ACENDERAM AS LUZES, CRUZES! (2)

maewestSÃO PAULO (por una cabeza) – Sete milésimos, amigo. Sete milésimos. Foi isso que Hamilton conseguiu arrancar na sua volta rápida em cima do tempo de Rosberg para fazer sua sexta pole no ano e trinta-e-sétima na carreira. Trinta-e-sétima. Quando eu for presidente do mundo, talvez proponha isso no lugar de trigésima sétima.

Bem, sem digressões linguísticas. Vamos à pista.

Cingapura teve uma noite como são todas as noites por lá e outras coisas também, quente e úmida. Eu gosto dessa pista. Acho um milhão de vezes melhor que a de Abu Dhabi, talvez a pior do campeonato. No Q1, deu para ver logo de cara que usar pneus macios seria um risco. Os supermacios grudentos e melecados, como outras coisas também, estão sendo mais de 2s por volta mais rápidos que os outros.

Então, ninguém quis arriscar demais. E deu Ferrari em 1-2 (fazia tempo…), com o falante Raikkonen em primeiro e El Fodón em segundo. Tempo de Kimi: 1min46s685. A degola condenou ao ostracismo da noite de sábado, pela ordem, Fútil, Maldanado, Branquinho, Koba-Mito, Chaton e Sonyericsson. Tudo normal.

No Q2, nem pensar em usar pneus macios. Chicletão para todos. Com medo do tráfego, que em Cingapura é pesado, Hamilton, Alonso e Raikkonen fizeram seus tempos logo. Quando o cronômetro zerou, havia 11 pilotos na pista. Rosberguinho mostrou as garras e enfiou uma naba de 1min45s825 em Lewis, que ficou 0s462 atrás. Considerável. Caíram Bonitton, Verme, Hulk, Gutierros, Maria do Bairro e Grojã. Passaram ao Q3 as duplas favoritas de Mercedes, Red Bull, Ferrari e Williams, mais um Toro Rosso, de K-Vyado, e uma McLaren, de Magnólia Arrependida.

E aí ficou legal, bem legal.

O “primeiro tempo” do Q3, que é apertado e não permite enrolação nos boxes, teve uma surpresa: Massa em primeiro, com 1min46s007. Não era tempo para pole, OK. Afinal, Rosberguinho já tinha entrado na casa de 1min45s no Q2 e nada indicava que não pudesse repetir. A Williams, que tinha andado tão mal na sexta, conseguiu virar o jogo e voltou a ser competitiva. O fato é que nas suas primeiras tentativas, nenhum piloto conseguiu superar o brasileiro e a ordem ficou Massa, Ricciardo, Alonso, Raikkonen, Bottas, Hamilton, Rosberg, Vettel, Kvyat e Magnussen.

Não era o normal. Mercedes em sexto e sétimo? Claro que não. Então, faltando 4min para o encerramento da sessão, os dez foram para a pista de novo. Todos com aquela margem de erro próxima do zero. Drama, no entanto, foi o de Raikkonen. Seu motor passou a se comportar como o de um Fiat Cinquecento e a Ferrari pediu para ele encostar o carro.

Aí vieram as feras de fim de treino. Começando por Ricardão, que virou em 1min45s854 e desbancou Massa. Na sequência, veio Rosberguinho e subiu à pole. E com a quadriculada já agitada fazia algum tempo, apareceu o Comandante Amilton fritando pneus e subindo em zebras para virar 1min45s681, 0s007 mais rápido que o companheiro de equipe. Sete milésimos. Sete milésimos, amigo. Não é quase nada, mas pode ser tudo nessa corrida.

Uma prova de três paradas, com chances enormes de safety-car, com algum grau de imprevisibilidade porque é de rua. E corrida de rua é assim, tudo pode acontecer, até piloto bater de propósito, como vocês se lembram.

Foi a sétima primeira fila da Mercedes no ano. Depois de Hamilton e Rosberg fecharam os dez primeiros no grid Ricardão, Tião Alemão, El Fodón de La Quinta Posición, Massacrado, Kimi Dera que Eu Fosse o Pó da Estrada, Sapattos, Magnólia e K-Vyado.

O momento, no duelo interno da Mercedes, é de Hamilton, agora. Isso já mudou várias vezes ao longo do campeonato. Mas Lewis vem de uma vitória e fez outra pole. Parece um pouco mais seguro que Rosberguinho. Algo que pode virar de uma hora para outra. Acho que este Mundial será daquele que tiver um pouco mais de cabeça até o final. Claro que a vantagem, especialmente nos pontos, é do alemão. E ele é um sujeito mais frio e controlado que o inglês. Para mim, ainda é favorito.

