MUITO TRISTE

SÃO PAULO – De acordo com o comunicado da Marussia, a lesão de Bianchi se chama “axonal difusa”. Em 90% dos casos, os pacientes ficam em estado de coma definitivo.

É triste demais, como triste demais é a situação de Schumacher, de quem ultimamente se fala muito pouco.

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Evandro Silva
Evandro Silva
9 anos atrás

Flavio, quando fizemos a corrida de apresentação com os carros antigos em Interlagos, o Schumacher na corrida quase entrou embaixo de um trator na area de escape na saida do S do Senna, lembra????? Enquanto não ocorre uma tragedia eles não tomam providencias.Abs

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Evandro Silva
9 anos atrás

E aqueles três bonecos empurrando o carro no GP da Alemanha pra evitar (!!!!? o safety car por que o Rosberguinho poderia fazer biquinho?

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

F-1 já evoluiu tanto na segurança, uma pena q infelizmente, muito infelizmente mesmo, é preciso perder uma vida para salvar outras. Senna, Ratzemberger, Palleti, e outros já salvaram muitas vidas, por eles q houve fizeram a evolução. Bianchi está vivo, mas numa situação nada boa….. certamente väo dar mais uns passos na melhoria da segurança….. Trator na pista parece até óbvio q näo é seguro, em monaco näo entra, mas parece q näo é um padrão….. Enquanto isso tomara q o garoto melhore….. Pensando positivamente já foi muito pior… cadeira elétrica já foi mais segura… evolução é constante, o preço näo precisa ser a vida….

Junior
Junior
9 anos atrás

Vocês viram aquela imagem do Bianchi agachado limpando a viseira do capacete quando a corrida foi interrompida no início? Aquela imagem não me sai da cabeça…

Tudor Huim
Tudor Huim
9 anos atrás

Aí…
Agora tão dizendo que foi erro de tradução, a possível vida quase normal do schummy. Tão de brincadeira.
Se se comete erros até em traduções, que dirá em corridas.
Ah, talvez a margem de erro??
Acredito na versão de ontem ou de hoje?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

O capacete atingiu sim o trator e foi o momento de maior impacto, basta ver as faíscas embaixo do carro. Mas parece que não foi sido assim tão rápido, nesse vídeo calcularam a velocidade do impacto em 80 km/h.
https://www.youtube.com/watch?v=RHJE1huwAgQ
Se for isso mesmo, não consigo acreditar que o rool hoop (sto. antontio) não tenha absorvido o impacto.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

E de qual cartola tiraram os 203 km/h?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O app não é 100% correto e ele para de marcar bem antes do impacto.

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Não, não atingiu o capacete.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
9 anos atrás
Alberto
Alberto
Reply to  redhorse
9 anos atrás

Sim, atingiu o capacete.

Valdemir Braga
Valdemir Braga
9 anos atrás

A tecnologia e a segurança estão evoluindo muito na formula1, tanto que com a extrema violência que foi o acidente do Bianchi, a célula de sobrevivência salvou-lhe a vida, porém a cabeça é muito frágil e não resiste aos choques como o dele, do Schumacher e outros. Acredito que no futuro vai haver uma evolução nesse sentido, como por exemplo, a célula de sobrevivência se retraindo ou uma estrutura totalmente deformável ou até um capacete revolucionário que impossibilite qualquer abalo por mais forte que seja. Infelizmente estas tragédias acabam fazendo evoluir a segurança e diminuir os acidentes. Para encerrar, a fatalidade do destino: Acredito que essa tragedia, aconteceria naquele momento, onde ele estivesse, em casa, nos boxes, na escada do avião, etc.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Pelo que se pode inferir diante das notícias, Bianchi não teve um trauma localizado no cérebro, como teve Senna com a barra que perfurou seu crânio, ou mesmo Schumacher que bateu a cabeça na pedra.

Dada a gravidade do acidente e o jeito que o carro passou por baixo do trator, levantando-o, e destruindo o santo antônio, Bianchi poderia ter morrido instantaneamente se tivesse sido atingido direto na cabeça por alguma parte do trator.

Mas com o forte impacto, o cérebro chacoalhou lá dentro e causou essa contusão difusa.

Como no caso do Schumacher, sobrevivendo à fase aguda, tem-se uma longa recuperação e possibilidades de seqüela.

