SCHUMI, 20

1994_Schumacher

SÃO PAULO (o cara)Foi num dia 13 de novembro, em 1994, que Michael Schumacher conquistou seu primeiro título mundial. Para chegar lá, na temporada mais triste da F-1 moderna, o alemão não pensou duas vezes quando viu a taça escapar de suas mãos no fim do GP da Austrália, em Adelaide. Depois de lamber o muro e ficar com o carro todo torto, Michael viu Damon Hill se aproximando rapidamente. Ia passar. A porta foi fechada, a batida foi inevitável, e o abandono o deixou por alguns minutos angustiado, encostado num poste.

Mas a suspensão de Hill entortou, e não teve jeito. O inglês da Williams abandonou, também. Placar final: 92 a 91 para Schumacher, então da Benetton.

Michael tinha suas razões para mandar o espírito esportivo às favas em 1994. Se sentiu muito prejudicado com o rigor da FIA, que o suspendeu de duas corridas por conta de uma desobediência em Silverstone. Fora punido com um stop & go, e não cumpriu. A direção de prova desclassificou o piloto e o tirou dos dois GPs seguintes. Na Bélgica, por irregularidades no carro, também foi desclassificado. Resultado: das 16 etapas daquele campeonato, foi eliminado de quatro. Teve de conquistar o título em 12 corridas, contra as 16 que Hill teve a chance de pontuar.

Há quem acuse a Benetton de ter roubado descaradamente naquele ano, disfarçando sistemas eletrônicos banidos no final da temporada anterior e também trapaceando nos reabastecimentos. É tudo verdade. Mas, em 1994, todo mundo roubou. A FIA não estava preparada para detectar traquinagens cibernéticas e as equipes grandes usaram e abusaram das falcatruas. Falo disso no “Bom Dia, GP!” de hoje.

Dali em diante, Schumacher ficou com a fama de mau esportista. Injusta. Todo mundo, em algum momento, aprontou na F-1. Como se diz, não há santos nas pistas. Muito menos entre aqueles que se tornaram vitoriosos.

Subscribe
Notify of
guest

172 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
nelson weiss
nelson weiss
9 anos atrás

Schummy foi o mais perseguido piloto de todos os tempos. Fizeram de tudo para lhe tirar pontos e diminuir a sua superioridade. Tiraram pontos, desclassificaram em corridas, tiraram pontos de um ano, trocaram pneus, rodas, tudo para ele parar de vencer, mas nada adiantou, ele era mesmo muito superior ao resto. Só para não esquecer: aposentou um tri campeão em seu ano de estréia, matou de raiva o Semi Deus no seu primeiro ano completo(92) ainda chegando na frente no campeonato. Realmente, os seguidores de GALVÃO e companhia não podem gostar dele.

Razor
Razor
Reply to  nelson weiss
9 anos atrás

Se ele era tão superior, mas TÃO superior mesmo, porque tinha que se esconder atrás de contratos para não ter concorrência dentro da sua equipe? Tinha medo de rodas-presas como Verstappen? Medo de Johhny Herbert com as duas pernas quebradas sendo posto dentro do carro? De Irvine? De Barrichello? Medo de Rubens Barrichello!!!??? Peraí…peraí…tem alguma coisa errada nisso!
Vamos ver como esse ser superior se sai quando o outro piloto da mesma equipe pôde disputar contra ele: Nico Rosberg dá-lhe três anos de surra!
ESSE é o ser tão superior, Herr Weiss?
Não, não era não.
Superiores eram os pneus da Bridgestone entre 1999 e 2004.

Historiador da F1
Historiador da F1
Reply to  Razor
5 anos atrás

Nobre, só lembrando que o Senna boicotou a entrada do Derek Warwick na Lotus, sob a alegação de que a equipe não teria condições de dar atenção a dois pilotos de ponta, sem falar que correu durante um bom tempo ao lado do seu fiel escudeiro, o Berger… quando correu com Prost, perdeu o campeonato para o mesmo e detalhe, na mesma equipe…. e aí? Será que foi só o Schumacher que queria exclusividade? Outra coisa, o Schumacher voltou a fórmula 1 para ajudar no desenvolvimento da equipe nos primeiros anos, principalmente pelo fato de a Mercedes ter patrocinado ele nas categorias de acesso. Em várias entrevistas, ficou claro que o seu retorno teve como motivo principal uma retribuição por tudo que ela tinha feito por ele. Outra coisa, fazer uma comparação entre um desportista acima de 40 anos com de vinte e tantos é um pouco injusto, não? Tens noção do esforço físico exigido? Além disso, não podemos esquecer que os carros da F1 mudaram e muito desde a primeira aposentadoria dele. Só pra terminar, abaixo apresento os números:
Em classificação, tivemos: 41 / 17 – Para Rosberg, já em corridas, foram: 35 / 22. Aí eu te pergunto, e se os dois tivessem a mesma idade? E se os carros não tivessem mudado tanto, será que a diferença seria tão gritante? Desculpe, mas não dá para concordar com essa comparação.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Michael Schumacher substituiu Alain Prost rapidinho como rival de Senna surpreendendo todo mundo, até o próprio Senna. Como o Senna acabou morrendo logo no início do campeonato, então o despreparado Damon Hill que era um segundo piloto subalterno herda a Williams de forma inesperada tendo que aprender pegar a equipe na mão logo de cara numa situação um pouco parecida com a de seu pai em 1968 que herdou a Lotus do falecido Jim Clark. O Damon Hill só teve essa chance de lutar com o Schumacher devido suas quatro punições no ano que coincidentemente resultaram em quatro vitórias pro Hill. Na decisão o Schumacher largou bem liderando a corrida até errar e bater desesperadamente no Hill que se tivesse pisado no freio seria o campeão. O Schumacher saiu do carro chorando e pensando que estava derrotado, mas logo recebia o aviso do abandono de Hill que estava com sua barra de suspensão do seu lado esquerdo torta. Depois disso tudo o Schumacher torna-se o primeiro campeão alemão da F1 em 45 campeonatos.

