CHAPARRAL | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 20:11Arquitetura & urbanismo, Cinema

CHAPARRAL

SÃO PAULO (eu fui, mas em outro) – Cinema drive in. É algo que a humanidade extinguiu, e um dia pagará por isso. Fogo eterno na morada do Tinhoso para os especuladores imobiliários, os donos de shoppings e os cinéfilos de poltrona.

Douglas Nascimento conta no sempre excelente “São Paulo Antiga” a história do Auto Cine Chaparral, na zona leste da cidade, que sobreviveu até meados dos anos 80.

Quem aqui ja viu um filme num drive-in? Que eu saiba, no Brasil, restou apenas o de Brasília. Se em sua cidade houver algum, conte aqui. Fotos sao bem-vindas.

chaparralx

36 comentários

  1. Ricardo disse:

    Aqui em Balneário Camboriú -SC. Tinha um Drive-in GIGANTE;chamava-se Auto-Cine,
    De uma família bem conhecida e importante da cidade, era do meu xará Ricardo Dellatorre. Foi um referencial de todo o estado! erá muito criança, mas cheguei a assistir vários filmes: Jornadas nas Estrelas, Transformers etc… era tudo muito mágico sintonizar a fm do carro 105,9 e ouvir o filme no som do carro era demais kkkkkk ultima geração. No local foi palco de grandes Shows nacionais, RPM, TITÃS,SKANK,IVETE…. e chegou a ter uma festa tipo Oktoberfest. e de varias aberturas e fechamentos e como tudo que é bom se acaba o terreno foi vendido e hoje no local tem uns galpões entre lojas de carros e loja de design de interiores.,

  2. Beto Camps disse:

    Só para constar. Chamava-se Scorpion auto cine. Até 1979 funcionou com certeza. Saia a noite do Liceu e ia com a galera ver o q estivesse passando pelo portão de trás. q abria logo depois q a sessão começava. Fechou logo em seguida.

  3. Fernando disse:

    Sim, ainda existe o daqui de Brasília, que fica dentro do terreno do Autódromo. Funciona bem, mas sempre naquela iminência de ser fechado. O movimento é razoável, mas como o espaço é bem grande, nunca lota. O som sai pelo rádio do carro em emissora específica (boa sacada), e pra chamar o garçom pra pedir um lanche, é só acender a lanterna por alguns segundos (os carros entram com as luzes todas apagadas, mas dá pra ver alguma coisa graças aos holofotes do kartódromo ao lado). Eu gosto bastante, já assisti vários filmes lá.

  4. LUIS FELIPE disse:

    Sim , restou somente o de Brasília

  5. André Scudeller disse:

    Em São José do Rio Preto tinha um entre o Sesi e o colégio Ressurreição, ao lado da ferrovia. Eu e meu primo chegamos a assistir o início de uma sessão – uma das últimas – da passarela sobre os trilhos. Eram duas alegrias, uma ver o filme e outra esperar o trem passar bem abaixo de nós tremendo tudo e fazendo o maior barulho. Pelo Google Maps dá para ver que o terreno ainda está lá, inclusive com o galpão onde ficava a entrada.
    https://www.google.com.br/maps/@-20.8095854,-49.3614058,180m/data=!3m1!1e3?hl=pt-BR

  6. eu já, mas estava mais interessado em jantar a menina do que em ver o filme.

  7. eu já, mas estava mais interessado em jantar a menina do que ver o filme.

  8. YPVS disse:

    Estão lançando um novo aqui no RJ junto com um mega empreendimento de lojas, salas comercias etc na Barra. Ops , Jacarepaguá.

  9. Mavex disse:

    Cheguei a assistir filmes infantis no Chaparral. Era demais a caixinha de som presa no vidro. Quando inauguraram a Rodovia dos Trabalhadores, atual Ayrton Senna, ao trafegar pela ligação desta com a marginal no sentido capital, dava para ver perfeitamente o telão exibindo os filmes. Putz que saudades disso…

  10. fernando amaral disse:

    FG, eu frequentava o Chaparral…no inicio, ainda moleque, no carro do meu pai, depois, mais velho mas ainda “de menor”, com meu fiat 147 velhinho ou de moto…sim, eles deixavam entrar de moto tambem…o que ninguem comenta, eh que a lanchonete em frente, na beira da marginal, funcionava ate de madrugada e fazia um dos melhores lanches da cidade….cansamos de parar la para comer um hamburger e uma coca na volta da balada em Sao Paulo (moravamos em Guarulhos, SP parecia ser de outro mundo)….
    Dificil ter fotos, alem da maquina custar um dindin, a revelacao era um absurdo….foto somente de aniversario e nao podia passer de 24 poses o filme…
    abracos, VAI LUSA !!! (pelo menos a camisa ficou linda)

  11. Marcao disse:

    Lembro da minha infancia, nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Meu pai levava a gente de Aero e a entrada dava direito a um cachorro quente e uma Fanta… ate hoje, sempre que tomo uma Fanta lembro do piso de cascalho e dos filmes que iamos assisitir no Drive-In da Lagoa no domingo a noite…. ohhh tempo bom !!! Auto falante pendurado na janela e o leao da Metro Golden Mayer anunciando o inicio de mais um filme !

