ACENDERAM AS LUZES, CRUZES! (3)

gregroypeckSÃO PAULO (embalou) – Foi mais ou menos como um jogo de basquete, o GP de Cingapura. A corrida foi se arrastando, arrastando, como aquela partida em que são dois pontos pra cá, dois pra lá, e vai empatado até o fim, e nos últimos segundos, estes sim emocionantes, a coisa se resolve. Por isso que jogo de basquete, assisto só aos últimos dois minutos. Que costumam levar 20.

A prova de agora há pouco na feérica cidade-estado do sudeste asiático, onde quem cospe chiclete no chão vai para a masmorra, foi um pouco assim. As últimas voltas foram divertidas, do ponto de vista estético. Boas ultrapassagens, posições definidas a poucos metros da bandeira quadriculada, alguns dramas e tal. Antes disso, deu um pouco de sono.

Mas teve uma coisa muito interessante: a excepcional atuação de Hamilton na sua disputa contra o cronômetro, por ter optado, nas suas duas primeiras paradas, por pneus supermacios. Isso o obrigou, como obrigaria qualquer um, a usar o macio depois da terceira parada — força de regulamento, precisa usar os dois tipos de borracha disponíveis em todo GP, imagino que todos saibam disso. Só que rolou um safety-car aí no meio, e ele não parou. E o pelotão chegou. E alguns pararam, e outros, que já estavam com pneus macios, não precisariam parar mais — ao menos, tentariam ir até o fim.

Isso tudo significava que, depois da relargada, Lewis teria de abrir mais de 25s para o segundo colocado, fosse quem fosse, para poder parar pela terceira vez e ainda sonhar em ganhar a corrida. E essa batalha de abrir segundo por segundo a cada volta foi bem bacana.

Mas vamos ao início, porque se Comandante Amilton tinha apenas a ampulheta como adversária, era porque seu único rival no ano, Rosberguinho, a despeito do favoritismo que lhe imputei ontem (e errei, claro), sifu. “Sifu” é uma palavra do idioma tâmil, quase extinto, que quer dizer “fodeu-se”. E foi antes mesmo da largada. No grid, notava-se um certo agito em torno de seu carro. Quando foi liberada a volta de apresentação, o pobre Nico ficou estancado na pista.

“O que aconteceu?”, perguntou Hamilton pelo rádio. “Nico sifu”, respondeu seu engenheiro. “Sifu?”, questionou Lewis, sem entender patavina. “Não posso falar claramente, as novas regras proíbem que eu responda qualquer pergunta sua”, continuou seu engenheiro. “Mas use o tradutor on-line no painel e coloque ‘sifu'”, orientou. “Estou sem sinal de 3G”, reclamou o piloto. “Use wi-fi, procure a rede ‘sabotage’, que é a nossa”, instruiu o engenheiro. “Achei. Qual é a senha?”, prosseguiu o britânico. “Anota aí: ‘nicosifu’, tudo junto, em minúsculas”, informou. E finalmente Lewis descobriu o que queria dizer “sifu”. Essas novas orientações da FIA sobre mensagens codificadas realmente vão dar muito trabalho às equipes.

Bem, Nico sifu. Foi empurrado para os boxes e teria de largar do pit lane. A corrida começou, com Hamilton sossegado na frente, seguido por Alonso. O espanhol, porém, no entanto e contudo, passou Ricciardo e Vettel por fora da pista, pelo estacionamento de um supermercado, e devolveu a posição ao alemão, livrando-se de uma punição. Aliás, aconteceram várias, por uso de pista que não é pista. Mas nada muito sério, e apenas uma quase resultou em algo relevante, para Vergne. Mas ele terminou a corrida brilhantemente em sexto, e na penúltima volta da corrida passou três de uma vez só.

Mas voltemos ao início. Enquanto a filinha indiana se formava lá na frente, Nico não conseguia passar nem Marussia, nem Caterham, nem tuc-tuc. Seus tempos eram cerca de 5s piores que os de Hamilton, o líder. Oh, o que está acontecendo?, perguntava-se o povo. Na primeira imagem on-board, ficou claro: uma pane dos diabos nos sistemas eletrônicos de seu carro. As marchas pulavam. Quando ele estava em segunda e queria engatar terceira, o câmbio saltava para quarta. E de terceira para quinta. E de quarta para sexta. E aí não tem Cristo que faça um carro render.

