SOBRE ONTEM À TARDE

SÃO PAULO (sobrevivi) – Um GP do Brasil sempre acaba tendo um monte de histórias paralelas, mesmo quando a corrida não é excepcional, como a de ontem. Assim, vamos ao rescaldo de Interlagos.

– A invasão. Ontem, escrevi que “deram uma liberada”. Não foi bem assim, pelos relatos dos blogueiros que estavam no Setor A. A real é que arrebentaram o alambrado, os seguranças tentaram conter a turba, deram umas porradas em algumas pessoas, mas a coisa saiu de controle. Depois, tudo na paz. O fato é que esse é um caminho sem volta. Depois da primeira invasão, outras virão. O que fazer? Organizar a bagaça. Falar com a FIA e permitir que ela aconteça. Instruir o público. Colocar portões de acesso para a pista a partir das arquibancadas. O Setor G terá de ser contemplado. Não vejo mal algum, desde que se garanta a segurança da área de box. Deixar as pessoas passearem pela pista não tem problema nenhum, é uma forma de aproximar o público do templo que ele normalmente só vê pela TV. É assim em um monte de circuitos. Tarefa para o Tamas Rohonyi, portanto: estudar como fazer a invasão consentida, de forma civilizada e amigável. Porque apesar de tudo, ontem, foi muito bonito. Vocês acham que Niki Lauda vai esquecer este momento registrado pelo grande Carsten Horst? Podemos ter testemunhado ontem o início de algo que virar tradição. É legal, isso.

laudainvasao

– A Mercedes chegou ontem à sua 11ª dobradinha no ano. É recorde para uma temporada, embora a marca tenha sido atingida com 18 corridas. A McLaren fez 10 em 1988 em 16 etapas. Mas é esse recorde que fica, e pode ser ampliado em Abu Dhabi. Outra marca importante foi a 15ª vitória da equipe, igualando McLaren/1988 e Ferrari/2002/2004. Igualmente poderá ser batido mais este recorde por um time que impôs uma superioridade impressionante neste Mundial.

– No momento em que escrevo, a Caterham já arrecadou 1.100.322 libras para tentar correr em Abu Dhabi. É quase a metade, 46%, do que precisa. Estou sinceramente impressionado com esse negócio. Até agora, 2.801 doadores pingaram alguns cobres para ajudar, o que dá uma média de 392 libras por cabeça, quase 1.600 reais. Você doaria uma grana preta dessas? Olha, é muito estranho esse negócio…

– Leandro Beninca, o moleque do “taca-le pau”, esteve no autódromo, mas não participou da transmissão da Globo, como chegaram a noticiar. Viu a corrida num dos camarotes e foi tietado pelo apresentador global Tiago Leifert. Será que ele curtiu seu primeiro GP? Tomara. Porque Leandro eternizou uma expressão que vale para um monte de coisa. Está na História, com H maiúsculo. Grande figura!

leifertmenino

– Quando deixei o autódromo ontem à noite, fiz minha última foto noturna de nosso querido paddock. Nunca mais um GP de F-1 em Interlagos será realizado nessas instalações, da maneira como elas estão hoje. Ainda tem a prova do WEC no fim do mês, mas o fato é que a despedida foi ontem, por toda a tradição que o autódromo tem. Desde 1990, quando a categoria voltou a São Paulo, é nesse espaço que equipes, jornalistas, convidados e bicões em geral convivem. É uma zona, mas todo mundo adora. Vou sentir falta. Saudoso paddock.

tchaupaddock

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio
Claudio
9 anos atrás

Rapaz, to puxando pela memória uma foto que signifique tanto quanto essa nos últimos anos. Não consigo lembrar! Absolutamente emocionante e fantástica.Abçs!

MARCOS RJ
MARCOS RJ
9 anos atrás

Esse Tiago Leifert é o seu filho mais velho ou o seu irmão mais novo???

