SILÊNCIO NO RÁDIO

broken_microphone

SÃO PAULO (quero só ver) – A FIA resolveu jogar duro com as equipes no que se refere às comunicações de rádio. Nenhum tipo de instrução que ajude na performance será permitida.

OK. Mas é muito vago. O que poderá ser dito, afinal? Chamar para trocar pneus? Trocar pneus na hora certa ajuda na performance e na velocidade. Pode avisar que o freio está com algum problema de temperatura, por exemplo? Também ajuda. Avisar que está perdendo tempo numa curva ou outra não pode? Nem passar informações sobre o desempenho de outros pilotos, se o cara está chegando, se vai fazer a ultrapassagem, se dá para segurar?

Ou seja, o cara vai ter de guiar o carro sozinho, o que é muito positivo — e previsto pelo regulamento, diga-se. Parece que é isso. Não pode mais nada, exceto… Exceto o quê?

É tudo muito confuso. O melhor seria proibir o rádio e pronto. Ou então determinar com muita especificidade o que pode ser dito nessa comunicação box-piloto a partir de agora.

Isso aí pode dar confusão. Mas se a FIA for mais clara no que quer, é capaz de ser algo muito legal.

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Os Dirigentes da F1 estão desesperados, mas os caras da pista vão arranjar um jeito de se comunicar, pois sempre existiu comunicação na F1 mesmo sem o rádio.

Ted de Gros
Ted de Gros
9 anos atrás

Mais uma para a já longa lista de regras esdruxulas da F1. Fará companhia a muitas outras que ou não fazem o menor sentido (relação única de marchas em todas as corridas), ou fazem as corridas ficarem artificiais (rodizio de tipos de pneu, relargada parada, DRS, boost do Kers, asas dianteiras gigantes e por ai vai…)

Não faço o coro do “naquela época era melhor”, até porque tínhamos corridas bem chatinhas também, mas o charme da F1 se vai com essas pataquadas, não se considera uma competição que muda a toda hora como a rainha de todas as outras.

Tiago
Tiago
9 anos atrás

Como que a MotoGP faz?
Os caras não têm rádio e fazem ótimas corridas sozinhos. O piloto deve ter uma boa leitura da prova. Apesar que não há paradas nos boxes, mas ainda assim, tem que ter uma boa leitura da prova.
Será que os pilotos da MotoGP são mais, digamos, inteligentes que os da F1? Será que os pilotos da mais alta categoria do automobilismo não conseguiriam guiar um carro sem ter um caboclo falando pra ele: troca de marcha, acelera agora, agora freia, agora deixa o coleguinha passar…

Pedro Paiva
Pedro Paiva
9 anos atrás

A comunicação via rádio é uma das coisas interessantes, na minha opinião. Dá uma oportunidade de entrarmos na “intimidade” do piloto durante uma corrida. Mas entendo que, sem ajuda, os melhores pilotos são favorecidos e entendo que esse deveria ser o objetivo de todas as mudanças de regulamento. O rádio deveria ser apenas para emergências, do tipo quando o cara bate o carro e perguntam: tá tudo bem? O resto poderia ser feito por botões no volante: parar no box, colocar option ou prime, etc. Pode escrever: o volante vai receber uma tela que mostrará mensagens em texto do box para os pilotos.

Aliandro Miranda
9 anos atrás

Como se a FIA não soubesse que as comunicações podem e são feitas por códigos.

Proibir o rádio seria ótimo mesmo, eu liberaria apenas a telemetria, para o box saber o que se passa no carro e agir em casos de urgência e um botão “F” no volante, para o piloto comunicar alguma emergência à equipe.

O significado de “F” deixo para a livre interpretação de vocês.

daniel santos oliveira
daniel santos oliveira
9 anos atrás

Eu acho que deveriam indicar o Raikonen para determinar o que pode ser falado no rádio…

leao
9 anos atrás

tem que botar um canal de radio prum piloto falar com outro . Já pensaram que legal seriam as conversas entre nico e louis?

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

E como ficam as ordens de equipe? Interferem diretamente na performance

Bernardo
Bernardo
9 anos atrás

A MotoGP não tem rádio e vai muito bem, obrigado. E Mesmo co mum Marc Marquez endiabrado, ganhando tudo,as corridas são fantásticas. E a F1 que se vire com as boas e velhas placas!!!!