Arrastando-se, Rosberguinho foi para os boxes na volta 14. Trocaram seu volante. Reiniciaram o sistema. Esses carros cheios de softwares são assim, um verdadeiro cu eletrônico. Já era o terceiro volante do dia, com seus infinitos botões e conexões. Depois que a tela deu um “welcome, Nico, faça seu login” e pediu a senha (“Esqueceu a senha?”, deu para ler), ele tentou engatar a primeira para voltar à corrida e apareceu “N” no volante. “N” de “não”, “nenhuma”, “necas”, e tchau. Acabou a prova para o alemão.

Enquanto isso, a primeira janela de paradas já tinha sido aberta e quase todo mundo repetia os pneus supermacios, muito mais rápidos. Hamilton parou na 14ª. Depois dos pit stos, o mercêdico liderava com 7s de vantagem para Vettel, que tinha atrás dele El Fodón, Ricardão, Massacrado, Kimi Dera e Sapattos. Distâncias enormes entre todos eles e corrida chata e sonolenta.

Até a segunda janela para troca de pneus, nada digno de nota aconteceu. Na 23ª volta, Massa parou e colocou pneus macios. A ideia original, claro, era de mais uma parada. Alonso meteu supermacios. Vettel, macios. E perdeu a posição para o espanhol. Na 27ª volta foi a vez de Hamilton seguir para os boxes. Chicletão, também, num pit stop lerdo que permitiu a aproximação de Alonso. Após as paradas, 3s9 o separavam do ferrarista. Então, na volta 31, safety-car. Pérez tocou em Sutil e destroçou sua asa dianteira, cujos destroços ficaram espalhados por milhões de quilômetros quadrados. Foi o sétimo GP de Cingapura. Em todos eles o safety-car foi acionado.

Nessas, Alonso, espertinho, parou e colocou pneus macios. Vettel, Hamilton, Massa, Ricciardo e outros moscaram e não pararam. Foi uma aposta interessante do asturiano, porque os demais teriam uma segunda metade de corrida complicada. Ou tendo de fazer voltas muito rápidas para fazer um terceiro pit stop (caso de Hamilton), ou tendo de poupar borracha para não parar mais — caso dos demais. Mas no fim das contas, a tentativa de Fernandinho não deu muito certo.

A relargada aconteceu na volta 38. Levaram sete voltas para varrer o asfalto. Hamilton, da turma da frente, era o único que tinha obrigação de parar, já falei disso, por conta do regulamento. E saiu acelerando loucamente. Na volta 40, já tinha 6s9 sobre Vettel. Na 43, 12s. Na 45, 15s3. Na 49, 22s7. Viram como fui anotando? Na 52, 25s1. Ops. Agora já dá.

Com a borracha estropiada, foi para o box na volta 53 e conseguiu voltar entre os dois carros da Red Bull, em segundo. Passar Tião seria uma questão de tempo, pouco tempo. Vettel tinha pneus velhos. Ele, novos. E um carro melhor. Na volta 54, passou como quis. A disputa não durou mais do que 20 segundos. E então, as últimas seis voltas (a prova teria 61, mas acabou com 60 porque estourou o tempo de duas horas) foram legais, com Ricciardo e Alonso chegando perto de Vettel, Vergne, depois da punição, atropelando Raikkonen, Bottas e Hülkenberg (tinha colocado pneus novos na volta 44), Massa se segurando com os pneus arregaçados (“Passei a guiar como uma vovó”, disse o brasileiro ao Marcelo Courrege, da Globo; a equipe mandou ele ficar com aqueles pneus até o fim, e ele achou que seria impossível), Pérez voando baixo, Bottas sem pneus (na mesma situação de Massa) errando na última volta e caindo de sexto para 11º, e fim de papo.

Assim, os dez primeiros: Comandante Amilton, Tião Alemão (voltando ao pódio depois de sete corridas; o último tinha sido no Canadá), Ricardão Sorrisão, El Fodón de la Cuarta Posición, Massacrado, Verme, Maria do Bairro, Kimi Dera Eu Tivesse Pneus Novos Também, Incrível Hulk e Magnólia Arrependida (que durante o safety-car erguia os braços contra o vento para resfriar as mãos; esquisitinho, esse rapaz, mas é preciso ser justo, coitado: seu cockpit aqueceu além da conta e ele teve de ser atendido com sintomas de queimaduras na bunda depois da corrida).