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

A F1, que sempe matou gente pacas, entrou em uma zona de conforto, de invulnerabilidade imaginária, após o fatídico primeiro de maio de 1994. Jamais passara-se tanto tempo sem uma fatilidade. Ok, Bianchi ainda não morreu, é verdade, mas quem tem lesão axonal difusa está mais para lá do que para cá. Eu, como médico, considero isso, sim, uma fatalidade. Ponto. Acho também que essa velharada como Charlie Whiting e Herbie Blash, colocada por lá por afinidades longevas com Bernie Ecclestone, há muito não deveria estar lá, pois se ocupam com minudência ridículas na pista, se piloto fez isso ou aquile outro, e não atentam para o óbvio ululante, que é ter trator dentro da pista com a corrida correndo solta. Só podia dar m*, claro, uma hora ou outra. Jules Bianchi, uma das grandes promessas da F1, encerrou melancolicamente sua carreira debaixo de um trator no Japão. É revoltante.

Alemão
Alemão
9 anos atrás

Tem que fuder com a FIA e os culpados pelo acidente tem que ser punidos. Se eu fosse pai do Bianchi contrataria o melhor advogado para fuder com esse descaso, já que a FIA acabou com o Bianchi. Totalmente evitável este acidente!!

Alemão
Alemão
9 anos atrás

Os responsáveis pelo GP do Japão disseram que o Bianchi teve “falta de sorte”. Realmente ele teve a falta de sorte, por terem idiotas no comando do GP naquele momento. QQ dirigente, com um pouco de bom senso, teria colocado o SC na hora. O moleque teve azar e por uma decisão estúpida, acabou com a sua vida! Bater a 200 por hora com a cabeça em um trator de ferro maciço…fudeu, ja era!!! Triste demais!!

Cristiano
Cristiano
9 anos atrás

No meu tempo acidentes assim matavam… a tecnologia é tão boa assim? Por que fazer a familiansofrer anos, e depois lembrar, de todo esse periodo triste que em muitas vezes deixara uma pessoa vegetando? Não é uma sugestão, apenas para pensarmos ate que ponto a tecnologia deve influenciar a vida…

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Não sei se alguém notou, mais se o tal trator fosse mais baixo, teria sido muito pior.

Diego Sowaka
Diego Sowaka
9 anos atrás

Vcs já estão perdendo as esperanças, homens de pequena fé!

Fabio M.
Fabio M.
9 anos atrás

Em 94, vi o Senna morrer na TV ao vivo em Ímola. Passei o dia inconformado, chocado. Agora, 20 anos depois, vi esse acidente do Bianchi. Tinha esticado a madrugada para ver a corrida e depois tirar umas horas de sono, antes de ir votar. Não consegui. Fui logo cedo à seção de votação com aquelas imagens em minha mente. A lembrança do Senna, e esse acidente absurdo, com duas coisas que não fogem da minha cabeça: além dos erros de sempre da FIA, a falta de transparência em mostrar as imagens e informar os telespectadores. Eximir-se de responsabilidades e passar o problema adiante é um problema constante dessa entidade e dos promotores associados a ela. A FIA é a FIFA motorizada, simples assim! Ainda que tenha sido apenas um azar uma fatalidade… que mania é essa de eles quererem evitar dar satisfações sobre os acidentes de seus eventos! Só divulgam o que é bonito, é? Sim, o espírito é esse, “the show must go on”! Enfim… triste por Bianchi.

Tudor Huim
Tudor Huim
Reply to  Fabio M.
9 anos atrás

Este mundo superficial, fétido, de aparências, os valores ” não valem mais nada”.
É a terceirização da culpa. Em qual cú vamos colocar ? Sempre do mais fraco, vai sobrar para um bandeira, um fiscal, um zé. O pior já sobrou para o piloto.
Não adianta ser diretor de prova só para ir em coquetéis, eventos, tinha que ter culhão de dar bandeira vermelha, os carros estavam aquaplanando.
Não sou piloto não, só do meu golzinho, já aquaplanei(os que estão lendo também devem ter tido a experiência), a sensação é horrível, descontrole.
Imagino que o Bianchi deve ter visto o trator crescendo e não poder nada….

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fabio M.
9 anos atrás

Muito bem colocado, Fabio. Com a declaração de “má sorte” dada pelo responsável por Suzuka, vemos que alguns comportamentos são encontrados em todos os cantos do mundo.

Junior
Junior
Reply to  Fabio M.
9 anos atrás

Senti o mesmo que vc esperei a corrida sem ao menos cochilar, e depois de tudo acabado eu simplesmente não dormia, fique só neste site tentado saber noticias boas deste rapaz, só me vinha aquela imagem dele limpando o capacete enquanto a corrida não recomeçava, pode não acreditar, mais aquela imagem me deu pena dele, sem que eu aos menos imaginasse o que o esperava…

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Diziam o mesmo de Schumacher…e hoje já sabemos de notícias que Schumi está se recuperando bem. Nunca será o que foi antes do acidente, mas não viverá “vegetando” num coma eterno.