tonirico
tonirico
9 anos atrás

A fama de mau esportista não é injusta pois ele jogou o carro contra o villeneuve depois da mesma maneira.

nelson weiss
nelson weiss
Reply to  tonirico
9 anos atrás

Mas perdeu todos os pontos, já um tri campeão jogou o carro em cima do outro, confessou isso e aconteceu o que? ficou como campeão, nem um pontinho perdeu, e é considerado um exemplo de esportista. ARGHHHHH

Danilo A.
Danilo A.
9 anos atrás

Não se tolera jogar o carro em cima do adversário, em qualquer circunstância. Pior ainda se for pra ganhar um título. Não é injusto dizer que Schumacher foi um péssimo esportista.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Danilo A.
9 anos atrás

Sua afirmação cai no vazio. Schumacher foi eleito o esportista do ano em 2001.

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Receber o prêmio o torna um bom esportista no sentido moral e não apenas em relação à performance?

Razor
Razor
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

2001 deve ter sido um ano bem fraco de esportistas…

Roberto
Roberto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Só em 2001. Esportista do ano. Em 2001 ele não precisou “aprontar”, dada a superioridade da Ferrari sobre os outros carros.

nelson weiss
nelson weiss
Reply to  Danilo A.
9 anos atrás

O semi Deus fez o mesmo para ganhar um campeonato em cima do Warick ou Brundle, e não tinha sido perseguido durante o ano pela FIA. Perto dele Schummy é um santo.

Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Parabéns ao MAIOR PILOTO DA HISTÓRIA DA F1 MODERNA.
O maior campeão: 7 TÍTULOS.
Pulverizador de recordes.
Chupem viúvas.
Que se danem os mimimis e as murmurações de recalque.

#keepfightingschumi!

Roberto
Roberto
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás
Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Pra quem gosta de listas é um bom prato!

Matheus
Matheus
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Incrível como nesse país de merda, atualmente, é impossível gostar de algo sem atacar os que gostam de outro algo…Política, futebol, música e, também, automobilismo.

#chupem, #mimimi, # recalque. Ao menos esta pessoa está na moda, escrevendo palavrinhas da moda!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matheus
9 anos atrás

Nesse blog então, torcer pro Alonso é bullying na certa.

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Matheus
9 anos atrás

Nem dá pra ligar para isso. Só pra continuar com as palavrinhas da moda, o fã do Schumacher acima é apenas um troll..

Luiz G
Luiz G
9 anos atrás

Depois de quase 90 comentários, não há mais nada a ser dito….
…Mas só pra participar:

Também acho que Schumacher ficou com uma fama pior do que merecia…mas sempre lamentei o Hill ter pago o pato de toda bagunça da temporada.

Acho que teria sido mais interessante ele ter ganho aquele título e Schumacher ser bi-campeão em 95 e 96.

Por outro lado, a postura cavalheiresca de Hill após a batida e a conquista de um título 2 anos depois, escreveu Damon Hill em letras maiúsculas na história deste esporte.

Johelmyr
Johelmyr
9 anos atrás

“Há quem acuse a Benetton de ter roubado descaradamente naquele ano, disfarçando sistemas eletrônicos banidos no final da temporada anterior e também trapaceando nos reabastecimentos. É tudo verdade. Mas, em 1994, todo mundo roubou.”

1 – Não há mais acusação. Foi comprovado e punido. Houve comprovação do crime.

2 – Ferrari, Mclaren, Williams e todas as outras estavam fora do regulamento? Quem organizou essa merda??? A CBF??? O Congresso Brasileiro???

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Johelmyr
9 anos atrás

Quase isto…

Roberto
Roberto
Reply to  Johelmyr
9 anos atrás

É que o Flavio tem que defender o legado de Schumacher. Então apela para a tática de acusar a todos, mesmo sem provas. Isso é velho…

Gustavo Mascarenhas
Gustavo Mascarenhas
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Exatamente isso Roberto concordo plenamente.

nelson weiss
nelson weiss
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Foi o mais perseguido pela FIA mesmo e em todos os sentidos. O que fizeram com o Semi Deus, com todas as trapalhadas que fazia? nada. Hoje ele estaria expulso da F1.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Exagerada talvez. Injusta não.

Roberto
Roberto
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Perfeito.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Se sentiu muito prejudicado com o rigor da FIA? O que mais me chateia foi o fato do Ayrton ter morrido tentando vencer um caro “ilegal”, e da babaquisse do Frank Williams de nao ter colocado uma reclamacao junto a FIA, coisa que o Ayrton pediu a ele fazer!!!!

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  Luiz
9 anos atrás

E quem disse que a Willians não tinha suas ilegalidades?

Roberto
Roberto
Reply to  Christian - Do Niva
9 anos atrás

E quem disse que tinha ilegalidades? O fato é que o carro de Schumacher tinha irregularidades, que foram detectadas e punidas. A Williams não foi sequer acusada de coisa alguma. Fazer acusações com base em “talvez” é má fé.

