JE SUIS SENNÁ

capebdosennaSÃO PAULO (brilhantes) – Procurei em todo canto, mas não consegui confirmar com 100% de certeza que essa foi a capa do “Charlie Hebdo” depois da morte de Senna, em maio de 1994. “Finalmente um jovem que não morreu de Aids”, diz a manchete escrachada. Naqueles tempos, a Aids matava muita gente, jovens, principalmente, e era o grande pavor da humanidade. Recebi por e-mail de um amigo francês, que por sua vez recebeu de outro amigo, este belga. Enfim, pelo jeitão da capa, parece autêntica, sim.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

Gostou da nova charge do Charlie? Aquela do cadáver do menino na praia…

Winston
Winston
9 anos atrás

Um foto me chamou atenção nessa charge. SIDA, (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida) é esse o nome da doença certo? é assim que se escreve em todos os países de língua latina certo? Errado, aqui no Brasil em português a gente de AIDS, é somos idiotas mesmo!

Francisco Libânio
9 anos atrás

Muitos dos que acham um absurdo o que os extremistas fizeram não teriam nenhum pudor em fazer o mesmo se a piada fosse com Jesus aqui no Brasil publicada pelo eterno Pasquim. Ou seja, liberdade de expressão posso fazer eu com você, mas se você fizer comigo, o pau come.

Quanto à charge em questão só uma palavra: Infeliz.

Diego Zomer
Diego Zomer
Reply to  Francisco Libânio
9 anos atrás

Não exageremos. Por aqui volta e meia se faz piadas com religião e ninguém sofre atentado terrorista. Nosso povo é xiliquento, mas não chega a extremos, nem perto disso. Bem, talvez no futebol.

Jonny'O
9 anos atrás

Tem muita coisa que não gosto do humor acido, mas tem quem goste.Portanto, quem gosta vê , não não gosta,que não compre.

Mas isso é dentro de nossa cultura ocidental, ai que vejo onde as coisas começam a se diferenciar.

O que me deixa com duvida é …….. qual a forma de se expressar de forma livre em um mundo globalizado e instantâneo ….como o atual?
Vamos acreditar que as diferentes culturas vão nos engolir a fórceps …como me parece que estão querendo?
Esses radicais vão mudar seu ponto de vista por causa de uma multidão nas ruas?….. é a forma mais inteligente e eficaz ?…..fracamente não sei.

Eu não vou entrar em uma jaula e tentar dialogar com um leão ……não mesmo.

Acho que o assunto é muito serio , as consequências são indefinidas e acho que todos estão radicais em suas éticas morais …….. e pouco importando com as diferenças, isso só leva a um caminho……a guerra.

Sieg
Sieg
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

Tem esta linha argumentativa “relativista” de que na “nossa” cultura ocidental há valores como qualquer coisa meio idealista do tipo “liberdade de expressão”. Eu prefiro chamar de possibilidade de crítica e discussão e é em casos “espinhosos” que ela realmente importa: deixar qualquer um falar, escrever e desenhar o que todo mundo ou a imensa maioria acha adequado é fácil e inócuo: a tal “liberdade de expressão” ganha importância justamente nos casos e nos temas desconfortáveis.

Se os caras não queriam conviver neste horizonte cultural, que partissem para aquelas partes do mundo onde a crítica é cerceada. Se é pra se “ofender” com alguma coisa, bem, se eles se “ofenderam” com charges, eu me “ofendo” com mutilação genital, lapidação, tortura, execução sumária e extermínio étnico. Mas ninguém é agredido por charges, enquanto todo o resto agride alguém (por sorte, não a mim).

É como um cara não gostar de uma piada e dar um tiro na cara do piadista. Não importa o conteúdo da piada, o agressor é quem atira e quem leva o tiro “fez por merecer” na mesma medida da mulher estuprada: ou seja, não mereceu. Relativizar dizendo “mas pera lá, eles exageraram, assim iria acontecer algo mesmo”, etc é como dizer que a estuprada “estava pedindo” quando saiu de mini-saia.

Fernando
Fernando
Reply to  Sieg
9 anos atrás

Perfeito, comparar (a agressão contida em) um desenho com um fuzilamento é coisa de debiloides, o que deve ser discutido não é liberdade de expressão, respeito às religiões, xonofobismo, etc. e tal, e mais todas as bobagens que estão escrevendo. É uma simples questão de forma: fuzilar pessoas não é a forma correta de discordar delas, é um enorme absurdo, quem defende ou compara estas duas coisas é apenas medieval, como os atiradores.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Sieg
9 anos atrás

Vcs falam por vcs…….pelos seus valores! Pensem que há outras culturas com valores diferentes….piada é legal, na minha opinião, desde que não haja ofensa ao credo alheio. pra tudo existe medida….