Foi a sétima vitória de Hamilton no ano, 29ª na carreira. Como Rosberguinho zerou, o britânico muito zen voltou à liderança do Mundial, condição que não conhecia desde 11 de maio, depois do GP da Espanha. Em Mônaco ele perderia a ponta para Rosberg, recuperando só agora. O placar aponta 241 a 238. Querem saber? Está demais, este campeonato. Ainda temos cinco GPs pela frente. O momento é de Hamilton, neste sobe-desce interminável. Pode mudar a qualquer momento. Poucas disputas foram tão apertadas nos últimos anos. Só consigo lembrar, mesmo, de Senna x Prost.

Quando se tem uma reedição de Senna x Prost tanto tempo depois, não dá para reclamar da vida.

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Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Nemer
9 anos atrás

O “jornal mais importante do mundo” é NORTE-AMERICANO, da Terra da F-Indy…, onde o povo NÃO PODE gostar demais da F1 e deixar a F Indy de lado, senão a F-Indy quebra de vez?

Por que será que a F1 nunca “pegou” nos EUA? Por que será?

Nemer
Nemer
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Mas vc há de concordar que a matéria tem um pouco de fundamento.

Nemer
Nemer
9 anos atrás

Mesmo tendo essa rivalidade, ainda acho muito pouco para a dita principal modalidade do automobilismo. Aliás, esse “principal” se deve na verdade a tecnologia e dinheiro, dois itens muito presentes na f1. Mas competitividade mesmo, longe, muito longe disso. E corrida de automóvel tem que ser competitiva, disputada pelo maior número de carros possível, e isso não ocorre na f1. Esse é um dos motivos dela não ser muito adorada na terra do tio sam.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Nemer
9 anos atrás

E também porque na terra do Tio San a maioria dos pilotos só sabem fazer curva sempre pro mesmo lado(muito técnico, não é!).
E para um povo que acha que motor com comando no bloco é o máximo,coisas europeias são de difícil compreensão, mesmo !

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Taca lhe pau Hamiltonnnnnn!

John Player
John Player
9 anos atrás

O que é ser um fã? É acompanhar e “saber tudo” de alguém. É não perder uma notícia sobre uma pessoa. É não perder uma corrida só para ver seu ídolo na pista.

É preciso ser muito fã do Alonso (ou do Vettel) para assistir a corrida, reparar nos mínimos detalhes do desempenho do cara e vir aqui comentar só sobre ele.

E olha que ele nem está vencendo corridas hein?

“Quem esnoba, está interessado”. “Quem desdenha quer compra”.

#ficaadica

John Player
John Player
Reply to  John Player
9 anos atrás

“Quem desdenha quer compraR”

Emil Lucena
Emil Lucena
9 anos atrás

Com essa regra da limitação das conversas pelo rádio bem ligeirinho vai surgir uma parceria de alguma equipe (das mais abastadas) com o Google e será feita uma adaptação do Google Glass às viseiras dos pilotos. Todos os códigos, acertos de pilotagem, enfim, as instruções virão via SMS, torpedo ou algo assim, direto na vista do piloto. #TemposModernos
Abraço!

John Player
John Player
9 anos atrás

Estou gostando da disputa Hamilton-Rosberg, como gosto de Vettel x Alonso.
Como gostei bastante de Schumacher x Hakkinen, Schumacher x Alonso, Alonso x Hamilton.
(Schumacher x Senna infelizmente acabou no inicio)
Eu sou “saudosista” do equilíbrio e do alto nível dos pilotos da F1 dos anos 80…e 70.
Hunt x Lauda. (Muito novo pra ver Fittipaldi x Stewart e outros duelos)
Piquet x Prost x Mansell.
Piquet x Mansell. Mansell x Piquet x Prost x Senna
Piquet x Mansell
Mas, devo confessar, por mais talento que tivessem, aguentar o melodrama de Prost x Senna era de amargar.
Era chato. Uma novela sem fim. Muita reclamação, muita “politica” e aqueles “acidentes” de última corrida de campeonato.

Eu não acho Rosberg x Hamilton chato daquele jeito. Sei lá, só meu ponto de vista.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

O mérito de Hamilton nessa corrida foi ter aberto 25s com pneus usados, ok, o safety car ajudou a conserva-los, e acabou com a estratégia de alguns pilotos como o Massa e Bottas, no fim de pneus novos contra caras de pneus bem desgastados, foi faca quente na manteiga pro Hamilton, acho que a Williams foi novamente conservadora demais, se o Massa e o Bottas tivessem feito uma 3ª para e colocado os pneus supermacios, a diferença de desempenho era tão grande que desconfio que Massa poderia passar a turma ir ao pódio novamente, vejam que Vergne que trocou pneus a uma 10 voltas pro final, passou todo mundo, a disparidade com os pneus era tanta que Hamilton passou Vettel e em 6 voltas ainda enfiou 13s de frente.