Razor
Razor
Reply to  Christian - Do Niva
9 anos atrás

A Williams corria com direção hidráulica, coisa que era proibida pelo regulamento naqueles dias. Ferrari e Benetton também tinham direção hidráulica.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Luiz
9 anos atrás

O Ayrton não morreu por tentar superar um carro ilegal. Ele morreu por ter mandado alterar a barra de direção do carro dele, por ter abusado na retomada da corrida com os pneus muito frios ainda e para sua informação, o capacete do Ayrton estava fora de norma pesando 1kg a menos do que os homologados, pois ele sentia dores no pescoço. Portanto a culpa não foi da Williams, nem da Benetton e nem de ninguém, foi mera casualidade, ineliz, mas casualidade.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Morais
9 anos atrás

“Ele morreu por ter mandado alterar a barra de direção do carro dele…”

O carro não era dele, era de Prost.

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Há muitos “Dicks” por aí, Schumacher foi apenas mais um. Senna, Piquet, Prost, Alonso, Nelsinho, Nico… a lista é grande. Fora do esporte é ainda maior: Lula, Dilma, Dirceu, Genoíno, Delúbio… mas sempre há alguém pronto a defendê-los.

Roberto
Roberto
Reply to  Daniel
9 anos atrás

Não senhor. Ele foi o PAI dos vigaristas. Passou de todos os limites. Ficar acusando os outros para minimizar o que Schumacher fez é a tática usada por todos que o idolatram. Se todos eram vigaristas “por igual”, por que Schumacher sempre é o mais citado nesse quesito? Por que os que são fãs dele sempre precisam fazer ressalvas para defender um piloto que, com sete títulos, não teria motivos para ser questionado?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Sua afirmação não tem valor sem o teste de DNA.

José
José
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Schumacher é sempre o mais citado, no Brasil, em rasão da curta memória dos brasileiros! A “desinformação” da Globo (Galvão e Reginaldo) contribuem para isso!
Diga apenas uma atitude do Schumacher que o Senna não tenha na sua carreira! Senna foi tão Dick quanto Schumcher, mas no Brasil, sempre se encontra uma desculpa para justificar as atitudes do brasileiro e condenar apenas as atitudes do alemão! Por aqui, não basta dizer que Senna, Piquet, Emerson, Fangio, Alonso, Vettel, Schumacher, Rosberg (pai), Prost e tantos outros foram excelentes pilotos, tem que desmerecer o talento e os feitos de todos para exaltar o brasileiro! É ridículo!

Edu
Edu
Reply to  Daniel
9 anos atrás

Assim como há sempre alguém pronto a atacá-los, com provas ou não, né Daniel? Em tempo: foi pra rua hoje, pedir o golpe?

hermann
hermann
9 anos atrás

Vi o video,, legal,, é de fato uma boa recordação, Só vi o Senna o Prost e o Schumacher jogarem deliberadamente o carro para cima de outro piloto diretamente, mas lembro tambem que num GP em 1998, ou 99 com chuva o Coultard freiou estancou o carro bem na frente do Schumi que encheu a traseira do Mclaren, o o alemão disputava o campeonato com o Mika Hakkinen.
Discordo que o Schumacher foi o maior pilotos de todos os tempos, nem os números apontam isso . Schumi ganhou 7 titulos, disputou 307 GPs, ganhou 91, 29,6%, fez 68 poles, 22%. O Fangio ganhou 5 titulos, disputou 51 GPs, ganhou 24, 47%, fez 29 poles, 57%,

José
José
Reply to  hermann
9 anos atrás

Sempre falei que o Fangio foi um dos grandes nomes da F-1, mas por aqui eles esquecem do argentino!

healica
healica
Reply to  José
9 anos atrás

Vai fazer o que né!!!!!!!!!! Parece que só houveram 2 pilotos na Formula 1 (ambos vigaristas nas pista, Senna e Schumacher)

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Essa dele de 1994 eu vi como normal (dentro dos critérios de normalidade na F1)

Agora a batida de 1997 no VIlleneuve, ali sim foi demais. .

GUS
GUS
9 anos atrás

A verdade é que o alemão foi muito superior em 1994, com ou sem as falcatruas iniciais, o cara dominava…mesmo Senna, com a versão B do Williams (com Schumi correndo todas as provas, claro), passaria muito, mas muito trabalho se não tivesse morrido. Seria um campeonato grandioso, e nunca saberemos como terminaria…
O campeonato foi para as mãos de quem merecia, do melhor piloto – desclassificar o infeliz por causa de um prancha com 0,5 mm a menos foi um pouco demais né?

Roberto
Roberto
Reply to  GUS
9 anos atrás

Não fez uma ultrapassagem sobre o Senna em 1994, e só passou o Senna nos boxes em interlagos pois a bomba de combustível estava fora do regulamento para acelerar o abastecimento. E Schumacher também não fez nenhuma pole. A primeira pole dele foi exatamente depois que Senna morreu.

GUS
GUS
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Mesmo assim ele sempre estava na cola pela pole; especialidade de Ayrton – mas ritmo de corrida ele tinha para andar junto com Senna, seria uma competição dura!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

sem querer ser aquele chato fã do Senna, mas fico pensando se o Hill ficou a 1 ponto do Schumi, o que o Senna faria no resto da temporada. pq a Williams claramente melhorou depois.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Schummy venceu por um ponto disputando apenas 12 das 16 provas.

