CAMPEÃO

SÃO PAULO (entenderam?)Kevin Harvick conquistou ontem o título da Nascar na primeira temporada com mata-mata da história. Foi em Homestead, em corrida definida nas voltas finais graças a uma troca de quatro pneus que acabou levando o piloto da Stewart-Haas ao seu primeiro título, depois de cinco vitórias no ano. O regulamento é confuso, mas interessante. E funciona porque são muitas corridas. Enfim, chegam à última prova do campeonato apenas quatro pilotos com chances de título, e aquele que terminar na frente leva. Pode dar errado, e um cara que não ganhou nada o ano todo levar a taça. Mas pode dar certo, como deu com Harvick.

Vocês acham que isso poderia ser aplicado à F-1?

havick

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Abilio Augusto
Abilio Augusto
9 anos atrás

Não vira na F1, porque na NASCAR pelo menos 20 pilotos tem boas chances de vencer pelo menos uma corrida. 13 venceram nessa temporada. O número grande de inscritos e corridas também ajuda.

Porém concordo com o próprio Harvick: Foi muito mais estressante para os pilotos conviver com o risco de ser cortado por mais três vezes. As últimas corridas foram insanas para eles…mas sensacionais para o público. Não me lembro de um Chase tão disputado como esse…

Antônio
Antônio
9 anos atrás

Não, não e não. Muito confuso e pode ate mesmo ser injusto. Fórmula-1 e Nascar são competições muito diferentes e não acho que as soluções para os problemas de uma estejam logo ali como exemplo a ser seguida na outra… sem desmerecer a Nascar que eu acho um belo espetáculo.

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Gostei do formato. No início estranho. Mas dá uma dose de emoção nas corridas finais, em especial a última. Formato estranho? Sim. Injusto? Não em sua estréia.

Fernando Passos
9 anos atrás

Flavio, não daria certo, pelo que você mesmo mencionou, grande quantidade de corridas.

Outro ponto. A “Cup”, categoria mais importante da NASCAR que usa este esquema de playoffs, têm 43 carros por corrida, então tem bastante carro para ser eliminado.

Outro ponto, os carros são muito parecidos tecnicamente, sem que existam disparidades enormes como na F1. Apesar de 3 montadoras diferentes de motores, as injeções eletrônicas da Cup são padrão feitas pela McLaren, com mesma quantidade de limitação de fluxo de ar.

Sem falar que, na minha opinião, o americano gosta do show, mantendo o espetáculo sempre aberto até a final. Já a F1 sempre privilegia quem é o melhor e mais constante, o que faz algum sentido, principalmente pela disparidade de investimentos de cada equipe.

Sou fã tanto da F1 quanto da Nascar, mas as duas são totalmente diferentes.

Jonas Martins
Jonas Martins
9 anos atrás

Se a F-1 tivesse 43 carros e 36 corridas, daria certo!

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Não tem essa de injustiça coisa nenhuma. Todos ali sabem como funciona o campeonato desde o início. Deve-se lutar para ir se classificando e literalmente se matar para ganhar as últimas provas. E dane-se quem não gosta, continue assistindo F-zzzz.

O Harvick mereceu MUITO o título, porque soube crescer no momento certo.

Matheus
Matheus
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Vide o Bad Brad ganhando na marra em Talladega.

Edgar
Edgar
9 anos atrás

Vamos por partes , esse formato da NASCAR é o que ocorre na NHL , NFL , NBA ou seja Play OFF , é a cultura americana de ter um vencedor de qualquer jeito . Ponto .
Não seria aplicada a F1 simples , a F1 não tem o mesmo numero de etapas da NASCAR ( 36 por ano ) . A quantidade de participantes da F1 e minima 22 Pilotos se hj fosse ter um Play off como na NASCAR ou os 2 carros da Lotus estariam fora ou os 2 da Sauber ou um e cada não sei .. só sei que não daria certo .