Machinist
Machinist
9 anos atrás

Deveria ter só telemetria. Do carro para os box.
E só.

peter von wartburg
9 anos atrás

o verdadeiro silencio no rádio fez-se ontem com a morte do tiao das rendas, lendário informante de público e renda da rádio itatiaia em bh. fazia suas ligacoes para rádio sempre do orelhao em frente ao mineirao com o palpite dos números sempre com variacao máxima de 5%. nunca errou, reza a lenda. “pupagante de mínimo 45.670 e máximo de 45.810”. “olha o dinheiro do jogo, willy gonzer!”.

Antônio
Antônio
9 anos atrás

Não deveria ter sido ao contrário, proibir as ordens de equipe e liberar as informações técnicas via rádio ?

Monier
Monier
9 anos atrás

Demoraram para proibir. O sujeito sendo obrigado a tomar decisões sozinho aumenta a chance de cometer falhas, o que é ótimo em uma categoria que quer testar os limites. Diminui a chance de pressionar pelo jogo de equipe em favor do primeiro piloto, aumenta as chances de o sujeito tentar uma ultrapassagem por não saber da estratégia do sujeito à frente. Só vejo vantagens.
Deveria ser permitido passar rádio apenas para as situações que envolvam a vida:
– “seu freio acabou, abandone”
– “seu carro pegou fogo, pule fora”.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Monier
9 anos atrás

Disse tudo. Pelo que entendi, só poderão usar para isso e para chamar para os boxes. Mandar usar outra marcha na curva X, mandar frear um pouco mais tarde, falar que o piloto da frente vai parar então melhor não tentar ultrapassar, etc, tudo isso não pode mais.

Vão criar códigos? Certamente tentarão, mas os comissários estão aí para isso. Eles vão analisar e descobrir o objetivo do que foi dito e o efeito que causou na condução do piloto. Se ficar claro que foi um código, basta punir.

Ron
Ron
Reply to  Monier
9 anos atrás

Assino embaixo.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Só falta agora a FIA determinar as frases que podem ser ditas.

Vai ser bizarro ver as equipes dando instruções com o ‘guia’ na mão.

hausensson
hausensson
9 anos atrás

Vai ser um problema manipular um volante com tantos botoes sozinho…

Com certeza vão haver bem mais quebras, já que a equipe não vai poder ajudar a “remapear o motor”….

E pobres desses novatos que vem por aí. Agora a experiencia de pista vai fazer uma
BAITA falta…

Leandro
Leandro
9 anos atrás

Por mim só poderiam usar o radio para falar, BOX, BOX, BOX ou FLEE, FLEE, FLEE, no caso do carro estar prestes a explodir, nada mais, absolutamente nada mais que essas duas palavras durante a corrida.
No maximo dos maximos além disso, um Se Vira Nego!!!! ao final da volta de apresentação, para dar um força pro caboclo.

charles
charles
9 anos atrás

Na minha humilde opinião, acho que não é mais possível proibir o rádio, não tem mais volta, com tanta tecnologia nos carros, não há possibilidade do piloto distinguir qual é o problema. Vou dar um exemplo que pode até soar meio tosco, mas lá vai: quando eu possuía um fusca (dentre tantos, Fiat 147, Corcel I e II, Gol BX) 84, 1600, dois carburadores à álcool, se começasse a falhar, eu já sabia que era problema em um dos carburadores, ou a ignição eletrônica, cabo de vela, vela encharcada, coisa simples que eu resolvia com uma alicate e chave de fenda. Hoje, possuo um Corolla 2013 automático, com luz até no quebra sol e tudo mais, se o japonês começar a falhar ou parar, não me resta nada a fazer senão ligar pro seguro e o guincho. O mundo mudou, infelizmente, e a F1 também, não retroagirá no tempo. Uma pena, mas é assim, Abraços

Alemão
Alemão
9 anos atrás

´Ótima notícia…agora só resta banir aquela merda de “asa móvel”!!!O cara tem que passar na raça!!!

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Alemão
9 anos atrás

Ou seja, vai voltar a chatice dos anos 90 e começo dos 2000, que não tinha ultrapassagem POR CAUSA DA TURBULÊNCIA!
Se não fosse a asa móvel não teria ultrapassagens do inicio ao fim da corrida.
Sem esperança até entre as Mercedes!
Fácil dar palpite sentado no sofá, assistindo pela tv.
Deve precisar de “muita raça” mesmo.

