SÃO PAULO (histórico, histórico!) – Enviada pelo Ricardo Divila (que está na foto, claro) com o título “Primeira vez no chão – FD01”. Não temos a data precisa, mas foi em algum dia de 1974. Há 40 anos, o nascimento da Copersucar. Vocês identificam mais gente nessa foto?
Queridos amigos veja la nessa pagina do Facebook um pouco desta historia maravilhosa….
https://www.facebook.com/pages/Copersucar-Fittipaldi-F1/357692267604996?ref=hl
Muita euforia em 1974, mas a realidade da frustração e decepção chega logo em 1976 com o Emerson ao volante pescando três míseros sextos lugares com um saldo final de Três Pontos. Com o Emerson ao volante a pressão da equipe brasileira ficou Dez vezes maior. É uma foto de Família que tinha um sonho basicamente impossível de construir um carro de F1 num país completamente deficiente em tecnologia de ponta. O FD01 ainda bateu na estreia no GP da Argentina de 1975 virando uma Bola de Fogo.
A INTENÇÃO DO EMERSON E WILSINHO,ERA DESENVOLVER UM CARRO DE FORMULA 1 ,BRASILEIRO,MÁS O INVESTIMENTO DE FORMULA 1 É ALTO,E QUANDO PARECIA QUE ELES IAM CONSEGUIR A COPERSUCAR,QUE FAZIA O INVESTIMENTO NA EQUIPE,DEIXOU DE INVESTIR,E INFELIZMENTE TIVERAM QUE PARAR.EXISTE UM CASO SEMELHANTE NA ARGENTINA,BERTA,FABRICANTE DE MOTOR,QUE TAMBEM QUERIA MONTAR UM CARRO ARGENTINO,MÁS TAMBEM NÃO CONSEGUIU,
O maior prejuízo dos Irmãos Fittipaldi foi o Copersucar Fittipaldi F6 que tinha uma aparência revolucionária e até de carro vencedor com um investimento alto da Copersucar, mas já no primeiro teste o Emerson saía decepcionado avisando que o carro era uma carroça. A partir daí foi um prejuízo total pra todo mundo e a Copersucar com toda razão em cair fora porque já tinha dado o seu máximo em cinco anos de patrocínio.
Cara, como isso merecia um filme, um documentário, um curta-metragem (termo que nem tem mais aplicação, mas que é de um saudosismo involuntário….), alguma coisa….
Porra, tem dois FD restaurados, tem foto pra kct, os protagonistas diretos ainda estão vivos (e vivíssimos), quer dizer: todos os ingredientes…
Entrevista com o Emerson, Wilsinho, Divila, Darci, Odilon….. enredo, fotografia, põe o FD01 dando um role em Interlagos, um passeio no que ainda resta da pista antiga…….sei lá se ainda tem guard-rail perdido por ali também…..
Vai no túnel de vento do CTA, senão me engano, o modelo do F5 tá por lá, quando visitei a uns 10 anos atrás…
Caramba, a imaginação voa alto, e tem de voar mesmo, afinal uma efeméride dessa, sobre algo que tem a relevância que tem ainda, e que resvala no puro delírio em 1974, e que foi realizado….. porra, um filme é pouco!
Daí eu caio da cama, e vejo um pôster do filme da “Bruna Surfistinha” na parede….
Ao menos restauraram os FD…. pelo menos isso.
Curiosidades, se alguém puder e souber me responder, ao que ficarei grato:
1- Quem são os atuais proprietários dos FD?
2- Existe algum outro chassi que ainda tem recuperação, aqui no Brasil?
3- O March-Politoys do Pace ainda tá lá no cotonifício?
Valeu galera!
Parabéns Ricardo, Wilsinho, Darci, Odilon e todos os visionários que colocaram esse carro no chão. De pé, presto reverências.
Os carros são do Emerson
O march sim ainda existe
Alguém sabe o paradeiro dos carros da Copersucar?
Os Restaurados estao na sede das empresas do Emerson no seu Museu , infelizmente não é um espaço aberto ao publico
Bem, acho que são Cristian, Wilsinho, Suzy, Ricardo Divila, Hiroshi Ito que trabalhou com Emerson na Lotus, .
Cara, que coragem esses fulanos tinham!!!
Isso é incrível nos dias de hoje. Hoje se “a conta não fechar” ninguém coloca um real, Ninguém corre risco.
O Emerson largou a McLaren pra embarcar nessa equipe. Sei lá se ele tivesse ficado por lá quantos títulos teria ganhado. Mas que nada, foi para a Coper Fucking Sucar tentar algo novo,
Quando vejo essas coisas, ou o filme do Anísio Campos, os Puma, os Gurgel e outras coisas incríveis que surgiram de empreitadas individuais ou de pequenos grupos fico feliz, mas tb fico triste em ver como o brasileiro médio de hoje é um bunda mole que tem medo de correr riscos e está mais preocupado em reclamar do que em ajudar, prefere fazer birra do que mudar.
Alguém poderia fazer um filme sobre a Copersucar -Fittipaldi.
Muito obrigado por compartilhar essa FANTÁSTICA foto Flávio Gomes!!!!!!!
Bill Gates na roda traseira direita.