Roberto
Roberto
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Acho que, em 1994, mesmo com a melhora da Williams, o título ficaria com Schumacher. Mas daí para frente, seria Senna campeão, suponho eu, pelo menos umas duas vezes mais.

Roberto
Roberto
9 anos atrás

“Fechada de porta”? O alface bateu no muro e com o carro estropiado esperou o Hill passar e jogou o carro nele. Pelamor…

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Alface é o vegetal entenderam?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Roberto
9 anos atrás

kkkk….to rindo ainda, kkk muito bom!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Você está se referindo ao estado vegetativo do heptacampeão de forma irônica?

José
José
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Nossa que piada engraçada. Nível João Kléber. Muito perspicaz, você. Deve fazer piadinha também chamando o Senna de presunto, né?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Claro que não………………kkkk

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
9 anos atrás

Essa foi a melhor temporada da carreira do Schumacher na Fórmula 1. Independente de ter sido ajudado por algumas safadezas da Benetton, o alemão guiou demais. Dominou de forma absurda as corridas do início da temporada (a única que talvez ele teria mais trabalho seria em San Marino, mas aconteceu o que aconteceu e depois do ocorrido ele dominou também essa prova). E mesmo na Espanha, onde não venceu, ele foi brilhante.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Schumacher é o maior vigarista da história da F1. E o segundo (mais um Vice!) é o Alonso. Não é mera coincidência os dois serem crias do Briatore.

Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

A diferença é que a FIA puniu o Shumacher e nunca puniu o Alonso, sinto muito, você já sabe, #ChupaMaisEssa!
Hahahaha, nunca puniu!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Porque o espanhol, além de trapaceiro, é mentiroso.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Exatamente.

Deveria ter sido punido. Aliás, banido.

Espionagem, Cingapuragate… Motivos não faltam.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Não foi ele que bateu, não foi ele que espionou. Até nisso Alonso é superior ao alemão.
Alonso é inocente, segundo o tribunal da rua, de tudo que você acusa. #ChupaMaisEssa!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Corretor burro, *da fia.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

É superior? Só na vigarice

Exemplo: Alonso não devolveu a vitória na Alemanha/2010 ao Massa. Schummy devolveu a vitória na Áustria/2002 nos EUA no mesmo ano.

Sieg
Sieg
9 anos atrás

O cara tem de ser muito bom pra ficar de fora de quatro corridas e chegar ao final com (uma ligeira) vantagem pra ser campeão. Mas eu suponho que, no fim das contas, se ele fosse um jovem piloto hoje, talvez não tivesse tanto sucesso: hoje não se pode gastar dias e dias treinando e desenvolvendo equipamento.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Sieg
9 anos atrás

Não se engane com esse alemães na f1. Ganharam ou com carros irregulares, ou com carros muito superiores aos outros. Quando têm concorrência direta, costumam jogar o carro pra cima dos outros pilotos, como fez Rosberg esse ano. É a escola alemã na f1, Verstapen já havia denunciado o carro irregular do alemão em 94.
http://www.gpupdate.net/en/f1-news/272516/

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Essas declarações fazem aniversário mês que vem (3 aninhos, que gracinha…). e ninguém deu a mínima.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Ninguém?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Quem?

José
José
Reply to  Sieg
9 anos atrás

Engraçado, Senna foi tri com o melhor carro do grid nas mãos, que foi desenvolvido pelo Prost. Engraçado ver como vcs esquecem do tempo que a Ferrari ficou sem ganhar um título! Engraçado como vcs esquecem que o Schumacher trabalhou durante quatro temporadas para desenvolver o carro! Fazer um curso de mecânica para poder conversar melhor com os engenheiros e mecânicos e, consequentemente, desenvolver melhor o carro não conta! Ser o primeiro a chegar e o último a sair nos testes tb não. A Ferrari deve ter ficado na fila, apenas para que o filho de um zelado do kartodromo de Kerpen fosse hepta campeão e adquirisse a fama que adquiriu! A teoria tem muito fundamento!

Razor
Razor
Reply to  José
9 anos atrás

Você tem razão, Senna foi campeão com carros excelentes. 1988 foi um campeonato apenas entre ele e Prost, e ele venceu – assim como Prost o venceu no ano seguinte (com ou sem a batida de Suzuka).
Mas em 1990 a Ferrari foi forte concorrente e, na segunda metade de 1991 o melhor carro era a Williams FW-14 (mas que ainda quebrava muito).
Só discordo de que foi o Prost quem acertou o carro de 90 e 91.

Quanto à Ferrari, não me lembro do Schumacher ter desenhado o carro para eles…e quatro dos títulos dele são mais por obra da Bridgestone do que da própria Ferrari. Ou do braço do alemão.

Talvez resida aí a única diferença entre Senna e Schumacher: enquanto Senna enfrentou um campeão em igualdade de tratamento dentro da equipe, Michael sempre se escondeu atrás de contratos para não disputar corridas contra seu companheiro de equipe. Em 1988, Senna bateu Alain Prost. Schumacher ganhou de quem em 2002 e 2004? Correu sózinho, por covardia de enfrentar Barrichello…

Roberto
Roberto
Reply to  José
9 anos atrás

Ninguém está dizendo que Schumacher foi um piloto fraco. Ele, apenas, era mau esportista. E a quantidade de títulos também foi um pouco distorcida porque ficou sem nenhum piloto de seu nível desde 1994. veja o exemplo de Vettel. Quatro títulos seguidos, e quando a coisa apertou um pouco, tomou uma “lavada” do companheiro. E foi embora para a Ferrari!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
9 anos atrás

Claro, Senna e Prost viviam brincando de jogar o carro um no outro nos finais de campeonato. Schumacher fez o mesmo com o Hill, e o burro do Hill ao invés de pisar nos freios e evitar a colisão, bateu e perdeu o título. Hill poderia ter o mesmo número de títulos de Alonso se tivesse sido mais inteligente.

