AH, FERRARI…
SÃO PAULO (eita) – Onde Vettel foi se meter… Bem, a Ferrari despachou hoje para a fila do desemprego Marco Machu-Pichu, e ainda bem, porque eu teria dificuldade eterna em escrever Mattiacci, com suas consoantes dobradas. O pobre vendedor de carros para o mercado americano ficou sete meses no lugar de Stefano Domenicali e será substituído por um executivo da área de… cigarros. Cigarros! Maurizio “Chegouchegando” Arrivabene é o novo “capo” da Gestão Esportiva de Maranello.
Arrivabene trabalha na Philip Morris desde os tempos em que era permitido fumar em restaurantes. É o cara da Marlboro, em resumo. Ele é também o marido da Stefania, que trabalha há bastante tempo como assessora de imprensa da Ferrari, uma querida. Lembro que durante anos foi ao Maurizio que recorri quando acabavam meus cigarros, ou quando esquecia de levar do Brasil.
Bom sujeito, o Chegabem. Conhece a F-1, sem dúvida. Mas entende alguma coisa de automóvel?
Saberemos em breve.
Joe Saward, que é um jornalista de F1 que respeito muito, disse que Mattiacci era um cara esperto e que já tinha percebido a posição difícil da Ferrari numa divisão de dinheiro obviamente injusta. Também talvez por isso tenha sido sacado. Ele não estava lá pra pensar na F1, estava para pensar na Ferrari. É o mal que afeta a F1 hoje. A ganância e egoísto estão matando a galinha dos ovos de ouro. A informação do Marchionne foi precisa: a Ferrari precisa de alguém que conheça os processos de governança da categoria. Leia-se: a Ferrari precisa de alguém que conheça os esquemas e consiga manter a posição privilegiada da equipe na divisão do bolo, no que parece que vai se tornar o grande ponto de discussão interna nos próximos meses. Arrivabene está lá para garantir que a parte da Ferrari continuará grande e maior que a das outras. Marchionne não é do tipo de gastar dinheiro (vai ver mandou o Mattiacci embora depois de saber pela mídia quanto pagarão pelo Vettel) e, se a parte da Ferrari no bolo for reduzida, ele vai ter que colocar a mão no bolso para ver a equipe vencendo de novo. Não vencer significa que a marca Ferrari valerá menos na bolsa, o que significa que a jogada inteira vai trazer menos dinheiro para o Grupo Fiat e, por consequência, que o financiamento da dívida da compra da Chrysler vai ser mais pesado. Dinheiro, dinheiro. F1, fãs, tocar a equipe é o de menos. Marchionne pensa na Fiat. Mas, resumindo, a mim só interessa que eles contratem o Hulkenberg no lugar do Kimi em 2016… Acho pouco provável que o Kimi fique além de 2016 e seria um grande desperdício de talento deixar o Hulkenberg terminar sua carreira sem guiar para uma equipe em condições de vencer.
É bem por aí mesmo.
Esse Flavio, é fogo (o Briatore, não o Gomes):
http://www.marca.com/2014/11/25/motor/formula1/1416942114.html?cid=SIN0301
É um belo nome na linha Kiviado.
Temos agora o Aivaibem … aí vai bem mal a Ferrari. Ou não.
Vendetta asturiana para encerrar os trabalhos. . .
Tampone. Ma questo feddore di Ross Brawn nesto pitlanetto!
Pelo jeito, ara ser diretor da equipe de F1 da Ferrari, basta ser executivo (de qualquer área) da Empresa e principalmente ITALIANO.
Entender de automobilismo e F1 ´secundário.
Vettel está jogando a carreira fora. Vitórias serão milagres desse jeito.
Esse vai passar o resto da vida lamentando uma escolha infeliz e morrendo de saudade da RBR.
Uma pena.
Podiam então ter chamado o Briatore.
Ferrari a exterminadora de pilotos, o próximo é Vettel.
