CADA UMA…

SÃO PAULO (mundo doido) – Eu tinha lido um pouco mais cedo e esquecido, e agora o Márcio Vieira mandou o link do “Estadão”. Ainda bem. Porque não dá para passar em branco. Ontem, a equipe do “Top Gear” foi expulsa da Argentina, onde gravava mais um de seus episódios. Motivo: um dos carros levados ao país, um Porsche 928GT, tinha a placa (inglesa) H982 FKL. Veteranos da Guerra das Malvinas interpretaram letras e números como uma provocação. A guerra aconteceu em 1982 e FKL seria uma referência a Falklands, o nome que a Inglaterra dá ao arquipélago em disputa.

Será?

O pessoal da BBC garante que a placa não tem nada a ver com guerra nenhuma e que foi uma infeliz coincidência. Prova disso é que os outros carros levados à Argentina têm placas sem “mensagem” alguma.

Sei que os caras quase apanharam e os carros foram apedrejados. A equipe toda teve de ser levada à fronteira com o Chile e deixar o país.

Na boa? Acho que os argentinos estão malucos.

FKLD82

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joseph
Joseph
7 anos atrás

Acabei de ver os episódios na Netflix e acho que os argentinos fizeram certo. A produção do programa TopGear estrapolou os limites da provocação ao trazer carros com placas que insinuam a um conflito que arrasou a Argentina nos anos 80. Não se brinca com o nacionalismo das pessoas e com guerras que mataram e feriram milhares de pessoas, ainda mais no país alheio. É uma pena que os brasileiros e o seu “complexo de vira-latas” não tenham nenhum sentimento nacionalista e achem graça de tudo. Vide caso Jean Charles, que nunca deu em nada.

Nessa os Argentinos acertaram. Ponto negativo para os ingleses arrogantes e para a infantilidade que tomou conta do programa Top Gear.

Paulo Pinto
9 anos atrás

É muita coincidência contida numa só placa.

Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

A guerra foi uma insanidade provocada por generais ditadores argentinos que acabou por matar argentinos…
Mas a brincadeira é sem graça.
Se eu tivesse parentes/amigos mortos na guerra não iria achar nem um pouco engraçado.

Grisalho
Grisalho
9 anos atrás

Na Argentina tem maluco, tem ladrão, tem pervertido, tem de tudo. Exatamente como no Brasil, na Inglaterra ou em Marte. A `brincadeira´ foi infeliz. Eu não sei se eles sabiam ou não (eu dúvido que não), mas o fato é que em determinados lugares na Argentina é menos perigoso xingar a mãe do cara do que falar qualquer coisa sobre as Malvinas. Aliás, é prudente não citar, em nenhum lugar, a palavra Falklands. É uma cicatriz aberta…não cabe a quem esta fora discutir ou questionar… Se coloquem no lugar deles…O país esta quebrado, numa m…de dar dó, e vem um cara de fora brincar com algo que para eles não é brincadeira. Então, ficou barato eles só terem sido expulsos sem os carros terem sidos incendiados…

Juvenal Jorge
Juvenal Jorge
9 anos atrás

Parece aquele caso da moça morta pela população em Cubatão, onde um idiota inventa uma mentira, coloca na porcaria do facebúqui e um monte de gente acredita.
Malucos inuteis !

Nelson
Nelson
9 anos atrás

Acho que fizeram uma piada de gosto duvidoso. Mas os hermanos são malucos sim, principalmente em querer e dizer serem suas as Falklands. Bolas, os ingleses estão lá ha mais de 150 anos, nunca nenhum argentino
viveu por lá, os escoceses foram, habitaram, produziram e sempre escolheram continuar ingleses por varios plebicitos e os bobos quiseram tomar na marra, primeiro para maquiar a ditadura e em segundo lugar porque o que era só pedras, virou um campo com petroleo. Já pensaram quantas ilhas no mundo seriam motivo de briga se este prescedente fosse à frente. Argentinos, cuidem bem dos seus ótimos vinhos e deixem as ovelhas para os britânicos e parem de encher o saco !!!