Aliás, é minha aposta para amanhã.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Belíssima a foto do post!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

E o castigo ao Rosberra continua: equipe sabota seu volante para ele largar dos boxes. O cara não passou nem o Chilton ainda.

E o Al Caponso mais uma vez aprontando uma picaretagem em Cingapura: não fez a 1ª curva na largada para passar Ve44el e Ricciardo. E só devolveu uma. Cingapuragate lives…

Marcos José
Marcos José
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Mesmo com pneus mais novos o idolatrado “melhor piloto da atualidade” não foi capaz de ultrapassar os pilotos da Red Bull que tinham pneus mais desgastados! Será que foi castigo pela picaretagem na largada?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Marcos José
9 anos atrás

Pois é!

sandro
sandro
9 anos atrás

Raikonnen já soltou outra em Singapoure? Não fale comigo quando estiver nesse ponto da pista. Kkk. #lenda

Luís
Luís
Reply to  sandro
9 anos atrás

O Alonso não se importa que falem com ele porque consegue processar tudo e ainda ser mais rápido,

Maxwel Medeiros
Maxwel Medeiros
9 anos atrás

A classificação foi boa, a corrida na minha opniao terá 02 entradas do carro de segurança e com essas entradas o primeiro lugar irá cair de mão beijada para o massa, viajei na maionese, mas pode ser q aconteça.

Hélio
Hélio
9 anos atrás

Tomara que de Hamilton, ele merece e o campeonato precisa de mais equilíbrio. A Mercedes nao deve sacanear …. Ele e melhor , nao merece

Alemão
Alemão
9 anos atrás

Massa fala demais!! Disse que vai alcançar a RedBull!!!… mas tem que lembra-lo que ele deve começar a pontuar! Só o Bottas não dá!! Só andar bem nas 6 últimas provas, que é a sua característica, não é suficiente! Ainda acho que a Ferrari acaba em terceiro no ano e a Williams em quarto!! Hamilton, Alonso e Vettel no pódio!! Rosberg vai encher o muro!! Abs

André Campos Mesquita
André Campos Mesquita
9 anos atrás

Gomes, o tempo do Ricardo foi 1min45s854, no seu texto está 1min45s584.
Abraço.

Lucas Martin
Lucas Martin
9 anos atrás

Algo está errado no texto, Ricciardo mais rápido que Hamilton?

Magno Santos
Magno Santos
9 anos atrás

Toda a plasticidade da bela luta pela pole position eclipsou o flagrante descumprimento do regulamento pelo Rosberg.
Ou os carros estão agora liberados para engatar marcha à ré?
Até agora nem uma linha a respeito… muito estranho.
Outra coisa: enquanto Rosberg vinha de ré, outro piloto passava por ali em volta rápida.
E se este perdesse também a freiada ali?
Rosberg tem muito mais que sorte…

Magno Santos
Magno Santos
9 anos atrás

Prezado Flávio,
Acho que tem apenas uma pequena correção a ser feita em relação aos tempos que você postou na luta pela pole.
Abs,

Renato RRE
Renato RRE
9 anos atrás

Gomes, Acho que você trocou os numeros do tempo do Ricardão… Pelo texto ele seria o pole! Abs

Marcos José
Marcos José
9 anos atrás

Na corrida de Spa, me parece que o Rosberg está decidido e querendo ganhar o campeonato antes da corrida dos Emirados Árabes e já vimos pilotos perderem campeonato praticamente na mão por bobagens. Quem tem tudo a perder é Hamilton. O único modo que o inglês tem é vencer o maior número de corridas possíveis para descontar a diferença entre eles. Será que Rosberg está sentindo a pressão? A prova de Spa mostrou que sim.

Dudu Patton
Dudu Patton
9 anos atrás

Onde vocês assistem a transmissão da Sky Sports???

Fernando
Fernando
9 anos atrás

7 milésimos que seriam uns 2 décimos se Hamilton não errasse grotescamente a freada da curva 1. Acho que amanhã acaba como começa. Ah, Hamilton mudou a relação do câmbio, provavelmente Rosberginho também, por isso estão com pouca vantagem, porque mudou (ou mudaram)? Nem imagino.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Pode, uma vez por temporada!!!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Ô Flávio, tu não lê regulamento não? Pode sim, uma vez, e a Mercedes fez agora, embolou tudo, o Wolff é que tá com esse papinho que os outros estão encostando, papo furado, mudaram a relação.

Rosario Molina Ruiz Dias
Rosario Molina Ruiz Dias
Reply to  Fernando
9 anos atrás

Muito bem colocado Fernando, somente 7 milésimos por que cometeu um erro.
Sou mais Hamilton, com cabeça fria ou sem cabeça fria, sou mais ele.

