SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (hoje adiantado) – Acabou a temporada europeia. Agora, F-1 só nos cafundós do Judas, Rússia incluída. Sim, eu sei que a Rússia fica na Europa, mas é meio longe, é corrida nova, é quase Ásia, sei lá. Não sei nem se vai ter, para mim não deveria, por conta das coisas com a Ucrânia, acho que país nenhum envolvido com merdas federais deveria ser premiado com eventos esportivos internacionais. Mas a África do Sul foi durante tanto tempo, e a China, e o Brasil e a Argentina com suas ditaduras militares, e a Alemanha com Hitler. Enfim, não sou eu quem vai consertar o mundo.

Monza, em todo caso, fechou a temporada europeia convencional ontem, com a sétima dobradinha da Mercedes no ano, primeira desde a Áustria. Um jejum de quatro corridas. Para quem tem um carrão desses, era para fazer dobradinha em todas. Mas, mesmo assim, resultado mais do que excepcional para um time que, até o ano passado, vivia uma longa “fase de estruturação”, que levou quatro longos Mundiais, desde o momento em que a Mercedes comprou a Brawn. Com alemão não se brinca. Quando a Brawn foi campeã em 2009, a Mercedes foi campeã também, lembrem-se. Era só fornecedora de motores. Mas era Mercedes.

Faltou falar algumas coisinhas depois do GP da Itália. A elas, em ordem aleatória de importância:

– Paddy Lowe, o cara que controla a ampulheta na Mercedes, disse que a equipe brifou (não acredito que estou escrevendo “brifou”) os pilotos para o caso de eles perderem o ponto de frenagem na primeira chicane. A recomendação era passar reto para não detonar os pneus, que ficariam quadrados em caso de fritura brusca. Rosberg seguiu a ordem à risca. Perdeu a corrida.

5657-org– A Segafredo volta à F-1 com a McLaren, depois de 20 anos. Patrocinava a Toleman de Senna, lembram? E a Williams também. Marca de café presente em mais de 100 países e tal. O dono é o mesmo daquela época, Massimo Zanetti. Segafredo é o melhor café do mundo, na minha humilde opinião. Especialmente quando tomado em Bolonha, num bar muito específico que um dia conto onde fica.

– Ontem de manhã a Williams anunciou a manutenção de sua dupla para 2015. Sábado à noite o Grande Prêmio já tinha informado que isso ia acontecer. Nenhuma grande surpresa, embora muita gente acreditasse que a McLaren ou a Mercedes, dependendo do que acontecer com a dupla Rosberg-Hamilton, poderiam partir para cima de Bottas. Por via das dúvidas, Claire exerceu as opções que tinha sobre os contratos dos dois. Para Massa, ótimo, também.

– Aliás, Felipe saiu da Ferrari na hora mais do que certa. Lembra um pouco, a situação, o que aconteceu com Barrichello quando a Brawn surgiu em sua vida. Aquela coisa: fase final de carreira, o cara não espera muita coisa da vida, já passou por seus melhores momentos, aí aparece um carro do cacete e o sujeito renasce.

– Vergne largou em 12° e chegou em 13°. Kvyat partiu de 21° para 11°. E ainda ficou sem freio na última volta, evitou uma batida que poderia ser muito séria com um controle impressionante, e conseguiu levar o carro até a bandeirada. Kvyat é bom. Vergne é bem mais ou menos. Bem mais ou menos não serve para a Red Bull. Por isso que a Toro Rosso, moedora de carne, terá Max Verstappen no ano que vem.

– Horner: “Quinto e sexto foi ótimo, era o máximo que podíamos querer aqui”. Como são as coisas… Imaginaram uma frase assim no ano passado?

– Button e Pérez se esfregaram, como quando corriam na McLaren. “Fizemos a primeira de Lesmo lado a lado, o que não acontece todos os dias. Pena que não consegui passá-lo, tentei muitas vezes, foi uma disputa soberba, ótima para quem estava aqui e para quem estava vendo pela TV”, disse o inglês. Checo também foi só elogios e gratidão. “Lembrei dos velhos tempos”, falou, como se se referisse à década de 70. Foi no ano passado. “Conheço Jenson e sei que com ele a disputa é sempre dura, mas sempre muito limpa.”