Flávio boa tarde, é um comentário completamente fora do post e, apenas uma sugestão. Bem que você poderia escrever um post como o do Fórmula 1 com relação as eleições de domingo, (algo do tipo “sobre domingo a noite’) porque além de ser fã incondicional do site, adoro seus textos sobre política e cidadania quando aparecem (e ser partidário de seus ideais políticos). Abs
Acho que o loiro agachado de óculos é o Ray Manzarek, tecladista do The Doors….kkkkkkkk
Foto Histórica!!!!!!!!!!
E pensar que o Brasil fazia F1!
E sufocou o empreendimento com as críticas! A pressão sobre toda a equipe, projetista, pilotos, mecânicos etc. era de dar inveja na Ferrari de hoje. Nem patrocinador escapava! Qual empresa iria querer colocar grana e muito menos o nome na chacota nacional.
Os caras mal estavam começando e o país inteiro EXIGINDO vitória(s) na F1 !!
A Eagle de Dan Gurney foi a única de fora dos EUA a conseguir uma vitória, ficou na F1 pouco tempo, se mandou e os norteamericanos louvam até hoje.
Os nossos aguentaram no ossos anos e não foram reconhecidos.
A essa sonhadores, o meu preito de gratidão e respeito.
Bom dia.
Creio que o garotinho na foto seja o Christian Fittipaldi. E o cara de calça vermelha (do lado esquerdo, agachado) seja o ex-piloto Carlos Reutemann.
O cara de óculos parece o tecladista do The Doors!!!
Fantástico
Será que algum dia teremos um livro escrito pelo Divila?
Ray Manzarek ao lado direito do carro, agachado.
Flavio da um ligue no DKW MONSTRO que aparece em 6: 16, se que curte os 3 cilindros urrando alto vai pirar ai!! xD
https://www.youtube.com/watch?v=9HS4Ok-XW1U
Se eu não estiver enganado, aquele carregador de bateria laranja à direita da foto era um carregador rápido MAGAR, fabricado na época pelo meu avô Mateus.
Gugu Liberato agachado à esquerda, de calça vermelha.
Não, esse ai é o Aécio Neves. hehehe
De pé de camiseta preta, meu amigo Gilberto Simões (Gancho) recrutado na Embraer, quando Wilsinho vinha a SJCampos, SP utilizar tecnologia aeronáutica para o protótipo do primeiro F1 Brasileiro, ele utilizava o túnel vento do C.T.A para fazer ensaios aerodinâmicos do modelo em escala.
Oi Ze…fazem decadas que perdi contato com o capitao Gancho..se ainda tiver contato com ele favor passar via o Flavinho suas coordenadas…obrigado e um abraco
RD
Já ouvi de mais de uma pessoa que viu o carro à época que a caixa de direção era do Chevette. Será?
É verdade.
É, pelo visto, o Chevettão marcou terreno nas pistas.
O desempenho tbém…
PENATABA, olha, acho que você tem razão em parte. A equipe conseguiu alguns bons resultados ao longo de sua participação, perto das pequenas de hoje, foi até muito bem. Quanto a este carro, ele foi revolucionário: o primeiro a ser totalmente carenado, radiador de óleo atrás, uma excelente aerodinâmica. Mas, de fato, não andou muito.
Acho que era Hewland, assim como quase toda a F1. Acho não tenho certeza. Assim como os motores Cosworth. Os outros eram Ferrari, Matra etc.
Desculpe, confundi com caixa de mudança.
O último ao fundo, com as mãos para trás, é o mecanico Joel Queiroz, futuro construtor de monopostos de formula-fiat e formula-ford (JQ), já falecido.
Desculpe Mario,
Se for o de camiseta preta ao fundo não é Joel, trata-se de Ganchão,
De camiseta branca, no fundo, me parece de calça listada.
Marcelo,
Sempre contei isso para os garotos do Museu do Motor da UFRGS. Lembrando também que a Lotus na época usava do Ford Cortina.
E ninguém criticava ou reclamava por isso.
Reconheci o japonês, Hikaru Kurosaki! Procurem no google pra saber a identidade do herói, muito marmanjo curtiu o rapaz na tv.
http://i1126.photobucket.com/albums/l620/NerdAlt2/Por%20Onde%20Anda/hikaru_kurosaki.jpg
Não é o Jaspion, é o Ito.
Meu tio trabalhou com o Darci na Stock, morava no bairro, la no 15 da Raposo, eles tinham uma oficina la e quando tinha corrida em interlagos eu ia com eles, colocavam o carro no caminhao, na sexta a noite depois as placas da ortobom na pista sabado bem cedinho, eu tinha uns 11/12 anos. Ele era uma lenda, eu dizia pra todo mundo na escola que meu tio trabalhava com o cara que era da equipe do emerson.
Esses coopersucar ficaram guardados um tempo nessa oficina, nos anos 90, cheguei a ve-los lá, entrei neles e tal. Pelo que lembro nao estavam restaurados, somente guardados.
chuto que o garotinho de casaco vermelho é Christian!!
Concordo. Se vc errar erramos junto.
É o Adrian Newey.
A asa dianteira era uma tábua…
Wilsinho, Suzy, Cristian (em coma do motor), Darci Baiacú, Ito…
em cima.
Christian Fittipaldi deve ser o moleque com blusa vermelha.Em 1974 ele tinha 3 anos.
O Aécio Neves, agachado, sorrindo, à esquerda.
Hahahahahaha
Imagina , o Aécio…era açucar …