Darcio Michele
Darcio Michele
9 anos atrás

Bem feito, Não tinham nada que fazer naquele paíszinho…

Luis
Luis
9 anos atrás

O humor britânico acrescido do sarcasmo padrão do Clarkson. Mesmo que não tenha sido proposital – o que eu acho difícil – a fama os precede.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
9 anos atrás

Tenho uma sugestão para os amigos vizinhos,é só desenvolver uma tecnologia adequada para construir caças,porta aviões,bomba nuclear,equipamentos individuais como pistola,fusil,capacete de fibra de carbono,etc… e treinar um pessoal no minimo igual aos navy seals e partir para a tomada da ilha,senão é ficar quieto se fazendo de tonto.

ALEX B.
ALEX B.
9 anos atrás

Agora, depois de mais uma asneira portenha, devem ir pra frota particular da Imperatriz Cris!

Wolfpack
Wolfpack
9 anos atrás

Quem conhece as figuras sabe que humor sarcástico é a marca do programa. Fizeram sim com interesse em esculhambar los hermanos. Fizeram bem os argentinos e explusa-los. Esculhamba mas não esculhaxa…

tevez
tevez
9 anos atrás

Lembre Gomes que ele uma vez atravezou o estado de alabama celebre pelo seu conservadorismo com carros pintados a favor do casamento gay e ahi sim foi enquadrado por um maluco com um fusil e tiveram ser carros apedrejados…Também este sujeito pousou na alemania com avioes de guerra da 2da guerra mundial e agitando bandeiras bandeiras>>> Os argentinos não estao tao malucos nao

tevez
tevez
9 anos atrás

A placa foi proposital sim…Quando foi falado que era demais na opiniao de um jornal ingles ele mandou o jornal se fuder..

Foi dar uma de gostoso. Porem ferindo sentimentos de gente que sofreu com isso….

Já pensou o alemães fazer isso com uma Mercedes placa V2 em londres?

Marcio K
Marcio K
9 anos atrás

Adoro o Top Gear, mas conhecendo o Clarkson, não é de duvidar que tenha sido proposital…

Ele adora uma piadinha de guerra, geralmente com alemães (quem nunca viu aquele episódio que eles fazem um comercial pro VW Scirocco e o do Clarkson é com a frase “VW Scirocco. Berlim to Warsaw with one tank”?) e com franceses (que se rendem para qualquer coisa). Ou o problema com o Mexico.

Claro que eles vão negar – mas fiquei curioso para ver como isso vai sair no programa.

Lucas
Lucas
9 anos atrás

Malucos? Teriam era que confiscar os carros e proibir a entrada dos responsáveis para sempre do país. O Brasil é que muito conivente com os absurdos que fazem os outros países….

FL
FL
9 anos atrás

Ninguem percebeu a placa do vermelinho: KNG (United KiNGdom)

Fernando Linhares
Fernando Linhares
9 anos atrás

Adoro o Top Gear. Não foi provocação. Não e o estilo deles mexer com este tipo de assunto. Eles são pacíficos. Ingleses se auto-sacaneam e não sacaneam os outros. Certamente eles vão explicar isso no especial se e que vai ter.

Fernando Passos
Reply to  Fernando Linhares
9 anos atrás

Também adoro o Top Gear, mas há algumas temporadas atrás eles foram fazer um especial nos Estados Unidos onde foram a um estado super conservador, Alabama, e pintaram em três carros mensagens provocativas, sendo um xingando a Nascar, outro pedindo a Hillary Clinton para presidente e outro com mensagens apoiando o homossexualismo.

http://www.youtube.com/watch?v=4jG0D2nRGrQ&sns=tw via @youtube

Quase morreram.

Mas concordo com o Flavio, os argentinos estão malucos.

Gagio
Gagio
9 anos atrás

O Lotus Vermelho é o “Rei do 69 número 2”

JOANNIS
JOANNIS
9 anos atrás

OS HERMANOS FIZERAM MUITO BEM,ISTO FOI UMA PROVOCAÇÃO SIM

Rafael Banzales
Rafael Banzales
9 anos atrás

Respeito a qualquer pátria sempre deve ser levado a sério. Se os argentinos sentem-se agredidos, seja feita a vontade deles. A terra é deles, logo os ingleses desçam do cavalo e sigam as regras. Não podem usar um Porsche 928 de algum proprietário argentino? Não existe um exemplar desses lá? O Spirit acredito que não tenha, mas pode-se fazer com qualquer outro carro. Querem fazer com o Spirit, peça uma licença provisória para o governo. Apoio nossos conterrâneos sulamericanos nesta crítica.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Em 1982 os Argentinos nem sabiam de que lado as balas vinham… tomaram uma surra de uma Força Naval que teve que cruzar o Atlântico para expulsa-los de uma terra que nunca foi deles.

