FOTO DO DIA

SÃO PAULO (histórico, histórico!) – Enviada pelo Ricardo Divila (que está na foto, claro) com o título “Primeira vez no chão – FD01”. Não temos a data precisa, mas foi em algum dia de 1974. Há 40 anos, o nascimento da Copersucar. Vocês identificam mais gente nessa foto?

copermelhor

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Copersucar Fittipaldi F1
Copersucar Fittipaldi F1
9 anos atrás

Queridos amigos veja la nessa pagina do Facebook um pouco desta historia maravilhosa….

https://www.facebook.com/pages/Copersucar-Fittipaldi-F1/357692267604996?ref=hl

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Muita euforia em 1974, mas a realidade da frustração e decepção chega logo em 1976 com o Emerson ao volante pescando três míseros sextos lugares com um saldo final de Três Pontos. Com o Emerson ao volante a pressão da equipe brasileira ficou Dez vezes maior. É uma foto de Família que tinha um sonho basicamente impossível de construir um carro de F1 num país completamente deficiente em tecnologia de ponta. O FD01 ainda bateu na estreia no GP da Argentina de 1975 virando uma Bola de Fogo.

GILBERTO SOUSA
GILBERTO SOUSA
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

A INTENÇÃO DO EMERSON E WILSINHO,ERA DESENVOLVER UM CARRO DE FORMULA 1 ,BRASILEIRO,MÁS O INVESTIMENTO DE FORMULA 1 É ALTO,E QUANDO PARECIA QUE ELES IAM CONSEGUIR A COPERSUCAR,QUE FAZIA O INVESTIMENTO NA EQUIPE,DEIXOU DE INVESTIR,E INFELIZMENTE TIVERAM QUE PARAR.EXISTE UM CASO SEMELHANTE NA ARGENTINA,BERTA,FABRICANTE DE MOTOR,QUE TAMBEM QUERIA MONTAR UM CARRO ARGENTINO,MÁS TAMBEM NÃO CONSEGUIU,

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  GILBERTO SOUSA
9 anos atrás

O maior prejuízo dos Irmãos Fittipaldi foi o Copersucar Fittipaldi F6 que tinha uma aparência revolucionária e até de carro vencedor com um investimento alto da Copersucar, mas já no primeiro teste o Emerson saía decepcionado avisando que o carro era uma carroça. A partir daí foi um prejuízo total pra todo mundo e a Copersucar com toda razão em cair fora porque já tinha dado o seu máximo em cinco anos de patrocínio.

Thiago Sabino
9 anos atrás

Cara, como isso merecia um filme, um documentário, um curta-metragem (termo que nem tem mais aplicação, mas que é de um saudosismo involuntário….), alguma coisa….

Porra, tem dois FD restaurados, tem foto pra kct, os protagonistas diretos ainda estão vivos (e vivíssimos), quer dizer: todos os ingredientes…

Entrevista com o Emerson, Wilsinho, Divila, Darci, Odilon….. enredo, fotografia, põe o FD01 dando um role em Interlagos, um passeio no que ainda resta da pista antiga…….sei lá se ainda tem guard-rail perdido por ali também…..

Vai no túnel de vento do CTA, senão me engano, o modelo do F5 tá por lá, quando visitei a uns 10 anos atrás…

Caramba, a imaginação voa alto, e tem de voar mesmo, afinal uma efeméride dessa, sobre algo que tem a relevância que tem ainda, e que resvala no puro delírio em 1974, e que foi realizado….. porra, um filme é pouco!

Daí eu caio da cama, e vejo um pôster do filme da “Bruna Surfistinha” na parede….

Ao menos restauraram os FD…. pelo menos isso.

Curiosidades, se alguém puder e souber me responder, ao que ficarei grato:

1- Quem são os atuais proprietários dos FD?
2- Existe algum outro chassi que ainda tem recuperação, aqui no Brasil?
3- O March-Politoys do Pace ainda tá lá no cotonifício?

Valeu galera!
Parabéns Ricardo, Wilsinho, Darci, Odilon e todos os visionários que colocaram esse carro no chão. De pé, presto reverências.

Copersucar Fittipaldi F1
Copersucar Fittipaldi F1
Reply to  Thiago Sabino
9 anos atrás

Os carros são do Emerson
O march sim ainda existe

RicoHP
RicoHP
9 anos atrás

Alguém sabe o paradeiro dos carros da Copersucar?