– Hulkenberg, que tinha pontuado nas dez primeiras corridas do ano, nas últimas três fez só um ponto. Pérez foi o cara da equipe em Monza. A briga pelo quinto lugar no Mundial de Construtores está ótima: 110 x 109 para a McLaren contra a Force India

– Christijan Albers, que tinha assumido como CEO da Caterham, renunciou “para ficar mais tempo com a família”. Essa equipe não sobrevive no ano que vem.

– Adam Parr, ex-executivo da Williams, cravou no Tweeter: “Este é o último ano da F-1 como a conhecemos. Ano que vem serão oito equipes, algumas com três carros”. Uau. Lotus, Sauber e Caterham, não é segredo para ninguém, estão no bico do corvo. A Marussia também. Mas será que todas a ponto de fechar as portas? Estaria Adam a par de algo que não sabemos?

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Everson Abreu
Everson Abreu
9 anos atrás

A Segafredo já tinha patrocinado a própria Mclaren, em 1985. A marca esteve estampada nos capacetes de Prost e Lauda naquele ano.
http://www.f1-helmets.net/prost-alain-alain-prost-1985-helmet-replica-laren-p-394.html?language=en

Jarno Saratt
Jarno Saratt
9 anos atrás

Pra mim café melhor, é o nosso velho conhecido Café Caboclo, sem dúvida o melhor, e aliás tem um lugar onde possa tomar o Café Segafredo aqui no RS, só sei que ela fica numa cafeteria na Rua Coberta em Gramado na Serra Gaúcha, infelizmente não sei o nome da cafeteria, mas se vocês forem à Gramado, irão descobrir.

Marcos José
Marcos José
9 anos atrás

Teríamos 2 problemas. Primeiro problema: ordem de equipe e o Segundo problema: custos. Já reclamam com ordem de equipe com 2 carros imaginem com 3, atualmente para desenvolver 2 carros na F1 já custa uma fortuna imagina tendo mais um para manter, geralmente este terceiro carro será para um piloto pagante como acontece hoje com as equipes pequenas e será sempre inferior aos outros da equipe, aos que acham que teriamos 3 carros iguais esqueçam, isto nunca aconteceu no passado e não vai ser agora que irá mudar. Cito um exemplo : Emerson Fittipaldi. Por quê a Lotus que ele estreiou em 1970 não foi o 72 e sim o 49? Simples a Lotus (ou qualquer equipe) dará o melhor carro para o primeiro piloto e nunca tratará os 3 em iguais condições.

Saulo Silva
9 anos atrás

Montezemolo vazou: http://www.bbc.com/sport/0/formula1/29138322
Nem ficou para fazer o desafio do balde de gelo com o Ron Dennis.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Depois de muitos anos, finalmente, as Flechas Prateadas voltaram!
A graça agora está em “bate-las” , e muito provavelmente, não vai ser nenhuma equipe de carros com motores Mercedes!
Vamos ver se a McLaren vai “incomodar” um pouco ano que vem.
Acho que vai!

John Player
John Player
9 anos atrás

Essa “tese” da imprensa inglesa que o Rosberg errou de propósito para facilitar a vida do Hamilton é a coisa mais absurda que inventaram.

Esse “jogo de equipe” tão medíocre só teria explicação se apenas Hamilton estive brigando pelo título e o “segundo piloto” criasse uma situação para favorecê-lo.

Seria como o caso Nelsinho-Alonso em Cingapura.

Não acredito que a Mercedes se prestaria a isso. Nem Rosberg. Nem Hamilton.

Se for verdade, punição ao “Briatore” da Mercedes que bolou isso e aos 2 pilotos, se participaram conscientemente.

E o pior é o Jackie Stewart “reforçando” a “tese” da imprensa inglesa. No automobilismo, em especial a F1, a imprensa inglesa e a italiana são bastante “criativas”. As piores.

Tomara que não seja verdade. Não quero acreditar.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Massa mudou de equipe na hora certa, mas continua Massacrado pelo seu parceiro de equipe. O lance da Brawn GP em 2009 foi o regulamento confuso e virado de cabeça pra baixo arquitetado pelo próprio Ross Brawn que acabou confundindo a Ferrari e a McLaren, transformando o seu Brawn-Mercedes de pior carro para melhor carro no início do campeonato, mas só quem aproveitou muito bem essa situação foi o Jenson Button, enquanto o Rubinho chegou a esboçar uma reação tardia sendo derrotado no Brasil pelo Button. O Vettel já está no Bagaço da Laranja jogando esse campeonato fora sem sentir saudades, pois ele já está 100% dominado pelo Ricciardo que é a Revelação do Ano ao lado do Bottas, além se ser a Força Alternativa da Red Bull.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Obrigado pelo destaque Flavio.