Alex
Alex
9 anos atrás

Reedição de Senna x Prost, só se o Rosberg tivesse aguentado dirigir sem todas as marchas.

João Carrieri
João Carrieri
9 anos atrás

Para o Galvão Bueno, replay de largada virou “relargada”! E o pessoal ficou dizendo que o painel do volante estava com problema, mas não era o conjunto inteiro que estava com problema? Falavam como se a informação no painel sobre as marchas estava errada, mas não eram as borboletas que estavam com problema? Consequentemente a informação no painel estava correta ou não?

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Lembro de outras disputadas apertadas mais recentes do que Senna x Prost. Schumacher x Hill em 1994, Schumacher x Villeneuve em 1997, Schumacher x Hakkinen em 1998, Hakkinen x Irvine em 1999, Hamilton x Alonso em 2007 (e a briga foi tão grande que o campeão acabou sendo o Raikonnen).

Paulo Pinto
9 anos atrás

A Platinada continua com sua falta de respeito, ao entrevistar Felipe Massa ao som dos hinos nacionais dos vencedores.
E o nosso narrador oficial dizendo, com Lewis cruzando a linha de chegada, que a vitória do inglês foi de ponta a ponta.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O que mais me irrita atualmente nas transmissões da F-1 são essas entrevistas com o Massa enquanto os hinos estão sendo executados.

Jurandir
Jurandir
9 anos atrás

Aos saudosistas que vivem dizendo que F1 boa mesmo era nos anos 80, a rivalidade Hamilton x Rosberg reedita os tempos de Senna x Prost. Além da disputa na pista, parece tanto, que Hamilton e Rosberg imitam Senna e Prost até em suas virtudes e defeitos. Concordo com vc, Flávio.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Acho que o Massa conseguiu uma vaga como piloto da Pirelli. rs

Jorge Luiz
Jorge Luiz
9 anos atrás

Fico feliz ,neste mundo hipócrita, que existam jornalistas como você que escreve de maneira única e criativa. Adoro seu Blog que tem personalidade. Que o futuro produza mais profissionais como você.

RFO
RFO
9 anos atrás

O chato é saber que nada disso adianta, porque é a famigerada pontuação dobrada da última prova que vai decidir esse campeonato, mais uma ideia imbecil dos que estão empenhados em acabar com a F1. Detesto regulamentos que privilegiam o “show” (de horrores, só se for) em detrimento do “que vença o melhor”. Lembram aqueles campeonatos de futebol escrotos que só se tolerava no Brasil, onde se jogava o ano inteiro partidas que praticamente não valiam nada, e no finzinho OITO clubes em 18 se classificando pra uma “final”, e quase sempre as piores campanhas venciam o título. Deveriam voltar com a pontuação antiga (9-6-4-3-2-1)

Estevãi
Estevãi
9 anos atrás

Bottas não errou na última volta. Seu pneu estourou.

Felipe
Felipe
Reply to  Estevãi
9 anos atrás

Se tivesse estourado ele nem teria completado a prova.

Nemer
Nemer
Reply to  Felipe
9 anos atrás

O botas não errou,o seu pneu estava deteriorado e consequentemente a aderência do carro aumenta fazendo o carro ficar mais lento. Pior ainda, essa aderência é com instabilidade.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Os ares de Cingapura deixam Alonso um tanto trapaceiro. Novidade! Não é que o sonso arrumou um jeitinho de ultrapassar as Red Bull?
É, só assim mesmo.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Al Caponso é sempre reincidente. Trapaceiro incorrigível.

Henrique Dias
Henrique Dias
9 anos atrás

O seu post sobre a corrida foi melhor do que a própria corrida !

carlos evandro
carlos evandro
Reply to  Henrique Dias
9 anos atrás

Não é pra tanto, mas eu me diverti lendo cada palavra, e sobre o motivo deles demorarem 7 voltas para limpar a pista é simples, a cidade não tem sujeiras, portanto vassouras não existem nessa cidade tai o motivo, eles limparam a pista na mão.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Post tão grande quanto a corrida.

Tudo continua aberto estre os dois pilotos da Mercedes. Acredito que Hamilton vence o Campeonato.