Vamos pensar positivo para o Bianchi também!

Williams Head
Williams Head
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Quem disse que “não viverá “vegetando” num coma eterno”? Essa foi uma conclusão tua. E não queira comparar os dois acidentes, pois isso já demonstra que tu não sabe o que esta falando.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

É nessas horas que temos que largar o ceticismo de lado e pedir a Deus que escolha o que for melhor para o Bianchi.
O que mais me deixa triste, é saber que ele é um puta piloto, e que não teve a chance de andar num carro de ponta.

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Mais um motivo para os anti Alonso e anti Vettel morrerem de raiva.

Jornal alemão diz que Vettel receberá R$ 75 milhões por ano na Ferrari.
Salário aumentará de 16 milhões de euros na RBR para 25 milhões no time italiano.

Alonso deve receber 35 milhões na McLaren e se manter como piloto mais bem pago.

Segundo o jornal alemão “Bild”, o atual tetracampeão mundial da categoria assinou contrato de três anos, que poderá ser prolongado por mais dois, e receberá 25 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões) por temporada.

Vettel tinha contrato válido com a RBR até o fim de 2015, mas uma cláusula de desempenho possibilitou sua saída precoce, diante da performance irregular da equipe ao longo do campeonato. Este ano, o alemão teria recebido 16 milhões de euros (R$ 48 milhões) para correr sua sexta temporada pela escuderia austríaca.

Além de ter um aumento substancial de salário com sua transferência para a Ferrari, o tetracampeão ganhará mais do que Alonso recebe atualmente no time italiano, 20 milhões de euros (R$ 60 milhões) por ano. O espanhol, no entanto, deve continuar como piloto mais bem pago da categoria, já que pede a quantia de 35 milhões de euros anuais (R$ 106 milhões) para voltar à McLaren.

Agora, se mordam haters!

Amaral
Amaral
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Err… Creio q vc comentou no post errado. O Flávio Gomes escreveu nessa postagem sobre a situação do Jules Bianchi, não sobre Alonso e Vettel. Seu raciocínio até está correto, mas fora de contexto. E $ não importa muito nesse momento, diante dessa tragédia. Sim, tragédia.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

E?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Pensando bem… hummm. Acho que vou torcer para o Carlos Slim.
Tsc tsc tsc.
Abs.

Kdd
Kdd
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Que bom pra vc!!! volte aqui depois de receber sua parte nessa bolada para nos contar como é ser rico!!

Jonivan
Jonivan
9 anos atrás

Tristeza e indignação por causa de um acidente estúpido e evitável. Torcia sempre pelo #17 e vibrei quando cruzou em oitavo em Mônaco (depois foi pra nono, tudo bem). Sorte e orações para Jules, é o que tem pra hoje…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Muito triste… Sei-lá, o sentimento é de raiva também. É absurdo que isso tenha ocorrido por erros tão estúpidos. Erros grosseiros que até mesmo pessoas que pouco entendem de corridas não cometeriam.

Força a todos, o melhor para o Jules.

josé marinho
josé marinho
9 anos atrás

Me parecia estranho vendo uma imagens que esta intacto o capacete dele então o por que do grave dano cerebral, agora tenho a explicação, com boxeadores acontece isso também.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
9 anos atrás

Vale dar uma olhada:…Para Dino Altmann, acidente de Bianchi poderia ter sido evitado (http://liviooricchio.blogosfera.uol.com.br/2014/10/07/para-dino-altmann-informacoes-sobre-bianchi-estao-desencontradas/)

Hugo
Hugo
9 anos atrás

Por pior que pareçam os prognósticos, vamos torcer para que esse talentoso rapaz se recupere…..se ele sobreviveu a essa panca, tudo é possível! Quanto ao acidente, que a FIA aprenda com ele. Houve claramente mais um relaxamento na segurança, porque fazia algum tempo que não tínhamos um acidente grave. Automobilismo é um esporte de risco, o Bianchi e sua família sabem disso, mas realmente a FIA abusou dos erros no Japão.

kiko
kiko
9 anos atrás

Quanto a Schumacher, eu acabei de ler essa rápida matéria… Jean todt acredita que ele vai se recuperar, após visita-lo…

http://www.smh.com.au/sport/motorsport/michael-schumacher-will-be-able-to-live-a-relatively-normal-life-says-ferrari-boss-20141008-10rnae.html

Eu vi um documentário sobre esporte e lesão cerebral chamado “The Crash Reel” e sempre que falo no caso do Schumacher, eu cito esse outro atleta, um snowboarder, chamado Kevin Pearce. Ele levou um tombo na neve e seu caso foi muito parecido com o do Michael. O menino demorou muito, mas se recuperou e leva uma vida normal, para os nossos padrões.