Everson Bento
Everson Bento
9 anos atrás

Não se esqueçam também uma vez em Monâco, no qualifying, quando dick vigarista ficou com o carro atravessado na curva, e alegou que havia tido um problema mecânico, quando na verdade, ele havia parado propositalmente para prejudicar o Alonso, que vinha em volta rápida, e, foi até punido por isso. Óbvio, não existem ” Santos” na F1, mas com certeza, o Dick é Rei nesse quesito da pilantragem.

cfmorais
cfmorais
9 anos atrás

Schumi claramente jogou o carro contra Hill após sair da pista. Teria que ser punido e perder o campeonato. Mas tendo Briatore como chefe de equipe …

O duplazinha. Talvez só superada por Briatore e Alonso.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

O pior campeão que a F1 teve…………coxinha, mau caráter, arrogante, etc….Mas a vida tratou de lhe colocar no devido lugar e agora nem os seus nrs. mentirosos podem ajudar!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

A “viúva-mor” demorou a aparecer!

Sennafredo, já percebeu que em 1994 valeu o velho ditado? “Rei morto, Rei posto.”

Razor
Razor
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Nico Rosberg mostrou isso claramente por três anos seguidos!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Nico mostrou que qualquer piloto (campeão ou não) com mais de quarenta e parado há três anos, não é páreo para a garotada.

Vide Alonso, bem mais novo e na ativa… levou quatro “surras” homéricas de um moleque.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Sad but True!

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Você é doido de escrever isso, só pode…

Pablo
Pablo
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Putz… Ó as ideias…

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Você nem é um tapado engraçado, cara. É só deprimente. E de péssimo gosto.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Sério…..loka!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Vocês, “viúvas”, são um tanto “xiitas”.

Caluniam o Maior do Mundo chamando-o de “Dick Vigarista”, campeão fake, etc. E fica tudo bonito.
Se um de nós cai na besteira de dizer um “a” atravessado sobre o idolatrado… é cacete pra todo lado!

Vai entender…

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

É porque não tem como comparar Senna a Schumacher. Entre os dois existe um enorme abismo tanto de talento, velocidade como de caráter!………….sei que é duro pra vcs fãs do alemão, mas é real….. Senna the Best!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Comparar um hepta com um tri? Matematicamente impossível…

Roberto
Roberto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Concordo.

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Essa corrida foi palco também da última pole, da última vitória e, consequentemente, do último pódio de Nigel Mansell na Fórmula 1.

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Naquele ano, todo mundo aprontou. Mas um aprontou mais que os outros: Schumacher. O maior mau caráter da história da F1. Se tivesse que matar alguém dentro da pista, como quase fez com o Barrichello, jogando-o contra o muro em 2010, ele mataria, como de fato assumiu o risco de fazê-lo. Ele aprontou nessa, mas não só nessa, em muitas outras também. E quem jogou o carro em cima do Hill foi ele, e não os outros pilotos que teriam “aprontado” tanto quanto. Se todos são canalhas, um é mais canalha que os outros. Chega a ser inacreditável, no mínimo, alguém dizer que ele ficou com a fama de mau esportista injustamente. Tem que gostar muito do cara, para não enxergar o óbvio. Schumaquear, o verbo que poderia ser criado, com justiça, para significar atitudes anti-desportivas e destrutivas; atitudes vazias de caráter. Sem mais.

Alexandre Carvalho
Reply to  Roberto
9 anos atrás

É cada maluco que aparece por aqui. Só faltou dizer que ele mereceu ter sofrido acidente de esqui. Esse é o público que “consome” automobilismo no Brasil e que pensa que entende alguma coisa desse negócio. É o que acontece quando a maioria é formada pela Escola Galvão Bueno. Estamos muito mal…

Roberto
Roberto
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Não, você é que pensou nisso. Não tenho nada contra o ser humano Schumacher, e torço pela recuperação dele.

Roberto
Roberto
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Você não sabe nada sobre a minha pessoa. Eu execro a Globo e não assisto F1 com Galvão Bueno narrando, pois não sou masoquista. Tenho o direito de achar o Schumacher um canalha. Tenho direito à minha opinião.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

A vida o puniu, basta! E mesmo assim, o fato de ter ganho tantos títulos e corridas não serem o suficiente para ser considerado a maior de todos foi concerteza uma insatisfação na carreira. Só mesmos seus fãs fanáticos veem um ótimo piloto na sua pessoa, quem realmente é do ramo não tetubeia 2x em apontar que era apenas um piloto esforçado que dependia muitas vezes do acerto do Rubens e treinos exaustivos para andar bem na Ferrari entre 2000 e 2004!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Sem falar do mau caráter que era!! Eterno Dick Vigarista.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

E a morte puniu o teu idolatrado.

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

Não o puniu, o Eternizou como o maior de todos os tempos!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alexandre Carvalho
9 anos atrás

A morte não permitiu que ele completasse sua Lenda Pessoal.
Sobrou um adeus prematuro, um ar de incredulidade, uma interrogação sem resposta, uma carreira abortada, um “se” devaneado, uma saudade agridoce e uma torcida de luto.

hermann
hermann
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Sem contar outra vez que jogou o carro pra cima do Villeneuve em 97, só que dessa vez se ferrou..