Cranio
Cranio
9 anos atrás

Pelo que entendí, as equipes não vão mais poder informar que o companheiro está melhor nas curvas x e y, que no setor 2 ele está perdendo tempo em relação ao líder, coisas deste tipo.

O resto vai continuar. Mas não demora muito e os caras inventam um novo “multi 21” (ou código secreto) pra passar o que pretendem.

Eles falaram do artigo 20.1: “o piloto tem de guiar o carro sozinho e sem ajuda” e do artigo 8.5.1: “qualquer transmissão de dados do pit para o carro é especificamente proibida”. Ou seja, relativo a performance de carros e pilotos.

Marcos José
Marcos José
Reply to  Cranio
9 anos atrás

Cranio a FIA já anúnciou que será usado os 2 artigos, isto significa que a equipe está também proibida de enviar mensagens códificadas na tela do volante para auxiliar o piloto.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Melhor retirar toda comunicação rádio – piloto, se for observar, antigamente o piloto tinha coragem pra peitar a equipe, mas isso acontecia, simplesmente porque não havia chefe de equipe buzinando por voltas pelo rádio. A equipe mostrava a placa dando ordens, mas a decisão final era do piloto.

“Depois vamos ver no que vai dar, prioridade é vencer a corrida”

Evidente que isso depende muito da personalidade de cada piloto, e como seu contrato foi feito. No caso de jogo de equipe, Peterson em 78, e Villeneuve em 79 tiveram que aceitar a posição de capacho em época que sequer existia comunicação pelo rádio. Mas também existiam pilotos que mandaram ordens de equipe para o inferno, caso de: Reutemann no GP Brasil 81, Pironi em Imôla 82, e Arnoux na França 82.

No GP do Canadá 85, Johansson recebeu a placa “slow”, era para não atacar o líder e companheiro Alboreto(era apenas a quinta corrida do ano). Johansson aceitou numa boa, foi sua melhor chance de vencer uma prova na F-1.

http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

Ordens de equipe vão continuar acontecendo, mas uma coisa vai ser boa, com menos comunicação de boxes, o piloto volta a tomar decisões dentro do carro. Isso pode ser bom(ou ruim), vai depender de quem acelera na hora certa sem provocar uma quebra no carro. Piloto vai volta a pilotar por “instrumentos”, vai ter que ficar atento a temperatura de: óleo, água e freios. Com certeza as corridas vão ficar menos previsíveis, a tendência é furar mais pneus, acontecer mais desgastes de freios, e até falta de combustível nas voltas finais. Já vimos corridas no passado que a equipe avisava o piloto quinze voltas do fim pra economizar. Isso quebrava o ‘encanto’ da prova! Com uma F-1 mais simples, tudo pode acontecer, o piloto pode estar dando show na corrida, mas será que ele chega na bandeirada?

Lembre-se que a Williams arriscou alto naquele GP da Austrália 86 usando um novo composto de pneus, Mansell como sempre vinha dando show, mas sem esperar, um dos pneus explodiu na reta. Se tivesse sensores de temperatura, com certeza os engenheiros de Mansell iriam avisar o piloto. O inglês poderia fazer mais uma troca e tentar buscar o título, mas a graça da F-1 nessa época era justamente a surpresa. Prost como sempre fazia uma corrida “café com leite”,sem exigir ao extremo do carro, mas foi a vitória da inteligência contra a velocidade e garra de Mansell. No ano seguinte N. Piquet repetiu o feito do francês, Mansell foi disparado eleito o mais veloz do ano(conquistou 8 poles e seis vitórias), não isso foi o suficiente. Piquet foi campeão com apenas 4 poles e três vitórias, prevaleceu a regularidade de levar o carro a bandeirada e somar mais pontos. Quanto menos comunicação boxes – piloto, mais a corrida fica atrativa, piloto vai ter que administrar tudo(até orientar boxes sobre algo a mais no carro). Esqueçam essas paradas recordes, piloto vai ter que se comunicar com o engenheiro boca a boca e avisar o que esta acontecendo, Observe abaixo Lauda em Nurburgring 1975, ele gesticula desesperadamente. O mecânico faz uma regulagem na suspensão(perde tempo), mas Lauda continua na prova. Isso também acontecia muito nos anos 80, a F-1 precisa dar uns passos para trás pra voltar a andar pra frente. Não é a toa que Raikkonen disparou “deixem me em paz, eu sei o que estou fazendo”…

GP Germania, Nurburgring 1975 Foratura e pit stop di Lauda
http://www.youtube.com/watch?v=DTevcJHpGHs

Se alguém aparecer com a placa “slow”, quem toma a decisão final é o piloto!!!