Cyro
Cyro
9 anos atrás

Momento fantástico! Foi mágico ver a alegria no rosto das pessoas ao pisarem no asfalto do autódromo. Era uma sensação de liberdade proporcionada por algo inédito para muitos que ano a ano estão lá,

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

A F1 hoje vai ter que dar uma liberada ao torcedor na pista depois da corrida para recuperar certa popularidade perdida. A McLaren em 1988 poderia ter tido umas 13 Dobradinhas em vez de 10 se o Senna não tivesse errado feio em Mônaco, além de a própria McLaren ter segurado o Senna em Portugal e Espanha para decidir o Título no Japão para agradar o Presidente da Honda.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

O leitor está gratificado pela cobertura do GP do Brasil, aqui no blog e no Grande Prêmio. Um belo trabalho do Flavio Gomes e de toda a equipe que deu um show de Jornalismo. Bravo!!!

thiago
thiago
9 anos atrás

Flávio,
eu estive em interlagos e invadi a pista. Sou de BH e vou ao autódromo desde 2009. Nasci gostando de F1, sem que ninguém me estimulasse. Cresci com posteres do Ayrton na parede. Acordo de madrugada para ver treinos e corridas. O primeiro carro de F1 que eu vi na vida foi a STR, nos treinos de sexta. Foi indescritível ouvir aquele ronco e ver aquelas máquinas que somente acompanho pela TV e todos os pilotos. Poucas vezes um momento me emocionou tanto. Invadir a pista foi bacana demais. Vi o pódium de perto, o piquet entrevistando o massa, vi alguns mecânicos, consegui apertar a mão do niki lauda (sensacional) e pude curtir parte daquele traçado que tantas emoções já trouxe para quem é apaixonado por automobilismo e especialmente F1. Fotografei e filmei o que consegui. Os seguranças foram impecáveis. Em nenhum momento foram truculentos e com muita educação encaminharam todos de volta para a arquibancada, após a festa. Para muitas pessoas isso é irrelevante mas para mim estar um pouquinho mais perto desse universo é bom demais e foi uma experiência fantástica… Que venha interlagos 2015, se Deus quiser!!!!!!

Shitstorm
Shitstorm
9 anos atrás

Crowdfunding é uma das coisas mais legais que inventaram, permite que projetos criativos sejam colocados de pé, que artistas lancem discos (a banda mais bonita da cidade é um exemplo), filmes (Wish I Was Here, Zach Braff 2014), que uma agente de lei possa pagar uma indenização.
Só espero que não haja nenhum trambique nesse caso da Caterham, o que seria péssimo para muita gente bem intencionada que coloca projetos e sonhos de pé por esse meio.

Del Black
Del Black
9 anos atrás

Já que o assunto mais importante não foi abordado vamos lá
Antes do segundo pit a equipe pede pra Hamilton tirar tudo do carro
Lewis faz um temporal em 1.14.3 Com os pneus desgastados e com bolhas
Um segundo mais rápido que Rosberg ou seja tinha tempo suficiente pra fazer o pit e voltar na frente de Rosberg.O que a equipe faz manda ele continuar na pista com os pneus completamente acabados resultado:Perdeu o carro sem aderência nenhuma na descida do lado.No final da corrida a equipe pede desculpas, quanto cinismo o estrago já tava feito Lewis perdeu a corrida o próprio questionou essa atitude da equipe na entrevista pós corrida
Assim fica fácil pra Rosberg ganhar pilotinho medíocre pediu publicamente pra Massa ajudar ele em Abu Dhabi.

André Luiz
André Luiz
9 anos atrás

Flávio, o menino se parece muito com você. É a sua cara!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  André Luiz
9 anos atrás

Xiiiiiiiiiiiii…

miltonjr
miltonjr
9 anos atrás

Parabéns ao Flávio e toda sua equipe pela cobertura bem feita durante os três dias de Grande Prêmio, não só pela parte das equipes e pilotos mas uma reflexão da atual realidade da F1. É fato que o circo está em crise !!