Então esperança não falta para os dois!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  kiko
9 anos atrás

O Richard Hammond do TopGear teve um acidente semelhante ao do Bianchi e também se recuperou, Bianchi é jovem, na torcida.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Penso igual:
No caso do Bianchi- 10% se recuperam.
No caso do Shumi: Esta se recuperando totalmente.

Rodrigo Franco
Rodrigo Franco
9 anos atrás
Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
9 anos atrás

Bem, eu não tenho a mínima competência técnica para emitir uma opinião sobre o assunto, mas arriscarei assim mesmo.

Enquanto discutem sobre cobertura no cockpit, investigam as “causas do acidente” inclusive apreendendo o carro de F1 acidentado, parece-me óbvio que o problema estaria em outro ponto, muito mais simples: não é para ter um trator numa pista onde estão andando carros de corrida. Nunca. Nem por um segundo. Nem com safety car.

Ora, qual é o risco de se deixar um carro de F1 lá na área de escape?! Outro carro pode perder o controle e bater nele. E daí? Um carro é uma superfície deformável, leve e móvel, com tanques anti-vazamento. Qual é o problema!?

Evidentemente, é melhor bater numa softwall lisinha e macia do que num F1 parado e cheio de arestas, mas considerando a segurança atual dos carros, será que muda tanto a ponto de compensar o risco de empregar uma guilhotina móvel de 5 toneladas de aço durante uma corrida?

E nem se diga que durante o safety car seria seguro, pois não é. Os carros, mesmo com o safety car desenvolvem velocidades elevadas e o risco de uma barbeiragem não pode ser desconsiderado. Vide as exibições de rua ou uma rodada do Prost em San Marino, se não me falha a memória, numa volta de apresentação.

Vemos colisões bem fortes entre carros, mas raramente alguém sai machucado com gravidade. Do jeito que o menino veio, se tivesse batido no F1 parado, o que teria acontecido? Meia dúzia de ossos quebrados? Um pescoço dolorido?

Parece-me que, mesmo que o carro tivesse que ficar lá por 40 minutos, seria infinitamente menos perigoso do que um trator por 40 segundos.

Fazendo uma comparação pueril, pergunto: você prefere uma briga de travesseiros por 10 minutos ou uma briga de faca por 10 segundos?

Essas investigações, no meu modo de ver, só servem para satisfazer uma necessidade de, ao menos procurar um culpado, quando na verdade pode ter sido apenas um erro por excesso de confiança ou por imprevisibilidade.

Era mais fácil dizer: “Cagamos, pois nunca imaginamos que um segundo carro poderia escapar no mesmo ponto, bem na hora do resgate. Daqui pra frente não colocaremos mais tratores na pista. Nunca mais.”

Marcelo Uchôa
Marcelo Uchôa
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Não tinha pensado nisso até então e concordei com tudo que escreveu.

Fabrizio
Fabrizio
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Exatamente isso. Parabéns pelo comentário. As melhores soluções quase sempre são as mais simples e óbvias. A politica e a vaidade estragam quase tudo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Fábio, disse tudo.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Fábio… parabéns !! Vc disse tudo.

Everson Abreu
Everson Abreu
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Muito boa a análise. Isso vem muito da prepotência dos homens que comandam a corrida, Simples, acreditam que nunca farão cagadas. Aí, aconteceu o que aconteceu.

JP
JP
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Escrevi algo parecido na postagem anterior. Nos anos 880 era um “mar” de carros quebrados na beira das pistas. Não vi ninguém morrer por conta disso.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
Reply to  JP
9 anos atrás

Teve uma vez no Canadá, acho que em 1990, em que o Jean Alesi escorregou numa curva e acertou de traseira uma Benetton (do Piquet?) que estava ali estacionada junto à barreira de pneus, destruindo-a. O que era perigoso até os anos 80 e 90 eram os fiscais zanzando pela pista. Mas em certas circunstâncias, deixar um carro encostado parece mesmo uma solução menos perigosa do que entrar com um trator e 5 fiscais de pista para retirá-lo.

Deni Williams
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Não acredito que equipe nenhuma concorde com isso.
O carro já está destruído, não vão arriscar perder caixa de cambio e motor com a batida de outro.
A não ser que as regras mudem.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Fabio, tem validade o que você decorreu mas… mesmo sem o trator, ou o outro carro o acidente teria igual ou talvez até pior resultado.

