MENU

segunda-feira, 29 de setembro de 2014 - 19:33Antigos em geral, Gomes, Museus & coleções

DOMINGO LEGAL

SÃO PAULO (mais um e deu) – Imaginem um bando de doidos se reunindo numa manhã de domingo numa garagem onde estão 16 carros antigos, acompanhados do Crispim no papel de mecânico-chefe, meu pai na função de contador de histórias, três namoradas/esposas, ferramentas, galões de gasolina, compressor de ar e baterias.

A ideia original era tirar todos, que estão de mudança para uma garagem mais próxima de casa. Mas é o tal negócio. Carro não pode ficar parado. Aliás, é a razão da mudança. A distância te faz abandonar os carrinhos, porque o trânsito é complicado, nunca temos tempo de visitá-los, usá-los, funcioná-los, aquelas coisas que todos estão carecas de saber.

Eram 20 originalmente. Quatro eu já tinha levado. Conseguimos mais seis. O Escort, o Niva, um Passat, o Karmann-Ghia e dois DKWs. Foi toda a turma: Tranjan, Giordano, Tohmé, Daier, Chaud, Chambel, Belo, Fernando, mais as meninas. Tentamos funcionar todos. Alguns, não teve jeito. O Corcel travou a roda. Dois Ladas estão com problema na linha de combustível. O Surf vai precisar de revisão no carburador. O TL quebrou o cabo do acelerador. Um Fusca ficou sem arranque. O Corcel II, a Kombi, o Gol a ar e o Fusca 66 estão sem bateria e nossos equipamentos não foram capazes de tirá-los do lugar. Sem problemas. Nada grave, conseguiremos nos próximos dias.

Umas quatro horas de trabalho, graxa, fumaça e risadas depois, saímos em caravana para levar os carrinhos ao seu novo endereço. Os mais impressionantes foram os DKWs. Dois anos parados. Foi jogar gasolina no carburador, colocar o “starter” nas suas baterias de 6 volts e pronto. Saíram alegremente pela cidade sem nem engasgar. Meu pai, que não guiava um DKW havia algum tempo, se empolgou e saiu passando todo mundo para chegar na frente.

Terminamos o dia tomando caipirinha, comendo coxinhas e contando mentiras. Difícil imaginar um domingo mais divertido.

41 comentários

  1. emerson gagliardi disse:

    Flávio, meus parabéns!!! Que carros! Que coleção!! Lindos! Adorei todos, principalmente os VWs que são minha maior paixão. Abraço
    Emerson Gagliardi

  2. Marcelo Belo disse:

    O meu carro preferido (a Kombi) não quis ir embora
    Ficou me esperando voltar de viagem ao menos para dizer adeus !

  3. Rovilson disse:

    O melhor nem são os carros maravilhosos, mas a companhia dos amigos…

  4. lincoln falcao disse:

    compra um terreno barato fora de sp, nas rodovias e prega um galpao fg!!!!!!!!!!!!!! deve ta pagando uma baba nessas vagas,, e poe aqueles elevadores que guardam um carro em cima do outro aproveitando espaço.. vende uns 5 carrinhos e faz isso…

  5. Herik disse:

    Maravilha este XR3, cada vez mais raro de se ver um desses. Aliás, foi uma surpresa ver que você tem um deste.

  6. Rafael disse:

    Só fico imaginando o “pópópó”…

  7. Renato G. disse:

    Gol GT 84, icone da minha geração e tem também um BR 800, eu acho incriveis os carros urbanos da Gurgel, teria todos…Este Doginho, antes de ser Polara, os mais bonitos com a frente com 04 faróis redondos… Muito legal todos.

  8. João disse:

    Ótima história. E caipirinha com coxinha me lembra o bom e velho Bar Veloso, um monumento à alta-baixa gastronomia da pauliceia. Foi lá? Abs

  9. Alex Santos disse:

    Ainda terei um XR3.!

  10. Pirolbo disse:

    Quando tiver condições financeiras, terei um Passat e um Opala.

  11. Ulisses disse:

    Belíssimo comboio!
    Sem dúvida o mais bonito da cidade naquela hora!

  12. Marco disse:

    Que inveja me bateu agora….

  13. A cidade ficou mais alegre e bonita.

  14. Marcos Eduardo disse:

    Esse é um excelente jeito de curtir 4 horas com amigos!
    Beleza de coleção, Flavio!

  15. Mauricio Costa disse:

    Ta faltando um Monza Classic SE nessa coleção ? Unico dono.75mil km. Tem até o radio AC delco Madrid com Nota. Se interessar lhe conto a história.