Quanto aquilo que esta escrito no contrato, bem, isso tem que ser visto antes, resta ao piloto tomar atitude não ficar com mimimi na mídia. Arnoux, PIquet, Prost, Mansell e Alonso reclamaram uma barbaridade na mídia sobre favorecimentos, mas ninguém ficou eternamente choramingando. Todos esses pilotos mudaram de equipe e seguiram seu rumo, Adianta ficar jogando pra torcida, dar uma de coitadinho? Nada vai mudar!!! Adianta ficar satanizando o time, e companheiro de equipe? Vamos perder, mas vamos fazer isso com dignidade! Entendo todas as reclamações, o que não entendo é piloto ficar seis anos no mesmo time engolindo sapo.

Observe abaixo o “barão” Wilson Fittipaldi(deu pra perceber ele falava de Barrichello, depois completou com Felipe Massa). No caso das regras, tem muita gente querendo mandar na Formula Um, vamos deixar as coisas como eram, mais simples. Agora reflitam, se Todt não ficasse 8 voltar buzinando em cima de Barrichello na AUT02, Rubinho teria feito jogo de equipe? Muito difícil…

http://www.youtube.com/watch?v=DuZ0Tv1O2nM

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Mas qualquer comunicação box-piloto, seja qual for a situação não é justamente visando a melhora de performance? Se não, qual o sentido de se falarem?

leao
Reply to  Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

podem conversar sobre futebol , sobre a mulherada , sobre fórmula yndi

Adriano Silva
Adriano Silva
9 anos atrás

O camarada da plaquinha na mureta deve estar se sentindo “o cara” agora!

Dudu Patton
Dudu Patton
9 anos atrás

Eu gosto do rádio, da interação entre engenheiro-piloto. Mas realmente é confuso sobre o que poderá ser dito ou não agora.

Juarez Mota
Juarez Mota
9 anos atrás

Não sei se precisava emudecer o rádio. O que não pode ser dito é Multi 21 ou Fulano is faster than you.
O que mais ajudaria a melhorar a F1 é voltar ter brita, voltarem a corre na chuva (não apenas no úmido) e acabar com punições como a do Magnussen.
Acho a questão do rádio menor. Contudo, algum piloto mais inteligente do que veloz (todos são velozes para estar lá) pode ser beneficiado.
Acho que o mais beneficiado é aquele que já é o melhor da atualidade: Alonso.

Francisco Martins
Francisco Martins
9 anos atrás

Esse regulamento atual tem tanta frescura que sinceramente tirou aquele “tesão” que se tinha por esperar cada corrida, agora quanto a limitação do uso do rádio é como o Flávio falou: o que realmente vai ser permitido?, acho que o certo é tirar o rádio de vez e deixar os pilotos se virarem na pista, e também concordo com voltar a usar as velhas placas!

william
william
9 anos atrás

E agora? Tem muita gente que tem emprego na TV comentando a comunicação equipe-piloto!! Tá todo mundo na rua?

gustavo maia
gustavo maia
9 anos atrás

Contagem regressiva para instalarem uma tela de 42 polegadas no volante ou, ao menos, um HUD, aquele dispositivo que projeta informações na viseira do capacete.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
9 anos atrás

Sou a favor de comunicação via rádio, mas o que ocorre atualmente é que os pilotos não têm um minuto de sossego, o cara pode tá subindo a Eau ruge (não se se é assim que se escreve) com um Fernando Alonso no cangote e o engenheiro fica blá blá blá no ouvido do cara. Deve ser chato pra caralho. Sem falar nas mensagens inusitadas: você tá 0,000001 segundo mais rápido que fulano; você tá 0,000002 mais lento que ciclano. Acho que se for usado apenas com as informações necessárias, a comunicação via rádio deve permanecer e é de grande valia.

Um abraço a todos,

Clayton Araujo
Salvador-Bahia

Eduardo Alves
Eduardo Alves
9 anos atrás

quem mais vai gostar dessa regra nova é o Kimi :P

leao
Reply to  Eduardo Alves
9 anos atrás

pô, mas aí não vão haver mais as patadas que ele costuma dar no engenheiro durante a corrida . Não gostei, vai tirar parte do nosso divertimento

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Eu acho uma grande idéia.