Copersucar Fittipaldi F1
Copersucar Fittipaldi F1
Reply to  RicoHP
9 anos atrás

Os Restaurados estao na sede das empresas do Emerson no seu Museu , infelizmente não é um espaço aberto ao publico

João do Rio
João do Rio
9 anos atrás

Bem, acho que são Cristian, Wilsinho, Suzy, Ricardo Divila, Hiroshi Ito que trabalhou com Emerson na Lotus, .

Helton Fernandes
Helton Fernandes
9 anos atrás

Cara, que coragem esses fulanos tinham!!!
Isso é incrível nos dias de hoje. Hoje se “a conta não fechar” ninguém coloca um real, Ninguém corre risco.
O Emerson largou a McLaren pra embarcar nessa equipe. Sei lá se ele tivesse ficado por lá quantos títulos teria ganhado. Mas que nada, foi para a Coper Fucking Sucar tentar algo novo,
Quando vejo essas coisas, ou o filme do Anísio Campos, os Puma, os Gurgel e outras coisas incríveis que surgiram de empreitadas individuais ou de pequenos grupos fico feliz, mas tb fico triste em ver como o brasileiro médio de hoje é um bunda mole que tem medo de correr riscos e está mais preocupado em reclamar do que em ajudar, prefere fazer birra do que mudar.
Alguém poderia fazer um filme sobre a Copersucar -Fittipaldi.

Driver Rj
Driver Rj
9 anos atrás

Muito obrigado por compartilhar essa FANTÁSTICA foto Flávio Gomes!!!!!!!

Machinist
Machinist
9 anos atrás

Bill Gates na roda traseira direita.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Flávio boa tarde, é um comentário completamente fora do post e, apenas uma sugestão. Bem que você poderia escrever um post como o do Fórmula 1 com relação as eleições de domingo, (algo do tipo “sobre domingo a noite’) porque além de ser fã incondicional do site, adoro seus textos sobre política e cidadania quando aparecem (e ser partidário de seus ideais políticos). Abs

Felipe
Felipe
9 anos atrás

Acho que o loiro agachado de óculos é o Ray Manzarek, tecladista do The Doors….kkkkkkkk

Foto Histórica!!!!!!!!!!

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
9 anos atrás

E pensar que o Brasil fazia F1!
E sufocou o empreendimento com as críticas! A pressão sobre toda a equipe, projetista, pilotos, mecânicos etc. era de dar inveja na Ferrari de hoje. Nem patrocinador escapava! Qual empresa iria querer colocar grana e muito menos o nome na chacota nacional.
Os caras mal estavam começando e o país inteiro EXIGINDO vitória(s) na F1 !!

A Eagle de Dan Gurney foi a única de fora dos EUA a conseguir uma vitória, ficou na F1 pouco tempo, se mandou e os norteamericanos louvam até hoje.
Os nossos aguentaram no ossos anos e não foram reconhecidos.
A essa sonhadores, o meu preito de gratidão e respeito.

Welington
Welington
9 anos atrás

Bom dia.
Creio que o garotinho na foto seja o Christian Fittipaldi. E o cara de calça vermelha (do lado esquerdo, agachado) seja o ex-piloto Carlos Reutemann.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

O cara de óculos parece o tecladista do The Doors!!!

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

Fantástico

Será que algum dia teremos um livro escrito pelo Divila?

Peter Losch
Peter Losch
9 anos atrás

Ray Manzarek ao lado direito do carro, agachado.

jorge luis
jorge luis
9 anos atrás

Flavio da um ligue no DKW MONSTRO que aparece em 6: 16, se que curte os 3 cilindros urrando alto vai pirar ai!! xD

https://www.youtube.com/watch?v=9HS4Ok-XW1U

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Se eu não estiver enganado, aquele carregador de bateria laranja à direita da foto era um carregador rápido MAGAR, fabricado na época pelo meu avô Mateus.

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Gugu Liberato agachado à esquerda, de calça vermelha.

Flavio Seno
Flavio Seno
Reply to  Jonatas
9 anos atrás

Não, esse ai é o Aécio Neves. hehehe

Zé Zanine
Zé Zanine
9 anos atrás

De pé de camiseta preta, meu amigo Gilberto Simões (Gancho) recrutado na Embraer, quando Wilsinho vinha a SJCampos, SP utilizar tecnologia aeronáutica para o protótipo do primeiro F1 Brasileiro, ele utilizava o túnel vento do C.T.A para fazer ensaios aerodinâmicos do modelo em escala.