  16. Érico - BSB disse:

    P…..rra!!! acervo responsa!!!!

  17. Gus disse:

    Bonita coleção Flávio; um regalo esse XR3 – fale mais sobre ele (incrível, esse carro deve ser quase tão rápido quanto o teu Lada de corrida).

  18. charles disse:

    Esses pequenos detalhes, aparentemente simples, é que fazem a vida ter graça. Um domingo cheio de histórias e estórias, com meu pai e meu irmão, também não troco por nada. Abs.

  19. Antonio Seabra disse:

    Que inveja (boa) do teu domingo !!!!
    Chama a gente, que a gente vai do Rio, pra ajudar…
    E ainda arrisco levar o Hugo junto…. !

    Abçs

  20. Claudio aun disse:

    Não dirijo um DKW desde 1969 ,o carro que aprendi a dirigir quando ouço o motor dois tempos me vem as lagrimas de saudades

  21. Beto disse:

    Bela coleção. Mas falta um Simca ou Jangada e um Dolphini.

  22. Ricardo Corrêa disse:

    Nossa, Flávio! Que legal ver as fotos desses carros. É muita história pra contar, não é?
    Dá a maior vontade de ter estado lá pra ver e ajudar! Abraço e parabéns pelo cuidado com essas relíquias!

  23. Bellissimo disse:

    Show de bola Flávio…!

  24. askjao disse:

    FG, já te falei lá atrás. O Corcel II grita por mim. E seria uma honra cuidar dele. Mas desde que seja uma doação.

  25. Mario Mesquita disse:

    Isso sim é um McDia Feliz, eheheheheh….

    Amanhã sou eu que vou tirar da inércia meu Chevrolet 52. Depois de uma reforminha baixo-custo, agora pinga óleo do burrinho de freio.

    Não vai ter esse mutirão, só eu e meu amigo Tonhão, meu anjo da guarda nesses momentos. Claro que no fim do dia, várias cervas no boteco de sempre…

  26. Oswaldo Roschel disse:

    Vc não comentou sobre a 250 Sport.

  27. sandro disse:

    FG sempre fui fã de Puma, já tive um GTE 80 por 8 anos que me arrependo de te-lo vendido, falta um em sua coleção. E um carro que me marcou quando jovem foi o XR3 e lembro e tenho a foto que vc postou no blog do dia que foi buscar o seu (foto em um posto). Pois é de lá pra cá coloquei na cabeça que iria comprar um e faz 20 dias que ele chegou em uma plataforma, XR3 91 FORMULA vermelho só que precisa de restauração e a diversão começa domingo que vem na minha garagem onde eu e um amigo vamos desmontar toda a mecanica para mandar o carro para o latoeiro……

  28. Marcos disse:

    Carburador sempre foi o calcanhar de Aquiles dos Passats mais antigos… Ainda é aquele Solex, importado, com segundo estágio gigantesco ?

    Meu pai desistiu na época de tentar resolver o do TS 78 dele, e colocou o famigerado Weber (mini-progressivo ?).

    Fiquei triste, mas ganhei um brinquedo. Adorava desmontar e remontar aquele troço, sonhando que um dia descobriria o problema dele engasopar…

  29. Fernando disse:

    estou deliciosamente com inveja. parabéns por todos seus companheiros.

  30. Jason Vôngoli disse:

    Que caverna de Ali Babá… Queria estar aí para tomar parte na bagunça. Esse verdinho 58 e Miss Universe são meus favoritos! Espetáculo!

  31. João Paulo Toledo Piza disse:

    Se existe inveja boa, seria dessa coleção , todos sem exceção ….a Kombi……..chego lá……..

  32. Luis felipe disse:

    Este x-egg 3 1.8 89 fabricado somente entre julho e dezembro é lindo de morrer!!

  33. João Henrique Leme disse:

    Olha o Dodginho junto da Miss Universe…hehehe.

  34. Zé Rodrigo disse:

    Cara, você É um museu :-) :-) :-)

  35. Rodolfo Essenfelder disse:

    FG, qual a lista completa das suas raridades?
    Bem que poderia ter um blog ou coisa parecida contando as histórias de cada um.

  36. Luiz Evandro Águia disse:

    Legal eu gostaria de participar deste domingo legal iria levar minha.modesta caixinha de ferramemtas.para tentar fazer funcionar os que ficaram abraçáo

  37. A.Vandelay disse:

    Deixa que eu cuido desse Niva?

  38. mario aquino disse:

    Ao preço que hoje está se pedindo em um antigo, você deve ter uma fortuna investida nesta frota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>