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
9 anos atrás

Esse lance da vaquinha da Caterham… sei não. Soa lavagem de grana, pura e simples. Você vê na internet campanhas muito mais viáveis para arrecadação de fundos para hospitais, fundações com os mais nobre propósitos… semanas, meses se passam e o que pinga lá são merrecas. Uma amostra disso já se viu na arrecadação de fundos para pagar multas de condenados pelo STF no Brasil… bem, deixemos pra lá. Fiquemos só no “estranho”. O lance da Caterham é só “estranho” igual ao que se viu no Brasil com a arrecadação de centenas de milhares de reais em questão de horas, digamos assim. Tem jeito mais fácil de legalizar uma graninha?

Robertom
Robertom
Reply to  Ubaldir Jr.
9 anos atrás

Save Walter White dot com
Um hacker falseia os IPs de pseudo doadores e joga a grana suja na conta de crownfunding.

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Crowfunding…

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
9 anos atrás

Sou suspeito para falar do setor A. Foi lá que eu assisti a prova épica de 2006, com a vitória do Massa, a primeira despedida, e corridaça, do Schumacher e o bicampeonato do Alonso. Não faz tanto tempo, mas consegui sentir ao vivo o som de um F1. Sequer levei protetor de ouvido. Quanto à invasão, é como você escreveu, Flávio Gomes. De forma organizada, tem que permitir. A F1 precisa disso. Basta se espelhar no exemplo da MotoGP. Aproximar o público do evento. É a melhor receita. Apesar do tal barulho de aspirador de pó, quero voltar a Interlagos outras vezes e, quem sabe, possa conhecer as novas instalações do paddock. Que bons ventos soprem a favor da categoria mais popular do planeta!

Davi
Davi
9 anos atrás

Só um comentário a respeito da mudança do paddock. Se todo mundo gosta da “zona”, que me parece ser uma área comum, porque não fazer um projeto que contemple isso, entre as demais inovações dos paddocks modernos?

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
9 anos atrás

Só eu vi o felipinho fazendo 45 com os dedos na transmissão da Globo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Alonso quer Button como companheiro. Legal torcer pra quem se garante, segundo campeão do mundo que o espanhol encara. Diferentemente do Vettel, que não bate ninguém, só cachorro morto, e se mandou depois de levar ferro do Ricciardo Who?
Promodou, Alonso e Honda! 2014, mascaras ao chão!
http://www.autosport.com/news/report.php/id/116713

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Alonso não vai querer encarar o Magnussen na mesma equipe, principalmente depois de ter levado alguns “olés” na pista, dados pelo moleque.

Vamos ser realistas: Button está quase ligando o mesmo botão que Raikkonen acionou este ano.

Mais um “cachorro morto” para o espanhol medroso chutar.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Quando o Alonso bate o companheiro ele vira cachorro morto? Button tem muito mais pontos que o Magnussen.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O espanhol ficou traumatizado depois do “sacode” aplicado por um estreante em 2007.
O Medronso não quis mais correr riscos. A lista, daí em diante, ficou bipolar: escudeiro e cachorro morto.

Hahahaha!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Quem trocou de equipe depois de levar ferro não foi o Alonso, que sai como primeiro piloto. Quando Vettel bater seu companheiro você pode falar do Alonso, até lá quem é cachorro morto é o Vettel.

