130R | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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sexta-feira, 3 de outubro de 2014 - 19:44F-1

130R

SÃO PAULO (desculpem o atraso) – Pingou nos comentários, acho que ainda está lá, mas não anotei o nome de quem mandou. Agradeço, desde já. É uma coletânea de imagens da 130R, uma das curvas mais espetaculares de Suzuka — talvez a mais. Começa lá em 1989, com Senna. Passa por Mansell, Alonso, Schumahcher, Alesi, Brundle, Villeneuve, Hakkinen, Rosberg, Kubica, Sato… E é muito bacana comparar os carros. Vejam e digam qual impressiona mais.

Ótimo aperitivo para a longa noite e a longa madrugada que teremos pela frente.

43 comentários

  1. Arthur disse:

    Uma das coisas que até hoje mais me impressiona, é o trabalho da suspensão ativa. O Hill vai entrando e faz a curva, e a suspensão subindo e descendo enquanto “absorve” o piso. Mas Senna, Alonso e Villeneuve foram as mais impressionantes!

  2. Gabriel disse:

    O Ronda do Motor Ronda de 89 é foda bagaraiiii!!

  3. Marcio K disse:

    Alonso dando um passão no Schumacher POR FORA em plena 130R. Monstro.

  4. rodrigo tossato disse:

    muito bom!! quem mais gostei dever fazendo a curva foram: Kubica, Alonso, Senna, Shumacher e R.Shumacher…

  5. Ander disse:

    O que mais impressiona é o avanço da tecnologia, enquanto o Senna precisava reduzir a marcha hoje em dia os caras só dão uma “tiradinha” de pé

  6. Allan disse:

    Algumas vezes acho que tô ficando velho e chato, por não gostar mais “tanto assim” de algumas coisas, mas vendo este vídeo, a diferença entre 1989 e 2013, me mostraram que o mundo é que ficou mais chato, e a F1, um vídeo game.

  7. Andre Luis Silva disse:

    O melhor mesmo é o berro do Honda com o Senna. PQP

  8. Marcos Alvarenga disse:

    Putaria que o pariu, que saudade do ronco dos V10.

  9. wendell fiorin disse:

    Takuma sato o que mais sobe na zebra do lado esterno da curva, Senna sem comentários, e de 2000 pra frente os carros nem tocam mais na zebra…parece que ficou fácil pros pilotos.

    Off: Tópico
    Flavio Gomes…Acompanho você todos os dias no fox sports rádio, e é legal ver como você manda bem no programa, nada haver com automobilismo, bem humorado o programa, dou boas risadas, e o Paschoal esses dias saiu do sério de verdade…kkkkkkk

  10. VALMIR LOPES disse:

    ME IMPRESSIONOU A SE SENNA,PELO FATO DE ELE TROCAR DE MARCHA NO MEIO DA CURVA. COM SE NADA TIVESSE ACONTECENDO

  11. Everson Abreu disse:

    Legal quando pararam de reduzir marcha e começaram a fazer ela flat. é preciso culhões brother…

  12. Gustavo Barreto disse:

    Muitos estão falando da tangência, mas a mudança nela também pode ser creditada à redução da distância entre eixos dos carros.

    E pra mim, a melhor tomada foi a do Senna. O cara reduz a marchca lá dentro!

  13. Alex Santos disse:

    Senna e Schumi!

    Que dupla.

    Saudades.

  14. EduardoRS disse:

    Guiava muito o Senna. O Hakkinen também, no fio da navalha. Mas a curva perdeu um pouco do tesão depois que “suavizaram” ela. A versão antiga separava os homens das crianças.

  15. A.Vandelay disse:

    Bacana ver como a dinâmica dos carros vai mudando com o tempo. Até 95, é a tomada de curva clássica, com velocidade aliviada bem antes. A partir de 96 dá pra perceber que a redução é exigida, mas ela começa só pouco antes do apex. A partir de 2004 se retarda ao máximo, só se sente a aliviada no pé depois que se passa do apex, é uma coisa maluca que vai contra o instinto. E também a linha vai ficando bem mais aberta. Fora isso, Villeneuve quase se perde todinho, Alonso pirocudo às tampas, Senna reduzindo com maestria no meio da curva e Schumacher e Hakkinen com conduções exemplares, que beleza ver isso tudo.

  16. Mauro Batera disse:

    No vídeo a partir de 2003 ela ficou mais “larga” digamos assim, a saída mais “gorda”.

    Mas é um tesão de curva, e o vídeo, muito bom!!!

  17. AS disse:

    Kubica… foi um pecado esse cara ter parado… um pecado.

  18. João Paulo Toledo Piza disse:

    A Do Alonso ultrapassando a Jordan de Benetton ,foi a mais radical…

  19. Renato Rolim disse:

    A melhor aí foi a do Villeneuve em 1997.

  20. Squa disse:

    Independente de quem faz mais forte, apontar numa curva na casa dos 300 km/h deve ser uma experiência interessante.