Explico: observe nas fotos, o local. Mesmo o misero softwall que está instalado naquele ponto não seria suficiente para desacelerar o carro com segurança. O impacto com o trator maximizou o dano pois foi uma “panca seca”. Ao contrario, no softwall seria mais leve, mas mesmo assim a desaceleração seria brutal. O carro estava descontrolado a uns 100, 200 metros antes. Para ter uma ideia do que é aquele setor, vá ao googlemaps e encontre o circuito. Você consegue entrar na pista e observar que o ponto anterior, do posto 11 é de alta velocidade. Quem joga alguns jogos como Real Racing ou Gran Turismo sabe que aquele ponto é de aceleração para tangenciar para as duas próximas curvas para a direita, abaixo do viaduto. Quem sai ali da de cara com um softwall grudado em um barranco e em uma mureta de concreto. De certa forma o trator segurou o carro antes de alcançar essa mureta. Mas não livrou do problema em si: a desaceleração. O que pode ter acontecido é que o impacto de desaceleração contra o trator foi um maximizado do dano. Panca seca.

Outro ponto: eu, particularmente, não creio que coberturas venham a resolver. No caso desse acidente eu tenho certeza que não. A desaceleração iria acontecer de qualquer modo.

De qualquer modo, gostei do seu comentário. E deixo claro que o que escrevo aqui são minhas opiniões – de quem ficou umas 2 horas olhando fotos do local, de cima, de googlemaps, revendo o video, procurando saber sobre o trator, velocidade do carro.

Ah, em tempo: se você pensar em tempo corrido, entre o inicio da chuva forte, a iluminação cair, o primeiro acidente, as bandeiras, o segundo acidente e a bandeira vermelha temos um espaço de 2 voltas? 3 voltas? são o que? 6 minutos, 7? A direção de prova teve esse tempo para decidir qualquer coisa. A quem diga que é muito. A quem diga que é pouco. De verdade? Não sei dizer. Todos assumem a responsabilidade quando botam os carrinhos para correr. Todos. Até o acidentado.

Um tal de Lauda, um dia, assumiu a responsabilidade de não correr nessas condições. É menos piloto ou menos campeão ou menos gente por isso? Eu não acho. Berrar no rádio que está impossível pilotar por que está perigoso é empurrar a responsabilidade que na verdade é do próprio piloto. Nesse ínterim eu concordo em gênero, numero e grau com o Kimi.

Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
Reply to  Cristiano
9 anos atrás

Nossas opiniões são complementares, meu amigo.
Sinceramente, não culpo os diretores, nem o tratorista, nem o fiscal da bandeira verde. Todo mundo fez o que fez tentando acertar.

O importante é ter tranquilidade para assumir a imperfeição passada e focar em evitar que os erros se repitam.

João de Oliveira
João de Oliveira
Reply to  Fabio Aguilera
9 anos atrás

Falou tudo. O problema do trator em área de escape não é coisa recente.
Em 2003, M. Schumacher quase bateu em um trator aqui no Brasil. Em Nurburbring 2007, foi o Liuzzi que chegou a encostar no trator. https://www.youtube.com/watch?v=69JUz9BDrXQ

adriano
adriano
9 anos atrás

Acho que essa tragedia quase aconteceu com o kimi esse ano gracas ao piao que massa deu pra nao bater em cheio nele

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Eu li em algum lugar hoje que Schumacher ia se recuperar. Acho que foi no UOL.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Pessoal , li no google a respeito da ta lesão axonal difusa que acometeu o
Bianchi, é desanimador as consequências, porem vamos rezar .

Thiago
Thiago
9 anos atrás

É muito fácil falar, depois de tudo que aconteceu, mas… considerando a condição instável do clima, e tudo que ocorreu, era uma questão de simples bom senso ter começado esta prova mais cedo.

Mas… dinheiro… ah, o dinheiro… nem o bom senso pode com ele…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Thiago
9 anos atrás

O que não poderia ter acontecido é o trator/guindaste entrar na pista, principalmente com a corrida em andamento. Uma rodada dessas pode ocorrer no seco, na chuva, com maior ou menor iluminação.

Também não acho que fosse o caso de interromper a corrida por causa da chuva.
Engrossou a chuva, troquem os pneus, coloquem os indicados para chuva intensa (quase todos estavam com pneus intermediários).
O que poderia justificar o fim da prova era a iluminação. Sem enxergar não tem como.

