O ÚLTIMO DRIVE-IN | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 1 de setembro de 2014 - 20:14Arquitetura & urbanismo, Autódromos, Cinema

O ÚLTIMO DRIVE-IN

SÃO PAULO (não deixem) – Se há outro sobrevivente em algum canto do país, não sei. Me contem. Mas aquele que é considerado o derradeiro cinema drive-in do Brasil está correndo risco, segundo o blogueiro Márcio Rezende. Ele fica em Brasília, no mesmo complexo do autódromo e do estádio Mané Garrincha. E aí é que está o problema. O circuito será (talvez) reformado para (talvez) receber a Indy e (talvez um dia) a MotoGP. E as obras podem acabar batendo no cinema.

Para evitar uma tragédia, que seria seu desaparecimento, já tem até abaixo-assinado, explicando tudo. A ideia é fazer aprovar logo um projeto de lei que prevê seu tombamento. E, assim, ele será salvo.

O Cine Drive-in foi inaugurado em 1973, possui a maior tela do Brasil (312 m²) e tem capacidade para 500 carros. É a coisa mais gostosa do mundo ver um filme no cinema de dentro do carro, comendo cheese-salada e tomando milk-shake. Só quem já fez isso sabe.

Nem sei se o Drive-in de Brasília tem sanduíches e refrescos, e vocês aí da capital nos digam tudo, por favor. De qualquer forma, vamos assinar, protestar, gritar, berrar, impedir que alguma atrocidade administrativa acabe com o último drive-in do país.

Aproveitem e falem mais do cinema. O que está passando agora? Quanto custa o ingresso? É programa frequente da turma de BSB? Vocês já namoraram no estacionamento? O vidro ficou embaçado?

Lembro de um drive-in em Santo Amaro. Um dia, meu pai foi com minha mãe de Fusquinha ver “Midnight Cowboy”. Como não tinha com quem deixar os moleques, enfiou nós três no chiqueirinho do Fusca e cobriu com uma manta para a gente entrar escondido. Assistimos ao filme clandestinamente. Mas acho que dormimos, os três, embalados por “Everybody’s Talkin’”

driveinbsb

51 comentários

  1. Gabriel Ferreira disse:

    Saiu hoje essa nóticia a respeito. Muito bom a iniciativa do pessoal em preservar esse que é o último drive in da América Latina.

    http://esporte.uol.com.br/velocidade/ultimas-noticias/2014/09/24/f-indy-queria-destruir-ultimo-drive-in-do-brasil-brasilia-nao-permitiu.htm

  2. Gustavo Pinheiro disse:

    O Cine Drive In não pode ser demolido e nem ser deslocado do local, o que será feito é o Kart Indoor ser derrubado para as obras.

    Segue edital, página 41 e página 50.
    http://www.buriti.df.gov.br/ftp/diariooficial/2014/09_Setembro/DODF%20N%C2%BA%20190%2012-09-2014/Se%C3%A7%C3%A3o03-%20190.pdf

  3. Thiago Moyses disse:

    Antigamente era muito bom. Vi a Lenda com meus pais e irmãos, entre outros filmes na minha infância, era mágico, assim que recordo. Cheese Salada e guaraná Tai super doce. Era um programão. Pena que está decadente. Espero que seja preservado e reformado.

  4. gustavo maia disse:

    falando em cinema:
    Michael Bay Is Bringing This Breathtaking SciFi Book To Life
    Cosmic Motors is one of those coffee table books that seems kinda cool, you pick up on a whim, then unwittingly read cover-to-cover before it burrows into your brain meat forever. It’s cars and planes and racing all rolled into a thin sci-fi storyline, and now Michael Bay is making a movie out of it.
    http://jalopnik.com/michael-bay-is-bringing-this-breathtaking-scifi-book-to-1629734911/+katharinetrendacosta

  5. allan disse:

    Que me recorde, foi minha primeira experiência em cinema – quando estreeou os caçadores da arca perdida? Deixa-me ver… 1981! Acho que foi isso, tinha 9 anos… Outro que me lembro de ter visto naquele cinema que trazia refrigerantes e algo para comer (não me lembro se tinha sanduiche) foi 007 – Somente para seus olhos, mesmo ano. Enfim, só não me recordo se o carro do meu pai era uma Brasília verde ou um Opala, ou mesmo uma Kombi. Mas estamos falando de trinta e alguns anos passados, e meu pai sempre trocava de carro… Enfim, vou assinar, claro!