Estevão
Estevão
9 anos atrás

Quase deu errado. Ryan Newman, um dos que lutavam pelo título, não havia ganho nenhuma corrida no ano e quase venceu justamente a última. Chegou em segundo, muito perto do Harvick.

John Player
John Player
9 anos atrás

Quem gosta de mata-mata, seja no futebol ou até em corridas, é aquele que torce para um time que nunca terá COMPETÊNCIA E REGULARIDADE para se distanciar (na frente) dos demais nos “pontos corridos”.
Sem mais.

Matheus
Matheus
Reply to  John Player
9 anos atrás

Tem razão! Acho que a Copa do Mundo deveria ser pontos corridos. Acaba uma e já inicia outra. Seria interessantíssimo um campeonato de seleções durar quatro exaustivos anos para, ao final, sabermos qual a seleção mais competente e regular.

Uau! Que demais!!!

Rafael Banzales
Rafael Banzales
9 anos atrás

A Nascar geralmente não da tiro no pé. Tal qual as marcas que realmente importam são patrocinadoras. O circo da categoria é marcado e definido para o perfil de seu público, ou seja, pessoas normais. O verdadeiro trabalhador americano. Pouca grana, muitas contas, mas que gosta de ver seu piloto favorito. Muitos brasileiros que se dizem intelectuais e gostam de apedrejar métodos vindos deste povo por motivos até de inveja irão claro repudiar a atitude da Nascar. São tentativas para mudar o jogo. Chega, realmente cansa ver alguém liderando tudo e no final nem tem o que se disputar. Vamos ver se da certo. A única coisa que não gostei foi ser o final em Homestead. Nada contra o circuito, mas acredito que o final deveria ser em algum circuito desafiador e uma corrida um pouco mais longa que o normal. Pensei em uma pista como Sebring. Umas 3 horas de prova. Algo cansativo para realmente os quatro ou cinco primeiros do campeonato darem o sangue e todas suas forças para levantar a taça tão aclamada. Achei bacana na Nationalwide o filho de Bill Elliot ser campeão e toda a preocupação que os americanos tem relembrar campeões do passado. A F1 nunca aceitou a idéia simples da fórmula de sucesso da Nascar que é a seguinte. Aceitar o povo, é o povão mesmo, para serem seus seguidores. A F1 trata muito mal seus fãs. Eu vi um F1 desligado em minha vida uma vez em 1997 numa concessionária da Fiat. Era uma Ferrari 1995. Nunca sequer vi um carro de F1 ligado. Ou seja, mesmo que assista por toda minha vida a F1, o treino do sábado que eu ficava puto quando criança que tinha que perder as vezes por causa da catequese, não terei a oportunidade de ver ao vivo um carro sendo ligado ou correndo. Claro mas os preços absurdos de Interlagos me distanciam ainda mais deste feito. A Nascar arriscou e vai com certeza avaliar se o povo gostou ou não. Já a F1 avalia tantas modificações pífias ao longo de cada ano?

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

“primeira temporada com mata-mata da história”
Ah, agora entendi a “necessidade” daquelas brigas de pilotos na Nascar, um jogando o outro no muro, jogando pra fora da pista…
Mata-mata.
Faz sentido.

Matheus
Matheus
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

Sempre foi assim, mesmo quando o regulamento era de pontos corridos. “bump-and-go” é permitido pelo regulamento. Quem acha que um piloto ou o outro exagerou ou foi desleal, resolve com o outro piloto. Não precisa ir à imprensa ficar chorando como uma criança mimada, como boa parte da corja da F1 faz.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
9 anos atrás

Esse regulamento é o pior possível pra uma categoria. Se a regra fosse aplicada na Fórmula 1, então o Ricciardo poderia ser campeão em Abu Dhabi, bastando chegar na frente do Hamilton e do Rosberg naquela corrida?
Absurda essa regra da Nascar, desvaloriza as corridas anteriores em pról apenas da última corrida. Ou seja, o Passa ou Repassa das arábias perto disso é algo nada assustador. Pontuação dobrada ajuda na emoção, mas ao mesmo tempo não prejudica o trabalho de um ano todo. Mesmo que Ricciardo vença no Passa ou Repassa Árabe, com Hamilton e Rosberg abandonando, ainda sim a taça iria nesse caso para Hamilton.