JP
JP
Reply to  Thiago
9 anos atrás

Quando uma merda acontece em outros esportes, é sempre “fatalidade”, coisas do esporte”. Jogador que cai duro no gramado, lutadores sangrando e às vezes morrendo no ringue, ciclistas dopados. Mas quando é F-1 sempre vejo esses comentários: “demônio dinheiro”, “mega-dólares”, “ganância”, e por aí vai…

Edjair
Edjair
9 anos atrás

Triste porque sobretudo além de jovem acompanhei a trajetoria desse rapaz e sei de sua dedicação e amor pelo que fazia sei que Deus tem seus planos e somos ignorantes e nunca entenderemos os seus misterios mas seja como for esse rapaz viveu e vive uma vida dedicada a seus sonhos isso ja é acalentador.

davi de belém
davi de belém
Reply to  Edjair
9 anos atrás

Belas palavras…

Michel Matos
Michel Matos
9 anos atrás

Lamentável esse acidente do Bianchi! Espero que ele consiga sair com vida e saúde desse acidente!
Queria deixar outra coisa registrada, o caso Schumacher. É impressionante como não há notícias concretas! Os tais “paparazzos” conseguem fotos inacreditáveis de diversas personalidades nas mais diversas situações, mas não conseguem uma imagem do Schumacher? É no mínimo estranho!

PedroL
PedroL
9 anos atrás

É uma pena realmente o que está acontecendo com Bianchi, devemos manter a fé de que ele sairá dessa.
Historicamente várias vidas precisaram ser sacrificadas para que tecnologias e procedimentos fossem adotados, algo que se aplica em tudo nesse mundo, da terra ao céu.
Devemos admitir que a F1 não é o lugar mais seguro do mundo para se estar, pelo contrário, o risco de se perder a vida em um acidente é iminente e faz parte do jogo. Muitos pilotos perderam suas vidas nesse esporte, principalmente nas décadas de 50 (14), 60 (14) e 70 (11).
Senna foi um divisor de águas não só para a F1 como para o automobilismo de maneira geral, após sua morte muitos procedimentos de segurança foram adotados e certamente muitos pilotos devem a ele suas vidas.
Curiosamente o acidente de Bianchi acontece justamente no ano em que a F1 sofre uma de suas maiores mudanças técnicas, semelhante ao que ocorreu em 94, quando os sistemas eletrônicos foram abolidos.
Os carros não possuem controle de tração e possuem baixa pressão aerodinâmica, o que automaticamente gera menos aderência, além de não se permitir um acerto total do carro após o treino classificatório para condições de chuva na corrida, como foi no Japão. E mais algumas alterações como largura dos pneus e etc…
Alguns pilotos relataram que no inicio da corrida o carro aquaplanava a 100 km/h atrás do safety car, então existem outros pontos que merecem atenção também, além daqueles já citados e que todos sabemos.

Renan Moura
9 anos atrás

Lamentável. Bianchi tinha um grande futuro pela frente. Só de vê-lo ganhando aqui no Brasil no “Desafio das Estrelas”, evento realizado todo ano pelo Felipe Massa, já dava pra ver o talento do garoto que venceu as provas e com muita vantagem sobre experientes pilotos. Estava apenas a espera de uma oportunidade. Há poucos dias disse estar confiante e preparado para assumi uma vaguinha na Scuderia Ferrari, do qual faz parte do Programa de Jovens Pilotos, seria o natural. Mas a Ferrari é medrosa, sei que no fundo não o colocaria como titular no Ano que vem. Por isso gosto da Red Bull que não perdeu tempo e anunciou Kvyat assim que Vettel saiu e bateu a porta. Porém Jules ainda pode ficar marcado pela proeza memorável de ter deixado sua equipe ( de outra categoria) há frente da Caterham e até mesmo da clássica Sauber ( que caiu muito este ano) no Mundial de Construtores graças a seu grande desempenho em Mônaco. Apesar de tudo Jules conseguiu ter muitos fãs que apreciam os bons pilotos, que mesmo em equipes pequenas buscam grandes resultados.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
9 anos atrás

Puta que pariu! É foda mesmo!

Pedro Migão
9 anos atrás

Algumas linhas sobre a difícil decisão que a família tem de tomar: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2014/10/a-morte-de-bianchi-e-algumas-linhas-sobre-decisoes-extremas/

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Pedro Migão
9 anos atrás

Pegou pesado, hein? O fato das chances serem mínimas, não quer dizer que sejam nulas. Muito cedo para pensar nisso. Se fosse meu filho, esperaria pelo menos uns 50 anos para seguir sua orientação.

Pedro Migão
Reply to  Rafael Rodrigues
9 anos atrás

A ideia era gerar esta reflexão. Obviamente, as reações e opiniões são diferentes. Abraços

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Se o cockpit não fosse mais alto e não tivesse o hanz, provavelmente seria morte instantânea, assim como foi com ratzenberger.
Essa foto me traz certo conforto.
http://www.grandprix247.com/wp-content/uploads/2014/10/bianchi2.jpg

O capacete está intacto, a viseira, parte mais sensível do capacete, também.
Os capacetes evoluíram muito, existe uma tecnologia de uma marca de capacetes para motocross que promete proteger o cérebro das desacelerações, 6D helmets. Aqui tem um vídeo de um cara chamado Bell, testando o capacete.
http://youtu.be/QkGZXAplj5U
Muito triste. Muito foda.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Aqui dá pra ter uma idéia, não acho que capacete de carro tem essa tecnologia.
http://youtu.be/8y_u0LdCEfQ

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Mas mesmo assim, fudeu.
FG, tem gif na net que mostra que o capacete afunda. Claramente o capacete teve contato direto com o trator.
http://i.imgur.com/Y5ypvH3.gif
Pode ser perturbador pra algumas pessoas, então se não quiser não publique.