  6. Luciano disse:

    Eui ia quando criança, o que ficou na memória foi o ataque de mosquitos, com o calor as janelas ficavam abertas…

  7. Paulo disse:

    Opa, ainda tem em Osasco, não fui apesar de ser perto de casa. Pertence ao Sesc, é muito mal divulgado, fiquei sabendo sem querer. Cidade da Grande SP, sem TV própria e sem uma fonte de notícias legal na internet tem dessas coisas, mas ainda vou. Parece ser legal.
    https://catracalivre.com.br/sp/tag/cine-drive-in/

  8. cristiano disse:

    Já comi muito lá. Nos dois sentidos.

  9. José Estevão disse:

    Ah me lembro do cine drive-in Chaparral ,ficava no bairro da Penha, São Paulo-Sp. As garçonetes ficavam vestidas de cow-girls. Tem um chevette e um fuscão que contam muitas histórias de lá.

  10. tinha um ali perto da barao, em bh. aliás, na própria barao homem de melo. depois virou campo de futebol socaite, taffarel. rolava uma meterola total. acho que podia pedir cerva, guaraná e chips. fui uma vez com a bella, minha primeira e única namorada. nem me lembro do filme. tinha uns bons drive-ins em bh tb. aquele ali perto do chuá existe até hoje, acho eu. me lembro duma noite de sexta, muita chuva, o banco traseiro de um tempra…

  11. Rafael disse:

    O Drive-in é uma bosta. A comida péssima. Só acho que deveriam reformar, assim como vão fazer com o autódromo, não fechar. Nunca dei uns amassos lá, mas já arriei a bateria do carro num dia que tava chovendo (limpador de para brisa e rádio ligados por duas horas). Os funcionários, muito solícitos, deram aquele empurrão pra pegar no tranco.

    O ingresso é 20 conto no fim de semana.

  12. Alex Santos disse:

    Pow qdo for a BSB, terei que conhecer esse local!!!!

    Deve ser show de bola!!

  13. Flavio,

    O drive in é o máximo. Tem lanchonete e custa barato. A última vez, fui com minhas filhas ver Rio 2. Elas não conseguiam entender como é que nosso carro ia entrar no cinema. Papai, como o punto vai sentar na cadeira? Quando entramos foi uma farra só. Voou pipoca pra tudo que é lado dentro do carro e elas não pararam de mudar de banco para trás e para frente. O Drive in não pode acabar bem como o autódromo Nelson Piquet que tem uma pista linda.

    Abraço,

  14. Banana Joe disse:

    Essa observação sobre o Midnight Cowboy valeria um post inteiro.
    Realmente acho que não era o tipo de filme que atrairia a atenção de três moleques, mas o chiqueirinho do fusca, que nessa época deveria ter o tamanho de um trailer, serviu pra dormir ao som daquela inesquecível trilha sonora.

  15. Diógenes Pacheco disse:

    O cinema é legal, Flávio. O preço é até bem barato, tem sanduíches, refrigerantes, cervejas, vinhos, chocolates, pra todo o gosto.
    Já não me parece andar bem das pernas, financeiramente, pois nunca tem os filmes mais recentes. Mas agora, por exemplo, tá passando Aviões 2 e Guardiões da Galáxia – bem escolhidos.
    Tem site: http://www.cinedrivein.com.

  16. sandro disse:

    Como eu poderia ter esquecido,,,na Penha o Cine Chaparral.

  17. Mauro Sousa disse:

    Drive in, drive in, rs…. Já fui muito, mas nunca vi um filme…. Pra falar a verdade, acho q atualmente é só mais uma alternativa â um motel. Poucos vão pra curtir um bom filme….

  18. Sergio Miami disse:

    Galera, lembro-me de um na Av Interlagos jah proximo do autoromo quando a Av Interlagos tinha um aclive.. bons tempos de ir ao autodromo ver Super Ve e Formula Ford. Nunca fui ao cinema ali mas sempre passava… acho que chamava Chaparral.

  19. CARLOS PIMENTA disse:

    Duas atrações que eu amo aqui, o Drive-in e o Planetário, este voltou a funcionar depois de décadas fechado. Nasci aqui em Brasília e o Drive-in faz parte de minha cultura, sempre que posso vou lá, vira e mexe sai matéria no Jornal local sobre aquele local, tem seu público cativo, como eu, o local é muito bom, quando criança meu pai nos levava lá, na época eram só 5 filhos, pensa, todos dentro da Variant Ocre Marajó, colchonete lá atrás banco deitado, muito bacana. Hoje já fiz o mesmo, menos os 7 filhos rsrs.