Mauro Umorado
Mauro Umorado
9 anos atrás

A ministra (porque presidente aceita dois gêneros mas ministro é masculino) da reforma constitucional da Itália, Maria Elena Boschi, foi dar um alô com o Alonso, e ainda posou uma foto com ele (não foi selfie pois isto é coisa de pobre que não tem um fotógrafo profissional à mão hehehehe).

http://www.fernandoalonso-fanclub.it/2014/09/monza-ministro-maria-elena-boschi-incontra-fernando-alonso/
(Chupez Alonso! precisa dar uma passadinha na casa dos Popolo Alonsista para fazer campanha direcionada kkkkkkkkkkkk)

A foto ficou ó, ó, horrível.
Esta ficou melhor: http://www.newsauto.gr/wp-content/uploadss/2014/09/Alonso-monza14-maria-elena-boschi960.jpg

Aqui tem melhores dela: https://www.google.com.br/search?q=Maria+Elena+Boschi&tbm=isch

Ela foi uma das partes bonitas da corrida de ontem :P

Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

Flavio, pingam uns malucos neste Blog vc há de convir…rs

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Acho ótimo a F1 virar o ano com 8 equipes…….só assim esses caras tomam alguma atitude, tem que liberar mais o campo da arquitetura de motor e acabar com o “downforce “……….arquitetura livre abre espaço pra outros fornecedores……….mesmo que sejam alguns aventureiros……quem sabe se arriscam alguns independentes…lembram do Judd, Hart ,motori moderni ,Zaksppead , Life?

Vejam a MOTOGP…..teve que abrir pros independentes e o grid voltou a um numero aceitável ……….é o caminho, as fabricas podem vir também se divertir, mas não pode ficar só na mão delas.

Muttley
Muttley
9 anos atrás

“Especialmente quando tomado em Bolonha, num bar muito específico que um dia conto onde fica”

E o quico? Quem quer saber disso?

Flávio Elias piloto F200 Goiânia
Flávio Elias piloto F200 Goiânia
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Liga não chara…..aliás, vc se esqueceu de mencionar que lewis passou Felipe por fora !!! Outra coisa, vc tirou aquele comentário de que o incidente com Rosberg era coisa normal de corrida ??? depois que o alemão admitiu que fez de propósito…vc tava com pressa pra correr em curitiba ???

Flavio Elias Pilot Goiânia
Flavio Elias Pilot Goiânia
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Quando digo,“ liga não chará“, é pra vc, um dos maiores, se não o maior jornalista especializado em automobilismo do mundo, não revidar esses caras sem noção que só querem te ofender e encher o saco.
Me referi a ultrapassagem “por fora” que Lewis fez em massa. E finalmente, te questionei sobre sua materia antes terminar a corrida, onde Rosberg furou o pneu Hamilton e antecipadamente vc classificou como incidente normal de corrIda. abraço.

Zona Roxa VI
Zona Roxa VI
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Cara, sua explicação ficou pior ainda! Fugir da escola dá nisso!!!

J Fernando
J Fernando
Reply to  Muttley
9 anos atrás

Pessoas que gostam de ler boas crônicas. Mas, acredito que para você o autor do blog só escreve sobre corridas.

Flávio Elias piloto F200 Goiânia
Flávio Elias piloto F200 Goiânia
Reply to  J Fernando
9 anos atrás

Posso até ter fugido da escola meu amigo, mas, não saí da Zona..e Roxo só tenho a cabeça. Aliás, gosto de ler artigos do Lito Cavalcanti, Américo Teixeira, Celso Itiberé e adorava Zamponi ( Me corrija se estiver errado)….Acho que o Flávio Gomes está ao lado de mostros do Jornalismo no País como; José Trajano (ESPN Brasil), do Lédio Carmona (SporTV), do Reginaldo Leme (TV Globo), do Juca Kfouri (UOL, “Folha” e ESPN Brasil), do Milton Nevese e de Tino Marcos. Fuiiii.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