PedroL
PedroL
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Sem sombra de dúvidas tem, o gif abaixo responde por si só – impressionante.

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

A administração do circuito (Honda) disse que o acidente do Bianchi foi “azar”.

Para mim, dizer uma asneira dessa é confessar a culpa/responsabilidade.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

É incrível que coisas como estas continuem acontecendo em um esporte tão evoluído tecnicamente.

Tomara que ele se recupere, e que a F1 encontre uma solução para este tipo de acidente.

Abraços

John Player
John Player
9 anos atrás

Sobre o Schumacher, Jean Todt afirmou, após uma visita ao alemão no fim de semana, que Schumi “nunca mais poderá pilotar um F1” (penso que se refere ás condições motoras, reflexo) mas que “em “breve” poderá levar uma vida NORMAL novamente”.

Eu acredito e acho essa uma grande notícia.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Muito triste mesmo. Vamos torcer por ele.

Gus
Gus
9 anos atrás

Uma vida perdida ou lascada por causa de uma bobagem; não é só em nossas ruas que vemos vidas perdidas por erros crassos de julgamento ou por vias inadequadas/mal sinalizadas.
A F-1 – todos pensavam que já tinham deixado essas coisas para trás…

Alexei
Alexei
Reply to  Gus
9 anos atrás

Deixar para trás… Ilusão, pelo visto.
Há o imponderável. Sempre pode acontecer.

Felipe
Felipe
9 anos atrás

Lembrei dessa corrida, Nurburgring 2007, perto dos 2:25 minutos o Sutil perde o controle do carro, quase bate no safety car (o piloto do safety foi esperto e saiu da frente), e fora da psita quase bate num trator no meio da brita. O vídeo começa aos 1:10 minutos, vários carros saíram da pista.
http://www.youtube.com/watch?v=P3t56uLqlVI

Jorge
Jorge
Reply to  Felipe
9 anos atrás

E isto foi a 7 anos atrás, ou seja, esperaram acontecer o pior para, provavelmente, banir os tratores com corrida rolando.

Franco
Franco
9 anos atrás

Mais uma triste notícia. Mas ainda cabe a esperança. Hoje mesmo li que Jean Todt disse que Schumacher está próximo de ter uma vida “quase” normal. Não dá para saber exatamente o que ele quis dizer, mas não deixa de ser uma boa notícia.

Gustavo Curty
Gustavo Curty
9 anos atrás

A fila anda. Taí a vaga do Vergne pra 2015…

rogerio
rogerio
Reply to  Gustavo Curty
9 anos atrás

Que comentário infeliz, sem nenhuma necessidade.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  rogerio
9 anos atrás

Rogério um cara desse fala isso pra se aparecer.

Gustavo Curty
Gustavo Curty
Reply to  rogerio
9 anos atrás

“Pilotos são como lâmpadas, podem ser substituídos com facilidade” – Bernie Ecclestone.

Só estou usando a mentalidade do chefão da F1.

Luciano
Luciano
Reply to  Gustavo Curty
9 anos atrás

CANALHA!!!!!!

Ulysses
Ulysses
Reply to  Gustavo Curty
9 anos atrás

Nossa, muito desnecessario esse comentario…. cala a boca que é melhor.

Leandro
Leandro
Reply to  Gustavo Curty
9 anos atrás

É verdade, a fila podia andar pra você agora, seria bacana e mais saudável pra todo mundo não ler essa imbecilidade.

Anderson
Anderson
Reply to  Gustavo Curty
9 anos atrás

Idiota

Paulo Pinto
Reply to  Anderson
9 anos atrás

Não deem corda. Deixem o moço falando sozinho.

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Eu ainda custo a acreditar como em 2014 teve uma situação tão primária como esta do Japão.

Logo no Japão um país de atitudes exemplares.

Claro que a direção não era de um japonês, mas um trator entrando em uma área de escape curta, em local aonde quem saísse da pista iria pela inércia, com aquaplanagem acontecendo, quando logo alí perto (dá para ver pelas fotos) tinha uma daquelas gruas grandes, isto é tudo culpa da organização japonesa.