  20. Egaz disse:

    Prezados, a preocupação é louvável, mas, momento parece alarmismo do pessoal. Na audiência pública – momento de se discutir esse tipo de coisa – essa possibilidade foi afastada .
    Além disso, “…a Terracap afastou a possibilidade de acabar com o Drive-In. Por meio de nota, a instituição informou que as obras do autódromo, que serão iniciadas em novembro, não interromperão o funcionamento do espaço “durante e depois da reforma”.” – http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/08/25/interna_cidadesdf,443925/movimento-defende-a-preservacao-do-drive-in-ultimo-do-pais.shtml

  21. Reinaldo bascchera disse:

    Cine Chaparral! Ficava na Marginal Tietê, no Tatuapé ou na Penha….Muito legal… fui uma ou duas vezes…

  22. Victor disse:

    alem do cine drive-in aqui em bsb , existe tambem a vontade do governo de retirar todo o pessoal do kartodromo waltinho ferrari que fica exatamente do lado do drive-in , dentro das dependencias do autodromo e nenhum projeto para a construçao de um novo , deixando mts kartistas para mt pouco espaço no kartodromo do guará. Fica o desabafo

  23. Carlos disse:

    Moro em Brasília desde 1975. O Cine Drive-in facilita bastante na questão da acessibilidade.

  24. Érico - BSB disse:

    Se não me engano a tela do Drive in de Brasília é tombada pelo patrimônio histórico e só por isso não foi para o espaço…
    Talvez tenham o mesmo problema…
    Lugarzinho muito bacana…já levei inúmeras namoradas…e recentemente levei meus filhos, a mais velha com 6 anos ficou louca…sempre me pede para ir novamente…

  25. Marcus Simões disse:

    O governador disse que o drive-in não será desativado durante a reforma do autódromo que vai começar em 2014 pra receber a Indy em 2015. Quem quiser que acredite!
    FG, dá uma olhada nessa reportagem. Acho que você vai gostar da foto!
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/08/25/interna_cidadesdf,444058/governador-decide-manter-cine-drive-in-aberto-durante-reforma-do-autodromo.shtml

  26. D.Pedro II disse:

    Já até perdi as contas de tantas vezes eu fui, ótimas lembranças… mas claro que não pelos filmes, aliais acho que nunca vi um filme por mais de 5 minutos….

  27. sandro disse:

    Boa essa, aqui no bairro da Penha existia um Drive-in, próximo ao clube esportivo e entrada pela marginal Tiete. Hoje o local é um estacionamento ou transportadora e a pouco tempo atrás quem passava na marginal ainda podia ainda ver o telão, É bem provável que ainda esteja lá……Bons tempos.

  28. Andre Dias disse:

    Aluguei uma Kombi, passamos na casa das amiguinhas de minha filha e fomos comemorar o aniversario de 7 anos dela no Drive In. Adoraram: pipoca, cachorro quente, suco, aquela magia de ver uma telona ao céu aberto, ficar pulando de banco em banco, enfim, uma farra.

    A noticia desta semana é que o Drive In esta garantido, a reforma do autódromo não o ameaça mais. .

  29. Wesley disse:

    É um lugar clássico, Já usei muito pra namorar na época das vacas magras e há alguns meses levei minhas filhas pra assistir ao desenho Rio 2, elas adoraram.
    Sempre está passando algum blockbuster do mês. Vai ser uma pena se ele for destruído, parte da história de BSB irá embora com ele.

  30. VR6 disse:

    Aqui no Rio de Janeiro o Drive-In ficava na Lagoa Rodrigo de Freitas ao lado do Estádio de Remo. O terreno abrigou outras atividades comerciais depois da desativação do cinema inclusive uma academia de ginástica mas agora está abandonado. Parece que existe projeto de uma praça de esportes radicais ou coisa parecida.

    • Adriano disse:

      Tinha também na Ilha do Governador,na Praia do Galeão. Frequentei bem,pois fui criado naquele bairro e naquele tempo era o único cinema na região, o outro no Guarabu só passava pornô.
      Foi fechado há poucos anos,mas resistiu bravamente por um bom tempo, e agora a saudade bateu forte.
      Quando eu estiver em BSB certamente levarei os meus filhos para conhecerem.

  31. Meus tios têm uma tradição de levar meus priminhos domingo, vão todos de pijamas, acho maneiríssimo.

    Ainda vou a cada de vez em quando. Já foi meu motel em tempos estudantis, casal quebrado. Mas a minha Belina azul era espaçosa, ficava lá no cantinho na primeira sessão, depois um x burger, pipoca e ver o filme, porque não.