É nesse ponto que a F-1 tem que se remodelar.
– Porque os carros de uma mesma equipe não podem ter patrocínios diferentes?
– Porque estão limitados a dois carros por equipe no grid?
– Porque uma equipe não pode vender o seu chassi para uma outra equipe? Nesse ponto da saudade da March.
Em tempos de crise os negócios não podem ser imutáveis, e a F-1 vem se equilibrando num modelo de negócio que parece não ser o melhor.
Acredito que a RedBull não acharia ruim poder repassar o seu chassi a Toro Rosso e a pelo mais uma equipe. O mesmo se aplicaria a Ferrari e porque não a Mclarem. Qualquer chassi “de venda ao publico” da Mclarem é melhor do que o melhor chassi que a Catherham já imaginou construir em sua vida.
Pergunta do dia: Seria a Segafredo o principal patrocinador da Mclarem para 2015? ou aparecerá da parte de baixo da lateral do aerofólio traseiro?

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Depende. Com Alonso , piloto pagante, o banco que financiou o franquismo deve ser co-patrocinador. Patrocinador mesmo é a Honda! Como Ron Dennis não rasga dinheiro….
PS: tenho saudade da March também , e da Yardley – McLaren e do tempo que corrida de F1 tinha menos mimimi!

atila
atila
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Se tem uma coisa que eu detesto na Indy, além dos ovais, é o fato de os carros de uma mesma equipe terem pinturas diferentes. Acaba com todo o espírito de se tratar, de fato, de uma equipe. No final fica uma coisa embaralhada no meio da pista e nunca vejo nenhuma “identidade” se formar para qualquer equipe.

leao
Reply to  atila
9 anos atrás

concordo contigo quanto ao lance da identidade, alem de perder a tradição de torcer pelo carro que voce se identifica, pra quem não acompanha todo o campeonato fica dificil identificar quem é quem. Pior, e quando mudam a pintura no meio do campeonato, ou quando mudam só pre uma corrida ?

Lopes T.
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Eu penso igual, quanto aos patrocínios, ai acabam também esse assunto de um piloto ter que dar passagem para o companheiro, Quanto a venda de chassis seria legal ver um chassis de uma RBR com um motor Ferrari ou Mercedes e vice´versa.

Valério Gonçalves
Valério Gonçalves
9 anos atrás

Estou aqui na Itália. E hoje ouvindo a Radio 24 às 17:30 horário local, anunciaram que a Cúpula de Maranello está reunida para decidir sobre a substituição do atual presidente Montezemollo por Marcchione.
Dizem que o suposto substituto deseja fazer uma nova gestão ala Americana…
Alguém da time Gran Prêmio pode confirmar essa informação?
Grato

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Valério Gonçalves
9 anos atrás

Gestão a la americana significa que eles devem perder o banco espanhol franquista como patrocinador e procuram uma marca que tenha vermelho para ser sucessora como sponsor. Sera a Coca-Cola?
O terno com que Enzo Ferrari foi vestido para seu enterro deve estar gasto, .roto e puido depois de tanta volta que o Comendador deu no túmulo depois que este bando de incompetentes assumiu a Scuderia! Quer um americano competente para dirigir a bagaça, chama logo os Andretti que são do ramo!

Ted de Gros
Ted de Gros
9 anos atrás

Acabou Europa nesta temporada, ou seja, tem Suzuka e Interlagos ainda, mais nada. As corridinhas naqueles circuitinhos mequetrefes não contam.

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Melhor uma equipe representada com um carro só, mas brigando pelo título de equipes/construtores, de pilotos, do que com 3 carros porcarias fazendo figuração no grid.

A Ferrari, por exemplo, é capaz de “ostentar” com 3 carros iguais aos deste ano.

3 carros dando vexame. A Lotus também.

Igor Dusse
Igor Dusse
9 anos atrás

Realmente a situação da Sauber é traumatica.
Atualmente ela é a ultima construtora na tabela de pontuação e acho dificílimo ela conseguir um 8º lugar para ultrapassar a Marussia.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Eu vejo como a melhor saída é tirar a obrigação das equipes alinharem 2 carros, se tiver orçamento colocam-se 3 carros no grid, caso não então 2 carros, ou então somente 1.
A única regra que colocaria é tem q manter a mesma quantidade de carros durante toda a temporada.
Outra coisa q mudaria é que os carros de uma mesma equipe não precisem necessariamente ter a mesma pintura, abrindo espaço para mais patrocinadores.

