Felipe me parece a mais perfeita das lendas urbanas, quando muito – foi agressivo em 10% das corridas que vi dele, o resto era tudo uma burocracia que mal e mal conseguia manter um trem de corrida decente nas provas…
    E o resto é o resto, espero que o Hamilton tenha a oportunidade de dar uma resposta decente dentro das pistas, já que não vô muito com a cara desse tal Nico (apesar que o “´liús” tá tão metro como ele…).

  39. celso disse:

    HAHAHA Sensacional!!!

  40. Fabio Amparo disse:

    Flávio

    Acho que se o Massa não melhorar no ano que vem, a Williams lhe dará as Bottas….

    Essa não dava pra deixar passar.. rs

    Abs

  41. ulysses disse:

    Será que um novo Dique Vigarista está para aparecer novamente na F1, deste ano. ?

    Nunca gostei de KIbeRosberg. Ele tem cara de pilantra.

    O que ele fez ontem era para tirar o Hamilton sim da corrida. O mais engraçado desta história e que quem vai sair como vilão vai ser o Hamilton. O pilantrão ainda possa com aquela cara de santinho do pau oco. Muita cara de pau desse novo DicK Vigarista.

  42. EDSON CASTRO disse:

    UM POUQUINHO SÓ A 300 POR HORA NÃO É POUQUINHO…TEMO PELA SEGURANÇA, PQ O LEWIS VAI PASSAR POR CIMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>