Não sei porque não chamaram ainda o Gerard Berger que deu a primeira vitória ao vettel e com motor Ferrari na Toro Rosso.
se o motor (unidade de força…) explodir e fizer muita fumaça já saberemos que o novo diretor esportivo está no lugar certo…
Se ocorrer cabe processo, desclassificação, perda de ponto, multa à ferrari por fazer marketing e propaganda da indústria tabagista.
A Ferrari é intrigante…
Nenhuma equipe ressalta de forma tão veemente como a Ferrari o fato de a escuderia ser mais importante que o piloto.
Só que nenhuma escuderia se mostra tão dependente de pilotos como a Ferrarri.
Em 2005 e 2006 a Renault foi bi-campeã com um piloto de baixo custo.
Em 2007a Ferrari venceu após despejar um caminhao de dinheiro nas contas de Raikkonen.
2008 – McLaren campeão com um piloto prata da casa, de baixo custo.
2009 – Brawn campeã com um piloto de baixo custo.
2010 – 2013 – RedBull tetracampeã com um piloto prata da casa.
Enquanto isso, a Ferrari gasta fortunas com pilotos (Raikkonen, Alonso, Vettel) e não constrói um carro decente. Parece o mesmo caminho que levou a Lotus à falência, depois de gastar o que não podia com Senna e Piquet.
Queria muito ver Vettel campeão pela Ferrari, só pra tristeza do Alonso.
Eu quero e vou ver!
Bem, dizem que o Maurizio Arrivabene se dá bem com o Ross Brawn. Ou “Rosso” Brawn, na época galática da Ferrari com Michael Schumacher. Enfim, se Rosso Brawn voltar mesmo à Maranello, então, as coisas tendem a se ajeitar por lá. Como disse o Flavio, vamos ver o que vai acontecer.
Mas para o Vettel ainda é melhor a Ferrari 2015.
Pelo menos a culpa não vai ser dele em caso de derrota, e não vai ter nenhum Ricardo para correr atrás (literalmente) …
Chama o Andretti (Mario Sr.) para diretor desta bagaça!
E de quebra contrata um quadro de projetistas que preste. Poderiam tirar o John Barnard da Pension Gallery.
E daí se a Ferrari se arrastar nos próximos anos? Vettel está lá pela grana e pela fama de pilotar para a Scuderia. Fica 3 anos, enche os cofres e, se não der certo, ainda será jovem o suficiente para recomeçar em outra equipe. Para Alonso é o oposto. Ele sabe que seu tempo de “vida útil” na F1 está se esgotando, tem pressa. Talvez seu contrato com a McLaren seja de apenas 1 ano, para ficar livre de novo em 2016 e ir para outra equipe, caso seja melhor para ele.
Até prova em contrario,eu continuo achando que a equipe de Maranello esta em franca decadência assim como aconteceu com Alfa Romeu e Maserati, mortas esportivamente pelo grupo FIAT.
E também acho que Vettel tenha cometido um grande erro esportivo ao optar pela equipe italiana,quando possivelmente possa entrar mais uma equipe germânica no campeonato ,e que também Vettel não seja este piloto muito fora de série como se supunha, só era um muito bom piloto com o melhor carro como ocorreu com Damon Hill e com um companheiro de equipe similar ao que Shumi e Alonso tiveram,ou seja que jamais incomodaria ao primeiro piloto.
Nossa,, acho que isso é mal da italianada, Essa Ferrari parece o Palmeiras, só confusão. Primeiro coloca um vendedor de carro para chefia uma equipe de F-1, é igualzinho né? E agora um executivo da área de… cigarros.????
Seria Vettel um Valdívia?
Vamos ver quanto tempo leva pro Arrivabene levar um arrivederci.
agora só falta recontratarem o Alesi
Agora só falta recontratarem o Alesi hahahahaha
A Ferrari é uma verdadeira nau sem rumo e sem capitão, o vendedor de carros foi substituído pelo cara do tabaco, pobre Enzo deve estar se revirando no túmulo de vergonha!
Ferrari voltando a ser aquela cantina italiana zoada pré Schumi !!