Ricardo Divila
Ricardo Divila
Reply to  Zé Zanine
9 anos atrás

Oi Ze…fazem decadas que perdi contato com o capitao Gancho..se ainda tiver contato com ele favor passar via o Flavinho suas coordenadas…obrigado e um abraco
RD

Marcelo Couto
Marcelo Couto
9 anos atrás

Já ouvi de mais de uma pessoa que viu o carro à época que a caixa de direção era do Chevette. Será?

Flavio Costa
Flavio Costa
Reply to  Marcelo Couto
9 anos atrás

É verdade.

Marcelo Couto
Marcelo Couto
Reply to  Flavio Costa
9 anos atrás

É, pelo visto, o Chevettão marcou terreno nas pistas.

Penataba
Penataba
Reply to  Marcelo Couto
9 anos atrás

O desempenho tbém…

Marcelo Couto
Marcelo Couto
Reply to  Penataba
9 anos atrás

PENATABA, olha, acho que você tem razão em parte. A equipe conseguiu alguns bons resultados ao longo de sua participação, perto das pequenas de hoje, foi até muito bem. Quanto a este carro, ele foi revolucionário: o primeiro a ser totalmente carenado, radiador de óleo atrás, uma excelente aerodinâmica. Mas, de fato, não andou muito.

Carlos José Pimenta
Carlos José Pimenta
Reply to  Marcelo Couto
9 anos atrás

Acho que era Hewland, assim como quase toda a F1. Acho não tenho certeza. Assim como os motores Cosworth. Os outros eram Ferrari, Matra etc.

Carlos José Pimenta
Carlos José Pimenta
Reply to  Carlos José Pimenta
9 anos atrás

Desculpe, confundi com caixa de mudança.

mario
mario
Reply to  Marcelo Couto
9 anos atrás

O último ao fundo, com as mãos para trás, é o mecanico Joel Queiroz, futuro construtor de monopostos de formula-fiat e formula-ford (JQ), já falecido.

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  mario
9 anos atrás

Desculpe Mario,
Se for o de camiseta preta ao fundo não é Joel, trata-se de Ganchão,

mario
mario
Reply to  mario
9 anos atrás

De camiseta branca, no fundo, me parece de calça listada.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  Marcelo Couto
9 anos atrás

Marcelo,
Sempre contei isso para os garotos do Museu do Motor da UFRGS. Lembrando também que a Lotus na época usava do Ford Cortina.
E ninguém criticava ou reclamava por isso.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Reconheci o japonês, Hikaru Kurosaki! Procurem no google pra saber a identidade do herói, muito marmanjo curtiu o rapaz na tv.

http://i1126.photobucket.com/albums/l620/NerdAlt2/Por%20Onde%20Anda/hikaru_kurosaki.jpg

Robertom
Robertom
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Não é o Jaspion, é o Ito.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Meu tio trabalhou com o Darci na Stock, morava no bairro, la no 15 da Raposo, eles tinham uma oficina la e quando tinha corrida em interlagos eu ia com eles, colocavam o carro no caminhao, na sexta a noite depois as placas da ortobom na pista sabado bem cedinho, eu tinha uns 11/12 anos. Ele era uma lenda, eu dizia pra todo mundo na escola que meu tio trabalhava com o cara que era da equipe do emerson.
Esses coopersucar ficaram guardados um tempo nessa oficina, nos anos 90, cheguei a ve-los lá, entrei neles e tal. Pelo que lembro nao estavam restaurados, somente guardados.

Fabio M.
Fabio M.
9 anos atrás

chuto que o garotinho de casaco vermelho é Christian!!

Luciano
Luciano
Reply to  Fabio M.
9 anos atrás

Concordo. Se vc errar erramos junto.

Tião
Tião
Reply to  Fabio M.
9 anos atrás

É o Adrian Newey.

Robertom
Robertom
9 anos atrás

A asa dianteira era uma tábua…
Wilsinho, Suzy, Cristian (em coma do motor), Darci Baiacú, Ito…

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
9 anos atrás

em cima.

Jeferson Araujo Pereira
Jeferson Araujo Pereira
9 anos atrás

Christian Fittipaldi deve ser o moleque com blusa vermelha.Em 1974 ele tinha 3 anos.

Manoel Sena
Manoel Sena
9 anos atrás

O Aécio Neves, agachado, sorrindo, à esquerda.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Manoel Sena
9 anos atrás

Hahahahahaha

Ricardo Diniz
Ricardo Diniz
Reply to  Manoel Sena
9 anos atrás

Imagina , o Aécio…era açucar …