Diego Zomer
Diego Zomer
Reply to  Sieg
9 anos atrás

Perfeita a colocação, se me permites completar… Outro absurdo que vem acontecendo são pessoas fazendo questionamentos do tipo “e se fosse no Brasil? todo mundo iria achar um absurdo uma charge dessas…”. Sim, iriam, mas ninguém iria invadir um editorial armado de AKs e fuzilar todo mundo, Estão temtando teraçar comparativos por aqui, o que é ridículo. Editoriais querendo se colocar no mesmo patamar, alegando falta de liberdade de imprensa e o escambau.. Ah, pelamor, estas pessoas precisam entender que existe uma diferença abissal entre meia dúsia de moleques pseudo-revolucionários criados com Toddynho jogando pedra no muro com um atentado terrorista fortemente armado e com tática de guerrilha.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

Perfeita a sua colocação!

Marcell
Marcell
9 anos atrás

A critica é inteligente… porém a charge é podre! Não digo isso porque é o Senna… Poderia ser o Shumacher, Ratzemberger, Greg Moore, que a minha opinião seria a mesma..

Laercio
Laercio
9 anos atrás

Eu sou um dos 50 % dos franceses que acham esse Jornalzinho uma merda ! Vai contra a Liberdade, igualdade e fraternidade !

Oi?
Oi?
9 anos atrás

A Liberdade de expressão eh um direito humano. Porém, não existem direitos absolutos. Na Corte Europeia de Direitos Humanos podemos encontrar vários casos onde houve “censura” (imposta pela própria corte) a filmes e revistas que desrespeitaram religiões e convicções filosóficas.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
9 anos atrás

Poderia citar um caso recente? A corte interamericana de direitos humanos, por exemplo, somente admite a censura em caso de proteção a crianças e adolescentes. Em 1998 o Chile proibiu um filme por motivos religiosos e se ferrou, acho estranho a Europa ter entendimento contrário.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Será que essa corte vai me censurar por constranger um adolescente, chamando-o de Vicellez?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Não tem nada a agregar, melhor ficar calado.
Vou rir muito do seu pilotinho fake sem a supremacia do Newey e da RedBull e ainda tendo um “piloto aposentado” como companheiro. Não mude o discurso, você mesmo disse que Kimi era um piloto aposentado, vai ficar engraçado ver o Kimi na frente do Seb. E eu já disse, Vettel foi um bom produto, mas já era. Kvyat vai mostrar como tirar o sorriso do sorrisão… E veremos Kimimi sorrindo como nunca. Vettel vai aprender que na Itália as coisas são diferentes.
http://www.youtube.com/watch?v=ZAJNFoHuLno

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Herr Hepta sabia que na Itália as coisas eram diferentes e colocou-as do seu jeito. Vettel, como bom herdeiro, fará o mesmo.
Kimi está “correndo para o gasto” e engordando a conta. Claro, se nascer um bom carro, ele poderá surpreender, mas sempre atrás de Seb.
Os demais citados ainda tem muito o que mostrar.

Rirei, mais uma vez, ao ver o “Nononso” atrás do Herdeiro.

Ah, sim! Continue postando coisas interessantes.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Procura o caso Otto-Preminger-Institut c. Áustria. Mas existem outros.

Cesar Simões
Cesar Simões
9 anos atrás

Je suis Piquet!

Celião
Celião
9 anos atrás

O mundo é um guerra constante, ok morreram 12 pessoas do primeiro
mundo , então todo mundo reclama ( Europa ) , agora na Africa
o Boko Haran já matou mais de 13.000 pessoas , e ninguem faz nada.
Uns tem o direito de expressão , escrever o que quiser, outros tem o direito
de idolatrar quem quiser sem ser redicularizado por ninguem.
A charge acima ficou uma merda pois sou brasileiro e Senna era meu Idolo.

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Piada de mal gosto. Será que eles também desenhariam as caveiras de quem morreu no atentado (absurdo, por sinal)?

OBS: FG também é viúva, Rsrsrs.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Eduardo
9 anos atrás

Boa…pq não fazem uma charge dos seus pares em caveira?! Pimenta no c… dos outros é refresco

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
9 anos atrás

Brasileiro é uma merda mesmo. Achei a charge uma merda, mas é só minha opinião, e não vou sair atirando em ninguém, mas os antisennistas fazendo troça com isso, aproveitando para ridicularizar um dos nossos maiores ídolos, são piores ainda. Não sou fã incondicional do cara, mas é preciso valorizar e relembrar sempre seu legado, independente de ser cria da Globo ou amigo do Galvão, até porque ídolos mesmo temos pouquíssimos. Eita raça dos infernos, por isso vai ser sempre essa merda de terceiro mundo !!!!