  12. Toni Nicolas Bado disse:

    Sim, também vi cinema em um “auto-cine”, como chamavamos em SC nos anos 80 e 90. Foi em Balneário Camboriú. O nome, se não me engano, era “Cinerama”…

    • Ronald disse:

      O cinema drive-in de Balneário Camboriú chamava “Auto Cine”, na avenida do estado, e fechou em 98. O Cinerama ficava na avenida Brasil, e cabiam 1200 pessoas. Fechou em 95. Ainda existe o cine Itália, na avenida Central, mas só abre para mostras de finais de semana.

  13. Carlos Pereira disse:

    Frequentei quando garoto, o antigo drive-in de Campinas, próximo ao bairro do Castelo, quando meu pai tinha um Fusca Azul 1968 … Adorava ver desenhos do Tom e Jerry … era o que tinha para crianças …. hoje o local está tomado por uma concessionária da Honda e alguns edifícios … é o fim dos tempos.

    • Ronald disse:

      Esse ficava ao lado da Igreja do Rosário, e como passavam de vez em quando filmes “adultos”, e era pretexto para outras atividades, digamos, carnais, a Paróquia queria acabar com o Driven-in localizado à Av. Francisco José de Camargo Andrade, no Castelo.
      Não tinha carro, mas dava para ver os filmes por uma das brechas que existiam no muro. Hoje, o terreno possui um condomínio de prédios.

  14. Ricardo disse:

    Temos um clube de carros em Aldeia da Serra – Barueri – ACAS e em algumas noites de sábado fazemos umas projeções estilo drive-in , sempre filmes com carros e Rock´n Roll,, pipoca, famílias e carros, sempre muito legal.

  15. Paulo Ramo disse:

    Av Santa Fe, Cid do México… Aqui tem um “autocine”… Imagina em uma das avenidas mais sofisticadas de uma das maiores metrópolis do mundo.

    Logo mando fotos…

  16. Mauricio Camargo disse:

    Em Campinas tinha um no Castelo que se chamava “Cine Scorpions”. Fui várias vezes. Hoje existe uma concessionária da Honda e um conjunto de prédios. Nunca me esqueço que tinha um pequeno totem com o auto-falante que meu pai pegava e pindurava no vidro do carro.

  17. LHC disse:

    Em Bauru, havia o Pop Top Auto Cine, no trevo da Avenida Nações Unidas com a Rod. Marechal Rondon.
    O cinema funcionou entre o final dos anos 70 e o começo dos 80. Não cheguei a conhecê-lo, mas sempre ouvi falar muito bem.
    Hoje, há no local uma mega-loja de departamentos cujo símbolo é uma estátua da liberdade de uns 20 metros de altura. Indecente.
    (Aliás, qual o sentido de plantar uma estátua da liberdade na frente de uma espelunca que só vende porcarias da China?)

  18. Jayme disse:

    Assisti muita matinê de Tom e Jerry comendo pizza brotinho e ganhando uma bola gigante na saída no cine drive in que existia na avenida Santo Amaro, em frente ao clube Banespa. Hoje existe um Pão de Açúcar por lá. Anos 60 tinha uns 4, 5 anos, lá pelos anos de 68, 69.

  19. antonio stricagnolo disse:

    Snob’s Auto Cine do Celidonio,tempos otimos,no fim da corrida era carona garantida na Kombi que puxava a carreta com o Snob’s MK1 Corvair,ponto de parada no auto cine na Av. Sto Amaro (que eu me lembro) com direito a lanche gratis.

  20. Flavio ALmeida disse:

    FG, ta tudo ficando muito chato !!! F1, Sampa, transito, corridas, pessoas, um porre. !!! F1 não tem barulho e mais parece uma penteadeira de vaidades, piloto tem de ficar com cara de piloto e não astro de Rock. Sampa mataram tudo que era legal, Chaparral, Ibirapuera, Interlagos, transito então se peidar no carro e o bosta do CET sentir o cheiro vc toma uma multa ambiental., isso sem falar nas pessoas que vão se tornando chatas e babacas….Sampa aahhhh, eu sei como foi boaaaaa. Abraços meu caro.

  21. Fanfanni disse:

    FG

    O Sesc tem tocado em Osasco um projeto chamado ” Cine Chaparral” nesse formato.
    Pelo menos umas 4 vezes por anos os caras fazem essas sessões de cinema no modelo Drive In. E com bons filmes.
    Veja a programação:
    http://www.sescsp.org.br/programacao/8640_CINE+CHAPARRAL#/content=saiba-mais

    Nem tudo está perdido! rsrs

    abs

  22. Elvys disse:

    Hoje existe no local um conjunto habitacional, o Cingapura Chaparral.
    Flávio, aproveitando, por acaso assistiu o comercial do Mercedes AMG GT? Paródia da corrida entre a lebre e a tartaruga? O link:
    http://www.motorauthority.com/news/1096502_mercedes-benz-may-have-the-funniest-ad-of-super-bowl-xlix-video?fbfanpage

  23. Roberto Borges disse:

    Faz muito tempo!
    Era bem legal, mas a tecnologia – surround, dolby digital, etc. – shopping center, tudo isso matou esses cinemas.
    Mundo cada vez menos romântico…

  24. Antonio Carlos disse:

    O de Brasília é o único remanescente mas só sobrevive por estar em área pública e tombada.

  25. Paulo disse:

    Aqui em Osasco tem, no estacionamento do SESC e se chama Cine Chaparral.. Fica a 2 km de casa mas ainda não fui, mas irei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>