Squa
Squa
9 anos atrás

Gastou o estoque de trocadilhos do ano no “Adam a par”, kkk.
Sobre as equipes, deveria ter um “fundo de sobrevivência por contribuição ao esporte”, para salvar equipes como Jordan, Minardi e agora a Sauber. A próxima da fila que mereceria o fundo caso necessário seria a Force Índia. Equipes “equipes” mesmo, não fundos de investimento sem compromisso com a F1.

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Fico me perguntando qual seria a vantagem para Red Bull em manter a Toro Rosso numa eventual F1 com 3 carros por equipe.
Daí vem a questão: se hoje são 11 equipes e 3 estão pra fechar (Sauber acabou de ser vendida. Quem compra uma equipe pra fechar?), como que serão 8 ano que vem, se a Haas vai entrar? A Red Bull fechar a Toro Rosso parece ser uma explicação aceitável…

leo
leo
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

vide Caterham!
a Haas só em 2016

RM
RM
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

Haas só entra em 2016.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
9 anos atrás

Vamos por pílulas então :
-Café Segafredo: vendido no Brasil
-Equipes nanicas :Sempre existiram e eram maioria (, eram as “garage”….) gostaria de um regulamento mais , digamos , justo ……pena hoje serem vistas como “lavanderia “…..
-Três carros: nas décadas de 70, 80 os modelos do ano e/ou da temporada anterior eram vendidas para equipes independentes e disputavam o grid….Hoje com estes orçamentos “estratoféricos” fica impossivel haver tal situação…pena, pena mesmo….

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Fernando Carvalho
9 anos atrás

O Segafredo nacional é ruim demais…

Segafredoo
Segafredoo
Reply to  Christian - Do Niva
9 anos atrás

O café pode até ser….

moshe
moshe
9 anos atrás

Só pra ter uma noção de como a propaganda da ‘Weltanschauung’ do Ocidente é pervasiva e vai até o fundo do fundo da nossa cognição: Alguma vez alguém pára pra perguntar se algum GP nos EUA deveria ser cancelado porque eles estão envolvidos em alguma merda grande em algum lugar do mundo? Tipo 1993 (Grenada), 1999 (Sérvia), 2003 (Iraque), fora as milhões de operações por baixo dos panos sobre as quais a gente não lê no NYT?

Não estou criticando o Flávio Gomes pessoalmente, só apontando um detalhe sobre o modo como a gente exerga as coisas hoje em dia.

moshe
moshe
Reply to  moshe
9 anos atrás

Corrigindo: Grenada é 1983, coisa do Reagan.

FAB1000
FAB1000
Reply to  moshe
9 anos atrás

Eu li o texto e tive o mesmo questionamento a respeito do assunto, pois quando não invadem, não fazem acordos a força, bombardeiam.
Mas lá é o maior mercado, não podemos ficar fora dele. Então, quando forem mostrar algo de errado que fazem por lá, é só dar uma piscada longa que resolve. ;-)

Rama
Rama
9 anos atrás

Adoro trocadilhos infames. kkkkkkk

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Palmas para Massa, que finalmente emplacou o resultado que se esperava dele o ano todo.

Espero que já na corrida de Singapura ele consiga repetir um bom resultado.

Abs,

Mauro Umorado
Mauro Umorado
Reply to  Fabio Amparo
9 anos atrás

E parece que ele está com uma estratégia de não falar com a Globo, tão pouco dar entrevistas para o “Azardanado”, tentando conter a maré de azar. Ou é algum descontentamento com a Globo? Nem o filmam no grid, nem nada. Vai ver ele não quer ser amolado, mais do que ele já foi e quase tomou no olho (passou raspando).

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Mauro Umorado
9 anos atrás

Não sei se ele está evitando a Globo. Ainda mais agora que ele conseguiu um bom resultado o ideal seria depender da emissora para divulgar sua imagem, porque os pilotos também dependem disso.

Talvez porque ele não tenha obtido bons resultados mesmo, e também a equipe Williams tem apelo menor do que a Ferrari.