Gostei da corrida do Massa, manteve um bom ritmo do começo ao fim da prova (diante da competitividade da Williams em Singapura), para mim isso era o grande problema dele,

leandro oliveira
leandro oliveira
9 anos atrás

Ótima comparação Flávio,inclusive a diferença de três pontos no final a favor do Sr. Hamilton no campeonato…

Mauro Umorado
Mauro Umorado
9 anos atrás

Gostei de ver o Massa novamente dando uma palavrinha na Globo. Alguém sabe o motivo do silêncio anterior?

Só faltaram dar um Futaba para o Nico Rosberg. Engraçado era que o câmbio só “sacizava” pra cima, para baixo era tudo normal. Era o caso de dar um toque para subir marcha e imediatamente (instantaneamente) outro para descer, a cada troca ascendente. Mas não foi em Monza, e naquela pista seria como pilotar um fliperama…

Alessandro Neri
Alessandro Neri
9 anos atrás

Reedição de Senna x Prost? Com esses moleques mimados ? Pegou pesado hein Flavio…..

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
9 anos atrás

Se o psicológico de Rosberg já estava abalado depois das vaias de Spa e da ultrapassagem de Monza, agora deve estar destruído. Vale ressaltar também a excelente corrida do Massa, que na minha opinião fez pela 1ª vez no ano uma corrida indiscutivelmente superior a do seu companheiro de equipe. Destaque também para outra aula de pilotagem de Hamilton… em aproximadamente 15 voltas após o safety car abriu mais de 25 segundos para Vettel. Esse por sua vez se mostrou muito a vontade nessa pista e conseguiu (finalmente) bater Ricciardo em igualdade de condições, embora a diferença tenha sido insignificante. Alguém sabe me explicar o que foi aquele tabefe que o mecânico do Massa tomou??

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Eu racho de rir com esses textos. Muito mais divertidos que as corridas.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Rosberg vai ter mudar sua postura de piloto cerebral e bem comportado para agressivo, senão é fim de campeonato! O Hamilton está no Paraíso e não vai querer brigar com o Criador nesse momento. O Massacrado Massa acabou sendo ajudado pelo seu parceiro Bottas que acabou segurando um pelotão mesmo com dificuldades, mas o seu pneu acabou na última volta, com isso deixando o Massa isolado em quinto o tempo todo conseguindo administrar os pneus na ponta dos dedos. O apagado Vettel conseguiu um milagroso segundo lugar que nessa altura do campeonato vale até como uma vitória. O Fernando Alonso agora só vai tirar Leite de Pedra porque a Ferrari já virou sucata esse ano!

Edwood
Edwood
9 anos atrás

Corrida muito chata. Hamilton cumpriu o protocolo, e Rosberg sifu. O campeonato vai ser decidido assim. Quem quebrar menos leva, porque na pista duvido que teremos duelo. Corrida chatíssima.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

Hamilton pode ter muito mais carro, acho que esperou demais pra parar!
se acontece outro SC, adeus corrida!!

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Xiii… parece que Rosberguinho ganhou uns desafetos de peso dentro da equipe depois do furico no pneu no Hamiltom.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Não se esqueça que ele é alemão,numa equipe alemã,e uma coisa que alemão não é ,e nunca será ;é ser TRAIDOR. Coisa que é muito particular a alguns brasileiros,que gostam de tirar mérito de que bem representou o país e dar a outrem ,ou pior,desqualificar o mérito dando enfase a fatores externo e não a qualidade do piloto brasileiro.
Se Hamilton assumiu a ponta do campeonato não foi por alguma sabotagem no carro de Rosberg (coisa absurda e ridícula,própria de mente doentia ou dada a falcatruas);más sim por mérito de sua grande capacidade de pilotagem e decisões acertadas,mesmo descumprindo ordens de seu engenheiro de pista,coisa que os Srs. Barrichello e Massa são incapazes de fazerem,e por isso perderam o bonde que poderia os levar a serem campeões mundias,

J Fernando
J Fernando
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

kkkkkk
Você começa o texto criticando a capacidade dos brasileiros de dar o devido mérito para pilotos brasileiros que defenderam o país.
E no final, mete o pau em brasileiros que defenderam o país, por causa de ah, ordens de equipe, trauma que somente os brasileiros não superam…

Junior
Junior
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Afinal, você está elogiando ou criticando os pilotos brasileiros?

evandro garcia
evandro garcia
9 anos atrás

A melhor noticia do dia não é esta patética corrida que so esta no calendario pelo dinheiro colocado no bolso do Ecle$tone, a FIA e os pilotos é q deveriam escolher onde correr e aposto q Cingapura seria a primeira a ser eleminada do calendário,corrida eternamente chata, a grande noticia é o campeonato ganho de forma antecipada por Pietro Fittipaldi, o neto do nosso Emersom Fittipaldi, 10 vitórias em 13 corridas, ja faz tempo que não vejo um jovem piloto brasileiro tão promissor, quem sabe um piloto de verdade para representar bem o Brasil na F-1.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Bottas descalço no fim foi estranho.