Mano
Mano
9 anos atrás

Entendo que um erro não justifica outro … Não foi um ato isolado do Schumacher … Minha opinião …

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mano
9 anos atrás

Veja pelo lado bom. Se você olhar cada ato isoladamente, todos os atos se tornam isolados…

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

O melhor piloto que o mundo já viu. Lenda. Danke, Michael.

Roberto
Roberto
Reply to  Carlos Tavares
9 anos atrás

Você é um bom comediante.

hausensson
hausensson
9 anos atrás

Não foi jogo sujo. pra mim, foi jogo duro. Uma Catimba, talvez….

Todos pilotos competitivos que querem muito ganhar o titulo jogam duro tambem!

Hoje vemos o Rosberg fazer isso.( e eu não duvido do Hamilton fazer tb em Abu Dhabi).

E a maior glória da carreira de um piloto, e talvez a unica chance, Ninguém quer perder uma chance dessas.

Não condeno Schumacher. Talvez, no lugar dele eu fizesse o mesmo…

eduardo aranha
eduardo aranha
Reply to  hausensson
9 anos atrás

E, você também daria a fechada que ele deu no Rubinho, que foi salvo pelo milagre de um muro mais curto de comprimento.

Mauricio P.
Mauricio P.
9 anos atrás

Como assim tinha suas razões? Tinha sido punido ora por uma coisa ora por outra. Além do que, não nos esqueçamos que Flávio Briatore era chefão da Beneton assim como era da Renault no caso Cingapura. Se ele tinha razão pra fazer o que fez e em outras tantas vezes tbm, vamos dar um “viva” à vigarisse.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio P.
9 anos atrás

Tô contigo. Viva a vigariSSe!

Fábio 77
Fábio 77
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Ahhh, que vigariSSe….

Mauricio P.
Mauricio P.
Reply to  Mauricio P.
9 anos atrás

agradeço ao Fabio77 e ao Paulo Pinto pela correção……..mas já que é tanta vigarice que até posso cometer a minha tbm com a gramática,né?kkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio P.
9 anos atrás

“- Concerteza!”

Marques
Marques
9 anos atrás

Hahahaha todos roubaram…. Pobre Schumacher…. Ele roubou sim, trapaceou, e foi bem suspenso pela FIA. Isso não diminui o piloto que foi. Assim como o que Senna e Prost fizeram anos antes não os diminuíram. Reclamas incessantemente (com razão) das frescuras em torno de Senna mas tem comportamento idêntico quando se trata do alemão. E a fama de mau esportista não tem a ver só com esse episódio… 1997 e 2006 são outros exemplos.

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

Eu lembro dos meus tios ligando em casa de madrugada pro meu pai, depois da batida….puuuuuuuuuuutos da vida! rsrsrs

Nico
Nico
9 anos atrás

Hill abalroou Schumacher.
Exatamente como Mansell fez com Senna em Estoril 1989.
Exatamente como o próprio Hill havia feito com Häkkinen em Monaco 1994.
Exatamente como Hill fez com Irvine em Aida 1995.
ABALROAMENTO: quando aquele que está atrás, e portanto é o único que pode causar ou evitar a batida, não freia o suficiente para evitar o choque.
Mas Hill pagou na hora pelo erro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Nico
9 anos atrás

Concordo. Sobrou para quem fez a lambança.

Razor
Razor
Reply to  Nico
9 anos atrás

Hill abalroou Schumacher tanto quanto o guard-rail da Tamburello abalroou o Berger, o Piquet e o Senna… Sua afirmação é de um mau-caratismo digno de seu ídolo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Razor
9 anos atrás

Você está condenando a peça errada. Não foi um guard-rail, foi um muro.

Puna-se o muro!

Pablo
Pablo
9 anos atrás

Considero injusto também esse apelido de Dick Vigarista ao Schumacher. Mas os mesmos que o condenam por isso, idolatram um certo alguém que já fez o mesmo antes..
Além da data marcante do primeiro título do maior da história da F1 (não adianta contestar, os números estão aí pra isso), vale ressaltar também que essas punições contestáveis da FIA já não são de hoje, como essa que o Schumacher levou na época… Tomar um Stop-and-go só pq chegou a passar o Hill na VOLTA DE APRESENTAÇÃO? Absurdo

rogerio florencio
rogerio florencio
Reply to  Pablo
9 anos atrás

Se fazia parte da regra e se o piloto descumpriu essa a regra, não deveria ser punido? Ou não deveria ser punido porque era o Schumacher? E se fosse o Frentzen? Deveria ser punido?

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Eu nunca vou esquecer o quão putcho fiquei nessa madrugada. Fiquei alguns anos muito putcho vendo o Schumacher ganhar os pontos, os títulos que “deveriam” ser de Senna. Mas cheguei ‘a conclusão que não. Seria um título no máximo, o de 95, Resignado depois da aposentadoria de Schumacher, comecei a gostar mais dele e quando voltou a correr mais ainda. Permaneceram as coisas boas.

Roberto
Roberto
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Você é vidente?