Turco
Turco
9 anos atrás

Idiotas. Desde sempre.

André
André
9 anos atrás

FG querendo provocar flamewar (de novo) para gerar trafego e audiencia para o blog???
Não, imagina!
Só “impressão” só…

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Em síntese, ele está dizendo que você quer “causar’, publicando sobre assuntos “polêmicos” (ô palavra maldita), que sabe que vão gerar muitos acessos e comentários.
Ou “seje”, desconsidere.

Conde
Conde
9 anos atrás

Eu não sou Charlie porra nenhuma . Os brasileiros pegam carona nuam viagem que a maioria nem conhece o destino . Foi assim qdo afirmavam que “somos todos macacos ” , qdo tomaram “banho de balde de água fria ” são uns otários oportunistas de Facebook .Liberdade de expressão é uma coisa . Carregar nas tintas é outra . Por aqui ,os católicos cairam matando qdo o Pastor envangélico chutou a Santa ma TV …Os judeus não perdoam o Danilo Gentile até hoje por fazer piada com o Holocausto . Os muçulmanos tb se sentem ofendidos , e são 1000 vezes mais radicais nas suas crenças .Mau gosto tem limite .

Sieg
Sieg
Reply to  Conde
9 anos atrás

Cara, é o seguinte: quando você ouve, lê ou vê algo que não o agrada, discuta, argumente a respeito. Se você se sentir prejudicado pela exposição do pensamento de alguém, ou se sentir que algum grupo de pessoas foi prejudicado desta forma, exponha o que pense a respeito.

Mas cercear, censurar, punir, espancar e matar são formas de agressão, variam a intensidade, mas são agressão. Não há música, desenho, filme, discurso que de fato “ofenda” alguém, pois esta pretensa ofensa depende da subjetividade de quem se diz ofendido. Já uma proibição, multa, prisão, tapa ou tiro acometem o “alvo” independentemente de suas fragilidades emocionais ou opiniões.

Então, em resumo, você meio que diz “ah, não, matar é exagero; mas outras formas de punição, não, como censura ou quem sabe prisão”. É um pensamento bem mesquinho e calcado na intolerância, um “pense o que quiser, mas não diga o que não quero ouvir ou [insira aqui a ameaça]”.

Rogerio
Rogerio
9 anos atrás

Nossa…quando um jornal especializado da europa (nao me lembro o país) divulgou na capa a seguinte manchete:
“Olha como ficou a cara do Schumacher depois do acidente”
E uma montagem com o rosto do Niki Lauda.
Teve muito neguinho e blogueiros ae que acharam uma aberração. Falta de respeito e tal.
Uė….mas vcs não falam q humor não tem limites? Acho q seria legal uma capa com o Schumacher em formato de brocolis, deitado numa cama hospitalar e um bolo de aniversário com uma vela de 1 ano!
Nem um pouco ofensivo à família e aos fãs do alemão não é mesmo?!

Rogerio
Rogerio
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Concordo em grau, número e genero. Mas onde está o direito dos ofensores em agredir com a falta de bom senso? Liberdade de expressão não é liberdade de agressão.
Pessoas que obtem o senso de razão, não agridem, seja com desenhos, seja com balas.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Perfeito Rogério…….acho que passaram da conta no tabloide de merda!!

José Angelo
José Angelo
9 anos atrás

Não sou Sennista e mesmo assim achei ridícula a capa. Tanto essa quanto as atuais.

Concordo que o politicamente correto está acabando com o mundo, com o bom humor e com a liberdade também e acho que humor não deva ter limite, mas deve ter bom senso.

Allan
Allan
9 anos atrás

Flávio, essa charge do Senna é autêntica sim e foi feita logo após sua morte, em 4 de maio de 1994.

Está escrito nas letrinhas miúdas logo abaixo da imagem da caveira, no pé da página.

Elmo
Elmo
9 anos atrás

Haha!
Galera dos grupos de Ayrton Senna que acompanho no Facebook chorumando horrores por causa dessa imagem.

kenyama
kenyama
9 anos atrás

O pior é que as viúvas, passados mais de vinte anos, não conseguem entender a charge: será que a vida de um sujeito, por mais numerosas que fossem suas qualidades, que morreu desempenhando voluntariamente uma atividade perigosa, para o qual era bem pago, vale mais do que a vida de um incógnito aidético sem assistência?