Se o Vergne foi capaz de passar todo mundo ali no fim de pneus novos, Bottas que estava mais a frente não poderia ter feito o mesmo com supremacios novos no fim?

Douglas
Douglas
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Furou o pneu na última ou penúltima volta. Foi por isso que ele perdeu tanto rendimento subitamente.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Douglas
9 anos atrás

Então, faltou pneu novo.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Cara, acho que assim como fez com o Massa, a Williams preferiu não arriscar uma 3ª parada onde certamente os pilotos perderiam posições e teriam que remar na pista, mas acho que se tivessem feito um 3º pit stop e partido pros super macios, a diferença entre os pneus era tão grande que desconfio que Massa poderia chegar até no pódio se tivesse arriscado, veja que Vergne de “sapatos novos” passou todo mundo, e o Hamilton nunca passou o Vettel com tanta facilidade, e no fim o Bottas funcionou como escudeiro de Massa mas não foi intencional, é que ele teve que se defender de Raikkonen e seus pneus não aguentaram.

Jorge
Jorge
9 anos atrás

até a apresentadora do programa band sports consegue falar “ricardo” … e o gaga bueno depois da milésima prova da temporada continua com aquela ladainha de ricardo pra cá, richardo pra lá. putz.
se bem que a Patrícia Maldonado errou ao chamar o alemão “sabotado” de rosembergue ….kkkk
nada grave pra quem tem que aguentar o burrinho rarrichello de reporter,

Fabio Quintana
Fabio Quintana
9 anos atrás

Se a Débora quer que o Gregory peque, LH será campeão.

eduardo
eduardo
9 anos atrás

O Hamilton fez uma grande corrida mas com um carro melhor e pneus mais macios era obrigação para um piloto com suas capacidades,agora esta 7 a 4 em vitorias,prova que se não fossem os problemas estaria disparado no campeonato.O Verme foi o destaque da corrida fazendo uma corrida kamikase,o problema é que ele como o Buemi faz algumas corridas grandes mas não mantem a regularidade.Para o Vettel foi uma corrida muito importante ja que ele tinha dois problemas nesta temporada,a dificudade de estrair velocidade do carro que ja foi superada e principalmente a dificudade de adiministrar os pneus que o Riccardo vem sendo o melhor do ano e ganha a disputa tendo uma melhor estrategia ou mais pneus no final da corrida,geralmente os dois,o Vettel parou bem antes do Riccardo e apesar de ter ficado sem pneus sobrou o suficiente para segurar a posição

Edwood
Edwood
Reply to  eduardo
9 anos atrás

Ambos quebraram.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
9 anos atrás

Palmas para o Perez. O cara também sifú no meio da corrida, precisou até do safety-car para voltar a andar na mesma volta do líder, e ainda assim conseguiu um ótimo sexto lugar.

hausensson
hausensson
9 anos atrás

Ué… trocaram o carro do Hamilton com o do Rosberg?

Curioso, que depois do esporro da diretoria na questão da Bélgica , o “azar” do negão acabou.

A gente tenta a todo custo não acreditar em mutreta fora da pista, mas que as vezes da uma cara….

André
André
9 anos atrás

Achei interessante a corrida. O embate pelo campeonato está muito bom mesmo e melhora a cada fds de GP. Será que a sorte tb virou para Massa, ele estava precisando de resultados e agora começou a aparecer. E esse Magnussen é bem engraçado mesmo, poderia ter parado nos boxes e feito o desafio do balde de gelo, que ficava tudo legal.

Micromax
Micromax
9 anos atrás

Alonso não tomou a melhor decisão em parar no safety-car……….trocou o 2 pelo 4 lugar.

Não gostei, achei que pelo menos deveria atacar as RBR no fim da corrida, afinal tinha pneu sobrando! …………….achei esquisito!?

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Mas dava para perceber que, mesmo com pneus melhores, a Ferrari não tinha força, sua unidade motriz não tem folego. Alonso ficava um pouco na saída das curvas.

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  Fernando Monteiro
9 anos atrás

Essa falta de fôlego também ficou evidente com o Kimi atrás de Button e, depois, de Bottas. Chegava fácil nas curvas, mas perdia muito na saída.