Tiago Albino
Tiago Albino
Reply to  Fontana o poderoso
9 anos atrás

Olá Fontana! Não penso que a atual regra da Nascar seja tão absurda assim.

O que se viu ao longo do ano foram vários carros brigando pela vitória em cada uma das corridas.

Disputas bem legais que dão gosto, coisa que há muito tempo não se vê na F-1.

Acompanho as duas categorias e sinceramente, me dá sono assistir a uma F-1 onde apenas dois carros tem chance e o resto faz figuração.

graças ao Ricciardo, a monotonia da F-1 foi quebrada.

Claro que não dá para pegar um simples modelo de uma categoria que, quer queira ou não é um sucesso, e aplicar em outra. É preciso adaptar, mas a ideia não é má como pregam.

Alias, algumas regras poderiam ser pensadas, como por exemplo, a questão da quantidade de carros e patrocinios.

Neste ano vimos a Caterham e Marussia morrendo por conta de custos (claro, com certeza má administração também). Mal davam conta de um carro, quanto de dois.

Uma ideia seria flexibilizar a quantidade de carros, entre 1 e 3 carros. E ainda permitir colocar patrocinios diferentes em cada carro, se for o caso.

Acho que a F-1 não é a única categoria que funciona bem no mundo. Aliás, ultimamente, está tão ruim.

Temos categorias menores que funcionam muito bem e são bem mais interessantes do que a tradicional F-1.

Sem contar com as besteiras que estão sendo soltas pelo próprio dirigente.

Acredito que fechar os olhos para experiências e ideias de outras categorias é dar tiro no pé.

A Nascar pode ser apenas show. Mas funciona. E tem público, seja de 70 anos, seja de 7.

Tiago Albino
Tiago Albino
Reply to  Tiago Albino
9 anos atrás

Sem contar também a nossa maior categoria, a Stock Car.

Não sou muito fã, mas vem alterando e tem tido corridas muito melhores de se assistir do que a própria F-1.

Que o Barrichello vença 2014!

Matheus
Matheus
Reply to  Fontana o poderoso
9 anos atrás

Autódromos sempre lotados, mesmo onde a Nascar corre duas vezes por ano.

Mas concordo que isto jamais poderia ser aplicado em uma categoria como a F1. Mesmo porque F1 nao é uma categoria, é um negócio. Um negócio muito emocionate para os que investem seu dinheiro lá. Para o público, me lembra muito uma brincadeira de criança chamada “Segue o Mestre”,

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Sou totalmente contrário a nascarização da F1. Regulamento de F1 deveria ser puro-sangue, visando a competição e não o show sem lastro esportivo. Portanto, nada de asa móvel, pontuação dobrada no última prova, pneu esfarelando.

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

E deste jeito voltaríamos as corridas chatíssimas, monótonas e absolutamente previsíveis como acompanhamos desde o início dos anos 1990 até pouco tempo atrás… Os penduricalhos aerodinâmicos, DRS, ERS e afins são um puta pé no saco, mas resolveu o problema das corridas mornas quase frias que nos acostumamos a ver.

Marcio Vieira
9 anos atrás

acho que na F1 precisa criar algum tipo “dificultador”, como o lastro para a próxima corrida, por exemplo:

25kg para o vencedor
15kg para o segundo
10 kg para o terceiro

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Marcio Vieira
9 anos atrás

Realmente, é o último artificialismo que a F1 ainda não adotou, ainda…

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Paguei pau foi pro Chase Elliot sendo campeão na temporada de estréia na nationwide. Dezoito anos! O moleque vai longe.