Leandro Batista
Leandro Batista
9 anos atrás

Invasão de pista é sensacional. Se a FIA tirar isso do publico da mesma forma que tirou o ronco dos motores e colocou esse liquidificador, é melhor acabar de uma vez…

Gessoni
Gessoni
9 anos atrás

Flavio, não é a primeira vez q uma invasão desse tipo aconteceu em Interlagos. Em 1980 o Arnoux ganhou a corrida e o carro dele ficou sem combustível na volta de desaceleração antes da entrada do box. O pessoal da arquibancada em frente, onde eu estava, foi apoiando no alambrado prá ver o carro, o alambrado foi derrubado e a pista foi invadida. Eu fui direto pro box da Fittipaldi. Naquela época a porta dos boxes era vazada e eu vi a “carraspana” do Emerson no Rosberg, q conta o Mattar no blog dele sobre a ultrapassagem dupla no fim do retão. Depois disso acho q não houve mais invasões, mas a de ontem não foi a primeira na história da F-1 em Interlagos..

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

E por falar em ontem à tarde, Marc Márquez, comprovando a tese de que é o Ve44el da Moto GP, ganhou sua 13º corrida na temporada e agora também detém esse récorde. Igualzinho ao Ve44el na F1 em 2013.

Já o decadente Lorenzo é tal e qual o marqueteiro do Alonso: muito papo, mas título que é bom…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Vettel é o Pedrosa, que levou ferro do estreante.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Quem levou ferro do estreante em 2007 foi o Choronso , tanto que ficou todo emburradinho e foi denunciar a própria equipe . Safado e canalha!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Empatou em pontos, isso é levar ferro? Então o Vettel tem levado o que? E quem era estreante na Mclaren era o Alonso e não o Hamilton, criado pela Mclaren desde o kart.
Vai lá torcer pro segundão do Vettel, quando ele bater o companheiro de equipe vocês falam do Alonso. Enquanto isso, Ricciardo sorri!

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
Reply to  Chupez Alonso
9 anos atrás

Marc Marquez está mais é para um Hamilton. E se não tiver sorte nas próximas temporadas, talvez vire o Jacques Villeneuve das motos.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Caterham = Breaking Bad?

Cyro
Cyro
Reply to  Paulo F.
9 anos atrás

KKK, sabe que fiz essa associação!

Geraldo Netto
Geraldo Netto
9 anos atrás

Flávio, alguma informação quais seriam os pilotos que ocuparão o terceiro carro da Ferrari e da Red Bull? Se for realmente necessário esse terceiro carro em 2015.

sandro
sandro
9 anos atrás

O inacio soltou uma nota no blog dele sobre essa expressão: fucking bastard. Ele teria dito depois que voltou ao podio para pegar o boné da pirelli e o trofeu ou champaiing sei lá. Mas teria dito isso sem mais ninguém ali. Será que foi para o Hamilton que estava ali pouco antes no posto de 2º colocado? Para o Piquet que acabara de entrevista-lo? Ou para o Massa que teria feito uma brincadeira dele ir morar junto com o Hamilton após o campeonato? parece que a moça estava zangada e não é tão bonzinho como imaginamos

sandro
sandro
Reply to  sandro
9 anos atrás

Ele no caso o Rosberg

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  sandro
9 anos atrás

Piquet.

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Sobre essa invasão de interlagos, foi mais ou menos a mesma forma que caiu o muro de Berlin exatos 25 anos atrás! Galera deu uma forçada de barra, decidiram liberar ao invés de reprimir e todo mundo ficou feliz!

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
9 anos atrás

E, aos 9 anos de idade, é bom que o menino vá ao autódromo com a camiseta do “Conjunto Fogo de Chão”! A ingenuidade, a pureza retratada na brincadeira do vídeo que o projetou, termina ali. Não por culpa do moleque, claro, mas porque assim é a vida. Money…

Fernando Passos
9 anos atrás

Flavio, como eu disse em outro post, eu estava no setor A e o assunto entre todos que conversávamos era sobre poder entrar na pista, assim como estavam fazendo em diversas outras corridas do ano.

Muitos falavam que no domingo iriam invadir. Durante as inúmeras horas fritando no sol e sem carro na pista, uma das diversões da turma era ver onde seria mais fácil pular o alambrado.

Eu mesmo morri de vontade de entrar na pista, na hora pensei que tinham liberado e me empolguei, mas quando vi como estava sendo a invasão, deixei de lado.