Micromax
Micromax
Reply to  Fernando Monteiro
9 anos atrás

Alonso bem que poderia ter um motor Mercedes nesta carroça que é a Ferrari!

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Alonso não atacou as RBR porque não quis passar mais uma vergonha. O espanhol trapaceiro tem levado “olé” nas últimas provas, tanto do Herdeiro quanto do Sorrisão.

Courtaulds
Courtaulds
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Olé…?? Veja a tabela de pilotos e admire a colocação de Alonso, com a bosta de carro que pilota! Só ele mesmo……veja as 2 Williams e até um tal de Vettel atrás no campeonato e me responda como é possível?

ALONSO pode fazer estas coisas!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O campeonato ainda não terminou.
Aguarde e verá.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Ver o que? Vettel ultrapassar Alonso na tabela? Qual a novidade? Isto já era pra estar sacramentado…….era obrigação pra Vettel estar na frente. Outra coisa que não é novidade: A surra do Ricciardo em cima do fakezinho do Vettel!!!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Você está com a mesma síndrome do Vicellez. Quando a brincadeira começa a ficar boa, vocês jogam a toalha!

Assim não dá, Segafredo.

Ricardo Denilson
Ricardo Denilson
Reply to  Micromax
9 anos atrás

E mesmo que o Alonso tentasse passar, o australiano também estava de asa aberta. Não deu para ele! Além do que foi bem cômodo para a RBR o 2o e 3o lugar.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Acho que Alonso deveria ter devolvido a posição do Ricciardo também, logo depois da largada, pois ele ganhou duas posições injustamente e só devolveu uma. Falando em Ferrari, é gritante a falta de folego das unidades de força produzida pelos italianos, no final da corrida as RBR, mesmo com os pneus em frangalhos, conseguiam acelerações bem superiores em comparação ao Alonso.

Micromax
Micromax
Reply to  Fernando Monteiro
9 anos atrás

Pelo que pude observar, achei que Alonso já havia passado Vettel e Ricciardo antes da tomada da curva, portanto não precisaria devolver nenhuma. …….mas é minha opinião apenas!

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

De uma forma ou de outra, o espanhol seria ultrapassado pelos dois ao longo do GP.

Já virou lugar comum, Alonso levar poeira do Herdeiro e do Sorrisão.
Claro, só não vai levar poeira em GP com chuva… hehehehe!

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Ele ultrapassou porque não precisou tangenciar e frear para a curva…

Courtaulds
Courtaulds
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Quem foi ultrapassado, durante e nos pits, foi o alemãozinho meia boca! Fato.

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Alemãozinho meia-boca? Quem, Segafredo? O Sutil?

Leandro Mendes
Leandro Mendes
9 anos atrás

Será que agora o Hamilton vai parar de chorar ?

Edgard
Edgard
9 anos atrás

Sifu não é a irmã do Cafu?

Costa
Costa
9 anos atrás

A pior corrida do ano, parecia uma procissão de senhoras idosas pelas ladeiras de Ouro Preto. Ninguém passava ninguém, o Bottas segurou uns 5 atrás dele e ninguém se atreveu a passar por causa dos pneus. Duvido que esse ano ainda tenha outra tão chata. Aquela informação de consumo de gasolina é ridícula. It´s not F1, it´s a shit!

Robertom
Robertom
Reply to  Costa
9 anos atrás

Um pouco depois do Safety-car eu simplesmente cochilei, e só acordei quase no final, quando a corrida melhorou…

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Que texto! Sensacional. Flavio, grande escriba, o leitor agradece pela ótima e divertida leitura. Bravo!

Rodrigo Luiz Martins
Rodrigo Luiz Martins
9 anos atrás

Que corrida chata! Brigas foram raras e essa pista é uma porcaria, dos 7 anos nunca teve uma corrida emocionante do inicio ao fim.
Agora pra mim esse negócio de proibir as mensagens de radio não serviu pra nada, se viu muita equipe dando informações dos adversários para os pilotos e aonde estavam as punições ? Se é pra fazer alguma coisa é pra fazer direito, e seria tirar toda telemetria do carro e fazer os pilotos fazerem o set up no braço. Manter somente dados de temperatura de freios e motor.

Douglas
Douglas
Reply to  Rodrigo Luiz Martins
9 anos atrás

Também achei. Grande merda essa proibição.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Apesar de não estar torcendo para o platinado, um aspirante ao título não pode ficar com o volante na mão.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Hamilton é o Cara de 2014!
Enfim, está onde merece nesse campeonato! Alonso, sempre “Alonso”! Vettel parecia meio triste no podium.
Uma pena a F1 ter se transformado nesse emaranhado de regras e punições que vão contra a competição limpa e justa.
Em automobilismo, competição justa é aquela em que, quem pode mais chora menos!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Ulisses
9 anos atrás

Alonso, sempre “Alonso”!