Fica a vergonha… agora quiseram a revanche, mais uma vez contra caras desarmados e indefesos.

Como diz a velha piada: “o melhor negocio do mundo é comprar um Argentino pelo que ele vale e revende-lo pelo preço que ele pensa que vale”.

beto
beto
9 anos atrás

Baita sentimento de inferioridade.
Psiquiatra resolve

Dilor
Dilor
Reply to  beto
9 anos atrás

Não seja tão simplista Beto. Analise a história política e econômica da Argentina e veja os motivos que a levaram provocar uma guerra numa região de clima tão inóspito com um adversário muito superior tecnologicamente. Certos ou errados os argentinos envolvidos no conflito sofreram muito e tudo isto está muito fresco na memória visto ter acontecido apenas há três décadas. Foi sim uma provocação e acho a reação natural. Sentimento de inferioridade seria abaixar a cabeça e achar que tudo não passou de coincidência ou de “humor inglês”.

Adriano Silva
Adriano Silva
9 anos atrás

Provocação ou não, era algo perfeitamente evitável. A produção da BBC não é uma equipe de feira de ciências, teriam como se antecipar a isto se quisessem. E claro que os veteranos argentinos estão malucos. A guerra não deixa ninguém normal..

Javier
Javier
9 anos atrás

FLAVIO, SOU ARGENTINO E MINHA MAE TRABALHOU NO HOSPITAL DA FORÇA AEREA DURANTE A GUERRA. ELA FICOU A VIDA INTEIRA CHOCADA PELO QUE VIU. ESSA GUERRA MARCOU MUITO NA MEMORIA DOS ARGENTINOS, ENTAO OS BRITANICOS TERIAM QUE PENSAR VINTE VECES ANTES DE FAZER QUALQUER COISA NO TERRITORIO ARGENTINO. ELES SEMPRE ESTAO TESTANDO ATE ONDE NOSSO SENTIMENTO A MALVINA ALCANSA, E EU VOU DIZER QUE É MUITO GRANDE.

Gilberto
Gilberto
9 anos atrás

Os argentinos estao malucos, sim, mas no Brasil a patrulha que esta por ai ia fazer a mesma coisa.

jrg
jrg
9 anos atrás

Para os adeptos de teorias da conspiração e que se sentem inferiorizados, a reportagem do FlatOut mostra que a placa é original do Porsche e não foi adulterada:
http://www.flatout.com.br/top-gear-e-apedrejado-na-argentina-apos-polemica-envolvendo-jeremy-clarkson/

Mas que coincidência infeliz!

Adriano Silva
Adriano Silva
Reply to  jrg
9 anos atrás

Não acho que alteraram a placa, obviamente. Mas não descobriram qual era já ao chegar na Argentina.

Ton
Ton
9 anos atrás

Quem atacou a equipe foram pessoas que estiveram na guerra, por isso é fácil de entender o motivo, gente morreu, provavelmente amigos e familiares dessas pessoas, entender o humor inglês nessa hora é difícil… ainda mais quando Clarkson é mundialmente conhecido pelo humor negro que tem…

bem agora é esperar para ver o que eles vão dizer sobre o ocorrido e ver como o especial será.

mas que eles devem ter se borrado ai isso devem….

Dilor
Dilor
Reply to  Ton
9 anos atrás

Humor?

Sylviojr
Sylviojr
9 anos atrás

Na boa Flavio, acho que los hermanos fizeram bem. Não devemos brincar com sentimentos alheios.

Marcus Santos
Marcus Santos
9 anos atrás

A guerra ocorreu em 1982, numa ilha que os ingleses chamam de Falklands. A placa é H982 FKL e não é de propósito?? Sério???

petrafan
petrafan
Reply to  Marcus Santos
9 anos atrás

o Homem não foi à Lua.

Marluws Costa
Marluws Costa
9 anos atrás

Também acho que a reação foi exagerada, mas que foi provocação, foi. Hahaha.