Abs,

jzr
jzr
9 anos atrás

OFF Topic: um achado de benchmark sobre as segurança dos carros da decada de 70 em Nurburgring… 15min.. https://www.youtube.com/watch?v=dWlF4sT0HWs

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Um passarinho azul no twitter, garantiu que Alonso já fechou com McLaren/Honda pro ano que vem (a informação teria vindo de dentro da Ferrari). Alguém crava isso como verdade? (Segundo esse passarinho, a fonte é a mesma que confirmou a saída do Felipe da Ferrari e o contrato com a Williams, uma semana antes da “imprensa” confirmar).

Marcio Vieira
9 anos atrás

3 carros justificam a desigualdade nesse esporte e, daqui 5 anos, a Force India estará quebrada por ter virado a nanica.

O correto seria um único fabricante para o carro, deixando as equipes desenvolverem apenas o bico e as asas, além do motor.

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Sobre ontem, ,mudei o status do #MASZARADO , para #MASSAQUASEAZARADORAPIDOPRABARALHO , pois ele não só chegou em terceiro ,mas na corrida foi o mais rápido ,sim sem contar a dupla #ESTRELACHUCRUTONICA.

Dú
9 anos atrás

Cartel das locadoras, tudo que as grandes querem, Vendo a molecada pagando alto para sentar nas nanicas, que o dinheiro venha para nós. Se na F1, Ferrari e outras, o carro do 1º piloto sempre possui mais inovações que o 2º, está perfeito para a molecada sentar no 3º. Será legal o pelotão da merda com carros bons.

fabio
fabio
9 anos atrás

Belo trocadilho com Adam Parr

GustavoF
GustavoF
9 anos atrás

Só uma correção: não foi o Felipe que saiu da Ferrari mais do que na hora certa, foi ao contrário, a Ferrari que saiu com ele. Massa ficaria lá até morrer. Da forma como foi colocado, acaba ficando a impressão que o brasileiro se encheu do cavalinho rampante e foi vender seu peixe em outra freguesia. Não, não. Foi tocado e deu é uma baita sorte, uma puta cagada, para ser mais preciso.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Par de Love admitiu a combinação do “erro” do Rosbife nas entrelinhas.

E essa passagem dupla do Rosbife cortando a chicane e desviando dos obstáculos me lembrou o Senna no Japão, onde foi garfadamente desclassificado pelo Balestri, numa corrida antológica.

sandro
sandro
9 anos atrás

A se destacar a belissima estratégia da red bull para conseguir o máximo de pontos. Vetttel quando parou estava atras das mclaren e terminou na frente e o ricciardo que largou atras do vettel chegou na frente.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
9 anos atrás

O Segafredo que se vende por aqui não presta.

Paulo Cesar Balkau
Paulo Cesar Balkau
Reply to  Marcos Alvarenga
9 anos atrás

Sou apreciador de café, e considero o Segafredo em grãos vendido no Brasil o mehor do mercado., já experimentei algumas dezenas de marcas.
Tenho duas máquinas, uma italiana em casa e uma suíça no escritório; usando o mesmo café os sabores são absolutamente diferentes em função das máquinas.
Prefiro meu Segafredo na máquina suíça xícara de porcelana que os cafés da Starbucks; mas gosto é gosto……….. a F1 está tão boa que a melhor discussão para mim foi a do café. heheheheheeh

JP
JP
Reply to  Paulo Cesar Balkau
9 anos atrás

Gosto do cafezin de Brazópolis….

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
Reply to  Paulo Cesar Balkau
9 anos atrás

Também gosto muito de café expresso. Sou do sul de Minas, então consigo cafés por lá, na mão dos produtores, que simplesmente não estão a venda porque não há escala suficiente. É o café que eles tomam em casa. Talvez esteja mal acostumado.

Com as cachaças a história é a mesma…

John Player
John Player
9 anos atrás

A diferença de um campeão para um “funcionário”:

“[O engenheiro Pete Bonnington] disse que eu deveria ficar atrás. Mas, por experiência própria, e particularmente por este ano, eu sabia que não seria bom. Tomei outra decisão”.
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, Inglês foi orientado por engenheiro a manter distância de Rosberg, mas resolveu atacar e acabou premiado com vitória.

De novo “desobedeceu”, de novo, venceu.

Pilotos medíocres obedecem, criam fama de “bonzinhos e queridos” e depois ficam com o mimimi eterno.

A carapuça é cortesia da casa.