Eduardo-SC
Eduardo-SC
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Basta ter bom senso. Em 94 Senna estava 40 pontos atrás. Hill pontuou em todas e foi daquele jeito no final do ano. Em 95 Hill não levou por que era muito ruim, apesar do motor Renault da Benetton. Em 96 Senna deixou claro que ia para a Ferrari e todo mundo sabe que nesse ano nem Schumacher conseguiu dar jeito naquele carro, pelo menos até 2000. Até aí eu acredito que Senna já estaria bem sacudo para continuar. É apenas um “exercício”, não é exoterismo. Agora curioso como os mais ” novinhos” , que não assistiram corridas nas décadas de 80/90, têm perspectivas distorcidas sem nunca terem presenciado as conjecturas da época. Ou até estavam, mas de chupeta na boca.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Amigo Eduardo…..não era 40 pts atrás e sim 20! Imola foi a 3a corrida, na qual, concerteza Ayrton faria(não fosse a gambiarra) 10pts…..

……acho que vc não acompanhou de perto como menciona!

Razor
Razor
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Acho meio difícil o Senna ter deixado claro em 1996 que iria para a Ferrari…

Thiago
Thiago
9 anos atrás

Schumacher mau esportista.

Nico
Nico
Reply to  Thiago
9 anos atrás

Talvez para Você Senna seja um bom exemplo. Suzuka 1990

Robertom
Robertom
Reply to  Nico
9 anos atrás

A vingança foi um prato comido frio…

Roberto
Roberto
Reply to  Nico
9 anos atrás

Senna fez em 1990 o que tinha que ter feito em resposta à FIA e ao Prost. Se não o tivesse feito, teria ficado desmoralizado. E ele não “jogou o carro” para cima do Prost. Ele não tirou o pé, sabendo que o Prost tinha mais a perder do que ele, Senna. E Prost ignorou isso e fez a curva normalmente.

Razor
Razor
Reply to  Nico
9 anos atrás

Acho curioso os fãs do Dick Vigaristas concluírem que, se o cara não gosta do Queixudo então obrigatóriamente é uma Viúva.
Schumacher nunca foi o grande adversário do Senna.
Senna disputou a F-1 contra Prost e Piquet.
Schumacher ainda mal tinha começado a disputar o título quando Senna morreu.
De verdade, eles só se enfrentaram em 1994 – por suas corridas! E numa delas Senna foi posto para fora da disputa na largada. . . ou seja, os dois só disputaram diretamente o GP do Brasil.
Muito pouco para Michael Schumacher poder ser posto como o grande rival do Senna.
Senna mal tomou conhecimento dele!

Rogerio Florencio
Rogerio Florencio
9 anos atrás

Então o legal é dizer os nomes dos pilotos que são exemplos de maus esportistas, Aquela seleta classe de pilotos que fazia qualquer falcatrua para ganhar uma taça. Pilotos do calibre de Senna, Prost e, inclusive, Schumacher. Com as regras atuais, Prost seria tri, Senna bi, Schumacher hexa ou penta, sei lá, também não importa. Com a F1 atual a impressão que fica é que esses ex=pilotos não despertam muita saudade dos poucos espeectadores.

hausensson
hausensson
Reply to  Rogerio Florencio
9 anos atrás

Prost seria tetra. Senna seria desclassificado do campeonato de 1990.

rogerio florencio
rogerio florencio
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Prost seria tri (85, 86 e 90), Senna bi (88 e 89)

rogerio florencio
rogerio florencio
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Se bem que se um fosse desclassificado em 89 o outro não faria a manobra no ano seguinte. Pelo menos não no início da corrida..

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Há vinte anos, nesta data:

Damon Hill enfiou o carro da Williams onde não cabia.
Schumacher foi “batizado” injustamente de Dick Vigarista.
O Herdeiro de Fangio dava início ao maior reinado da Fórmula-1.

Nico
Nico
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Concordo. Até Piquet escreveu isso no jornal da época: “Hill tentou passar por um buraco que não existia”.

Roberto
Roberto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Que amor, hein? Já se declarou a ele? É lindo isso…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Eu sei que é lindo, mas por favor, controle a emoção.
E não vá chorar, heim?

Alberto
Alberto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Repita isso 10 vezes todas as noites, antes de dormir, qual uma prece. Talvez assim você consiga acreditar nesse absurdo, algum dia.

É quase cômico ver detratores do Alonso comentando sobre esse assunto. Os defensores mais fervorosos do “caráter” entre pilotos de F1 tentando justificar as attitudes do Schumacher em pista. Ah, a contradição..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Isso é recalque, Alonso aposentou sem dó o alemão fake n.1. O fake n.2 quem chutou a bunda foi o Ricciardo, que agora virou brilhante. Taxam o cara de gênio e depois dá nisso, eu só dou risada. Eu e o Ricciardo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Eu tbm, kkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Hahahahahahahaha! (oito risos, por enquanto…)

Razor
Razor
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Antes mesmo de chegar na F-1, Schumacher já usava manobras canalhas para vencer. Foi assim em Macau, quando bateu na traseira de Mika Hakkinnen e o jogou fora da pista para vencer na F-3.
Então, não começou ali com o Damon Hill.
Schumacher já estava escolado nessas vigarices desde cedo na carreira.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Razor
9 anos atrás

Você está cheio de razor.

Ô trocadilho sem graça…

Luis
Luis
9 anos atrás

Flávio

ocorreu algum erro aqui no blog.
Fiz um comentário(Nome Luis) e após clicar em Publicar comentário, a tela que apareceu foi a do usuário Pacheco e o comentário dele aguardando moderação..

segue o link para imagem capturada da minha tela e publicada no imgur
http://i.imgur.com/Oud6IZv.png

Paulo Z
Paulo Z
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

isso aconteceu comigo também, semana passada!