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
9 anos atrás

Achei de extremo mau gosto.
Mas é aquilo…..humor, cada um tem o seu.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Tem gente aqui praticamente legitimando os ataques terroristas desses abjetos do Oriente. Sinal que o fundo do poço não tem fundo mesmo. A humanidade é um fracasso completo..

José Angelo
José Angelo
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Não, cara, pelo contrário. Sou totalmente contra chegar a qualquer extremo, principalmente tirar a vida de quem quer que seja, pelo motivo que seja. Mas sou a favor das pessoas terem bom senso e reconhecer até onde devem ir. E é isso que tá faltando. Não limite, mas bom senso.

Cesar Simões
Cesar Simões
Reply to  José Angelo
9 anos atrás

Já pensou que o bom senso e alguém pode simplesmente ser diferente do seu? Ou o seu bom senso é A verdade?

José Angelo
José Angelo
Reply to  José Angelo
9 anos atrás

César, eu entendo que “bom senso” seja subjetivo, mas qualquer um sabe que pode contar uma piada de humor negro desde que saiba o momento. Tenho certeza que você é inteligente o suficiente para perceber o que eu quis dizer. Longe de mim ser o dono da verdade. E mais longe ainda dos cartunistas da Charlie Hebdo. E ainda mais dos terroristas. Simples assim.

Cesar Simões
Cesar Simões
Reply to  José Angelo
9 anos atrás

Compreendo o que você quis dizer e, em tese, concordo inteiramente com ela. É muito fácil perceber quando se discute com alguém que tenha a mesma percepção, ou a mais ou mesmo o mesmo tipo de senso, se é que se pode assim dizer. A questão é que, infelizmente, quando de tratam de pessoas ou grupos que tem culturas, hábitos em polos completamente opostos, ao extremo, falar em bom senso é falar ao vento. Se muitas vezes com pessoas próximas a nós muitas vezes analisamos situações, ações, decisões e comentários como desprovidos de bom senso, baseado no nosso bom senso, que dirá exigir isso de extremistas de qualquer espécie, sejam religiosos, humoristas, torcedores uniformizados e etc. O bom senso de um é e será sempre distante kilômetros de outro, por mais absurdo que seja.

Acho muitas vezes que alguns humoristas passam do limite. Do meu limite. E acho que terroristas passam sempre do limite pois não há ato, por pior que seja, que justifique.

Grande abraço!

JP
JP
9 anos atrás

Será que se morria de AIDS mais do que se morre hoje? Quais os dados concretos disso, números?

J Fernando
J Fernando
Reply to  JP
9 anos atrás

Basta dar uma pesquisadinha no google que você encontra vários sites com os dados ano a ano.
O acesso aos tratamentos e remédios atuais diminuiu as mortes por Aids no mundo.
Morreram de Aids, muitos famosos na década de 90, o que já não ocorre mais hoje em dia (Cazuza (90), Cláudia Magno (94), Renato Russo (96), Betinho (97), entre outros).
A capa com Senna é humor negro puro, mas bastante realista para a época.

Alexandre Carvalho
Reply to  JP
9 anos atrás

É óbvio que sim. Ainda não tinha sido criado o coquetel de medicamentos. Hoje, o número está novamente crescendo entre os jovens, que eram crianças naquela época ou nem tinham nascido e, portanto, não têm conhecimento dos tempos sombrios daqueles anos. Ainda assim, o número de mortes é bem menor do que nos anos 80 e início dos anos 90.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Se errar na dosagem, vira Pânico em quadrinhos….

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

É um humor/crítica/escárnio áspero desde sempre.

klaus
klaus
9 anos atrás

Sensacional!

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

apelativo como todas as outras capas…esse negócio de que tudo em nome do “humor” é permitido encheu o saco e terminou bem mal pra eles.

José Angelo
José Angelo
9 anos atrás

Não é de hoje que eles fazem piadas de mau gosto, então…

charles
charles
Reply to  José Angelo
9 anos atrás

Também acho, mas, nestes últimos dias, coitado de quem falar ou pensar isso. Tudo é válido em nome da “liberdade de expressão”.

Fabiano
Fabiano
9 anos atrás

Ishi…

Vai ter viúva bravinha !!!

Ferdinandes
Ferdinandes
9 anos atrás

Nossa, morri de rir, que criativo. E do Schumacher alface, nao tem capa nao? Ou ai nao pode?

Carlos
Carlos
Reply to  Ferdinandes
9 anos atrás

Aí vira de mal gosto, sem graça, etc e etc…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Carlos
9 anos atrás

kkkk

Julio Cezar Kronbauer
Julio Cezar Kronbauer
9 anos atrás
Dú
Reply to  Julio Cezar Kronbauer
9 anos atrás

Julio, vc. acaba de fazer o Paulo Tohmé cair em prantos com este link.