Concordo! Em Cingapura então…

Dù
9 anos atrás

Corrida o de sempre. Prendeu a atenção e foi legal. Mas o que me alertou, foi a pista toda engaiolada como medida de segurança. Coisa que em Mônaco nunca fizeram. O resto é resto, a F1 na mesma, como atualizar o Windows 8.1 e depois de 2 dias voltar ao normal.

alan
alan
9 anos atrás

corrida xoxa sem meritos, desfile de babacas de mercedes…… um dos mpiores anos de f1 com certeza, acabem logo com essa m…… e comecem logo 2015!!!!!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

F1 NÃO PODE NADA: não pode gastar pneus, combustível, não pode falar no
radio, não pode ultrapassar dando uma esparramada, não pode passar em cima da
zebra, não pode reclamar , HA SIM não pode correr ,

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

To contigo, Celio Ferreira! Essas corridas caça-milhões são um porre! Há tempos que na F1, tudo ou quase tudo, não pode! Isso pode Arrrrrnaldo???

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  ALEX B.
9 anos atrás

Creio que no próximo ano ,os semi deuses comissários da FIA ,além das punições já conhecidas vão instituir como punição ,também a “PALMATÓRIA” e o “AJOELHAMENTO no MILHO” para quem ousar ultrapassar um outro concorrente que não esteja parado,pois mesmo sendo espremido ou jogado para fora da pista deliberadamente o piloto esta sendo punido ,quem seriam estes comissários,creio que nunca foram pilotos e se algum por acaso foi deve ter sido dos mais medíocres que já se viram em um autódromo ,pois odeiam ultrapassagens ,ousadias e arrojo.Tá um nojo assistir estas corridas,principalmente nestas pista idiotas que não permite ultrapassagens sem uma dose grande de arrojo e risco e estes BABACAS punem o piloto e o espectador com sua sede de mostrar “PUUUUUUDER”(como gostam de falar alguns políticos tupiniquins) e depois perguntam :¬Porque será que a audiência e frequência nos autódromos esta diminuindo?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Acredito que a sabotagem ao Rosberg acabou.

Teve que entregar a vitoria ao Hamilton em Spa e agora lhe tiraram da corrida.

Acredito que na próxima corrida a Mercedes o libere para correr.

E o Sempre-Armando-Alguma-Mutreta Alonso fez mais uma das suas na largada. Tinha que devolver as duas.

No fim, acabou atrás das duas Red Bull. Todo castigo pra ele é pouco.

Alberto
Alberto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Acho que sabotaram o seu cérebro também.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Alberto
9 anos atrás

kkkkkkk boa

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Alberto
9 anos atrás

No quesito quebra ou “sabotagem” está 3 x 1 pró -Rosberg , se o raciocínio for este. Ainda faltam duas quebras do Rosberg pra empatar a fatura….

Boca
Boca
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Tá 3×2 em corridas.
Lewis abandonou na Austrália, Canadá e Bélgica.
Nico abandonou na Inglaterra e agora em Cingapura.
E Lewis teve duas quebras em treinos, ainda no Q1, que o fizeram largar nas ultimas posições…

rudson
rudson
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

essa mercedes, vou te contar hein?

No início do ano, sabotou o hamilton na austrália, alemanha e hungria. Agora sabota o Roseberg.

Eles gastam milhões pra desenvolver e construir um carro vencedor, passam meses projetando, pra no final sabotar os dois pilotos apenas pela diversão de fazer isso.

Ou é isso, ou, como disse o alberto, alguém sabotou o teu cerébro

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

O Alberto disse tudo. Sabotaram foi o cérebro do indivíduo ai. É uma pena ele não ser o único.

Zé Bigorna
Zé Bigorna
9 anos atrás

Flavio,

No seu último post sobre a vitória do Rossi, considerei lhe escrever, com a autoridade de leitor seu de longa data, para dizer que as frases “Hoje em dia, uma vitória de Rossi é mais que uma vitória de Rossi. É uma vitória do esporte.” foram as melhores que você já escreveu e que dificilmente você se superaria depois delas. Por alguma razão, não o fiz e não me arrependo, pois você se superou com “Esses carros cheios de softwares são assim, um verdadeiro cu eletrônico.”