Edgar
Edgar
Reply to  Pedro
9 anos atrás

Ele possivelmente entra na Sprint Cup pela Hendrick no carro 5 ou numa possível aposentadoria do Jeff Gordon …mas acho que em 2016

Robertom
Robertom
9 anos atrás

Não dá para ser por pontos corridos.
O campeonato tem 36 etapas, e se fosse por pontos corridos o Jeff Gordon já teria liquidado a fatura há muito tempo.
Preferia o sistema do Chase utilizado até o ano passado, o mata-mata tem cara de “reality show” e pode produzir uma injustiça catastrófica.
Ainda bem que ganhou um dos caras que merecia, e chegando na frente na etapa decisiva.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Nem uma coisa, nem a outra. O chase antigo era horrível também. Se querem emoção pra última prova, se for o caso, até coloquem pontuação quadruplicada na última corrida, e pontuação dobrada na penúltima corrida. E coloquem pontuação dobrada em corridas importantes evidentemente, como Pocono, Talladega e Daytona. Bem melhor do que dar a chance de um piloto ser campeão somente com uma mísera vitória na etapa final. O Newman quase fez isso neste ano. Hamilin venceu somente uma mísera corrida e chegou na última etapa com chances de título. Ainda bem que o Harvick venceu na última corrida, o que evitou uma injustiça completa.

Luis
Luis
9 anos atrás

Seria PERFEITO, assim como grid invertido, corrida do milhão com direito a carro e motor extra às equipes mais fracas para poderem vencer sem economizar nada, prêmios em dinheiro para conquistas pouco valorizadas durante o ano (como quem deu mais voltas no ano, quem abandonou menos, troféu fair-play para o menos punido em pista, pistão de ouro para a equipe que mais economizar motor), entre outras. O importante é que sejam medidas onde todos se sintam vencedores e o mérito deixe de valer algo!

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
9 anos atrás

Eu sou pelo mata-mata no futebol e pelos pontos corridos nas corridas (rolou até uma aliteração na frase).

Marcelo Feitoza
9 anos atrás

Olha Flávio,
Vi entusiasmado a corrida ontem, mas quase dá Newman, que seria o menos merecedor. ]

E achei interessante. É como a velha história: prefere o brasileiro de pontos corridos ou com mata mata? Os pontos corridos são mais justos, só que o mata mata é emocionante. Prefiro a justiça. O colega ao lado aqui, a emoção.

Então, a F1 já está com essa trosoba de pontuação dobrada. Juntar playoff só pioraria o que já está ruim.

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Marcelo Feitoza
9 anos atrás

Concordo com você.
Quase dá a zebra!
No caso de um campeonato com tantas corridas, acho muito mais justo pontos corridos. O Gordon foi o melhor, o Harvick o segundo melhor.
Acho que para nossa Stock Car poderia ser interessante, pois são poucas corridas. Deve ser lembrado que os carros de turismo permitem disputas mais acirradas, que acabam acontecendo nesse modelo de campeonato. Na F1 acho que deve-se acabar com a loucura dos gastos exagerados em motores caríssimos, deixando o pessoal com margem para trabalhar chassis, etc. Equilíbrio mesmo, nunca houve na F1 de uns 30 anos para cá. Só até a década de 1970 e nem sempre.

Mario Rodrigues
Mario Rodrigues
9 anos atrás

Típico regulamento de esporte americano. Horrível. Já pensou, na última corrida o Vettel vence e é campeão de 2014, mesmo com quase 200 pontos a menos que o Hamilton…. ridículo

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Mario Rodrigues
9 anos atrás

Realmente, em quase todos esportes dos EUA, o sistema é assim, mata-mata, decisão no último jogo, artificialismo total, injustiças em prol da emoção. Mas felizmente a Indycar não é assim, pois usa inclusive um dos melhores sistemas de pontuação existentes, um sistema que valoriza a vitória, premia pole position, premia quem faz a melhor volta, premia quem lidera por mais voltas, e até mesmo quem lidera uma mísera volta qualquer, E também na Indycar todos pontuam, do vencedor até o último colocado.
Outro sistema de pontuação muito bom é do da MotoGP, com a pontuação indo até o 15º colocado.