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

Acho que dá Red Bull, Vettel talvez.

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Hamilton e Rosberg vão se engalfinhar em dada altura.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Concordo.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Esse papo de piloto frio calculista ta enchendo saco. Hamilton so não está liderando a bagaça por causa das quebras constantes e o protecionismo da equipe em favor de Nico.!

Edu Moreira
Edu Moreira
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Segafredo, o que realmente enche o saco é essa insistência com relação à teoria da conspiração contra o Hamilton.

Rosario Molina Ruiz Dias
Rosario Molina Ruiz Dias
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Valeu Segafredo, como é bom ler um comentário de quem não é preconceituoso.
Todos deveriam reconhecer que Lewis Hamilton é o melhor.

Micromax
Micromax
Reply to  Rosario Molina Ruiz Dias
9 anos atrás

Sim…..não fossem as quebras e picaretagens da equipe já estaria uns 80 pts. na frente de Nico!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Segafredo, por que as “viúvas” adoram uma teoria da conspiração?

igor
igor
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Não fala bobagem se não tem o que falar…

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
9 anos atrás

Sei não, tá com uma cara de Ricciardo essa corrida! Pneus chiclete, 3 pits, sei não!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Amanhã vai se repetir o podium de Spa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Desmontaram o pódio da Bélgica e levaram para Cingapura?

Ronald Wolff
Ronald Wolff
9 anos atrás

Eu acho que vai dar Ricardão. Pista complicada, que não precisa ter muito motor, e acho que os dois da frente vão se enrolar. Sejam entre si ou com outros.

Mauricio P.
Mauricio P.
9 anos atrás

Creio que o Alonso leva essa, afinal ele conhece tão bem essa prova que sabe até quando vai ter safety car entrando e faz o pit antes que todo mundo.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Mauricio P.
9 anos atrás

Exatamente!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio P.
9 anos atrás

E depois é só falar, na maior cara-de-pau, que não sabia…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

A pergunta que não quer calar:

Em que volta Kimi quebrará para Al Caponso ganhar?

Façam suas apostas…

Átila Peretto dos Reis
Átila Peretto dos Reis
9 anos atrás

Muito legal esse treino, e acredito que a corrida amanhã será boa. Normalmente, Cingapura não me agrada, mas as corridas nesse ano têm sido bem interessantes, salvo exceções (China), então acho que da pra ter uma esperança.

Por sinal, quanto tempo será que leva pra alguém falar que o Rosberg errou de propósito no Q1 naquela curva (porque, afinal, Rosberg é o melhor piloto da história: não erra nunca, a não ser quando quer)? Ou pra dizer que esse quallify foi forjado, que foi tudo combinado nos boxes da mercedes como punição pro rosberg pelo que aconteceu em Spa, já que o Hamilton ainda não conseguiu os pontos de volta pela corrida?

Edwood
Edwood
Reply to  Átila Peretto dos Reis
9 anos atrás

Deixa de ser exagerado. Se vc prefere o Hamilton tá bom, não precisa ficar nervoso. Diferente não quer dizer melhor ou pior.

Átila Peretto dos Reis
Átila Peretto dos Reis
Reply to  Edwood
9 anos atrás

Eu não prefiro nenhum dos dois. Atualmente, só torço pra que algum outro piloto fora da mercedes consiga pole e/ou vença a corrida. Na disputa interna da mercedes, só torço para que o campeonato continue disputado até a última prova.

O que me deixa nervoso são os caras que dizem que tudo é conspiração e que tudo na F1 é armado, que o jogo ta todo feito pra que um dos dois vença o campeonato, que a disputa desse ano é “artificial”

Robertom
Robertom
Reply to  Átila Peretto dos Reis
9 anos atrás

Combinaram uma diferença de 7 milésimos de segundo ?

Átila Peretto dos Reis
Átila Peretto dos Reis
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Com a quantidade de lunáticos que aparecem cada final de semana falando que já ta tudo armado, não duvido mesmo que alguém fale isso.

Gabriel 1
Gabriel 1
Reply to  Robertom
9 anos atrás

É parece que mostraram uma régua para os dois e não entenderam,
Afinal, 33cm do quê????

Rosario Molina Ruiz Dias
Rosario Molina Ruiz Dias
Reply to  Átila Peretto dos Reis
9 anos atrás

Átila perfeito, quando as coisas não saem bem para o Rosberg é por que queria beneficiar o colega de equipe. Sem essa, simplesmente ele não é tão piloto quanto o Hamilton.