ACENDERAM AS LUZES, CRUZES! (1)

cruzes1SÃO PAULO (horrível) – Algumas conclusões pertinentes depois do primeiro dia de treinos em Cingapura.

– A Williams está perdidinha da silva. Massa em 17° e Bottas em 18° não passariam nem ao Q2. Mudar tudo de um dia para o outro geralmente é tática suicida, mas nesse caso, é a única coisa a fazer.

– A Red Bull, que tinha até o ano passado um carro ótimo para pistas com curvas longas e rápidas, agora é boa em circuitos travados e lentos. Culpa de seu motor Renault. Por isso, deve andar bem neste fim de semana. Apesar dos problemas de Vettel, que vive seu pior ano na F-1.

– O mesmo pode ser dito da Ferrari. Quer dizer, mais ou menos. A gente nunca sabe exatamente como a Ferrari pode estragar um fim de semana.

– Ano passado, Vettel fez a melhor volta da corrida na casa de 1min42s. Hamilton, o mais rápido de hoje, virou 1min47s490. Faz algum sentido gastar tanto como se gastou com o desenvolvimento desses motores para virar 5s mais lento que no ano anterior?

– A história do rádio… Bem, a FIA voltou atrás, relaxou nas proibições, agora pode quase tudo de novo. Para o ano que vem, quem sabe? Já disse e repito. A única forma de restringir as comunicações de rádio é proibir tudo. Voltar às placas. Ah, mas os carros são muito sofisticados! Sim, foi um dos argumentos para o recuo da FIA. Quem façam carros mais simples, ora. Entregar ao piloto toda a responsabilidade de tirar o máximo do equipamento, para mim, é a maneira mais correta de purificar a F-1. Mas isso não vai acontecer nunca. Por mais que o regulamento tente ser claro nessa questão, sempre haverá brechas.

– Outro argumento para o relaxamento radiofônico: nem todos os carros têm painéis no volante onde cabem todas as informações necessárias para tirar essas bagaças do lugar. E não daria para, a esta altura do campeonato, os times refazerem esses volantes colocando neles computador de bordo, Google Maps e Waze. Assim, seria injusto com alguns, aqueles que projetaram volantes com painéis simples, que indicam apenas a marcha usada e o nome da estação de FM que está sendo escutada — quando muito, o nome da música.

– Viram os tempos? Foram sete dobradinhas, das 11 equipes. Companheiros andando colados. Apenas uma curiosidade.

– Amanhã não haverá surpresas. Hamilton e Rosberg vão lutar pela pole e Red Bull e Ferrari lutarão pela segunda fila. A corrida, se não chover, é para até três paradas.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Átila Peretto dos Reis
Átila Peretto dos Reis
9 anos atrás

Vale lembrar que não é o motor o problema, nem o consumo de combustível. Em reta, o carro não é tão mais lento que os carros do ano passado – o que é uma façanha, considerando que o motor é bem menor e consome menos combustível.

Os tempos maiores se dão pelo fato de a aerodinâmica dos carros estar cada vez mais restrita. Asas menores, desenho mais limpos, etc, diminuem a velocidade do carro nas curvas…… mas possibilita a ultrapassagem.

Sinceramente, eu prefiro essa F1 “lenta” de hoje a F1 de 2004, quando os carros bateram todos os recordes de tempo e a temporada bateu o recorde de tédio causado aos telespectadores.

Sem aceitar a volta dos carro-asa e efeito solo, hoje em dia existe uma escolha a ser feita na F1: ou se tem carros mais lentos em curva e corridas melhores ou se tem carros veloses (como em 2004) e corridas entediantes.

Tendo em vista como as corridas desse ano tem sido, fico com a primeira das opções

CARLOS
CARLOS
9 anos atrás

Treino é treino e jogo é jogo Flavio Gomes. Não é a Williams que está perdida, é a Formula 1. Esses caras estão tontos! Não sabem o que fazer e todo dia estão querendo inventar algo novo (e sem sentido). Não é assim que se aumenta a audiência ou se põe mais interesse em uma categoria de automobilismo. Fizeram uma mudança esse ano então assumam o que foi feito e pronto! Modificações deverão vir na próxima temporada de forma natural e escutando o público e as equipes. Ficar mudando regra no meio da temporada é absurdo e vai irritar mais a todos, equipes e público. A F1 como está hoje se destina ao fracasso e ao desinteresse do publico. Os pilotos são escolhidos pelo dinheiro que podem trazer para as equipes em sua esmagadora maioria… Está acabando a luta entre os talentosos e apenas a tecnologia e a grana (e os interesses) passam a fazer parte do espetáculo.
A F1 está ficando tão chata e manipulada que estou a ponto de deixar de assistí-la. Atualmente é muito mais empolgante ver a MotoGp e suas grandes batalhas a cada corrida.

Igor Dusse
Igor Dusse
9 anos atrás

Em Monza, que é o GP em que os carros mais dependem do motor, Hamilton fez a pole 4 décimos mais lento que Vettel no GP do ano passado. E somente 1 decimo mais lento que ele mesmo com a Mclarem em 2012.
Na verdade os carros estão 3 segundos mais lentos devido a diminuição no downforce dos carros, devido a mudanças na aerodinâmica. Graças a isto as corridas deste ano tem sido melhores que o anos passados.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Quando vejo Al Caponso andando na frente em Cingapura, logo me vem a pergunta:

Qual a picaretagem desta vez?

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Não passou de um fogo de palha…

Carlos Tavares
9 anos atrás

Mandou bem no título do post!

allan
allan
9 anos atrás

Quanto ao rádio, como penso quanto as paradas de boxe, a evolução do carro nada tem a ver com a da equipe. Sou a favor de voltar o reabastecimento, mas a bomba iria ter velocidade igual a do posto de gasolina. Idem para a troca de pneus, com apenas 4 ou mesmo 2 mecânicos para fazer tudo, e aí liberaria para o cara fazer a corrida sem troca de pneus, se quiser.

allan
allan
9 anos atrás

Apesar de não ser, para muitos, a ótica de uma competição, vale lembrar que estes segundos a mais – que cairão amanhã, com certeza, para 3s, aproximadamente – pouco representam para a economia de combustível…. Em 2 anos, vai estar virando igual, mesmo com as restrições aerodinâmicas de sempre, mas consumindo quase a metade de 2013.

Fernando
Fernando
Reply to  allan
9 anos atrás

Concordo, as vezes é preciso dar um passo para trás para seguir em frente, falo das unidades de força. Os carros estão mais lentos por causa de restrições de regulamento relativas ao consumo (fluxômetro), poderiam ser muito mais rápidos do que os de 2013. Já o resto da F1 tá uma zona mesmo. A comparação dos tempos em situações diferentes não tem sentido, amanhã saberemos a real diferença dos tempos.

Marcelo Silva
Marcelo Silva
9 anos atrás

Não sou entendido , mas parece que os caras estão mais perdidos que cego em tiroteio , ou alguém tira proveito dessa confusão toda ! Muda-se o regulamento no meio da temporada ( ou proibir comunicação por rádio . mesmo que parcialmente , não é mudar regulamento ??) , carros 5 segundos mais lentos que os do ano anterior são algumas medidas bem “inteligentes” !!