Lembro da década de 80, quando os pilotos tinham de saber administrar o carro, os pneus, o consumo, o motor…e aí víamos a diferença de Piquet, Lauda, Prost para caras como Mansell e outros.

Quantas corridas não vimos Mansell perder uma vitória por ter detonado os pneus, ficar sem combustível ou motor? O porra loca andava com o pé embaixo no talo a corrida toda, no final o carro não chegava, quebrava em várias corridas….rsrsrsrs

guilherme
guilherme
9 anos atrás

Segundo consta (via ESPN), chamar para os boxes pra trocar pneu pode. Mas é um tanto bizarro essa proibição vaga já que há anos (décadas?) a F1 usa o rádio para gerenciar o carro.

Com esse monte de partes trabalhando em conjunto só pra fazer o carro sair do lugar, proibir o engenheiro de dar instruções para reinicializar tal sistema, mudar a configuração de outro ou instruções as mais variadas vai resultar em um festival de quebras. Afinal, o tempo todo nas corridas ouvimos as equipes alertarem os pilotos sobre potenciais problemas no equipamento e explicarem as medidas a serem tomadas. Mais do que desempenho, essas comunicações lidam com a segurança dos pilotos. Ou será que a FIA vai permitir que sejam dadas instruções, por exemplo, sobre o superaquecimento dos freios?

John Player
John Player
9 anos atrás

Deve ser para parar a “ajuda” ao piloto para dizer em qual “regime” de motor ele deve fazer em algumas voltas das corridas, etc.

Tem muito esse negócio de mensagem no rádio dizendo quando o cara deve usar mais ou menos potência, etc.

Acho uma boa idéia parar com esse tipo de coisa. O piloto, como era até a década de 80, deve saber a hora de “poupar” o carro e a hora de usar tudo que pode. Não vai ficar ninguém “passando cola” para o piloto administrar o desempenho e a durabilidade do carro, do motor, durante a corrida.

Acho válido e apoio, se for assim

O piloto deve saber gerenciar o carro, seu equipamento e sua estratégia de corrida.

HUGO ALBINO
HUGO ALBINO
9 anos atrás

Luciano Burti vai perder a vaga….

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  HUGO ALBINO
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk……..desemprego certo!

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Achei mto vago essa “Restrição”, pode gerar interpretações diferentes, e punir um piloto por algo e outro não por comunicações “Similares”.

Para acabar com isso, ou libera o corta o rádio, pronto! Eu acho que deveriam cortar, pq o único rádio legal de ouvir é do Raikonnen, fora isso é uma choradeira de Massa, Alonso, Rosberg, Hamilton, Vettel até o Button andou chorando… Ficam todos de mimimimi… Corta de uma vez e deixa eles se virarem e vai ser mto bom, pq não teria essa coisa de saber se o carro de trás ou da frente estão tendo rendimento melhor. E coloca uma luz vermelha no painel, se o carro tiver na !##!, é só acender e o piloto deverá parar imediamente, para acabar com essa palhaçada de “chamar o carro” por um defeito que não existe para “poupar” equipamento.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Excelente começo.
Tomara que aprofundem mais a restrição e até, quem sabe, cheguem a abolir completamente a comunicação por rádio.
Quanto mais tosco melhor.
Abs.

Mauricio P.
Mauricio P.
9 anos atrás

Sei não, depois dizem que é paranoia, mas dão muito assunto pra que se pensem assim. Mais um episódio (no mínimo) estranho. Ordem anti desportiva sempre pôde, agora, apertar um botão aqui outo ali no painel não pode mais?E isso logo após o episódio bastante suspeito do final de semana?. Ainda que seja apenas mais uma bobagem na F1, mas é mais uma mudança de regra em meio a temporada. Parece que o desespero tomou conta dos dirigentes, só que com essas atitudes, tudo que conseguem é ir jogando mais uma pazinha de cal na categoria.

JP
JP
9 anos atrás

Se isso sempre foi mau visto, porque quem fez isso nunca foi punido?