Voltando a torcer pela Ferrari, não pelo Mattiacci, mas sim pela ausencia do Idiota do Alonso.
Essa é uma das coisas que nunca entendo, sempre tem algum diretor de mkt, gerente de vendas, dono da vendinha sendo promovido a diretor técnico de uma equipe de corrida de carros…está certo isso Gomes? Sempre achei que esses cargos deveriam ser ocupados por engenheiros mecânicos, ou ex pilotos que entendem de corridas, carros e estrategias de corrida.
Ve44el resolveu tirar 3 anos Sebáticos para enricar!
Depois do Tetra, quem não faria o mesmo!?
R$ 200 milhões por ano… Isso sem ter empresário, sem ter banco patrocinando por trás.
Enquanto os outros correm atrás, ele só enxerga Fangio e Schumacher acima.
Allez Jado!
Finalmente Vettel entrou pro clube. Pena ter sido as custas do melhor carro e não do talento.
http://en.espnf1.com/f1/motorsport/story/154247.html
#ChupaMais!
Se Luca di Montezemolo continuasse no cargo de presidente da Ferrari, com sua pressão, os motores já estariam descongelados
Ouvi algo sobre um possível desligamento da Ferrari do grupo Fiat. Será que a chegada de um nome de peso da Phillip Morris pode ter algum relação com o futuro da marca? Ou estarei eu delirando?
Delírio total.
Parece que a iniciativa de ter 10% das ações da Ferrari na bolsa de valores é para ter investidores que bancariam a Scuderia sem depender da grana do Grupo FCA para isto, já que a divida contraída pela compra da Chrysler é muita alta para o Grupo pagar neste momento. Marcchione já deixou bem claro que não vende nenhuma marca do Grupo FCA para o Grupo VW. Mas o Grupo VW sabendo que a dívida é bastante alta queria algumas marcas do Grupo FCA para comprar (na minha opinião seriam a Alfa Romeo, a Magnetti Marelli e a Iveco), o negócio estava quase fechado mas Marcchione percebeu que isto seria uma manobra para que o Grupo VW podesse assumir totalmente o Grupo italiano pela suas ações que Marcchione colocaria também na bolsa de valores que seria de 30% (se eu não estiver enganado). Percebendo que o Grupo VW primeiro compra as ações minoritárias para depois assumir a empresa totalmente num futuro próximo, decidiu por romper com as negociações em andamento. Aí fica a pergunta: será que Marcchione está fazendo “uma espécie de leilão” para poder vender a Ferrari por um preço absurdo e depois contando com este valor pagar a enorme dívida que contraíu pela compra da Chrysler?
Não, tá delirando. Até pq o presidente da Ferrari é também presidente do grupo Fiat
Flávio,
Só uma dúvida: ano que vem quando o Vettel perguntar:
“Ma carro, nada???”
Você acha que ele vai estar reclamando do carro ou do prato predileto da escuderia???
Grande abraço.
Pelo menos de motor fumando ele deve entender…
:P
ótima !
Parece que o Ross Brawn está voltando . Sorte do Seb!
Olha, vira e mexe dizem isso. Mas, ele mesmo disse que depois da Brawn só iria ajeitar as coisas e não ia mais querer saber de F1. Disse que quer sossego, fazer coisas simples que nunca teve tempo para fazer como pescar.
Ou Vettel dá um jeito de convencer Newey a ir para a Ferrari ou ele vai ter que esperar, muito, mas muuiiito tempo mesmo.
Eu acredito que agora com um carro todo projetado pelo James Allison, a coisa comece a andar
E se o Aldo Costa voltar mesmo pra Ferrari, melhor ainda.
Imagino que dá metade de 2015 em diante, a Ferrari volte a brigar por vitoria.
Dennis vai encher a lagoa da sede da McLaren com salmão, Brawn não resistiria!
Quem sabe isso não sensibiliza a phillip morris do brasil e voltam com o marlboro vermelho normal, pq o novo… pqp!!!
Quello lí arriva bene, ma come esci?
Male !