Joao Paulo Dias Evangelista
Joao Paulo Dias Evangelista
Reply to  John Player
9 anos atrás

Rubinho,Massa e Fisichella são mediocres.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Joao Paulo Dias Evangelista
9 anos atrás

Esqueceu Regazzoni para formar o Quarteto Smidollato !

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

3 carros não resolve. Enquanto não houver mais equilíbrio entre as equipes não tem como. E isto só será possível se os carros voltarem a ser mais simples. Menos aerodinâmica, redução brutal de área de aerofólio, fim dos apêndices laterais, fim do rádio entre as equipes também ajuda. Motores com som de motores não de enceradeiras e o que ninguém fala: autódromos como SPA, como Monza, e Paul Ricard. Fim dos Tikodromos, que descaracterizam o esporte. Que corram com a Formula E neles. Volta dos testes e a possibilidade das equipes poderem mexer em seus motores e carros durante a temporada , Hoje nasceu feio, feio fica. Diminuição do pedágio astronômico do Tio Bernie para que o grid tenha 35 carros, bem vindo sejam os garagistas!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

pode ser interessante 3 carros, apesar de ser uma mudança brusca.

só que dai sim teremos que nos acostumar com as ordens de equipe, se não será impraticável!

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

E o Bottas mesmo chegando atrás de Massa saiu com moral da corrida. Porque caiu lá pro meio do pelotão na largada e fez uma corridaça de recuperação. Massa, nessas circunstâncias, fica encalhado.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Algum Pachecotorcedor (ainda existe,gente!!!!)disse que Massazarado foi o mais rápapido da pista,então como ele quando estava em segundo tomou um passâo do Hamilton,no caso ele deveria ter sido o vencedor e não o inglês.
Bem diz o ditado ;¬ Maior cego é o que não quer enxergar !
Riccardo,com o carro do Massazarado provavelmente lutaria pela vitória,gente não adianta malhar em ferro frio! Enquanto ele se contentou em permanecer aonde estava desde o principio da corrida,só ultrapassou um carro mais lento e foi ultrapassado por um piloto do estilo “GANHADOR” que merece ser campão,pele determinação ,tenacidade e técnica, Massa só tem uma boa técnica,mas nada de determinação e tenacidade é só um participante do circo que abrilhanta o feito dos “principais”assim como os Back Vocal colaboram com o show do cantor solo

J Fernando
J Fernando
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Volta mais rápida não é, necessariamente, do vencedor da corrida.

Mauro Umorado
Mauro Umorado
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Tu agora sentou a Bottas.
O retrospecto tem sido este mesmo, ficar para titia.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Nossa, a última frase do seu post é ótima : “Estaria Adam a par de algo que não sabemos?”. Tomara que sim, pois teríamos 5 ou 6 equipes bem competitivas. As nanicas só fazem figuração faz tempo….

Carlos Pereira
Carlos Pereira
9 anos atrás

Não seria nada mal equipes realmente competitivas com três carros. Bianchi na Ferrari seria provável ? Sobrevida para Button na McLaren ? Kyvat na Red Bull ? Hulkenberg na Williams ou na Mercedes ?
Vai ser uma pena ver a Sauber sair no caso.

PedroL
PedroL
Reply to  Carlos Pereira
9 anos atrás

Bianchi na Ferrari com um carro 30 kg mais pesado. No caso da Williams, é mais provável que venha Felipe Nasr, isso se a Williams correr com 3 carros, pois todos sabemos o tamanho do escorpião no bolso de Sir, ainda mais se tratando de salário, e Hulk não corre de graça.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Carlos Pereira
9 anos atrás

Ouvi dois argumentos importantes acerca disso.
Neste ano, por exemplo, três Mercedes fechariam o pódio, mesmo que o terceiro piloto fosse ninguém. Hoje é meio o que acontece com os motores Mercedes dominando o pódio, mas pelo menos se vê um macacão diferente no Ricciardo ou no Bottas. No campeonato de construrores se resolve anotando a pontuação só dos dois carros mais bem classificados, mas vai tirar o pódio do terceiro carro?
Outra é que se um equipe que tem 3 ou 4 carros decide sair da competição – como já fizeram BMW, Toyota, Honda, o grid pode sofrer uma diminuição significativa de um ano para o outro.
Enfim, não parece de todo ruim o esquema das equipes grandes terem associadas dois outros times – com maior ou menor apoio.
A saída parece caminhar mais para simplificar e dividir melhor o dinheiro.