Henri Rodrigues Zurmely
Henri Rodrigues Zurmely
Reply to  Julio Cezar Kronbauer
9 anos atrás

Tão real que é até possível comprá-la na Amazon por módicos 8 euros:

http://www.amazon.fr/CHARLIE-HEBDO-N%C2%B097-ENFIN-JEUNE/dp/B003X9BE2I

mario aquino
mario aquino
9 anos atrás

Liberdade de imprensa não da o direito do jornalista sair ofendendo quem quer que seja,, alias pode até fazê-lo mas arcar com as consequencias conforme o caso destes aqui.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  mario aquino
9 anos atrás

Fica difícil quando a consequência para uma duvidosa ofensa de cunho religiosa é uma bala na cabeça.
Custava terem processado a publicação?
Ou visto de outra forma, qual seria a consequência razoável e admissível para quem matar uma pessoa porque se ofendeu com um desenho, uma processo ou outra bala na cabeça?

Francisco
Francisco
9 anos atrás

Achei uma merda.

Adriano
Adriano
9 anos atrás

Vixi… se prepara Flavio, pode até haver algum atentado contra você por publicar uma charge da maior divindade brasileira…rsrsrs

GUS
GUS
9 anos atrás

“poizé”…e hoje todo mundo “é Charlie”! Desde que eu vi o desenho de extremo mal gosto de Jesus “encoxando” (para ser delicado) Deus, com uma representação gráfica do E.Santo fincado no traseiro, vi de cara – elementar – que era apenas uma publicação descontrolada, sem limites, idiota…Talvez os muçulmanos sentiam o mesmo repúdio em relação as “brincadeiras” (delicado de novo) com sua fé.
Elementar, novamente, que terrorismo de qualquer tipo não encontra justificativa; como não encontra razão mistificar uma revista de terceira qualidade…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  GUS
9 anos atrás

Verdade, eles fazem piada de cristãos e muçulmanos, em 2009 um jornalista fez piada sobre judeu e foi demitido.

Adolfo
Adolfo
9 anos atrás

Cuidado Flavio, que as viúvas do Senna podem ser tão ou mais radicais que a Al Qaeda !

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Acho de péssimo gosto. Em se tratando de religião, eu pessoalmente não faria esse tipo de charge. Países que não separam a religião do estado tem uma percepção diferente dos fatos e o que não é ofensivo para nós e extremamente ofensivo para eles.
Veja só o exemplo abaixo:
http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2012/11/charge281112.jpg
Para mim é engraçado, para outras pessoas é ofensivo e não mereceria sequer ser publicado, e diante do que vimos na ultima eleição, se política já gera discussões acaloradas, somar política e religião é somar gasolina com fogo.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Xi…. Vai ter outro atentado agora, das viúvas…cuidado, tranque a porta do escritório!!

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Acho melhor nem mostrar essa capa do CH aqui, porque serão os sennistas os próximos a cometer um atentado lá em Paris, hehe.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

No mercy! Os acontecimentos na França me fizeram lembrar do “Planeta Diario” da Turma do Casseta, bastante diferente do Charlie Hebdo porém tão ireverente quanto.

Segue uma capa engraçada com o Collor.

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/planeta-diario-casseta-raridade–14136-MLB3382916936_112012-F.jpg

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Mais uma capa agora mexendo com o Papa.

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jornal-o-planeta-diario-n-12-1985-humor-perfeito-30-pag-13997-MLB3036927228_082012-F.jpg

Os meninos (naquela época eles eram bens jovens) já eram muito bons.

Carlos Munhoz
Carlos Munhoz
9 anos atrás

ver a capa hoje não tem a mesmo impacto que teria em 94…

Thiago Gomes
Thiago Gomes
9 anos atrás

Viúvas do Senna, manifestem-se!!
O que vai ter de mensagem sobre desrespeito e censura… se segura, FG!

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás

como fazem isso com o nosso Deus das pistas? ainda bem que aqui não tem terrorista.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 anos atrás

Jesuis!

APM
APM
9 anos atrás

Sério? Então os autores foram para o inferno merecidamente!!!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  APM
9 anos atrás

Inferno é onde você e sua prole vivem, infelizmente.

Alexandre Carvalho
Reply to  APM
9 anos atrás

Só porque Ayrton Senna foi citado, meu caro? Desde quando ele era um ser imune a piadas? Além disso, seu comentário tolo apenas prova que você NÃO ENTENDEU a crítica feita à situação da época com essa charge. Simples assim.