Abraços e parabéns a toda equipe do Grande Prêmio pelo excelente cobertura!

OZZMAIR
OZZMAIR
9 anos atrás

Literalmente , ontem foi dia do Lauda , ganhou o público e quase um beijo do Piquet , esse cara merece. Por falar em Piquet , existe alguma chance dele participar do FSR algum dia desses???

Um abraço!!!

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
9 anos atrás

Achei meio patética a abertura da Globo com o Senna. E os primeiros cinco minutos de transmissão foram dedicados ao falecido piloto tb.. Esse pessoal das organizações Globo não deixam o Senna em paz. No sportv é a mesma coisa, o Ricardo Maurico até aprendeu com o Galvão a usar os adjetivos “inesquecível, maravilhoso, gostoso”, toda vez que fala do Senna, e faz isso o tempo todo. É meio chato.

No mais: achei a corrida muito boa. Interlagos é uma pista maravilhosa. Muita ação na pista, nas primeiras posições e no bloco intermediário tb.

Paul D
Paul D
Reply to  Rafael Rego BH
9 anos atrás

É chato, mas F1 é o produto deles. Marketing encima (sim, está escrito correto) do que dava audiência.
Se fossem 5 minutos sobre o Barrichello metade já desligava a televisão.

Mário Sergio
Mário Sergio
Reply to  Paul D
9 anos atrás

Não está.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Paul D
9 anos atrás

Entendo seus argumentos.
Mas acho que ficar falando do Senna ali não ajudava em absolutamente nada em termos de audiência. Totalmente descontextualizado.

Alberto
Alberto
Reply to  Paul D
9 anos atrás

Em cima é o correto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rafael Rego BH
9 anos atrás

“gostoso”?

José Fernandes
José Fernandes
9 anos atrás

Em 2004 tive a oportunidade de acompanhar pessoalmente as 24 horas de Spa. E uma das melhores coisas foi ter tido acesso a pista após a corrida. Guardo cada passo naquela pista na memória.
É como você disse, é só organizar a bagaça e proteger os boxes. Algo que vemos todos os anos em Monza..

João Moro
9 anos atrás

Flavio, a abertura da pista não é só em Monza não, né? Em Monza é mais clássico, e se você não for até o portão umas 5-10 voltas antes de acabar, não consegue entrar. Mas vi corrida em Silverstone e Spa, e entrei na pista das duas (além de Monza) sem problemas.
Ontem também entrei na pista em Interlagos, quando tudo parecia mais calmo. Foi legal. Conversei inclusive com alguns seguranças, explicando que é assim em várias corridas europeias. Com planejamento tudo fica melhor, né? Portões de acesso, pódio mais no meio da galera e etc.
Uma moça da segurança me disse que a reforma do autódromo vai contemplar isso. Colocar o pódio mais perto do público e a abertura da pista será algo a ser realizado. Não sei se ela falou da boca pra fora, mas quem sabe seja um começo.
Ontem foi bem legal a entrada na pista, compensou a ruindade do barulho dos motores.
Abraços

José Brabham
José Brabham
Reply to  João Moro
9 anos atrás

Em Montreal também liberam. Eu invadi lá.

nicholas carvalho
nicholas carvalho
9 anos atrás

Grande flavio gomes, sobre a historia do fucking bastard do nico para piquet, ficou sabendo de algo?
abraços

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  nicholas carvalho
9 anos atrás

Foi para o Piquet, que não soube conduzir a entrevista. Ele deveria ir Rosberg, Hamilton, Massa e voltar para Rosberg. Devia estar bêbado, só pode, e fez Nico, Hamilton, Massa e Hamilton. No final, talvez sem graça pela pergunta ridícula ao Lewis sobre a namorada, soltou algo tipo:
“Hamilton, i wish you a perfect race in Abu Dhabi”, daí se virou e percebeu Nico atras dele:
“oh…and you….Nico”
Não acho que parecer um palhaço vá ajudar a carreira do filho no automobilismo, não me lembro do Piquet tão bobão, devia estar bêbado mesmo.
Achava que não iria dizer isso, mas senti falta da Glenda..