  21. josé marinho disse:

    Perceberam os 5 primeiros carros a suspenção dianteira como trabalha muito mais? ou a pista ficou sem ondulações depois?

  22. Wagner disse:

    A cada ano que passa impressiona menos. Com carros que mais parecem um vídeo game do que outra coisa.

  23. Rafael BH disse:

    Fico com a do Alonso, de 2005, ultrapassando o Schumacher.
    De 2006 pra frente todo mundo fez flat, aparentemente, com exceção do Rosberg.
    Isso deve ser bom pro piloto, pela velocidade, mas ao mesmo tempo nivela os pilotos por baixo, um pouco.
    Mais legal quando os caras freavam ou tiravam um pouquinho o pé.

  24. Adriano Reis disse:

    Dá para ver com clareza que depois de 2003 o traçado foi modificado.

    • HC disse:

      concordo, foi clara a mudança, ficou mais aberta e menos técnica/desafiadora.

    • Gustavo Terra disse:

      Com certeza Adriano. Por isso ano após ano esse esporte vai perdendo a graça para mim. Essa semana li aqui no grande premio que os organizadores da F1 estavam preocupados com a velocidade que esta menor, que os carros não exigem tanto dos pilotos, isso e aquilo. Tá na cara que o grande problema são os circuitos. A 130 R não tem mais a MENOR graça, acabaram com ela. Mexico sem a Peraltada ano que vem?! Melhor nem ir correr lá. As 2 de lesmos em Monza, a Oure com a saída cada vez mais aberta, A1 Ring nem de longe lembra a original Osterring (Gp da Austria) e por aí vaí. Pior que vai continuar piorando, pq até agora não vi uma notícia sobre o erro estar nos circuitos.

  25. Oi? disse:

    Alô Gomov, qual a grande novidade do grandepremio? Site novo? Portal novo?

  26. Caipira disse:

    O Benetton foi lindo, talvez porque ultrapassando, os Jordan mandaram bem, achei o carro do Senna meio garagista, sei la, coisa de filme preto-e-branco.
    O mais babaca? Patrese com Williams.

  27. Tom disse:

    Parece que nos ultimos anos ficou mais facil contorna-la…. ,mas Senna e Kubica, chamaram atenção(como este polonês era bom) não aliviaram… ,depois Alonso e Hakkinen .

  28. Micromax disse:

    De 2005 pra frente, quase todos os carros faziam de pé em baixo…..incrível a força aerodinamica que se desenvolveu através dos anos!

  29. douglas disse:

    Coincidencia ou não, pelo menos no video, os unicos que passam sem “aliviar” o pé são campeões mundiais….

  30. Allez Alonso! disse:

    2010, o carro com maior downforce da RedBull.

    • Oi? disse:

      Alonso na McLaren-Honda, esse foi o motivo da sua volta? Kkkkkkk E se o Vettel fizer pela Ferrari oq o Alonso ñ fez? Vai ficar esquisito, hein… E o lastro de 15kg a mais no carro do Raikkonen (e no do Massa até 2013, por tabela)? Será que com a demissão passou pro carro do Alonsito?

      • Caipira disse:

        Vettel nao vai fazer nada com Ferrari pq o cara nao e tao doido assim a ponto de assinar sua sentenca de morte na cadeira eletrica italiana, e ademais, pra superar Alonso ali bastaria um Regazzoni, um Berger da vida , um Alesi. Pouca coisa.
        Ate nossos desprestigiados conterraneos fizeram mais bonito na Ferrari que esse farsante cria de Briatore (filhote de cruz-credo tipo Nelsinho que desonrou o nome da familia).

      • Micromax disse:

        Espere Alonso sair pra ver o que Raikonnen consegue desta Ferrari……depois conversamos!

      • Allez Alonso! disse:

        É sempre bom comentar o genial Alonso, mesmo em carros ruins. E a mclaren vai ser a Williams de 2015.
        Agora, se 2014 tem sido ruim para o Vettel, vai ser melhor ainda ver Vettel na Ferrari em 2015, com uma Ferrari feito sem metade da competência aerodinâmica que tem uma RedBull.
        Repare o vórtice criado pelo carro da RedBull e o vórtice criado pelo carro da Ferrari, abaixo:
        http://tianyizf1.files.wordpress.com/2013/12/ibtglzyrus9f6h.gif
        Esse vórtice se chama Y250. Melhorar o fluxo de ar é isso e a RedBull está muito na frente da Ferrari.
        Vai levar ferro do Kimi até dizer chega.

  31. Marcos disse:

    Senna. Mas tem outra onboard dele na 130R que ele faz com ainda mais “sangue no olho”. Esse jeito que ele tinha de (creio) descer uma marcha quase dentro da curva, até hoje me deixa arrepiado.

    Em segundo lugar Kubica (não tira o pé !!), e Schumacher.

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