Mauro Umorado
Mauro Umorado
Reply to  gustavo maia
9 anos atrás

Ao que parece a única vantagem são os novatos terem maior probabilidade de entrar em uma equipe de ponta, tendo mais oportunidade de mostrar o seu valor.
No mais, se não fossem os custos serem um tanto próximos entre ter um ou mais carros (projeto, estrutura e logística), o melhor era mesmo cada equipe ter somente um, pois assim o campeonato seria melhor disputado, com mais chances para todas as equipes, e sem precisar destas besteiras de bater asas, botão turbo, pontuação em dobro, truco, rapa-tudo, pega-vareta, etc.

E não seria má ideia as pequenas, que já compram os motores, poderem comprar também o monocoque e suspensões, ficando com a tarefa de desenvolver a aerodinâmica (a roupa do carro), tão participante hoje em dia, e acerto de suspensões e eletrônica por conta própria.

Bem poderiam também diminuir por força de regulamento estas estruturas complexas das asas dianteiras (em grande quantidade nos seus extremos), para que não seja tão fácil ter pneus furados, o que acaba com a corrida de qualquer um por mero golpe de má sorte, e não talento. Quando um carro não espeta outro, são os cacarecos que ficam na pista, devido a fragilidade destes apêndices.

leão
Reply to  Carlos Pereira
9 anos atrás

concordo,pois apesar do Peter Sauber não apitar mais nada na equipe, existe a tradição da equipe, que na epóca do Peter disputou até endurance com protótipos em parceria com a Mercedes . Final melancólico para um grande garagista

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  leão
9 anos atrás

Muito respeito com Sauber: foi o cara que trouxe a MB de volta às carreras!

leao
Reply to  leão
9 anos atrás

Paulo F., , eu admiro muito o P. Sauber , ele foi dinâmico e eclético (varias categorias entre fórmula e protótipos, se não estou enganado o Schumaker foi piloto dele com protótipos , e suas equipes eram bastante competitivas no passado ) por isso lamento a atual situação da equipe

Eduardo-SC
Eduardo-SC
9 anos atrás

Segafredo patrocinou a Williams derradeira de Senna. Então também não sou o único que pensa isso a respeito desse café , pois em minhas andanças para o sul de SC, desviava minha rota 20km para Florianópolis só para tomar um cafezinho no quiosque do Segafredo Zanetti no shopping iguatemi.

zeba
zeba
Reply to  Eduardo-SC
9 anos atrás

Patrocinou a Toleman também.

Mauro Umorado
Mauro Umorado
Reply to  Eduardo-SC
9 anos atrás

Deveria patrocinar a Mercedes, pois nesta os pilotos tem tempo para no pit stop tomar um expresso.
Será que teremos a briga de cafeína da xícara versus cafeína na lata?

Fernando Amaral
Fernando Amaral
9 anos atrás

Pouco antes da metade da temporada li nalguma página que quase todos os pilotos já tinham tomado alguma punição em um fim de semana de GP; um dos poucos que não, era justamente o muito jovem russo, mas não sei se acabou tomando alguma chamada desde então.
De todo modo, ele parece estar sendo mais constante do que o Magnussenn, por exemplo, embora eu não saiba se os carros de cada um possa ter influência definidora nisso.

Rafael Bilibio
9 anos atrás

Gomes, ou os caras reformulam geral, ou a F1 morre. Esse negócio de 3 carros por equipe é ótimo, mas precisa melhorar mais coisas…

Delubio Martins
Delubio Martins
Reply to  Rafael Bilibio
9 anos atrás

Eu discordo que seja um bom negócio ter 3carros por equipe na F1. Haverá mais ordens de equipe

Mauro Umorado
Mauro Umorado
Reply to  Delubio Martins
9 anos atrás

Vai ser assim: quem dos três ficar por último, lava os carros kkkkkkkkkkk.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Rafael Bilibio
9 anos atrás

Tem que mudar muita coisa. Sumir alguns “quero ser ” circuitos, por autódromos de verdade. Dar mais liberdade de desenvolvimento aos engenheiros e equipes. Pilotos com talento pra chegar na F1 e não pagantes que nada fazem…. enfim…tem muita coisa a ser mudada.