Leandro Batista
Leandro Batista
9 anos atrás

Ainda sobre Interlagos, para quem viu da TV como eu, deverá constatar que GB(já que ele adora dizer RBR e STR), que outrora era indispensável para F1, hoje não passa de uma figura totalmente descartável. Está cada vez mais insuportável assistir F1 com o cidadão narrando. GB, já deu. Passe o microfone para outro pelo amor de Deus.

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Também acho – reforçando meu comentário em postagens anteriores – que tem que organizar esta entrada do público. Alô pilotos, façam pressão, façam acontecer!

Felipe Masr
Felipe Masr
9 anos atrás

Alguém já ofereceu ao “Marco Veio” umas voltas de Kart? Quem sabe umas aulas…
É tudo sobre o “Galvão Bueno da Salvelina”, mas nada do “Piloto da Salvelina”.

Seria legal o piloto ter uma chance, mas a atenção vai toda para o comentarista. O “Fogo da Salvelina” está abrandando, logo será cinzas, e o “Marco Veio” talvez fique veio e nunca tenha a oportunidade de tacar o pau (ops!) em um carrinho motorizado…

Carlos Tavares
9 anos atrás

Não entendo porque mudam certas coisas, Ainda mais quando ninguém desaprova, não prejudica a realização. Tradição é uma coisa que deveria ser mais valorizada do que é.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

não teve motores estourando dessa vez! =/

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Muito mimimi e pachequismo esse ano, corremos o risco de termos pilotos mais a vontade dando entrevistas pra cobertura inglesa que pra brasileira.
http://youtu.be/DHpal0jExTM

Valdemir Silva Braga
Valdemir Silva Braga
9 anos atrás

Muito legal a festa ontem em Interlagos, o resultado do Felipe que praticamente foi uma vitória e a invasão do público no final. Se eu estivesse naquela setor, com certeza estaria no meio da galera diante do podium. Quem sabe no próximo ano, eu mude de setor para poder participar da festa na pista (espero não levar porrada de algum segurança) e que a FIA não proiba esta alegria, até porque parece que ela olha com certa desconfiança e prudência para os paises deste hemisferio. No ano passado fui ver a formula Indy no Anhembi e até estranhei a liberdade de poder estar tão próximo das equipes e pilotos; a formula 1 deveria e espero que siga este caminho pois é emocionante estar próximo a carros e pilotos que voce somente vê pela TV e nas páginas da internet e também porque ela está precisando urgentemente recuperar a credibilidade que vem perdendo não somente aqui, mas no mundo. PS: O fantástico torcedor brasileiro, pela festa que fez para o Massa desde os treinos de sexta-feira, muitos aplausos, gritos de incentivo e no final a grande alegria pelo resultado.

João Luiz Marques
João Luiz Marques
9 anos atrás

Não vemos nada disso em nenhuma dessas pistas pasteurizadas: (Malásia, Abu Dhabi, Cingapura, entre outras)

O México poderia ser assim, aliás me parece que parou de ter corrida lá por causa de uma confusão com o público na corrida de 1970, só voltando em 1986.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
Reply to  João Luiz Marques
9 anos atrás

Em Madalena Mixhuca em 1970, o público invadiu a pista ANTES do GP. Se aboletaram nos gramados junto a pista, cachorro passeando pela mesma, enfim uma zorra total. A prova atrasou 2 horas até que a pista permitisse a passagem dos carros sem amassar ninguém. Só voltou mais de duas décadas depois, inclusive com a capotagem do Senna na curva peraltada. Os terremotos afetaram bastante o asfalto, mas mesmo encurtada, a pista permanece bela.

Dú
9 anos atrás