JP
JP
9 anos atrás

Código morse

João Carrieri
João Carrieri
9 anos atrás

Podiam proibir aquele “BOX, BOX, BOX”!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  João Carrieri
9 anos atrás

Essa chamada já virou um mantra.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
9 anos atrás

Eu conheço um finlandês que está satisfeito com essa decisão…

leao
Reply to  Clésio Luiz
9 anos atrás

pelo contrário, ele vai perder a chance de desestressar dando patadas no enge -mala – nheiro

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Ótima intenção!
Mas acho impossível proibir a comunicação dos boxes com os carros, vão inventar algumas luzinhas sinalizadoras, macacões com vibracalls, capacetes “cutucantes” … etc etc
Mas que é bom tentar retirar um pouco dessas “traquitanas”, lá isso é!

É mais ou menos como aqueles “auxiliares” de pilotos nos ovais da indy, que ficam gritando no ouvido o tempo todo onde estão os adversários. Melhora a segurança, é óbvio, mas tira muito da graça que é um piloto controlar a sua traseira pelo retrovisor.
Deve ser um porre ficar com essa voz na orelha o tempo todo em um oval a 350 km/h de média. Não sou piloto, mas em uma condição dessa, quero mais é silêncio para ouvir o meu “entorno”!

leao
Reply to  Ulisses
9 anos atrás

antes a voz no ouvido a 350 km/h do que cuidar sozinho da segurança com a baixa visibilidade de um carro monoposto. Agora , quanto à controlar a traseira, bom deixa pra lá , que se eu escrever o que eu pensei nos dias de hoje pode rolar processo .

Andre Arruda
Andre Arruda
9 anos atrás

Avisar que “o outro carro está em terceiro”, poder Arnaldo ?

leao
Reply to  Andre Arruda
9 anos atrás

a regra é clara, pode tudo desde que você seja o alonsão

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Acho ótimo proibir. Hoje é ridículo essa do piloto receber instruçao pra tudo. Até como fazer a curva os caras recebem pitaco dos engenheiros durante a corrida.

Fábio Menegutti
Fábio Menegutti
9 anos atrás

Foi a primeira coisa que pensei. Põe vago nisto!

Acho a ideia estúpida. Radio é algo universal no automobilismo. Todo mundo usa, até nos regionais de turismo, na terra inclusive

Ou se proíbe definitivamente a utilização ou se libera todo tipo de informação. Até porque realmente é virtualmente impossível de definir se uma mensagem mais ou menos cifrada tem ou não a ver com “performance” do carro.

Cada vez mais as ideias da FIA para a F1 causam enjoo.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Tem que proibir o rádio e pronto, placas apenas para mostrar posição, diferenças de tempo, chamar para pitstops e emergências, tipo abandone a corrida. Do jeito que fizeram só vai piorar. Confusão é o nome desse esporte (categoria).

Dú
9 anos atrás

Vai ser um tal de piloto falando que está com problemas no líquido de beber e aumentam a mistura e assim vai. Ou corta como na MotoGP, ou libera, os caras são ratos.

Cristiano
Cristiano
9 anos atrás

é simples: o que pode é o que caberia nas placas. simples assim. e esse é o ponto: é preciso simplificar.

Francisco Nogueira
Francisco Nogueira
9 anos atrás

box box box, e só.

leao_da_montanha
9 anos atrás

e o rádio vai servir para o que? pra avisar pro piloto que “” mamãe ligou “” , ai será codígo pra por mistura de combustivel tipo 2 , ou mais rica , ou talvez “” a senhora sua esposa perguntou se voce vai jantar em casa ” ” ai significará dar passagem pro fodão da mesma equipe , ou quem sabe “” “” a moça do netflix te procurou “” “” ai será pro piloto ir pro box trocar pneu . porra , é o tipo da regra “” “” sabe nada , inocente”” “”

EduardoRS
EduardoRS
9 anos atrás

Sou só eu que acho um saco nas transmissões quando ficam botando mensagens de rádio no ar? Em 90% dos casos é informação inútil.

Tem é que proibir qualquer forma de comunicação eletrônica ou via rádio entre equipe e piloto. Porque hoje em dia já existe tecnologia que permitiria a projeção de informações na viseira dos capacetes, ou os pilotos também poderiam usar algo tipo o Google Glass.

Quem tem que fazer a corrida é o piloto, gerenciar corrida é uma habilidade fundamental que hoje em dia foi delegada ao pitwall. Ficaria mais interessante e premiaria os pilotos mais capazes.