DICA DO DIA

SÃO PAULO (que tempo…) – Domingo, todos sabemos, a Alemanha festejou os 25 anos da derrubada do Muro de Berlim. Mas um episódio anterior a esse, pouco mais de um ano antes, para ser preciso, eu não conhecia e achei legal dividir com vocês.

No dia 1° de julho de 1988, cerca de 200 alemães-ocidentais pularam o Muro para o outro lado. E foram resgatados por soldados da Alemanha Oriental.

Tudo aconteceu numa área onde ficava, antes do Muro, e fica de novo, depois da queda, uma das mais importantes praças da Europa, Potsdamer Platz. O Muro passava por ali, mas o governo da DDR, naquele trecho, deixou uma área de quatro hectares que lhe pertencia do lado ocidental. Por nenhuma razão especial, apenas a praticidade de erguer o muro de forma linear sem ter de dar muitas voltas. Era uma situação muito curiosa: território da Alemanha Oriental “abandonado” do outro lado do Muro.

Essa área foi abandonada e um belo dia a prefeitura de Berlim Ocidental resolveu fazer uma avenida no local, que já havia sido tomado por vegetação e possuía até um ecossistema muito particular — algumas colônias de pequenos animais viviam na sombra do Muro sem ser incomodados. Um acordo com o governo da DDR, de troca de territórios, permitia o uso da área, embora ela ainda pertencesse a Berlim Oriental.

Nos anos 80, Berlim Ocidental tinha uma juventude efervescente de punks, ecologistas e malucos em geral. Eles resolveram ocupar a área para impedir a construção da estrada. Como o território era, oficialmente, da DDR, a polícia ocidental não podia fazer muita coisa. Mas quando o acordo de troca de territórios foi consolidada, os agentes da lei resolveram retomar a área sem muita delicadeza.

O que se passou, então, foi uma fuga “ao contrário”. A molecada subiu no Muro e pulou para o lado oriental, que estava achando tudo aquilo um barato — qualquer confronto entre população berlinense e autoridades do lado ocidental era comemorado pelo governo comunista. Tanto que caminhões do Exército da DDR resgataram meninos e meninas, devolvendo-os a Berlim Ocidental por outros postos de fronteira, para que eles não fossem identificados e pudessem voltar sem problemas.

A história toda está neste link aqui, e tem até vídeo. Um ano anos e quatro meses depois, o Muro seria derrubado, e o resto é história.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Dias
Rodrigo Dias
8 anos atrás

Não sabia onde postar, então vai aqui.
Olha só uma das traquitanas da Alemanha Oriental que sei que você vai gostar: um “media player” revolucionário.

http://gizmodo.com/a-look-at-the-tefifon-germanys-doomed-1950s-music-play-1696294961

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias
Reply to  Rodrigo Dias
8 anos atrás

Oriental, não. Ocidental.

Nico
Nico
9 anos atrás

Sinnlos! Bastava não terem erguido o muro e nada disso aconteceria. Inclusive Pessoas poderiam ter sido muito mais felizes, famílias não teriam sido separadas, etc…

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Nestes últimos dias também foi lembrada uma outra “obra” dos alemães, bem mais feia do que o muro: a Kristallnacht.

Douglas
Douglas
9 anos atrás

Flavio, olho seu blog todos os dias. Queria parabenizar pela vasta gama de assuntos abordados e pela sua coragem de expor suas opiniões de maneira clara e honesta, até se explicando quando necessário (ex: caso político do Massa). Muito bom o texto! E muito cultural também. Agora, você pode me desbloquear no twitter?

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Pôxa da DDR eral legal? Pra que muro então?

mario
mario
9 anos atrás

Tolos existem dos dois lados..

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Que história legal!

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

El Tarabin
El Tarabin
Reply to  Atenágoras Souza Silva
9 anos atrás

Kkkkkkkkkk, demente

Flavio botelho junior
Flavio botelho junior
9 anos atrás

caiu o muro de Berlim e fazem festa, mais a mídia se esquece da vergonha do muro que separa a Palestina de israel, que bombardeia escola com crianças dentro, e os queridos coxinhas que se esquecem do muro que separa o México dos eua “minuscula de proposito” , a historia verdadeira ainda vai ser contada.

El Tarabin
El Tarabin
Reply to  Flavio botelho junior
9 anos atrás

Sim, a humanidade estava a espera de um gênio do seu naipe para contá-la. Aguardamos ansiosamente!

El Tarabin
Reply to  Flavio botelho junior
9 anos atrás

Será que a verdade será revelada antes de você aprender Português?