  32. Alisson disse:

    A batata frita aqui do Cine Drive-in é histórica.

  33. Luciano disse:

    O SESC de Osasco, tem um Drive in. Não è direto. Funcional alguns dias no ano. Nunca fui mas já vi a propaganda, quando passo na avenida em frente. Acho que se chama Chaparral.

  34. Joao Paulo disse:

    Esse troço é mal divulgado, hein?! Já fui em BSB incontáveis vezes. Já fiquei sem ter o que fazer em n noites naquela cidade. Certamente seria um lugar que eu teria curtido demais ir.

    Devo voltar lá em Outubro. Espero que ainda esteja aberto! Atualmente está passando um filme infantil e um adolescente. Dane-se. Quero ir de qualquer jeito.

  35. Marcus disse:

    Flávio,

    O cine drive in foi um dos primeiros locais que conheci quando me mudei do Pará aqui para BSB. É simplesmente fantástico. A tela, os lanches, o ambiente,,,tudo. Minha esposa e eu adoramos pois quando não queremos ficar no carro, podemos inclusive deitar no capô ou sentar fora do carro em cadeiras de plástico. Podemos ir bem a vontade e levar inclusive nossa cadelinha. É um absurdo se tanta história for jogada fora. No momento está passando guardiões da galáxia.

    Ah…e tem sim quem vá para assistir aos filmes kkkkk. O ambiente inclusive é bem familiar. Se quiser mais privacidade, é só colocar o carro distante do aglomerado. Espaço não falta

  36. Valente disse:

    Flávio, se não me engano o cine drive in em Santo Amaro ficava em frente ao Clube Banespa, aonde hoje tem um supermercado? Alguém aqui lembra?

  37. Vinícius disse:

    Frequentei muito o Drive-in na década passada, quando meus filhos eram pequenos e não tinha com quem deixá-los para curtir um filme. Geralmente passam duas sessões, uma com um filme voltado ao público infantil, por volta de 19:00 hs, outra com o blockbuster do mês, às 21:00 hs. Antigamente, apoiava-se a caixa de som na porta do carro, hoje o som é sintonizado em uma estação FM. Os preços são R$ 18,00 de segunda a quinta e R$ 20,00 aos sábados, domingos e feriados. Esta semana está em cartaz o filme da Marvel, Guardiões da Galáxia.

  38. Frederico Maia disse:

    A reforma do autódromo está muito enrolada. Primeiro iriam construir novos boxes na reta oposta. Agora estão falando que vão reformar os boxes antigos onde mal cabe um carro.
    Sobre o drive-in, ele tem tudo que um típico drive-in deve ter, menos o milk-shake. Antigamente tinha até aqueles auto falantes para prender no vidro da porta. Segue o site do cinema http://www.cinedrivein.com/

  39. Oldair disse:

    Como funciona

    Decisão – Se você é daqueles que adora comer, conversar, atender o telefone ou fumar no cinema, seu lugar é no Cine Drive-in. Lá, tudo pode. Pode namorar, pode levar o bebê no colo, o cachorro ou o papagaio, fumar, beber, conversar e ainda mais exige menos preparativos do que ir na esquina comprar pão, basta entrar no carro, de chinelo, de bermuda e mandar brasa.

    Faróis – Uma vez dentro do Cine Drive-in e começado o filme, não acenda seu farol. É como acender a luz dentro de um cinema convencional. Apaga a imagem da tela. Só use o farolete, caso queira fazer um pedido ao garçom ou em casos emergenciais ligue o pisca alerta.

    O garçom – Se logo depois de estacionar você vir um vulto caminhando em direção ao seu carro, não se assuste. É o garçom. Ele é discreto, procura não atrapalhar e vai apenas perguntar se você deseja beber ou comer alguma coisa.

    Se o vulto não for o garçom – O estacionamento do Cine Drive-in não oferece problemas de segurança, tem porteiros e segurança dentro do cinema, o garçon está sempre circulando e uma rádio patrulha volta e meia passa pelo cinema em sua ronda.

    E o som? – Aí o filme começa e você não está escutando nada. Basta sintonizar o rádio do seu carro na freqüência em que a cabine transmite o som do filme ( FM 88,7)

    E a lanchonete, o que serve? O cardápio oferecido pela lanchonete é distribuido na entrada do cinema e não esqueça para chamar o garçom basta acender o farolete. OBS: Não esqueça de colocar o lixinho no saco plástico fornecido pelo garçom e deposita-lo no tonel localizado na saída do cinema.

    Nosso apelido – “CINEMA PÁRA-BRISA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>