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Não são mistérios da Internet não. O blog está com problemas. Depois de postar um comentário, a tela do usuário “Allez Alonso”, e a conta de email dele, ficaram aparecendo para mim. Você pode ignorar isso, mas que algo errado está acontecendo com o blog, está.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Você não deu sorte, Roberto. Logo o Email de um perdedor?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

O cara tem um pinto no nome e eu sou perdedor?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Vem acontecendo direto, é só recarregar a página.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Não apenas no nome. E recarrega que é uma beleza!

Razor
Razor
9 anos atrás

Fama INJUSTA de mau esportista? Ah vai pastar, Flavio!
Se tivesse ficado só nessa, vá lá, é fama injusta…mas e contra o Villeneuve? E contra o próprio irmão em Mônaco? E contra o Hakkinnen em Macau? Webber (ou terá sido o Coulthard) na Austrália 2004? O cara é o verdadeiro Dick Vigarista! Nunca pensou duas vezes em jogar o carro contra um adversário – sem avaliar os riscos de suas manobras para ele, para o outro piloto e para os fiscais e torcedores que poderiam ser atingidos pelos respingos de suas *erdas.
Como piloto bissexto, vc deve saber a diferença entre uma fechada de porta e de dar uma batida proposital. E acho bom você se posicionar, senão seus colegas de pista vão começar a achar que podem te jogar pra fora da pista e depois dizer que foi uma “fechadinha de porta”…e aí você não vai achar engraçado.

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flavio, não perca tempo respondendo nem se dê ao trabalho de autorizar esse tipo de comentário. Existe uma frase conhecida que diz: “Não se amplia a voz dos imbecis”. E se aplica bem a esse tal de Razor.

Nico
Nico
Reply to  Razor
9 anos atrás

Villeneuve passou a ser chamado de Villain Neuve a partir do GP Suzuka 1997. E em Jerez ele jogou o carro para bater na Ferrari, basta ver a camera do lado interno da curva, com as rodas da Williams apontando para fora.
Lisura para Voce foi em Suzuka 1990?

Roberto
Roberto
Reply to  Razor
9 anos atrás

De acordo com tudo, exceto pela grosseria com o Flavio Gomes. Aí não acho legal.

Luis
Luis
9 anos atrás

Aquela batida no carro de Hill foi muito pior do que as duas batidas entre Senna e Prost.

O cara bateu e depois fez a patifaria contra o Hill.
http://www.youtube.com/watch?v=uV4FFTHjS0c apartir de 2:00

Roberto
Roberto
Reply to  Luis
9 anos atrás

Exato. Não enxergar isso é tentar tampar o sol com a peneira. Equivale a, como muitos fazem aqui no blog, elevar Senna ao status de “Deus”, sem enxergar os diversos defeitos dele. Mas não estou comparando um com o outro. Schumacher é o maior mau caráter da história da F1.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Roberto
9 anos atrás

FG se derrete por piloto alemão, vai entender.

Alexandre Carvalho
Reply to  Roberto
9 anos atrás

“Maior mau caráter da história da Fórmula 1”? Você já leu tudo sobre os 64 anos de história da categoria? Você acompanhou a carreira de todos os pilotos para afirmar uma sandice dessas sobre Michael Schumacher? Schumacher aprontou? Apronto e muito! Mereceu ser punido, quando necessário? É claro que sim. Mas aceite que dói menos: não existe santo na Fórmula 1. Mais cedo ou mais tarde, o piloto gente boa de ontem se transformar em alguém mais frio e mais sacana na pista. Tudo vai depender dos degraus que ele conquistar na categoria e da pressão que cair sobre seus ombros. Nem mesmo Senna, endeusado por muitos, ficou imune de aprontar das suas, deliberadamente ou não.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Roberto
9 anos atrás

http://greatestdrivers.autosport.com/?driver=1
Ranking de quem acompanhou f1, pode ter certeza. Olha quem é o n.2.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Mais uma lista?

Pacheco
9 anos atrás

Pois então. Schumacher era o Schumacher, um piloto de grande talento em formação, ainda muito jovem em 1994. Mas o Briatore e o Walkinshaw… não dá para dizer que fossem pessoas imbuídas de grande espírito esportivo, dá?

Valerio
Valerio
9 anos atrás

É o autêntico rouba mas faz, alguns relevam,

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Discordo. Os únicos que aprontaram desse jeito aí de Schumacher (diretamente no seu adversário direto no final do campeonato) foram o próprio, Senna e Prost.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

SIM Senna e Prost, Shumi, os campeões de vigarices,e o Rosberg
e o mais novo aluno.

Diego Zomer
Diego Zomer
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Só eles, é? E Alonso e Nelsinho?

hausensson
hausensson
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

Bom, talvez só o Prost, pois o que o Senna fez em 1990 foi clara VINGANÇA.

Correndo o risco de matar o francês, se algo desse errado.

Roberto
Roberto
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Exato. Comparar Senna e Schumacher quanto ao “mau caratismo” é tentar igualar contravenção e crime hediondo.

eduardo aranha
eduardo aranha
Reply to  hausensson
9 anos atrás

E o cambalacho que o Prost fez no ano anterior? Venceu o campeonato macomunado com o seu compatriota, que me recuso de citar o seu nome, por ter sido o maior nazista e ladrão (desculpe a redundância) que dirigiu a FIA em todos os tempos.

eduardo aranha
eduardo aranha
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Desculpe, a digitação falhou é mancomunado.

Wagner Almeida
Wagner Almeida
9 anos atrás

Dick Viga… sem mais…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wagner Almeida
9 anos atrás

Viga de concreto ou de madeira?