Evandro
Evandro
9 anos atrás

Provocaram sim, afinal você não acha que um programa sendo gravado em outro país não suscitou antecipadamente a tomada de um milhão de providências, documentações, preparações, adaptações?????? Ou a BBC deixou de ser BBC. e passou a ser uma mera empresinha de reportagens descuidada???? Aquela placa foi escolhida à dedo.

Daniel
Daniel
9 anos atrás

“infeliz coincidência”!!!??? Acho o comportamento dos caras absolutamente compreensível! Esses ingleses ficam bolinando a Europa inteira, principalmente os franceses, e os caras não fazem nada!

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
9 anos atrás

Conhecendo o histórico do Jeremy Clarkson, acho que foi provocação. O cara está virando uma espécie de Rafinha Bastos do universo automotivo…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Jason Vôngoli
9 anos atrás

Perfeito! Na mosca!

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Jason Vôngoli
9 anos atrás

O Clarkson está na TV há décadas.
O Rafinha Bastos apareceu ontem.
Não crie comparações sem sentido.

AS
AS
9 anos atrás

Argentinos… e Ingleses completamente malucos pq somente a insanidade pra manter uma ilhota cheia de pedras, pinguins, focas a milhas e milhas distante da Inglaterra e ainda ter a antipatia do povo argentino… Deveria doar e pronto… o dólar nao iria oscilar nada… nada.

FAB1000
FAB1000
Reply to  AS
9 anos atrás

A questão não só desse arquipélago, mas como de outros no hemisfério sul por países do hemisfério norte, é o posicionamento estratégico militar, em caso de guerra. ;-)

Sobre a placa, é óbvio que foi provocação, tentando passar desapercebido com a suposta mudança do número do carro, para chacotear depois de tudo gravado. Quem tem um veículo, e pode escolher a placa do mesmo, não iria optar por um parecido. Imagina o dono de uma Ferrari escolhendo a placa 521, ou um Porsche 191? E as letras então… não pode nem ser chamado de piada de mal gosto. Foi afronta mesmo.

Lucas
Lucas
Reply to  FAB1000
9 anos atrás

Além do mais, está muito próxima da Antártida, continente riquíssimo de recursos naturais e que vai ser palco de disputas no futuro…

Clésio Luiz
Clésio Luiz
9 anos atrás

Olha Flávio, quem acompanha o Top Gear sabe que o tal de Clarkson é provocador. Não é a primeira vez que rola uma polêmica com o que diz ou fala. A diferença é que agora ele foi mexer com quem tem sangue quente, na casa deles. Pode apostar que sim, a placa foi escolhida à dedo.

Não aprovo nem condeno o que os argentinos fizeram, mas que o Jeremy tem que descer do pedestal dele, isso tem.

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Clésio Luiz
9 anos atrás

É mesmo a cara do Clarkson, isso. Mas não vejo pedestal nenhum, ele é um sarrista.

E o 928 continua lindo, não?

Pedro
Pedro
Reply to  Clésio Luiz
9 anos atrás

Tb acho que a placa foi proposital. Isso não deve ser dificil de descobrir, O carro, aliás, deve ser do ano do conflito. E quem acha que as ilhas não devem ser motivo de disputa, parece que há uma grande reserva de petroleo e gás por lá.

Deni Williams
9 anos atrás

Antes tivessem vindo para cá e feito um especial por aqui.
Podiam ate vir com a placa “0701 GXB” que o pessoal ia entrar na zoeira.

Caipira
Caipira
9 anos atrás

Arrrrentino adora depre, psicologo, psiquiatra, no creyen en brujas, pero creyen que las hay, si senor. Eh so olhar a presidenta deles. Nao estao errados, estao?

josé marinho
josé marinho
9 anos atrás

one hundred percent yes, europeus não perdem uma chance de pisar em latino americanos ou se mostrar superiores, oue eu to maluco também, só de eu ver a numeração da placa pensei a mesma coisa.

Squa
Squa
9 anos atrás

O vermelhinho é pra homenagear Martin Luther King

cerberosph
cerberosph
Reply to  Squa
9 anos atrás

N269 KING para mim é Killer= assassinados 269 é a quantidade de Ingleses mortos no conflito, contando com os ilheus, Dizem que a placa do outro carro era a quantidade de argentino mostos. Ainda alegam que foi coincidência. Eles pensaram: vamos la no pais deles tirar onda com esses macacos sulamericanos e eles nem vão perceber. Bem feito.