Foi uma sucessão de erros. Bianchi que poderia ter reduzido mais. O trator que poderia ter esperado terminar a corrida ou dar safety car e o Charlie que poderia ter dado uma bandeira vermelha.

Na minha opinião, a culpa maior é de quem autorizou o trator a entrar sem o carro de segurança e isto acredito que não veio da torre de controle, não dava tempo da torre decidir, uma volta tem dois minutos, na volta anterior o Bianchi tava atrás do Sutil (viu ele bater) então, dois minutos depois estava no mesmo local e o trator ja estava saíndo. Para mim, os japoneses viram o carro de sutil e entraram na pista sem o devido cuidado.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
9 anos atrás

Triste demais.
E pensar que o cara é menino ainda. Dois anos mais novo que eu.

Crueldade.

Leandro
Leandro
Reply to  Rafael Rego BH
9 anos atrás

Pensei o mesmo, baita carreira pela frente, guiou Ferrari esse ano…

Carlos Manoel
Carlos Manoel
9 anos atrás

Depois do incidente com o Schumacher em Interlagos sempre ficava apreensivo quando via esses tratores na pista sem o carro de segurança. Se uma pessoa já saiu naquele ponto, outra pode sair também!
Infelizmente aconteceu a tragédia, e a hora é de pensar como evitar outras no futuro. Essa não tem como voltar.

Luis
Luis
9 anos atrás

Tomara que os donos “experts” da F1 não concluam que é necessário pistas mais seguras e limem Suzuka, Spa, etc. Já que os horários firmados em contratos são inalteráveis.

Alexei
Alexei
Reply to  Luis
9 anos atrás

O problema não está nos circuitos.
Poderia ter acontecido em qualquer etapa.

PedroL
PedroL
Reply to  Alexei
9 anos atrás

Alexei, devo discordar de vc, uma vez que os circuitos da “velha guarda” não possuem tecnologia de drenagem como os novos, assim como áreas de escape e etc…nesse caso especifico, a chuva aumento e os dois carros aquaplanaram no mesmo local, ou seja, os procedimentos devem ser diferentes de um circuito para outro.
Discordo também do Luis, circuitos como Suzuka e Spa são templos do automobilismo e um deleite para os pilotos, por outro lado, faz-se necessário uma atenção redobrada dos comissários para evitar tragédias como esta.

Williams Head
Williams Head
9 anos atrás

Não sou medico e não entendo nada de medicina. Mesmo assim, antes mesmo do comunicado da Marussia, apenas vendo o video do acidente, tenho certeza de que ele ficar em estado vegetativo ou que a sua morte sera anunciada em breve. Alguém tem alguma duvida?

Alexandre
Alexandre
Reply to  Williams Head
9 anos atrás

Vai matar outro jacaré. Vai ser pessimista assim em outro Blog.

Se existe 10% de chances é porque existe, oras.

Williams Head
Williams Head
Reply to  Alexandre
9 anos atrás

Embora não seja medico e não entenda nada de medicina, tenho noção de estatística. Parafraseando a ti mesmo, “Se existe 10% de chances é porque existe, oras”. Porem, pode ter certeza que erguer um trator de 14 toneladas com a propria cabeça a 200km/h esta nos outros 90% de chances, oras.

charles
charles
Reply to  Williams Head
9 anos atrás

Poderia ter parado ao final da primeira frase.

Dú
Reply to  charles
9 anos atrás

Não deve entender nada de automobilismo, a dinâmica de um acidente, ou ter visto um ao vivo. 000,1% é chance.

rogerio
rogerio
Reply to  Williams Head
9 anos atrás

Não sei não, mas nunca espero nada interessante ou minimamente inteligente de quem se esconde atrás de pseudônimos. Posso estar sendo preconceituoso, mas a grande maioria dos comentários desse tipo de gente é desse teor.

Williams Head
Williams Head
Reply to  rogerio
9 anos atrás

Williams Head e Rogerio são igualmente pseudônimos. Se eu tivesse escrito meu nome Matheus Vasconcellos, meu comentário teria outro teor? E voltando ao assunto, tu acha que ele vai precisar de quantos dias pra voltar ao normal? Se tu pensares um pouco, saberá quanto o teu comentário foi interessante e com teor.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Muito triste. Principalmente em uma circunstância em que tudo poderia ter sido evitado não fosse a operação lamentável de retirada do carro do Sutil. Mas o “poderia” nesse caso “nada pôde” e o que resta é anotar mais um nome nas trágicas estatísticas da Fórmula Um.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
9 anos atrás

Será que o Charlie Whiting, e os outros comissários malas da FIA, vão anunciar que esse incidente está ” under investigation” ?